Marília Nunes Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1482078430417061
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG/2010), Especialista em Arteterapia pela Faculdade Vicentina (FAVI), possui graduação em Música (Flauta doce) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2005) e graduação em Psicologia pela UFMG (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Psicologia e Educação e Psicometria, e na área de Música, com ênfase em performance em música barroca (Flauta doce e canto). Atuou como professora designada de Neuropsicologia, Psicodiagnóstico infantil e Psicologia da Educação no curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis, e de metodologia de ensino e flauta doce nos cursos de Licenciatura, Bacharelado e musicalização infantil na Escola de Música (ESMU) da UEMG. Atualmente é professora efetiva da ESMU/UEMG, ministrando Psicologia e Educação, Flauta doce como instrumento musicalizador, Prática musical em conjunto e Práticas em Pesquisa (TCC); e professora do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG, ministrando disciplinas sobre a relação entre Artes e Neurociências.Tem como principal área de pesquisa a Neuropsicologia da Música, desenvolvendo trabalhos sobre: Processamento cognitivo musical; Amusias; Avaliação neuropsicológica das habilidades musicais; Processamento musical na Síndrome de Williams; Música e relaxamento; Relações entre o processamento numérico e musical; Modularidade do processamento cognitivo musical; Percepção musical e transtornos de aprendizagem e; Memória e emoções musicais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marília Nunes Silva
Nome em citações bibliográficas
NUNES, M.;SILVA, M. N.;NUNES-SILVA, M.;NUNES-SILVA, MARILIA;NUNES-SILVA, MARÍLIA


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Neurociências.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Université de Montreal (Orientador: Isabelle Peretz).
Título: Investigações sobre a modularidade do processamento cognitivo musical, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Vitor Geraldi Haase.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Amusia; Processamento musical; avaliação neuropsicológica; Processamento numérico; Modularidade.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Adaptação, validação e normatização de uma bateria de testes para avaliação de amusia em adolescentes de Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Vitor Geraldi Haase.
Palavras-chave: Processamento musical; avaliação neuropsicológica; Amusia.
2009 - 2010
Especialização em Pós-graduação lato sensu em Arteterapia. (Carga Horária: 520h).
Faculdade Vicentina, FAVI, Brasil.
Título: Interfaces entre a Arteterapia e a Neurociências: um diálogo possível.
Orientador: Celso Luiz Falashi.
2002 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Música (Flauta doce).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1999 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Flauta doce.
Conservatório Estadual de Música de Varginha, CEMVA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Grupo de estudos em Terapia Cognitiva e Prevenção de Suicídio.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2013 - 2013
EEG processing using EEGLAB (given by Stefan Deben. (Carga horária: 15h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
2013 - 2013
Neuropsychology of Music. (Carga horária: 30h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
2012 - 2012
Formação em Docência do Ensino Superior - GIZ. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em XXII Festival Inter. de Mús. Col. e Mús. Antiga. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2011 - 2011
Música Vocal na Renascença - Dominique Visse. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Prática de Conjunto - prof. Charles Toet. (Carga horária: 17h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Canto - Adriana Fernandez e Maria Cristina Kiehr. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em XXI Festival Inter. de Mús. Colonial e Mús. An. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2010 - 2010
III Jornada de Neuropsicologia do LND. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Neurociência da Música - Isabelle Peretz. (Carga horária: 8h).
Centro de Musicoterapia Benezon Brasil, CMBB, Brasil.
2009 - 2009
Flauta doce - II Semana de Música Antiga da UFMG. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso Carl Wernicke de Neuropsicologia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Music Around the World and Music Therapy. (Carga horária: 20h).
Associação de Musicoterapia do Paraná, AMT-PR, Brasil.
2009 - 2009
VI CURSO DE FÉRIAS DE NEUROPSICOLOGIA. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Musicoterapia aplicada a transtornos neurológicos. (Carga horária: 20h).
Associação de Musicoterapia do Paraná, AMT-PR, Brasil.
2008 - 2008
O estudo de casos em neuropsicologia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Análise de Regressão. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Grupos Focais. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Estatística: Análise de Dados A. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Introdução ao SPSS.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Musicoterapia na Neurologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
II Curso de Férias de Neuropsicologia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em XVI Festival Inter. de Mús. Colonial e Mús. Antiga. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível III. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em I Mostra de Mús. Colonial Bras. e Latino Americana. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Língua Francesa - Nível II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em XIV Festival Inter. de Mús. Colonial e Mús. Antiga. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Interpretação de Música Barroca. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Master Class de Flauta Doce. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em XIII Festival Inter. de Mús. Colonial e Mús.Antiga. (Carga horária: 120h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2001 - 2001
XII Festival Inter. de Mús. Colonial e Mús. Antiga. (Carga horária: 120h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2001 - 2001
Master Class de Flauta Doce. (Carga horária: 5h).
Conservatório Estadual de Música de Varginha, CEMVA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em XI Festival Inter. de Mús. Colonial e Mús. Antiga. (Carga horária: 80h).
Centro Cultural Pró-Música, CCPM, Brasil.
2000 - 2000
Master Class "Four Jazz". (Carga horária: 2h).
Conservatório Estadual de Música de Varginha, CEMVA, Brasil.


Atuação Profissional



Néctar Escola Infantil Ltda., NEI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestãção de serviços, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce e musicalização, Carga horária: 1


Centro Psicoterápico, CPT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Oficina de música para pacientes psquiátricos, Carga horária: 4


Fundação de Saúde Integral Humanística, FUNDASINUM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço (Consultoria)
Outras informações
Consultoria em Pesquisa para elaboração de projetos científicos, acompanhamento de pesquisa e orientação de estagiários.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2

Atividades

04/2009 - 08/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Saúde Integral Humanística, .

Linhas de pesquisa
Música e relaxamento
01/2009 - 08/2010
Treinamentos ministrados , Fundação de Saúde Integral Humanística, .

Treinamentos ministrados
Treinamento em metodologia de pesquisa
Aplicação de testes
Análise de dados (SPSS)

Minueto Centro Musical, MCM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Profa. de musicalização infantil e teoria, Carga horária: 5

Atividades

2008 - 2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Musicalização infantil
Flauta doce

Atividade autônoma, A., Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Professora de flauta doce e teoria musical, Carga horária: 4

Atividades

2007 - 2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Percepção musical
Flauta doce

Hospital Felício Rocho, HFR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: estágio especial, Enquadramento Funcional: psicóloga hospitalar, Carga horária: 8

Atividades

03/2007 - 07/2007
Estágios , Unidade de Transplantes de Órgãos, .

Estágio realizado
Implantação do trabalho "A música como recurso terapêutico em hospitais"; corrida de leito e apresentação musical nas enfermarias B/2° andar, CTI Geral, CTI Cardiovascular; viabilização da produção discursiva e elaboração de registro de observações e.

Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, HC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio especial, Enquadramento Funcional: psicóloga hospitalar, Carga horária: 12

Atividades

06/2006 - 12/2006
Estágios , Setor de Hemodiálise, .

Estágio realizado
Atendimento a pacientes e acompanhantes; participação em reuniões clínicas; discussão em equipe multiprofissional; preenchimeto de formulários de estatística e faturamento; elaboração de relatórios..

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de curso de Especialização

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES-REUNI, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 4

Atividades

11/2015 - 06/2016
Ensino, Especialização em Neurociências e suas Fronteiras, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Neurociências e Música (As Múltiplas Interfaces das Neurociências)
Validação de Testes e Dupla Dissociação (Metodologia científica)
03/2011 - 08/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria na disciplina de Estágio em Neuropsicologia
Monitoria na disciplina de Introdução à Neuropsicologia e Neurociência clínica
Monitoria na disciplina Neurociência clínica - questões metodológicas
Monitoria na disciplina Psicologia Cognitiva
08/2010 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Neurociências, .

