Ana Paula Rufino dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4638228964836311
  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Pedagoga e doutora em Educação com pesquisas no campo dos Estudos Culturais, Estudos de gênero com foco na feminilidade e nas pedagogias de gênero em artefatos midiáticos e Pedagogias culturais no estudo do currículo. Professora do Departamento de Educação no Centro de Humanidades da UEPB campus III. Integra a equipe de colaboradores do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE. Atuou educação básica nas redes pública e privada de ensino, nos cursos de licenciatura e na pós-graduação na Universidade Vale do Acaraú - campus Recife e no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Rufino dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. P. R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Professora Ideal: Uma análise do aconselhamento e da premiação como dispositivos pedagógicos de gênero, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Rosângela Tenório de Carvalho.
Coorientador: Karina Mirian Valença Alves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gênero; Pedagogia cultural; subjetividade; Experiência.
2009 - 2011
Mestrado em EDUCAÇÃO.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: TRABALHO E MATERNIDADE: REGULARIDADES ENUNCIATIVAS DO DISCURSO DA FEMINILIDADE NO CURRÍCULO DA EJA E NO CURRÍCULO DO CURRÍCULO CULTURAL DA TELENOVELA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Rosângela Tenório de Carvalho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2000 - 2008
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: MÍDIA E EDUCAÇÃO DE ADULTOS: A TELENOVELA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO.
Orientador: Rosângela Tenório de Carvalho.
1992 - 1995
Graduação em EDUCAÇÃO RELIGIOSA.
Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, STBNB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficid e Capacitação e Elaboração de Itens SAEB.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação, Elaboração e Revisão de Itens ANA.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Oficina Capacitação, Elaboração e Revisão SAEB.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação para elaboração de Itens - Provinha.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
Corpo e Cultura.
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
Explorando o universo da Educação à Distância.
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2011 - 2011
Formação continuada em linguagem matemática.
Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores.
CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/UFPE, CEEL/UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Uso didático de imagens: tempo, espaço e sociedade.
Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB, FORPRED-NNE, Brasil.
2009 - 2009
Introd. Estudos da Cultura e arte contemporânea.
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria na disciplina Educação Pré-Escolar do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia sob a supervisão da Profa.Dra. Ana Carolina Perrusi A. Brandão do DMTE.Realizando planejamento e avaliação, ministração de aulas supervisionadas, construção de material didático, orientação de alunos em trabalhos solicitados na disciplina.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto Centro de Referência em Educação de Adultos do Nordeste - Casa Brasil de Angicos/RN. Atividade de pesquisa relativa à memória do Projeto de alfabetização coordenado por Paulo Freire em Angicos e o elevamento da situação de alfabetização do município.

Atividades

2014 - 2016
Ensino, LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental B
Fundamentos do Ensino da Geografia
Seminário Docência e Ensino Fundamental B
Didática
2010 - 2010
Estágios , Centro de Educação, .

Estágio realizado
Estágio de docência superior na disciplina de Fundamentos do Ensino de História do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Participando da análise e avaliação de atividades propostas, intervenções didáticas, orientações de atividades propostas..

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Faculdade Européia De Adminstração De Marketing, FEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Pós-graduação

Atividades

11/2013 - 04/2014
Ensino, GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de artigo científico
2013 - 2013
Ensino, Especialização em Gestão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do ensino
2013 - 2013
Ensino, Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
2012 - 2012
Ensino, Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
2012 - 2012
Ensino, Pós-graduação em Educação infantil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa na Educação infantil: Metodologia, prática e produção escrita

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, P JABOATÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 1

Atividades

2012 - 2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino de Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes e saberes disciplinares no Ensino Fundamental
2011 - 2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino de Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes e outros saberes disciplinares na Educação Infantil.

COLÉGIO PONTUAL, PONTUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora de Linguagem, Enquadramento Funcional: Professor nível III, Carga horária: 20


Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, SEEL/PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: - Regência de aulas em sala de Educação Infantil e de Ensino Fundamental; - Elaboração de Planejamento de Ensino; - Entrega de relatórios de desempenho educacional e avaliação em escolas da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura da Cidade do Recife.


CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM/UFPE, CEEL/UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: CEEL/UFPE, Enquadramento Funcional: Assessoria pedagógica, Carga horária: 16
Outras informações
Assessoria no atendimento individualizado a professores do ano 5 e participação no Projeto de Extensão "Formação Continuada de Pofessores" na mesma função.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio pedagógico, Carga horária: 20


Núcleo de Ensino e Pesquisa e Extensão em EJA e Educação Popular, NUPEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Equipe de pesquisa


Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 32

Atividades

07/2018 - 12/2018
Ensino, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Teoria do Ensino e da aprendizagem

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

09/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Ludicidade
Estágio Supervisionado I
Fundamentos da Educação Infantil
Política Educacional
Prática Pedagógica IV
Seminário Temático


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Arqueogenealogia da Lição: O Ritual da Lição como uma Técnica de Si na Educação de Jovens e Adultos
Descrição: A pesquisa tem como objeto o ritual da lição como técnica de subjetivação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil (EJA). Propõe-se a identificar e descrever a gênese da lição em sua relação com a subjetivação de pessoas jovens e adultas através das práticas discursivas no campo curricular da EJA; apreender, descrever e determinar como se estabeleceram aquelas práticas discursivas, que rupturas e descontinuidades históricas se sucederam às mesmas, assim como descrever como tais práticas regulam e modificam a experiência das pessoas jovens e adultas como alfabetizadas, recém-alfabetizadas, neoleitoras e escolarizadas. O objetivo da investigação é ao descrever tais práticas discursivas ativar os saberes libertos da sujeição que emergem desta discursividade; indicar como saberes da escolarização são advindos da renúncia de outros saberes sobre si; mostrar como em nossas sociedades processos educativos baseados em lições/ordenamentos, classificações adquirem relevância social e cultural para dizer como o jovem e o adulto devem ser e estar no mundo cultural. O objeto e os objetivos da investigação advêm da necessidade de se apreender as condições de possibilidade que ensejam a submissão da subjetividade de indivíduos a práticas discursivas da escolarização. Pretende-se, desta forma, contribuir para definição de quadros conceituais que embasem políticas curriculares relacionadas à EJA. Em síntese, responder como se elabora o conhecimento sobre si mesmo no campo da EJA, ou seja, dar visibilidade à rede interdiscursiva implicada na governamentalidade dos sujeitos da EJA. Considera-se que os processos de subjetivação no campo pedagógico não podem ser analisados sem que se considerem as formas de acoplamento entre os saberes (conhecimentos eruditos e memórias locais) pela hierarquização dos processos de escolarização. Nesse sentido, elege-se como caminho analítico a perspectiva arqueogenealógica de Michel Foucault..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Formação Continuada de Professores
Descrição: Projeto de Extensão intitulada Formação Continuada de Professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Projeto Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos - Casa Brasil
Descrição: Equipe de auxiliares de pesquisa do Projeto Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos - Casa Brasil de Angicos/RN, como atividade de Extensão Universitária - relativa à memória do Projeto de Alfabetização coordenado por Paulo Freire em Angicos e o levantamento da situação de alfabetização do município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2013
EAD-UVA
Descrição: Projeto piloto coordenado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú voltado a Educação a Distância (EAD). Atividade de Estudo Dirigido a distância através da Plataforma Moodle (Sistema de Gestão de Aprendizagem). Implantação da disciplina Metodologia do Trabalho Científico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Espaço do Currículo (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revista Cadernos de Pedagogia da UFSCar


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogias culturais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação e Linguagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SANTOS, Ana Paula Rufino dos  Data: 29/05/2017

Outras
Total de trabalhos:4
Total de citações:4
SANTOS, Ana Paula Rufino dos  Data: 11/12/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, A. P. R.2017SANTOS, A. P. R.. A SOCIEDADE MODERNA E A PROBLEMATIZAÇÕES DA EXPERIÊNCIA: O SUJEITO COMO PRÁTICA DE SUBJETIVAÇÃO. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 16, p. 01-22-22, 2017.

2.
SANTOS, A. P. R.2014SANTOS, A. P. R.. IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA: ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA. Revista FAEEBA, v. 23, p. 197-206, 2014.

