Marta Ferreira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0348472784407479
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Desde o Ensino Médio, em Formação para o Magistério das séries iniciais, até as graduações em Pedagogia e História, o Mestrado em Educação (UERJ - PROPED), Doutorado em Educação (UNICAMP - FE), a trajetória sempre aponta para o caminho da docência/pesquisa. Por possuir experiência em várias modalidades de ensino, da educação infantil à pós-graduação, a trajetória na área de Especialista em Educação foi bastante favorecida por conhecer a dinâmica da sala de aula na prática. Experiências enriquecidas por todas as instituições de atuação, onde foi possível exercer desde a docência, a implementação de oficinas, palestras, projetos, orientações pedagógicas, orientações acadêmicas e demais atividades acadêmicas ligadas as temáticas Educação nos Terreiros, Ensino de História, Filosofias Afrodiaspóricas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Ferreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, Marta.;SILVA, MARTA FERREIRA;FERREIRA, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: Jackeline Rodrigues Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação em Terreiros; Reeducação étnico racial; Culturas; Fontes Tradicionais.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Ìtàn - oralidades e escritas: um estudo de caso de cadernos de hunkó e outras escritas no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maristela Gomes de Souza Guedes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Redes Educativas; Educação; Culturas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1997
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 450h).
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
Título: Formação de Professores do 1º segmento do 1º grau - Formação até que ponto?.
Orientador: Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos.
1996 - 1997
Graduação em História.
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
1995 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis (Secretária Escolar), CAEL, Brasil.
1986 - 1989
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Analice Ltda (Curso Normal), IA, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em HISTÓRIA DA ÁFRICA. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2006 - 2006
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, A SOCIEDADE E A ES. (Carga horária: 110h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SEE RJ, Brasil.
1994 - 1994
Alfabetização numa perspectiva construtivista. (Carga horária: 180h).
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
- Planejamento Educacional - Estágio em Gestão e Ensino Fundamental - Ensino de Historia - Didatica

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Parfor, Carga horária: 4

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Multidisciplinar - Departamento Educação e Sociedade, .


Fundação Educacional Duque de Caxias, FEUDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Equipe Desenvolvimento - Extensão, Carga horária: 8
Outras informações
Financiamento FAPERJ

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Ensinpo de História Indígena e da Cultura Afro Bra, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diáspora africana: perspectivas e experiências educativas
03/2014 - Atual
Extensão universitária , Fundação Educacional de Duque de Caxias, .

Atividade de extensão realizada
Eq1uipe Desenvolvimento Exdtensão Patrimônio e Memória da Cult. Afro Brasileira.

Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, FFSD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 5
Outras informações
Lecionei no curso de Licenciatura em Pedagogia as seguintes disciplinas: - Prática em estágio supervionado (Administração e Supervisão Escolar) - Princípios e métodos de supervisão escolar - Supervisão nos sistemas de ensino e na prática pedagógica escolar - Medidas educacionais

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e métodos de supervisão escolar; Prática de supervisão escolar

secretaria estadual de educação do rio de janeiro, SEE RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Regente I: História, Carga horária: 16
Outras informações
- Em 2015 atuando na secretaria da escola, funções administrativas.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Diretora Adjunta, Carga horária: 40

Atividades

03/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20

Atividades

02/1999 - 04/2005
Direção e administração, Escola Municipal Amauri Ferreira, .

Cargo ou função
Orientadora Educacional.

ENDA-Brasil, ENDA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Cooperativada, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação de Projeto de aumento de escolaridade para jovens e adultos em comunidades carentes da Zona-Oeste e zona Sul

Atividades

9/2000 - 12/2002
Direção e administração, Enda Brasil, .

Cargo ou função
Supervisora Pedagógica.

Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, PMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 16

Atividades

6/1998 - 12/1999
Direção e administração, Escola Municipal Coronel João Pedro de Almeida, .

Cargo ou função
Especialista em Educação.

