Kadur Albornoz da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7570059759090711
  • Última atualização do currículo em 03/11/2015


É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2), e pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET (2013/2). Atualmente é professor da Escola Superior de Advocacia - Seção do RS da OAB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kadur Albornoz da Rosa
Nome em citações bibliográficas
Albornoz, K. R.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Especialização em Direito Tributário. (Carga Horária: 360h).
IBET Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, IBET, Brasil.
Título: O método de equivalência patrimonial como redutor do ganho de capital da pessoa física.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Extrafiscalidade no IPI : fundamento, critérios e limitações.
Orientador: Adão Sérgio do Nascimento Cassiano.




Formação Complementar


2014
Contabilidade para Operadores do Direito. (Carga horária: 36h).
Instituto de Estudos Tributários, IET, Brasil.
2007 - 2012
Curso de Língua Alemã. (Carga horária: 372h).
Instituto Cultural Brasileiro-Alemão / Goethe, ICBA/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais, INEJE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10


Escola Superior de Advocacia - Seção do RS, ESA OAB/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no Curso de Capacitação em Advocacia Tributária.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenador do Curso de Capacitação em Advocacia Tributária, em conjunto com o Dr. Rafael Pandolfo.


Bolsa de Incentivo à Popularização da Ciência, BIPOP/UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista da Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante Universitário, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pesquisa Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Tributação Mundial
Descrição: Projeto de pesquisa com o intuito de estudar o sistema tributário, os dados arrecadatórios, bem como verificar o retorno da arrecadação em investimentos na Alemanha, no Brasil, no Canadá, na China e nos Estados Unidos da América..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kadur Albornoz da Rosa - Integrante / Gabriel Sturtz - Integrante / Luiz Alberto Pereira da Silva Filho - Integrante / Felipe Ferreira Silva - Coordenador / Christine Brites - Integrante / Camila Quadros Oliveira - Integrante / Eduardo Pires - Integrante / Josiane Gastaldo Lopes - Integrante / Mariana Chaves Barcellos Teixeira - Integrante / Renan Reck Dutra - Integrante / Thales Stucky - Integrante / Danielle Bertagnolli - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Os Desafios da Metodologia Jurídica na Pós-modernidade: O papel da família na formação da sociedade
Descrição: Dentro do contexto do grupo de pesquisa "Os Desafios da Metodologia Jurídica na Pós-modernidade", o presente trabalho se propõe a pesquisar a importância da família na formação da sociedade como a conhecemos, bem como o papel de sua deterioração na decadência da sociedade pós-moderna..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kadur Albornoz da Rosa - Coordenador / Alfredo de Jesus Dal Molin Flores - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2008 - 2009
A Supremacia do Direito: O Controle Constitucional Americano
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kadur Albornoz da Rosa - Integrante / Cezar Saldanha Souza Jr. - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2010
Desafios da Metodologia Jurídica na Pós-modernidade
Descrição: Os fenômenos jurídicos na atualidade estão demandando uma reavaliação do papel do Direito nos seus vários âmbitos. Tal reflexão deve ter seu ponto de partida na Metodologia, o lugar próprio para entender a natureza do Direito. Partindo desta perspectiva e em consonância com a linha de pesquisa ?Fundamentos teórico-filosóficos da experiência jurídica? do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS, o presente Grupo de Pesquisa realiza suas atividades com o escopo de construir uma compreensão da Metodologia jurídica adequada ao contexto atual e em constante diálogo com o pensamento da tradição jurídica ocidental. As atividades se concentram em duas linhas de pesquisa: 1. ?Metodologia jurídica e razão prática?, que aborda o aspecto da relação entre filosofia, ciência, técnica e prática do Direito; 2. ?Ecopersonalismo, Direito e ambiente?, que trabalha com os desafios éticos e políticos às questões atuais desde a perspectiva do pensamento ecológico. As citadas linhas se desenvolvem no plano de pesquisas de grupo e individuais, bem como se desdobram em ações de extensão na UFRGS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kadur Albornoz da Rosa - Integrante / Alfredo de Jesus Dal Molin Flores - Coordenador.
2007 - 2008
História do Direito na Inglaterra: a transformação do Direito Romano frente aos costumes dos povos anglo-saxões e seu papel na formação do
Descrição: O trabalho tem por objetivo estabelecer uma reconstrução histórica da formação do sistema jurídico da Grã-Bretanha, remontando a seus textos-base e aos fatos históricos que determinaram sua consolidação. O trabalho será executado com base nos primeiros textos legislativos importantes após o domínio do império romano, ressaltando a influência do direito dos povos anglo-saxônicos, bretões, pictos, escotos e do direito romano para a formação do direito durante a idade média (século V ao século XIV aproximadamente). Para tal fim, serão citados grandes legisladores tais como Ethelbert de Kent, Alfredo, o Grande, Hywel Dda e Bleddyn ap Cynfyn. Tal estudo tem por objetivo final definir sob que bases foram estruturadas o Commom Law, tendo em conta o contexto atual de forte influência do Direito norte-americano no Brasil e a mudança de paradigma na área de metodologia jurídica, como com a adoção do ?study case? no país. Serão utilizados, além dos textos de codificação, livros de autores que tratam do tema, buscando obter soluções novas para o tema proposto, que tenham um argumento sólido como alicerce..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Kadur Albornoz da Rosa - Integrante / Alfredo de Jesus Dal Molin Flores - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2009 - 2010
Ecopersonalismo, Direito e Ambiente
Descrição: O Grupo de Pesquisa ?A metodologia jurídica na Pós-Modernidade?, em sua linha de pesquisa ?Ecopersonalismo, Direito e Ambiente?, foca as suas ações para a comunidade em geral buscando apresentar o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas do Depto. de Direito Público e Filosofia do Direito no que se refere à metodologia jurídica no sentido de aproximar a sociedade civil do conhecimento e dos debates a respeito da regulação jurídica da vida social. É com esse propósito que se justifica o presente Projeto Ecopersonalismo, Direito e Ambiente. Especificamente falando, as ações deste projeto estimulam o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior, propiciando a democratização e difusão do conhecimento acadêmico, bem como fomentando o estreitamento dos vínculos entre as instituições de ensino superior e as comunidades populares do entorno..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Kadur Albornoz da Rosa - Integrante / Alfredo de Jesus Dal Molin Flores - Coordenador / Albenir Querubini - Integrante.
Financiador(es): Bolsa de Incentivo à Popularização da Ciência - Bolsa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Albornoz, K. R.; STURTZ, Gabriel . Tributação na Alemanha. In: Felipe Ferreira Silva; Luiz Alberto Pereira Filho. (Org.). Tributação Mundial. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 1, p. 9-53.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Albornoz, K. R.. Os Desafios da Metodologia na Pós-modernidade: a importância da família na formação da sociedade. In: XIX Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, Porto Alegre. XXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XVIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2009.