3.
SANTOS, A. P. R.2012SANTOS, A. P. R.; Carvalho, R.T . ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: DISCURSOS SOBRE A FEMINILIDADE NOS ENUNCIADOS DO CURRÍCULO CULTURAL DA TELENOVELA. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 6, p. 355-375, 2012.

4.
SANTOS, A. P. R.2011SANTOS, A. P. R.. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES: 'O ATO DE ALFABETIZAR ULTRAPASSA O MERO LER E ESCREVER'. RECE : Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 10, p. 74-84, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, A. P. R.; Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Org.) . Relatos de sala de aula e outros diálogos. 23. ed. Recife: Ed.UFPE, 2018. v. 1. 139p .

Capítulos de livros publicados
1.
TELES, R. A. M. ; SANTOS, A. P. R. ; MELO, M. C. C. . Professora, hoje o caderno é de quê? Análise de práticas interdisciplinares nos estágios curriculares do curso de pedagogia. In: SILVA, Adriana M.P; FREIRE, Eleta C.. (Org.). Pesquisas e Práticas formativas: diálogos sobre a formação docente. 23ed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. , p. 73-92.

2.
SANTOS, A. P. R.; ROSA, E. C. S. . Escrever a prática: desafios e possibilidades na formação de professores. In: Ana Cristina Gomes da Penha; Ana Paula Rufino dos Santos; Ester Calland de Sousa Rosa, Juliana de Melo Lima; Normanda da Silva Beserra; Silvia de Souza Azevedo Aragão. (Org.). Relatos de sala de aula e outros diálogos. 23ed.Recife: Ed.UFPE, 2018, v. , p. 11-26.

3.
SANTOS, A. P. R.. Educação de Jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963. In: Moacir Gadotti (org.). (Org.). Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. 1ed.São Paulo, SP: Instituto Paulo Freire, 2014, v. , p. 166-175.

4.
RODRIGUES, Sandra Helena ; SANTOS, A. P. R. . Perspectivas da EAD no Brasil. In: Sandra Helena Rodrigues; Verônica Araújo. (Org.). Explorando o universa da Educação a Distância. 1ed.Recife: Colab-Fundaj, 2012, v. , p. 37-58.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, A. P. R.. Educação de jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963. Participação (UnB), Brasília/DF, , v. ano 9, p. 49 - 53, 20 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. P. R.. O DEVER SER E A ARTE DE VIVER: DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares/VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo/II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, com o tema central Currículo: entre o comum e o singular, 2017, Recife/PE. Currículo, formação e trabalho docente - Anais do XII Colóquio sobre questões curriculares/VIII Colóquio luso-brasileiro de currículo/II Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares. Recife,PE: ANPAE, 2016. v. 8. p. 119-127.

2.
SANTOS, A. P. R.. CURRÍCULO E CULTURA: UMA ANÁLISE DAS PEDAGOGIAS DE GÊNERO NA MÍDIA TELEVISIVA. In: VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares traz como tema central: CURRÍCULO E FORMAÇÃO: desafios contemporâneos., 2015, João Pessoa. Anais do VII Colóquio, 2015. p. 276-400.

3.
SANTOS, A. P. R.. IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA: ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa, 2014, Salvador, BA. X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO. Salvador, BA, 2014.

4.
SANTOS, A. P. R.. ESTUDOS CULTURAIS E ESTUDOS DE GÊNERO: CONTRIBUTOS METODOLÓGICOS DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2014, Garanhuns, PE. V ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO: Educação e desenvolvimento na perspectiva do direito á educação, 2014.

5.
SANTOS, A. P. R.. Pedagogias Culturais: Uma análise sobre a telenovela e a produção de subjetividades de gênero. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 2013, Aracaju/SE. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE" - EDUCON-CNPq/UFS, 2013.

6.
SANTOS, A. P. R.. Corpo, Gênero e Sexualidade: Discursos sobre a feminilidade no Currículo Cultural da Telenovela. In: VI COLÓQUIO Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa/PB. VI COLÓQUIO Internacional de Políticas e Práticas Curriculares: Currículo recosntruindo os sentidos de educação e ensino. João Pessoa/PB, 2013. p. 1801-1816.

