Vanessa Franco Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7067680318081607
  • Última atualização do currículo em 12/01/2019


Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em estágio na Stockholm University. É Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Licenciatura em Educação do Campo (LEduCampo), onde exerce atividades docentes, especialmente, na habilitação em matemática desse curso. Tem interesse nos seguintes temas: Cultura da Performatividade, Competências Profissionais, Formação de Professores, Educação do Campo, Currículo de Matemática, Estudos Animais, Livros Didáticos de Matemática e Processos de Subjetivação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Franco Neto
Nome em citações bibliográficas
NETO, V. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais.
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universitário
79070900 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33457636


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
com período sanduíche em Stockholm University (Orientador: Paola Valero).
Título: Livros Didáticos de Matemática para educação do campo e a produção do camponês competente,
Orientador: Angela Maria Guida.
Coorientador: Paola Valero.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2011
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO VALORIZADAS POR UMA ?BOA? ESCOLA: A SUPREMACIA DA CULTURA DA PERFORMATIVIDADE,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marcio Antonio da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Graduação em matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formação/Capacitação de Professor/Tutor a Distânci. (Carga horária: 74h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2011 - 2011
PAPMEM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear e Geometria Analítica
03/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear e Geometria Analítiva
03/2013 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo III e IV
03/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo III
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Numéricos
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Calculo Numérico
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear e Geometria Analítica

Secretaria de Estado de Educação, SED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Escola Estadual Hércules Mayomone


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrando as disciplinas de: Cálculo I Cálculo II Equações Diferenciais Introdução ao Cálculo Matemática I

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância dos cursos de Licenciatura em Matemática, atuando nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral II, Álgebra II e Vetores e Geometria Analítica. Professora Conteudista nos cursos de Licenciatura em Matemática da EAD/UFMS.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Cursinho Pró ENEM, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou na disciplina da Cálculo II. Atualmente trabalha com a disciplina de Algebra I

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo - Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria: espaço, forma e medida
01/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo - Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ideias Fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral
11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Matemática, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática EAD/UFMS.
07/2014 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Resolução de Problemas I
05/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Educação do Campo.
03/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I e II
09/2012 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais
09/2012 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Cálculo
09/2012 - Atual
Ensino, Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
09/2012 - Atual
Ensino, licenciatura em matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino I
01/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo - Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria: Espaço, Forma e Medida
Linguagem, comunicação e educação matemática
Currículo
10/2014 - 12/2014
Ensino, licenciatura em matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II - Polo Bela Vista
04/2012 - 07/2012
Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
03/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
10/2011 - 12/2011
Ensino, licenciatura em matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra I
08/2011 - 10/2011
Ensino, licenciatura em matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II

Saber Mais Cursos Profissionalizantes, SMCP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, AFXT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Gestor de Ativ. Educacionais, Enquadramento Funcional: Gestor, Carga horária: 30


