Andreia de Freitas Zompero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2231621376375299
  • Última atualização do currículo em 19/08/2018


Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Sagrado Coração , especialização em Biologia Aplicada à saúde, pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004). , doutorando em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2012) atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino aprendizagem de ciências, ensino por investigação. Docente da pós graduação Stricto Sensu, mestrado em Ensino de Linguagens e tecnologias na UNOPAR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreia de Freitas Zompero
Nome em citações bibliográficas
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Norte do Paraná.
Jardim Piza
Londrina, PR - Brasil
Telefone: (43) 33717700


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: significados de fotossíntese elaborados por alunos do ensino fundamental a partir de atividades investigativas mediadas por multimodos de representação, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Carlos Eduardo Laburu.
2002 - 2004
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: As concepções prévias de alunos sobre microorganismos: implicações para o ensino e aprendizagem das ciências,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Álvaro Lorencini Júnior.
Palavras-chave: Concepções prévias; ensino de ciências; microorganismos.
2008 - 2009
Especialização em Especilaização em Educação Ambiental.
SErviço Nacional Aprendizagem Comercial PR, SENAC, Brasil.
Título: Analise da Implementação do projeto Pingo d água nas Series Iniciais.
1998 - 1998
Especialização em Biologia aplicada à saúde. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Vírus e viroses emergentes.
Orientador: Carlos Nozawa.
1982 - 1986
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
Estágio Pós Doutoral.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2012 - 2012
Extensão universitária em Planejamento de Ensino e Avaliação de Aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento de ensino e avaliaçao da aprendizagem. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em O conceito e a prática da interdisciplinaridade. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Planejamento, desenvolvimento e avaliaçao por comp. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2010 - 2010
Teorias da Aprendizagem. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Desenvolvimento Profissional (PDE).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Reflexões para implementação do projeto político p. (Carga horária: 24h).
secretaria de estado da educação, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do curno Pedagogia presencial e a distância na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) Docente da disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Pedagogia. Docente da disciplina de Educação, cidadania e saúde infantil Docente da disciplina Pesquisa aplicada à Educação Docente da disciplina de Ecologia Aplicada do curso de Gestão Ambiental Docente do curso de especialização em Educação Infantil na disciplina de Natureza e Sociedade Docente do curso de especialização em Metodologias para os Anos Iniciais na disciplina de Metodologias para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais Docente do curso Especialização em Gestão e licenciamento e auditoria ambiental na disciplina de Metodologia de pesquisa. Docente do Curso de Mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e tecnologias

Atividades

02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Norte do Paraná, .

2005 - Atual
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos de Ciências nas Séries Iniciais

Centro Universitário Filadélfia, UNIFIL, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências


Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Professora Concursada, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Nomeada pelo decreto N°3587 em 26/05/1994

Atividades

1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Biologia

Grupo educacional universitário, GEU, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências

Atividades

1990 - 2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Instituto Social Educativo Beneficente Novo Signo, ISEBNS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1997
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Biologia

Atividades

1987 - 1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Biologia

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1984
Vínculo: Auxiliar, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório de genética
Outras informações
Hospital de lábios palatais

Atividades

1982 - 1984
Estágios , Hospital de labios palatais, .

Estágio realizado
Auxiliar de laboratório de genética.


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores e ação docente em situações de ensino