7.
SANTOS, A. P. R.. O CURRÍCULO CULTURAL DA TELENOVELA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O FEMININO. In: IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2013, João Pessoa/PB. IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Subjetividades e Contradiscursos. João Pessoa/PB, 2013.

8.
SANTOS, A. P. R.. Trabalho e Identidade: discursos da feminilidade nos enunciados do currículo da EJA. In: IV Encontro de Pesquisas Educacionais de Pernambuco, 2012, Caruaru/PE. Pesquisa e Educação na contemporaneidade: Perspectivas Teórico-Metodológicas, 2012.

9.
SANTOS, A. P. R.. Beleza e Juventude: A telenovela e a produção de discursos sobre a feminilidade. In: XXVIII Congresso ALAS ?Fronteiras Abertas da América Latina?, 2011, Recife. XXVIII Congresso ALAS ?Fronteiras Abertas da América Latina?, 2011.

10.
SANTOS, A. P. R.; OLIVEIRA, Maria Olívia de Matos ; MARTINS, Anália . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES, DISCURSOS E DIÁLOGOS DE SUJEITOS EDUCATIVOS E CULTURAIS. In: XV ENDIPE, 2010, Belo horizonte/MG. Anais do XV ENDIPE, 2010.

11.
SANTOS, A. P. R.; ARAÚJO, Marise Helena de ; MELO, Simony Freitas de . PESQUISA DO ESTADO DA ARTE NO CAMPO DO CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO XIX EPENN. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte/MG. Anais do XV ENDIPE, 2010.

12.
SANTOS, A. P. R.. A CRÍTICA SOCIOLÓGICA DE MARX WEBER E A HISTORIOGRAFIA DE MICHEL FOUCAULT: A SUBJETIVIDADE EM QUESTÃO. In: XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana., 2010, São Leopoldo/RS. Simpósio Internacional IHU, 2010.

13.
SANTOS, A. P. R.. MÍDIA E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE RECEPÇÃO DA TELENOVELA. In: III EPEPE - EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: QIALIDADE SOCIAL EM QUESTÃO, 2010, RECIFE/PE. III EPEPE - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO, 2010.

14.
SANTOS, A. P. R.. A TELENOVELA E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE GÊNERO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte/UFPE. Anais do XV ENDIPE, 2010.

15.
SANTOS, A. P. R.. MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO MIDIÁTICO E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS E DE GÊNERO. In: 19ºEPENN - Encontro de Pesquisas em Educação do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa/PB. Anais do 19ºEPENN 2009, 2009.

16.
SANTOS, A. P. R.. A telenovela e processos de subjetivação. In: II EPEPE, 2008, II Encontro de Pesquisa de PE. II EPEPE. Recife/PE: Fundaj, 2008.

17.
SANTOS, A. P. R.. ANGICOS: CAMINHOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió/AL. Anais do 18º EPENN, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. P. R.. Corpo e Beleza: A produção de discursos sobre a feminilidade no currículo cultural da telenovela. In: VI ENEDIM, 2012, João Pessoa/PB. VI ENEDIM: Encontro Nacional de Estudos Dirigidos para Mulheres. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2012.

2.
SANTOS, A. P. R.. O Dispositivo Pedagógico da Mídia: A subjetividade da mídia em questão. In: Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania, 2010, Fortaleza/CE. Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania - UFCE 2010, 2010.