Colégio Objetivo Unitrês, COU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio
Descrição: A temática central desse projeto é o livro didático de Matemática do ensino médio, pois objetiva-se analisar como ocorre a construção das redes discursivas presentes nos livros didáticos de Matemática do ensino médio. Para contemplar esse objetivo, a investigação divide-se em várias propostas de pesquisa, tomando-se um discurso específico (objetivos do ensino médio, Educação Matemática, critérios de um currículo pós-moderno, critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD), uma ou várias coleções de livros didáticos (aprovadas no PNLD 2012 ou aprovadas no PNLD 2015 ou comparando as mesmas coleções aprovadas nas duas avaliações) e um conteúdo ou bloco de conteúdo específico (álgebra, números e operações, geometria, grandezas e medidas, tratamento da informação). Quanto à metodologia, a pesquisa possuirá um enfoque qualitativo. Os dados serão construídos em análises de discursos de livros didáticos aprovados no PNLD 2012 e no PNLD 2015, fundamentadas nas formulações de Michel Foucault...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Investigações sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática, por intermédio de suas relações com os livros didáticos.
Descrição: A temática central deste projeto é o desenvolvimento profissional de professores, mas os currículos também exercem papel protagonista na pesquisa, pois objetivamos investigar como as relações/interações estabelecidas entre os docentes e os livros didáticos influenciam o desenvolvimento profissional desses professores que ensinam Matemática. Portanto, parte do processo curricular (do currículo planejado ao currículo em ação) é objeto de análise. Para contemplar esse objetivo, dividimos a investigação em várias propostas de pesquisa, tomando-se uma etapa da escolaridade específica, um bloco de conteúdo matemático e o que se pretende investigar especificamente no processo de profissionalização docente. De outro lado, analisamos as especificidades dos livros didáticos utilizados, compreendendo a diversidade de propostas metodológicas e organizações curriculares existentes. As principais contribuições, resultados esperados e perspectivas futuras de pesquisa, a partir da realização do projeto proposto são: (i) estabelecer relações entre os resultados das pesquisas que enfocarão a relação professor livro didático em outros países com os resultados obtidos no contexto brasileiro, produzindo reflexões teóricas mais adequadas à realidade do Brasil; (ii) fornecer possíveis subsídios para novas políticas públicas que sirvam como balizadoras para programas que avaliam livros didáticos, bem como programas de formação continuada de professores que ensinam Matemática e (iii) contribuir para a construção de procedimentos metodológicos inovadores que sejam mais adequados para analisarem a prática do professor que ensina Matemática por um viés pouco usual: as relações estabelecidas entre os docentes e os livros didáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (29) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanessa Franco Neto - Integrante / Marcio Antonio da SIlva - Coordenador / José Wilson dos Santos - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Integrante / Claudia Lisete Oliveira Groenwald - Integrante / Rodrigo Tadeu Pereira da Costa - Integrante / Edeilza Lobo Ramos da Cruz - Integrante / Adriana dos Santos Alegre - Integrante / Cristiano da Silva dos Anjos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Mapeamento do currículo prescrito em alguns cursos de licenciatura em matemática, no Brasil, no período de 2010 a 2012
Descrição: Este projeto conta com a participação de pesquisadores e mestrandos de dois Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática brasileiros: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat UFMS) e Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A temática central desta proposta investigativa está situada na intersecção das linhas de pesquisa formação de professores e estudos curriculares. A pesquisa, por intermédio da análise dos projetos pedagógicos de alguns cursos de licenciatura em matemática, contempla dois eixos que buscarão investigar: (1) aspectos articuladores nos cursos, ou seja, como se dá a articulação entre: (i) teoria e prática; (ii) disciplinas específicas e pedagógicas e (2) a rede de influências envolvidas na reformulação dos projetos pedagógicos, ou seja, quais os fatores que motivam o repensar sobre as diretrizes oficiais do curso: (i) somente a publicação de documentos governamentais oficiais; (ii) perfil de professores ou grupo de professores interessados na melhoria da qualidade do curso. Entre as principais contribuições do projeto de pesquisa, podemos destacar a possibilidade de propiciar, por intermédio da análise destes documentos, subsídios para uma discussão nacional sobre o papel dos cursos de licenciatura em matemática no Brasil, bem como orientar políticas públicas que sirvam como balizadoras da construção de futuras diretrizes curriculares para o curso de licenciatura em matemática...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Vanessa Franco Neto - Integrante / Marcio Antonio da SIlva - Coordenador.
2008 - 2009
Uma abordagem contextualizada no ensino de frações para alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Descrição: O objetivo desse trabalho é aproximar o dia a dia dos alunos com a formalização do conteúdo, mostrando assim que um tratamento, além do tradicional, se faz necessário para que a compreensão efetiva do assunto se torne real e, principalmente, útil, o que para esse público, em particular, é essencial para o sucesso na retomada das atividades escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Uma Proposta para o Ensino de Probabilidade Através de um Jogo e da Metodologia de Resolução de Problemas
Descrição: A utilização de jogos e do método de resolução de problemas para o ensino de probabilidade no 2º Ano do Ensino Médio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Problematizando a matemática elementar em escolas do Campo de Mato Grosso do Sul
Descrição: O projeto desenvolvido em comunidades e escolas do campo localizados no município de Bataguassú ? MS e em Arapuá, Distrito de Três Lagoas ? MS. A saber, as escolas do Campo, participantes são: Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, situada em Arapuá, Distrito de Três Lagoas ? MS e a Escola Municipal do Campo Professora Maria Conceição localizada no em Bataguassú ? MS.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vanessa Franco Neto - Coordenador / Camila da Silva de Oliveira - Integrante / Edinalva da Cruz Teixeira Sakai - Integrante.
2015 - 2015
Desafios para a Educação Matemática do Campo
Descrição: Palestra ministrada para a comunidade acadêmica da UFMS e movimentos sociais ligados as lutas pela terra, pela professora doutora Gelsa Knijnik (Unisinos-RS) sobre os desafios para a Educação Matemática do Campo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Vanessa Franco Neto - Coordenador / Camila da Silva de Oliveira - Integrante / Marcio Antonio da SIlva - Integrante / Edinalva da Cruz Teixeira Sakai - Integrante / Gelsa Knijnik - Integrante / Rafael Rossi - Integrante / Mariana Esteves de Oliveira - Integrante / Celia Beatriz Piatti - Integrante / Marilena Bittar - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NETO, V. F.2016NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 84-103, 2016.

