Adriana Otoni Silva Antunes Duarte

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6058031128287461
  • Última atualização do currículo em 09/02/2019


Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) com período sanduíche na Faculté de Psychologie et des Sciences de L'Éducation da Université de Genève (Unige) (2014 - 2017), Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2008 - 2010) e Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002 - 2006). Tem experiência como docente na área de Educação, com ênfase em Psicologia da educação, Educação Inclusiva e Educação a distância, atuando principalmente nas disciplinas que possuem os seguintes temas: psicologia comportamental, desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky, psicanálise na educação, educação inclusiva e formação de professores, história da psicologia e educação à distância. Atualmente realiza o pós-Doutorado em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG, pesquisando sobre a Circulação de inovações em Educação Especial na formação de educadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Otoni Silva Antunes Duarte
Nome em citações bibliográficas
DUARTE, Adriana Otoni S.A.;Adriana Otoni Duarte;Duarte, Adriana Otoni;Adriana Otoni S. DUARTE;DUARTE, Adriana Otoni S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Rua Paraíba, 29
Funcionários
30130150 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32395900
URL da Homepage: http://www.fae.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Doutorado em Educação (Conceito CAPES 7).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Université de Genève (Orientador: Rita Hostetter).
Título: PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFESSORES Interligação entre teoria e prática nos cursos do Complexo Educaciona Rural da Fazendo do Rosário (1948 - 1974), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Regina Helena de Freitas Campos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Trabalho e individualidade na lógica das competências profissionais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: José Geraldo Pedrosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: trabalho; Lógica das competências profissionais; individualidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Título: PSICANÁLISE E AS ESTRUTURAS CLÍNICAS: NEUROSE, PERVERSÃO E PSICOSE.
Orientador: Graciela de Lima Pereira Bessa..


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Formação Complementar


2015 - 2015
Introdução à Metodologia Científica. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2003 - 2004
Formação em ?Psicanálise e Hospital? Módulo Básico. (Carga horária: 120h).
Hospital Mater Dei, HOSP. MATER DEI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora de TCC, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou no curso de Pós-graduação Lato Sensu "Especialização em Gestão Escolar", oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto - CEAD/UFOP exercendo a atividade de orientadora dos trabalhos de Conclusão de Curso.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Realizou atividades como Professora de Turma no curso de pós-graduação Lato Sensu Especialização em Gestão Escolar oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores, sendo cadastrada no Sistema de Gerenciamento de Bolsas/FNDE na função de professor pesquisador.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Participante da pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante da pesquisa
Outras informações
A pesquisa está sendo desenvolvida junto aos professores e assistentes de turma dos 10 polos contemplados no curso de especialização em Gestão Escolar da UFOP, que trabalharam no respectivo curso entre os anos de 2013 à 2015 e que continuam a trabalhar na equipe, atuando na 3º turma do referido curso. Além destes profissionais, também serão contempladas as supervisoras pedagógicas que trabalharam no curso no mesmo período. Seu objetivo é analisar se o desenho da equipe de formação do curso de especialização em Gestão Escolar da Escola de Gestores da UFOP, no período de 2013 a 2015, enfocando a interação entre Professores de turma, Assistentes de turma e Supervisores Pedagógicos..


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora designada para ministrar a disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de graduação em Matemática e Educação Física da UEMG - unidade Ibirité

Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora designada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora designada para ministrar a disciplina de Psicologia da Educação na graduação de Pedagogia da UEMG/BH

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Professora na graduação de Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação para os anos iniciais do Ensino Fundamental; - Psicologia da Educação para Educação Infantil; - Orientação de Monografia; - Pesquisa em Educação;

Atividades

06/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Ibirité, .

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Ibirité, .

02/2013 - 08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Psicologia da Educação para Educação Infantil; Orientação de trabalho de Conclusão de final de curso (TCC)

Nova Faculdade, NF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 18
Outras informações
- Professora contratada para ministrar a disciplina de Educação escolar e inclusiva (18/hs) no curso de pós-graduação lato-sensu em Psicopedagogia;

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 27
Outras informações
- Professora contratada para ministrar a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e aprendizagem (27/hs) no curso de pós-graduação lato-sensu em Psicopedagogia;

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
- Professora de Psicologia Jurídica na graduação de Direito.

Atividades

04/2013 - 06/2013
Ensino, Especialização em Pisicopedgogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professora no curso de pós graduação lato sensu, ministrando a disciplina de Psicologia do desenvolvimento

Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora contratada via RPA, Carga horária: 24
Outras informações
Professora contratada para ministrar a disciplina de Processos de Aprendizagem: Interfaces teóricas no curso de pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior (EAD).

Atividades

08/2013 - 10/2013
Ensino, Especialização em Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professora ministrando a disciplina de Processos de aprendizagem: Interfaces teóricas I, no curso de pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior (EAD).

Faculdade de Santa Luzia, FACSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor de educação Superior, Enquadramento Funcional: Professor de educação Superior, Carga horária: 4

Atividades

08/2010 - 02/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina à distância: Fundamentos Psicossociais / Psicologia.
08/2010 - 02/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina à distância: Fundamentos Psicossociais / Psicologia.
08/2010 - 02/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina à distância: Fundamentos Psicossociais / Psicologia.
08/2010 - 02/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina à distância: Fundamentos Psicossociais / Psicologia.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Grupo de Magistério Superior, na Faculdade de Educação, no Departamento: Ciências Aplicadas à Educação, na área de Conhecimento: Psicologia da Educação/Educação Inclusiva. Aprovada no processo seletivo do Edital: no 261, de 05/06/2018, publicado no DOU de 07/06/2018 no regime de Trabalho: 40 (quarenta) horas semanais e homologado no no DOU de 04/07/2018.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no pós-doutorado
Outras informações
Bolsista da: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Pós-Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação (PPGE/FaE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizando a pesquisa intitulada "Circulação de inovações em Educação Especial na formação de educadores, ensinamentos da educadora portuguesa Maria Irene Leite da Costa na Fazenda do Rosário, Ibirité, MG (1957)", sendo supervisionada pela professora Dra. Regina Helena de Freitas Campos.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista da CAPES no curso de Doutorado do Programa de pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrar aulas no 1º semestre de 2016 na Faculdade de educação da UFMG da disciplina "Tópicos em Ciências da Educação - TOP4", para a turma de Licenciatura em Pedagogia noite, além de preparar material didático, correção de exercícios e orientação de trabalhos, sendo orientada pela professora Doutora Regina Helena de Freitas Campos.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrar aulas 1º semestre de 2015 na Faculdade de educação da UFMG da disciplina "Psicologia da Educação: aprendizagem e ensino", para a turma TM da Licenciatura noite, além de preparar material didático, correção de exercícios e orientação de trabalhos, sendo orientada pela professora Doutora Regina Helena de Freitas Campos.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Autônomo via RPA, Enquadramento Funcional: Tutora em curso de pós-gaduação, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades como tutora curso de Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Pedagogia, Biologia, Pedagogia e Educação Física ministrando a seguinte disciplina: - Psicologia