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: APROXIMAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Descrição: A Educação em saúde é um tema que tem despertado interesse e atenção de entidades governamentais da área de saúde e de Educação devido à sua relevância na formação dos educandos. Diversas propostas do Governo Federal têm sido direcionadas para atender essa demanda, como por exemplo, o Programa Saúde na Escola que aborda temáticas como alimentação e sexualidade. Considerando que o processo de educação em saúde necessita de um trabalho integrado que atenda à perspectiva intersetorial entre entidades de saúde e escola, este projeto, que integra a primeira etapa do estudo que é a educação sexual, tem por objetivo geral Investigar a aprendizagem conceitual e procedimental de alunos da Educação Básica após participarem de oficinas sobre educação sexual aplicadas por graduandos dos cursos de Enfermagem de uma IES particular da cidade de Londrina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como participantes alunos do oitavo ano da Educação Básica de uma escola da periferia de Londrina. Os materiais utilizados nas oficinas são produzidos por alunos do curso de Enfermagem. Esses materiais irão compor um laboratório de ensino que será um dos produtos desta pesquisa. Para obtenção dos dados são utilizados questionários para averiguar os conhecimentos prévios, que são protocolos validados em pesquisas sobre educação em saúde para analisar a aprendizagem de conceitos e de procedimentos, além de situações problema que são resolvidas por alunos da Educação Básica no intuito de avaliar o processo de transferência de conhecimentos para novas situações.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A Iniciação Científica no Ensino Médio e o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas propostas na avaliação do PISA em Ciências
Descrição: Neste estudo são desenvolvidas atividades de Iniciação Científica com estudantes do Ensino Médio orientados por docentes de uma IES, visando averiguar o desenvolvimento de habilidades cognitivas que são avaliadas na prova Programme for International Student Assessment - PISA. Objetiva-se analisar em que aspectos as atividades de Iniciação Científica possibilitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e competências que são propostas no Pisa. O estudo poderá fornecer informações significativas tanto quanto o conhecimento conceitual dos estudantes, como também o procedimental no que se refere às habilidades cognitivas e dessa maneira trazer contribuições relevantes à educação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andreia de Freitas Zompero - Coordenador / Álvaro Lorencini Júnior - Integrante / Tiago Garbim - Integrante.
2014 - Atual
Aprendizagem conceitual e procedimental de alunos do Ensino Fundamental: um estudo referente ao tema alimentação
Descrição: Os problemas relacionados com a saúde de crianças e adolescentes têm sido apontados em diversos estudos na atualidade. Dentre as pesquisas destacam-se os trabalhos realizados em obesidade, que mostram ser esse um problema relevante de saúde pública na sociedade contemporânea. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação ? LDB foi promulgada em 1996 e a partir dessa década, as práticas para incentivarem a alimentação saudável começaram a compor os documentos de ensino. Em julho de 2009 foi promulgada no Brasil a lei Nº 11.947 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar. Alguns programas para tratar das questões de educação alimentar têm sido propostos pelos governos, entre eles o Programa Saúde na Escola implementado pelo governo federal em 2007, com ações relativas ao tema alimentação. Diversas orientações para o ensino desse tema têm sido apontadas pelos documentos oficiais de ensino como os Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam para o trabalho com atividades desafiadoras possibilitando aos alunos a investigação e a reflexão quanto aos problemas relativos às práticas sociais, além de favorecer aprendizagem de conceitos e procedimentos. Para tanto, será realizado um estudo com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental em que os estudantes fazem algumas das atividades propostas pelo Programa saúde na Escola e são aplicadas atividades investigativas do tipo estudo de caso, para verificarmos o desempenho na aprendizagem de conceitos e procedimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Significados produzidos por alunos do Ensino Fundamental nas atividades de investigação.
Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo verificar a elaboração dos significados por alunos do ensino fundamental durante a realização de atividades investigativas e sua transferência para situações problema posteriores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andreia de Freitas Zompero - Coordenador / Helenara Regina Sampaio Figueiredo - Integrante.
2011 - 2012
Concepções de ciência e matem'tica: implicações para a formação docente
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
:. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMATICA NAS SERIES INICIAS POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: ASPECTOS QUE ENVOLVEM A FORMAÇAO DOCENTE INICIAL
Descrição: O projeto visa investigar a atuação de graduandos do curso de Pedagogia no desenvolvimento de atividades de investigação na disciplina de Ciências nas Séries Inicias de ensino de modo a contribuir para a formação dos graduandos no trabalho relativo às Ciências nas Séries Inicias da Educação Básica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andreia de Freitas Zompero - Coordenador.Financiador(es): Universidade Norte do Paraná - Remuneração.
2007 - 2008
O ensino de metodologia de ciências e da matemática : contribuição para a formação inicial dos alunos do curso de pedagogia
Descrição: Estudo realizado com professores de Séries Inicais da rede pública e privada, com a finalidade de identificar e analisar as dificuldades encontradas pelos referidos profissionais para ministrarem conteúdos relativos às disciplinas de ciências e matemática. Os dados levantados nas entrevistas possibilitou uma intervenção mais efetiva na formação inicial dos docentes em Pedagogia de modo a atender as suas necessidades para atuação nas Séries Iniciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2014 - Atual
Periódico: Revista de Educación en Biología
2015 - Atual
Periódico: Ciência & Educação
2016 - Atual
Periódico: REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação Nacional de desenvolvimento do Ensino Superior
2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS2018ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS; GARBIM, T. ; SOUZA, C. H. B. ; BARRICHELO, D. . 'El conocimiento de los alumnos brasileños participantes de un proyecto de iniciación científica junior sobre procedimientos realizados en ciencia. Revista Investigacion en la escuela, v. 94, p. 31-46, 2018.

2.
ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS2018ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS; GARBIM, T. ; SOUZA, C. H. B. ; BARRICHELO, D. . Habilidades Cognitivas apresentadas por alunos participantes de um projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 13, p. 325-337, 2018.

3.
ZOMPERO, A. F.2018ZOMPERO, A. F.; TEDESCHI, F. . Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 25, p. 546-567, 2018.

4.
SILVA, V.2018SILVA, V. ; ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS . Análise da Transferência de Significados a Partir da Aplicação de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Sobre o Conteúdo Estrutura da Matéria para Alunos do Ensino Médio. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 19, p. 114-121, 2018.

5.
ZOMPERO, A. F.2018ZOMPERO, A. F.; LEITE, C. M. ; GIANGARELLI1, D. C. ; BERGAMO, M. C. B. . A temática sexualidade nas propostas curriculares no Brasil. Revista Ciência & ideia, v. 9, p. 101-114, 2018.

6.
ZOMPERO, A. F.2017 ZOMPERO, A. F. ; GONCALVES, C. E. S. ; LABURU, C. E. ; ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS . Atividades de investigação na disciplina de Ciências e desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas a funções executivas. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 23, p. 419-436, 2017.

7.
ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2017ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS; FIGUEIREDO, H. R. S. ; GARBIM, T. . Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema Educação Alimentar no Ensino Fundamental. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 25, p. 659-676, 2017.

8.
ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS2017ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS; FIGUEIREDO, H. R. S. ; GARBIM, T. ; HERNANDES, N. . Estudo das Habilidades cognitivas de estudantes da Educação Básica em atividade de investigação sobre identificação do amido em alimentos. REVISTA DE EDUCACIÓN EN BIOLOGÍA, v. 20, p. 56-71, 2017.

9.
DA COSTA, WASHINGTON LUIZ2017DA COSTA, WASHINGTON LUIZ ; ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS . A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL E SUA PROPAGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 14-25, 2017.

10.
MASTELARI, T. B.2017MASTELARI, T. B. ; ZOMPERO, A. F. . 'Oficina de aprendizagem: uma proposta metodológica na formação do estudante do Ensino Médio. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 224-243, 2017.

11.
DA COSTA, WASHINGTON LUIZ2017DA COSTA, WASHINGTON LUIZ ; ZOMPERO, A. F. . mplicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino'. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 10, p. 280-301, 2017.

12.
LABURÚ, CARLOS EDUARDO2017LABURÚ, CARLOS EDUARDO ; MOURA DA SILVA, OSMAR HENRIQUE ; BARROS, MARCELO ALVES ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . Circumstantial Indications Emitted by the Teacher during Discursive Activity. CREATIVE EDUCATION, v. 08, p. 1339-1356, 2017.

13.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS2017ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; FIGUEIREDO, H. R. S. ; LABURÚ, CARLOS EDUARDO . ESTUDO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE PERCEPÇÃO DE EVIDÊNCIAS E CONEXÕES AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ATIVIDADE SOBRE VERMINOSE. Enseñanza de las ciencias : revista de investigación y experiencias didácticas, v. extra, p. 4259-4263, 2017.