2.
NETO, V. F.2015NETO, V. F.. O campo: algumas impressões. Boletim Educarte, v. 03, p. 04, 2015.

3.
NETO, V. F.2013 NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Competências Profissionais de Professores de Matemática do Ensino Médio Valorizadas por uma 'boa' escola: a supremacia da Cultura da Performatividade. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27, p. 143-164, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NETO, V. F.; VALERO, P. . THE MATHEMATICS TEXTBOOK FOR RURAL POPULATION IN BRAZIL: LEARNING TO BE A MODERNIZED FARMER. In: Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2018, Umea. Anais Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2018.

2.
NETO, V. F.. LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O CAMPO: AQUI TAMBÉM SE APRENDE A SER MÃE. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçú. Anais VII Sipem, 2018.

3.
VALERO, P. ; NOREN, E. ; SILVA, M. A. ; NETO, V. F. . O CIDADÃO MATEMATICAMENTE COMPETENTE NOS CURRÍCULOS E LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E SUECOS. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçú. Anais VII Sipem, 2018.

4.
NETO, V. F.. O ENUNCIADO ?PRECISAMOS DE MAIS MATEMÁTICA? E A PRODUÇÃO DO CURRÍCULO DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: Quarto Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2017, São Paulo. Anais Quarto Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2017.

5.
NETO, V. F.. CURRÍCULOS DA ÁREA DE MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FIZERAM PARTE DA EXPERIÊNCIA-PILOTO. In: Quarto Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017, Canoas - RS. Anais Quarto Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2017.

6.
NETO, V. F.. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais XII ENEM, 2016.

7.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife - PE. Anais XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, 2016.

8.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . PRÁTICAS MATEMÁTICAS CAMPESINAS EM CURRÍCULOS DE ESCOLAS DO CAMPO. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife - PE. Anais XII Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo / II Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, 2016.

9.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . O (não) uso das tecnologias para o ensino de Matemática nas ?boas? escolas: uma análise a partir da cultura da performatividade. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Anais XIV CIAEM, 2015.

10.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE A PARTIR DOS ENUNCIADOS DE ALUNAS DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais VI SIPEM, 2015.

11.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . Problematizando a Matemática Elementar em Escolas do Campo de Mato Grosso do Sul. In: IV Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, 2015, Caruaru - PE. Anais IV Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, 2015.

12.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . A área de Matemática nas Licenciaturas em Educação do Campo: As experiências-piloto e as construções de seus currículos. In: IV Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, 2015, Caruaru - PE. Anais IV Seminário de Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo, 2015.

