Deborah Santos Prado

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período sanduíche na Universidade de Manitoba (Canadá). Tem experiência e atuação nos temas de Gestão de Recursos Naturais Comuns, Gestão Participativa, Unidades de Conservação e Populações tradicionais. Tem formação em facilitação de processos e desenvolvimento de grupos pelo Instituto Ecosocial. Atualmente é Doutoranda em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na Universidade Autónoma de Madrid. É integrante do grupo de Pesquisa e Extensão em Conservação e Gestão de Recursos Comuns (NEPAM/UNICAMP) e professora do Centro Universitário SENAC na área de Meio Ambiente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deborah Santos Prado
Nome em citações bibliográficas
PRADO, D. S.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ambiente e Sociedade.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Autónoma de Madrid (Orientador: Dr. Cesar Augustín Lopes Santiago).
Título: Processos de cogestão e seus avanços em Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas do Brasil,
Orientador: Cristiana Simão Seixas.
Coorientador: Celia Regina Futemma.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão Participativa; Participação Social; Empoderamento comunitário; Extrativismo.
2011 - 2013
Mestrado em Ecologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em University of Manitoba (Orientador: Fikret Berkes).
Título: Resiliência de Modos de Vida na Praia do Aventureiro, Ilha Grande (RJ): Uma Trajetória de Mudanças Socioecológicas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Cristiana Simão Seixas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo do Meio e Conteúdos de Ensino - O caso da Escola Viva de São Paulo.
Orientador: Profª. Dra. Ana Luiza Rocha Vieira Perdigão.




Formação Complementar


2018 - 2018
São Paulo School of Advanced Science on Ocean Interdisciplinary Research an. (Carga horária: 96h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Prog. Germinar. Formação de Líderes Facilitadores. (Carga horária: 150h).
Instituto Ecosocial, ECOSOCIAL, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Etnoecologia e Conservação. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2009 - 2009
Minicurso de Sistemas Agroflorestais. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Mini curso Resíduo Educação e Consumo. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação Ambiental - Politizando a Ação Educativa. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Biologia, Ecologia e Conservação de Tartarugas Mar. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Curso Teórico em Mata Atlântica e amb cavernícolas. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
mini curso: Biologia da Conservação. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Prático em Mata Atlântica e amb cavernícolas. (Carga horária: 70h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Horista. Meio Ambiente - CAS, Carga horária: 6

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Avaliação de Impacto Ambiental e Processos de Licenciamento, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Impactos Ambientais e Sustentabilidade
Participação Pública e Gestão de Conflitos
02/2018 - Atual
Ensino, Tecnologia em Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia Geral e Aplicada
Projeto Integrador I - Reconhecimento de aspectos e impactos ambientais em áreas verdes
Projeto Integrador II - Reconhecimento de aspectos e impactos ambientais em áreas urbanas e industriais
02/2015 - Atual
Ensino, Sistema de Gestão Integrados, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão do Meio Ambiente
Sustentabilidade Organizacional
Trabalho de Conclusão de Curso I - Pesquisa e Estruturação de Projeto
Trabalho de Conclusão de Curso II
Orientação e avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso
08/2014 - 06/2018
Ensino, Educação Ambiental para Sustentabilidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação e Educomunicação
Educação Ambiental no Ensino Formal
Fundamentos de Educação Ambiental para Sustentabilidade
Práticas Educativas em Educação Ambiental
Relações Interpessoais e Trabalho em Grupo
Trabalho de Conclusão de Curso II
02/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências Ambientais
08/2014 - 10/2014
Ensino, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Dimensão Ambiental da Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

05/2018 - 05/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BE 587 - Tópicos em Ecologia de Organismos, Populações, Comunidades e Ecossistemas IV - Gestão de Recursos Naturais de Uso Comum: perspectivas teóricas e aplicadas, oferecida ao Curso de Ciências Biológicas
01/2012 - 12/2012
Extensão universitária , NEPAM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, .