14.
ZOMPERO, A. F.2016 ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; VIEIRA, K. M. . Investigação da transferência de significados na abordagem da aprendizagem significativa utilizando atividades investigativas. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 11, p. 40-52, 2016.

15.
DA COSTA, WASHINGTON LUIZ2016DA COSTA, WASHINGTON LUIZ ; RIBEIRO, ROBSON FLEMING ; ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS . Alfabetização Científica: diferentes abordagens e alguns direcionamentos para o Ensino de Ciências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 16, p. 528, 2016.

16.
ZOMPERO, A. F.2016ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; VIEIRA, K. M. . O desempenho de alunos brasileiros e a avaliação pisa: alguns aspectos para discussão. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 11, p. 86, 2016.

17.
ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS2016ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS; SUZUKI, W. H. P. S. . O desenvolvimento do argumento e o aprimoramento dos aspectos semânticos e pragmáticos da linguagem oral, mediante o ensino por investigação. Gondola: ensenanza y aprendizaje de las ciencias, v. 11, p. 100, 2016.

18.
CRUZ, A. F.2016CRUZ, A. F. ; ZOMPERO, A. F. . Metodologia das Atividades Investigativas: Uma análise do processo de ensino de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná na disciplina de Matemática. Revista Indagatio Didactica, v. 8, p. 622, 2016.

19.
LABURÚ, CARLOS EDUARDO2016LABURÚ, CARLOS EDUARDO ; GODOY, MARCELA TEIXEIRA ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . CARACTERIZAÇÃO DAS INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS EMITIDAS DURANTE ATIVIDADE DISCURSIVA POR UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA SEMIÓTICA. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 31-50, 2016.

20.
MARIANTE, C. S.2016MARIANTE, C. S. ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . . Análise da proposta de implementação da perspectiva CTS no Ensino Médio no Brasil.. Revista Indagatio Didactica, v. 8, p. 1470, 2016.

21.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2015ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. ; FRASSON, F. ; LIMA, R. . A educação alimentar nos documentos oficiais de ensino na Educação Básica. Revista Ciências & Idéias, v. 6, p. 71-82, 2015.

22.
LABURÚ, CARLOS EDUARDO2015LABURÚ, CARLOS EDUARDO ; SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA DA ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . Significados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantes. Ciência & Educação, v. 21, p. 851-867, 2015.

23.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2014ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Significados de fotossíntese produzidos por alunos do ensino fundamental a partir de conexões estabelecidas entre atividade investigativa e multimodos de representação. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, p. 242-266, 2014.

24.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2014ZOMPERO, A. F.; SAMPAIO Helenara Regina ; ANDRADE. J. A. ; LOPES, P. O. Y. . ESTUDO SOBRE TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 4, p. 58-67, 2014.

25.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2014ZOMPERO, A. F.; SAMPAIO Helenara Regina ; GONCALVES, C. E. S. . Estudo sobre transferência de significados em atividade investigativa. Revista de Educación en Biología, v. 17, p. 25-34, 2014.

26.
SILVA, V.2014SILVA, V. ; ZOMPERO, A. F. ; LABURU, C. E. . UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS SOBRE TRANSFERÊNCIA DE CALOR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 04, p. 81-97, 2014.

27.
LABURU, C. E.2014LABURU, C. E. ; NARDI, R. ; ZOMPERO, A. F. . FUNÇÃO ESTÉTICA DOS SIGNOS ARTÍSTICOS PARA PROMOVER PROCESSOS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: uma aplicação durante o ensino do conceito de energia mecânica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 451-463, 2014.

28.
LABURU, C. E.2013LABURU, C. E. ; ZOMPERO, A. F. . Vygotsky e múltiplas representações: leituras convergentes para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 07-24, 2013.

29.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2013ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; MELLO, K. C. . Diferenciação dos significados produzidos por alunos dos anos iniciais em atividades investigativas: uma abordagem ausubeliana.. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 8, p. 116-125, 2013.

30.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2013ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. . Aplicação de atividades investigativas na disciplina de Ciências: estudo de caso. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 3791-3795, 2013.

31.
Passos,A.Q.2012Passos,A.Q. ; Trindade ; ZOMPERO, A. F. . Tarefas de investigaçao no Ensino Fundamental I: uma experiência. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 13, p. 05/01, 2012.

32.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2012ZOMPERO, A. F.; Passos,A.Q. ; Carvalho . A docência e as atividades de experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 7, p. 43-54, 2012.

33.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2012ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . LOS SIGNIFICADOS DE FOTOSÍNTESIS ELABORADOS A PARTIR DE UNA ACTIVIDAD INVESTIGATIVA: ESTUDIO DE CASO. Revista de Educación en Biología, v. 15, p. 35-46, 2012.

34.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2012ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Implementação de atividades investigativas em escola pública: uma experiencia didática. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 675-684, 2012.

35.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2011 ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Significados de fotossíntese apropriados por alunos do Ensino Fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 179-199, 2011.

36.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2011 ZOMPERO, A. F.; LABURU, Carlos Eduardo . Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históriocos e diferentes abordagens. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 13, p. 67-80, 2011.

37.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2010ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . A decomposiçaoda materia organica nas concepçoes de alunos do ensino fundamental: aspectos relativos à Educaçao Ambiental. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, p. 66-75, 2010.

38.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2010 ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . As atividades investigativas na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea), v. 5, p. 12-19, 2010.

39.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2010ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. ; Passos,A.Q. ; GRACIANO, N. . Multimodos de representação em atividades sobre. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 15, p. 103-114, 2010.

40.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2010ZOMPERO, A. F.; LABURU, Carlos Eduardo . As relaçoes entre Aprendizagem Sinificativa e representaçoes multimodais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 12, p. 31-39, 2010.

41.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2009ZOMPERO, A. F.. Conepçoes de alunos do ensino fundamental sobre microorganismos em aspectos que envolvem saúde: implicaçoes para o ensino e aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 04, p. 31-42, 2009.