13.
NETO, V. F.; SAKAI, E. C. T. . Refletindo sobre a Educação Popular e a Pedagogia da Alternância por meio das pesquisas em Educação do Campo na UFMS ? Campo Grande. In: V Seminário América Platina, 2014, Dourados. Anais V Seminário América Platina, 2014.

14.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE STEPHEN BALL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, 2013, Montevideo. Anais Cibem, 2013.

15.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . 'Alinhando' Professores de Matemática do Ensino Médio: Evidências da Cultura da Performatividade. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. V SIPEM, 2012.

16.
SILVA, M. A. ; NETO, V. F. . Um estudo sobre as competências profissionais de professores de matemática valorizadas por uma "boa" escola. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife - PE. Anais da XIII CIAEM. Recife: EDUMATEC - UFPE, 2011. p. 1-12.

17.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Um Estudo sobre as Competências Profissionais de Professores de Matemática do Ensino Médio Valorizadas por uma 'Boa' Escola. In: V SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2011, Campo Grande. Mestrado em Educação Matemática. Campo Grande: UFMS, 2011. v. 1.

18.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Indícios da Cultura da Performatividade no discurso de um professor de Matemática do Ensino Médio de uma escola de excelência. In: IX ESEM - Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2011, Dourados. IX ESEM, 2011.

19.
NETO, V. F.; Machado, A. P. . A Influência da Prática de Professores de Matemática nos Resultados de Avaliações Escolares: Um estudo de caso. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. XIV EBRAPEM - Educação Matemática: Diversidades e Particularidades no Cenário Nacioanl. Campo Grande: UFMS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALERO, P. ; NOREN, E. ; SILVA, M. A. ; NETO, V. F. . Towards social justice through mathematics? Curriculum policy and processes of in(ex)clusion.. In: JustEd2018 - Promoting Justice through Education, 2018, Helsink. Anais JustEd2018, 2018.

2.
NETO, V. F.; PACHECO, D. R. . THE CITIZENSHIP NOTIONS IN MATHEMATICS TEXTBOOK TO RURAL PRIMARY SCHOOL IN BRAZIL. In: First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America, 2018, Rancagua. Anais First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America, 2018.

3.
ELICER, R. ; NETO, V. F. . STATISTICS AS A TOOL FOR DECISION-MAKING: TWO COUNTRIES AND ONE PATTERN. In: First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America, 2018, Rancagua. Anais First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America, 2018.

4.
NETO, V. F.; GUIDA, A. M. . PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA REPRESENTAÇÃO ANIMAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA. In: I Seminário Internacional de Estudos Linguísticos & XIX Semana de Letras UFMS, 2017, Campo Grande - MS. Anais I Seminário Internacional de Estudos Linguísticos & XIX Semana de Letras UFMS, 2017.

5.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. ; CORREA, A. M. . ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE STEPHEN BALL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, 2013, Montevideo. Anais Cibem, 2013.

6.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . 'Alinhando' Professores de Matemática do Ensino Médio: Evidências da Cultura da Performatividade. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis. V SIPEM, 2012.

7.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Um estudo sobre as competências profissionais de professores de matemática valorizadas por uma 'boa' escola. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, Recife. XIII CIAEM, 2011.

8.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Indícios da Cultura da Performatividade no discurso de um professor de Matemática do Ensino Médio de uma escola de excelência. In: IX ESEM - Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática, 2011, Dourados. IX ESEM, 2011.

9.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Um Estudo sobre as Competências Profissionais de Professores de Matemática do Ensino Médio Valorizadas por uma 'Boa' Escola. In: V SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2011, Campo Grande. V SESEMAT, 2011.