Linhas de pesquisa
Neuropsicologia da música
01/2007 - 07/2007
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Serviço de Psicologia Aplicada - SPA.

Estágio realizado
Estágio em Plantão Psicológico - atendimento à comunidade UFMG (alunos, funcionários e professores), supervisionado pelo professor Doutor do Departamento de Psicologia Miguel Mahfoud..
01/2007 - 07/2007
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Serviço de Psicologia Aplicada - SPA.

Estágio realizado
Estágio em Terapia de Família (Integrante de equipe terapêutica), supervisionado por Orestes Diniz Neto, professor Doutor do Departamento de Psicologia da UFMG..
01/2006 - 12/2006
Estágios , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Serviço de Psicologia Aplicada - SPA.

Estágio realizado
Estágio curricular - Atendimento clínico adulto a pacientes encaminhados do Hospital das Clínicas da UFMG, supervisionado por Louis Ricci, professor Doutor do Departamento de Psicologia da UFMG..
03/2006 - 07/2006
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Iniciação à Docência IV.

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Ensino Superior, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior - Designado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Mestrado em Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociência e artes
01/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música, Escola de Música.

Atividade realizada
Editora da Revista Modus.
08/2017 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Educação
Instrumento Musicalizador I, II, III e IV - Flauta doce
Prática em conjunto
Práticas em Pesquisa (TCC)
04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro Parecerista do Comitê de Ética e Pesquisa da UEMG.
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

02/2016 - 08/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento musicalizador: Flauta doce I, II, III e IV
Metodologia do ensino do instrumento
Prática musical em conjunto
Práticas em Pesquisa I (TCC)
Flauta doce
02/2016 - 08/2017
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Curso de musicalização - Flauta doce (grupo I - manhã).
06/2015 - 02/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Divinópolis, .

03/2015 - 02/2016
Ensino, Formação Básica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
03/2015 - 02/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado (Avaliação Neuropsicológica)
Neuropsicologia
Psicodiagnóstico infantil
Orientação de TCC

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de curso de Especialização, Carga horária: 8
Outras informações
Módulo - Disciplina: Orientação de Trabalhos Científicos

Atividades

05/2016 - 07/2016
Ensino, pós-graduação em Neuropsicologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalhos Científicos
Neurociências e Música


Linhas de pesquisa


1.
Neuropsicologia da música

Objetivo: Investigar a hipótese da modularidade do processamento musical, considerando as relações entre a cognição numérica e a musical nas Amusias, na Síndrome de Williams e na discalculia..
Palavras-chave: Amusia; number sense; Williams Syndrome; Dyscalculia; Modularity; Music Cognition.
2.
Música e relaxamento

Objetivo: Investigar os efeitos psicológicos e fisiológicos da música para indução de relaxamento..
Palavras-chave: Music; Relaxation.
3.
Música e Neurociências

Objetivo: Investigar os correlatos neuroanatômicos do processamento cognitivo musical..
Palavras-chave: Music; Neuroscience.
4.
Corpo, Música e Cultura
5.
Música e Relaxamento

Objetivo: Investigar os efeitos psicológicos e fisiológicos da música para indução de relaxamento..
Palavras-chave: Music; Relaxation.
6.
Cognição musical e numérica

Objetivo: Investigar as relações entre a cognição musical e numérica..
Palavras-chave: Music Cognition; number sense; Number processing; Music Perception.
7.
Música e Transtornos de aprendizagem


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O efeito da valência e excitabilidade emocional sobre a memória musical em músicos e não músicos.
Descrição: Apesar do processamento de estímulos musicais estar associada à ativação do sistema límbico, envolvido tanto indução de emoções quanto nos processos de memória, a maioria dos estudos sobre memória musical não contempla o papel das emoções na memorização e aprendizagem de melodias. O presente estudo de comparação entre grupos tem por objetivo principal investigar se emoções suscitadas pelo estímulo musical podem modular o desempenho em tarefas de memória musical. Estima-se a participação de 120 indivíduos com idades entre 18 e 40 anos, sendo destes 60 músicos e 60 não músicos. Os participantes responderão primeiro às escalas Beck para verificar a presença e nível de ansiedade e depressão. Depois realizarão uma tarefa de memória musical (codificação e memória imediata) e, em seguida, realizarão uma tarefa de apreensão de dígitos. Após aproximadamente 24h de iniciada a tarefa de memória musical para avaliar a memória imediata, realizarão novamente esta tarefa de memória para investigar a memória musical tardia. Será verificado se melodias com alta excitabilidade são mais fáceis de serem recordadas do que melodias com baixa excitabilidade, tanto por músicos quanto por não-músicos e se melodias de valência positiva são mais fáceis de serem recordadas do que de valência negativa em ambos os grupos. Entender os mecanismos envolvidos na associação entre memória e emoção musical pode contribuir para os processos de aprendizagem musical e desempenho cognitivo em geral tanto em contextos educacionais quanto clínicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Integrante.
2015 - 2016
Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Descrição: Estudos da relação entre música e outras funções cognitivas indicam que o treinamento musical está associado com o desenvolvimento de outras habilidades cognitivas, tais como verbais, visuoespaciais, consciência fonológica, leitura, inteligência e habilidades matemáticas. Por esta associação, a música tem sido utilizada clinicamente como parte do tratamento de doenças que envolvem déficits motores, afetivos, de atenção, memória, autorregularão, afetivos e de comunicação. Neste sentido, a música também tem sido utilizada com crianças e adolescentes que possuem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O presente estudo tem por objetivo avaliar as funções de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e verificar se há relação entre o desempenho desses indivíduos nas tarefas que avaliam a cognição musical e tarefas que avaliam outras funções cognitivas. Participarão deste estudo de comparação entre grupos, um total de 40 indivíduos com idades entre 7 e 14 anos, divididos em dois grupos de 20 participantes cada: um grupo clínico constituído por indivíduos portadores de TDAH, e um grupo de comparação constituído por indivíduos com desenvolvimento típico, sendo pareado por idade cronológica e sexo com o grupo de TDAH. As crianças e adolescentes participarão de pelo menos duas sessões de testagens individuais de cerca de uma hora cada para avaliação da cognição musical, cognição numérica, inteligência e linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Ronaldo Santhiago Bonfim de Souza - Integrante / Marilene Tavares Cortez - Integrante / Aline Aparecida Rocha Caetano - Integrante / Thayna Luiza de Araújo Dias - Integrante.Financiador(es): PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2017
Avaliação da percepção e memória musical em crianças e adolescentes com Síndrome de Williams

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vitor Geraldi Haase em 23/04/2018.
Descrição: A Síndrome de Williams (SW) é um transtorno genético caracterizado por habilidades sociais, verbais e de reconhecimento de faces relativamente preservadas, e habilidades visuoespaciais e numéricas comprometidas. O presente projeto objetiva descrever, a partir de uma série de casos, o desempenho de adolescentes com SW em tarefas de percepção e memória musical no contexto da avaliação neuropsicológica. Participarão do estudo, cinco adolescentes portadores de SW, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Coordenador / Pedro Henrique Santos Abreu - Integrante / Flávia Neves Almeida - Integrante.
2011 - 2015
Investigação da relação entre o processamento de magnitudes nos domínios da cognição numérica e da cognição musical