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação I - Desenvolvimento e Aprendizagem - Psicologia da Educação II - Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky - Psicologia da Educação III - Contribuições da Psicanálise para Educação

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Letras ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação I - Desenvolvimento e Aprendizagem - Psicologia da Educação III - Contribuições da Psicanálise para Educação

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Ciências Biológicas ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação I - Desenvolvimento e Aprendizagem - Psicologia da Educação II - Desenvolvimento e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky - Psicologia da Educação III - Contribuições da Psicanálise para Educação

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação I: Psicologia Comportamental - PED 1M - Psicologia da Educação I: Psicologia Comportamental - PED 1N

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Ciências Biológicas ministrando a seguinte disciplina: - Psicologia da Educação I - CBAM

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação de Ciências Biológicas ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da educação II - CB2AM - Psicologia da educação III - CB3AM

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e aprendizagem em piaget e Vygotsky - PED II M - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky - PED II N - Psicologia da Educação: Contribuições da Psicanálise para a educação - PED III N - Psicologia da educação: Contribuições da Psicanálise para a Educação - PED III N

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Letras ministrando as seguintes disciplinas: - Psicologia da Educação: Psicologia Comportamental - LET 1N - Psicologia da Educação: Contribuições da Psicanálise para a Educação - LET 3N

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Educação Superior no curso de graduação em Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: - Educação Inclusiva: Necessidades educativas Especiais I - PED 4M - Educação Inclusiva: Necessidades educativas Especiais I - PED 4N

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Docente de Ensino Superior no curso de graduação em Pedagogia com as seguintes disciplinas: - Educação Inclusiva: Necessidades Educativas Especiais II - PED 5M - Educação Inclusiva: Necessidades Educativas especiais II - PED 5N

Atividades

09/2010 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Educação Superior Anísio Teixeira (ISEAT), .

Cargo ou função
- Membro do colegiado do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (ISEAT) da Fundação Helena Antipoff (FHA), representando o corpo docente do curso de Pedagogia, no período de setembro de 2010 até dezembro de 2012..
08/2010 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I: Desenvolvimento e Aprendizagem; Psicologia da Educação III: Contribuições da Psicanálise para a Educação
08/2009 - 12/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I: Psicologia Comportamental; Psicologia da Educação II: Desenvolvimento em e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky; Psicologia da Educação III: As contribuições da Psicanálise para a Educação;
08/2009 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva: Ncessidades Educativas Especiais
Psicologia da Educação I: Psicologia Comportamental; Psicologia da Educação II: Desenvolvimento em e Aprendizagem em Piaget e Vygotsky; Psicologia da Educação III: As contribuições da Psicanálise para a Educação;

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista da CAPES no curso de Mestrado em Educação Tecnológica do programa de pós-graduação em de Mestrado em Educação Tecnológica

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 10

Atividades

03/2009 - 06/2009
Ensino, Gestão da Qualidade na Consrução Civil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Instrutora da disciplina Relações Humanas no Trabalho, do curso de capacitação em Gestão da Qualidade na Consrução Civil do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST)

Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 4
Outras informações
Atendimento psicoterápico a crianças, adolescentes e adultos


Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor na Pós-Graduação em Psicopedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Professora na pós graduação em Psicopedagogia, ministrando a disciplina de "Transtornos Evolutivos da Aprendizagem", com carga horária de 20 hs.



Linhas de pesquisa


1.
Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff
2.
Associada ao Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA)
3.
Grupo de Pesquisa: História da Psicologia e contexto sócio-cultural, pertencente a FaE/UFMG em parceria com o Centro de Documentação de Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA). Coordenadora Profa. Dra. Regina Helena de Freitas Cmapos.
4.
Grupo de pesquisa em Filosofia, Literatura e Psicanálise, líder do grupo Andrelino Ferreira dos Santos Filho
5.
Grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos sobre Docência - LEDOC, líder do grupo Marilene Oliveira Almeida