3.
SANTOS, A. P. R.. Mídia e Educação: A telenovela e a formação social do sujeitos. In: FIPED, 2008, Pau do Ferros/RN. FIPED - I Fórum Internacional de Pedagogia, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, A. P. R.. OS CONTRIBUTOS DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS PARA AS PESQUISAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DO CURRÍCULO. Interfaces de Saberes (FAFICA. Online), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. P. R.. O Dever ser e a arte de viver: Dimensões da experiência docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, F. M. S. ; SANTOS, A. P. R. . O Discurso curricular frente aos espaços diversificados de atuação do profissional do pedagogo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, A. P. R.. Currículo e Multiculturalismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, A. P. R.. Estudos Culturais e Estudos de Gênero: Contributos teórico-metodológicos para a pesquisa educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, A. P. R.. IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA: ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, A. P. R.. Corpo e Beleza: a telenovela e a produção de enunciações sobre a feminilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, A. P. R.. Pedagogias Culturais: Uma análise sobre a telenovela e a produção de subjetividades de gênero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, A. P. R.. Curriculum, Discurse and Culture: The cultural pedagogies and the processes of subjectivity in question. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, A. P. R.. Trabalho e Identidade:Discursos sobre a feminilidade nos enunciados do currículo da EJA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, A. P. R.. Beleza e Juventude: A telenovela e a produção de discursos sobre a feminilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, A. P. R.. O discurso de gênero e a Educação de Jovens de Adultos: De que estamos falando?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, A. P. R.. A TELENOVELA E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE GÊNERO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, A. P. R.; ARAÚJO, Marise Helena de ; MELO, Simony Freitas de . PESQUISA DO ESTADO DA ARTE NO CAMPO DO CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE AS PRODUÇÕES DO XIX EPENN. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, A. P. R.; OLIVEIRA, Maria Olívia de Matos ; MARTINS, Anália . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES, DISCURSOS E DIÁLOGOS DE SUJEITOS EDUCATIVOS E CULTURAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, A. P. R.. A CRÍTICA SOCIOLÓGICA DE MARX WEBER E A HISTORIOGRAFIA DE MICHEL FOUCAULT: A SUBJETIVIDADE EM QUESTÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, A. P. R.. Mídia e subjetividade: uma análise dos processos de recepção da telenovela. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, A. P. R.. MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO MIDIÁTICO E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS E DE GÊNERO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, A. P. R.. O DISCURSO MIDIÁTICO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: A TELENOVELA COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, A. P. R.. 40 HORAS EM ANGICOS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO DE ADULTOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Centro de Estudos em Educação e Linguagem ; SANTOS, A. P. R. . Assessoria pedagógica. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, A. P. R.; INEP . Capacitação, Elaboração e Revisão de Itens para a Avaliação Nacional pela Alfabetização. 2013.

2.
SANTOS, A. P. R.; INEP . 1ª Oficina de Elaboração e Revisão de Itens: Provinha Brasil - Leitura. 2012.

3.
SANTOS, A. P. R.; INEP . Oficina de Elaboração e Revisão de Itens: SAEB/Prova Brasil - Língua Portuguesa. 2012.

4.
SANTOS, A. P. R.; INEP . Oficina de Elaboração e Revisão de Itens: SAEB/Prova Brasil - Língua Portuguesa. 2012.

5.
SANTOS, A. P. R.; INEP . Oficina de Elaboração e Revisão de Itens: Provinha Brasil - Leitura. 2012.

6.
SANTOS, A. P. R.; Dr. João Francisco de Souza . Projeto Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos do Nordeste - Casa Brasil de Angico/RN. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, A. P. R.. Oficina de Leitura: Mas, o que é mesmo ler?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, S. G.; OLIVEIRA, V. A. B.; SANTOS, A. P. R.. Participação em banca de Maria de Fátima da Silva Noberto.Preconceito racial no cotidiano escolar: um estudo de caso na Escola Sérgio Luiz de Melo Gomes, Guarabira/PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
MELO, S. G.; OLIVEIRA, V. A. B.; SANTOS, A. P. R.. Participação em banca de Josinete Marcolino da Silva.A música na construção de valores afro-brasileiros para a Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
LIMA, F. M. S.; SANTOS, A. P. R.. Participação em banca de Fabiana Maria Silva de Lima.PEDAGOGA OU PROFESSORA? dilemas na formação e inserção em esferas de trabalho para além da escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SANTOS, A. P. R.; ALVES, M. G. F.; ESPINDOLA, E. B. M.. Participação em banca de Ana A da Silva, Deisiane R.G da Silva, Joelma S.B. Santana.A PRÁTICA DOCENTE COMO BASE PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A IMPORTÂNCIA DE SER UM BOM PROFESSOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

5.
SANTOS, A. P. R.; ALVES, M. G. F.; ESPINDOLA, E. B. M.. Participação em banca de Simone Bispo de Albuquerque; Allan Kelwin Pessoa da Silva.OS JOGOS NO ENSINO DE MATEMATICA: POSSIBILIDADES DE DINAMIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