Atividade de extensão realizada
Extensionista no projeto Núcleos de Aprendizagem Comunitária em Conservação e Desenvolvimento Integrados. Coord. Dra Cristiana Simão Seixas.

Natural Resources Institute - Universidade de Manitoba, UOFM, Canadá.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna visitante, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa Emerging Leaders American's Program (ELAP) de Janeiro a Maio de 2013, financiado pelo governo canadense para estudantes da América Latina. Estágio no laboratório Community-Based Resource Management Centre, sob oientação do Prof. Dr. Fikret Berkes


Oficina do Aluno, OFICINA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prof. de Ciências e Biologia, Enquadramento Funcional: Aulas particulares e acompanhamento escolar, Carga horária: 8


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 20
Outras informações
Educação de Jovens e Adultos para servidores da UFSCar - Núcleo UFSCar-Escola



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Gestão de recursos naturais em sistemas socioecológicos: Integrando conservação ambiental e desenvolvimento local
Descrição: A partir de estudos de caso diversos quanto ao nível de análise e abrangência territorial, temos como objetivo principal identificar potencialidades e obstáculos de diferentes arranjos institucionais para o manejo e conservação integrados ao desenvolvimento em nível local. Os objetivos específicos são: (i) analisar a evolução dos arranjos de gestão e conservação de ecossistemas envolvendo comunidades locais, (ii) investigar como os diferentes grupos sociais (ex., usuários de recursos, governo, ONGs, pesquisadores, empresas) têm atuado na gestão e conservação de ecossistemas, (iii) identificar como o conhecimento ecológico e práticas locais influenciam a gestão e resiliência dos sistemas socioecológicos, (iv) investigar formas de monitoramento de variáveis sociais e ecológicas no manejo e conservação de recursos naturais envolvendo comunidades humanas, (v) identificar os mecanismos de feedbacks presentes nestes sistemas socioecológicos, tendo em vista a adaptabilidade e resiliência socioecológica local; e (vi) identificar fatores condicionantes para processos de autoorganização local para a gestão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .
Integrantes: Deborah Santos Prado - Integrante / Cristiana Simão Seixas - Coordenador / Juliana Sampaio Farinaci - Integrante / Luciana Gomes Araújo - Integrante / Paula Chamy - Integrante / Rodrigo Rodrigues de Freitas - Integrante / Simone Aparecida Vieira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - 2015
Gestão Integrada e Compartilhada de Territórios Marinho-Costeiros:implicações para a pesca artesanal e para a conservação da biodiversidade
Descrição: A proposta é investigar a problemática da gestão integrada e compartilhada de territórios marinho-costeiros utilizando diversas abordagens analíticas, a exemplo do desenvolvimento territorial sustentável, da teoria dos comuns, e da co-gestão adaptativa. Estamos propondo um estudo comparativo: (i) dos processos de criação de unidades de gestão integrada e compartilhada (UGIC), incluindo os fatores chaves que determinam ou determinaram o arranjo institucional escolhido para cada caso; (ii) dos processos de gestão de UGICs, comparando o que é proposto inicialmente pelo arranjo institucional escolhido e o que acontece na prática em cada caso; e, (iii) dos efeitos da implementação de UGICs sobre a conservação da biodiversidade e sobre as atividades de pesca artesanal, além de outras atividades econômicas que ocorriam na área anteriormente à implementação das UGICs..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Deborah Santos Prado - Integrante / Cristiana Simão Seixas - Coordenador / Paulo Freire Vieira - Integrante / Pedro Quevedo - Integrante / Rodrigo Pereira Medeiros - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2010
Sustentabilidade do Turismo como sistema produtivo em Iporanga - Vale do Ribeira, SP