42.
IRIAS, C. V.2008IRIAS, C. V. ; Passos,A.Q. ; ZOMPERO, A. F. . A metodologia da investigação na segunda série do Ensino Fundamental. UNOPAR Científica. Ciências Humanas e Educação, v. 9, p. 22-31, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. (Org.) ; SOUZA, C. H. B. (Org.) ; BARRICHELO, D. (Org.) ; FRASSON, F. (Org.) ; FIGUEIREDO, H. R. S. (Org.) ; GARBIM, T. (Org.) . Educação Alimentar e Nutricional: reflexões e práticas para implementação na escola. 01. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 131p .

2.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Atividades investigativas na disciplina de Ciências: um diálogo com aTeoria da Aprendizagem Significativa. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016. v. 01.

3.
ZOMPERO, A. F.. Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia. 01. ed. Londrina: Unopar, 2014. v. 01. 139p .

4.
BATTINI, O. ; ANDRADE, F. G. ; ZOMPERO, A. F. . Ensino da natureza e Sociedade. São Paulo: Pearson, 2011. v. 01. 175p .

5.
ZOMPERO, A. F.. Ecologia Aplicada. 1ª. ed. São paulo: Pearson, 2009.

6.
ZOMPERO, A. F.. Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais. 1ª. ed. São Paulo: Pearson, 2009. v. 01.

7.
ANDRADE, F. G. ; ZOMPERO, A. F. ; BATTINI, O. . Fundamentos do Ensino de Natureza e sociedade. São Paulo: Pearson, 2009. v. 01.

Capítulos de livros publicados
1.
ZOMPERO, A. F. ; FIGUEIREDO, H. R. S. ; GARBIM, T. ; ZOMPERO, A. F. . Atividades investigativas para educação alimentar. Educação Alimentar e Nutricional: reflexões e práticas para implementação na escola. 1ed.curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 83-96.

2.
ZOMPERO, A. F.; SOUZA, C. H. B. ; BARRICHELO, D. ; GARBIM, T. . Atividades desnvolvidas em um projeto de Iniciação Científica Jr. In: Andreia de Freitas Zomepro. (Org.). Educação Alimentar e Nutricional: reflexões e práticas para implementação na escola. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 96-108.

3.
ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS; FIGUEIREDO, H. R. S. . O processo de transferência nos processos de ensino e aprendizagem e a Educação Alimentar. Educação Alimentar e Nutricional: reflexões e práticas para implementação na escola. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 109-126.

4.
ZOMPERO, A. F.; RODRIGUES, E. A. ; GIRARDI, K. . Didática das ciências naturais e suas contribuições para o ensino e aprendizagem da ciência escolar. Metodologia do ensino de ciências e biologia.. 1ªed.Londrina: Unopar, 2014, v. 01, p. 43-83.

5.
ZOMPERO, A. F.; RODRIGUES, E. A. ; GIRARDI, K. . Currículo de ciências e biologia e os documentos oficiais de ensino.. Metodologia do ensino de ciências e biologia. 01ed.Londrina: Unopar, 2014, v. 01, p. 85-125.

6.
ZOMPERO, A. F.; CUNHA, W. L. . Fundamentos de Ecologia. Ecologia Aplicada e Gestão da biodiversidade. São Paulo: Pearson, 2011, v. , p. 1-60.

7.
ZOMPERO ; ZOMPERO, A. F. . Ecologia Aplicada. In: Cláudia Cia ppina Feijó. (Org.). Gestão Ambiental: Fundamentos lógicos, críticos e analíticos. Londrina: UNOPAR, 2008, v. 01, p. 05-45.

8.
ZOMPERO, A. F.. Fundamentos e Metodologias do ensino de ciências naturais. In: Sandra Regina dos R. Rampazzo; Melina Klaus. (Org.). Instrumentação do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental: Fundamentos e metodologias. Londrina: UNOPAR Virtual, 2008, v. , p. 87-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; FIGUEIREDO, H. R. S. ; VIEIRA, K. M. . ASPECTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE IDENTIFICAÇÃO DO AMIDO EM ALIMENTOS.. In: VII Encuentro Internacional sobre AprendizajeSignificativo/ VEncuentro iberoamericano sobre ensenanza de las ciencias, 2015, Burgos. Congresos y cursos, 2015.

2.
SILVA, V. ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . ESTUDO DA ELABORAÇÃO DOS SIGNIFICADOS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA REFERENTE AO CONTEÚDO ESTRUTURA DA MATÉRIA MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE UMA UEPS. In: VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo/ V Encuentro Iberoamericano sobre Investigacion en Ensenanza de las ciencias, 2015, Burgos. Congresos Y cursos, 2015.

3.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; FIGUEIREDO, H. R. S. ; VIEIRA, K. M. . Habilidades cognitivas e desempenho dos alunos em uma questão do Pisa. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Aguas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015. p. 1-8.

4.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; SILVA, V. . CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS COMO FERRAMENTAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: 5 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belem. Atas do 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014.

5.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, Carlos Eduardo . O ensino por inquiry: aspectos históricos e as diferentes concepções desta perspectiva de ensino. In: Congresso Internacional PBL 2010, 2009, São Paulo. ATas do Congresso Intwrnacional PBL 2010, 2010.

6.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. ; Passos,A.Q. . O ensino de ciências nas se'ries iniciais: desafios na formação de professores. In: ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetória e processos de ensinar e aprender. Porto Alegre: EDIPU, 2008.

7.
ZOMPERO, A. F.; COSTA, Priscila ; VAGULA, E. . A compreensão de ciência dos graduandos em pedagogia: O papel da Aprendizagem Significativa. In: II Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2008, Canela. II ENAS, 2008.

8.
IRIAS, C. V. ; Passos,A.Q. ; ZOMPERO, A. F. . Uma experiência didática envolvendo a aplicação de atrividades sobre o conhecimento fisico. In: ENPEC, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de zpesquisa em Educação em Ciências, 2007.

9.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Proposta de sequência para o conteúdo sobre microorganismo com base na teoria da aprendizagem significativa. In: Encontro nacional de aprendizagem significativa, 2005, Campo Grande. 1°ENAS:Encontro nacional de aprendizagem significativa. Campo Grande: UNIDERP, 2005.