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
CIRCULAÇÃO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? ensinamentos da educadora portuguesa Maria Irene Leite da Costa na Fazendo do Rosário, Ibirité, MG (1957)
Descrição: O objetivo da referida pesquisa de pós-doutorado é conhecer a proposta de educação para crianças excepcionais1 na formação de educadores realizada pela educadora e psicóloga portuguesa Maria Irene Leite da Costa (1911-1996) no Curso de aperfeiçoamento de Psicologia Educacional, ocorrido no Complexo Educacional Rural da Fazendo do Rosário2, em Ibirité, Minas Gerais, no ano de 1957..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2018 - Atual
CIRCULAÇÃO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? ensinamentos da educadora portuguesa Maria Irene Leite da Costa na Fazendo do Rosário, Ibirité, MG (1957)
Descrição: O objetivo da referida pesquisa de pós-doutorado é conhecer a proposta de educação para crianças excepcionais1 na formação de educadores realizada pela educadora e psicóloga portuguesa Maria Irene Leite da Costa (1911-1996) no Curso de aperfeiçoamento de Psicologia Educacional, ocorrido no Complexo Educacional Rural da Fazendo do Rosário2, em Ibirité, Minas Gerais, no ano de 1957..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1
2018 - Atual
MEMÓRIAS REVISITADAS
Descrição: Pesquisa com foco nos diálogos entre as experiências de professoras e alunas do Curso Normal Regional no Complexo da Fazenda do Rosário realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais ? Unidade Ibirité, com apoio do Programa Institucional de bolsas de iniciação científica PAPq ? UEMG e do Grupo de Pesquisa em História da Psicologia e Contexto Sócio-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Camila Jardim Meira - Coordenador / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Integrante.
2016 - 2016
Projeto de Educação Integral no polo Fundação Helena Antipoff: diálogos com a perspectiva educacional antipoffiana
Descrição: Professora Pesquisadora no Projeto de Educação Integral no polo Fundação Helena Antipoff: diálogos com a perspectiva educacional antipoffiana. Pesquisa desenvolvida com alunos entre 10 e 14 anos do Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff, Ibirité, Minas Gerais. Visa compreender o quê os alunos mais têm vontade ou curiosidade em aprender e gostam de fazer. Os resultados da pesquisa contribuirão para que responsáveis pelo Projeto de Educação Integral possam elaborar e propor oficinas e atividades pedagógicas que considerem os interesses deles em articulação com os macrocampos do Programa Mais Educação. Pesquisa com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBIC/UEMG/FAPEMIG..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / CAMPOS, Regina Helena de Freitas - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante.
2016 - 2016
Projeto de extensão Granjinha Escolar: contribuições da Pedagogia Antipoffiana para a formação integral de crianças e adolescentes do Projeto Escola de Helena
Descrição: Professora Pesquisadora no Projeto de extensão Granjinha Escolar: contribuições da Pedagogia Antipoffiana para a formação integral de crianças e adolescentes do Projeto Escola de Helena. Propor, juntamente com os profissionais que atuam no Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff, a Granjinha como alternativa pedagógica onde professores, bolsista, orientadores, crianças e adolescentes possam realizar suas observações, estágios pedagógicos, aprendizagem técnica em serviços agro artesanais e indústrias rurais, cooperativa rural escolar, recreação, articulando suas expectativas aos macrocampos definidos pelo Programa Mais Educação. Pesquisa com apoio do Programa Institucional de Apoio à Extensão - PAEx/UEMG.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Camila Jardim Meira - Coordenador / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Alexandra Vieira Sturzeneker - Integrante.
2015 - 2016
Interação da equipe polidocente de formação na EaD: a experiência da especialização em Gestão Escolar da UFOP
Descrição: A pesquisa está sendo desenvolvida junto aos professores e assistentes de turma dos 10 polos contemplados no curso de especialização em Gestão Escolar da UFOP, que trabalharam no respectivo curso entre os anos de 2013 à 2015 e que continuam a trabalhar na equipe, atuando na 3º turma do referido curso. Além destes profissionais, também serão contempladas as supervisoras pedagógicas que trabalharam no curso no mesmo período. Seu objetivo é analisar se o desenho da equipe de formação do curso de especialização em Gestão Escolar da Escola de Gestores da UFOP, no período de 2013 a 2015, enfocando a interação entre Professores de turma, Assistentes de turma e Supervisores Pedagógicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Breynner Ricardo de Oliveira - Coordenador / Lídia Gonçalves Martins - Integrante / Waleska Medeiros De Souza - Integrante / Juliana Cordeiro Soares Branco - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8
2014 - 2017
O ENSINO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE A EXPERIENCA DOS CURSOS PARA PROFESSORES RURAIS NA FAZENDA DO ROSÁRIO (1948 - 1974)
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições da proposta de ensino da Psicologia para a construção da identidade docente nos cursos voltados para o aperfeiçoamento de professores rurais na Fazenda do Rosário, sob a orientação de Helena Antipoff e seus colaboradores no período de 1948 a 1974. Para tanto, estão sendo analisados os cadernos de diários escritos pelos alunos-professores que participaram cursos durante o período estipulado pela pesquisa e que estão arquivados no Memorial Helena Antipoff na Fundação Helena Antipoff. Além disso, a intenção será realizar entrevistas formais com depoentes que escreveram nos diários no período de 1948 à 1974..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Coordenador / CAMPOS, Regina Helena de Freitas - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2008 - 2010
TRABALHO E INDIVIDUALIDADE NA LÓGICA DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Descrição: O objetivo da pesquisa foi analisar de que modo se articulam na lógica das competências profissionais os princípios de emancipação ou formação da individualidade e de adaptação do trabalhador às exigências e necessidades da flexibilidade do mercado. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como objeto de estudo a lógica das competências profissionais tal como definida pelo francês Philippe Zarifian em sua obra ?Objetivo competência: por uma nova lógica?. O método de abordagem utilizado foi a análise de conteúdo de caráter qualitativo, sendo que a referência para esta análise foi uma rede conceitual tecida a partir dos textos de autores frankfurtianos Horkheimer, Adorno e Marcuse. Tentou-se, desta forma, constatar que na lógica das competências profissionais há uma exaltação da individualidade do trabalhador, e essa exaltação se manifesta por meio de uma linguagem que contrapõe o trabalho no contexto do taylorismo-fordismo com as novas formas de atividades existentes no contexto da acumulação flexível. A conclusão mais geral é no sentido de que quanto maior é a adaptação às competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho por parte do trabalhador, menor será a sua individualidade. Isso constitui uma aporia, pois a condição necessária ao desenvolvimento da individualidade pressupõe o tempo livre e não a plena mobilização do indivíduo pelo trabalho e para o mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Coordenador / José Geraldo Pedrosa - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2016 - 2016
Granjinha Escolar: contribuições da Pedagogia Antipoffiana para a formação integral de crianças e adolescentes do Projeto Escola de Helena
Descrição: Propor, juntamente com os profissionais que atuam no Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff, a Granjinha como alternativa pedagógica onde professores, bolsista, orientadores, crianças e adolescentes possam realizar suas observações, estágios pedagógicos, aprendizagem técnica em serviços agoartesanais e indústrias rurais, cooperativa rural escolar, recreação, articulando suas expectativas aos macrocampos definidos pelo Programa Mais Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Camila Jardim Meira - Coordenador / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Alexandra Vieira Sturzeneker - Integrante / Patrícia Carla de Souza Quiroz - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VIII Conferência Bra
2017 - 2017
Periódico: Psicologia, educação e o debate ambiental
2016 - 2016
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2016 - Atual
Periódico: Boletim do CDPHA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Patrona das turmas de Pedagogia (manhã e noite) 1º semestre de 2014, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.
2012
Paraninfa da turma de Pedagogia manhã / 2º semestre, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.
2012
Professora Homenageada do curso de Pedagogia (noite) - 2º semestre, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.
2011
Professora Homenageada do curso de Pedagogia, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.
2011
Paraninfa da turma de Pedagogia manhã / 2º semestre, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE2018OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE ; MARTINS, LÍDIA GONÇALVES ; Duarte, Adriana Otoni . Tensões e contradições do trabalho polidocente na formação de professores na modalidade a distância: uma análise do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 638-656, 2018.

