Alessandra Peternella

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0796786322280169
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Doutora em Educação (PPE/UEM-2016). Mestre em Educação (PPE/UEM-2011). Especialista em Docência no Ensino Superior (FAA-2006). Graduada em Pedagogia (UEM-1999). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima (UERR), desde 2011. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico PPGE/UERR/IFRR (2016 a atual). Coordenadora adjunta do Programa Saberes Indígenas na Escola (MEC/FNDE/SECADI) em Rede (IFRR, UERR, UFRR) Núcleo UERR (nov 2016 a atual). Coordenadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (UERR, UNIFAP e UFPA) desde 2018. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da UERR (2015-2016). Diretora de Ensino de Graduação (dez 2014 a fev 2015). Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino UERR/MDA/INCRA/PRONERA/CNPq (2013-2015). É líder do Grupo de Estudos e de Pesquisas Formação de Professores, Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica (UERR/IFRR). Membro do Grupo de Estudos e de Pesquisas Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana (UERR). Foi professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio Atual (jan 2005-dez 2018). Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Ambiente: gestão e desenvolvimento (UERR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, aprendizagem e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo escolar, ensino, aprendizagem e desenvolvimento com base na Psicologia Histórico-Cultural; Pedagogia como ciência, curso de pedagogia e formação de pedagogos e professores indígenas, do campo e da cidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Peternella
Nome em citações bibliográficas
PETERNELLA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Roraima.
Av. 07 de setembro, 231
Canarinho
69306-530 - Boa Vista, RR - Brasil
Telefone: (095) 21210927
URL da Homepage: http://www.uer.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Crise da Pedagogia e suas implicações à formação do pedagogo no início do século XXI, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Terezinha Bellanda Galuch.
Palavras-chave: Crise do capital. Crise da pedagogia como ciência.; Formação do pedagogo no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo: contribuições da Teoria Histórico-Cultural,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch.
Palavras-chave: Relação teoria e prática.; Formação do Pedagogo.; Teoria Histórico-Cultural; Pensamento Empírico e Pensamento Teórico.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 370h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
Título: O Curso de Pedagogia da Faculdade Atual da Amazônia - Uma proposta na perspectiva interdisciplinar: limites e possibilidades.
Orientador: Prof. Dr. José Henrique Duarte Neto.
1996 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1990 - 1992
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Barbosa Ferraz, CEBF, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
II Seminário O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Didática e Políticas Educacionais Recentes. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2017 - 2017
Seminário O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira.... (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em A ética na investigação científica. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Correlação entre crise da educação e crise da democracia. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Pesquisas em Educação: diferentes abordagens. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Dislexia e o TDH em questão. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Drogadição na Infância e na Adolescência. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Contribuições da Teoria da Atividade. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação da Defiência Mental. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Psicologia, Educação e Desenvol. Humano em Vigotsk. (Carga horária: 4h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2009 - 2009
Ciclos Econômicos e Dinâmica das Crises Capitalist. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Método Ativo de Ensino Aprendizagem. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2008 - 2008
A Práxis permeando o cotidiano docente. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2008 - 2008
Semana Pedagógica 2008.2 - Avaliar, Planejar e Rec. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Concepções Interativas sobre o Ensino: Insterdisci. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Teoria da Atividade Humana. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.
2006 - 2006
Práticas Educativas e de Formação: .... (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação Presencial para Reconhecimento de Curs. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO/AM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Doutora I, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo do Mestrado em Educação Turma 2019.
07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação (72h)
07/2018 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa I (45h)
Seminário de Pesquisa III (45h)
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Representante Docente eleita no Conselho Universitário (CONUNI).
11/2016 - Atual
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Programa Saberes Indígena na Escola (MEC/FNDE/SECADI) Núcleo UERR.
05/2016 - Atual
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Acadêmico.
05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Roraima, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação (60h)
02/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (72h)
06/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Presidente a Comissão de seleção de Bolsas Capes/Demanda Social do PPGE/UERR/IFRR.
04/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de seleção de bolsas Demanda Social Capes do PPGE/UERR/IFRR.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC (72h)
08/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Seleção de Bolsa PNPD do PPGE/UERR/IFRR.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação (60h)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo Dirigido Jogos, Desenvolvimento e as Múltiplas Linguagens (36h)
Estudo Dirigido Lúdico e as múltiplas linguagens na escola (72h)
12/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora responsável pela execução de todas as etapas da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena - CEEEI/RR.
04/2017 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para a seleção de Bolsas Capes/Demanda Social.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III (100h)
Metodologia da Alfabetização (72h)
08/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo do Mestrado em Educação Turma 2017.
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II: Docência nos anos iniciais do ensino fundamental (100h)
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (72h)
07/2015 - 05/2016
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Coordenadora Interina do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos, Desenvolvimento e Múltiplas Linguagens (36h)
Estágio Supervisionado I: Docência na Educação Infantil (100h)
08/2013 - 10/2015
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização Residência Agrária em Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Curricular (72h)
Metodologia da Alfabetização (72h)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política da Educação Básica
05/2015 - 06/2015
Extensão universitária , Universidade Estadual de Roraima, .

Atividade de extensão realizada
A atividade realizada consistiu no Curso de Extensão Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino para 25 professores da Vila Campos Novos no município de Iracema, em Boa Vista-RR, num total de 100h.
12/2014 - 02/2015
Direção e administração, Universidade Estadual de Roraima, .

Cargo ou função
Diretora de Graduação.
12/2013 - 12/2013
Ensino, Especialização Educ do Campo e suas Metodologias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TeoriasPiscopedagógicas do Ensno-Aprendizagem aplicadas à Educação do Campo (60h)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento (Pacaraima)
Currículo e Educação Escolar Indígena (Comunidade Indígena Contão)
08/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação (Boa Vista).
01/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Alfabetização (Disciplina de Férias - Jan.), Boa Vista.
Ética na Educação (Alto Alegre).
Metodologia Científica (Disciplina de Férias - Jul.), Caracaraí.
02/2012 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Educação Básica (Pacaraima).
02/2012 - 06/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Educação Básica (Boa Vista)
02/2012 - 06/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas da Educação Básica (Boa Vista).
10/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos, Curso de Pedagogia, município de Pacaraima, 2011.2

Centro Universitário Estácio da Amazônia, ESTÁCIO ATUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou com vínculo empregatício integral (40h) de jan 2005 a dez 2011. Afastou-se para cursar doutorado sem ônus para a instituição de jan de 2012 a jan 2016. Atuou como professora horista de fevereiro de 2016 a dezembro de 2018.