Descrição: O ecoturismo é o segmento da atividade turística que busca utilizar, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação por meio da interpretação do ambiente, podendo ainda promover o bem estar das populações envolvidas. Por outro lado, o ecoturismo pode apresentar problemas nas áreas em que se desenvolve, como falta de planejamento, turismo de massa, entre outros, e que podem acarretar efeitos negativos ao meio ambiente natural, à cultura e aos aspectos sociais das comunidades receptoras. Analisando a prática do turismo como sistema produtivo no município de Iporanga, Vale do Ribeira ? SP, em áreas que compreendem Unidades de Conservação, como o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), essa pesquisa buscou descrever a cadeia produtiva do sistema tendo como base a unicidade do sistema socioecológico e a associação entre sustentabilidade e resiliência, juntamente com apontamentos de possíveis conflitos existentes frente ao histórico de mudanças e a prática atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Deborah Santos Prado - Integrante / Mayra Jankowsky - Integrante / Marina Vianna Ferreira - Integrante / Nivaldo Nordi - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Núcleos de Aprendizagem em Conservação e Desenvolvimento Integrados
Descrição: Conservação e desenvolvimento local são geralmente considerados antagônicos, entretanto diversos casos registrados pela Iniciativa Equatorial (PNUD) têm demonstrado que ambos os objetivos podem ser atingidos por comunidades rurais que buscam a sustentabilidade de seus modos de vida. De fato, o Millennium Ecosystem Assessment, um esforço de milhares de pesquisadores ao redor do mundo, demonstrou a estreita relação entre conservação (e degradação) dos serviços ecossistêmicos e bem-estar humano. A fim de promover uma sensibilização da relação entre conservação ambiental e bem-estar humano/qualidade de vida, e de instigar ações de conservação ao mesmo tempo que se busca o desenvolvimento econômico local, este projeto busca fomentar núcleos de aprendizagem em duas comunidades rurais do Bioma Mata Atlântica ? uma caiçara (Trindade em Paraty/RJ) e uma caipira (Catuçaba em São Luiz do Paraitinga/SP). Os núcleos de aprendizagem (learning communities) visam realizar uma reflexão sobre as trajetórias de desenvolvimento local e os processos de degradação e conservação dos serviços ecossistêmicos na região, a fim de suscitar stewardship (i.e, sentir-se responsável e cuidar) nas comunidades sobre a conservação ambiental e identificar ?janelas de oportunidades? para o desenvolvimento econômico local. As comunidades foram escolhidas com base em trabalho prévio do grupo, e a metodologia de trabalho consiste em facilitar os diálogos e processos de reflexão a partir dos conteúdos fornecidos pela própria comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Deborah Santos Prado - Coordenador / Cristiana Simão Seixas - Integrante / Juliana Sampaio Farinaci - Integrante / Luciana Gomes Araújo - Integrante / Natália Fidelis Cristina Bahia - Integrante / Paula Chamy - Integrante / Ana Carolina Esteves Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
Objetos de Aprendizagem para o portal dos professores do MEC
Descrição: Objetos de Aprendizagem Digitais para o Banco Internacional de Recursos Educacionais Digitais e Portal do Professor de Educação Básica - Especialização de Professores de Ensino de Ciências. Tal iniciativa integrou-se às políticas da Rede Latinoamericana de Portais Educacionais (RELPE) e à Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), parceiros do Ministério de Educação. Além do Banco Internacional, este Ministério desenvolve o Portal do Professor para disseminação da cultura de uso da tecnologia nas escolas brasileiras e enriquecimento do currículo (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Deborah Santos Prado - Integrante / Ivã de Haro Moreno - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação e Cultura - Bolsa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: AMBIENTE E SOCIEDADE (CAMPINAS)
2018 - Atual
Periódico: International Journal of Research in Environmental Studies


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Ambiental.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Participativa.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ecologia Aplicada.
5.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ecologia Humana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, D. S.2018 PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. . Da floresta ao litoral: Instrumentos de cogestão e o legado institucional das Reservas Extrativistas Marinhas do Brasil. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR), v. 48, p. 281-298, 2018.

