Ana Helena Rufo Fiamengui

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  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2017) em Estudos Linguísticos na mesma Universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Helena Rufo Fiamengui
Nome em citações bibliográficas
FIAMENGUI, A. H. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Rua José Ramos Júnior, 27
Jardim Tropical
19470000 - Presidente Epitácio, SP - Brasil
Telefone: (18) 32819599
URL da Homepage: http://pep.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Estudos Linguísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Multilinguismo e preconceito na fronteira Porã: um estudo sobre atitudes linguísticas, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho.
2008 - 2011
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A marcação de pluralidade na fala e na escrita de adolescentes da região de São José do Rio Preto,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Roberto Gomes Camacho.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Mobilidade - Línguas em contato - Atos de pertencimento. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2017 - 2017
Psicopedagogia na Escola. (Carga horária: 180h).
Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP, Brasil.
2014 - 2014
Integração e Ambientação. (Carga horária: 24h).
Escola de Administração Fazendária, CENTRESAF/SP, Brasil.
2009 - 2009
Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários.
Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - Comando da Aeronáutica, CIAAR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do IBILCE.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
El componente lúdico en la enseñanza de español. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do IBILCE.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Português para vestibular. (Carga horária: 48h).
Escola Estadual Victor Britto Bastos, E.E.V.B.B., Brasil.
2007 - 2007
O professor de português como língua estrangeira. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Instrumentos de pesquisa científica na internet. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
V Seminário Ensino de Língua e Literatura. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do IBILCE. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Sentenças complexas: aspectos da subordinação sent. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Aulas práticas de Língua Espanhola. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Métodos, Técnicas e Recursos no Ensino de Deficien. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
O pacote estatístico VARBRUL na pesquisa socioling. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Mãe, Pai! Matei um monstro! - Formação de Identida. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Minicurso de Correção de Redação: Apreender, Corri. (Carga horária: 4h).
Cursinho Alternativo, ALTERNATIVO, Brasil.
2006 - 2006
Bilingüismo Sucessivo em Contexto Escolar. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Censo Lingüístico: da Seleção de Informantes à Con. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
A pontuação e a construção de sentidos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
As potencialidades do cinema no processo de aquisi. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
Tratamento informático de corpora para estudos lin. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2005 - 2005
V Encontro sobre Leitura e Ensino de Língua Estran. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Machado e Eça: velhos problemas, novas consideraçõ. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Traduzindo Dom Casmurro. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
El cine de Pedro Almodóvar. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
O sujeito da pós-modernidade: um constructo em lin. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
O percurso da Gramática Gerativa. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Arte na sala de aula. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Sociologia e educação. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
A animalidade em Clarice Lispector. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Revisor de Textos, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Espanhol Básico
Espanhol Intermediário
Espanhol Avançado
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Espanhol
02/2015 - 07/2015
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão

Academia da Força Aérea, AFA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora militar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Voluntária
Outras informações
Aulas práticas (15h/a) de Língua Espanhola para alunos do terceiro ano do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Graduanda

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Voluntária
Outras informações
Aulas práticas (15h/a) de Língua Espanhola para os alunos do primeiro ano do curso de Licenciatura em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto.


Escola FISK - Tanabi/SP, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora de Língua Espanhola, Enquadramento Funcional: Professora


Cursinho Pré-Vestibular Victoriano, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 2
Outras informações
O Cursinho Pré-Vestibular Victoriano foi um Projeto de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE), que oferecia ensino de qualidade e complementação escolar a alunos que cursam ou cursaram o Ensino Médio em escolas públicas de São José do Rio Preto.


Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do IBILCE - VestJr, VESTJR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Inglesa, Carga horária: 2



Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Multilinguismo e preconceito no sul de Mato Grosso do Sul: um estudo sobre atitudes linguísticas na fronteira Porã
Descrição: A cidade de Ponta Porã (sul de MS) faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero (Paraguai), o que ocasiona fluxo contínuo de pessoas e mercadorias, bem como de línguas e culturas entre os países. Esse fluxo de pessoas ocorre também nas instituições de ensino, sendo possível observar muitos indivíduos que se matriculam em escolas brasileiras e que chegam a elas dominando apenas a(s) língua(s) paraguaia(s) - espanhol e/ou guarani. Nesse contexto, a participação no Programa Escolas Interculturais de Fronteira, parceria entre Ministério da Educação, Secretarias de Estado e de Município de Educação e Universidades (nesse caso, a Universidade Federal da Grande Dourados) que atua no sentido de integrar estudantes e professores dos países vizinhos (MEC, 2013), possibilitou observar aspectos que merecem atenção especial: a maneira como os alunos e seus pais lidam com a diversidade linguística e cultural e a demonstração, muitas vezes explícita, de preconceito. A partir disso, este projeto visa observar, utilizando testes de atitudes linguísticas, a reação dos alunos em relação às línguas mais faladas na fronteira, buscando oferecer uma interpretação crítica, além de subsídios para lidar com a diversidade em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
A marcação de pluralidade na fala e na escrita de adolescentes da região de São José do Rio Preto
Descrição: O presente projeto de mestrado em Estudos Lingüísticos, desenvolvido sob orientação do prof. dr. Roberto Gomes Camacho, analisa a marcação de pluralidade na fala e na escrita de adolescentes, observando os fatores condicionantes dos usos padrão e não-padrão dessa marcação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento
Descrição: Este estudo, desenvolvido sob orientação do prof. dr. Roberto Gomes Camacho, visou a analisar se a marcação de pluralidade no dialeto falado na região de São José do Rio Preto pode ser explicada com base em princípios formais, derivadas do paralelismo formal e da premissa da saliência fônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Processo de formação de palavras a partir do particípio perfeito em língua latina: o latim e a língua espanhola
Descrição: Este projeto de estágio básico, desenvolvido sob orientação do prof. dr. Luis Augusto Schmidt Totti, objetivou o estudo de estruturas do particípio perfeito em latim que serviram de base para a formação de palavras no espanhol, no português e no inglês..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Coral do IFSP/PEP
Descrição: A presente proposta tem como objetivo promover o canto coral na cidade de Presidente Epitácio/SP a fim de promover a interação social de pessoas da comunidade do IFSP e da comunidade em geral. conforme BARRETO (2000, p.45) : [...] a música é a linguagem cujo conhecimento se constrói com base em vivências e reflexões orientadas, pode estimular o desenvolvimento cognitivo da criança, construindo de forma significativa e equilibrando o terreno das emoções, estimulando as várias áreas cerebrais. Sendo assim, a presente proposta visa estimular os seres humanos a desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência diária. Despertar a liderança, comunicação, (respiração e expres-são verbal corretas) e apresentação em público dentre muitas outras. Participar de encontros, festivais, cursos que são organizados por ligas de corais é uma fonte de riqueza e uma troca de informações constantes elevando a auto-estima das pessoas. Conhecer atividades desenvolvidas nos outros lugares, municípios..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
A cultura oriental: linguagem e curiosidades
Descrição: O IFSP, como uma instituição educacional que busca desenvolver os sujeitos em uma perspectiva integral, oferece o curso 'A cultura oriental, linguagem e curiosidades' para pessoas interessadas em ter um contato inicial com a língua e cultura oriental, principalmente com a língua japonesa, com vistas a aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão. A partir desta ação colabora-se para a divulgação de uma língua e cultura(s) pouco conhecidas da população em geral. Além disso permite criar uma visão mais global e um sentimento de respeito mútuo, pois através do conhecimentos dos costumes e da língua de um povo permite-se reconhecer com mais profundidade o modo de pensar deste e assim criando uma visão diferenciada do mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Helena Rufo Fiamengui - Integrante / Priscila Borges Alves - Coordenador.
2014 - 2014
Curso Pré-Vestibular Comunitário do IFSP/PEP
Descrição: O Curso Pré-Vestibular Comunitário do IFSP/PEP foi construído com o propósito inicial de proporcionar oportunidade de estudo direcionada aos vestibulares e/ou processos seletivos, incluindo o ENEM, para pessoas carentes e alunos ou ex-alunos de escola pública, as quais são comumente excluídas do ensino superior público. Este, portanto, é um dos objetivos do projeto e, certamente, contribui para basear a nossa organização pedagógica. Por outro lado, não é de nosso interesse a perpetuação de um sistema de educação e, indo mais além, de uma sociedade excludente, opressora e desigual. Em outras palavras, o projeto não se vê apenas como assistencialista, ao passo que também objetiva a construção e difusão de um conhecimento crítico em seus participantes ? tanto professores quanto alunos ?, contribuindo, assim, com uma possível e futura transformação social mais profunda, onde tal realidade excludente, opressora e desigual deixe de existir. Pretendemos, com este projeto, além de contribuir para o alcance de objetivos particulares dos participantes ? como passar no vestibular ou atingir uma menção satisfatória no ENEM ?, construir um espaço político, de resistência e luta, onde reflitamos sobre nossa realidade social a fim de entendê-la, clarificá-la, problematizá-la e apontar suas possíveis soluções..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Curso de Espanhol Básico IFSP/PEP
Descrição: A língua espanhola é uma das línguas mundiais mais importantes na atualidade. Trata-se da língua oficial de 21 países e, também, da segunda língua nativa mais falada no mundo, tendo mais de 300 milhões de pessoas como falantes de espanhol enquanto primeira língua. Dos 21 países que têm a língua espanhola como língua oficial, 19 estão na América e a maior parte deles faz fronteira com o Brasil. Além da relevância associada ao uso da língua espanhola, o contato do adolescente com uma língua estrangeira relaciona-se diretamente ao seu desenvolvimento intelectual, psicológico, científico e cultural. Nesse sentido, o IFSP, como uma instituição educacional que busca desenvolver os sujeitos em uma perspectiva integral, oferece o curso básico de língua espanhola, com vistas a aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Ninho das Águias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARARUNA, L. T.2015ARARUNA, L. T. ; SANTOS, T. A. ; FIAMENGUI, A. H. R. ; DECANINI, J. G. M. S. . Sistema inteligente para identificação de grupos de risco relacionados à evasão escolar. Sinergia (IFSP. Online), v. 16, p. 263-268, 2015.