Atividades

07/2018 - 12/2018
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo: teoria e prática (80h)
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Indígena (45h)
Currículo: teoria e prática (80h)
03/2018 - 04/2018
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento (36h)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática (80h)
Currículo: teoria e prática (80h)
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática (80h)
Currículo: teoria e prática (80h)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo: teoria e prática
Didática
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Institucional
Pedagogia em Espaços Não Escolares
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
04/2016 - 06/2016
Ensino, Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Política do Ensino Superior (36h)
07/2010 - 12/2011
Direção e administração, Centro Universitário Estácio da Amazônia, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação (60h)
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (60h)
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação (60h)
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (60h)
Didática e Docência (60h)
Práticas Pedagógicas Não Escolares (60h)
02/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação (60h)
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (60h)
Didática e Docência (60h)
01/2005 - 12/2009
Direção e administração, Centro Universitário Estácio da Amazônia, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Curso de Pedagogia.
02/2009 - 03/2009
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Escolar Indígena (60h)
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas I: identidade e perfil do pedagogo (60h)
Prática do Pedagogo na Escola (60h)
Pedagogia e Prática do Pedagogo na Docência (60h)
02/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas I: identidade e perfil do pedagogo (60h)
Estágio Supervisionado I (60h)
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas I: identidade e perfil do pedagogo (60h)
Estágio Supervisionado I (60h)
Antropologia e Educação (60h)
02/2007 - 07/2007
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas: identidade e perfil do pedagogo (60h)
Estágio Supervisionado I (60h)
Filosofia e Educação I (60h)
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento da Prática Pedagógica IV (60h)
02/2006 - 07/2006
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento da Prática Pedagógica II (60h)
08/2005 - 12/2005
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento da Prática Pedagógica I (60h)
02/2005 - 07/2005
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento da Prática Pedagógica I (60h)

Urihi-Saúde Yanomami, URIHI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Integral, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou como Coordenadora do Programa de Educação em Saúde, no planejamento, implementação, desenvolvimento e avaliação das atividades educativas entre os Yanomami como: alfabetização na língua materna; fomento à reflexão sobre o processo de escolarização; cursos de formação de agentes yanomami de saúde; cursos de formação de professores yanomami; assessoria à elaboração da proposta curricular de formação dos agentes yanomami de saúde e dos professores yanomami; orientação pedagógica aos professores indígenas e não-indígenas; assessoria à produção de material didático na língua materna e apoio à realização de reuniões de conselho de saúde local e distrital.



Linhas de pesquisa


1.
Formação, Trabalho Docente e Currículo

Objetivo: Estuda os processos da formação docente em sua interface com as múltiplas expressões no currículo escolar. Pesquisa a formação docente e o currículo, seus processos pedagógicos e sociais especialmente considerando diferentes contextos e populações da floresta, assentados, ribeirinhos e migrantes. Ocupa-se da educação escolar nas múltiplas e complexas relações que se estabelecem entre a formação docente e o currículo. Propõem-se estudar e compreender os processos, as políticas, os projetos, o trabalho docente e o currículo a partir e no contexto da realidade regional em sua interface com o conhecimento universal..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Formação docente.; Currículo.; Processos pedagógicos..
2.
Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade

Objetivo: Estuda os processos próprios da Educação do campo e indígena na interseção com as questões da interculturalidade. Pesquisa as diferentes culturas educativas e seus processos históricos. Investiga a educação do campo e a educação escolar indígena em seus aspectos históricos, linguísticos e culturais, especialmente preocupada com os povos excluídos da hegemonia dominante, seus imaginários, sua ética e sua estética. Analisa as formas de expressão cultural em diferentes contextos históricos, suas expressões no currículo escolar do campo e indígena na constituição histórica das instituições educativas da Amazônia Setentrional..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação do campo.; Educação Indígena.; Interculturalidade..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural
Descrição: O projeto analisa a educação na Amazônia nas dimensões da história, da política, da formação de professores e da diversidade cultural. Articula docentes e discentes de três instituições (UNIFAP, UFPA e UERR). Tem como questão problema central investigar como se configura a educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, bem como nas dimensões da formação de professores e sua relação com a diversidade cultural? Objetivo do projeto é contribuir para a consolidação e fortalecimento da pesquisa, da graduação e da pós-graduação na região. A cooperação proposta busca contribuir para a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Compreendemos que um dos fatores necessários para o desenvolvimento e consolidação da área educacional na Região Norte consiste na qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa, bem como formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de programas de pós-graduação, que ao atuarem em cooperação, promoverão a ampliação do número de publicações, mobilidade institucional, oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. O projeto será desenvolvido em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP, UFPA e UERR. A Instituição promotora é a UNIFAP sob a coordenação da Profa. Dra. Eugenia da Luz Silva Fortes. A Instituição Associada I é a UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves. A Instituição Associada II é a UERR sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Pertenella. Participam do projeto como pesquisadores 12 professores da UNIFAP; 13 professores da UFPA e 11 professores da UERR, todos vinculados aos programas de pós-graduação em Educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Letramento científico na Base Nacional Curricular Comum: reflexões a partir da aprendizagem conceitual
Descrição: A preocupação de educadores em torno das questões de ensino remonta aos diversos aspectos da formação inicial do aluno, como a construção do currículo escolar e o desenvolvimento de estratégias de ensino distanciadas do modelo "tradicional" e da mera transmissão de informações e fatos isolados. A recém proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aborda em seu texto principal a necessidade do letramento científico na Educação Básica, indicando a necessidade de mudanças nas formas em que os conhecimentos a serem apropriados pelos alunos são ministrados pelos professores. Dessa forma, há necessidade de refletir sobre a aquisição de conhecimento do ponto de vista da aprendizagem conceitual, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural e sua relação com o processo de letramento científico retratado na BNCC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Saberes Indígenas na Escola - Núcleo UERR
Descrição: Projeto de pesquisa, ensino e extensão, que tem como objetivo a formação continuada de professores indígenas que atuam nas escolas indígenas Macuxi, Wapixana e Taurepang em Roraima, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando o desenvolvimento de materiais didáticos bilíngue, desenvolvido em regime de colaboração com a SEED-RR, está baseado nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade, assegurados pelo art. 210, § 2º, da Constituição Federal. A ação congrega uma Rede coordenada pela Drª Roseli Bernardo dos Santos - IFRR sendo composta pelas seguintes instituições: IFRR, UERR e UFRR, integrando o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Peternella - Coordenador / Roseli Bernardo dos Santos - Integrante / Catarina Janira Padilha - Integrante / Marilene Alves Fernandes - Integrante / Leonardo Pereira da Silva - Integrante / Patrício Sarmento Silveira - Integrante / Percivaldo Dasso - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Formação de professores com base na Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica.
Descrição: O projeto é parte das atividades do grupo de estudos e pesquisa Formação de Professores em Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, vinculado a linha 01 do Mestrado em Educação da UERR/IFRR, Formação, trabalho docente e currículo. Tem por objetivo desenvolver estudos referentes aos aspectos teórico-práticos da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica, tendo como prioridade a formação e a prática do professor. Observa-se que as atuais tendências pedagógicas hegemônicas obstaculizam ao professor a compreensão acerca do papel dos conhecimentos científicos no desenvolvimento da personalidade e da inteligência dos escolares. Assim, busca investigar os aspectos teóricos/práticos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, para fundamentar e organizar a prática pedagógica do professor em formação de modo que ele, o professor, tenha clareza acerca do papel da educação no desenvolvimento das funções psíquicas superiores e como desenvolver o seu trabalho educativo como atividade mediadora, disponibilizando o acervo cultural das diferentes disciplinas do currículo escolar de modo adequado, direcionando-o ao desenvolvimento dessas funções..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Peternella - Coordenador / Bruna Ramos Marinho - Integrante / Lana Cristina Barbosa de Melo - Integrante / Luanda Letícia Campina Borges - Integrante / Élida Silva Souza - Integrante / Vinícius Luge Oliveira - Integrante / Adriana Jacaúna - Integrante.
2013 - 2015
Educação do Campo e suas metodologias de ensino: histórico, forma, condições e seu desenvolvimento nos assentamentos de Roraima.
Descrição: O projeto busca desenvolver processo de investigação e formação de professores da Educação do Campo por meio da pesquisa-ação crítico-colaborativa capaz de intervir, por meio de novas metodologias de ensino e aprendizagem, naquele contexto educativo de tal modo que possibilite alterações nas condições de compreensão, de ação formativa dos docentes e para o desenvolvimento social dos estudantes de diferentes áreas de assentamento colocando-os em outros patamares de existência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Ambiente : Gestão e Desenvolvimento (UERR)


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Imagens da Educação
2013 - 2013
Periódico: Imagens da Educação
2018 - 2018
Periódico: Reunião Científica Anped Norte
2018 - 2018
Periódico: REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS
2017 - 2017
Periódico: IMAGENS DA EDUCAÇÃO
2016 - 2016
Periódico: IMAGENS DA EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PETERNELLA, A.2011PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Intermeio Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 17, p. 13-28, 2011.

2.
PETERNELLA, A.2000 PETERNELLA, A.. Repensando a Educação Escolar Indígena: o caso Avá-guarani de São Miguel do Iguaçu/PR. Cadernos de Apoio ao Ensino (UEM), v. 8, p. 23-59, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARINHO, B. R. (Org.) ; PETERNELLA, A. (Org.) . Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural: a defesa do conhecimentos na educação das novas gerações.. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. v. 01. 250p .

2.
GHEDIN, E. (Org.) ; PETERNELLA, A. (Org.) . Teorias psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 1. ed. Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016. v. 01. 432p .

3.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo.. 1. ed. Maringá: Editora da Univerdade Estadual de Maringá, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PETERNELLA, A.; MOTA, D. S. M. ; GHEDIN, E. . A Psicanálise de Freud e suas implicações para a educação.. In: GHEDIN, Evandro. PETERNELLA, Alessandra.. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 01ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016, v. 01, p. 21-44.

2.
PETERNELLA, A.; MENDONCA, F. W. . O Behaviorismo Radical de Skinner: implicações pedagógicas. In: GHEDIN, E. PETERNELLA, A.. (Org.). Teorias psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 01ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016, v. 01, p. 69-93.

3.
GOMES, R. C. S. ; PETERNELLA, A. ; GHEDIN, E. . O Desenvolvimento Cognitivo na ótica de Piaget: implicações para a educação em ciências. In: GHEDIN, E. PETERNELLA, A.. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 01ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016, v. 01, p. 113-144.

4.
PETERNELLA, A.; VIEIRA, R. C. M. ; GHEDIN, E. . Vigotski e a Teoria Histórico-Cultural: contribuições para a organização do ensino. In: GHEDIN, E. PETERNELLA, A.. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 01ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016, v. 01, p. 269-300.

5.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A organização do ensino para a formação do pensamento teórico com base nos pressupostos de Davídov. Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 01ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016, v. 01, p. 383-405.

6.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . Implicações da crise da pedagogia como ciência à formação do pedagogo no início do século XXI. In: MELLO, Diene Elre de. FRANCO, Sandra Aparecida Pires. (Org.). Educação Superior: cenários e perspectivas. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016, v. 01, p. 144-170.

7.
PETERNELLA, A.. Trabalho como princípio educativo: elementos para reflexão.. In: GHEDIN, Evandro.. (Org.). Fundamentos Filosóficos à Educação do Campo.. 01ed.Boa Vista: Universidade Federal de Roraima, 2016, v. 01, p. 159-182.

8.
GUIMARAES., O. A. ; PETERNELLA, A. . Sistema Nacional de Educação: elementos introdutórios. In: BORGES, Heloisa da Silva. VILHENA JÚNIOR, Waldemar Moura. (Org.). Educação do Campo e as Políticas Sociais Públicas. 1ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2015, v. 01, p. 07-264.

