Marcos Antonio Schreiner

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4027673265033066
  • Última atualização do currículo em 02/08/2017


Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Especialistas, Sistemas Baseados em Conhecimento, Planejamento Clássico e Temporal e Informática e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Antonio Schreiner
Nome em citações bibliográficas
SCHREINER, Marcos A.;Schreiner, Marcos A.;SCHREINER, MARCOS ANTONIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná.
Rua Pioneiro, 2153
Jardim Dallas
85950000 - Palotina, PR - Brasil
Telefone: (44) 32118567


Formação acadêmica/titulação


2012 interrompida
Doutorado interrompido em 2015 em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Planejamento automatizado para problemas com ações temporais e recursos,
Orientador: Marcos Alexandre Castilho.
Ano de interrupção: 2015
Palavras-chave: Problema de planejamento; Ações temporais; Recursos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2012
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Planejamento por satisfatibilidade clausal e não-clausal baseado na rede de planos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marcos Alexandre Castilho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Planejamento; Satisfatibilidade; Redes de Petri.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2006 - 2009
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Núcleo do sistema especialista de tempo real - NSETR.
Orientador: Teresinha Arnatus.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Análise da qualidade das informações para a tomada de decisões segundo a ótica dos gestores, contadores e acadêmicos.
Orientador: Deisy Cristina Corrêa Igarashi.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Inteligência Artificial
Tópicos em Inteligência Artificial
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Licenciatura em Computação, .

Cargo ou função
Coordenador.
09/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Licenciatura em Computação, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - NDE.
11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina - UFPR, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Monitoria do Setor Palotina.
06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor Palotina - UFPR, .

Cargo ou função
Comissão Setorial de Relações Internacionais.
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados III
Inteligência Artificial
Introdução à Lógica
04/2015 - 04/2017
Direção e administração, Curso de Licenciatura em Computação, .

Cargo ou função
Vice-coordenador.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados II
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados III
Introdução à Lógica
08/2015 - 02/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Agoritmos e Estruturas de Dados II
Banco de Dados
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados III
Introdução à Lógica
08/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estrutura de Dados II
Computação I
Fundamentos de Arquitetura de Computadores
05/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Lógica

ITAIPU BINACIONAL, ITAIPU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Projeto e Desenvolvimento de Software, Carga horária: 22
Outras informações
Projeto, desenvolvimento e testes de um módulo de comunicação com servidores de tempo real, para obtenção periódica de dados de pontos de aquisição; Projeto, desenvolvimento e testes do núcleo do sistema especialista de tempo real para diagnóstico da operação da usina.


Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, ITAI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Projeto e Desenvolvimento de Software, Carga horária: 20


Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, FPTI-BR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento e Manutenção de Software, Carga horária: 20