2.
OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE2017OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE ; MARTINS, LÍDIA G. ; DUARTE, Adriana Otoni S. . Interação no ciberespaço e formação de professores: análise da sala de interação virtual do programa escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1441-1461, 2017.

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.2011DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Aporias da individualidade na lógica competência. EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 16, p. 9-22, 2011.

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.2006DUARTE, Adriana Otoni S.A.. A relação pré-edipiana: Mãe e filha. Revista do curso de Psicologia: De um curso a um discurso, v. 1, p. 21-23, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.) ; CASSEMIRO, M. F. P. (Org.) . Organização do livro Psicologia, educação e o debate ambiental: retomando a perspectiva ecológica antipoffiana. 1. ed. Belo Horizonte: , 2017. 350p .

Capítulos de livros publicados
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CASSEMIRO, M. F. P. ; CAMPOS, R. H. F. ; ALMEIDA, M. O. . Interesses das crianças do Polo Fundação Helena Antipoff: pode um inquérito contribuir para uma proposta de Educação Integral?. In: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. , p. 181-196.

2.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Formação continuada de professores na modalidade a distância: uma análise de Programa Nacional Escola de Gestores da Universidade Federal de Outro Preto. In: MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de; BARBOSA, José Mário Silva; FLORESTA, Maria das Graças. (Org.). Formação de profissionais da Educação Básica: reflexões para se pensar a educação a distância. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 77-94.

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; MEIRA, C.J. ; CAMPOS, R. H. F. . GRANJINHAS ESCOLARES: experiências de formação integral na Fazenda do Rosário no período de 1957 a 1974. In: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: retomando a perspectiva ecológica antipoffiana. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. , p. 216-234.

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Desafios na formação continuada de professores em EaD: a experiência do curso de especialização em Gestão Escolar. In: Breynner Ricardo de Oliveira; Adriana Maria Tonini. (Org.). Educação a distância e formação continuada de professores: múltiplas dimensões e desafios da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. 1ed.: , 2016, v. , p. 113-144.

5.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; LIMA, Reinaldo Pereira . Atualização do Projeto Politico Pedagógico através da interação escola/comunidade. In: Breynner Ricardo de Oliveira; Adriana Maria Tonini; Lídia Gonçalves Martins. (Org.). Gestão escolar em perspectiva: a implementação de projetos de intervenção nas escolas participantes do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. 1ed.: , 2016, v. , p. 51-74.

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; VEIGA, Enésio dos Santos . A instituição do Grêmio Estudantil e suas possíveis implicações para a Gestão Escolar. In: Breynner Ricardo de Oliveira; Adriana Maria Tonini; Lídia Gonçalves Martins. (Org.). Gestão escolar em perspectiva: a implementação de projetos de intervenção nas escolas participantes do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. 1ed.: , 2016, v. , p. 111-132.

7.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte. (Org.). Digital Technologies & Future School Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados). 1ed.Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. , p. 1161-1168.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; STURZENEKER, Alexandra Vieira ; MEIRA, C.J. ; CAMPOS, R. H. F. . Granjinha Escolar: contribuições para a formação integral de crianças do Projeto escola de Helena. In: Práticas e pesquisas em psicologia e educação: experiências em Minas Gerais, 2017, Belo Horizonte. I Encontro de Práticas e pesquisas em psicologia e educação: experiências em Minas Gerais. Belo Horizonte: CRP 04, 2017. v. 1. p. 129-142.

2.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Saber polidocente na EaD: a atuação da equipe de formação do Programa Escola de Gestores da UFOP. In: VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO, 2016, Santa Maria - RS. Anais do VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO, 2016.

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. ; PERUCE, Leidelaine Sérgio . SABERES E IDENTIDADES DOCENTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A EQUIPE DE FORMADORES DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos. SIED:EnPED:2016. São Carlos, 2016.

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . SABER POLIDOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. In: IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016, 2016, Lisboa - Portugal. Anais do IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016 Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 1583-1590.

5.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; MARTINS, L. G. ; OLIVEIRA, B. R. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. In: IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016, 2016, Lisboa/Portugal. Anais do IV Congresso Internacional TIC e Educação ? ticEDUCA2016 Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 2022-2029.

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ALMEIDA, M. O. ; CASSEMIRO, M. F. P. ; COUTO, Raphaela Maia Barbosa . INTERESSES DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO POLO FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF - IBIRITÉ/MG. In: Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal - Rio Grande do Norte. Congresso Nacional de Educação anuncia a realização da 3ª edição do CONEDU, 2016.

7.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; CASSEMIRO, M. F. P. ; ALMEIDA, M. O. ; COUTO, Raphaela Maia Barbosa . O brinquedo preferido das crianças e adolescentes do Projeto Educação Integral da Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG. In: III Seminário Internacional de Arte, 2016, Ibirité/MG. III Seminário Internacional de Arte, 2016.

8.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CASSEMIRO, M. F. P. ; ALMEIDA, M. O. ; CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; ARRUDA, J. L. . Os interesses dos alunos da Escola de Helena: Revisitando o método de perguntas de Helena Antipoff. In: III Seminário Internacional de Artes, 2016, Ibirité/MG. III Seminário Internacional de Artes, 2016.

9.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . POLÍTICA EDUCACIONAL E FORTALECIMENTO DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL: O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES E A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. In: CONGRESS OF THE LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION (LASA), 2016, NEW YORK. CONGRESS OF THE LATIN AMERICAN STUDIES ASSOCIATION (LASA), 2016.

10.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Desafios da formação continuada de professores na modalidade a distância: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar da UFOP. In: ESUD ? CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2015, Salvador. Anais do XII ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e I CIESUD Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância. Salvador: UNIREDE, 2015. p. 1-1210.

11.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO E AÇÕES FORMATIVAS NA EAD: a experiência da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. Anais do XII ESUD Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e I CIESUD Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância. Salvador: UNIREDE, 2015. p. 1-1210.

12.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Trabalho abastrato e individualidade humana na lógica competência. In: IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011, Curitiba. IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: ciência e tecnologia construindo a igualdade na diversidade. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Trabalho e individualidade na Teoria das Competências Profissionais. In: I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em educação de Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em educação de Belo Horizonte, 2009. v. I.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, R. H. F. . La psychologie pour les professeurs ? l'expérience d'Helena Antipoff dans la Fazenda do Rosário, à Ibirité, dans le Minas Gerais (1948 ? 1974). In: Colloque: Enjeux, débats et perspectives : 50 ans de sciences de l'éducation 18-20 oct. 2017, 2017, Caen (France). Colloque: Enjeux, débats et perspectives : 50 ans de sciences de l'éducation 18-20 oct. 2017, 2017.