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vitor Geraldi Haase em 20/08/2012.
Descrição: Os estudos que investigam o processamento cognitivo musical têm cada vez mais contribuído para o entendimento dos mecanismos e redes neurais subjacentes à percepção e execução musical, permitindo a elucidação dos mecanismos subjacentes. A relação entre as habilidades musicais e outras funções cognitivas também contribui para identificar quais domínios são específicos do processamento musical, contribuindo para levantar evidências quanto à hipótese da modularidade e especificidade do processamento musical. Dentro deste contexto a relação entre música e matemática, apesar de muito debatida no âmbito pedagógico, tem sido pouco investigada do ponto de vista neurocientífico. Estudos utilizando estímulos musicais, principalmente relacionados à altura, têm mostrado que o sulco intraparietal pode desempenhar um papel importante no processamento de magnitudes e manipulação de informações relacionadas a estes estímulos, sugerindo que o processamento de identificação de alturas no domínio auditivo possa estar relacionado ao processamento de numerosidade no domínio visual. O presente projeto tem por objetivo investigar a relação entre processamento de magnitudes numéricas e de magnitudes tonais em crianças e adolescentes com síndrome de Williams, em indivíduos com amusia tonal (pitch deafness) e controles com desenvolvimento típico. Estima-se que os grupos experimentais sejam constituídos de 30 indivíduos cada e cada grupo controle de 60 indivíduos sem déficit de aprendizagem e sem história pregressa de doenças neurológicas e/ou otorrinolaringológicas, pareados por idade (cronológica e mental no caso da SW), sexo e escolaridade com os grupos experimentais. Os participantes realizarão no mínimo três sessões de avaliações utilizando testes neuropsicológicos. Os escores obtidos pelos participantes serão tabulados em um banco de dados que servirá de base às análises estatísticas. Serão utilizadas estatísticas descritivas e inferenciais para caracterização da amostra e comparação en.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Coordenador / Pedro Henrique Santos Abreu - Integrante / Leonardo Araújo Alves - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2016
Avaliação de músicas compostas para indução de relaxamento e de seus efeitos psicológicos
Descrição: As técnicas de relaxamento se configuram como importantes estratégias utilizadas durante o processo terapêutico, tendo sido consolidadas como procedimentos válidos de intervenção psicológica ao longo do século XX. Estudos indicam que a utilização da música pode auxiliar na promoção do relaxamento e consequente facilitação do processo terapêutico. Os efeitos psicofisiológicos eliciados pela audição de músicas com características específicas podem contribuir para a redução do estresse e dos níveis de cortisol. O presente estudo tem por objetivo avaliar as características das músicas compostas para a fase preparatória da ADI/TIP e seus efeitos psicológicos, buscando verificar se elas podem contribuir para a indução de relaxamento. Para tanto, será realizada por dois profissionais graduados em música uma análise teórica das características das músicas compostas. Além disso, participarão do estudo 42 voluntários que responderão a um protocolo de avaliação da percepção subjetiva de sentimentos e emoções antes e depois de ouvirem a música, o que permitirá avaliar se as músicas são percebidas por eles como relaxantes e comparar com os dados obtidos na análise das músicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Liliane Cristina Moreira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
Adaptação de uma Bateria de Testes para Avaliação de Amusia para uso com Adolescentes no Brasil
Descrição: O projeto tem como objetivo adaptar a Montreal Battery of Evaluation of Amusia MBEA para uso com adolescentes em Belo Horizonte, tendo em vista ampliar as possibilidades diagnósticas dos diversos déficits de habilidades musicais, agrupados sobre o termo amusia, no contexto brasileiro. Estudos realizados com indivíduos que apresentaram déficits seletivos de habilidades musicais oriundos de lesões cerebrais permitiram a construção de modelos úteis para a compreensão da amusia e dos componentes envolvidos no processamento musical, tal como o proposto por Izabelle Peretz (Peretz e cols., 2003). Este modelo guiou o desenvolvimento da MBEA, que tem se mostrado fidedigna e válida para o diagnóstico de diversos tipos de amusia sendo mais seletiva, em relação a outros testes, para identificar qual componente do processamento musical é deficiente. Os procedimentos gerais para adaptação serão: análise dos domínios e itens do teste por juízes, tradução das instruções, aplicação do teste em amostra piloto (pré-teste) e aplicação do teste em uma amostra constituída por cerca de 150 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, de ambos os sexos e procedentes de instituições públicas e privadas de ensino de Belo Horizonte. Depois de realizada a caracterização da amostra, os dados obtidos serão comparados com os resultados dos estudos pregressos realizados para a validação do instrumento em sua cultura de origem para verificar as características psicométricas do teste nesta amostra. Peretz, I., Champod, S. & Hyde, K. (2003). Varieties of Musical Disorders: The Montreal Battery of Evaluation of Amusia. Annals of the New York Academy of Sciences, 999, 58-75.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Coordenador / Cybelle Maria Veiga Loureiro - Integrante / Maurício Alves Loureiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2018 - Atual
Agora Música!
Descrição: Propõe-se, como forma de complementar a formação dos estudantes em aspectos tanto técnicos quanto de inserção profissional, um projeto que oportunize aos mesmos, orientados por professores qualificados para tal, a realização de diversas apresentações públicas de seu trabalho, culminando num Festival de Música que conjuga esta produção artística com atividades formativas que compartilham o conhecimento produzido na ESMU-UEMG ? incluindo pesquisa ? com a comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Stanley Levi Nazareno Fernandes - Integrante.
2015 - 2016
Curso de Musicalização Infantil - UEMG

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aline Azevedo Costa em 16/01/2018.
Descrição: Curso de Extensão Permanente da ESMU/UEMG. Atividade: Aulas de Flauta doce para crianças de 6 a 11 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
A Música como recurso terapêutico em hospitais
Descrição: Este projeto busca a consolidação prática da monografia ?A Música como Recurso Terapêutico em Hospitais? elaborada e apresentada na disciplina Aconselhamento em Saúde do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, propondo a introdução da atividade musical no ambiente hospitalar. Partindo do pressuposto de que a música atua no sentido de promover o desenvolvimento e o bem-estar do ser humano, assim como desenvolver suas potencialidades inerentes, podemos propor a sua utilização como recurso terapêutico em hospitais, auxiliando na promoção da saúde, melhorando a percepção do ambiente hospitalar e minimizando o sofrimento dos pacientes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marília Nunes Silva - Coordenador / Alzira Maria Carvalho Lima - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: MODUS - REVISTA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UEMG


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Educational Research and Reviews


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: NEUROPSICOLOGIA.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicometria.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Hospitalar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Melhor trabalho na área de Música, 5º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Neurociências, Univerisidade Federal de Minas Gerais..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:4
Total de citações:18
Nunes-Silva, Marília  Data: 19/01/2018

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:41
Marília Nunes Silva  Data: 19/01/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NUNES-SILVA, M.2017NUNES-SILVA, M.; ABREU, P.H.S. ; ALMEIDA, F. N. ; HAASE, V. G. . A cognição musical em adolescentes com Síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos. PERCEPTA - REVISTA DE COGNIÇÃO MUSICAL, v. 4, p. 47-55, 2017.

2.
2NUNES-SILVA, MARÍLIA2016NUNES-SILVA, MARÍLIA; VALADARES, ANA CAROLINA DUARTE ; ROSA, GERLAINE TEIXEIRA ; LOPES, LILIANE CRISTINA MOREIRA ; MARRA, CÉLIA AUXILIADORA DOS SANTOS . Avaliação de Músicas Compostas para Indução de Relaxamento e de seus Efeitos Psicológicos. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 36, p. 709-725, 2016.

3.
1NUNES-SILVA, MARILIA2016 NUNES-SILVA, MARILIA; MOURA, RICARDO ; LOPES-SILVA, JÚLIA BEATRIZ ; HAASE, VITOR GERALDI . Examining pitch and numerical magnitude processing in congenital amusia: A quasi-experimental pilot study. Neuropsychology, Development, and Cognition. Section A, Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, v. 38, p. 1-18, 2016.