10.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . A Influência da Prática de Professores de Matemática nos Resultados de Avaliações Escolares: Um estudo de caso. In: XIV EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Campo Grande. XIV EBRAPEM, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
VALERO, P. ; SILVA, M. A. ; NOREN, E. ; NETO, V. F. . International Research Conference - JustEd 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NETO, V. F.; ELICER, R. ; BRUNO, G. . MATHEMATICS EDUCATION RESEARCH FROM AND IN LATIN AMERICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NETO, V. F.. THE MATHEMATICS TEXTBOOK FOR RURAL POPULATION IN BRAZIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NETO, V. F.; GUIDA, A. M. . Problematizações acerca da representação animal nos livros didáticos de matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NETO, V. F.. O ENUNCIADO 'PRECISAMOS DE MAIS MATEMÁTICA' E A PRODUÇÃO DO CURRÍCULO DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
NETO, V. F.. CURRÍCULOS DA ÁREA DE MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE FIZERAM PARTE DA EXPERIÊNCIA-PILOTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE A PARTIR DOS ENUNCIADOS DE ALUNAS DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NETO, V. F.. Matemática para a Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE STEPHEN BALL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . 'Alinhando' Professores de Matemática do Ensino Médio: Evidências da Cultura da Performatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NETO, V. F.. Um Estudo Sobre as Competências Profissionais de Professores de Matemática valorizadas por uma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . Um estudo sobre as competências profissionais de professores de matemática do ensino médio valorizadas por uma "boa" escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NETO, V. F.; SILVA, M. A. . INDÍCIOS DA CULTURA DA PERFORMATIVIDADE NO DISCURSO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE ?EXCELÊNCIA?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NETO, V. F.. A Formação Inicial do Professor de Matemática - Competências Profissionais Docentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NETO, V. F.; Machado, A. P. . A Influência da Prática de Professores de Matemática nos Resultados de Avaliações Escolares: Um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NETO, V. F.. Membro da Comissão de Avaliadores do X Seminário Sul-Mato-Grossense de pesquisa em Educação Matemática. 2016.

2.
NETO, V. F.. Membro da Comissão de Avaliadores do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.

3.
NETO, V. F.. Membro da Comissão de Avaliadores XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013.

4.
NETO, V. F.. Membro Comissão de Avaliadores no XI Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
NETO, V. F.; Santos, J. W. . Educação Matemática Financeira no Ensino Médio: Formação Continuada de Professores à luz da Educação Matemática Crítica. 2013. .

2.
NETO, V. F.; Marcela dos Reis França . O ensino de probabilidade utilizando a um jogo e a metodologia de Resolução de Problema. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NETO, V. F.. Ensino da Probabilidade por meio de jogos: explorando a metodologia de resolução de problemas. 2011. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de ANA CECILIA DE OLIVEIRA. Experiências e desafios vivenciados em uma classe multisseriada. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Ana Rosa Gamarra Coene. DILEMAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNO EM DISTORÇÃO IDADE x ANO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Aparecida de Jesus Pereira. ESCOLA ATIVA: registro de uma construção social da educação do campo no município de Bela Vista/MS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de CELIA MARCIA OLIVEIRA DA SILVA. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA DO CAMPO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de CLEMENTINA DE SOUZA ALMEIDA. ENTRE A CIDADE E O CAMPO: UM OLHAR OBSERVADOR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Delmira Mendonça Alfonso. JOGOS ENTRE ESCOLAS RURAIS: cooperar é melhor que competir. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Ederson Alcantara Arguelho. A ESCOLA DO CAMPO: Valorizando os saberes da nossa terra. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de ERCIANA MADALENA TUMELERO GAMA. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES COMO MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM BELA VISTA M/S. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Robinson Davalo. DIFICIL ACESSO: Caminhos e desafios para os professores da educação do campo de Bela Vista/MS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Sandra Cristina Nantes. As Políticas de Formação de Professores/as para Educação do Campo em anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
NETO, V. F.; ROSA, M. F.; ORTELHADO, P.. Participação em banca de Teresa Barbosa Loureiro. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: o que pensam os educadores de uma escola do campo?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, J. R. G.; MANOEL, C. A. L. C.; PEREIRA, C. S.; NETO, V. F.. Participação em banca de Jeniffer Rafaela Gomes da Silva.As narrativas de professoras de matemática sobre suas práticas docentes em uma escola rural de Três Lagoas - MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
CORADETTI, C. A. L.; PEREIRA, C. S.; NETO, V. F.. Participação em banca de Danusa Nunes de Menezes.As Narrativas de Alunos Rurais Inseridos em uma Escola Urbana de Campo Grande - MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo - Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
42 Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education.THE MATHEMATICS TEXTBOOK FOR RURAL POPULATION IN BRAZIL: LEARNING TO BE A MODERNIZED FARMER. 2018. (Encontro).