2.
FIAMENGUI, A. H. R.2008 FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no sintagma nominal não-predicativo. Mosaico (São José do Rio Preto), v. 7, n.1, p. 35-52, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. A marcação de pluralidade na fala e na escrita de adolescentes: um estudo sociolinguístico sobre a variedade de São José do Rio Preto/SP. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 149p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. A marcação de pluralidade no SN na fala e na escrita de adolescentes da região de São José do Rio Preto. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Estudos linguísticos: textos selecionados / Abralin-2013.. João Pessoa: Ideia, 2013. p. 1637-1654.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. Atitudes e crenças linguísticas de alunos da fronteira Brasil/Paraguai. In: VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2017, Presidente Epitácio. ANAIS V Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do IFSP Câmpus Presidente Epitácio - 2017, 2017. p. 19-20.

2.
FIAMENGUI, A. H. R.. A situação multilíngue na fronteira sul de Mato Grosso do Sul. In: III Mostra Científica, Cultural e Tecnológica, 2015, Presidente Epitácio. Resumos Expandidos, 2015. p. 11-11.

3.
TAKIGUTI, M. K. P. ; FIAMENGUI, A. H. R. ; ALVES, P. B. . A cultura oriental: linguagens e curiosidades. In: III Mostra Científica, Cultural e Tecnológica, 2015, Presidente Epitácio. Resumos Expandidos, 2015. p. 3-4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. As atitudes linguísticas entre cidades-gêmeas: o caso de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. In: IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin), 2017, São José do Rio Preto. Cadernos de resumos e programação, 2017. p. 278-278.

2.
FIAMENGUI, A. H. R.. Atitudes e crenças em contexto multilíngue: um estudo sobre as cidades gêmeas Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. In: X Congresso Internacional da ABRALIN, 2017, Niterói/RJ. Caderno de resumos do X Congresso Internacional da ABRALIN ? Pesquisa linguística e compromisso político., 2017. p. 272-273.

3.
FIAMENGUI, A. H. R.. Multilinguismo e preconceito na fronteira Porã: um estudo sobre atitudes linguísticas. In: VIII Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin), 2016, Araraquara. Caderno de Resumos, 2016.

4.
FIAMENGUI, A. H. R.. Multilinguismo e preconceito na fronteira oeste de Mato Grosso do Sul: diagnóstico sociolinguístico preliminar. In: 63 Seminário do GEL, 2015, Campinas. Resumos, 2015.

5.
FIAMENGUI, A. H. R.. Multilingüismo y prejuicio en la frontera oeste de Mato Grosso do Sul/ Brasil: Diagnóstico sociolingüístico preliminar. In: VI Simposio Internacional de Bilingüismo y Educación Bilíngüe en América Latina, 2015, Lima, Peru. Programa, 2015. p. 27-27.

6.
FIAMENGUI, A. H. R.. La marcación de pluralidad en el sintagma nominal en la escrita de adolescentes de São José do Rio Preto. In: II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera: Sociolinguística y Análisis del Discurso, 2013, Buenos Aires. Resúmenes, 2013. v. 01.