10.
ZOMPERO, A. F.; GARCIA, M. F. L. ; ARRUDA,S.M. . Concepções de ciência e cientista em alunos do ensino fundamental. In: V ENPEC:Encontro nacional de pesquisadores no ensino de ciências, 2005, Bauru. V ENPEC: Encontro nacional de pesquisadores no ensino de ciências, 2005.

11.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Concepções prévias de alunos sobre a decomposição da matéria: implicações para o ensino de ciências. In: XII Simpósio Sul Brasileiro de ensino de ciências, 2004, Canoas. Atas do XII Simpósio Sul Brasileiro de ensino de ciências, 2004.

12.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Estudo investigativo da concepções de alunos sobre microorganismos em aspectos relativos a biotecnologia e ecologia. In: IX EPEB: Encontro Perspectivas no Ensino de Biologia, 2004, São Paulo. IX EPEB: Encontro perspectivas no ensino de biologia, 2004.

13.
GARCIA, M. F. L. ; ZOMPERO, A. F. ; Lorencini,A. . As atividades de sexualidade aplicadas transversalmente nas aulas de ciências: limites e possibilidades. In: XII Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. Atas do Simpósio Sul brasieliro de ensino de ciências, 2004.

14.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Conhecimentos prévios dos alunos sobre processos fermentativos e suas implicações para a compreensão das relações entre ciência e biotecnologia. In: III Seminário Ibérico CTS no Ensino de Ciências, 2004, Aveiro. Perspectivas Ciência tecnologia e sociedade na inovação da Educação em Ciência. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004. p. 395-340.

15.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . A investigação dos conhecimentos prévios sobre microorganismos em saúde por meio da utilização de metodologia alternativa. In: IV ENPEC: Encontro nacional de pesquisadores no ensino de ciências, 2003, Bauru. IV ENPEC: Encontro nacional de pesquisadores no ensino de ciências, 2003.

16.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Estudo comparativo sobre a influência do contexto sóciocultural na formação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre ação dos microorganismos. In: II Encontro internacional linguagem cultura e cognição: reflexões para ensino, 2003, Belo Horizonte. II Encontro internacional linguagem cultura e cognição: reflexões para o ensino, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; GARBIM, T. ; BARRICHELO, D. . ATIVIDADE INVESTIGATIVA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE PROCEDIMENTOS EM CIÊNCIAS.. In: 8º Seminário de Iniciação Científica. da UNOPAR, 2017, Londrina. 8º Seminário de Iniciação Científica., 2017.

2.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; GARBIM, T. ; SOUZA, C. H. B. ; BARRICHELO, D. . Análises de pH e acidez em iogurtes produzidos em laboratório e industrializados por alunos de Iniciação Científica Júnior e a compreensão sobre etapas de procedimentos científicos. In: 20º Encontro das Atividades Científicas da UNOPAR, 2017, Londrina. 20º Encontro da Atividades Científicas da Unopar, 2017.

3.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; CARVALHO, A. P. F. ; GARBIM, T. . Análise sobre incapacidades em pacientes por alunos de Iniciação Científica Júnior. In: 20º Encontro das Atividades Científicas da UNOPAR, 2017, Londrina. 20º Encontro das Atividades Científicas da UNOPAR, 2017.

4.
ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; LOPES, P. O. Y. . CONCEPÇÕES DE LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA SOBRE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS.. In: 5º Encontro nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém. Atas 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014.

5.
ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; LOPES, P. O. Y. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA. In: 2 Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2 Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014.

6.
ZOMPERO, A. F.; CRUZ, A. F. . Metodologia das atividades investigativas, como recurso didático no processo de ensino da matemática na Educação Básica. In: 2 º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos do Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2 º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos do Journal of Science Education, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS. Alfabetização Científica e Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; VIEIRA, K. M. . Aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa em atividade investigatigativa sobre identificação do amido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ZOMPERO, A. F.; SILVA, V. . Estudo da elaboração de significados pelos alunos da educação básica referente ao conteúdo estrutura da matéria mediante a utilização de uma UEPS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; ANDRADE. J. A. ; LOPES, P. O. Y. . Educação Ambiental: transferência de significados em uma atividade investigativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. ; SILVA, V. . Concepções de licenciandas em Pedagogia sobre atividades investigativas na disciplina de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ZOMPERO, A. F.; FIGUEIREDO, H. R. S. . Aplicação de atividades investigativas na disciplina de Ciências: estudo de caso para a formação docente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Aprendizagem significativa e atividades de investigação no ensino de ciências: aproximações possíveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Significados e conexões estabelecidos por alunos da quinta série, a partir da leitura de texto e figura representativa de fotossíntese, utilizadas durante atividade de investigação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, Carlos Eduardo . Concepções previas de alunos da quarta série do ensino fundamental sobre questoes relativas ao meio ambiente e suas relacões om a teoria da aprendizagem significativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. ; Passos,A.Q. ; VAGULA, E. . O ensino de ciências nas Séries Inicias: desafios na formação de professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ZOMPERO, A. F.; VAGULA, E. ; Costa , Priscila . A compreensão de ciências dos graduandos em Pedagogia : o papel da Aprendizagem Significativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
IRIAS, C. V. ; Passos,A.Q. ; ZOMPERO, A. F. ; ARRUDA,S.M. . Uma experiência didática envilvendo atividades de conhecimento físico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ZOMPERO, A. F.; GARCIA, M. F. L. ; ARRUDA,S.M. . Estudo comparativo sobre concepções de ciências e cinetistas entre alunos do ensino fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Proposta de sequencia para o conteúdo sobre microrganismos com base na teoria da Aprendizagem Significativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Concepções prévias de alunos sobre decomposição da matéria : implicações para o endsino de ciências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . A investigação dos conhecimentos prévios sobre microrganismos em saúde por meio de metodologia alternativa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ZOMPERO, A. F.; Lorencini,A. . Estudo comparativo da influencia do contexto sociocultural na formação dos conhecimentos pr,evios dos alunos sobre ação dos microrganismos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; LEMOS, E. . Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAMARGO FILHO, P. C. ; ZOMPERO, A. F. . Diálogos em ensino e aprendizagem',. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. A Iniciação Científica e as Feiras de Ciências na Educação Básica. 2016. (Teleaula Seminário).