9.
PETERNELLA, A.; PEREIRA, M. A. C. . Gestão Democrática: desafios para a sua efetivação nas escolas do campo no contexto econômico e político atual.. In: BORGES, H. da S. VILHENA JÚNIOR, W. M.. (Org.). Educação do Campo e as Políticas Sociais Públicas. 1ed.Boa Vista: Editora da Universidade Estadual de Roraima, 2015, v. 01, p. 229-264.

10.
PETERNELLA, A.; RAVANELLI, G. C. A. . Educação e Ideologias Pensadas a partir de uma Preocupação Epistemológica. In: RUIZ, Adriano Rodrigues. (Org.). Educação: um convite a novos caminhos. 01ed.Maringa: Uem, 2000, v. 01, p. 35-49.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, R. G. ; PETERNELLA, A. . Fundamentos pedagógicos da base nacional comum curricular-BNCC do ensino fundamental brasileiro. In: 2ª ANPED Norte, 2018, Rio Branco-AC. Anais das Reuniões Científicas Regionais da ANPED, 2018. v. 01.

2.
PETERNELLA, A.; FERNANDES, M. A. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PENSAR A INTERCULTURALIDADE NAS ESCOLAS INDÍGENAS. In: 2ª ANPED Norte, 2018, Rio Branco-AC. Anais das Reuniões Científicas Regionais da ANPED Norte, 2018. v. 01.

3.
PETERNELLA, A.. Condicionantes históricos da crise da Pedagogia como ciência. In: 1a Anped Norte Políticas Públicas e Formação Humana: desafios para a educação na panamazônia, 2016, Belém. Reunião Científica Anped Norte. Belém: Universidade Federal do Pará, 2016. v. 1. p. 307-324.

4.
PEREIRA, F. A. ; PETERNELLA, A. . O currículo e os conhecimentos necessários à formação do pedagogo para a contemporaneidade. In: 1a Anped Norte Políticas Públicas e Formação Humana: desafios para a educação na panamazônia, 2016, Belém. Reuniã Científica Anped Norte. Universidade Federal do Pará: Universidade Federal do Pará, 2016. v. 1. p. 1993-2008.

5.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo: elementos para reflexão. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Anais do XII Seminário de Pesquisa do PPE, 2013.

6.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo com Base nos Pressupostos Marxianos. In: CEMARX - VI Colóquio Internacional Marx e Engels, 2012, Campinas-SP. VI Colóquio Internacional Marx e Engels, 2012.

7.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Formação do Pedagogo sob a Orientação de Documentos Elaborados no Início do Século XXI: da necessidade de continuar o debate. In: IX ANPEDSUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul - RS. Anais do IX ANPEDSUL Seminário de Pesquisa da Região Sul - A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica, 2012.

8.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . O Desenvolvimento do Pensamento Teórico: contribuições para repensar a relação teoria e prática na formação inicial do pedagogo.. In: V Congresso Internacional de Psicologia, 2012, Maringá-PR. Anais do V Congresso Internacional de Psicologia - Psicologia: de onde viemos, para onde vamos?, 2012.

9.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . Reflexões sobre a Relação Teoria e Prática no Curso de Pedagogia sob o Enfoque da Psicologia Histórico-Cultural. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte - MG. Anais do X Colóquio sobre Questões Curriculares VI Coloquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012.

10.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Relação Teoria e Prática na Formção Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2011, Manaus. XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . Aprendizagem Conceitual na Formação de Professores: uma abordagem baseada na teoria histórico-cultural. In: IV EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto-SP. Socialismo e Educação na América Latina: coletânea de textos do IV EBEM. Marilia-SP: Ofinica Universitária Unesp, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o (re)pensar da relação teoria-prática na formação inicial do pedagogo. In: V EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. V EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Florianópolis: UFSC/PPGE, 2011. p. 01-229.

2.
PETERNELLA, A.. A Formação do Pedagogo: contribuições para continuar o debate após Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006.. In: IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio de Formação de Professores, 2009, Curitiba. IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Coloquio Nacional de Formação de Professores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.

