Natália Becker

Bolsista de Doutorado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Neuropsicologia (CRP) e Mestre e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog, coordenado pela Professora Jerusa F. de Salles/UFRGS. As principais áreas de interesse e atuação são Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Intervenção em Leitura, e Avaliação Psicológica ao longo do desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Becker
Nome em citações bibliográficas
BECKER, N.;BECKER, NATÁLIA;BECKER, NATALIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Ramiro Barcelos, 2600
Santa Cecília
90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085341
URL da Homepage: http://www6.ufrgs.br/neuropsicologia/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Intervenção neuropsicológica em crianças com dislexias de desenvolvimento,
Orientador: Jerusa Fumagalli de Salles.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: CLUSTERING E SWITCHING EM TAREFAS DE FLUÊNCIA VERBAL SEMÂNTICA E ORTOGRÁFICA: METODOLOGIA E DESEMPENHO DE CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Jerusa Fumagalli de Salles.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2012
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estratégias de Evocação Lexical com Critério Semântico em Pacientes Pós-Acidente Vascular Cerebral no Hemisfério Direito.
Orientador: Jerusa Fumagalli de Salles.




Formação Complementar


2018 - 2018
Test and Treat or Treat and Test? Scientific and Ethical Issues in Neuropsy. (Carga horária: 3h).
International Neuropsychological Society, INS, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em A psicologia cognitiva no processo de ensino/aprendizagem. (Carga horária: 6h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Ambulatório de Neuropsicologia do HCPA5. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Curso Programa Estatístico R. (Carga horária: 12h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Por que é necessário debater o DSM?. (Carga horária: 4h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2014 - 2015
Treinamento em reabilitação cognitiva. (Carga horária: 384h).
Bitácora Centro de Neuropsicologia, BCN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Workshop sobre testes e tarefas neuropsicológicas. (Carga horária: 8h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Eye Tracking: Measures and Methods. (Carga horária: 6h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em XIII Curso de Verão em Psicobiologia da Unifesp. (Carga horária: 110h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2013 - 2013
Mini-Curso Funções Executivas. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, SBNP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Testes neuropsicológicos de aval. cog. e comport.. (Carga horária: 50h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Técnica de Zulliger -Sistema Compreensivo de Exner. (Carga horária: 20h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Neuropsicologia - Da teoria à prática clínica. (Carga horária: 4h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Entrevista Lúdica (hora do jogo). (Carga horária: 10h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Teste HTP e Teste do Desenho da Figura Humana. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Teste Palográfico. (Carga horária: 20h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão em Avaliação Neuropsicológica. (Carga horária: 30h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II Curso de Neurociências. (Carga horária: 48h).
UFRGS - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, UFRGS - ICBS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Rorschach Básico-Sistema Compreensivo de Exner. (Carga horária: 18h).
UFRGS - Instituto de Psicologia, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Rehabilitación de la memoria. (Carga horária: 3h).
Sociedad de Neuropsicolgía de Argentina, SONEPSA, Argentina.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Neuropsicobiologia do Desenvolvimento. (Carga horária: 30h).
UFRGS - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, UFRGS - ICBS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ambulatório de Neuropsicologia do HCPA. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2009
Curso de Inglês Avançado. (Carga horária: 600h).
Grafton College of Management Sciences, GCMS, Irlanda.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Professor convidado da disciplina de Seminários Temáticos em Desenvolvimento Humano I do curso de graduação em Psicologia. Ministrou a aula: Funções Executivas e Tomada de Decisão.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou a disciplina de Avaliação Neuropsicológica (30h/aula) no curso de de Especialização em Avaliação Neuropsicológica. Aulas ministradas: - Neuropsicologia: bases concentuais, metodológicas e históricas, - Avaliação neuropsicológica: objetivos e contextos da avaliação, - Avaliação neuropsicológica nas diferentes etapas do desenvolvimento (criança, adulto e idoso), - Avaliação neuropsicológica da atenção e funções executivas, - Avaliação neuropsicológica da memória, - Avaliação neuropsicológica da linguagem escrita ? dislexias de desenvolvimento e dislexias adquiridas, - Avaliação Neuropsicológica no TDAH, autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, - Avaliação Neuropsicológica nas demências, - Produção de relatórios em avaliação neuropsicológica, - Discussão de casos Clínicos .

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou a aula " Como elaborar um parecer neuropsicológico" (3h) na disciplina de Seminário Temático em Desenvolvimento Humano II no Curso de graduação em Psicologia.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica da Disciplina de "Avaliação Neuropsicológica".

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou a disciplina de Seminário Temático em Desenvolvimento Humano II (8h/aula) no curso de Psicologia. Aulas ministradas: - Avaliação Neuropsicológica na Infância - Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas - Como elaborar um parecer neuropsicológico - Intervenções nas dificuldades dislexias de desenvolvimento

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou a disciplina de Processos Psicológicos Básicos (30h/aula) no curso de Psicologia. Aulas ministradas: - Percepção - Memória - Funções Executivas - Linguagem

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora Clínica, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Psicodiagnóstico Supervisora clínica de prática de atendimento

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Neuropsicologia. Ministrou a disciplina de "Neuropsicologia do Raciocínio Lógico e das Funções Executivas".

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou a disciplina de Neuropsicologia (30h/aula) no curso de Psicologia. Aulas ministradas: - Avaliação e reabilitação neuropsicológica nas demências - Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN - Avaliação e reabilitação neuropsicológica no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Avaliação e reabilitação neuropsicológica no Acidente Vascular Cerebral - Amnésias - Como elaborar um parecer neuropsicológico

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou a disciplina de Seminário Temático em Desenvolvimento Humano II (8h/aula) no curso de Psicologia. Aulas ministradas: - Avaliação Neuropsicológica na Infância - Avaliação Neuropsicológica no Adulto e Idoso - Como elaborar um parecer neuropsicológico

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Debatedor, Carga horária: 2
Outras informações
Psicóloga convidada para debater um caso clínico com déficits neuropsicológicos no Centro de Avaliação Psicológica (CAP).

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 1
Outras informações
Disciplina de Tópicos em Psicologia II sobre o tema "Neuropsicologia das funções executivas" (4h/aula)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 1
Outras informações
Disciplina de Neuropsicologia, aula sobre o tema "Desenvolvimento das Funções Executivas na Infância" (4h/aula)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou a disciplina de Neuropsicologia (60h/aula) no curso de Psicologia. Aulas ministradas: - Avaliação e reabilitação neuropsicológica nas demências - Avaliação e reabilitação neuropsicológica no Traumatismo Cranio-Encefálico - Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN - Avaliação e reabilitação neuropsicológica no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Avaliação e reabilitação neuropsicológica no Acidente Vascular Cerebral - Como elaborar um parecer neuropsicológico

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PROBIC-FAPERGS no projeto intitulado "Adaptação e validação da Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome"

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista por quota do CNPq no projeto intitulado "Índices para reabilitação neuropsicológica das seqüelas de Acidente Vascular Cerebral: aspectos demográficos, neurológicos, neuropsicolinguísticos e de neuroimagem funcional"

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC-CNPq no projeto intitulado "Efeitos de priming semântico na leitura de palavras em crianças de 3ª série com e sem dificuldades de leitura"


Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar de Pesquisa no Centro Colaborador em Álcool e Drogas (CPAD).