2.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Os objetivos para o ensino de Ciências e Biologia na atualidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
ZOMPERO, A. F. ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . A Ação Docente nas Disciplinas de Ciências e Biologia. 2015. (Teleaula).

4.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Orientações dos documentos oficiais de ensino para as disciplinas de Ciências e Biologia. 2015. (Teleaula).

5.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. A Base nacional Curricular Comum e Ensino de Ciências e Biologia e os objetivos para o ensino nas Ciências da Natureza. 2015. (Teleaula Seminário).

6.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Perspectivas na Formação de Professores de Ciências e Biologia. 2014. (Teleaula).

7.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Práticas pedagógicas para a disciplina de Ciências. 2014. (Teleaula Seminário).

8.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Práticas Pedagógicas para a Biologia no Ensino Médio. 2014. (Teleaula Seminário).

9.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Saúde e Educação Ambiental. 2014. (Teleaula Seminário).

10.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. O planejamento nas disciplinas de Ciências e Biologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. O trabalho com perspectivas atuais em Ciências e Biologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

12.
ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. A elaboração do trabalhos acadêmicos e científicos. 2013. (Teleaula).

13.
ZOMPERO, A. F.. Fundamentos e metodologias do ensino das ciências naturais: importância do estudo de ciências. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capitulo do Móduloimpresso para o Curso de Normal Superior).

14.
ZOMPERO, A. F.. : Considerações sobre o conhecimento científico, pesquisa e normas para elaboração da monografia. Curso de Especialização. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático para curso de pós-graduação).

15.
ZOMPERO, A. F.. Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica: Formação Continuada de professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ZOMPERO, A. F.. Açao que educa ( Educaçao Ambiental). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ZOMPERO, A. F.. Seminario sobre Fundamentos de Educaçao Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ZOMPERO, A. F.. Ação Q Educa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ZOMPERO, A. F.. Material didático digital: Curso de extensão: ação Q educa: buscando alternativas para o problema do lixo: educação ambiental. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático para curso de pós-graduação).

20.
ZOMPERO, A. F.. O ensino de plantas nos Anos Iniciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
ZOMPERO, A. F.. Fundamentos e Metodologias do ensino de Natureza e Sociedade. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capitulo do Móduloimpresso para o Curso de Normal Superior).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCARPA, D. L.; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS; MUNFORD, D.. Participação em banca de Milena Jansen Cutrin Cardoso. Identificação e descrição de elementos de ensino de de ciências por investigação em aulas de professores de formação inicial. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
LAWALL, I. T.; COMIOTTO, T.; ZOMPERO, A. F.. Participação em banca de Carla Maria Fachini Baptista. Gravitação no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa. 2017 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
CAMARGO FILHO, P. C.; ROCHA, Z. F. D. C.; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Participação em banca de Marcella Cristyanne Comar Gresczysc. Multiplas Representações nos aplicativos para o ensino de Química Orgânica:uso do infográfico coo meio de busca de aplicativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Ensino de Ciências Humanas, socia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
GIORDANI, A. T.; COSTA, P. C. F.; ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS. Participação em banca de Sivane Marcela Mazur. Formação Pedagógica para professores de um Curso Técnico em Enfermagem. 2017 - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

5.
LAWALL, I. T.; CARMO, A. B.; ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS. Participação em banca de Carla Maria Fachini Baptista. Gravitação no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa. 2016 - Universidade do Estado de Santa Catarina.

6.
ZOMPERO, A. F.; JARDIM, M. I. A.; ZANON, A. M.. Participação em banca de Ewerton Vinicius Meira. Contribuiçoes de uma unidade de ensino ausbeliana para o ensino da origem e evolução dos seres vivos no planeta Terra com o uso de um jogo digital para ajudar na reconciliação integrativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em ensino de ciências) - Fundação Universsidade Federal de Mato Grsso do SUL.

7.
ROCHA, Z. F. D. C.; ANDRADE, M. A. B. S.; ZOMPERO, A. F.. Participação em banca de Eziquiel Martiniaino. Produção e disponibilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem mediante o uso da plataforma moodle na disciplina de Biologia. 2015.

8.
ROLIN, A. T.; ESTEVAN, M.; ZOMPERO, A. F.. Participação em banca de Eleuzi Pinheiro da Silva. Ferramentas Web no Ensino de Biologia: Tecnologia Educacional no Paraná e o Portal Dia Dia Educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

9.
ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E.; MORTIMER, E. F.. Participação em banca de Elisa Barbosa Leite De Freiria. Sustentação discursiva dialógico-univocal por meio de conotação sígnica para a elaboração do significado de conservação ambiental. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
ZOMPERO, A. F.; PURECUR NETO, P.; ROSA, C. T. W.; BALZARETTI, N. M.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Mara Fernanda Parisoto. Ensino de Física a partir de situações da engenharia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ZOMPERO, A. F.; VILLAGRA, J. A. M.; HILGER, T. R.; MARTINEZ, J. M.; RIOS, S. Y. L.. Participação em banca de Edi Terezinha de Oliveira Grings. Introdução de conceitos da termodinamica através da resolução de situações e análise da conceitualização à luz da teoria de Vergnoud. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
ZOMPERO, A. F.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Mara Fernanda Parisoto. Ensino de conceitos da física utilizando Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZOMPERO, A. F.; Passos,A.Q.; Piassa,Z.. Participação em banca de Cláudia Veque Irias.A metodologia da investigação a cerca do conhecimento físico: Uma experiência na segunda série do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.

2.
ZOMPERO, A. F.; Passos,A.Q.. Participação em banca de Juliana Cristina Furlanetto Garcia.Webquest: Uma proposta relacionada aos movimentos da Terra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.

3.
ZOMPERO, A. F.; Passos,A.Q.. Participação em banca de Gisele Maria Miranda dos Reis.Despertando A importância da preservação e dos animais nas aulas de ciências.l. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional sobre Investigacion en Didáctica de las Ciencias. Estudo de Habilidades Cognitivas de alunos da educação Básica em atividade investigativa sobre verminoses. 2017. (Congresso).