3.
PETERNELLA, A.. Limites e Possibilidades de uma Proposta Interdisciplinar de Formação de Professores. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: currículo, teorias, métodos, 2008, Florianópolis. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares: currículos, teoria, métodos. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PETERNELLA, A.. PRONERA/RR Memória - O curso de Residência Agrária Especialização Educação do Campo e suas Metodologias de Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PETERNELLA, A.. Os programas de pós-graduação na Amazônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PETERNELLA, A.. O processo de planejamento como atividade docente necessária a organização do ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PETERNELLA, A.. Educação em Roraima: avanços, retrocessos e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PETERNELLA, A.; FERNANDES, M. A. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PENSAR A INTERCULTURALIDADE NAS ESCOLAS INDÍGENAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PETERNELLA, A.; MAIA, R. G. . ?Fundamentos pedagógicos da base nacional comum curricular-BNCC do ensino fundamental brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PETERNELLA, A.. Desafios e possibilidades na Pós-Graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PETERNELLA, A.. O fazer pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PETERNELLA, A.. A crise da pedagogia como ciência no século XXI e a Formação do Pedagogo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PETERNELLA, A.. O curso de pedagogia em perspectiva: a pesquisa em foco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PETERNELLA, A.. Realidade do ensino de História nas séries iniciais da rede municipal de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PETERNELLA, A.. Neoliberalismo e Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PETERNELLA, A.. Projeto Escola sem Partido: a quem interessa esse tema?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PETERNELLA, A.. Formação de Professores e Pesquisa: incertezas na atual conjuntura política e econômica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PETERNELLA, A.. Condicionantes Históricos da Crise da Pedagogia como Ciência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PETERNELLA, A.. Universidade, Ciëncia e Pesquisa como instrumento para construção de uma sociedade mais justa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PETERNELLA, A.. Campo, sujeito e identidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PETERNELLA, A.. Os desafios da pesquisa para jovens em formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PETERNELLA, A.. Crise da Pedagogia e suas implicações à formação do pedagogo no início do século XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PEREIRA, F. A. ; PETERNELLA, A. . O currículo e os conhecimentos necessários à formação do pedagogo para a contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PETERNELLA, A.. Políticas e processos de formação inicial e continuada de docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
PETERNELLA, A.. A pedagogia socialista e suas contribuições para pensar a educação do campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PETERNELLA, A.. Educação Inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ALMEIDA, C. E. S. ; PETERNELLA, A. . Ensino de Ciências: conceitos e processos metodológicos na perspectiva da educação do campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SANTOS, L. S. ; PETERNELLA, A. . As concepções de ensino e aprendizagem de professores em escolas de assentamentos no município de Rorainópolis-RR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
VIANA, G. S. ; PETERNELLA, A. . Currículo e pedagogia da alternância na educação do campo na região sudeste de Roraima. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
COSTA, C. M. S. ; PETERNELLA, A. . Pedagogia da Alternância e Currículo da Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PETERNELLA, A.. A Formação do Pedagogo da UERR em Debate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
PETERNELLA, A.. A Formação do Pedagogo na Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural: contribuições para o desenvolvimento humano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PETERNELLA, A.. Reflexões sobre a Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo com Base nos Pressupostos Marxianos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PETERNELLA, A.; GALUCH, M. T. B. . A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva Histórico-Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PETERNELLA, A.. Contribuições dos Pressupostos Marxianos para Refletir a Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PETERNELLA, A.. Limites e Possibilidades de uma Proposta Interdisciplinar de Formação de Professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PETERNELLA, A.. Educação Escolar Indígena: o caso do povo Yanomami em Roraima. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
PETERNELLA, A.. Educação para Negros e Indígenas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
PETERNELLA, A.. A Experiência das Organizações Sociais de Luta pelos Direitos Básicos do Homem/Mulher em Roraima. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
PETERNELLA, A.. Prática Pedagógica: conhecendo a realidade e construindo o saber. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
PETERNELLA, A.. A atuação do Pedagogo nos Espaços Escolares. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
PETERNELLA, A.. Ética e Prática Pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
PETERNELLA, A.. Práticas Educativas Escolares: necessidades, possibilidades e desafios na atuação pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PETERNELLA, A.. Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professores e professoras. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PETERNELLA, A.. Curso de Treinamento e Capacitação de Gestores - estudo sobre elaboração de projetos, Hutukara Associação Yanomami. 2006.

2.
PETERNELLA, A.. Curso de Formação de Professores Yanomami em nível Magistério: constuindo uma visão crítica da realidade Yanomami. 2006.

3.
PETERNELLA, A.. Curso de Formação de Professores Yanomami em nível magistério - Pensando a Educação Escolar Indígena. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PETERNELLA, A.; COSTA, C. M. S. ; MENDONCA, M. S. ; SARMENTO, C. S. ; VIVIAN, J. . Fundamentos da Educação do campo e suas metodologias de ensino. 2015. (Curso de Extesão).

2.
PETERNELLA, A.. O Valor Social do Pedagogo: a questão da relação teoria e prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PETERNELLA, A.. O Papel do Pedagogo na Formação para a Cidadania. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SARMENTO, D. F.; CASAGRANDE, C. A.; PETERNELLA, A.; FELICETTI, V. L.. Participação em banca de Priscilla de Souza Pitta. Razões que mobilizam o exercício docente nos anos iniciais da Educação Básica.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

2.
NEVES, L. R.; PETERNELLA, A.; SILVA, J. C. J.. Participação em banca de Clivea de Farias Souto. Políticas de expansão para o ensino superior: a implementação do REUNI na Universidade Federal de Roraima. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

3.
MARINHO, B. R.; MELLO, S. A.; PETERNELLA, A.. Participação em banca de Lana Cristina Barbosa de Melo. A coordenação pedagógica na mediação do trabalho do professor na formação do aluno com deficiência intelectual: humanização ou alienação?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
GHEDIN, E.; PETERNELLA, A.; BORGES, H. S.. Participação em banca de MONTEIRO, Simone Alves.. Identidade de professores do campo: formação e contexto. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
SOUSA, A. L.; PETERNELLA, A.; OYAMA, E. R.. Participação em banca de Adriane Karina Amin de Azevedo. Trabalho e Ideologia: implicações práticas o Programa Ciência sem Fronteiras. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

6.
GHEDIN, E.; PETERNELLA, A.; SILVA, I. S.. Participação em banca de Ana Carolina Nattrodt Albuquerque. O ensino de ciências na perspectiva da educação montessoriana no 4° e 5° ano do ensino fundamental da Prima Escola Montessori de São Paulo e a instrumentalização deste método na escola municial Aquilino da Mota Duarte. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
CASTRO, P. M.; DUARTE, R.; PETERNELLA, A.. Participação em banca de Márcia Helena Maia de Lima. O lúdico na educação infantil: abordagem na aprendizagem das crianças do 2 período da rede municipal, utilizando sequências didáticas do eixo temático seres vivo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

Qualificações de Doutorado
1.
MOURAO, A. R. B.; HAGE, S. A. M.; BORGES, H. S.; GHEDIN, E. L.; PETERNELLA, A.; JESUS, E. L.; PINHEIRO, M. G. S. P.. Participação em banca de Maria Trindade dos Santos Tavares. Da Educação Rural à Educação do Campo no Amazonas: desafios amazônicos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Mestrado
1.
PETERNELLA, A.; LOPES, S. L.; MOURA, A. A. V.. Participação em banca de Janaene Leandro de Sousa. Fechamento das escolas do campo no município de Rorainópolis/RR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
PETERNELLA, A.; SILVA NETO, J. P.; CAMARGO, L. M.. Participação em banca de Luanda Letícia Campina Borges. A proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental do Estado de Roraima e suas implicações a Prática Docente.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
FELICETTI, V. L.; PETERNELLA, A.; QUARESMA, D. R.; SARMENTO, D. F.. Participação em banca de Priscilla de Souza Pitta. Razões que mobilizam o exercício docente nos anos iniciais da Educação Básica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