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como colaboradora no Ambulatório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia. Supervisionando alunos de graduação em Psicologia em estágio Básico e de Ênfase e atendendo casos.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagio realizado no Serviço de Psicologia, na área de Psiquiatria. Atividades realizadas: avaliação psicológica de crianças, adolescentes e adultos, coordenação de grupos no CAPSi, participação no Programa de Proteção da Criança, atendimentos de psicoterapia com crianças e adolescentes provenientes deste Programa.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio extra-curricular realizado no Ambulatório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia. Atividades realizadas: avaliação neuropsicológica de pacientes com lesões neurológicas, orientações aos pacientes e familiares, participação em reuniões de discussão de casos.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão no Ambulatório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia


InTCC ? Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, INTCC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 15
Outras informações
Professor no curso de Especialização em Neuropsicologia. Ministra disciplina de Avaliação Neuropsicológica da Inteligência.


Centro de Formação Espaço Interdisciplinar, CEFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Ministra os módulos de Introdução à Avaliação Psicológica e Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar no curso de Formação em Avaliação Psicológica.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Professora convidada para a disciplina de Processos Psicológicos Básicos - aula de Percepção, e da disciplina de Oficina: Ciência e Profissão com Oficina de Neuropsicologia.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou a aula de "Transtornos Neurocognitivos" para a disciplina de "Psicologia aplicada ao Direito" do curso de graduação em Direito.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina: Avaliação Psicológica: Funções Cognitivas Ministrou a aula de Inteligência: histórico, modelos e medidas (3h/aula)


Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina de Neuropsicologia Ministrou a aula Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN (3h/aula)


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 1
Outras informações
Ministrou aula na disciplina de "Processos Psicológicos Básicos e Emocionais" sobre o tema "Inteligências" (4h/aula)


Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Psicóloga Clínica, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 5
Outras informações
Atua como psicóloga clínica nas áreas de avaliação psicológica e neuropsicológica e psicoterapia de orientação cognitivo-comportamental e reabilitação neuropsicológica.


Bitácora Centro de Neuropsicologia, BCN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de aperfeiçoamento, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio de treinamento em reabilitação cognitiva


Hospital Cristo Redentor S/A, CRISTO REDENTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio realizado no Serviço de Psicologia deste hospital, na área de Neurocirurgia e no Serviço de Reabilitação Física. Realiza atendimentos clínicos na internação e ambulatório.


Projeto Quero-Quero do Governo Federal, PQQ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Acompanhamento das aulas dos professores de educação física em diferentes turmas (diferentes faixas etárias), elaboração de oficinas sobre temas relevantes a partir do que surgia nas aulas, trabalho com a equipe da educação física, acompanhamento individual de algumas crianças, entrevistas com familiares.


Núcleo Médico Psicológico, NMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do curso de Especialização em Avaliação Psicológica da disciplina "Prática em Avaliação Psicológica".