2.
VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo e V Encuentro Iberoamericano de Investigacion en Enseñanza de las Ciencias.Estudo da elaboração de significados pelos alunos da educação básica referente ao conteúdo estrutura da matéria mediante a utilização de uma UEPS. 2015. (Encontro).

3.
VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo e V Encuentro Iberoamericano de Investigacion en Enseñanza de las Ciencias.Aspectos da teoria da Aprendizagem Significativa em atividade investigatigativa sobre identificação do amido. 2015. (Encontro).

4.
2d International Congress of Science Education. Educação Ambiental em atividade investigativa. 2014. (Congresso).

5.
Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.Concepções de licenciandas em Pedagogia sobre atividades investigativas na disciplina de Ciências. 2014. (Encontro).

6.
Congresso Internacional de Investigação em Didática da Ciência. Aplicação de atividades investigativas na disciplina de Ciências: estudo de caso para formação docente. 2013. (Congresso).

7.
IV Encontro Ibero Americano de pesquisa em Ensino de Ciências.Implemenatçaõ de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública:uma experiencia didática. 2012. (Encontro).

8.
Enpec.Significados e conexoes estabelecidos por alunos da quinta série, a partir da leitura de texto e figura representativa de fotossintese. 2011. (Encontro).

9.
VI Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa.Concepçoes previas de alunos da quarta série do ensino fundamnetal sobre questões relativas ao meio ambiente e suas relaçoes com a teoria da aprendizagem significativa. 2010. (Encontro).

10.
Encontro Nacional de pesquisa em Educaçao em ciências. 2009. (Encontro).

11.
2 Encontro Nacional de Aprendizagem significativa.A compreensão de ciencias dos graduandos em pdagogia: o papel da Aprendizagem significativa. 2008. (Encontro).

12.
2 Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa.A compreensão de ciência dos graduandos em Pedagogia: o papel da Aprendizagem Significativa. 2008. (Encontro).

13.
Encontro nacional de Didática e prática de Ensino. O ensino de ciências nas séries iniciais: desafios na formação de professores. 2008. (Congresso).

14.
Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências.Uma experiência didática envolvendo a pparticipação de atividades sobre conhecimento fisico. 2007. (Encontro).

15.
VI Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências.Uma experiência didática envolvendo a aplicação de atividades relacionadas ao conhecimento físico na segunda série do ensino fundamental. 2007. (Encontro).

16.
Encontro nacional de aprendizagem significativa.Proposta de sequencia para o conteúdo sobre microorganismo com base na teoria da aprendizagem significativa. 2005. (Encontro).

17.
V ENPEC:Encontro nacional de pesquisadores no ensino de ciências.Concepções de ciência e cientista em alunos do ensino fundamental. 2005. (Encontro).

18.
IX EPEB: Encontro Perspectivas no Ensino de Biologia.Estudo investigativo da concepções de alunos sobre microorganismos em aspectos relativos a biotecnologia e ecologia. 2004. (Encontro).

19.
XII Simpósio Sul Brasileiro de ensino de ciências.Concepções prévias de alunos sobre decomposição da matéria: implicações para o ensino de ciências. 2004. (Simpósio).

20.
II Encontro internacional linguagem cultura e cognição: reflexões para ensino.Estudo comparativo sobre a influência do contexto sóciocultural na formação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre ação dos microorganismos. 2003. (Encontro).

21.
IV ENPEC: Encontro nacional de pesquisadores no ensino de ciências.A investigação dos conhecimentos prévios sobre microorganismos em saúde por meio da utilização de metodologia alternativa. 2003. (Encontro).

22.
I congresso londrinense de biologia aplicada à saúde. Virus e viroses emergentes. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fernanda da Silva Morais. O ensino de procedimentos sobre lavagem das mãos no curso de Enfermagem na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Maria Conceição Costa Matos. Educação Sexual: integração família e escola. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Fernanda Tedeschi. O ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: aproximação do saber científico do cotidiano dos alunos.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

4.
Maria Helena Mattosinho. Disciplina Semipresencial: uma proposta com a utilização da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Diliane Barichello. A iniciação Científica Júnior e o desenvolvimento de habilidades cognitivas na educação cientpifica. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Norte do Paraná, Fundação Nacional de desenvolvimento do Ensino Superior. (Orientador).

2.
Nilton Hernandes Filho. Aprendizagem conceitual e procedimental de alunos do Ensino Fundamental: um estudo referente ao tema alimentação. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Karen Mayara Vieira. Significados produzidos por alunos do Ensino Fundamental em Atividades de Investigação. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Helena Mattosinho. DISCIPLINA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: HABILIDADES MANIFESTADAS POR ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

2.
FERNANDA TEDESCHI. O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

3.
Clarice Sanches Mariante. A utilização da CTS pelos professores de Ciências e Biologia na Educação Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

4.
Tania Mastelari. Estudo sobre ujma oficina de aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades cognitivas propostas na matriz do ENEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

5.
Wanessa Hemenegildo Pickina Silva Suzuki.. Atividades investigativas na disciplina de Biologia. 2016. Dissertação (Mestrado em mestrado em Ensino Linguagens e tecnologia) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

6.
Washington Luis da Costa. Avaliação da Alfabetização Científica em alinos de iniciação científica. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em Ensino Linguagens e tecnologia) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

7.
Vagnes Silva. Utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas no Ensino de Termodinâmica para o Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em Ensino Linguagens e tecnologia) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

8.
Adilson Gruz. O uso das atividades investigativas nas aulas de matemática da Educação Básica, uma análise crítica, por meio da análise documental oficial.. 2013. Dissertação (Mestrado em mestrado em Ensino Linguagens e tecnologia) - Universidade Norte do Paraná, . Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vagnes Silva. Utilização de materiais potencialmente significativos sobre transferência de calor para alunos do Ensino Médio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em neuopsicologia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

2.
Vagnes Silva. Utilizaçãoo de materiais potencialmente significativos sobre transferência de calor para alunos do Ensino Médio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neuropsicopedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