7.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. In: VIII Seminário de Estudos Lingüísticos, 2008, São José do Rio Preto. Programação, 2008.

8.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. In: Congresso de Lingüística em Homenagem à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves, 2008, Araraquara. Resumos, 2008.

9.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. In: ABRALIN em Cena Mato Grosso do Sul, 2008, Campo Grande (MS). Resumos, 2008.

10.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento. In: ABRALIN em Cena Mato Grosso do Sul, 2008, Campo Grande (MS). Resumos, 2008.

11.
FIAMENGUI, A. H. R.. O paralelismo formal e a saliência fônica no estudo da marcação de pluralidade no SN. In: 56º Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. Resumos, 2008.

12.
FIAMENGUI, A. H. R.; SALOMAO, M. H. . Variação: as três "ondas" sociolingüísticas. In: XX Semana de Letras da UNESP / IBILCE, 2008, São José do Rio Preto - SP. Resumos, 2008.

13.
FIAMENGUI, A. H. R.. Sociolingüística: variação sem caos. In: IV Semana de Pedagogia e Letras, 2008, José Bonifácio - SP. Programação e resumos, 2008.

14.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. Resumos, 2007.

15.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN não-predicativo. In: XXXIV Colóquio de Incentivo à Pesquisa, 2007, São José do Rio Preto. Resumos, 2007.

16.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN não-predicativo. In: XIX Semana de Letras, 2007, São José do Rio Preto. Resumos, 2007.

17.
FIAMENGUI, A. H. R.. Perspectivas formais no estudo da marcação de pluralidade. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2007, Araraquara. Resumos, 2007.

18.
FIAMENGUI, A. H. R.. Processo de formação de palavras a partir do particípio perfeito em língua latina: o latim e a língua espanhola. In: XVIII Semana de Letras, 2006, São José do Rio Preto. Resumos, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. Atitudes e crenças em contexto multilíngue: um estudo sobre as cidades gêmeas Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FIAMENGUI, A. H. R.. As atitudes linguísticas entre cidades-gêmeas: o caso de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FIAMENGUI, A. H. R.. Atitudes e crenças linguísticas de alunos da fronteira Brasil/Paraguai. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FIAMENGUI, A. H. R.. Aspectos históricos e linguísticos de indígenas brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FIAMENGUI, A. H. R.. Multilinguismo e preconceito na fronteira Porã: um estudo sobre atitudes linguísticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FIAMENGUI, A. H. R.. Multilinguismo e preconceito na fronteira oeste do Mato Grosso do Sul: diagnóstico sociolinguístico preliminar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FIAMENGUI, A. H. R.. Multilinguismo y prejuicio en la frontera oeste de Mato Grosso do Sul/Brasil: diagnóstico sociolingüístico preliminar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FIAMENGUI, A. H. R.. A situação multilíngue na fronteira sul de Mato Grosso do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FIAMENGUI, A. H. R.. A marcação de pluralidade no SN na fala e na escrita de adolescentes da região de São José do Rio Preto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FIAMENGUI, A. H. R.. La marcación de pluralidad en el sintagma nominal en la escrita de adolescentes de São José do Rio Preto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na escrita de adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal sob o peso da variação contextual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FIAMENGUI, A. H. R.. O paralelismo formal e a saliência fônica no estudo da marcação de pluralidade no SN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FIAMENGUI, A. H. R.. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
FIAMENGUI, A. H. R.. Perspectivas formais no estudo da marcação de pluralidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN não-predicativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN não-predicativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FIAMENGUI, A. H. R.. Processo de formação de palavras a partir do particípio perfeito em língua latina: o latim e a língua espanhola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. Versão para o espanhol do filme 'Asas e coração: revelando a Esquadrilha da Fumaça.'. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
FIAMENGUI, A. H. R.. Espanhol com música - Turma 1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FIAMENGUI, A. H. R.. Espanhol com música - Turma 2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FIAMENGUI, A. H. R.; SALOMAO, M. H. . Variação: as três "ondas" sociolingüísticas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FIAMENGUI, A. H. R.. Sociolingüística: variação sem caos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FIAMENGUI, A. H. R.. Aulas práticas de língua espanhola. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FIAMENGUI, A. H. R.. O processo de formação de palavras a partir do particípio perfeito em língua latina: o latim e a língua espanhola. 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
FIAMENGUI, A. H. R.. Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento. 2007. (Relatório de pesquisa).