4.
PETERNELLA, A.; MARINHO, B. R.; SOUSA, A. L.. Participação em banca de Luzardina Miranda e Silva. Currículo e Interculturalidade de uma escola de ensino médio no município de Rorainópolis-RR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
PETERNELLA, A.; SILVA, I. S.; SILVA, J. L.. Participação em banca de Francisca Araújo Pereira. Pedagogia: uma investigação sobre a articulação entre pesquisa e ensino de uma IES particular em Boa Vista-RR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
GHEDIN, E.; PETERNELLA, A.; MELO, N. S.. Participação em banca de Francisca Silva e Silva.. Reflexões sobre a constituição da identidade docente do professor do campo na Vila Félix Pinto/Cantá/RR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
CASTRO, P. M.; PETERNELLA, A.; FLORES, A. S.. Participação em banca de NASCIMENTO, Cristina Maria Costa do.. O "Programa Embrapa e Escola" no processo de alfabetização científica em ciências dos alunos no Ensino Fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

8.
CASTRO, P. M.; PETERNELLA, A.; FERST, E. M.. Participação em banca de SILVA, Jusciléia Tavares da.. A alfabetização científica na Educação Infantil: um olhar sobre o ensino de ciências com a utilização de uma sequência didática no 1º período em escola municipal.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual de Roraima.

9.
NEVES, L. R.; PETERNELLA, A.; SOUSA, A. L.. Participação em banca de Adriane Karina Amin de Azevedo. Internacionalização da Educação Superior: o impacto do Programa Ciências sem Fronteiras na Formação Acadêmico-Profissional dos Estudantes da UFRR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

10.
NEVES, L. R.; PETERNELLA, A.; SILVA, J. C. J.. Participação em banca de Clívea de Farias Souto. Programa Reuni: um olhar sobre as políticas de assistência estudantil da UFRR. 2016.

11.
GHEDIN, E.; PETERNELLA, A.; BORGES, H. S.. Participação em banca de Simone Alves Monteiro. A formação de professores do campo e a ressignificação de suas identidades profissionais: narrativas dos egressos do curso normal superior na especialização em educação do campo e suas metodologias de ensino uerr/cnpq/pronera/incra. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

12.
SILVA NETO, J. P.; PETERNELLA, A.; LYRA JUNIOR, A. A.. Participação em banca de Gisele Sodré Gualberto. Componenentes interculturais no processo de ensino aprendizagem na educação básica de alunos brasileiros e venezuelanos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

13.
MARINHO, B. R.; MELLO, S. A.; PETERNELLA, A.. Participação em banca de Lana Cristina Barbosa de Melo. A coordenação pedagógica na mediação do trabalho do professor na formação do aluno com deficiência intelctual: humanização ou alienação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de PEREIRA, Leidiane Ferreira Paz..Entre a teoria e a prática: análise da avaliação da aprendizagem praticada por quatro professores de uma escola pública do município de Boa Vista-RR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; PONTES, S. C.. Participação em banca de LIMA, Érica Fernanda Silva.Narrativa autobiográfica dos processos de formação e das condições de trabalho de uma professora alfabetizadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de OLIVEIRA, Valcir Clementino de..Caminhos do aprender, metodologia de ensino na Educação Infantil da Escola Municipal Indígena Marta Severino.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de SERVINO, Jucilene Oliveira..A escola e eu: contando trajetórias.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de PINTO, Antonio Andrade..Trajetória de formação: o meu povo, a escola e o curso de pedagogia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de RIBEIRO, Leonita Rodrigues..Trajetória da minha vida educacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de SOUZA, Sandra Costa..Eu, a Universidade e minha formação no curso de pedagogia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

8.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de SILVA, Irla da..Narrativas de um povo: eu o Curso de Pedagogia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

9.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de PEIXOTO, Ideurenia Peres..Minha vida, minha formação em pequenas pinceladas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

10.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.. Participação em banca de NASCIMENTO, Silvano da Silva..História e análise de uma trajetória estudantil e profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

11.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; PONTES, S. C.. Participação em banca de SILVA, Naira Matias..Jogos Pedagógicos aplicados ao ensino de língua materna: um estudo de caso na Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento - Truaru - Boa Vista/RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

12.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; PONTES, S. C.. Participação em banca de OLIVEIRA, Ordilene Lourenço de..Jogos e brincadeiras como ferramenta de aprendizagem na língua wapixana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

13.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; SALES, J. C.. Participação em banca de Bruna Alves Azevedo.A avaliação da Aprendizagem nas séries iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

14.
SILVA, O. P. P.; PETERNELLA, A.; SALES, J. C.. Participação em banca de Graciete Barros Silva.Educação e Multiculturalidade no 2 ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alcides da Conceição Lima no município de Pacaraima-RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

15.
PETERNELLA, A.; SILVA, O. P. P.; PEREIRA, Z. S.. Participação em banca de Sergio Barbosa dos Santos.Identidade Cultural no Coração da Raposa Serra do Sol: educação escolar e o fortalecimento da identidade indígena na Escola Estadual Indígena Padre José de Anchieta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

16.
PETERNELLA, A.; MARIALVA, M. E. A.; OLIVEIRA, C. C.. Participação em banca de Angela Maria Gomes Rocha.Jogos Matemáticos como Instrumentos para uma Aprendizagem Significativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

17.
PETERNELLA, A.; MARIALVA, M. E. A.; PONTES, S. C.. Participação em banca de Natália da Silva Mendes.A Prática Recreativa do Professor de Educação Física na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

18.
PETERNELLA, A.; MARIALVA, M. E. A.; LIBERAL, R. A.. Participação em banca de Adriana Rodrigues Souza.Formação Continuada na Qualificação de Docentes para o Atendimento na Inclusão de Portadores de Deficência Física no Ensino Fundamental II. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima.

19.
PETERNELLA, A.; DIAS, S. G. A.; MOLETA, M. K. B.. Participação em banca de Rosa Dirmenia de Lima Silva.Educação Infantil e a Educação Inclusiva: discussão acerca do tema a partir da experiência em uma escola pública do Município de Boa Vista-RR. 2010.