2.
Albornoz, K. R.. Supremacia do Direito: O controle Constitucional Americano. In: XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2008, Porto Alegre. Guia de Resumos do XX Salão de Iniciação Científica UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 682-682.

3.
Albornoz, K. R.. História do Direito na Inglaterra: a transformação do Direito Romano frente aos costumes dos povos anglo-saxões e seu papel na formação do. In: XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2007, Porto Alegre. Livro de resumos do XIX Salão de Iniciação Científica UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 768-768.

Apresentações de Trabalho
1.
Albornoz, K. R.. Desafios da Metodologia Jurídica na Pós-modernidade: A importância da família na formação da sociedade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Albornoz, K. R.. Supremacia do Direito: O controle Constitucional Americano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Albornoz, K. R.. História do Direito na Inglaterra: A Transformação do Direito Romando frente aos costumes dos povos anglo-saxões e seu papel na formação do. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Albornoz, K. R.. Extrafiscalidade no IPI : fundamento, critérios e limitações 2012 (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
O Simples para Advogados.O Simples para Advogados. 2015. (Outra).

2.
O Simples para Sociedades de Advogados.O Simples para Sociedades de Advogados. 2015. (Outra).

3.
XII Congresso de Direito Tributário em Questão - FESDT. 2013. (Congresso).

4.
Processo Tributário em Debate - IET. 2012. (Seminário).

5.
Tributação sobre a receita em debate. 2012. (Seminário).

6.
I Jornada de Responsabilidade Civil. 2010. (Seminário).

7.
Seminário Internacional de Economia e Direito da Concorrência. 2009. (Seminário).

8.
IV Congresso Sul-Americano de Filosofia do Direito / VII Colóquio Sul-Americano de Realismo Jurídico.. 2008. (Congresso).

9.
EGED - Encontro Gaúcho dos Estudantes de Direito. 2007. (Encontro).

10.
Lei Natural e Direitos Naturais (Prof. Dr. John Finns - Faculdade de Direito de Oxford). 2007. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:08:07