4.
3VUVAN, DOMINIQUE T.2015 VUVAN, DOMINIQUE T. ; NUNES-SILVA, MARILIA ; PERETZ, ISABELLE . Meta-analytic evidence for the non-modularity of pitch processing in congenital amusia. Cortex (Milano. Testo stampato), v. 69, p. 186-200, 2015.

5.
4NUNES, M.;SILVA, M. N.;NUNES-SILVA, M.;NUNES-SILVA, MARILIA;NUNES-SILVA, MARÍLIA2013 NUNES, M.; HAASE, V. G. ; HAASE, V. G. . Amusias and modularity of musical cognitive processing. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 6, p. 45-56, 2013.

6.
5NUNES-SILVA, M.2012NUNES-SILVA, M.; Moreira, L.C. ; MORAES, G. R. J. ; ROSA, G. T. ; Marra, C.A.S. . A música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente - ADI/TIP. Contextos Clínicos, v. 5, p. 88-99, 2012.

7.
6NUNES, M.;SILVA, M. N.;NUNES-SILVA, M.;NUNES-SILVA, MARILIA;NUNES-SILVA, MARÍLIA2012NUNES, M.; HAASE, V. G. ; HAASE, V. G. . Montreal Battery of Evaluation of Amusia: Validity evidence and norms for adolescents in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. Dementia & Neuropsychologia, v. 6, p. 244-252, 2012.

8.
7NUNES, M.2010NUNES, M.; LOUREIRO, C. M. V. ; LOUREIRO, M. A. ; HAASE, V. G. . Tradução e validação de conteúdo de uma bateria de testes para avaliação de Amusia. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 9, p. 211-232, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, M.; HAASE, V. G. . Amusia congênita ou do desenvolvimento. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; Francisco Assumpção Jr.; Rubens Wajnsztejn; Leandro Fernandes Malloy-Diniz.. (Org.). Aprendizagem na atualidade. Neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. 1ed.Poços de Caldas: Novo Conceito, 2010, v. , p. 163-167.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; CAETANO, A. A. R. ; ALVES, S. O. ; SILVA, G. T. M. . Evaluation of Music Cognition in Children and Adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. In: 11th International Conference of Students of Systematic Musicology Sysmus, 2018, BELO HORIZONTE. Proceedings of the 11th International Conference of Students of Systematic Musicology, 2018.

2.
NUNES-SILVA, M.. Interfaces entre a Arteterapia e as neurociências: um diálogo possível. In: III Congresso Latinoamericano de Arteterapia/ IV Congresso do Mercosul de Arteterapia, 2011, Ouro Preto-MG. Anais do III Congresso Latinoamericano de Arteterapia, 2011.

3.
NUNES, M. S.; LEITE, R. V. ; GASPAR, Y. E. ; GARCIA, J. . Uma visão crítica sobre a contribuição de diferentes abordagens da Psicologia para a Musicoterapia. In: XIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia/ XI Fórum Paraense de Musicoterapia/ IX Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia, 2009, Curitiba. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia, XI Fórum Paraense de Musicoterapia e IX Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia. Curitiba: Griffin, 2009. p. 397-403.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, M. S.; LOUREIRO, C. M. V. ; LOUREIRO, M. A. ; HAASE, V. G. . Adaptação de uma bateria de testes para avaliação de Amusia para uso com adolescentes no Brasil. In: V Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional, 2009, Goiânia. Anais do V SIMCAM - Simpósio de Cognição e artes musicais - Internacional, 2009. p. 560-563.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES-SILVA, M.. Avaliação da cognição musical: contextos e perspectivas. In: XIII SIMCAM Simpósio Internacional de Cognição e Artes MusicaisI, 2017, Curitiba. Anais do XIII SIMCAM Simpósio Internacional de Cognição e Artes MusicaisI, 2017. p. 23-23.

2.
NUNES-SILVA, M.; ABREU, P.H.S. ; ALMEIDA, F. N. ; HAASE, V. G. . A cognição musical em adolescents com Síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos. In: XII SIMCAM Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do XII SIMCAM Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016. p. 415-424.

3.
NUNES-SILVA, MARILIA; CORTEZ, M. T. ; SOUZA, R. S. B. ; CAETANO, A. A. R. ; DIAS, T. L. A. ; MARIANO, A. C. . Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In: 17º Seminário de Pesquisa e Extensao, 2015, Carangola. Anais do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: UEMG, 2015. v. 17. p. 1-1.

4.
NUNES-SILVA, M.; HAASE, VITOR GERALDI . Validity evidence and norms for MBEA in a Brazilian sample and verification of the influence of some independent variables over the musical perception ability. In: Neuromusic Conference:, 2013, Hamilton, Ontario. MIMM NeuroMusic Conference, 2013. p. 18-18.

5.
NUNES-SILVA, MARILIA; ABREU, P.H.S. ; ALVES, L.A. ; HAASE, V. G. . Avaliação da percepção e memória musical em Adolescentes com Síndrome de Williams. In: III Reunião Anual do IBNeC, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do IBNeC, 2012. p. 1-397.

6.
NUNES-SILVA, M.; HAASE, V. G. . Avaliação de funções musicais em adolescentes e investigação da influência de outras funções cognitivas sobre seu desempenho. In: V Simpósio de Neurociências da UFMG: Interfaces com a Engenharia Biomédica, 2011, Belo Horizonte. Revista de Neurociências (EPM. Impresso), 2011. v. 19. p. 80-80.

7.
NUNES-SILVA, M.; HAASE, V. G. . Validação e normatização de um instrumento para avaliação de funções musicais e verificação da influência de outras funções cognitivas sobre seus resultados. In: 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e emoções, 2011, Gramado-RS. Revista Eletrônica do CBCCE, 2011.

8.
NUNES, M.; CASTRO, E. E. C. . "A música como recurso terapêutico em hospitais". In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES-SILVA, M.. Desenvolvimento e estimulação musical na infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NUNES-SILVA, M.. Avaliação da cognição musical: Contextos e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NUNES-SILVA, M.; ABREU, P.H.S. ; ALMEIDA, F. N. ; HAASE, V. G. . A cognição musical em adolescentes com Síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NUNES-SILVA, M.. Aula Aberta: Neuropsicologia e Desenvolvimento Musical Infantil - Amusias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NUNES-SILVA, M.. Amusias: Quando a orquestra do cérebro desafina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NUNES-SILVA, M.; SOUZA, R. S. B. . Psicologia e Neurociências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NUNES-SILVA, M.. Investigações sobre a modularidade do processamento cognitivo musical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NUNES-SILVA, M.; CAETANO, A. A. R. . Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com TDAH. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NUNES-SILVA, M.; HAASE, V. G. . Processamento cognitivo musical e modularidade mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
NUNES-SILVA, M.. Amusias: Quando a orquestra do cérebro desafina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NUNES-SILVA, M.; LANA, A. M. A. . Amusias congênitas e Adquiridas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NUNES-SILVA, M.; ABREU, P.H.S. . Desenvolvimento musical infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NUNES-SILVA, M.; ABREU, P.H.S. . Musicalidade no desenvolvimento infantil - Oficina de Estimulação Sensorial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
NUNES-SILVA, M.; LANA, A. M. A. ; SAMPAIO, R. T. . Ciclo de Palestras em música e neurociências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NUNES, M.; LOUREIRO, C. M. V. ; LOUREIRO, M. A. ; HAASE, V. G. . Validação e normatização da bateria Montreal de avaliação de amusia para uso com adolescentes de Belo Horizonte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ABREU, P.H.S. ; NUNES, M. ; ALVES, L.A. ; SOUZA, L.G. ; HARA, A.R.C.A. ; DIAS, H.L.C.O.C. ; HAASE, V. G. . Evidências de Validade da Bateria Montreal de Avaliação de Amusia e Normatização para Adolescentes de Belo Horizonte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NUNES, M.. Adaptação de uma bateria de testes para avaliação de Amusia para uso com adolescentes no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
NUNES-SILVA, M.. Amusias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NUNES, M. S.; LEITE, R. V. ; GASPAR, Y. E. ; GARCIA, J. . Uma visão crítica sobre contribuições de diferentes abordagens da Psicologia para a Musicoterapia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NUNES, M.. "O uso de dinâmicas de grupo como recurso didático para o professor de Psicologia". 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
NUNES, M.. A música como recurso terapêutico em hospitais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NUNES-SILVA, M.. Comitês de Ética em Pesquisa: Parecerista. 2017.