6.
SANTOS, A. P. R.; ALVES, M. G. F.; ESPINDOLA, E. B. M.. Participação em banca de Elaine M. Silva; Elienai J. Silva; Laurence M.O.Coelho.A INFORMATICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

7.
SANTOS, A. P. R.; ALVES, M. G. F.; ESPINDOLA, E. B. M.. Participação em banca de Deleuse B.Santos; Diana C.Albuquerque; Tarciana M. Florêncio.A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

8.
SANTOS, A. P. R.; ALVES, M. G. F.; ESPINDOLA, E. B. M.. Participação em banca de Ana M.B. da Silva; Andrea M.Monteiro; Jacqueline B.S.Andrade.CRECHE: UM ESPAÇO VOLTADO PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR OU APENAS PARA O CUIDAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

9.
SANTOS, A. P. R.; ALVES, M. G. F.; ESPINDOLA, E. B. M.. Participação em banca de Angelita C.C.Silva; Erlane P.Silva; Josiane N.Santos.LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS QUE LEVAM A SUA PRÁTICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

10.
SANTOS, A. P. R.; MARTINS, C. A.. Participação em banca de Maria Salete da Silva.O Ensino da Arte nas séries iniciais: Um estudo a partir das Escolas de Jaboatão dos Guararapes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

11.
SANTOS, A. P. R.; MARTINS, C. A.. Participação em banca de Rafaela Tamires da S. Miguel; Marcela Cristina de L.S.Barros.A prática docente no cárcere privado e a reintegração social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.

12.
SANTOS, A. P. R.; MARTINS, C. A.. Participação em banca de Afra Maria de Lima.As Contribuições de Paulo Freire para Educação: Um Estudo do EJA no Município de Gravatá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAÚJO, Tatiana Cristina dos Santos de; SANTOS, A. P. R.; ARRUDA, Ana Lúcia Borba de. Seleção Simplificada para professor substituto. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. O Dever ser e a arte de viver: Dimensões da experiência docente. 2016. (Congresso).

2.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. O Discurso curricular frente aos espaços diversificados de atuação do profissional do pedagogo. 2016. (Congresso).

3.
VI SBECE e III SIECE: Educação, Transgressões, Nascizismos. 2015. (Seminário).

4.
VI Seminário Nacional, II Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, II GDE.Corpo e Beleza: a telenovela e a produção de enunciações sobre a feminilidade. 2014. (Seminário).

5.
XIV Encontro de Extensão ENEXT/UFPE.Universidade/Sociedade em diálogo: Ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Encontro).

6.
X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa.IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA: ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA. 2014. (Seminário).

7.
European Conference on Curriculum Studies. Curriculum, Discourse and Culture: The cultural pedagogies and the processes of subjectivity in question. 2013. (Congresso).

8.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. Sessão de comunicação Oral do eixo 10: Educação, Corpo, Sexualidade e Gênero. 2013. (Congresso).

9.
IV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. Pedagogias Culturais: Uma análise sobre a telenovela e a produção de subjetividade de gênero. 2013. (Congresso).

10.
IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Subjetividades e Contradiscursos.O CURRÍCULO CULTURAL DA TELENOVELA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE O FEMININO. 2013. (Seminário).

11.
IV Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: Subjetividades e Contradiscursos.Corpo, Gênero e Sexualidade: Discursos sobre a feminilidade no Currículo Cultural da Telenovela. 2013. (Outra).

12.
VIII Colóquio Internacional Michel Foucault. 2013. (Encontro).

13.
7ºPrêmio Construindo Igualdade de Gênero. 2012. (Outra).

14.
IV Encontro de Pesquisa Educaciomal em Pernambuco.Trabalho e Identidade: discursos sobre a feminilidade nos enunciados do currículo da EJA. 2012. (Encontro).

15.
XI ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.O discurso de gênero e a Educação de Jovens de Adultos: De que estamos falando?. 2011. (Encontro).

16.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia - ALAS. Beleza e Juventude: A telenovela e a produção de discursos sobre a feminilidade. 2011. (Congresso).

17.
III EPEPE - ENCONTRO DE PESQUIS EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO.MÍDIA E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE RECEPÇÃO DA TELENOVELA. 2010. (Encontro).