Companhia Brasileira de Pneumáticos Michelin, MICHELIN, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiári de História, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação no 2º segemnto do ensino fundamental e ensino médio - supletivo

Atividades

07/1996 - 12/1997
Estágios , Centro Integrado Empresa Escola, .

Estágio realizado
na referida instituição atendendo aos funcionários da mesma (2º segmento e ensino médio - supletivo).

Jardim Escola Estações do Ano, JEEA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora, Carga horária: 16

Atividades

3/1997 - 10/1999
Direção e administração, Jardim Escola Estações do Ano, .

Cargo ou função
Orientadora Pedagógica e Educacional.

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20

Atividades

8/1995 - 12/1995
Estágios , SENAI, .

Estágio realizado
na área de Orientação Educacional no SENAI Paciência.

Colégio Alfa Recreio, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora 2 segmento e ensino médio, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação no ensino regular e no supletivo

Atividades

02/1998 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia; Sociologia

Jardim Escola Coelhinho Sabido, JECS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente 1 a 4 serie e educação in, Carga horária: 20

Atividades

02/1993 - 8/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas


Linhas de pesquisa


1.
Cultura, educação e formação nos espaços de matrizes africanas


Projetos de extensão


2014 - Atual
Patrimônio e memória da cultura afro brasileira de Duque de Caxias
Descrição: Curso de extensão oferecido à professores e demais interessados na temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .

Integrantes: Marta Ferreira da Silva - Integrante / Nielson Bezerra - Coordenador / Eliana da Silva Laurentino - Integrante / Daniela Cavalheiro - Integrante / Moisés Peixoto - Integrante / Eduardo Possidônio - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação nos Terreiros.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração de Unidades Educativas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa e desenvolviemnto.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2SILVA, MARTA FERREIRA2016SILVA, MARTA FERREIRA. Fontes Tadicionais Para Uma Pedagogia Nos Terrreiros Da Baixada Fluminense. Recôncavo Revista de História da UNIABEU, v. 6, p. 86-103, 2016.

2.
1SILVA, MARTA FERREIRA2016 SILVA, MARTA FERREIRA. Os cadernos diários nos cotidianos do Ilè A-é Omi Larè Ìyá Sagbá. Revista História Hoje, v. 4, p. 348-365, 2016.

3.
3FERREIRA, Marta.;SILVA, MARTA FERREIRA;FERREIRA, M. S.2014 FERREIRA, Marta.. Redes Educativas nas Trajetórias das Vidas de AŞÉ. Periferia (Duque de Caxias), v. 6, p. 75-86, 2014.

4.
4FERREIRA, Marta.;SILVA, MARTA FERREIRA;FERREIRA, M. S.2013 FERREIRA, Marta.. Cadernos/diários de asé - escritas de candomblé. Recôncavo Revista de História da UNIABEU, v. 3, p. 121-135, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
Corrêa, Janaina ; FERREIRA, Marta. . Amadê/Crianças de Axé: exercícios de resistência no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá. In: Leila da Silva Xavier; Luciene da Silva Lacerda; Luiz Fernandes de Oliveira. (Org.). 21 dias de ativismos contra o racismo. 1ªed.Rio de Janeiro: Selo Novo, 2018, v. 01, p. 01-296.

2.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprender em Terreiros de Candomblé. In: Oliveira; Reblin; Schaper; Westhelle .. (Org.). Religião, Política, Poder e Cultura na América Latina. 01ed.São Leopoldo: Escola Superior de Teologia (EST), 2012, v. 01, p. 415-426.

3.
FERREIRA, Marta.. Letramento e História: refletindo sobre identidades.. In: Patricia Bastos de Azevedo. (Org.). Pesquisa e Prática Educativa: os desafios da pesquisa no ensino de História. 01ed.Seropédica: EDUR - UFRRJ, 2011, v. Único, p. 01-123.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. S.. Ensino de história e educação nos terreiros de candomblé: culturas de matrizes africanas e as estratégias de empoderamento,. In: XVII Encontro de História da Anpuh Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Anais do XVII Encontro de História da Anpuh Rio: entre o local e o global, 2016.