Eventus Consultoria, EVENTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrante dos cursos de: WISC-IV: Aplicação, Correção e Interpretação; WAIS-III: Aplicação, Correção e Interpretação e NEUPSILIN: Aplicação, Correção e Interpretação.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ensaio Clínico Randomizado, Duplo-Cego, Controlado com Placebo, para Avaliar o Efeito da N-Acetilcisteína no Tratamento dos Transtornos por Uso de Álcool e Cocaína
Descrição: O objetivo do estudo é verificar se a NAC aumenta a adesão ao tratamento quando usada como terapia adjuvante ao tratamento convencional dos transtornos por uso de álcool ou cocaína/crack. A avaliação contempla o tempo de abstinência, o tempo de internação hospitalar, o funcionamento global, social, ocupacional e neuropsicológico, além da influência de marcadores genéticos, inflamatórios e de estresse oxidativo sob a adesão ao tratamento e fissura. A implementação do projeto abrange pacientes do município de Porto Alegre e seus arredores, que realizam tratamento para transtornos por uso de álcool ou cocaína/crack na Unidade Álvaro Alvim do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O projeto está em andamento e os pacientes iniciais já estão sendo avaliados. O intuito do projeto é avaliar 100 pacientes, randomizados para o tratamento via oral com NAC 1200 mg/dia ou placebo por 8 semanas de maneira duplo-cega. Todos continuarão também o tratamento prescrito pelo médico assistente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
PREDITORES DE DESEMPENHO EM LEITURA E IDENTIFICACAO DE CRIANCAS EM RISCO DE DIFICULDADES
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar teórica e empiricamente os preditores (cognitivos e ambientais) do risco de dificuldades e do desempenho típico de leitura no nível da palavra em crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, na abordagem da Resposta à Intervenção (RTI). Serão realizados dois estudos, com foco na Camada 1 da RTI (screening universal de todos os alunos e oferta de práticas de ensino baseadas em evidência). O Estudo 1 terá como objetivo discutir as características metodológicas de pesquisas longitudinais que investigam screenings universais e medidas de monitoramento do progresso para predizer o risco de dificuldades de leitura, destacando as tarefas com maior sensibilidade e os delineamentos metodológicos mais robustos no modelo de Resposta à Intervenção (RTI). O Estudo 2 propõe-se a investigar empiricamente quais medidas de screening mostram-se mais importantes para identificar crianças em risco de dificuldades de leitura e o impacto de uma intervenção breve com abordagem fônica em crianças de primeiro ano do EF. Espera-se que este projeto contribua na identificação de preditores de risco de dificuldades de leitura, na intervenção precoce em habilidades pré-alfabéticas e na melhora da qualidade do ensino da leitura no início da alfabetização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Natália Becker - Coordenador / Jerusa Fumagalli de Salles - Integrante / Mirella L. Prando - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2016 - Atual
Relações entre leitura e variáveis cognitivo-linguísticas e socioeconômicas em crianças
Descrição: Apesar de sabermos que o desenvolvimento da leitura na criança depende da interação de uma série de fatores, nos domínios cognitivo-linguístico, psicológico/comportamental, ambiental e neurobiológico, este projeto se concentrará nos âmbitos cognitivo-linguístico e ambiental (nível socioeconômico e educacional familiar) deste complexo tema que é a leitura e seu desenvolvimento nas crianças. É importante considerar que a influência das habilidades cognitivo-linguísticas sobre os processos de leitura depende dos subdomínios da leitura, do nível de proficiência em que o leitor se encontra e da língua em questão. Pretende-se investigar as relações entre leitura (acurácia no reconhecimento de palavras e compreensão de leitura textual) e variáveis cognitivo-linguísticas (atenção, memória, linguagem, funções executivas, inteligência, habilidades aritméticas, habilidades visoespaciais, processamento léxico-semântico implícito), idade/escolaridade da criança e nível socioeconômico e educacional dos pais. Serão testados vários modelos de relações diretas e indiretas (mediadas) entre as variáveis, através da análise de modelagem de equações estruturais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / PICCOLO, LUCIANE DA ROSA - Integrante / Melina Lima - Integrante.
2014 - Atual
Avaliação Neuropsicológica do tipo screening de adultos após acidente vascular cerebral: perfis cognitivos como indicadores para intervenções
Descrição: O objetivo geral desse projeto é avaliar a evolução do quadro das funções neuropsicológicas de adultos que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), por meio de quatro estudos. Como objetivos específicos pretendem-se: 1) a partir de uma revisão teórica da literatura, analisar as propriedades psicométricas dos instrumentos neuropsicológicos utilizados em estudos empíricos em amostras com AVC; 2) investigar quais tarefas mostram-se mais sensíveis para detectar déficits em pacientes após AVC, explorando um instrumento de avaliação neuropsicológica breve, por meio de análises de teoria de resposta ao item (TRI); 3) construir um instrumento do tipo screening neuropsicológico que seja sensível aos possíveis déficits cognitivos pós AVC, apresentando pontos de corte para identificar os casos clínicos; 4) analisar longitudinalmente perfis neuropsicológicos pós AVC, investigando quais variáveis (sociodemográficas e neurológicas) são preditoras para intensificar ou amenizar as consequências neuropsicológicas pós AVC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
ESTUDOS POPULACIONAIS E GENETICO-MOLECULARES DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMATICA
Descrição: investigar os polimorfismos (SNPs) rs133885 e rs789859, através de técnicas moleculares, em uma amostra de crianças e de seus respectivos familiares, a fim de verificar se há associação desses SNPs com a dificuldade de aprendizagem da Matemática (DM)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Adaptação e Validação da Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome
Descrição: As funções executivas são atividades muito complexas, que atingiram seu ápice em nossa espécie e resultam diretamente da atividade desempenhada pelas áreas pré-frontais. O objetivo geral do estudo é traduzir, adaptar e investigar evidências de validade da Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) para o contexto brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Claudia Hofheinz Giacomoni - Coordenador.
2011 - 2013
Avaliação das Funções Executivas e Aspectos Emocionais de pacientes com Doença de Parkinson
Descrição: A DP é apontada como a segunda doença neurodegenerativa mais comum entre idosos, (Barbosa et al., 2006), acarretando incapacidades severas e grande impacto e social (Bennett et al., 1996). Contudo, a literatura sobre a relação desta doença e as funções cognitivas é reduzida (Galhardo, Amaral & Vieira, 2009; Kummer & Teixeira, 2009), necessidade de pesquisas sobre o assunto. OBJETIVOS Objetivo Geral Investigar funções executivas e aspectos emocionais de adultos saudáveis e de adultos com Doença de Parkinson (DP). Objetivos Específicos - Investigar a relação entre o nível sócio-econômico, sexo e escolaridade com funções executivas e aspectos emocionais de pacientes com DP; - Correlacionar os resultados obtidos de funções executivas e aspectos emocionais na amostra clínica e o grupo controle; - Comparar homens e mulheres em relação às funções executivas e aos aspectos emocionais na amostra clínica e no grupo controle; - Correlacionar duração dos sintomas, idade e a idade de início da DP com resultados obtidos de funções executivas e aspectos emocionais na amostra clínica; - Comparar a sintomatologia motora com resultados obtidos de funções executivas e aspectos emocionais; e - Investigar a influência da assimetria dos sinais e sintomas da DP sobre as funções executivas e os aspectos emocionais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Rosa Maria Martins de Almeida - Coordenador / Greici Macuglia - Integrante / Lais Trentini - Integrante.
2010 - Atual
Efeito de priming semântico em tarefa de decisão lexical nas dislexias de desenvolvimento
Descrição: Se a informação semântica é um importante fator contribuinte no reconhecimento de palavras, surge a questão de se déficits semânticos podem contribuir para problemas na identificação e reconhecimento de palavras em crianças com dificuldades de leitura. Questiona-se se o processamento léxico-semântico implícito no reconhecimento visual de palavras pode ser um dos fatores subjacentes ou relacionados às dislexias de desenvolvimento. Não está estabelecido na literatura se crianças com dislexia do desenvolvimento beneficiam-se do contexto semântico no reconhecimento de palavras e, em caso afirmativo, se este benefício ou facilitação é menor ou menor do que o encontrado em leitoras competentes. Uma forma de análise deste processamento é o paradigma de priming semântico. Os objetivos deste estudo são comparar os efeitos de priming semântico de indivíduos com dislexia de desenvolvimento a leitores competentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Candice Speffen Holderbaum - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / Denise Bernardi - Integrante / Helena Vellinho Corso - Integrante / Luciane da Rosa Piccolo - Integrante / Ana Bassoa - Integrante / Renata Zamo - Integrante.
2009 - Atual
Perfil Neuropsicológico dos Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o perfil neuropsicológico de crianças e adolescentes com diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade de separação, transtorno de pânico e fobia social...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / Gisele Gus Manfro - Integrante / Rafaela Behs Jarros - Integrante.
2009 - Atual
Índices para reabilitação neuropsicológica das seqüelas de Acidente Vascular Cerebral: aspectos demográficos, neurológicos, neuropsicolinguísticos e de neuroimagem funcional
Descrição: Este projeto visa conhecer o perfil demográfico, prevalência, características neurológicas, neuropsicolinguísticas e de neuroimagem funcional de pacientes com AVC, provenientes dos ambulatórios de Doenças Cerebrovasculares e de Neuropsicologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. A pesquisa será dividida em três partes: Estudo 1) Dados demográficos, prevalência e características neurológicas de casos de AVC nos ambulatórios de Doenças Cerebrovasculares e de Neuropsicologia no HCPA; Estudo 2) caracterização de funções neuropsicolinguísticas de três grupos de pacientes com AVC, comparado aos controles; e Estudo 3) Estudo de neuroimagem funcional (Ressonância Magnética Funcional fMRI) nos três grupos de pacientes com AVC e controles, associado à tarefa de memória implícita. Será investigado o sistema eletrônico de registro dos pacientes dos referidos ambulatórios do HCPA com diagnóstico clínico de AVC (estudo 1). Nos estudos 2 e 3, três grupos clínicos, AVC no hemisfério esquerdo e afasia expressiva, AVC no hemisfério esquerdo e afasia compreensiva, AVC no hemisfério direito, entre 18 e 60 anos, serão submetidos à avaliação neuropsicológica para investigação das seqüelas neuropsicológicas e comunicativas, e à avaliação do funcionamento cerebral (neuroimagem funcional - fMRI) durante tarefa de memória implícita. Os resultados obtidos visam contribuir para a caracterização de dados demográficos e neurológicos, prevalência de AVC, seqüelas comunicativas e neuropsicológicas e o funcionamento cerebral destes casos. O conjunto de dados será usado para fornecer indícios terapêuticos, minimizando seqüelas e favorecendo a reinserção à sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Candice Speffen Holderbaum - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / Denise Bernardi - Integrante / Maria Alice de Mattos Pimenta Parente - Integrante / Maxciel Zortea - Integrante / Sergio Duarte Junior - Integrante / Ana Inés Ansaldo - Integrante / Márcia L. Chaves - Integrante / Denise Ren da Fontoura - Integrante / Rosane Brondani - Integrante / Letícia Lessa Mansur - Integrante / Paula Ricci Arantes - Integrante / Leonardo Modesti Vedolin - Integrante / Karine Marcotte - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2008 - 2015
Normas de associação semântica de palavras
Descrição: Estudo das normas de associação semântica lexical: estudo da força de associação e do tamanho do conjunto do alvo. Efeitos de frequência e concretude.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Priming Semântico em crianças e adultos
Descrição: O estudo pretende investigar o acesso a informações semânticas de palavras lidas em crianças e adultos, através do paradigma de priming semântico. O priming, um tipo de memória implícita referente aos efeitos facilitadores de eventos antecedentes sobre o desempenho subseqüente, é evidenciado quando o processamento de uma palavra (o alvo) é facilitado pelo estímulo precedente (o prime). Este paradigma metodológico permite estudar experimentalmente o acesso ao léxico mental e a influência do contexto semântico no reconhecimento de palavras lidas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Candice Speffen Holderbaum - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / Denise Bernardi - Integrante / Maria Alice de Mattos Pimenta Parente - Integrante / Graciela Inchausti de Jou - Integrante / Lilian Milnitsky Stein - Integrante / Maxciel Zortea - Integrante / Rodrigo Schames Kreitchmann - Integrante / Sergio Duarte Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Transtornos de Aprendizagem em Abordagem Neuropsicológica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jerusa Fumagalli de Salles em 23/10/2016.
Descrição: - Supervisão e discussão de casos clínicos de Transtornos de Aprendizagem atendidos no Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde. - Aulas teóricas sobre avaliação dos transtornos de aprendizagem na abordagem neuropsicológica - Discussão de testes neuropsicológicos para infância.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2016
Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP/UFRGS)
Descrição: Realização de Avaliação Psicológica de pacientes e supervisão de alunos da graduação de pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2015
Ambulatório de neuropsicologia do serviço de neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Descrição: Objetivo geral: construir um espaço de atenção primária, secundária e terciária à saúde neuropsicológica dos pacientes atendidos no Serviço de Neurologia do HCPA, através de um Ambulatório de Neuropsicologia. Realizou atividades de: reuniões clínicas, estudos teóricos práticos, atendimento de pacientes em avaliação neuropsicológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Natália Becker - Integrante / Candice Speffen Holderbaum - Integrante / Jerusa Fumagalli de Salles - Coordenador / Maxciel Zortea - Integrante / Sergio Duarte Junior - Integrante / Márcia L. Chaves - Integrante / Denise Ren da Fontoura - Integrante / Thirzá Frison - Integrante / Lenisa Brandão - Integrante / Magda Bauer - Integrante / Flávia Wagner - Integrante.Financiador(es): Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Outra.
Número de produções C, T & A: 5