2.
First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America.THE CITIZENSHIP NOTIONS IN MATHEMATICS TEXTBOOK TO RURAL PRIMARY SCHOOL IN BRAZIL. 2018. (Encontro).

3.
First Psychology of Mathematics Education Regional Conference, South America.STATISTICS AS A TOOL FOR DECISION-MAKING: TWO COUNTRIES AND ONE PATTERN. 2018. (Encontro).

4.
JustEd2018.Towards social justice through mathematics? Curriculum policy and processes of in(ex)clusion.. 2018. (Seminário).

5.
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemátcica.O CIDADÃO MATEMATICAMENTE COMPETENTE NOS CURRÍCULOS E LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E SUECOS. 2018. (Seminário).

6.
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemátcica.LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O CAMPO: AQUI TAMBÉM SE APRENDE A SER MÃE. 2018. (Seminário).

7.
2016 Brazil-Sweden Excellence Seminar.Curriculum and Mathematics Education from a contemporary perspective. 2016. (Seminário).

8.
Encontro Nacional de Educação Matemática.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES. 2016. (Encontro).

9.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A ESCOLA DO CAMPO: A BUSCA POR UMA IDENTIDADE A PARTIR DOS ENUNCIADOS DE ALUNAS DA ÁREA DE MATEMÁTICA DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. (Seminário).

10.
IV Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

11.
VI SESEMAT. 2012. (Seminário).

12.
V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

13.
XI Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemátic.Membro Comissão Editorial. 2012. (Encontro).

14.
Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio. 2011. (Outra).

15.
Simpósio de Educação Matemática em Nova Andradina.Competências Profissionais Docentes. 2011. (Simpósio).

16.
V SESEMAT - Seminário Sul Mato Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Seminário).

17.
X Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática. 2011. (Encontro).

18.
X ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2011. (Encontro).

19.
XIII CIAEM. 2011. (Congresso).

20.
XV EBRAPEM. 2011. (Encontro).

21.
IV SESEMAT. 2010. (Seminário).

22.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

23.
XIV EBRAPEM.A Influência da Prática de Professores de Matemática nos Resultados de Avaliações Escolares: um Estudo de Caso. 2010. (Encontro).

24.
Reunião de Iniciação Ciêntifica.Uma abordagem contextualizada no ensino de frações para alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Encontro).

25.
Semana da Matemática.Uma abordagem contextualizada no ensino de frações para alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Encontro).

26.
VII Semana da Matemática. 2008. (Encontro).

27.
congresso nacional de matemática aplicada e computacional. 2007. (Congresso).

28.
Oficina de Capacitação "Estatística para todos".Estatística para todos. 2007. (Oficina).

29.
VI Semana da Matemática.Uma Proposta para o Ensino de Probabilidade Através de um Jogo e da Metodologia de Resolução de Problemas. 2007. (Encontro).

30.
Simpósio de Matemática. 2006. (Simpósio).

31.
V Semana da Matemática. 2006. (Encontro).

32.
IV Semana da Matemática. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NETO, V. F.. Educação Popular: matriz filosófica e política da Educação do Campo. 2014. (Outro).

2.
NETO, V. F.. Introdução ao Pensamento Marxista. 2014. (Outro).

3.
NETO, V. F.. V SESEMAT - Seminário Sul Mato Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Congresso).

4.
NETO, V. F.. XIV EBRAPEM. 2010. (Congresso).

5.
NETO, V. F.; Oliveira, C.S. . Seminários do Grupo de Estudo e Tecnologia e Educação Matemática. 2010. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:37:47