8.
FIAMENGUI, A. H. R.. Comissão Executiva do Projeto de Extensão 'Cursinho Comunitário Victoriano'. 2007. (Comissão Executiva do Projeto de Extensão "Cursinho Comunitário Victoriano").

9.
FIAMENGUI, A. H. R.. Aulas práticas de língua espanhola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FIAMENGUI, A. H. R.. Banca corretora de redações do Simulado ENEM. 2006. (Banca corretora de redações do Simulado ENEM).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MOREIRA, Z. C. ; FIAMENGUI, A. H. R. . Coral IBILCE/UNESP. 2005 (Coralista - Coral IBILCE/UNESP).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIAMENGUI, A. H. R.; BEZERRA, T.A.R.; BACCIOTTI, P. D. O.. Participação em banca de Estevão Guisard Silva.Implementação da equipe de Rugby na Academia da Força Aérea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria) - Academia da Força Aérea.

2.
FIAMENGUI, A. H. R.; ZANCANARO, J. G. da S.; BERCHO, C. F.. Participação em banca de Fernando Martinho Sinhorinho.Atuação das Forças Militares nas ações de garantia da lei e da ordem: uma análise em comunidades pacificadas no Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria) - Academia da Força Aérea.

3.
TAKAHASHI, E. E.; OLIVEIRA, G. W.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de André Felipe Oliveira dos Santos.Programa de Treinamento Militar e Programa de Treinamento de Liderança: contribuições da psicologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

4.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Victor Hugo Sfredo Saraiva.Educação Física e voo: Relações de Ajuda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

5.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Marcos Luiz Cruz Stolze Franco.A importância da internet no CCAER. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

6.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Caio Augusto de Melo Silvestre.Infraestrutura nos Desportos Aquáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

7.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Pablo Augusto de Mello Garcia.Real importância do IMAE para a FAB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

8.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Nathalie Freitas Gaspar.Métodos complementares para os cadetes do 2º Esquadrão de Instrução Aérea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

9.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Julian Dias Moreira.O desenvolvimento da indústria bélica no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

10.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Klayton da Cruz Facre Monteiro.Mísseis balísticos: uma visão geral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

11.
BERTTO, P.T.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Charles Bruno da Silva Duarte.Estudo comparado entre escolas militares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

12.
MISSIATO, O.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Ben-Hur Saraiva Silveira.Brasil X EUA - Indústria armamentista e tecnológica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

13.
MISSIATO, O.; FIAMENGUI, A. H. R.. Participação em banca de Cristiano Aguiar da Silva.Formação militar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FIAMENGUI, A. H. R.; CLIMACO, A. O.; THEODORO, C. R.. Banca examinadora referente ao Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente de Pessoal do IFSP para a área de Letras (Português/Espanhol) do Câmpus Matão. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

2.
FIAMENGUI, A. H. R.; CASEMIRO, C. B.; THEODORO, C. R.. Banca examinadora referente ao Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente de Pessoal do IFSP para a área de Letras (Português/Espanhol) do Câmpus Araraquara. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Atitudes e crenças em contexto multilíngue: um estudo sobre as cidades gêmeas Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. 2017. (Congresso).

2.
Simposio Internacioal de Bilingüismo y Educación Bilíngüe en América Latina. 2015. (Simpósio).

3.
Integração e Ambientação. 2014. (Outra).

4.
II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera: Sociolinguística y Análisis del Discurso. Comunicação Oral. 2013. (Congresso).

5.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. A marcação de pluralidade no SN na fala e na escrita de adolescentes da região de São José do Rio Preto. 2013. (Congresso).

6.
IV Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar. 2012. (Encontro).

7.
IX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. 2012. (Congresso).

8.
III Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar. 2011. (Encontro).

9.
II Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar. 2010. (Encontro).

10.
II Seminário de Linguística da UNESP.A concordância nominal na escrita de adolescntes. 2010. (Seminário).

11.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. A concordância nominal sob o peso da variação contextual. 2009. (Congresso).

12.
3º Encuentro de Profesionales de Español. 2008. (Encontro).

13.
56º Seminário do GEL.O paralelismo formal e a saliência fônica no estudo da marcação de pluralidade no SN. 2008. (Seminário).

14.
ABRALIN em Cena Mato Grosso do Sul. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. 2008. (Congresso).

15.
Congresso de Lingüística em Homenagem à Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves. A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. 2008. (Congresso).