Sigha Sistemas Integrados, SIGHA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Pesquisa exploratória sobre Sistemas Tutores Inteligentes e Ambientes Inteligentes de Aprendizagem no âmbito do ensino superior
Descrição: A imitação das capacidades intelectuais humanas pela computação pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na universidade. Conceitos e técnicas de Inteligência Artificial podem ser utilizados para desenvolver softwares, como os Sistemas Tutores Inteligentes ou Ambientes Inteligentes de Aprendizagem, que conduzem o aprendizado do acadêmico na instituição de ensino superior. O foco deste projeto de pesquisa é explorar arquiteturas, técnicas de desenvolvimento, conceitos e funcionalidades que possam ser aplicadas para o desenvolvimento de Sistema Tutor Inteligente e um Ambiente Inteligente de Aprendizagem que possa ser utilizado no Setor Palotina da UFPR. Os resultados a serem produzidos a partir do presente projeto de pesquisa poderão ser publicados em eventos da área de Informática e Educação e serão benéficos para o processo de ensino e aprendizagem da universidade. A partir deste projeto as possíveis aplicações de Inteligência Artificial na educação se tornarão mais conhecidas no meio acadêmico do curso de Licenciatura em Computação do Setor Palotina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Planejamento automatizado para problemas com ações temporais
Descrição: A imitação das capacidades intelectuais humanas pela computação pode automatizar os processos de raciocínio aplicados à áreas como aeronáutica, aeroespacial, da indústria, dos transportes, da robótica e da educação. A solução de problemas de planejamento temporal obtida por meio de um computador, foco deste projeto, automatiza os processos de planejamento, natos das capacidades intelectuais dos seres humanos. Os resultados a serem produzidos a partir do presente projeto de pesquisa podem ser utilizados por organizações que demandem automatização de processos intelectuais. A presente proposta é pioneira na área de Inteligência Artificial na Universidade Federal do Paraná ? Setor Palotina e pode ser utilizada como base para outros projetos de pesquisa e extensão, criando assim um núcleo de pesquisa em Inteligência Artificial na Universidade Federal do Paraná ? Setor Palotina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Capacitação de Professores de Matemática para o Ensino com o apoio de Programação de Computadores
Descrição: Muitos pesquisadores e professores têm defendido a ideia de estimular e aplicar o ensino de programação de computadores na Educação Básica, levantando a hipótese de que o pensamento lógico e computacional pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes. Portanto, abordagens de ensino de programação adequadas à Educação Básica vêm sendo propostas e aplicadas no mundo todo. Ainda assim, no Brasil, o ensino de programação na Educação Básica ainda é pouco difundido, além de não estar presente na matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio. Este projeto visa a proporcionar aos alunos das escolas de Palotina e região a oportunidade de terem contato com a programação de computadores por meio de oficinas ofertadas gratuitamente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do pensamento lógico e computacional e pelo interesse pela Matemática e Ciência da Computação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcos Antonio Schreiner - Integrante / Hélio Henrique Lopes Costa Monte Alto - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - 2017
Pesquisa da viabilidade de aplicação e uso de softwares livres para gestão em instituições públicas de ensino
Descrição: A sociedade vive num modelo onde as instituições públicas de ensino são essenciais. Estas instituições são administradas por pessoas que necessitam de informações gerenciais para tomar decisões. Estas informações muitas vezes são providas por softwares gerenciais que automatizam o sistema de informação e controle da instituição. Neste contexto a aplicação de softwares livres pode ser viável, pois ele pode ser adaptado às necessidades da instituição. O estudo de viabilidade de implantação desses softwares pode ser feito por profissionais que tiveram em sua formação disciplinas pedagógicas e disciplinas da área de ciência da computação, ou seja, profissionais do curso de Licenciatura em Computação. Os softwares livres como o i-Educar (Sistema integrado e centralizado de gestão escolar) e o SAGU (Sistema Aberto de Gestão Unificada para para instituições de ensino) podem ser implantados nas instituições públicas de ensino de Palotina. A viabilidade dessa implantação será confirmada pela execução do presente projeto, que será executado por professores e alunos do curso de Licenciatura em Computação do Setor Palotina da UFPR..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Antonio Schreiner - Coordenador / Jéfer Benedett Dörr - Integrante / Raquel Angela Speck - Integrante.
2015 - 2017
Pesquisa e uso de plataformas livres de ensino a distância para o apoio ao ensino superior
Descrição: A computação vem alterando as relações interpessoais na sociedade. Na educação formal não é diferente. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são ferramentas computacionais que auxiliam no ensino e a comunicação entre professor e aluno. Neste contexto, a presente proposta de projeto Licenciar pretende inserir os alunos da Licenciatura em Computação nas discussões sobre AVA. Propõe-se uma investigação do uso das funcionalidades, limites e possibilidades de um conjunto de AVA disponíveis sob licenças de software livre para que posteriormente possam ser utilizados nos cursos Licenciatura da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Dessa forma, os alunos participantes deste projeto, primeiramente obterão conhecimentos pedagógicos e computacional sobre os AVA, sendo que em seguida eles farão a instalação dos AVA em ambientes de teste e simulação. Todo conhecimento adquirido será devidamente documentado e serão desenvolvidas oficinas para professores, técnicos e alunos do Setor Palotina a fim de popularizar o uso dos AVA no ensino presencial..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Antonio Schreiner - Integrante / Jéfer Benedett Dörr - Integrante / Roberta Chiesa Bartelmebs - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática/Informática na Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Sistemas Especialistas.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Aluno destaque do curso de Ciência da Computação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTE-ALTO, HELIO HENRIQUE LOPES COSTA2017MONTE-ALTO, HELIO HENRIQUE LOPES COSTA ; SCHREINER, MARCOS ANTONIO ; DÖRR, JÉFER BENEDETT ; LISBÔA, ELIANA SANTANA ; SOARES, JOSIANE PATRÍCIA RODRIGUES DOS SANTOS . Iniciativas para a Disseminação da Ciência da Computação na Educação Básica no Município de Palotina - Paraná. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 13, 2017.