20.
DIAS, S. G. A.; PETERNELLA, A.; MELO, M. A. A.. Participação em banca de Angelo Máximo Macedo Braga; Leidleny Fabrício Bezerra; Sueli.Atividade Lúdica: experiências com as quatro operações no ensino da matemática no 4º ano do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

21.
LUCENA, Z. D.; PETERNELLA, A.; DIAS, S. G. A.. Participação em banca de Eva Alves da Silva; Jucinete Costa Pizano; Marinez Silva San.A Importância do Planejamento Coletivo no Processo Ensino Aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

22.
PETERNELLA, A.; SGUARIO, E.; NETTO, M. I. B.. Participação em banca de Beatriz Gomes Barros.A Importância do Lúdico no Processo Ensino-aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

23.
PETERNELLA, A.; NETTO, M. I. B.; MESQUITA, A. M. M. G.. Participação em banca de Ana Carolina Machado.Trabalhando com Leitura e Escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.

24.
PETERNELLA, A.; CARDOZO, S. M. S.; CARVALHO, K. S. F.. Participação em banca de Marleide Barbosa da Costa.Inclusão Escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DELGADO, O. T.; PETERNELLA, A.; LIMA, P. A. M.; PONTES, S. C.. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Professor Horista do Curso de Licenciatura em Física. 2018. Universidade Estadual de Roraima.

2.
PETERNELLA, A.. Comissão Julgadora Estadual do Prêmio Professores do Brasil. 2007. Secretaria Estadual de Educação, Cutura e Desportos de Boa Vista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Ciclo de Palestras sobre Educação: as políticas educacionais e a formação docente no contexto atual.Os programas de pós-graduação na Amazônia. 2018. (Outra).

2.
II Encontro Estadual de Educação e I Ciclo de Debates do Mestrado em em Educação UER/IFRR.Educação em Roraima: avanços, retrocessos e perspectivas. 2018. (Encontro).

3.
I Semana de Letras da UERR: formação acadêmica e política na sala de aula.Escola sem Partido e os reflexos das contrarreformas na Educação Superior em Roraima. 2018. (Outra).

4.
Reunião Científica Anped Norte. ?Fundamentos pedagógicos da base nacional comum curricular-BNCC do ensino fundamental brasileiro. 2018. (Exposição).

5.
Reunião Científica Anped Norte.Formação de Professor, Identidade e Fazer Docente: pensar, sentir e agir. 2018. (Outra).

6.
Reunião Científica Anped Norte.CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA PENSAR A INTERCULTURALIDADE NAS ESCOLAS INDÍGENAS. 2018. (Outra).

7.
Reunião Científica Anped Norte. 2018. (Outra).

8.
38 Reunião Nacional da ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em co contexto de re resistência. 2017. (Outra).

9.
Pré-ENE (Atividade Preparatória de Roraima para o II Encontro Nacional de Educação). 2016. (Encontro).

10.
Congresso Nacional Residência Agrária: Universidade, Movimentos Sociais e Educação no Campo Brasileiro. 2015. (Congresso).

11.
II Seminário de Educação do Campo: construção coletiva de políticas de educação do campo em busca da ampliação e consolidação da luta no estado de Roraima. 2015. (Seminário).

12.
Palestra Dimensões da Precarização do Trabalho no século XXI, com Prof. Dr. Giovani Alves. 2013. (Outra).

13.
Palestra Educação contra o Capital, com Prof. Dr. Ivo Tonet. 2013. (Outra).

14.
Seminário Internacional de Psicologia Histórico-Cultural, com Dra. Marta Ofélia Shuare (Rússia). 2013. (Seminário).

15.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.A Relação Teoria e Prática na Formação Pedagogo: elementos para reflexão. 2013. (Seminário).

16.
CEMARX - VI Colóquio Internacional Marx e Engels.Reflexões sobre a Relação Teoria e Prática na Formação do Pedagogo com Base nos Pressupostos Marxianos. 2012. (Outra).

17.
IV Seminário de Integração de Práticas Docentes.Contribuições dos Pressupostos Marxianos para Refletir a Relação Teoria e Prática na Formação Incial do Pedagogo. 2011. (Seminário).

18.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A Relação Teoria e Prática na Formação Inicial do Pedagogo na Perspectiva da Psciologia Histórico-Cultural. 2011. (Encontro).

19.
"Hegel e Marx". 2009. (Outra).

20.
"História, Práxis, Teleologia e Liberdade em Marx". 2009. (Outra).

21.
IV Congresso Internacional e X Semana de Psicologia: conhecimento e saúde mental: compromisso com o desenvolvimento humano.. 2009. (Congresso).

22.
IV EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2009. (Encontro).

23.
IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Coloquio de Formação de Professores. 2009. (Seminário).

24.
IV Congresso Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares. 2008. (Congresso).

25.
I Congresso Internacional de Pesquisa Educacional do Mercosul em Roraima. 2007. (Congresso).

26.
Seminário das Práticas Pedagógicas. 2006. (Seminário).

27.
XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).

28.
I Pré-conferência Nacional Ambiental. 2003. (Outra).

29.
I Seminário Etno-ambiental Indígena de Roraima. 2003. (Seminário).

30.
V Encontro sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas no 14º Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETERNELLA, A.; CAMARGO, L. M. ; GOMES, R. S. . I Colóquio de Currículo do PPGE/UERR/IFRR. 2018. (Outro).

2.
PETERNELLA, A.. Seminário de Introdução À Atividade de Pesquisa em Educação da UERR. 2017. (Outro).

3.
PETERNELLA, A.; MARINHO, B. R. ; LIRA, L. . II Simpósio de Psicopedagogia e Educação de Roraima. 2017. (Outro).

4.
PETERNELLA, A.. II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena-CEEEI/RR. 2016. (Outro).

5.
PETERNELLA, A.; MARIALVA, Maria Elcineide ; SILVA, O. P. P. ; PONTES, S. C. . Mesa-Redonda: A Formação do Pedagogo da UERR em Debate. 2012. (Outro).

6.
PETERNELLA, A.. I Semana do Calouro do Curso de Pedagogia. 2005. (Outro).

7.
PETERNELLA, A.; MESQUITA, A. M. M. G. . I Seminário de Prática Pedagógica: "Conhecendo a Realidade e Construindo o Saber". 2005. (Outro).

8.
PETERNELLA, A.. I Acalouração: cultura e ação cidadã - Curso de Pedagogia. 2005. (Outro).

9.
PETERNELLA, A.; SANTOS, E. O. . II Seminário de Prática Pedagógica: necessidades, possibilidades e desafios na atuação pedagógica. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marilene Alves Fernandes. Saberes Indígenas na Escola: análise crítica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. (Coorientador).