2.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CASSEMIRO, M. F. P. ; ALMEIDA, M. O. . A pesquisa sobre ideais e interesses da criança mineira e sua atualidade. In: XXXV Encontro Anual Helena Antipoff, 2017, Belo Horizonte. Boletim CDPHA, 2017. v. 27. p. 51-53.

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ALMEIDA, M. O. ; CASSEMIRO, M. F. P. . Educação Integral no polo Fundação Helena Antipoff: possibilidade de um diálogo com a educação integral. In: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia, 2016, Mariana / MG. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, 2016. v. 26. p. 1-374.

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; MEIRA, C.J. . Granjinhas escolares: experiências de formação integral vivenciadas na Fazenda do Rosário no período de 1954 a 1974. In: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XiV, 2016, Mariana - MG. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, 2016. v. 26. p. 1-374.

5.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, R. H. F. ; ALMEIDA, M. O. ; CASSEMIRO, M. F. P. ; COUTO, Raphaela Maia Barbosa . EDUCAÇÃO INTEGRAL NO POLO FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF diálogos com a perspectiva educacional antipoffiana. In: 18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016, 2016, Belo Horizonte. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão 2016, 2016.

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ALMEIDA, M. O. ; CASSEMIRO, M. F. P. . Educação Integral: Ideais e Interesses dos alunos do Polo Fundação Helena Antipoff. In: II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia, 2016, Ibirité. II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia - Projeto de Pesquisa desenvolvidas no Memorial Helena Antipoff, 2016.

7.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ALMEIDA, M. O. ; CASSEMIRO, M. F. P. ; COUTO, Raphaela Maia Barbosa . Interrogar para saber: o que mais gostam de fazer na escola as crianças e adolescentes do Projeto Educação Integral Fundação Helena Antiipoff em Ibirité/MG?. In: 18 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016. v. 18.

8.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Percurso formativo dos alunos-gestores na EaD: o curso de especialização em Gestão Escolar daUFOP. In: X SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente: alteridade, formação e condição docente e V Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva, 2015, Ouro Preto. X SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente: alteridade, formação e condição docente e V Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva. Ouro Preto: UFOP, 2015. p. 1-2017.

9.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, R. H. F. . O ensino de Psicologia na formação da Identidade Docente - A experiência dos cursos de aperfeiçoamento de professores na Fazenda do Rosário (1948 - 1974). In: XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2015, São Paulo. XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2015.

10.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Políticas Nacionais de capacitação profissionais da Educação Básica: as estratégias de formação do Programa Nacional Escola de Gestores. In: X SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente: alteridade, formação e condição docente e V Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva, 2015, Ouro Preto. X SIMPOED Simpósio de Formação e Profissão Docente: alteridade, formação e condição docente e V Encontro do Núcleo de Educação Inclusiva. Ouro Preto: UFOP, 2015. p. 1-207.

11.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas . A Psicologia na formação de educadores na experiência da Fazenda do Rosário,Minas Gerais, sob orientação de Helena Antipoff. In: 44º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Onde a diversidade se encontra, 2014.

12.
CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; BORGES, Adriana Araújo Pereira ; DUARTE, Adriana Otoni S.A. . Construtivismo: a necessidade atual da educação. In: XXIX Encontro Anual Helena Antipoff - Educação Inclusiva: História e atualidade, 2011, Ibirité. Boletim do CDPHA / Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. v. 23. p. 76-77.

13.
ALVES, Fabiana Cassiano Lima ; MOREIRA, Claudicéia Gomes ; REIS, Mislene Barbosa ; ROCHA, Juliana Lopes Claudino ; DUARTE, Adriana Otoni S.A. . A importância da mediação docente para a aprendizagem de alunos disléxicos. In: VII Semana do Conhecimento do Instituto Superior de Educação Anísio Texeira da Fundação Helena Antipoff - Profissão Docente: atuação, formação e políticas,, 2011, Ibirité. VII Semana do Conhecimento do Instituto Superior de Educação Anísio Texeira da Fundação Helena Antipoff - Profissão Docente: atuação, formação e políticas,, 2011.

14.
FILHO, Moacir Felizardo França ; GUIMARÃES, Andréa Rodrigues Marques ; DUARTE, Adriana Otoni S.A. . Modificações que afetam as organizações e os processos produtivos. In: V Encontro Inter-institucional de pesquisa em pós-graduação & Seminário de progresso de pesquisa em pós graduação da IV Semana de ciência & tecnologia do CEFET/MG, 2008, Belo Horizonte. Evolução & diversidade: caderno de resumos. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2008. v. 4. p. 27-308.

Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Escola Ativa: perspectivas teórico-práticas para uma pedagogia antipoffiana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Adriana Otoni Duarte; CAMPOS, R. H. F. . Circulação e Apropriação da Psicologia Funcional Genebrina e Norte-Americana no contexto da Educação Brasileira (Minas Gerais, 1930-1960). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Granja Escolar: Metodologia de Projetos ou 'Pedagogia Antipoffiana'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Educação Integral e experiências escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; MEIRA, C.J. ; CAMPOS, R. H. F. ; STURZENEKER, Alexandra Vieira . Granjinha Escolar - contribuições para a formação integral de crianças do Projeto escola de Helena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, R. H. F. . O Ensino de Psicologia na Formação da identidade Docente - A Experiência dos Cursos de Aperfeiçoamento de Professores na Fazenda do Rosário (1948 - 1974). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. O ensino de Psicologia na formação de professores: relatos dos alunos nos cursos da Fazenda do Rosário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas . O Ensino de psicoloiga e a identidade docente: depoimentos dos professores nos cursos da Fazenda do Rosário em Ibirité/MG (1948 - 1974). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. A PSICOLOGIA SOCIAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: A PROPOSTA DA FAZENDA DO ROSÁRIO (1948 ? 1974). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Percurso Formativo dos alunos-gestores na EaD: o curso de especialização em Gestão Escolar da UFOP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Políticas Nacionais de capacitação dos profissionais da educação básica: as estratégias de formação do Programa Nacional Escola de Gestores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. A psicologia Social na formação de educadores: a proposta da Fazenda do Rosário (1948 - 1974). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. A psicologia Social na formação de educadores: a proposta da Fazenda do Rosário (1948 - 1974). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . Desafios da formação continuada de professores na modalidade a distância: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar da UFOP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; OLIVEIRA, B. R. ; MARTINS, L. G. . ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO E AÇÕES FORMATIVAS NA EAD: a experiência da implementação do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E. . Oficina Construção do Currículo Lattes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ROCHA, E. V. . Oficina Proposta de intervenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas . A Psicologia na formação de educadores na experiência da Fazenda do Rosário,Minas Gerais, sob orientação de Helena Antipoff. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
FERRAZ, Raphael Junio de Carvalho ; DUARTE, Adriana Otoni S.A. . Construtivismo: a necessidade atual da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALVES, Fabiana Cassiano Lima ; MOREIRA, Claudicéia Gomes ; REIS, Mislene Barbosa ; ROCHA, Juliana Lopes Claudino ; DUARTE, Adriana Otoni S.A. . A importância da mediação docente para a aaprendizagem de alunos disléxicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Trabalho e individualidade no modelo das competências profissionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Trabalho e individualidade no modelo das competências profissionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Trabalho e individualidade na lógica das competências profissionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Trabalho e individualidade na teoria das competências profissionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Trabalho e individualidade na lógica das competências profissionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; José Geraldo Pedrosa . Modificações que afetam as organizações e os procesos produtivos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. A relação pré-edipiana> mãe - filha. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Andreia Mara Bueno Albertini. (Re)construção do projeto político pedagógico: desafios e possibilidades. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Ariana de Sousa Sabino. Projeto Político Pedagógico: reconstrução a partir da perspectiva de uma escola das famílias e funcionários. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Erika Bergfeld. Educação inclusiva: uma estratégia para o combate à evasão escolar através das salas de atendimento educacional especializado - AEE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Flaviane Theofilo Nogueira Pereira. Diversidade: respeitar a diversidade é promover uma educação inclusiva de qualidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Lamara Edna Nunes. Fortalecimento do conselho escolar: a efetivação da educação democrática através da participação da comunidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; Miranda, Christianne C. L. A.; SOUZA, Sandra Freitas de. Participação em banca de Miriã Costalonga Mac-Intyer Siqueira. Concepções e práticas: ações dialógicas na reelaboração e implementação do projeto político pedagógico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Ribamar Rodrigo de Oliveira. Bases sólidas para a reelaboração do projeto político pedagógico: conhecimento integral sobre projeto pedagógico e sua relação com a escola atual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Sandra Freitas de; Miranda, Christianne C. L. A.. Participação em banca de Sônia Neves Ribeiro. Alterações do projeto político pedagógico: análise das alterações realizadas no ano de 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; Miranda, Christianne C. L. A.; SOUZA, Sandra Freitas de. Participação em banca de Valquíria de martins Carbonieri. Família escola e gestão democrática: estratégias para promover a articulação e aproximação da comunidade escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; Miranda, Christianne C. L. A.; SOUZA, Sandra Freitas de. Participação em banca de Viviane Reghim Calheiros. Reelaboração do projeto político pedagógico: adequando à realidade escolar de forma democrática e participativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Carla marques da Costa. A implementação do Projeto Escola em Tempo Integral (PROETI): um estudo de caso na Escola Estadual Deputado Edgar Pereira em Varzelândia/MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Carla Moreira dos Santos. Os efeitos da implementação do Reinventando o Ensino Médio na Escola Estadual de Divisa Alegre. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Carlos Edmar Ferreira. A implementação do grêmio estudantil na Escola José Fernandes de Souza. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Dalva Gomes da Silva. A participação da comunidade escolar na reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Escola estadual João Beraldo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Débora de Souza Fernandes. Relação escola-família: uma análise da participação dos pais no Centro Municipal de educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Dineuza Lima de Oliveira. Intervindo nos fatores que afetam o ensino/aprendizagem dos alunos do ciclo de alfabetização da Escola Estadual de Gameleira M/G. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Eliel Mendes Campos. Uma análise crítica do PPP resignificando o projeto. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Eugênio Rodrigues Santos. Projeto político Pedagógico: a construção de um caminho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Fernando Soares Andrade. A construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Laudelina Fonseca na perspectiva democrática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; BATISTA, D. P. L.; CUNHA, C. D.. Participação em banca de Sidilene Fagundes Vilela de Avila. Leitura na educação infantil - caminhos para a alfabetização e o letramento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; BATISTA, D. P. L.; CUNHA, C. D.. Participação em banca de Eliane Aparecida Soares da Cruz. A integração da família no contexto escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; BATISTA, D. P. L.; CUNHA, C. D.. Participação em banca de Giuliana Nepomuceno Cioimbra. As dificuldades na leitura e escrita dos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da Escola municipal Arão Reis - Caraí M/G. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

23.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; BATISTA, D. P. L.; CUNHA, C. D.. Participação em banca de Maria Eli Luiz dos Santos. Leitura na escola: uma ação a praticar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

24.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; BATISTA, D. P. L.; CUNHA, C. D.. Participação em banca de Neuza Gomes Paiva Filha. Família e escola uma parceria que dá certo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

25.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PIZELLI, P. M. N.; SANTOS, G.. Participação em banca de Cássia Marize de Oliveira Melo e Aguiar. Escola: a influência desta relação no desenvolvimento das crianças do CEMEI Monteiro Lobato. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

26.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Elissandra Jesus Rodrigues. Clima organizacional da Escola Municipal Agenor evangelista Filho: fortalecendo o vínculo família-escola e a qualidade da educação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

27.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Enésio dos Santos Veiga. A instituição do grêmio estudantil e suas possíveis implicações na gestão da escola Estadual Professora Marilda de Oliveira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

28.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Francilucy Aparecida de Almeida Macedo. O grêmio estudantil da Escola Estadual Carlos Chagas: desafios e possibilidades de fundação, organização e implementação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

29.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Leila Cibeli Silveira Mendes. Clima Organizacional da Escola Municipal Quintiliana Lúcia Vieria: estratégia de motivação na qualidade do ensino. 2015.