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: CHILD NEUROPSYCHOLOGY
2017 - Atual
Periódico: REVISTA CEFAC (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: BRITISH JOURNAL OF DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY
2018 - Atual
Periódico: Dementia & Neuropsychologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Terceiro lugar na premiação de pôsters pelo trabalho intitulado, XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
2015
Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia.
2015
Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "A influência da idade, memória verbal, linguagem e funções executivas no desempenho de fluência verbal em crianças de 6 a 12 anos?, VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES.
2013
Proeficiência em Língua Inglesa, Faculdade de Letras - UFRGS.
2012
Menção Honrosa pelo trabalho intitulado "Processamento léxico semântico em pacientes com acidente vascular cerebral no hemisfério direito: um estudo de série de casos", Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento - IBNeC.
2012
Destaque pelo trabalho apresentado na sessão Avaliação Psicológica do XXIV Salão de Iniciação Científica, Pró-Reitoria de Pesquisa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BECKER, NATALIA2018BECKER, NATALIA; PICCOLO, LUCIANE DA ROSA ; Lima, M. ; JULIO-COSTA, A. ; LOPES-SILVA, J. ; HAASE, VITOR GERALDI ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Double Disadvantage in Reading Performance: Socioeconomic Status amplify the Effects of Learning Disabilities on Reading Performance. JOURNAL OF THE INTERNATIONAL NEUROPSYCHOLOGICAL SOCIETY, v. 24, p. 118-118, 2018.

2.
Jarros, R. B.2017Jarros, R. B. ; SALUM, G. A. ; SILVA, C. T. B. ; TOAZZA, R. ; BECKER, NATÁLIA ; AGRANONIK, M. ; SALLES, J. F. de ; Manfro, G. G. . Attention, memory, visuoconstructive and executive tasks in adolescents with anxiety disorders: a case-control community study. TRENDS IN PSYCHIATRY AND PSYCHOTHERAPY, v. 39, p. 5-11, 2017.

3.
BECKER, NATALIA2017BECKER, NATALIA; VASCONCELOS, MAILTON ; OLIVEIRA, VANESSA ; DOS SANTOS, FERNANDA CAROLINE ; BIZARRO, LISIANE ; DE ALMEIDA, ROSA M.M. ; DE SALLES, JERUSA FUMAGALLI ; CARVALHO, MARIA RAQUEL SANTOS . Genetic and environmental risk factors for developmental dyslexia in children: systematic review of the last decade. Developmental Neuropsychology, v. 42, p. 1-23, 2017.

4.
SBICIGO, JULIANA BURGES2016 SBICIGO, JULIANA BURGES ; PICCOLO, LUCIANE DA ROSA ; BECKER, NATÁLIA ; VEDANA, SIMONE NAZARETH ; RODRIGUES, JAQUELINE DE CARVALHO ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI ; HAASE, VITOR GERALDI . Current perspectives on the anatomo-clinical method in neuropsychology.. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 9, p. 198-214, 2016.

5.
BECKER, NATÁLIA2016 BECKER, NATÁLIA; SALLES, JERUSA FUMAGALLI DE . Methodological Criteria for Scoring Clustering and Switching in Verbal Fluency Tasks. Psico-USF, v. 21, p. 445-457, 2016.

6.
BECKER, N.;BECKER, NATÁLIA;BECKER, NATALIA2014 BECKER, N.; MULLER, J. L. ; Rodrigues, J. C. ; VILLAVICENCIO, A. ; SALLES, J. F. de . Estratégias de evocação lexical com critério semântico em adultos após acidente vascular cerebral no hemisfério direito. Letrônica, v. 7, p. 325-347, 2014.

7.
MULLER, J. L.2014MULLER, J. L. ; BECKER, N. ; SALLES, J. F. de . Processamento léxico-semântico explícito e priming semântico em lesão cerebral de hemisfério direito. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 19, p. 119-139, 2014.

8.
SALLES, J. F. de2013SALLES, J. F. de ; BECKER, N. ; Brondani, R. ; Chaves, M. L. ; SCHNEIDER, F. L. ; MARTINS, S. C. O. . Características de pacientes do ambulatório de doenças cerebrovasculares de hospital público universitário do Rio Grande do Sul. Revista AMRIGS, v. 57, p. 127-132, 2013.

9.
SALLES, J. F. de2008SALLES, J. F. de ; HOLDERBAUM, C. S. ; BECKER, N. ; Rodrigues, J. C. ; Liedtke, F. V. ; Zibetti, M. ; Piccoli, L. F. . Normas de associação semântica para 88 palavras do português brasileiro. Psico (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 260-268, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
BECKER, NATALIA; Lima, M. ; RODRIGUES, JAQUELINE DE CARVALHO ; SIQUEIRA, E. C. G. ; HUBNER, L. C. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis da Tarefa de Leitura de Palvras e Pseudopalavras (TLPP). In: Jaqueline de Carvalho Rodrigues; Camila Schorr Miná; Jerusa Fumagalli de Salles. (Org.). TLPP: Tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras para crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos, adultos e idosos. 1ed.São Paulo: Vertor, 2018, v. 1, p. 31-42.