2.
PRADO, D. S.2015 PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. ; BERKES, F. . Looking back and looking forward: Exploring livelihood change and resilience building in a Brazilian coastal community. Ocean & Coastal Management, v. 113, p. 29-37, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. . Assessing Changes in Small-Scale Fisheries: Contributions from Monitoring in the Aventureiro Community at the Southeast Coast of Brazil. In: McConney, P; Medeiros; R.P. Pena, M.. (Org.). Enhancing Stewardship in Small-Scale Fisheries: Practices and Perspectives.. 73ed.: Centre for Resource Management and Environmental Studies, University of West Indies, 2014, v. , p. 31-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, D. S.; CASTRO, F. ; SEIXAS, C. S. . Co-management processes and advances involving new Commons: Marine Extractive Reserves in Brazil. In: IASC Conference. Practicing the commons. Self governance, cooperation and institutional change, 2017, Utrecht - Holanda. Practicing the commons. Self governance, cooperation and institutional change, 2017.

2.
PRADO, D. S.; ARAUJO, L. G. ; CHAMY, P. ; DIAS, A. C. E. ; SEIXAS, C. S. . Conselhos Gestores de áreas protegidas no Brasil: Reflexões sobre participação social, desafios e possibilidades. In: VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2015, Florianópolis. Anais do VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2015. p. 25-34.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. . Livelihoods Diversification in Fishing Communities: Lessons and Experiences from a Coastal Village in Brazil. In: 2nd World Small-Scale Fisheries Congress, 2014, Mérida. Proceedings of the 2nd World Small-Scale Fisheries Congress, 2014.

2.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. . Sustentabilidade do Turismo como sistema produtivo em Iporanga, Vale do Ribeira - SP. In: XVIII Jornadas de Jóvenes Investigadores, 2010, Santa Fe, Argentina. La investigación científica: eje del desarollo regional en los albores del Bicentenario de la Independencia Latinoamericana. Santa Fe: ediciones UNL, 2010. v. I. p. 199-199.

3.
HEITOR, ; DAIANE, ; Montanhim, G. C. ; PRADO, D. S. ; BRUNO, ; TEIXEIRA, R. C ; SILVA-MATOS, D. M. . Biologia floral de Cassia chrysocarpa Desv. (Fabaceae - Caesalpinioideae) e suas interações planta - polinizador. In: II Simpósio de Ecologia do PPGERN, 2008, São Carlos. II Simpósio de Ecologia do PPGERN, 2008. v. I.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. . Mudanças Socioecológicas e Resiliência de Modos de Vida na Praia do Aventureiro, Ilha Grande (RJ). In: IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2012, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia - Avanços para identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade, 2012.

2.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. . A prática do Turismo como alternativa à criação de Unidades de Conservação - o caso de Iporanga, Vale do Ribeira. In: IV Seminário de Pesquisas do Vale do Ribeira, 2010, Registro. ANAIS DO IVº SEMINÁRIO DE PESQUISA DO VALE DO RIBEIRA, 2010.