2.
FERREIRA, Marta.. Cadernos diários: saberes e sentidos construídos no Ilè Asé Omi Lare Ìyá Sagbá. In: As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, 2015, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, 2015.

3.
FERREIRA, Marta.. Oyá dè mariò; Oyá àkàrà lossi ìyá kóló (Oyá do mariô, do akará é a senhora dona da panela). In: XXVIII Simpósio Nacional de História - lugares de historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História - lugares de historiadores: velhos e novos desafios, 2015.

4.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn e a produção de conhecimento. In: IV Encontro Internacional do Ensino de História, 2015, Belo Horizonte. Questões socialmente vivas, 2015.

5.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - oralidades e escritas. In: XI Colóquio sobre questões curriculare; VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares; I Colóquio luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Currículo na constemporaneidade: internacionalização e desafios locais. Braga: CIEd, 2014. p. 1-3.543.

6.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprender em terreiros de candomblé. In: VII seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subersões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário internaccional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.

7.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprender em terreiros de candomblé. In: VII seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subersões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário internaccional as redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013.

8.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - da oralidade a escrita. In: V Seminário Internacional em Educação e Filosofia - poética e política do aprender: tempo, alteridade e linguagem; I Seminário do núcleo de estudos sobre filosofia, poética e educação, 2013, Juiz de Fora. V Simpósio internacional em educação e filosofia - poética do aprender: tempo, alteridade e linguagem; I Seminário do núcleo de estudos sobre filosofia, poética e educação.. Juiz de Fora: UFJF, 2013.

9.
FERREIRA, Marta.. Ìtàns e os cadernos de asé. In: II Seminário internacional educação, contextos contemporâneos, demandas populares, racismo, política, educação, 2013, Seropédica/Nova Iguaçu. I Seminário internacional educação, contextos contemporâneos, demandas populares, racismo, política, educação. Seropédica: UFRRJ, 2013.

10.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprendendo yorubá no Ilè Asé Omi Laare Ìyá Sagbá. In: I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades (in)tolerâncias religiosas, 2013, São Paulo. I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades (in)tolerâncias religiosas, 2013.

11.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprendendo yorubá no Ilè Asé Omi Laare Ìyá Sagbá. In: I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas, 2013, São Paulo. I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.

12.
Caputo, Stela Guedes ; FERREIRA, Marta. . Èdèe yorubá ní ilè - aprendendo yorubá em um terreiro de candomblé.. In: X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso brasileiro de currículo Desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte: UFMG, 2012.

13.
FERREIRA, Marta.; OLIVEIRA, T. M. C. R. . Os sentidos da história sob o olhar do aluno na educação básica. In: VII simpósio de história - o passado no presente: reflexões sobre os usos da história, 2010, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias. São Gonçalo: UNIVERSO, 2010.

14.
FERREIRA, Marta.. De dinossauros a cavaleiros - que história é essa?. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH-RJ, 2010, Rio de Janerio. Memória e Patrimônio, 2010. v. 1. p. 1-5.

15.
FERREIRA, Marta.; OLIVEIRA, T. M. C. R. . Os sentidos de História na perspectiva do aluno da Educação Básica. In: VII Encontro Nacioanal Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Ensino de História, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: Imprensa Universitária/Gráfica UFU, 2009. v. Único.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. S.. Ensino de história e educação nos terreiros de candomblé: culturas de matrizes africanas e as estratégias de empoderamento,. In: XVII Encontro de História da Anpuh Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Caderno de Resumos do XVII Encontro de História da Anpuh Rio: entre o local e o global, 2016. p. 01-572.

2.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - oralidades e escritas. In: XI Colóquio sobre questões curriculare; VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares; I Colóquio luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Currículo na constemporaneidade: internacionalização e desafios locais. Braga: CIEd, 2014. v. 1. p. 2-395.