2.
BECKER, NATALIA; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Indicadores de risco para dificuldade/transtorno de aprendizagem da leitura em crianças pré-escolares. In: Natalia Martins Dias e Alessandra Gotuzzo Seabra. (Org.). Neuropsicologia com pré-escolares: avaliação e intervenção. 1ed.São Paulo: Pearson, 2018, v. 1, p. 205-220.

3.
PICCOLO, LUCIANE DA ROSA ; BECKER, NATALIA ; BASSO, F. P. ; KOLTERMANN, G. ; Lima, M. ; ESTEVES, C. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis e com construtos conceitualmente relacionados ao instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual - AFLeT. In: Fabiane Puntel Basso/Camila Schorr Miná/Luciane da Rosa Piccolo/Jerusa Fumagalli de Salles. (Org.). Coleção ANELE 5 - Instrumento Avaliação da Fluência de Leitura Textual - AFLeT (Manual). 1ed.São Paulo: Vetor, 2018, v. 5, p. 1-28.

4.
PICCOLO, LUCIANE DA ROSA ; Lima, M. ; BECKER, NATÁLIA ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Nível socioeconômico, ambiente linguístico familiar e outras influências ambientais na dislexia do desenvolvimento. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. 1ed.São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017, v. 1, p. 185-195.

5.
BECKER, NATÁLIA; KOLTERMANN, G. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. In: Cleonice Alves Bosa; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira. (Org.). Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2017, v. 1, p. 165-178.

6.
CARVALHO, M. R. S. ; SANTOS, F. C. ; MARTINS, A. A. S. ; BECKER, NATÁLIA ; HAASE, VITOR GERALDI . Fatores genéticos na dislexia do desenvolvimento. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Ana Luiza Navas. (Org.). Dislexias do desenvolvimento e adquiridas. 1ed.São Paulo: Pearson Clinical Brasil, 2017, v. 1, p. 135-168.

7.
SALLES, J. F. ; BECKER, N. ; Rodrigues, J. C. ; NOBRE, A. P. . Efeitos de priming semântico em crianças com dificuldade de leitura. In: Angela Chuvas Naschold; Antonio Pereira, Ronei Guaresi, Vera Wannmacher Pereira. (Org.). Aprendizado da leitura e da escrita: a ciência em interfaces. 1ed.Natal: Edufrn, 2015, v. 1, p. 355-379.

8.
BECKER, N.; SALLES, J. F. . Clustering e switching em tarefas de fluência verbal na infância e na adolescência. In: Jerusa Fumagalli de Salles; Vitor Geraldi Haase; Leandro F. Malloy-Diniz. (Org.). Neuropsicologia do desenvolvimento: Infância e adolescência. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 28-33.

9.
BECKER, N.; SPINDLER, S. . Só a última cena. In: Eliana Müller de Mello; Elizabeth Schmitz Lehmann. (Org.). Nos bastidores: da tela ao prazer da escrita. 1ªed.Novo Hamburgo: Feevale, 2005, v. 1, p. 151-152.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, NATALIA; Piccolo, L. da R. ; Lima, M. ; SBICIGO, J. ; BASSO, F. P. ; MINA, C. S. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Construção e estudos psicométricos do Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual - AFLeT. In: Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2018, Gramado. Revista do Congress on Brain Behavior and Emotions, 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
Liedtke, F. V. ; WAUKE, A. P. ; SBICIGO, JULIANA BURGES ; KOLTERMANN, G. ; BECKER, NATALIA ; HAASE, VITOR GERALDI ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Relações entre desempenho em cálculos matemáticos e fluência verbal em crianças de 3º ano do Ensino Fundamental. In: Congress on Brain Behavior and Emotions, 2018, Gramado. Revista do Congress on Brain Behavior and Emotions, 2018. v. 1. p. 1-1.

3.
Lima, M. ; Piccolo, L. da R. ; BECKER, NATALIA ; MACHADO, M. R. ; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, VITOR GERALDI ; MOSMANN, C. P. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Fatores ambientais familiares e desempenho de leitura em uma amostra de crianças brasileiras já alfabetizadas. In: Congress on Brain Behavior and Emotions, 2018, Gramado. Revista do Congress on Brain Behavior and Emotions, 2018. v. 1. p. 1-1.

4.
Lima, M. ; Piccolo, L. da R. ; BECKER, NATÁLIA ; JULIO-COSTA, A. ; LOPES-SILVA, J. ; HAASE, VITOR GERALDI ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . SOCIOECONOMIC STATUS MODERATES THE EFFECTS OF LEARNING DISABILITIES IN READING PERFORMANCE. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2017, Porto Alegre. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2017.

5.
KOLTERMANN, G. ; BECKER, NATÁLIA ; JULIO-COSTA, A. ; LOPES-SILVA, J. ; HAASE, VITOR GERALDI ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . RELAÇÃO ENTRE SINTOMAS DE DESATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, DESEMPENHO EM LEITURA E ESCRITA E NÍVEL SOCIOECONÔMICO EM CRIANÇAS. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2017, Porto Alegre. Revista Eletrônica do World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2017.

6.
BECKER, NATÁLIA; BECKEMKEMP, C. L. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Análises de clustering e switching em tarefas de fluência verbal: desempenho de pacientes com lesões cerebrovasculares. In: XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2016, Brasília. ANAIS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp, 2016.

7.
Almeida, F. ; Jung, J. ; BECKER, NATÁLIA ; Lima, M. ; KOLTERMANN, G. ; JULIO-COSTA, A. ; LOPES-SILVA, J. ; HAASE, VITOR GERALDI ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Leitura e processamento fonológico em crianças com sintomas de desatenção e hiperatividade. In: XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2016, Brasília. ANAIS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp, 2016.

8.
BECKER, N.; Piccolo, L. da R. ; SALLES, J. F. . A influência da idade, memória verbal, linguagem e funções executivas no desempenho de fluência verbal em crianças de 6 a 12 anos. In: VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES, 2015, Gramado. Anais do VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES, 2015. p. 7-7.

9.
BECKER, N.; BOSSI, T. J. ; YATES, D. B. . Avaliação neuropsicológica como uma ferramenta para diagnóstico e prognóstico de epilepsia com crises de ausência: estudo de caso. In: VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES, 2015, Gramado. Anais do VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES, 2015. p. 52-52.

10.
SOUZA, J. A. ; BECKER, N. ; Rodrigues, J. C. ; GIACOMONI, C. H. ; SALLES, J. F. . Perfil neuropsicológico da Síndrome de Chiari: um estudo de caso. In: VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES, 2015, Gramado. Anais do VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES, 2015. p. 193-193.

11.
BECKER, NATÁLIA; PICCOLO, LUCIANE DA ROSA ; SALLES, J. F. de . Modelos multidimensionais de fluência verbal fonêmico-ortográfica e semântica em crianças de 6 a 12 anos. In: XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2015, Natal. ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp, 2015. p. 57-58.

12.
BECKER, NATÁLIA; ECKER, K. K. ; Manfro, G. G. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Desempenho em memória e linguagem de crianças com Transtornos de Ansiedade. In: XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2015, Natal. ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp, 2015. p. 70-71.