30.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Maria Alcídia de Carvalho. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dona Rita Santos Braga. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

31.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Reinaldo Pereira Lima. Atualização do Projeto Político Pedagógico através da interação escola/comunidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

32.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Renata Alexandra Saldanha Coutinho. Dificuldades encontradas na implantação do Grêmio Estudantil na escola estadual Padre José Silveira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

33.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SANTOS, G.; PIZELLI, P. M. N.. Participação em banca de Zulmira Alves Pego. Grêmio estudantil: desafios para a construção de uma gestão igualitária e participativa dos alunos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

34.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; BATISTA, D. P. L.; CUNHA, C. D.. Participação em banca de Cláudia Gonçalves Magalhães. A reconstrução do Projeto Político Pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

35.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Aline Amador de Souza Mantesso. A avaliação escolar e a proposta pedagógica: um estudo de caso na Escola Estadual Melo Viana - Divino (MG). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

36.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Almir Vieira Júnior. Intervenções Pedagógicas como ponto de partida: construção democrática do PPP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

37.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SILVA, B. E.; ERAS, E.. Participação em banca de Ana Maria da Silva Lima de Figueiredo. O coordenador pedagógico como articulador na formação de professores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

38.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Andréa Acipreste de Oliveira Ribeiro. Avaliação Escolar: análise de resultados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

39.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Cristina Antônia Ribeiro. O coordenador pedagógico como articulador pedagógico do trabalho coletivo para a transformação do contexto escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

40.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Eliane Rosa de Fátima Pereira. O trabalho do coordenador pedagógico na formação continuada docente no âmbito escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

41.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Ester Prado da Silva e Santos. O papel do coordenador pedagógico no desenvolvimento do processo educacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

42.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de José Fernandes de Almeida. Indisciplina dos alunos: análise e intervenções no universo escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

43.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Karla Barbosa Mendes Almeida. Os desafios da aprendizagem em relação aos conhecimentos escolares básicos e necessários para o prosseguimento da série escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

44.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Alalizia Meira Bustamante. Avaliação institucional como instrumento de medicação e intervenção na realidade escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

45.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Cláudia Drumond da Silva Oliveira. Reconhecer e transformar em uma ação democrática: o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dulce maria Homem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

46.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Creusa Coelho da Silva Rocha. Projeto Político Pedagógico do ensino e trabalho pedagógico colaborativo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

47.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Gisele Aparecida de Oliveira Souza. Reflexões sobre a importância de uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

48.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Luciana Tomaz da Silva Aquino Mendes. Construção de um Projeto Político Pedagógico Emancipatório e Democrático. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

49.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ERAS, E.; SILVA, B. E.. Participação em banca de Rosilene de Jesus Corrêa Barros. Avaliação: uma ferramenta mediadora no processo de aprendizagem na educação infantil através da reestruturação das práticas pedagógicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

50.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Andréia Cândida dos Santos. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: a importância do diagnóstico e das múltiplas parcerias para vencer os desafios em uma classe regular de ensino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

51.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Elza Luiz de Oliveira. Perspectivas históricas da educação especial no Brasil: a caminho da inclusão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Aline Silva; DIAS, Kellen Sousa; DUARTE, Adriana Otoni S.A.; VIERA, Natália Reine. Participação em banca de Aline Silva Pereira; Kellen Sousa Dias, Natália Reine Vieria.Equoterapia: novo campo de atuação do Pedagogo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CANETE, L. S. C.; MEIRA, C.J.. Participação em banca de Alessandra Lopes; Cleidiane Pires; Cleonice Paranhos;.Linguagem oral na educação infantil: análise de práticas docentes em uma escola de rede particular de Contagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Maria da Glória Jesus Silva; Tânia Aparecida Amorim.Os desafios da Educação Inclusiva no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: análise sobre as práticas docentes em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; SOUZA, Marília Rodrigues de; SILVA, Poliana Campos. Participação em banca de Márcia Regina Xavier Lourenço.A necessidade de conhecer o Bullying no ambiente escolar: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

5.
TELES, Kátia de Oliveira; BARBOSA, Maria Cristina de Souza; SANCHES, Simone Gonçalves; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Denise Gonçalves Dias.As dificuldades enfrentadas pelo educador no processo de ensino aprendizagem de alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; PINHEIRO, Glauciliene; SAPAVINI, Márcia Cristina; SOARES, Maria Aparecida. Participação em banca de LOURENÇO, Adriana dos Santos N..Metodologia e recursos para alfabetização de educandos cegos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

7.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues Dantas.A formação de professores no ISEAT: um olhar sobre a disciplina educação inclusiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff.

8.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Ana Paula de Souza Dias.A inclusão do professor deficiente visual: uma visão do incluso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff.

9.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Sinara Moraes.Adaptações para a alfabetização de crianças com paralisia cerebral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff.

10.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Josiane de Oliveira.A inclusão do aluno com autismo na rede municipal de ensino de educação de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff.

11.
REIS, Doralice Pereira; CARDOSO, Fabiana Gomes; PAIVA, Fabiana Gomes Salgueiro; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Cristiane de Souza Castro.A prática de bullying no contexto escolar: percepção dos alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular no município de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

12.
SOUZA, Josidete Antonia de; JÚNIOR, Marina Martins; SANTOS, Rachel Aparecida Rocha dos; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Elaine Cristina Dias de Morais.Projeto ambientação: proposta de educação ambiental para a implementação de coleta seletiva em uma escola do município de Ibirité, RMBH, MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

13.
SILVA, Elaine Vieira de Souza; HILÁRIO, Irene Aparecida Ferreira; SILVA, Leandra Patrícia de Oliveira; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Edna de Souza Motti.Estudo de caso de inclusão de uma criança com síndrome de Down, em escola particular do município de Contagem, MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

14.
JESUS, Gorete Fátima de; ALVIM, Luciana Elias; OLIVEIRA, Wânia Matias de; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Emanuelle Caroline do Nascimento Maritns.A criança autista e sua inserção escolar no Ensino Fundamental em uma escola Municipal da rede de Belo Horizonte: uma perspectiva de inclusão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

15.
GUEDES, Vanessa Fernandes Portela; SANTOS, Vanessa dos; GOMES, Zuleica Aparecida; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Rosineide de Souza Nascimento.A importância do brincar na educação infantil: em uma escola do Município de Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

16.
TEIXEIRA, Edilane Barcelos; WERNECK, Eliane Rosa de Oliveira; ROCHA, Elisabeth Nunes; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Ana Paula Carvalho Magalhães.O processo de ensino e aprendizagem da criança autista: um desafio à prática pedagógica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

17.
FERREIRA, Júlia Graciela; NEIVA, Marília das Fores Nogueira; OLIVEIRA, Silvia Mara de; DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Participação em banca de Fabiana da Dores Neiva.A concepção de criança na organização do espaço em instituições da educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana. 2016. (Encontro).