2.
NUNES-SILVA, MARILIA. Grupo de Trabalho Internacionalização da UEMG: Diretrizes e estratégias. 2017.

3.
NUNES-SILVA, M.. Comitês de Pareceristas ad-hoc (membro): XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2016.

4.
NUNES-SILVA, M.. Comitês de Ética em Pesquisa: Parecerista. 2016.

5.
NUNES-SILVA, M.. Comissão de avaliação de Projetos e/ou currículo Lattes - Edital PIBIC/UEMG/FAPEMIG 09/2015 -. 2015.

6.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; MALLOY-DINIZ, L. F. ; HAASE, V. G. . Comissão científica do I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NUNES-SILVA, M.. Amusias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES-SILVA, M.. Membro Relator do Comitê de Ética em Pesquisa UEMG. 2017. (Pareceres Comitê de Ética).

2.
NUNES-SILVA, M.. Avaliação Neuropsicológica. 2016. .

3.
NUNES-SILVA, M.; LANA, A. M. A. . Curso pré-simpósio: Neurociências e Música. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
NUNES-SILVA, M.; TELLES, G. ; MORIA, I. . Grupo Trilhares. 2017. Interpretação.

2.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; BALESTRINI, L. . Canção das Iluminuras - 26/11. 2017. Interpretação.

3.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; BALESTRINI, L. . Canção das Iluminuras - 29/10. 2017. Interpretação.

4.
NUNES-SILVA, M.; BALESTRINI, L. . Canção das Iluminuras - 17/09. 2017. Interpretação.

5.
NUNES-SILVA, M.; BALESTRINI, L. . Canção das Iluminuras - 19/08. 2017. Interpretação.

6.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; REZENDE, A. R. ; BRANT, A. . Ópera 'Venus and Adonis - Orquestra 415 e Ópera escola do CEFART - Ensaio Aberto - 12/06. 2017. Interpretação.

7.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; BRANT, A. . Ópera 'Venus and Adonis - Orquestra 415 e Ópera escola CEFART - 30/05. 2017. Interpretação.

8.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; BRANT, A. . Ópera 'Venus and Adonis - Orquestra 415 e Ópera escola CEFART - 08/07. 2017. Interpretação.

9.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; BRANT, A. ; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. . Ópera 'Venus and Adonis - Orquestra 415 e Ópera escola CEFART - 13/06. 2017. Interpretação.

10.
NUNES-SILVA, M.; BRANT, A. ; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. . Ópera 'Venus and Adonis - Orquestra 415 e Ópera escola CEFART - 14/06. 2017. Interpretação.

11.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; REZENDE, A. R. . Orquestra 415 - 05/17. 2017. Interpretação.

12.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; REZENDE, A. R. . Orquestra 415 - Abertura da Temporada 2017 - 06/04. 2017. Interpretação.

13.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. . Grupo Arandela de Música Barroca. 2016. Interpretação.

14.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. . Concerto de Natal - Grupo Arandela de Música Barroca. 2016. Interpretação.

15.
NUNES-SILVA, M.; Costa, A. A. ; CORREA, I. M. . Concerto didático - Duo de flautas doce. 2016. Interpretação.

16.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; REZENDE, A. R. . Orquestra 415 - Uma Tournée Européia. 2016. Interpretação.

17.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; REZENDE, A. R. . Orquestra 415 - Um Passeio Barroco - 27/10. 2016. Interpretação.

18.
NUNES-SILVA, M.; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; REZENDE, A. R. . Orquestra 415: Shakespeare 400 anos - 29/09. 2016. Interpretação.

19.
Xavier, E. ; NUNES-SILVA, MARILIA . Concerto Seconda Prattica Ensemble - Lumière et l'ombre. 2015. Interpretação.

20.
JACKSON, C. ; NUNES, M. S. . Johann Sebastian Bach Christmas Oratorio - St Laurent Choir. 2013. Interpretação.

21.
LARIVIERE, S. ; NUNES-SILVA, M. . Festival de Musique Montreal Baroque - Van Eyck Marathon. 2013. Interpretação.

22.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação com o coro Madrigale (soprano). 2012. Interpretação.

23.
NUNES, M.; LANA, A. M. A. ; TAVARES, A. P. . Apresentação na abertura do VI Simpósio de Neurociências. 2012. Interpretação.

24.
COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; GOMES FILHO, W. ; NUNES, M. . Orquestra 415 de Música Antiga. 2012. Interpretação.

25.
Xavier, E. ; NUNES, M. . Balletto de la bellezza - Seconda Prattica Ensemble. 2011. Interpretação.

26.
MAGALHAES FILHO, H. ; NUNES, M. . Apresentação dos conjuntos de câmara e Madrigal do Festival. 2011. Interpretação.

27.
NUNES, M.; MACIEL, F. ; COURI NETO, P. . Audição de Música Antiga. 2011. Interpretação.

28.
ALMEIDA, D. ; NUNES, M. ; MELO, L. A. ; ALVARES, A. B. ; DUTRA, V. . Recital de formatura de Diego Almeida. 2011. Interpretação.

29.
FIGUEIREDO, N. ; NUNES, M. . Concerto Spirituale a Grand Choeur. 2011. Interpretação.

30.
TOET, Charles ; NUNES, M. ; SOUZA, M. M. S. . Concerto Prática de Conjunto da III SMA. 2011. Interpretação.

31.
Xavier, E. ; NUNES, M. ; GOMES FILHO, W. ; MELO, L. A. ; RIBEIRO, E. . Oratorium - Seconda Prattica Ensemble. 2011. Interpretação.

32.
NUNES, M.. Iniciação no templo (grupo China em cena). 2010. Audiovisual.

33.
MAGALHAES FILHO, H. ; NUNES, M. . Apresentação dos conjuntos de câmara e Madrigal do Festival. 2010. Interpretação.

34.
NUNES, M.; Fonseca, E. ; Cordella, F. ; dos Anjos, G. ; Callegari, P. . Audição de música antiga. 2010. Interpretação.

35.
Xavier, E. ; NUNES, M. . O Sacred Holy Banquet - Seconda Prattica Ensemble. 2010. Interpretação.

36.
Xavier, E. ; NUNES, M. . O Sacred Holy Banquet - Seconda Prattica Ensemble. 2010. Interpretação.

37.
NUNES, M. S.; RIBEIRO, E. ; MELO, L. A. ; SOUZA, M. M. S. . Apresentação - grupo de flautas doce "Quintetamento". 2009. Interpretação.

38.
NUNES, M. S.; SOUZA, M. M. S. ; RIBEIRO, E. ; MELO, L. A. . Concertos para Ouro Branco - Apresentação com o grupo de flautas doce "Quintetamento". 2009. Interpretação.

39.
NUNES, M. S.; MOTTA, C. B. ; BARBOSA, M.R. ; SOUZA, M. M. S. . Recital de Formatura - Cecília Batista. 2009. Interpretação.