16.
VIII Seminário de Estudos Lingüísticos.A concordância nominal na fala de dois informantes em diferentes situações sociais. 2008. (Seminário).

17.
16º Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).

18.
2º Encuentro de Profesionales de Español. 2007. (Encontro).

19.
55º Seminário do GEL.Motivações formais da marcação de pluralidade no SN na função de sujeito e complemento. 2007. (Seminário).

20.
VII Seminátio de Estudos Lingüísticos. 2007. (Seminário).

21.
XIX Congresso de Iniciação Científica. Perspectivas formais no estudo da marcação de pluralidade. 2007. (Congresso).

22.
XIX Semana de Letras.Motivações formais da marcação de pluralidade no SN não-predicativo. 2007. (Outra).

23.
54º Seminário do GEL. 2006. (Congresso).

24.
III Semana da Pedagogia. 2006. (Outra).

25.
I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística & XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística.. 2006. (Simpósio).

26.
VI Seminário de Estudos Lingüísticos. 2006. (Seminário).

27.
XVIII Semana de Letras.Processo de formação de palavras a partir do particípio perfeito em língua latina: o latim e a língua espanhola. 2006. (Outra).

28.
15º Congresso de Leitura do Brasil. 2005. (Congresso).

29.
II Semana de Pedagogia. 2005. (Outra).

30.
I Semana de Pedagogia. 2005. (Outra).

31.
XVII Semana de Letras. 2005. (Outra).

32.
XVI Semana de Letras. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIAMENGUI, A. H. R.; BERTOLOTTO, A. R. S. ; RODRIGUES, F. B. ; DECANINI, J. G. M. S. ; FREITAS, J. S. ; CORREA, L. A. ; NUNES, P. S. ; FREITAS, V. ; LIMA, V. R. . V Mostra Científica, Cultural e Tecnológica. 2017. (Outro).

2.
FREITAS, J. S. ; BALDO, A. K. ; FIAMENGUI, A. H. R. ; OLIVETE, A. L. ; JUBILEU, A. P. ; LEMES, A. S. ; BERTOLOTTO, A. R. S. ; RODRIGUES, F. B. ; SILVA, F. C. V. ; DECANINI, J. G. M. S. ; CARNIATO, L. A. ; LACERDA, L. M. F. ; CORREA, L. A. ; ZORZAN, M. R. ; BARBOSA, M. A. ; CICERO, M. J. ; MICALI, R. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

3.
FIAMENGUI, A. H. R.. IX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. 2012. (Congresso).

4.
FIAMENGUI, A. H. R.. III Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar. 2011. (Outro).

5.
FIAMENGUI, A. H. R.; SILVA, P. C. E. . VI Congresso de Defesa Nacional. 2009. (Congresso).

6.
FIAMENGUI, A. H. R.. 56º Seminário do GEL. 2008. (Congresso).

7.
FIAMENGUI, A. H. R.. VII Seminário de Estudos Lingüísticos. 2007. (Outro).

8.
FIAMENGUI, A. H. R.. XXXIV Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 2007. (Outro).

9.
FIAMENGUI, A. H. R.. XVIII Semana de Letras. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Estevão Guisard Silva. Implementação da equipe de Rugby na Academia da Força Aérea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria) - Academia da Força Aérea. Orientador: Ana Helena Rufo Fiamengui.

2.
Fernando Martinho Sinhorinho. Atuação das Forças Militares nas ações de garantia da lei e da ordem: uma análise em comunidades pacificadas no Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria) - Academia da Força Aérea. Orientador: Ana Helena Rufo Fiamengui.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, J. S. ; BALDO, A. K. ; FIAMENGUI, A. H. R. ; OLIVETE, A. L. ; JUBILEU, A. P. ; LEMES, A. S. ; BERTOLOTTO, A. R. S. ; RODRIGUES, F. B. ; SILVA, F. C. V. ; DECANINI, J. G. M. S. ; CARNIATO, L. A. ; LACERDA, L. M. F. ; CORREA, L. A. ; ZORZAN, M. R. ; BARBOSA, M. A. ; CICERO, M. J. ; MICALI, R. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2015. (Outro).

2.
FIAMENGUI, A. H. R.; BERTOLOTTO, A. R. S. ; RODRIGUES, F. B. ; DECANINI, J. G. M. S. ; FREITAS, J. S. ; CORREA, L. A. ; NUNES, P. S. ; FREITAS, V. ; LIMA, V. R. . V Mostra Científica, Cultural e Tecnológica. 2017. (Outro).




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