13.
BECKEMKEMP, C. L. ; RODRIGUES, JAQUELINE DE CARVALHO ; MINA, C. S. ; BECKER, NATÁLIA ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Avaliação neuropsicológica após Acidente Vascular Cerebral: uma revisão sistemática. In: XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2015, Natal. ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp, 2015. p. 82-83.

14.
BECKER, N.; CRUZ, A. C. A. ; BECKEMKEMP, C. L. ; FEL, D. B. ; SALLES, J. F. de . Avaliação das estratégias de clustering e switching em tarefa de Fluência Verbal Ortográfica na Infância: resultados preliminares. In: II Jornada Sul-Brasileira de Neuropsicologia, 2014, Porto Alegre. Anais da II Jornada Sul-Brasileira de Neuropsicologia, 2014. p. 49-49.

15.
RODRIGUES, JAQUELINE DE CARVALHO ; BECKER, NATALIA ; BECKEMKEMP, C. L. ; MINA, C. S. ; PIOLI, D. ; HOLDERBAUM, C. S. ; FRANCO, A. R. ; BUCHWEITZ, A. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Ativações cerebrais em tarefa de decisão lexical no paradigma de priming semântico: dados preliminares. In: XII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2014, Belo Horizonte. Anais do XII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2014. v. 1. p. 1-1.

16.
MINA, C. S. ; Rodrigues, J. C. ; BECKER, N. ; TRINDADE, A. ; BERWIG, D. ; SALLES, J. F. de . Associações e dissociações de desempenhos em tarefas de memória entre pacientes após lesão cerebrovascular. In: XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, 2013, São Paulo. Anais do XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, 2013. v. 4. p. 216-216.

17.
BECKER, N.; MACUGLIA, G. ; GIACOMONI, C. H. . Tradução, adaptação para o português brasileiro e evidências de validade do instrumento de avaliação das funções executivas Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). In: XXIV Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2012, Porto Alegre. Livro de Resumos do XXIV Salão de Iniciação Científica, 2012.

18.
MACUGLIA, G. ; ALMEIDA, R. M. M. ; ROSSATO, F. C. ; TRENTINI, L. B. ; BECKER, N. . Evidências de validade de construto do instrumento de avaliação das funções executivas Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). In: III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do IBNeC, 2012. v. 3.

19.
MULLER, J. L. ; BECKER, N. ; SALLES, J. F. de . Processamento léxico-semântico em pacientes com acidente vascular cerebral no hemisfério direito: um estudo de série de casos. In: III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do IBNeC, 2012. v. 3.

20.
TRENTINI, L. B. ; MACUGLIA, G. ; BECKER, N. ; GIACOMONI, C. H. ; ALMEIDA, R. M. M. . Avaliação das funções executivas em pacientes com doença de Parkinson. In: III Reunião Anual do IBNeC e IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do IBNeC e IV Fórum em Neurobiologia do Estresse, 2012. p. 287-287.

21.
Zortea, M. ; BECKER, N. ; MULLER, J. L. ; BARCELLOS, E. ; SALLES, J. F. de . Medidas relacionadas à probabilidade de associação semântica de palavras: dados preliminares com 424 pares de estímulos. In: 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 2011, Gramado. Revista Eletrônica dos resumos aprovados no CBCCE, 2011.

22.
BECKER, N.; Zortea, M. ; Rocha, N. G. ; SALLES, J. F. de . Investigação dos Julgamentos de Metamemória em Pacientes Pós Acidente Vascular Cerebral: um estudo piloto com amostra não clínica. In: XXIII Salão de Iniciação Científica, 2011, Porto Alegre. Livro de Resumos do XXIII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

23.
BECKER, N.; HOLDERBAUM, C. S. ; SALLES, J. F. de . O efeito de priming semântico em crianças e sua variação de acordo com o intervalo entre estímulos. In: XII Congreso SLAN, 2011, Santiago. Revista Neuropsicología Latinoamericana, 2011. v. 3. p. 32-32.

24.
LANDENBERGER, T. ; BECKER, N. ; KERCHER, P. V. ; HOLDERBAUM, C. S. ; Frison, T. ; SALLES, J. F. de . Avaliação neuropsicológica pré e pós amigdalohipocampectomia seletiva de hemisfério esquerdo: estudo de caso de paciente com epilepsia refratária. In: XII Congreso SLAN, 2011, Santiago. Revista Neuropsicología Latinoamericana, 2011. v. 3. p. 22-22.

25.
Jarros, R. B. ; SALUM, G. A. ; SILVA, C. T. B. ; COSTA, M. A. ; BECKER, N. ; TOAZZA, R. ; SALLES, J. F. de ; Manfro, G. G. . Avaliação neuropsicológica em adolescentes com transtornos de ansiedade. In: 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, 2011, Gramado. Revista Eletrônica dos resumos aprovados no CBCCE, 2011.

26.
BECKER, N.; Fontoura, D. R. ; HOLDERBAUM, C. S. ; Frison, T. ; Brandão, L. ; Duarte Junior, S. ; Bauer, M. ; SALLES, J. F. de . Perfil neuropsicológico de pacientes pós acidente cerebrovascular atendidos no ambulatório de neuropsicologia do hospital de clínicas de porto alegre. In: 6o Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, 2010, Gramado. Revista Eletrônica do CBCCE Resumos Aprovados, 2010.

27.
BECKER, N.; Fontoura, D. R. ; Brandão, L. ; SALLES, J. F. de . Perfil Neuropsicológico na doença de Huntington: um estudo de caso. In: I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neuropsiquiatria, 2010, Goiânia. Dementia & Neuropsychologia. São Paulo: Associação Neurologia Cognitiva e Comportamento, 2010. v. 4. p. 53-53.

28.
BECKER, N.; Brandão, L. ; SALLES, J. F. de . Non-amnestic mild cognitive impairment associated with depression: a neuropsychological case study repport. In: IX Congreso Argentino de Neuropsicología, 2010, Buenos Aires. Revista Argentina de Neuropsicología. Buenos Aires: Sociedad de Neuropsicología de Argentina, 2010.

29.
SALLES, J. F. de ; Bernardi, D. ; BECKER, N. ; HOLDERBAUM, C. S. . Memória implícita em crianças de terceira série: avaliação do priming semântico. In: IV Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções, 2008, Gramado. Revista Eletrônica do CBCCE Resumos Aprovados, 2008.

30.
Bernardi, D. ; HOLDERBAUM, C. S. ; BECKER, N. ; SALLES, J. F. de . Estudo comparativo da memória implícita entre crianças e universitários usando o paradigma de priming semântico. In: XX Salão de Iniciação Científica, 2008, Porto Alegre. Livro de Resumos do XX Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 902-902.

31.
MIOTO, M. S. ; MACHADO, L. L. ; HOLDERBAUM, C. S. ; BECKER, N. ; Bernardi, D. ; SALLES, J. F. de . Efeitos de priming semântico na leitura de palavras em crianças de terceira série. In: XIX Salão de Iniciação Científica, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos do XIX Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 779-779.