3.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprender em terreiros de candomblé. In: As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII seminário internacional as redes educativas e as tecnologias: transformaçoes e subversões na atualidade, 2013.

4.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - da oralidade a escrita. In: V Simpósio internacional em educação e filosofia - poética do aprender: tempo, alteridade e linguagem; I Seminário do núcleo de estudos sobre filosofia, poética e educação., 2013, Juiz de Fora. V Simpósio internacional em educação e filosofia - poética do aprender: tempo, alteridade e linguagem; I Seminário do núcleo de estudos sobre filosofia, poética e educação.. Juiz de Fora: UFJF, 2013. p. 23-23.

5.
FERREIRA, Marta.. Ìtàns e os cadernos de asé.. In: I Seminário internacional educação, contextos contemporâneos, demandas populares, racismo, política, educação, 2013, Seropédica/Nova Iguaçu. I Seminário internacional educação, contextos contemporâneos, demandas populares, racismo, política, educação. Seropédica: UFRRJ, 2013.

6.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprendendo yorubá no Ilè Asé Omi Laare Ìyá Sagbá. In: I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas, 2013, São Paulo. Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas, 2013. p. 182-183.

7.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprendendo yorubá no Ilè Asé Omi Laare Ìyá Sagbá. In: I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas, 2013, São Paulo. I Simpósio sudeste da ABHR - I Simpósio internacional da ABHR: diversidades e (in)tolerâncias religiosas. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.

8.
Caputo, Stela Guedes ; FERREIRA, Marta. . Èdèe yorubá ní ilè - aprendendo yorubá em um terreiro de candomblé.. In: X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso brasileiro de currículo Desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. Único. p. 001-316.

9.
FERREIRA, Marta.; OLIVEIRA, T. M. C. R. . Os sentidos da história sob o olhar do aluno na educação básica. In: VII simpósio de história - o passado no presente: reflexões sobre os usos da história, 2010, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias. São Gonçalo: UNIVERSO, 2010.

10.
FERREIRA, Marta.. De dinossauros a cavaleiros - que história é essa?. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH-RJ, 2010, Rio de Janerio. Memória e Patrimônio, 2010. v. 1. p. 1-5.

11.
FERREIRA, Marta.. "De dinossauros a cavaleiros - que história é essa?" Questões sobre o ensino de história no 6º ano do ensino fundamental. In: Seminário de História Social - relações de poder e identidades, 2010, São Gonçalo. Seminário de História Social - relações de poder e identidades, 2010. v. 1. p. 1.

12.
FERREIRA, Marta.; OLIVEIRA, T. M. C. R. . Os sentidos de História na perspectiva do aluno da educação básica. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais - caderno de programação e resumos. Uberlândia: Imprensa Universitária/Gráfica UFU, 2009. v. Único. p. 238-239.

13.
FERREIRA, Marta.. Identidade, cultura e educação na EJA. In: Educação de Jovens e Adultos: Currículo e Práticas Educativas - programa de formação continuada para professosres da rede pública municipal de Nova Iguaçu, 2007, Nova Iguaçu. Educação de Jovens e Adultos- currículo e prática educativa. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2007. v. único.