2.
Élida Silva Souza. A definir. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).

3.
Janaene Leandro de Sousa. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Luanda Letícia Campina Borges. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
GUALBERTO, Gisele Sodré.. Componentes interculturais no processo de ensino aprendizagem na educação básica de alunos brasileiros e venezuelanos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima, . Orientador: Alessandra Peternella.

2.
SILVA, Luzardina Miranda e.. Uma análise crítica do ideário pós-moderno no currículo de uma escola de Ensino Médio do Município de Rorainópolis-RR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Alessandra Peternella.

3.
PEREIRA, Francisca Araújo.. Pedagogia: uma investigação sobre a articulação entre pesquisa e ensino em uma IES particular de Boa Vista/RR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Roraima, . Orientador: Alessandra Peternella.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
VIANA, Gislene Sequeiros.. Curriculo e Pedagogia da Alternância na Educação do Campo na Região Sudeste de Roraima. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educ do Campo e suas Metodologias) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

2.
COSTA, Célia Maria Soares da.. Pedagogia da Alternância e a Organização do Currículo da Escola do Campo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educ do Campo e suas Metodologias) - Universidade Estadual de Roraima, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Peternella.

3.
ALMEIDA, Cláudio Eduardo de Souza.. Ensino de Ciências: conceitos e processos na perspectiva da educação do campo. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educ do Campo e suas Metodologias) - Universidade Estadual de Roraima, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Peternella.

4.
SANTOS, Lucinéia Sebastiana dos.. As teorias Psicopedagógicas utilizadas por professores em escolas de assentamentos do município de Rorainópolis-RR. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educ do Campo e suas Metodologias) - Universidade Estadual de Roraima, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandra Peternella.

5.
OLIVEIRA, Aldenira do Nascimento.. Inclusão do Autista na Rede Pública de Ensino. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

6.
FÉLIX, Conceição Adne. Afetividade como Condutora da Inclusão Social. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

7.
MENDES, Maria Lúcia Gonçalves.. Reflexões sobre as Políticas Públicas da Educação Inclusiva. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

8.
COSTA, Maria Magalhães. Conhecer e Reconhecer Crianças com Altas Habilidades/Superdotação no Ambiente Escolar: desafios e possibilidades. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

9.
SANTOS, Risomar Moraes dos.. Aprendizagem das Pessoas com Surdocegueira Pré e Pós-Linguístico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

10.
FEITOSA, Ávila Kelly Barros.. A Inclusão Educacional de Alunos com Síndrome de Down e os Jogos Pedagógicos como Facilitadores deste Processo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

11.
SILVA, Lisabeth Sarmento de Lima. O Aluno Deficiente Visual e sua Inclusão na Escola e na Sociedade por meio da Orientação e Mobilidade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

12.
PIRES, Maria Leilza. O Aluno de Baixa Visão na Escola Regular: o desafio de um currículo inclusivo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

13.
SANTOS, Silvina Faria dos.. Educação de Surdos: uma questão de aplicabilidade da legislação?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Alessandra Peternella.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, Edilene Pinheiro.. A relação família e escola numa perspectiva sócio-histórica.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

2.
NASCIMENTO, Anderson Leitão do.. As dificuldades dos professores no ensino da leitura e da escrita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

3.
COSTA, Daiane Araújo da.. As práticas de alfabetização utilizadas pelos professores nas escolas municipais de Caracaraí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

4.
SILVA, Marilene Dantas da.. A contribuição da literatura infantil na formação do leitor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

5.
SILVA, Regiane Ferreira.. Indisciplina na escola: algumas reflexões sobre suas causas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

6.
SILVA, Mágda Lima.. Os conhecimentos necessários ao professor para atuar na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

7.
MOREIRA, Tatielle Kariny Costa.. A concepção dos professores de uma escola do município de Boa Vista-RR sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

8.
MOREIRA, Eulidiane de Souza.. As práticas pedagógicas para incluir o aluno com surdez no processo de ensino aprendizagem em uma escola municipal de Boa Vista/RR: um estudo de caso.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

9.
VIEIRA, Nata Lina Bezerra.. Profissionalização Docente: concepções dos professores do ensino fundamental I de uma escola da rede municipal de Boa Vista-RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

10.
SILVA, Euzamar Endy Ferreira da.. Prática docente na perspectiva histórico-crítica: análise da proposta pedagógica da rede municipal de Boa Vista/RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

11.
MARQUES, Diego Robert Oliveira.. Reflexões sobre o(s) método(s) de alfabetização utilizado(s) em escolas municipais de Caracaraí-RR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

12.
WEBER, Hortência de Oliveira.. A contribuição do desenho para a alfabetização de alunos da Educação Infantil de uma escola do município de Caracaraí-RR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

13.
MARTINS, Elda Amorim de Sousa.. Dificuldades de leitura de alunos do 3 ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Caracarai-RR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

14.
SIQUEIRA, Marcelo Thomé. Educação Ambiental nos Marcos da Sociedade Capitalista: limites e possibilidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: Alessandra Peternella.

15.
XIMENES, Irineide Bezerra et. al.. A Formação Continuada na Perspectiva da Aprendizagem Docente: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.

16.
NASCIMENTO. J. G. LIMA, J. C. OLIVEIRA, L. B. de. Relação Escola Família: o papel que lhes cabe na promoção do desenvolvimento intelectual dos alunos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.

17.
ERNESTO. Joelma N. MELO. Maria Auristela B.. Reflexões sobre o processo de alfabetização e letramento no 1º ano do Ensino Fundamental na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.

18.
SANTOS, Francisca da Silva et. al.. A Formação Continuada e sua relação com o contexto da Escola Campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.

19.
GUDTNER, Maria Josélia Fonseca.. A Ludicidade no Ensino da Matemática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.

20.
NUNES, Ana Shirley. Pais e Escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.

21.
SILVA, Leila Francisca da. et. al.. Avaliação Diagnóstica na 1ª Série do Ensino Fundamental - Avançar é Preciso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio da Amazônia. Orientador: Alessandra Peternella.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 4:23:35