Artigos aceitos para publicação
1.
RODRIGUES, JAQUELINE DE CARVALHO ; BECKER, NATALIA ; BECKEMKEMP, C. L. ; MINA, C. S. ; BANDEIRA, D. R. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Psychometric properties of cognitive screenings for patients with cerebrovascular diseases: a systematic review. Dementia & Neuropsychologia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BECKER, NATALIA; VASCONCELOS, MAILTON ; OLIVEIRA, VANESSA ; SANTOS, F. C. ; ALMEIDA, R. M. M. ; BIZARRO, L. A. ; SALLES, J. F. ; CARVALHO, M. R. S. . Fatores genéticos e do ambiente familiar associados à dislexia do desenvolvimento: quais as perspectivas?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BECKER, NATÁLIA. Quais medidas são mais sensíveis para detectar efeitos de intervenções em leitura na infância?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BECKER, NATALIA. Neurociência clínica, estudos translacionais e Adições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BECKER, NATALIA. Avaliações de funções cognitivas em animais e humanos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BECKER, N.. Neurocognição e aprendizagem: Contribuições das neurociências para o ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ECKER, K. K. ; BECKER, N. ; SALLES, J. F. ; Manfro, G. G. . Atenção, memória de trabalho e funções executivas de crianças ansiosas: dados preliminares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BECKER, NATALIA. Discussão de caso clínico com déficits neuropsicológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BECKER, N.. Alterações da Fluência Verbal pós Acidente Vascular Encefálico: Linguagem, Funções Executivas ou Memória?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BECKER, N.. Contribuições da Psicologia a Neuropsicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BECKER, NATALIA. Formação em Neuropsicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BECKER, N.; MULLER, J. L. ; Rodrigues, J. C. ; SALLES, J. F. de . Fluencia verbal semántica en adultos pos lesión en el hemisferio cerebral derecho: análisis cuantitativo y dos componentes cualitativos de clustering y switching. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Frison, T. ; SBICIGO, J. ; BECKER, N. ; GIACOMONI, C. H. ; Brandão, L. ; SALLES, J. F. de . Dissociação dupla em tarefas de memória: epilepsia de lobo temporal e esclerose múltipla. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Rodrigues, J. C. ; Fontoura, D. R. ; BERWIG, D. ; BECKER, N. ; SALLES, J. F. de . Processamento da escrita de palavras/pseudopalavras em um caso de disgrafia mista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BECKER, NATALIA. Tradução, adaptação para o português brasileiro e evidências de validade do Instrumento de Avaliação das Funções Executivas Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BECKER, NATALIA. Investigação dos julgamentos de metamemória em pacientes pós-acidente vascular cerebral: um estudo piloto com amostra não clínica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BECKER, NATALIA; LIMA, A. S. ; DELLAGLIO, D. D. ; SANTOS, S. S. . A experiência da psicologia num projeto social de esporte educacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BECKER, N.; HOLDERBAUM, C. S. ; Bernardi, D. ; SALLES, J. F. de . Memória implícita em crianças de terceira série: avaliação do priming semântico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Bernardi, D. ; HOLDERBAUM, C. S. ; BECKER, NATALIA ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Estudo comparativo de memória implícita entre crianças e universitários usando o paradigma de priming semântico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MIOTO, M. S. ; MACHADO, L. L. ; HOLDERBAUM, C. S. ; BECKER, NATALIA ; Bernardi, D. ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI . Efeitos de priming semântico na leitura de palavras em crianças de terceira série. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BECKER, NATÁLIA. Efeitos de brincadeiras faz de conta no desenvolvimento das funções executivas: Um estudo de intervenção. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
BECKER, N.. Renda familiar, escolaridade dos pais e desenvolvimento cerebral em crianças e adolescentes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BECKER, NATÁLIA. Neurociência Clínica, Estudos Translacionais e Adições. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BECKER, NATÁLIA. AVALIAÇÕES DE FUNÇÕES COGNITIVAS EM ANIMAIS E HUMANOS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BECKER, N.. Curso de Extensão em testes neuropsicológicos de avaliação cognitiva e comportamental - Módulos Frontal Assessment Battery (FAB) e WISC-III. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BECKER, N.. Neuropsicologia - Da teoria à pratica clínica - Módulo II - Avaliação do Priming Semântico e Frontal Assessment Battery (FAB). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
48ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. Fatores genéticos e do ambiente familiar associados à dislexia do desenvolvimento: quais as perspectivas?. 2018. (Congresso).

2.
Congress on Brain, Behavior and Emotions. Fatores ambientais familiares e desempenho de leitura em uma amostra de crianças brasileiras já alfabetizadas. 2018. (Congresso).

3.
Congress on Brain, Behavior and Emotions. Relações entre desempenho em cálculos matemáticos e fluência verbal em crianças de 3º ano do Ensino Fundamental. 2018. (Congresso).

4.
Congress on Brain, Behavior and Emotions. Construção e estudos psicométricos do Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual - AFLeT. 2018. (Congresso).

5.
II Congresso Brasileiro da SBNp Jovem. Construção do Instrumento de Avaliação da Fluência de Leitura Textual AFLeT e desempenho de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. 2018. (Congresso).

6.
The International Neuropsychology Society 46th Annual Meeting : Connecting Present to the Future. Double Disadvantage in Reading Performance: Socioeconomic Status amplify the Effects of Learning Disabilities on Reading Performance. 2018. (Congresso).

7.
37ª Semana Científica do HCPA.Associação entre traumas precoces e função executiva em usuários de crack. 2017. (Encontro).

8.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. RELAÇÃO ENTRE SINTOMAS DE DESATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, DESEMPENHO EM LEITURA E ESCRITA E NÍVEL SOCIOECONÔMICO EM CRIANÇAS. 2017. (Congresso).

9.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. SOCIOECONOMIC STATUS MODERATES THE EFFECTS OF LEARNING DISABILITIES IN READING PERFORMANCE. 2017. (Congresso).

10.
XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia: Reabilitação Neuropsicológica da Saúde à Educação. Quais medidas são mais sensíveis para detectar efeitos de intervenções em leitura na infância?. 2017. (Congresso).

11.
XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Leitura e processamento fonológico em crianças com sintomas de desatenção e hiperatividade. 2016. (Congresso).

12.
XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. ANÁLISES DE CLUSTERING E SWITCHING EM TAREFAS DE FLUÊNCIA VERBAL: DESEMPENHO DE PACIENTES COM LESÕES CEREBROVASCULARES. 2016. (Congresso).

13.
35ª Semana Científica do HCPA.Atenção, memória de trabalho e funções executivas de crianças ansiosas: dados preliminares. 2015. (Encontro).

14.
VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES. Perfil neuropsicológico da Síndrome de Chiari: um estudo de caso. 2015. (Congresso).

15.
VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES. A influência da idade, memória verbal, linguagem e funções executivas no desempenho de fluência verbal em crianças de 6 a 12 anos. 2015. (Congresso).

16.
VI Reunião Anual do IBNeC ? 1 st Brazilian Meeting of the Human Behavior and Evolution Society -HBES. Perfil neuropsicológico da Síndrome de Chiari: um estudo de caso. 2015. (Congresso).

17.
XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Desempenho em memória e linguagem de crianças com Transtornos de Ansiedade. 2015. (Congresso).

18.
XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Avaliação neuropsicológica após Acidente Vascular Cerebral: uma revisão sistemática. 2015. (Congresso).