14.
FERREIRA, Marta.; Ana . Núcleo de Educação e Ações Comunitárias. In: congresso nacional de educação - educação, democracia e qualidade social, 2002, São Paulo. IV CONED, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. S.. Educação de terreiro e o ensino de história: saberes/memórias étnico raciais em diálogo na Baixada Fluminense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, M. S.. O Ensino de Histtória e a Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, M. S.. Educação nos Terreiros de Candomblé e suas Tensões no Ambiente Escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, M. S.. Currículo e Diversidades: Gênero, Étnico Racial e Religiosa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, M. S.. Educação como cultura: o terreiro em questão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERREIRA, M. S.. Mulher preta e intelectualidade: cuidado de si e produção de pensamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA, Marta.. Fontes Tradicionais: saberes de Asé e suas ressignificações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FERREIRA, Marta.. Diversidade Religiosa na Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FERREIRA, Marta.; Barreto, E. . Literatura e Educação: por uma ética afro brasileira na sociedade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
FERREIRA, M. S.. Ensino de História, Educação nos Terreiros e as estratégias de empoderamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FERREIRA, Marta.. Cadernos diários: saberes e sentidos construídos no Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERREIRA, Marta.. Oyá dè mariò; Oyá àkàrà lossi ìyá kóló (Oyá dona do mariô; do akará é a senhora dona da panela). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn e a produção do conhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERREIRA, Marta.. Fontes tradicionais: saberes de Asé e suas ressignificações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA, Marta.. Redes educativas: tessituras no terreiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Nielson Bezerra ; FERREIRA, Marta. . Memórias do candomblé na Baixada Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FERREIRA, Marta.. Redes Educativas: tessituras no terreiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
FERREIRA, M. S.. 'Usamos o corpo para abraçar, nos abraçamos, o povo de Ketú, rogamos bênção, e nos abraçamos'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERREIRA, Marta.. Ensino de história da África e dos afro-brasileiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - oralidades e escritas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - oralidades e escritas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FERREIRA, Marta.. Cadernos de Asé. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FERREIRA, Marta.. Discurso inter-religioso e questão racial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FERREIRA, Marta.. Itã - da oralidade a escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprender em terreiros de candomblé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Redes Educativas no Ilè. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Èdèe yorubá ní ilè - aprendendo yorubá em um terreiro de candomblé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn - da oralidade a escrita. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FERREIRA, Marta.. Ìtàn e os cadernos de asé. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FERREIRA, Marta.; Caputo, Stela Guedes . Aprendendo yorubá no Ilè Asé Omi Laare Ìyá Sagbá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Caputo, Stela Guedes ; FERREIRA, Marta. . Èdèe Yoruba ní Ilè: Aprendendo Yoruba em um Terreiro de Candomblé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FERREIRA, Marta.; OLIVEIRA, T. M. C. R. . Os sentidos da história sob o olhar do aluno na educação básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FERREIRA, Marta.. De dinossauros a cavaleiros - que história é essa?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FERREIRA, Marta.; OLIVEIRA, T. M. C. R. . Os sentidos de História na perspectiva do aluno da educação básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
Ana ; FERREIRA, Marta. . 4º Congresso Naciona de Educação - Educação, Democracia e Qualidade Social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Caputo, Stela Guedes ; FERREIRA, Marta. ; GOMBERG, E. . Èdèe Yoruba ní Ilè: Aprendendo Yoruba em um Terreiro de Candomblé. Salvador: Edufba, 2012 (Capítulo de Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, Marta.; RODRIGUES, R. . Redes Educativas nas casas de santo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, Marta.. Por uma educação descolonizadora: a formação dos professores em uma ótica não ocidental. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, Marta.; Evelyn Letícia . Inventário de cultura afro brasileiro na Baixada Fluminense. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA, Marta.. II Semana Pedagógica e IV Workshop de Educação-Educação, um Cenário em construção: Professor Protagonista em Contínua Formação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERREIRA, Marta.. Identidade, Cultura e Educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FERREIRA, Marta.. Oficina de Leitura. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FERREIRA, Marta.. Métodos e Técnicas de Alfabetização. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FERREIRA, Marta.. Oficina de Matemática. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FERREIRA, Marta.. Interdisciplinaridade nos 500 anos do Brasil. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
FERREIRA, Marta.. Vila Geni e o Meio Ambiente. 1999. (Projeto).

10.
FERREIRA, Marta.. I Seminário de Responsáveis da Escola Municipal Amauri Ferreira. 1999. (Projeto para a Secretaria Municipal de Educação de Itaguaí).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA, Marta.; Nielson Bezerra; Eliana Laurentino. Participação em banca de Jair de Jesus Santos. Terreiros de candomblé: museus de memória e tradições. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira) - Fundação Educacional Duque de Caxias.