2.
Schreiner, Marcos A.2015 Schreiner, Marcos A.; Castilho, Marcos A. ; Silva, Fabiano ; Kunzle, Luis A. ; MONTAÑO, RAZER A. N. R. . The Planning Net:. International Journal of Natural Computing Research, v. 5, p. 16-36, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Schreiner, Marcos A.; Castilho, Marcos A. ; Silva, Fabiano ; Kunzle, Luis A. . The Planning Net: Exploring the Petri Net Flow to Improve Planning Solvers. In: Juan Pavón, Néstor D. Duque-Méndez, Rubén Fuentes-Fernández. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2012, v. 7637, p. 581-590.

2.
SCHREINER, Marcos A.; ARNAUTS, Teresinha . Núcleo de um Sistema Especialista de Tempo Real para Apoio à Operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu. In: KURI, Nídia Pavan; SEGANTINE, Paulo Cesar Lima. (Org.). Iniciação Científica e Tecnológica: o jovem pesquisador em ação II. 1ed.São Carlos: EESC/USP, 2010, v. 1, p. 173-193.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Schreiner, Marcos A.; Castilho, Marcos A. ; Silva, Fabiano ; Montaño, Razer. A. N. R. ; Kunzle, Luis A. . Planning Net with ordination of propositions: an improvement to planning solvers with Petri Nets. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional - ENIAC, 2013, Fortaleza - CE. X Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional - ENIAC, 2013.

2.
SCHREINER, Marcos A.; IGARASHI, Wagner ; IGARASHI, Deisy. C. C. ; HERCOS JUNIOR, José B. . Pesquisa Realizada na Região Oeste do Paraná a Fim de Analisar as Práticas que Empresas de Pequeno, Médio e Grande Porte tem Adotado no Processo de Gestão da Informação. In: XX Semana do Contador de Maringá, 2008, Maringá. XX Semana do Contador de Maringá, 2008.

3.
SCHREINER, Marcos A.; IGARASHI, Wagner ; IGARASHI, Deisy. C. C. ; CABRAL, Camila P. ; BUSARELLO, Crislaine F. ; HERCOS JUNIOR, José B. . Plano de Negócios e o Diferencial Estratégico Proporcionado ao Gestor. In: 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2008, Florianópolis. 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDES DA SILVA, Lucas ; SCHREINER, Marcos A. ; SPECK, Raquel A. ; SOARES, Josiane P. R. S. . I-EDUCAR: UMA ALTERNATIVA LIVRE PARA AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE PALOTINA. In: SIMPÓSIO DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, 2016, Jandaia do Sul. ANAIS DO SIMPÓSIO DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, 2016. v. 1. p. 30-30.

2.
COSTA, Adilson. F. ; SCHREINER, Marcos A. ; BARTELMEBS, Roberta. C. ; KITZBERGER, Danilo. O. . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO SETOR PALOTINA DA UFPR. In: ANAIS DO SIMPÓSIO DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, 2016, Jandaia do Sul. SIMPÓSIO DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, 2016. v. 1. p. 28-28.

3.
SCHREINER, Marcos A.; COSTA, Adilson. F. ; KITZBERGER, D. ; KITZBERGER, G. ; BARTELMEBS, Roberta. C. . Pesquisa e uso de plataformas livres de ensino a distância para o apoio ao ensino superior. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Palotina. Tema: Ensino, Pesquisa e Extensão: a Universidade em tempos de desafios, 2015.

4.
HIPPLER, J. F. A. ; SOARES, J. P. R. S. ; LENHART, G. A. ; SCHREINER, Marcos A. ; Speck, R. A. ; DORR, J. B. . Pesquisa da viabilidade de aplicação e uso de softwares livres para gestão em instituições públicas de ensino. In: 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Palotina. Ensino, Pesquisa e Extensão: a Universidade em tempos de desafios, 2015.