18.
Projeto de Extensão: Formação Continuada de Professores. 2010. (Outra).

19.
XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL IHU: O DESGOVERNO BIOPOLÍTICO DA VIDA HUMANA.A CRÍTICA SOCIOLÓGICA DE MARX WEBER E A HISTORIOGRAFIA DE MICHEL FOUCAULT: A SUBJETIVIDADE EM QUESTÃO. 2010. (Simpósio).

20.
XV ENDIPE.A TELENOVELA E A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE GÊNERO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Encontro).

21.
19ºEPENN 2009.MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO MIDIÁTICO E A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS E DE GÊNERO. 2009. (Encontro).

22.
I FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia.Mídia e Educação: A telenovela e a formação social do sujeito. 2008. (Encontro).

23.
II EPEPE - Encontro de Pesquisa de Pernambuco.Mídia, Gênero e Educação: A telenovela e processos de subjetivação. 2008. (Encontro).

24.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2008. (Seminário).

25.
18ºEPENN.Poster. 2007. (Encontro).

26.
Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2007. (Congresso).

27.
I Ciclo de Palestras e Debates em Pesquisa e Prática Pedagógica. 2007. (Outra).

28.
XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).

29.
XIV Encontro de Extensão (ENEXT)."Universidade/Sociedade em diálogo: ensino/pesquisa/extensão: indissociabilidade possível e necessária". 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, A. S. ; SANTOS, A. P. R. . I Encontro Internúcleos Michel Foucault da UFPE. 2014. (Congresso).

2.
FREITAS, A. S. ; SANTOS, A. P. R. . Seminário Comemorativo dos 10 anos a Rede Coque Vive. 2014. (Congresso).

3.
FREITAS, A. S. ; SANTOS, A. P. R. . II Seminário Internacional em Educação e Espiritualidade. 2014. (Congresso).

4.
SANTOS, A. P. R.; Centro de Estudos em Educação e Linguagem . III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilva Maria dos Santos. INVESTIGANDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO RECIFE: A RELAÇÃO FAMILIA/ESCOLA EM QUESTÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

2.
Edijane de França Ferreira do Nascimento. ATECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A EDUCAÇÃO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

3.
Keyla Agrícia da Silva Cunha. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DA MATA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

4.
Selma Barreto. O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

5.
Maria da Silva Rodrigues. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

6.
Gildete Santiago de S. Castro. O USO DE CELULARES EM SALA DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

7.
Maria Margarida Ferreira da Silva. A INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

8.
Geisa Ferreira do Nascimento. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANITL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Ensino na Educação Infantil) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

9.
Isaura da Silva Santana Cruz. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA DE ENSINO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Ensino na Educação Infantil) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

10.
Jaqueline Belo da Silva. O PAPEL DA FEMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS: UMA ANÁLISE SOBRE O QUE PENSAM OS PEDAGOGOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Ensino na Educação Infantil) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

11.
Paloma V. de A. Cahú Soares. OS DIFERENTES ATORES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR PARA O PAPEL DO GESTOR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Ensino na Educação Infantil) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

12.
Valdeneide da C. Sabino. O USO PEDAGÓGICO DO JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANITL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Ensino na Educação Infantil) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

13.
Wiltencleide de Melo Lima. A LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Ensino na Educação Infantil) - Faculdade Europeia de Administração e Marketing (pólo Guararapes/PE). Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

14.
Paula Cristina Raposo de Moura. Tecnologia Assistiva como política pública para o atendimento de crianças com necessidades educativas especiais no Município de Jaboatão dos Guararapes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência em Educação Especial) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

15.
Vlademir Gomes da Silva. Os saberes docentes de proessores da rede privada de ensino de Jaboatão dos Guararapes sobre sexualidade em turma com crianças com síndrome de Down. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência em Educação Especial) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

16.
Adriana Bandeira de Lira Serra. A AFETIVIDADE E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência em Educação Especial) - Faculdade Européia de Administração e Marketing. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiana Maria Silva de Lima. PEDAGOGA OU PROFESSORA? dilemas na formação e inserção em esferas de trabalho para além da escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Rufino dos Santos.



Outras informações relevantes


Equipe de colaboradores do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE; 
Equipe de colaboradores do Banco Nacional de Itens do INEP/MEC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:40:54