40.
NUNES, M.. Iniciação no templo (grupo China em cena). 2009. Audiovisual.

41.
NUNES, M.; BARBOSA, M.R. ; SOUZA, M. M. S. ; MOTTA, C. B. . Escolas em Concerto - Grupo de flautas-doce e fagote. 2009. Interpretação.

42.
NUNES, M.; Costa, A. A. . Quarta Cultural (apresentação com o grupo Seconda Prattica Ensemble). 2009. Interpretação.

43.
NUNES, M.; MAGALHAES, D. ; RIBEIRO, E. ; SOUZA, M. M. S. . Apresentação na XXII Mostra de Composição da Escola de Música/UFMG. 2008. Interpretação.

44.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; BARBOSA, M.R. ; MOTTA, C. B. . Apresentação com Grupo Papo de Anjo. 2008. Interpretação.

45.
Xavier, E. ; NUNES, M. . Grupo Secconda Prattica - Alas, I love thee. 2008. Interpretação.

46.
NUNES, M.. Apresentação (flauta doce solo) na Mostra de Composição da Escola de Música/UFMG. 2007. Interpretação.

47.
NUNES, M.; BARBOSA, M.R. . concerto didático. 2007. Interpretação.

48.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 02/05. 2007. Interpretação.

49.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 27/03. 2007. Interpretação.

50.
NUNES, M.; Xavier, E. . Apresentação de canto (soprano) "Mozart em Concerto". 2006. Interpretação.

51.
NUNES, M.; BARBOSA, M.R. . Apresentação duo de flauta doce e fagote. 2006. Interpretação.

52.
NUNES, M.; BRANDÃO, D.S.L. . Apresentação com o Conjunto de Música antiga da Escola de Música/UEMG no IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da ESMU-UEMG. 2006. Interpretação.

53.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; Xavier, E. . Concerto D´Amore - duetos e árias antigas. 2006. Interpretação.

54.
OLIVEIRA, A. S. R. ; RAMOS, M. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 21/12 e 22/12. 2006. Interpretação.

55.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 14/11. 2006. Interpretação.

56.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 25/10. 2006. Interpretação.

57.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 11/10. 2006. Interpretação.

58.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 16/09. 2006. Interpretação.

59.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 11/08. 2006. Interpretação.

60.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 30/07. 2006. Interpretação.

61.
MAGALHAES FILHO, H. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do Madrigal do Festival. 2006. Interpretação.

62.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 25/06. 2006. Interpretação.

63.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 04/06. 2006. Interpretação.

64.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 30/05. 2006. Interpretação.

65.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 17/05. 2006. Interpretação.

66.
NUNES, M.; GOMES, L. . Segunda Musical - Cameratta Lusitana. 2005. Interpretação.

67.
NUNES, M.. Recital de Formatura. 2005. Interpretação.

68.
NUNES, M.; PEREIRA O. S. . 3ª Audição de Alunos - Música de Câmara. 2005. Interpretação.

69.
NUNES, M.; GOMES, L. . Série Concertos no Museu do Oratório - Grupo Cameratta Lusitana. 2005. Interpretação.

70.
NUNES, M.. Audição de Alunos - Prof.: Patrícia Itaborahy. 2005. Interpretação.

71.
NUNES, M.; BRANDÃO, D.S.L. . Apresentação do Grupo de Música Antiga da UEMG - IV Encontro Anual da ABEM. 2005. Interpretação.

72.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. ; CASTRO, T. . Escolas em Concerto - quarteto de Flautas Doce. 2005. Interpretação.

73.
NUNES, M.; CASTRO, T. ; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. ; BARBOSA, M.R. . Recital para os Pais. 2005. Interpretação.

74.
BRANDÃO, D.S.L. ; NUNES, M. . Audição de Música Antiga. 2005. Interpretação.

75.
Xavier, E. ; NUNES, M. . Músico convidado - Rcital de alunos de canto do CEFAR. 2005. Interpretação.

76.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. . Recital Duo de flautas doce. 2005. Interpretação.

77.
NUNES, M.. Audição de alunos - Prof.: Patrícia itaborahy. 2005. Interpretação.

78.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. . Audição de música de Câmara - duo de flautas doce. 2005. Interpretação.

79.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 22/12. 2005. Interpretação.

80.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 20/12. 2005. Interpretação.

81.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 11/12. 2005. Interpretação.

82.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 10/12. 2005. Interpretação.

83.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 02/12. 2005. Interpretação.

84.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 20/11. 2005. Interpretação.

85.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 05/11. 2005. Interpretação.

86.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 02/11. 2005. Interpretação.

87.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 25/10. 2005. Interpretação.

88.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 04/10. 2005. Interpretação.

89.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 25/09. 2005. Interpretação.

90.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 30/08. 2005. Interpretação.

91.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 07/08. 2005. Interpretação.

92.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 10/07. 2005. Interpretação.

93.
LANNA, O. ; OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 22/03. 2005. Interpretação.

94.
NUNES, M.; BARBOSA, M.R. ; SOUZA, M. M. S. . Concerto beneficente de Natal. 2004. Interpretação.

95.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. ; FARIA, J. G. . Recital - Oficina de Perfoemance -- quarteto de flautas doce. 2004. Interpretação.

96.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. ; FARIA, J. G. . Audição de música de câmara - quarteto de flautas doce. 2004. Interpretação.

97.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. . Recital de Oficina de Performance - duo de flautas doce. 2004. Interpretação.

98.
NUNES, M.; CASTRO, T. ; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. . Recital - Quarteto de flautas doce. 2004. Interpretação.

99.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; CASTRO, T. ; CANJANI, A. . Concerto com Quarteto de flautas de Bico da UFOP - Fórum das Artes. 2004. Interpretação.

100.
NUNES, M.. Recital comentado das obras de Daniel Magalhães - 9º Encontro de Flauta Doce. 2004. Interpretação.

101.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. . Audição de Música de Câmara - "Dolce Trio". 2004. Interpretação.

102.
NUNES, M.; BARBOSA, M.R. ; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. ; CASTRO, T. ; BARBOSA, C. R. . Recital de flauta doce e canto - "Poemas de Ahakespeare". 2004. Interpretação.

103.
NUNES, M.. Audição de alunos - profa.: Patrícia Itaborahy. 2004. Interpretação.

104.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 21/12. 2004. Interpretação.

105.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 12/12. 2004. Interpretação.

106.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 21/11. 2004. Interpretação.

107.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 19/11. 2004. Interpretação.

108.
FONSECA, C. A. P. ; OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 07/11. 2004. Interpretação.

109.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 02/11. 2004. Interpretação.

110.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 10/10. 2004. Interpretação.

111.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 24/08. 2004. Interpretação.

112.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 15/08. 2004. Interpretação.

113.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 24/07. 2004. Interpretação.

114.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 22/07. 2004. Interpretação.

115.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 19/07. 2004. Interpretação.

116.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 09/04. 2004. Interpretação.

117.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 25/04. 2004. Interpretação.

118.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 23/04. 2004. Interpretação.

119.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 22/03. 2004. Interpretação.

120.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 07/03. 2004. Interpretação.

121.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; BARBOSA, M.R. . Músico convidado- audição de flauta doce e piano. 2004. Interpretação.

122.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. ; CASTRO, T. . Recital de Flauta doce - IV período. 2003. Interpretação.

123.
NUNES, M.. Audição de Alunos. 2003. Interpretação.

124.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Audição de Música de Câmara - Dolce Trio. 2003. Interpretação.

125.
CASTRO, T. ; NUNES, M. ; Azevedo, A. C. ; SOUZA, M. M. S. . Concerto com Quarteto de flautas Doce. 2003. Interpretação.

126.
NUNES, M.; CASTRO, T. ; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Recital com Quarteto de Flautas doce. 2003. Interpretação.

127.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; CASTRO, T. ; Azevedo, A. C. . Recital com Quarteto de Flautas Doce. 2003. Interpretação.