2.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.O Ensino de Psicologia na Formação da identidade Docente - A Experiência dos Cursos de Aperfeiçoamento de Professores na Fazenda do Rosário (1948 - 1974). 2015. (Simpósio).

3.
I Seminário Temático do curso de Ciências Biológicas - ISEAT: Educação para a Sustentabilidade. 2012. (Seminário).

4.
XXX Encontro Helena Antipoff. 2012. (Encontro).

5.
VII Semana do Conhecimento ISEAT: Profissão docente: atuação, formação e políticas.A importância da mediação docente para a aprendizagem de alunos disléxicos. 2011. (Outra).

6.
XXIX Encontro Anual Helena Antipoff - Educação Inclusiva: História e atualidade.Coordenadora da conferência Educação inclusiva: ampliando os significados. 2011. (Encontro).

7.
XXIX Encontro Anual Helena Antipoff - Educação Inclusiva: História e atualidade.Construtivismo: A necessidade atual de educação. 2011. (Encontro).

8.
III Semana do Conhecimento ISEAT - Saberes e sujeitos da prática de formação.Membro da comissão organizadora. 2010. (Outra).

9.
II SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica: Centenário da rede federal EPT. 2010. (Seminário).

10.
XXIVIII Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, psicanálise e educação na cultura contemporânea e do IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Trabalho e individualidade no modelo das competências profissionais. 2010. (Encontro).

11.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-graduação em Educação de Belo Horizonte.Trabalho e individualidade na teoria das competências profissionais. 2009. (Encontro).

12.
V Simpósio Trabalho e Educação: Homenagem aos 150 anos da publicação da Introdução à crítica da economia política. 2009. (Simpósio).

13.
XI Seminário de progresso e pesquisa em Educação e no VI Encontro Interinstitucional de Pesquisa e Pós-graduação.Trabalho e individualidade na lógica das competências profissionais. 2009. (Seminário).

14.
1º seminário nacional de educação profissional e tecnológica. 2008. (Seminário).

15.
III seminário formação e produção científica e tecnológica na educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. 2008. (Seminário).

16.
V Encontro Inter-Institucional de Pesquisa e Pós-Graduação & X Seminário de IV Semana de Ciência & Tecnologia.Modificações que afetam as organizações e os procesos produtivos. 2008. (Encontro).

17.
O lugar do técnico e do tecnólogo:a educação tecnológica e as demandas do setor produtivo. 2007. (Seminário).

18.
XXII Jornada de Psicologia de um curso a um discurso.A relação pré-edipiana: mãe - filha. 2006. (Encontro).

19.
Dia do Psicólogo. 2004. (Encontro).

20.
V Encontro Nacional sobre o Bebê: ética, psicanálise, saúde e educação. 2004. (Encontro).

21.
A Psicologia e o Mercosul. 2003. (Outra).

22.
Palestra sobre os casos clínicos de Freud - A análise de sintoma obsessivo em uma mulher. 2003. (Outra).

23.
Palestra sobre os casos clínicos de Freud - O caso Schereber. 2003. (Outra).

24.
Palestra sobre os casos clínicos de Freud - um caso de paranóia que contraria a teoria psicanalítica da doença. 2003. (Outra).

25.
Psicologia Hospitalar - um percurso. 2003. (Outra).

26.
Colóquio Carlos Drummond de Andrade: Cem anos. 2002. (Outra).

27.
Dinâmica de grupo I. 2002. (Oficina).

28.
Seminário de Metodologia Científica. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2016. (Outro).

2.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Organizadora da Exposição Helena Antipoff - educadores rurais como agentes de defesa ambiental no XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2016. (Outro).

3.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. I Seminário Temático do curso de Letras. 2012. (Outro).

4.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. Semana do Conhecimento 2012. 2012. (Outro).

5.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.. I Seminário Temático do curso de Pedagogia. 2012. (Outro).

6.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; Ferreira . Semana do Conhecimento. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DÉBORA RIBEIRO JULIANA ARAÚJO LAURITA RODRIGUES NÍVEA VIEIRA. AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a relação entre o brincar e o educar. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Aline Pereira; Kellen Sousa; Natália Vieira; Raphaela Paula. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EQUOTERAPIA: um estudo de caso no Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (CERCAT). Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elissandra Jesus Rodrigues. Clima organizacional da Escola Municipal Agenor Evangelista Filho: fortalecendo o vínculo família-escola e a qualidade da educação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

2.
Enesio dos Santos Veiga. A instituição do grêmio estudantil e suas possíveis implicações na gestão da Escola Estadual Professora Marilda de Oliveira. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

3.
Francilucy Aparecida de Almeida Macedo. O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Carlos Chagas: desafios e possibilidades de fundação, organização e implementação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

4.
Leila Cibeli Silveira Mendes. Clima Organizacional da Escola Municipal Quintiliana Lúcia Vieira: estratégia de motivação na qualidade do ensino. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

5.
Maria Alcídia de Carvalho. Reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Dona Rita Santos Braga. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

6.
Reinaldo Pereira Lima. Atualização do Projeto Político Pedagógico através da interação escola/comunidade. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

7.
Renata Alexandra Saldanha Coutinho. Dificuldades encontradas na implantação do Grêmio Estudantil na escola Estadual Padre José Silveira. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

8.
Zulmira Alves Pego. Grêmio Estudantil: desafios para a construção de uma gestão igualitária e participativa dos alunos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

9.
Cláudia Gonçalves Magalhães. A reconstrução do Projeto Político Pedagógico. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

10.
Cássia Marize de Oliveira Melo Aguiar. Escola: a influência desta relação no desenvolvimento das crianças do CEMEI Monteiro Lobato. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.

Iniciação científica
1.
Waleska Medeiros de Souza. INTERAÇÃO DA EQUIPE POLIDOCENTE DE FORMAÇÃO NA EAD: A EXPERIÊNCIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NA UFOP. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica. Orientador: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.) ; CASSEMIRO, M. F. P. (Org.) . Organização do livro Psicologia, educação e o debate ambiental: retomando a perspectiva ecológica antipoffiana. 1. ed. Belo Horizonte: , 2017. 350p .


Apresentações de Trabalho
1.
DUARTE, Adriana Otoni S.A.; ROCHA, E. V. . Oficina Proposta de intervenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


- Aluna na disciplina isolada de Mestrado e Doutorado Processos e Discursos Educacionais III: Psicologia, Psicanálise e Educação - conexões e saberes na história, da Faculdade de Educação da UFMG (2º semestre de 2012).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:21:59