2.
Patricia Bastos de Azevedo; SANTOS, A. M. M.; FERREIRA, Marta.. Participação em banca de Rafaela Marques da Silva. Educação infantil para além de preparos para as séries iniciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, Marta.; Patricia Bastos de Azevedo; Eliana Laurentino. Participação em banca de Joille Santana da Silva.O útero divino na umbanda: discutindo o sincretismo entre Oxum e Nossa Senhora da Conceição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
FERREIRA, Marta.; Borges, Luzineide; Patricia Bastos de Azevedo. Participação em banca de Carla Arlindo Ferreira.Exu: inserindo a mitologia yorubá no ensino de história. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
Patricia Bastos de Azevedo; FERREIRA, Marta.; Leandro dos Santos. Participação em banca de Taisa Pessanha Tavares Alves.Ensino de História: diálogos da canção "Caminhando ou Para não dizer que não falei das Flores" com a prática pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
Leandro dos Santos; FERREIRA, Marta.; Patricia Bastos de Azevedo. Participação em banca de Rosilane Pereira Soares.A Importância do Brincar para o Desenvolvimento Cognitivo Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
Leandro dos Santos; Patricia Bastos de Azevedo; FERREIRA, Marta.. Participação em banca de Itamara de Oliveira Copello.Avaliação na educação infantil: o caso da escola municipal Prefeito Wilson Pedro Francisco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.

6.
Patricia Bastos de Azevedo; FERREIRA, Marta.; SANTOS, W.. Participação em banca de Rosângela Gomes Pontes.A Lei 10639/2003 nas provas do ENEM de 2009 a 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.

7.
Patricia Bastos de Azevedo; Leandro dos Santos; FERREIRA, Marta.. Participação em banca de Camilla Medeiros Cavalcante Goçalves.Ensino doméstico: alternativa histórica a educação escolar?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.

8.
FERREIRA, Marta.; Patricia Bastos de Azevedo; Eliana Laurentino. Participação em banca de Jozane da Silva Miranda Figueira.O uso do samba enredo como estratégia no Ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
FERREIRA, Marta.; Patricia Bastos de Azevedo; Eliana Laurentino. Participação em banca de Luziara Miranda de Novaes.Educação e Escolarização nos Terreiros de Religiões de Matrizes Africanas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
Patricia Bastos de Azevedo; MOTTA, F. M. N.; FERREIRA, Marta.. Participação em banca de Kássia de Lima Cruz.Ensino de história: possibilidades de aplicação da Lei 10.639/2003. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERREIRA, M. S.; PLETSCH, M. D.; SILVA JR., J. A.. II Seminário de Estágio Complementar: diálogos entre pesquisa, a formação de professores e a diversidade escolar. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Multidisciplinar.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro das Culturas de Asé do Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá.Culturas de Asé. 2017. (Encontro).

2.
XXIX Simpósio Nacional de História Contra os Preconceitos: História e Democracia.Educação nos terreiros de candomblé e as estratégias de empoderamento - por uma reeducação étinico racial. 2017. (Simpósio).

3.
The Meaning of Blackness II.Fontes Tradicionais: saberes de Asé e suas ressignificações. 2016. (Simpósio).

4.
XVII Encontro de História da Anpuh - RJ Entre o local e o global.Ensino de história e educação nos terreiros de candomblé: culturas de matrizes africanas e as estratégias de empoderamento,. 2016. (Encontro).

5.
Tambores na Baixada Fluminense: sons, afetos e expressões da cultura afro brasileira.Memórias do candomblé na Baixada Fluminense. 2015. (Seminário).

6.
Tambores na Baixada Fluminense: sons, afetos e expressões da cultura afro brasileira.Roda de Pesquisadores. 2015. (Seminário).

7.
II Semana negra: raízes e etnias.Cadernos/diários de asé. 2014. (Seminário).

8.
I Jornada de ensino de história da UFRRJ - perspectivas do saber histórico escolar no Rio de Janeiro. Ensino de história da África e dos afro-brasileiros. 2014. (Congresso).