128.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; CASTRO, T. ; Azevedo, A. C. . Concerto com Quarteto de flautas doce - Série concertos - Especial Graça Cunha. 2003. Interpretação.

129.
NUNES, M.; VALADAO, P. . Audição de Alunos. 2003. Interpretação.

130.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Audição de Música de Câmara - Dolce Trio. 2003. Interpretação.

131.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Recital com o dolce Trio - Segunda musical. 2003. Interpretação.

132.
NUNES, M.; VALADAO, P. . Audição de alunos. 2003. Interpretação.

133.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Audição de Música de Câmara - Dolce Trio. 2003. Interpretação.

134.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 20/12. 2003. Interpretação.

135.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 19/12. 2003. Interpretação.

136.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 18/12. 2003. Interpretação.

137.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 17/12. 2003. Interpretação.

138.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 27/11. 2003. Interpretação.

139.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 02/11. 2003. Interpretação.

140.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 19/10. 2003. Interpretação.

141.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 29/09. 2003. Interpretação.

142.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 11/09 e 12/09. 2003. Interpretação.

143.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 26/06. 2003. Interpretação.

144.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 18/05. 2003. Interpretação.

145.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 18/04 e 19/04. 2003. Interpretação.

146.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 14/04. 2003. Interpretação.

147.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 15/03. 2003. Interpretação.

148.
NUNES, M.. Recital de Flauta doce - II período. 2002. Interpretação.

149.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Recital Dolce trio - I Seminário Integrado dos Cursos de graduação da ESMU-UEMG. 2002. Interpretação.

150.
NUNES, M.; SOUZA, M. M. S. ; Azevedo, A. C. . Dolce trio - Segunda Musical. 2002. Interpretação.

151.
NUNES, M.. Audição de Flauta transversal. 2002. Interpretação.

152.
NUNES, M.; Azevedo, A. C. . Audição de Música Antiga. 2002. Interpretação.

153.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 21/12. 2002. Interpretação.

154.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 09/12. 2002. Interpretação.

155.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 07/11. 2002. Interpretação.

156.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 02/11. 2002. Interpretação.

157.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 13/10. 2002. Interpretação.

158.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do coro Madrigale - 21/06. 2002. Interpretação.

159.
MAGALHAES FILHO, H. ; NUNES, M. . Apresentação como integrante do Madrigal do Festival. 2002. Interpretação.

160.
MIRANDA, M. ; NUNES, M. . Classe de Canto Coral - ESMU-UEMG. 2002. Interpretação.

161.
NUNES, M.. Para informações sobre apresentações com coro (cantora/soprano) vide anexos. 2001. Interpretação.

Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Requiem de Mozart - Coro Madrigale. 2004 (Participação em CD musical) .

2.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . As Sete Palavras de Christus Cruxificatum/ Missa de São João Batista - Coro Madrigale. 2004 (Participação em CD musical) .

3.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Matinas de Natal - João de Deus de Castro Lobo - Coro Madrigale. 2003 (Participação em CD musical) .

4.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . Um Requiem Alemão de Johannes Brahms - Coro Madrigale. 2003 (Participação em CD musical) .

5.
OLIVEIRA, A. S. R. ; NUNES, M. . O Messias de Handel - Coro Madrigale. 2002 (Participação em CD musical) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES, M. M.; MALLOY-DINIZ, L. F.; PAULA, J. J.; TEODORO, M. L. M.; NUNES-SILVA, M.. Participação em banca de Marlí Valgas da Costa. Adaptação e validação transcultural do teste de avaliação neuropsicológica infantil (TENI). 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Guerra, L. B.; Fonseca, J.G.M.; NUNES, M. S.. Participação em banca de Ana Maria Arruda Lana. Amusia como distúrbio auditivo central na esclerose múltipla. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CARAMELLI, P.; LOUREIRO, C. M. V.; NUNES, M.. Participação em banca de Guilherme Francisco Furtado Bragança. Sinestesia, metáfora sinestésica e percepção musical. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES-SILVA, M.; SILVA, H. C. P.; MARQUES, T. M.. Participação em banca de Ivânia Marinho Gonçalves.Benefícios do canto para a saúde respiratória na doença de Parkinson.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SOUZA, R. S. B.; NUNES-SILVA, M.; LIMA, R. C.. Participação em banca de Sara Cristina Duarte Fonseca.Avaliação da Tríade cognitiva em adolescentes do município de Nova Serrana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
NUNES-SILVA, M.; SOUZA, R. S. B.; AMORIM, A. S.. Participação em banca de Cristiane Carvalho Moreira Pedrosa.Dançando no cérebro: Um estudo sobre as funções cognitivas envolvidas na prática do Ballet Clássico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
NUNES-SILVA, M.; SOUZA, R. S. B.; LIMA, R. C.. Participação em banca de Luiza Corradi Rodrigues.Prática de Equoterapia e Sindrome de Down: Um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
NUNES-SILVA, M.; CORTEZ, M. T.; BARCELOS-FERREIRA, R.. Participação em banca de Orlando Santos de Oliveira Nolasco.Avaliação neuropsicológica aplicada aos transtornos de depressão e de ansiedade no idoso: Um estudo de caso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SOUZA, R. S. B.; CAMARGO, J. F. O.; NUNES-SILVA, M.. Participação em banca de Ana Lívia Amaral.Avaliação dos pensamentos automáticos de adolescentes submetidos ao IPANPA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NUNES-SILVA, M.; BRITO, J. E.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior das Unidades Acadêmicas de Carangola, Divinópolis, Passos e Faculdade de Políticas Públicas. 2018. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
NUNES-SILVA, M.; Azevedo, A. C.. Banca examinadora Processo seletivo 2015/2016 de alunos do curso de Musicalização infantil da UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
NUNES-SILVA, MARÍLIA. Banca em Processo Seletivo da Especialização em didática do Instrumento e canto. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM).Avaliação da cognição musical: Contextos e perspectivas. 2017. (Simpósio).

2.
Lançamento do Portal Periódico de Minas. 2017. (Encontro).

3.
Simpósio dos Normalistas.Desenvolvimento e estimulação musical na infância. 2017. (Simpósio).

4.
12º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.A cognição musical em adolescentes com Síndrome de Williams: Análise de uma série de casos clínicos. 2016. (Simpósio).

5.
Congresso Sensu de Psicologia. Minicurso Avaliação Neuropsicológica. 2016. (Congresso).

6.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com TDAH. 2015. (Seminário).

7.
4ª Semana UEMG.Mesa redonda: Saúde e Meio ambiente. 2015. (Encontro).

8.
Apresentação dos trabalhos do Núcleo de Saúde Coletiva da UEMGMG.Amusias: Quando a orquestra do cérebro desafina. 2015. (Outra).

9.
III Mostra Mineira de Práticas de Psicologia: A Psicologia e seus fazeres. 2015. (Outra).

10.
I Seminário de Psicologia da saúde e desenvolvimento humano.Psicologia e Neurociências. 2015. (Seminário).

11.
Seminário - Grupo Sant'anna Gomes de Estudos Musicológicos.Investigações sobre a modularidade do processamento cognitivo musical. 2015. (Seminário).

12.
21iéme Journée Scientifique du Centre de recherche en Neuropsychologie et cognition (CERNEC). 2013. (Congresso).

13.
25th Concert-Lecture - exploring the area of the Biology of Music. 2013. (Outra).

14.
5e Journée scientifique - Institut Neurologique de Montréal. 2013. (Encontro).