19.
XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. MODELOS MULTIDIMENSIONAIS DE FLUÊNCIA VERBAL FONÊMICO-ORTOGRÁFICA E SEMÂNTICA EM CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS. 2015. (Congresso).

20.
I Congresso da SBNp Jovem e II Fórum de Jovens Pesquisadores. Alterações da Fluência Verbal pós Acidente Vascular Encefálico: Linguagem, Funções Executivas ou Memória?. 2014. (Congresso).

21.
II Jornada Sul-Brasileira de Neuropsicologia.Avaliação da estratégia de clustering e switching em tarefas de fluência verbal ortográfica na infância: resultados preliminares. 2014. (Simpósio).

22.
XIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Ativações cerebrais em tarefa de decisão lexical no paradigma de priming semântico: dados preliminares. 2014. (Congresso).

23.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC. Associações e dissociações de desempenhos em tarefas de memória entre pacientes após lesão cerebrovascular. 2013. (Congresso).

24.
XIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología Slan. Fluencia verbal semántica en adultos pos lesión en el hemisferio cerebral derecho: análisis cuantitativo y dos componentes cualitativos de clustering y switching. 2013. (Congresso).

25.
XIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología Slan. Dissociação dupla em tarefas de memória: epilepsia de lobo temporal e esclerose múltipla. 2013. (Congresso).

26.
XIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Neuropsicología Slan. Processamento da escrita de palavras/pseudopalavras em um caso de disgrafia mista. 2013. (Congresso).

27.
III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. Processamento léxico semântico em pacientes com acidente vascular cerebral no hemisfério direito: um estudo de série de casos. 2012. (Congresso).

28.
III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. Avaliação das funções executivas em pacientes com doença de Parkinson. 2012. (Congresso).

29.
III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. Evidências de validade de construto do instrumento de avaliação das funções executivas Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). 2012. (Congresso).

30.
XXIV Salão de Iniciação Científica - UFRGS.Tradução, adaptação para o português brasileiro e evidências de validade do instrumento de avaliação das funções executivas Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS). 2012. (Outra).

31.
31ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2011. (Outra).

32.
7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. Medidas relacionadas à probabilidade de associação semântica de palavras: dados preliminares com 424 pares de estímulos. 2011. (Congresso).

33.
7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções. Medidas relacionadas à probabilidade de associação semãntica de palavras: dados preliminares com 424 pares de estímulos. 2011. (Congresso).

34.
I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica. 2011. (Congresso).

35.
Jornada de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - práticas, intervenções, perspectivas... - Dez Anos do CRAI. 2011. (Outra).

36.
XII Congreso SLAN. Avaliação neuropsicológica pré e pós amigdalohipocampectomia seletiva de hemisfério esquerdo: estudo de caso de paciente com epilepsia refratária. 2011. (Congresso).

37.
XXII Congreso SLAN. O efeito de priming semântico em crianças e sua variação de acordo com o intervalo entre estímulos. 2011. (Congresso).

38.
XXIII Salão de Iniciação Científica - UFRGS.Investigação dos Julgamentos de Metamemória em Pacientes Pós Acidente Vascular Cerebral: um estudo piloto com amostra não clínica. 2011. (Outra).

39.
I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neuropsiquiatria. Perfil neuropsicológico na doença de Huntington: um estudo de caso. 2010. (Congresso).

40.
IX Congreso Argentino de Neuropsicología. Non-amnestic mild cognitive impairment associated with depression: a neuropsychological case study repport. 2010. (Congresso).

41.
VI Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções. Perfil neuropsicológico de pacientes pós acidente cerebrovascular atendidos no ambulatório de neuropsicologia do hospital de clínicas de porto alegre. 2010. (Congresso).

42.
VI Encontro com a Psicologia PET PUCRS/UFRGS. 2009. (Encontro).

43.
Iniciação Científica em Relatos.Memória implícita em crianças de 3ª série: avaliação do priming semântico. 2008. (Outra).

44.
IV Congresso Brasileiro de Cérebro Comportamento e Emoções. Memória implícita em crianças de terceira série: avaliação do priming semântico. 2008. (Congresso).

45.
XX Salão de Iniciação Científica - UFRGS. Estudo comparativo da memória implícita entre crianças e universitários usando o paradigma de priming semântico. 2008. (Congresso).

46.
Como apresentar um trabalho num Congresso Científico: Elaboração de Resumo. 2007. (Seminário).

47.
VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. 2007. (Congresso).

48.
XIX Salão de Iniciação Científica - UFRGS. Efeitos de priming semântico na leitura de palavras em crianças de terceira série. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTOLA, L. ; JULIO-COSTA, A. ; HAASE, V. G. ; MALLOY-DINIZ, L. ; BECKER, N. . I Congresso Brasileiro da SBNp Jovem e II Fórum de Jovens Pesquisadores. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Roberto Alves Filho. A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ANO ESCOLAR COMO PREDITORES DA ESCRITA EM CRIANÇAS DO 3o E 4o ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - UFRGS - Instituto de Psicologia. Orientador: Natália Becker.

2.
Carolina Luísa Beckenkamp. fluência verbal ortográfica e semântica em adultos após acidente vascular cerebral: análises de clustering e switching. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Natália Becker.

Iniciação científica
1.
Milenne Souza de Lima. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO EM HABILIDADES DE PROCESSAMENTO FONOLÓGICO E DE NÍVEL SOCIOECONÔMICO EM CRIANÇAS DE 4o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM E SEM DIFICULDADES DE LEITURA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UFRGS - Instituto de Psicologia. Orientador: Natália Becker.

2.
Paulo Roberto Alves Filho. Relação entre processamento fonológico e escrita de palavras e pseudopalavras em crianças de 4º ano do Ensino Fundamental. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - UFRGS - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Natália Becker.

3.
Fernanda Saraiva Almeida. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e desempenho cognitivo em crianças de quarto ano do Ensino Fundamental. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Natália Becker.

4.
Júlia de Oliveira Jung. Sintomas de TDAH comprometem desempenho em aritmética em crianças do quarto ano EF. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Natália Becker.

5.
Carolina Luísa Beckenkamp. Clustering e switching em tarefas de fluência verbal: associações e dissociações de desempenho em casos de Acidente Vascular Cerebral. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Natália Becker.

6.
Ana Claudia Araújo da Cruz. Associações e dissociações de desempenho em tarefa de fluência verbal em pacientes após acidente vascular cerebral. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Natália Becker.

Orientações de outra natureza
1.
Kimberly Kauana Ecker. Atenção, memória de trabalho e funções executivas de crianças ansiosas: dados preliminares. 2015. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Orientador: Natália Becker.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SBICIGO, JULIANA BURGES2016 SBICIGO, JULIANA BURGES ; PICCOLO, LUCIANE DA ROSA ; BECKER, NATÁLIA ; VEDANA, SIMONE NAZARETH ; RODRIGUES, JAQUELINE DE CARVALHO ; SALLES, JERUSA FUMAGALLI ; HAASE, VITOR GERALDI . Current perspectives on the anatomo-clinical method in neuropsychology.. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 9, p. 198-214, 2016.



Outras informações relevantes


Residiu em Dublin, na Irlanda, durante um ano para aperfeiçoamento da língua inglesa.
Possui conhecimento dos programas estatísticos SPSS e R.



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