9.
XI Colóquio sobre questões curriculare; VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares; I Colóquio luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares. Ìtàn - oralidades e escritas. 2014. (Congresso).

10.
I Seminário de Pesquisa e Práticas Educativas: os desafios da pesquisa no ensino de História.Letramento e História - refletindo sobre identidades. 2009. (Seminário).

11.
Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense. 2008. (Outra).

12.
II Semana Pedagógica e VI Workshop de Educação.Letramento e História - refletindo sobre identidades. 2008. (Encontro).

13.
Educação de Jovens e Adultos: Cultura e Práticas Educativas.Identidade Cultura e Educação. 2007. (Encontro).

14.
educação para a vida - aprendizagem significativa em história. 2007. (Outra).

15.
o ensino de história através de imagens significativas - a representação da África, dos africanos e seus descendentes. 2007. (Outra).

16.
Orientação Pedagógica. 2007. (Outra).

17.
uma escola para cidadãos. 2007. (Congresso).

18.
V Congresso Internacional de Educação - Uma escola para cidadãos. 2007. (Congresso).

19.
fórum mundial de educação - educação cidadã para uma cidade educadora. 2006. (Outra).

20.
III Seminário Regional Metropolitana I do IV Workshop de Educação. 2006. (Seminário).

21.
fórum mundial de educação - a educação para um outro mundo é possível. 2004. (Outra).

22.
XII ENDIPE. 2004. (Encontro).

23.
ASFOE - novos espaços para a orientação educacional. 2003. (Seminário).

24.
V seminário de atualização profissional do magistério - avaliação: mito ou desafio?. 2003. (Seminário).

25.
congresso nacional de educação - educação, democracia e qualidade social. Núcleo de Educação e Ações Comunitárias - NEAC. 2002. (Congresso).

26.
educação: direito, democracia, justiça social. 2002. (Congresso).

27.
fórum social mundial - um outro mundo é possível. 2002. (Outra).

28.
I Congresso Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2002. (Congresso).

29.
encontro de educadores de jovens e adultos de Duque de Caxias. 2001. (Encontro).

30.
encontro sul fluminense - parâmetros curriculares nacionais em ação. 2001. (Encontro).

31.
fórum mundial de educação - a educação no mundo globalizado. 2001. (Outra).

32.
II conferência de assistência social de Itaguaí - a política de assistência social: uma trajetória de avanços e desafios. 2001. (Outra).

33.
IV forum de educação, ciência e cultura - identidade/pluralidade: caminhos para uma educação solidária. 2001. (Outra).

34.
políticas neoliberais na educação. 2001. (Seminário).

35.
seminário internacional com Philippe Perrenoud e Mônica Gather Thurler - as competências para ensinar no século XXI. 2001. (Seminário).

36.
V PROLER - formar leitores - base para a educação de qualidade. 2001. (Encontro).

37.
forum permanente da educação do IPAE - a educação no século XXI. 2000. (Outra).

38.
I forum de educação especial do município de Itaguaí. 2000. (Outra).

39.
IV PROLER - leitura e escrita: ainda desafios para o próximo milênio. 2000. (Encontro).

40.
Jornada Pedagógica. 2000. (Encontro).

41.
II congresso municipal de Angra dos Reis. 1999. (Congresso).

42.
III congresso de educação do grande rio. 1999. (Congresso).

43.
III PROLER - a formação do professor leitor e escritor. 1999. (Encontro).

44.
reflexões sobre história. 1999. (Congresso).

45.
V encontro internacional para estudos da criança. 1999. (Encontro).

46.
a globalização e o ensino de história. 1998. (Outra).

47.
I encontro sul fluminense de educação de jovens e adultos. 1998. (Encontro).

48.
a construção de novos paradigmas para o ensino de história. 1997. (Encontro).

49.
as inteligências múltiplas e os estudos sociais. 1997. (Outra).