15.
Festival de Musique Montreal Baroque.Performance musical com Cléa Galhano. 2013. (Outra).

16.
Inaugural Symposium on Language and Music: Development. 2013. (Simpósio).

17.
Musicians: Born or made? Scientific workshop on Music and Talent. 2013. (Oficina).

18.
Neuromusic Conference: "Modeling the Musical Experience". Validity evidence and norms for MBEA in a Brazilian sample and verification of the influence of some independent variables over the musical perception ability. 2013. (Congresso).

19.
Séminaire CERNEC - Pierre Rainville - Neurophénoménologie de la douleur : de la nociception au Zen.. 2013. (Seminário).

20.
Society for Music Perception and Cognition (SMPC) Conference. 2013. (Congresso).

21.
I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Comissão científica. 2012. (Congresso).

22.
III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC).Avaliação da percepção e memória musical em adolescentes com Síndrome de Williams. 2012. (Encontro).

23.
II Semana/ VI Simpósio de Neurociências da UFMG. 2012. (Simpósio).

24.
7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e emoções. Validação e normatização de um instrumento para avaliação de funções musicais e verificação da influência de outras funções cognitivas sobre seus resultados. 2011. (Congresso).

25.
III Congresso Latinoamericano de Arteterapia/ IV Congresso do Mercosul de Arteterapia. A Arteterapia possibilitando a reabilitação de adolescentes, adultos e idosos com demência. 2011. (Congresso).

26.
III Congresso Latinoamericano de Arteterapia/ IV Congresso do Mercosul de Arteterapia. Interfaces entre a Arteterapia e as Neurociências: um diálogo possível. 2011. (Congresso).

27.
III Semana de Música Antiga.Participação do madrigal da IIISMA - Concerto Spirituale a Grand Choeur. 2011. (Outra).

28.
III Simpósio de Natal de Neuropsico​logia. 2011. (Simpósio).

29.
I Simpósio do laboratório de Investigação da Arquitetura cognitiva (LaiCo) - Teoria de resposta ao item. 2011. (Simpósio).

30.
V Simpósio de Neurociências da UFMG: Interfaces com a Engenharia Biomédica.Avaliação das funções musicais em adolescentes e investigação da influência de outras funções cognitivas sobre o seu desempenho. 2011. (Simpósio).

31.
3ª Jornada de Neuropsicologia do LND. 2010. (Outra).

32.
3ª Jornada de Neuropsicologia - LND - Conhecimentos da neurociências em prol da educação. 2010. (Outra).

33.
III Congresso Internacional de Música, Neurociências, Arte e Terapia. Validação e normatização da bateria Montreal de avaliação de amusia para uso com adolescentes de Belo Horizonte. 2010. (Congresso).

34.
IV Simpósio de Neurociências da UFMG. 2010. (Simpósio).

35.
IX Encontro Mineiro de Avaliação psicológica - EMAP.Evidências de Validade da Bateria Montreal de Avaliação de Amusia e Normatização para Adolescentes de Belo Horizonte. 2010. (Encontro).

36.
Simpósio CIEM 2010: Esclerose Múltipla em 2010. 2010. (Simpósio).

37.
III Simpósio do Programa de Pós-graduação em Neurociências da UFMG. 2009. (Simpósio).

38.
II Semana de Música Antiga da UFMG: os sentidos da meraviglia. 2009. (Oficina).

39.
O centro e o todo: Simpósio Internacional e Interdisciplinar sobre Experiência Elementar. 2009. (Simpósio).

40.
V Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional.Adaptação de uma bateria de testes para avaliação de Amusia. 2009. (Simpósio).

41.
XIII Simpósio Brasileiro de Musicoterapia/ XI Fórum Paraense de Musicoterapia/ IX Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia.Uma visão crítica sobre contribuições de diferentes abordagens da psicologia para a Musicoterapia. 2009. (Simpósio).

42.
II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. 2008. (Simpósio).

43.
XIX Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2008. (Encontro).

44.
"Música: desafio para Neurociências" - Simpósio de Inauguração do Programa de Pós-Graduação em Neurociências. 2007. (Simpósio).

45.
II Encontro de Licenciatura em Psicologia.O uso de dinâmicas de grupo como recurso didático para o professor de psicologia. 2007. (Encontro).

46.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A música como recurso terapêutico em hospitais. 2007. (Congresso).

47.
II Mostra de Música Colonial Latino-Americana. 2006. (Outra).

48.
Simpósio em saúde e espiritualidade. 2006. (Simpósio).

49.
XVI Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2006. (Encontro).

50.
Fórum das Artes.Apresentação do Grupo de Flautas de Bico da UFOP. 2004. (Outra).

51.
III Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2004. (Seminário).

52.
II Seminário Mitologia, Oralidade, Arte e Educação.Músico na palestra "A Música no Teatro de Shakespeare". 2004. (Seminário).

53.
IX Encontro de Flauta Doce: Oficinas "Cada Dedo - Cada Som" e "Contrução de Pífaros". 2004. (Encontro).

54.
II Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2003. (Seminário).

55.
I Seminário Integrado de Música. 2002. (Seminário).

56.
IX Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2002. (Encontro).

57.
X Encontro Mineiro de Musicoterapia. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNES-SILVA, MARILIA; REZENDE, A. R. . O método Suzuki e a flauta doce (atividade de extensão. 2016. (Outro).

2.
NUNES-SILVA, M.; PIMENTA, A. M. G. . Oficina de improvisação na Renascença. 2016. (Outro).

3.
RIBEIRO, A. M. ; NUNES-SILVA, M. ; LANA, A. M. A. . II Semana/ VI Simpósio de Neurociências da UFMG. 2012. (Congresso).

4.
NUNES-SILVA, M.. I Semana de Neurociências - V Simpósio de Neurociências - Interfaces com a engenharia biomédica. 2011. (Congresso).

5.
HOLZ, R. ; CASTRO, T. ; Azevedo, A. C. ; NUNES, M. ; SOUZA, M. M. S. . Luthier de Flauta Doce: palestra com Roberto Holz. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Guilherme Francisco Furtado Bragança. Sinestesia, metáfora sinestésica e percepção musical. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Marília Nunes Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ivânia Marinho Gonçalves. Benefícios do canto para a saúde respiratória na doença de Parkinson.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marília Nunes Silva.

2.
Luiza Corradi Rodrigues. Prática de Equoterapia e Sindrome de Down: Um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marília Nunes Silva.

3.
Cristiane Carvalho Moreira Pedrosa. Dançando no cérebro: Um estudo sobre as funções cognitivas envolvidas na prática do Ballet Clássico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marília Nunes Silva.

4.
Orlando Santos de Oliveira Nolasco. Avaliação neuropsicológica aplicada aos transtornos de depressão e de ansiedade no idoso: Um estudo de caso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marília Nunes Silva.

Iniciação científica
1.
Aline Aparecida Rocha Caetano. Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA. Orientador: Marília Nunes Silva.

2.
Thayna Luiza de Araújo Dia. Avaliação do perfil neuropsicológico de percepção e memória musical de crianças e adolescentes com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA. Orientador: Marília Nunes Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Liliane Cristina Moreira. A música para indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta do Inconsciente. 2012. Orientação de outra natureza - Fundação de Saúde Integral Humanística. Orientador: Marília Nunes Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NUNES-SILVA, M.. Amusias: Quando a orquestra do cérebro desafina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NUNES-SILVA, M.. Amusias: Quando a orquestra do cérebro desafina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NUNES-SILVA, M.. Desenvolvimento e estimulação musical na infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NUNES-SILVA, M.. Amusias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Musica
1.
NUNES-SILVA, M.; Costa, A. A. ; CORREA, I. M. . Concerto didático - Duo de flautas doce. 2016. Interpretação.

1.
NUNES-SILVA, MARÍLIA; COELHO, A. S. ; Fonseca, E. ; BRANT, A. . Ópera 'Venus and Adonis - Orquestra 415 e Ópera escola CEFART - 30/05. 2017. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:43:14