3.
Daniela Pereira do Barco Soares. O OLHAR DOCENTE SOBRE A SEXUALIDADE NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

4.
Marilurdes S Buaszky. Educaçao Ambiental no processo de ensino Aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

5.
Sandra vanderleia Callai Abreu. Educação Ambiental na Gestão Escolar. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

6.
Laura da Silva. : A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS AMBIENTAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

7.
Vanuza Rodrigues Mariano Costa. Educaçao e Desenvolvimento sustentável: uma relaçao intrinseca. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

8.
Andreia Lucia Cabelo Miras. A implementação de uma oficina de educação Ambeintal no Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

9.
Catia Cristina de Paula Costa. Orientaçao sexual na escola: um projeto de vida. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Peadagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

10.
Lenice Ferreira de Moraes. O trabalho com projetos de aprendizagem. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Peadagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

11.
Maria Jose de Souza Freitas. Educaçao sexual: uma abordagem pratico pedagogica na Gestão escolar. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Peadagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

12.
Priscila Costa Borba. Concepções de alunos pós graduandos sobre Ciências. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Peadagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

13.
Floriana Pereira da Silva. O professor de ciencias e a educaçao inclusiva: uma abordagem sobre a sindrome de Down. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Peadagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

14.
ALINE BECKER CRISEL E CHARLENE DA SILVA AMARAL. O PROBLEMA DA INDISCIPLINA NAS SALAS DE AULA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e organização escolar) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sayonara Torres. A sexualidade abordada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

2.
Jaqueline Aparecida de oliveira. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

3.
Elisangela Doretto Amerchi. EDUCAÇÃO SEXUAL: DEVER DA FAMÍLIA OU DA ESCOLA?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

4.
Luiza Milbradt de carvalho. ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

5.
Valeria Cristina C Lopes. O papel do professor na Educação Ambiental nas Series Iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

6.
Luiza Milbradti. O ensino de ciencias na series iniciais: a importancia da experimentaçao. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

7.
Talissa Akaichi. Ã educaçao sexual nas setries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

8.
Maria Aparecida Moreira. A importância da Educação Sexual na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

9.
Rosemary Inês Marcelino. A Metodologia da Investigação no ensino de ciências naturais: o conhecimento biológico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

10.
Priscila Costa Magalhães Borba. Representações das alunas de Pedagogia sobre Ciência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

11.
Sueli Norato. Concepções prévias dos alunos da 4ª série do ensino fundamental sobre meio ambiente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

12.
Caroline Portela. Educação alimentar nas séries iniciais: Como as escolas têm abordado este assunto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

Iniciação científica
1.
Juliana Namie Miyahira. Significados produzidos por alunos do Ensino Fundamental em Atividades de Investigação. 2014. Iniciação Científica - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

2.
Patricia Yamasato Oliveira. Atividades investigativas na disciplina de Ciências. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em pedagogia) - Universidade Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.

3.
Kely Cristina Melo. O ensino de metodologia de ciências e da matemática : contribuição para a formação inicial. 2012. Iniciação Científica - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Andreia de Freitas Zompero.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2012ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . LOS SIGNIFICADOS DE FOTOSÍNTESIS ELABORADOS A PARTIR DE UNA ACTIVIDAD INVESTIGATIVA: ESTUDIO DE CASO. Revista de Educación en Biología, v. 15, p. 35-46, 2012.

2.
LABURU, C. E.2013LABURU, C. E. ; ZOMPERO, A. F. . Vygotsky e múltiplas representações: leituras convergentes para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 07-24, 2013.

3.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2012ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Implementação de atividades investigativas em escola pública: uma experiencia didática. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 675-684, 2012.

4.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2014ZOMPERO, A. F.; LABURU, C. E. . Significados de fotossíntese produzidos por alunos do ensino fundamental a partir de conexões estabelecidas entre atividade investigativa e multimodos de representação. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, p. 242-266, 2014.

5.
ZOMPERO, A. F.;ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS;ZÔMPERO, ANDREIA FREITAS2014ZOMPERO, A. F.; SAMPAIO Helenara Regina ; ANDRADE. J. A. ; LOPES, P. O. Y. . ESTUDO SOBRE TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADOS EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 4, p. 58-67, 2014.

6.
LABURÚ, CARLOS EDUARDO2015LABURÚ, CARLOS EDUARDO ; SILVA, OSMAR HENRIQUE MOURA DA ; ZÔMPERO, ANDREIA DE FREITAS . Significados de eletrostática interpretados por meio da gesticulação de estudantes. Ciência & Educação, v. 21, p. 851-867, 2015.

7.
CRUZ, A. F.2016CRUZ, A. F. ; ZOMPERO, A. F. . Metodologia das Atividades Investigativas: Uma análise do processo de ensino de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná na disciplina de Matemática. Revista Indagatio Didactica, v. 8, p. 622, 2016.

8.
DA COSTA, WASHINGTON LUIZ2017DA COSTA, WASHINGTON LUIZ ; ZOMPERO, A. F. . mplicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino'. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 10, p. 280-301, 2017.

9.
ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS2018ZOMPERO, ANDREIA DE FREITAS; GARBIM, T. ; SOUZA, C. H. B. ; BARRICHELO, D. . 'El conocimiento de los alumnos brasileños participantes de un proyecto de iniciación científica junior sobre procedimientos realizados en ciencia. Revista Investigacion en la escuela, v. 94, p. 31-46, 2018.

10.
LABURU, C. E.2014LABURU, C. E. ; NARDI, R. ; ZOMPERO, A. F. . FUNÇÃO ESTÉTICA DOS SIGNOS ARTÍSTICOS PARA PROMOVER PROCESSOS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: uma aplicação durante o ensino do conceito de energia mecânica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 19, p. 451-463, 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ZOMPERO, A. F.. Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica: Formação Continuada de professores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ZOMPERO, A. F.. O ensino de plantas nos Anos Iniciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ZOMPERO, A. F.. Ação Q Educa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público para docente na Universidade Estadual Norte do Paraná no ano de 2011 e na Universidade Estadual de Londrina em 2013 para a área de Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:46:32