50.
compreendendo a aprendizagem do adolescente. 1997. (Outra).

51.
I COPAE - Reflexões sobre o ensino de História. 1997. (Encontro).

52.
uma reflexão sobre o passado e sua ligação com o presente. 1997. (Outra).

53.
VI encontro de ciências humanas. 1997. (Encontro).

54.
VI encontro de professores e autores da editora moderna. 1997. (Encontro).

55.
literatura: afetividade, arte, aprendizagem.literatura: afetividade, arte, aprendizagem. 1996. (Encontro).

56.
Construtivismo: repensando a qualidade de ensino. 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, M. S.; Marinho, J. ; Alcântara, J. ; Ayres, P. . II Encontro das Culturas de Asé do Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá. 2018. (Outro).

2.
FERREIRA, M. S.; Marinho, J. ; Alcântara, J. ; Ayres, P. . I Encontro das Culturas de Asé do Ilè Asé Omi Larè Ìyá Sagbá. 2017. (Outro).

3.
Nielson Bezerra ; Eliana Laurentino ; Daniela Cavalheiro ; FERREIRA, Marta. . 1º Seminário de estudos da escravidão na Baixada Fluminense: centros e periferias na escravidão no Rio de Janeiro. 2015. (Outro).

4.
Nielson Bezerra ; Eliana Laurentino ; FERREIRA, Marta. ; BASTOS, L. ; MONTEIRO, V. H. ; Barreto, E. ; Daniela Cavalheiro ; Evelyn Letícia ; Lima, J. ; Eduardo Possidônio ; Moisés Peixoto ; Almeida, G. ; Costa, E. . Tambores na Baixada Fluminense: sons afetos e expressões da cultura afro brasileira. 2015. (Outro).

5.
Nielson Bezerra ; FERREIRA, Marta. ; Daniela Cavalheiro ; Eliana Laurentino ; BASTOS, L. ; MONTEIRO, V. H. ; Barreto, E. . Shadd Biography Project: Testemunhos de Africanos da África Ocidental na Era do Tráfico de Escravos. 2015. (Outro).

6.
Caputo, Stela Guedes ; PORFIRO, A. ; CASTANHEIRA, P. ; Pereira, M. ; Serra. M. ; Sant'Anna, C. ; Monsores, L. ; Roïf, P. ; FERREIRA, Marta. . I Seminário Internacional Fela Kuti da UERJ: a educação, os movimentos sociais e a África que incomoda. 2014. (Congresso).

7.
FERREIRA, Marta.. Seminário de Responsáveis. 2000. (Outro).

8.
FERREIRA, Marta.. Palestra sobre métodos e técnicas de alfabetização. 2000. (Outro).

9.
FERREIRA, Marta.. Oficina de leitura. 2000. (Outro).

10.
FERREIRA, Marta.. Oficina de Matemática. 2000. (Outro).

11.
FERREIRA, Marta.. Interdisciplinaridade nos 500 anos do Brasil. 2000. (Outro).

12.
FERREIRA, Marta.. I Encontro de Professores da E M Amauri Ferreira Repensando a prática na diversidade. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Grasiane da Costa Nunes. Ensino de história e história local: contribuições para o processo de construção de identidades. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jair de Jesus Santos. Terreiros de candomblé: museus de memórias e tradições. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira) - Fundação Educacional Duque de Caxias. Orientador: Marta Ferreira da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joille Santana da Silva. O útero divino na umbanda: discutindo o sincretismo entre Oxum e Nossa Senhora da Conceição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marta Ferreira da Silva.

2.
Carla Arlindo Ferreira. Exu: inserindo a mitologia yorubá no ensino de história. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Ferreira da Silva.

3.
Jozane da Silva Miranda Figueira. O uso do samba enredo como estratégia no Ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Ferreira da Silva.

4.
Luziara Miranda de Novaes. Educação e Escolarização nos Terreiros de Religiões de Matrizes Africanas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Marta Ferreira da Silva.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:00:05