5.
SCHREINER, Marcos A.; ARNAUTS, Teresinha . Núcleo de um Sistema Especialista de Tempo Real para Apoio à Operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu. In: 17º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2009, São Carlos. 17º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
COIMBRA-ARAÚJO, C. H ; BERGOLD, A. W. de B. ; BERTICELLI, D. G. D ; SCHREINER, Marcos A. ; Speck, R. A. ; MONTE-ALTO, H. H. ; FERREIRA, G. K. ; TONEZER, C. ; ROSSET, I. G. ; BARTELMEBS, R. C. . Ações de divulgação e popularização das Ciências Exatas via ambientes virtuais e espaços não formais de educação. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Schreiner, Marcos A.; Castilho, Marcos A. ; Silva, Fabiano ; Montaño, Razer. A. N. R. ; Kunzle, Luis A. . Planning Net with ordination of propositions: an improvement to planning solvers with Petri Nets. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHREINER, Marcos A.; ARNAUTS, Teresinha . Núcleo de um Sistema Especialista de Tempo Real para Apoio à Operação da Usina Hidrelétrica de Itaipu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SCHREINER, Marcos A.. Núcleo do Sistema Especialista de Tempo Real - NSETR-TCC. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHREINER, Marcos A.; PERES, Fabiana F. F. . Monitoria na Disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SCHREINER, Marcos A.; KHOURI, Jorge Habib H. El . Curso Básico de Linux e Iniciação à Utilização de FreePascal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SCHREINER, Marcos A.; IGARASHI, Deisy. C. C. . Mini-curso do Modelo de Gestão Econômica - GECON. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SCHREINER, Marcos A.. Maratona de Programação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHREINER, Marcos A.; ZUGE, Alexandre. P.; VALERIO, Marcelo.; DORR, Jéfer. B.; WILD, Rafael.. Relator de Banca do Concurso Público. 2015. Universidade Federal do Paraná.

2.
Schreiner, Marcos A.. Membro suplente de Banca do Concurso Público. 2014. Universidade Federal do Paraná.

3.
Schreiner, Marcos A.; DORR, Jéfer. B.; FRICK, Loriane. T.. Membro de Banca de Homologação das inscrições do concurso público. 2014. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Desenvolvimento do Sistema Especialista de Tempo Real - NSETR-TCC. 2009. (Simpósio).

2.
SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Desenvolvimento do Sistema Especialista de Tempo Real - NSETR-TCC. 2009. (Simpósio).

3.
Semana Acadêmica - A Contabilidade como Diferencial Estratégico nas Organizações.Sistema de Informação de Gestão Econômica - GECON. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHREINER, Marcos A.; MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; DORR, Jéfer. B. . 6ª Feira de Ciência e Tecnologia - FECITEC. 2016. .

2.
SCHREINER, Marcos A.; MONTE-ALTO, H. H. L. C. ; DORR, Jéfer. B. . 5ª Feira de Ciência e Tecnologia - FECITEC. 2015. .

3.
SCHREINER, Marcos A.. 4ª Feira de Ciência e Tecnologia - FECITEC. 2014. .

4.
SCHREINER, Marcos A.. Semana Acadêmica de Contabilidade - A Contabilidade como Diferencial Estratégico nas Organizações. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Fabio Henrique Gil. Pesquisa exploratória sobre Sistemas Tutores Inteligentes no âmbito do ensino superior. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Odaleia Imanara Lemke. JOGOS COMO FACILITADORES DO ENSINO DA PROGRAMAÇÃO (IC Junior). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.

2.
Eloisa Marchioro. Ensino de programação envolvendo jogos do Code.org (IC Junior). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.

Orientações de outra natureza
1.
Fabio Henrique Gil. Monitoria de Algoritmos e Estruturas de Dados III. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.

2.
Fabio Henrique Gil. Estudo sobre o desenvolvimento de Ambientes Inteligentes de Aprendizagem e Sistemas Tutores Inteligentes que utilizam uma abordagem de Sistemas Multiagentes. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.

3.
Daniel Antonio Karling. Estudo relacional entre Ambientes Inteligentes de Aprendizagem e Sistemas Tutores Inteligentes. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.

4.
Fabio Henrique Gil. Monitoria de Algoritmos e Estruturas de Dados II. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.

5.
Daniel Antonio Karling. Monitoria de Introdução à Lógica. 2015. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcos Antonio Schreiner.



Outras informações relevantes


Aprovação em concurso público no Instituto Federal do Paraná (IFPR), edital nº 146/2012 ? PROGEPE, publicado no DOU de
23/04/2012, Seção 3, páginas 47 e 54.

Aprovação em concurso público da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), campus da Universidade Estadual do Paraná, edital nº 136/2013, publicado no Diario Oficial do Paraná de
11/09/2013, Edição 9041, Pág 19.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:52:28