3.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. ; NORDI, N. . O Histórico de Inserção do Turismo em Iporanga, Vale do Ribeira - Dificuldades e Conflitos. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2010, São Carlos. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, D. S.; CASTRO, F. ; SEIXAS, C. S. . Co-management processes and advances involving New Commons: Coastal and Marine Extractive Reserves in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SEIXAS, C. S. ; SEIJO, J. C. ; PRADO, D. S. . How community conservation initiatives has been monitored or evaluated around the world? A synthesis effort. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PRADO, D. S.. State of the art of local governance in Brazilian MPA's. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. . Livelihoods Diversification in Fishing Communities: Lessons and Experiences from a Coastal Village in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. . Mudanças Socioecológicas e Resiliência de Modos de Vida na Praia do Aventureiro, Ilha Grande (RJ). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. . A Prática do Turismo como alternativa à criação de Unidade de Conservação - O Caso de Iporanga, Vale do Ribeira - SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. . Avaliação do Turismo Ambiental sob perspectiva dos sistemas sócio ecológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. . Sustentabilidade do Turismo como sistema produtivo em Iporanga, Vale do Ribeira - SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PRADO, D. S.; JANKOWSKY, M. ; Ferreira, M. V. ; NORDI, N. . O Histórico de inserção do Turismo em Iporanga, Vale do Ribeira (SP) - Dificuldades e Conflitos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HEITOR, ; DAIANE, ; Montanhim, G. C. ; PRADO, D. S. ; BRUNO, ; TEIXEIRA, R. C ; SILVA-MATOS, D. M. . Biologia floral de Cassia chrysocarpa Desv. (Fabaceae-Caesalpinioideae) e suas interações planta-polinizador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
OLIVEIRA ; COSTA ; Borgonovi ; PRADO, D. S. ; RUEDA . Educação Ambiental como interação na CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo tendo em vista a utilização de sacolas duráveis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAUJO, L. G. ; DIAS, A. C. E. ; PRADO, D. S. ; DE FREITAS, R. R. ; SEIXAS, C. S. . Caiçaras e Caipiras: uma prosa sobre natureza, desenvolvimento e cultura. 7 anos de pesquisa e extensão universitária. Campinas: UNICAMP, 2016 (Livreto).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PRADO, D. S.; CHANG, R. X. ; MEDEIROS, A. K. . #AcabeComAPoluiçãoPlástica alerta sobre produção e consumo de produtos descartáveis. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARIMON, A. ; PRADO, D. S. . Pescadores mostram que é possível manter unidades de conservação e promover o turismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CHANG, R. X. ; PRADO, D. S. ; MEDEIROS, A. K. . Gestão ambiental: o caminho em busca da sustentabilidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PRADO, D. S.. Projeto Integrador II. Reconhecimento e definição de aspectos socioambientais: áreas urbanas e industriais. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
DIAS, A. C. E. ; PRADO, D. S. . I Oficina de Delineamento do Programa de Monitoramento da Pesca Artesanal e de Subsistência de Tarituba. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. ; FOPPA, C. . IV Informativo Rede Transformar. 2014.. 2014. (Divulgação Científica).

4.
PRADO, D. S.; SEIXAS, C. S. ; FOPPA, C. . III Informativo Rede TransForMar. 2014. (Divulgação Científica).

5.
PRADO, D. S.. Curso Teórico/Prático de Condução de visitantes - Associação de Barqueiros e Pequenos Pescadores de Trindade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SEIXAS, C. S. ; FARINACI, J. S. ; BAHIA, N. F. ; ARAUJO, L. G. ; PEREIRA, L. A. ; CHAMY, P. ; PRADO, D. S. ; DIAS, A. C. E. . Núcleos de Aprendizagem Comunitária em Conservação e Desenvolvimento Integrados. 2013. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANDONATO, D.L ; PRADO, D. S. ; FRANCO, F. F. ; HARDMAN, L. . Horta Comunitária: Encontro de Sabores e Saberes. 2010. Vídeo.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VIEIRA, S. A.; MENESES, P.; PRADO, D. S.; FUTEMMA, C. R. T.. Comissão de Avaliação do processo seletivo da Bolsa PDSE/CAPES (Edital 47/2017). Programa de Pós Graduação em Ambiente e Sociedade. 2018. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Caminhos do Uso Público. 2018. (Encontro).

2.
I Encontro de Unidades de Conservação Paulistas. 2018. (Encontro).

3.
IASC Conference: Practicing the commons. Self governance, cooperation and institutional change. Co-management processes and advances involving new commons: Coastal and marine extractive reserves in Brazil. 2017. (Congresso).

4.
MARE Conference 2017: People & the Sea IX: Dealing with Maritime Mobilities. 2017. (Congresso).

5.
I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento. Tema: Vivências em Saúde, Ciências Humanas e Sociais.PRÁTICAS E APRENDIZADOS NO USO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PELO GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM CONSERVAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS DE USO COMUM (CGCommons), NEPAM/UNICAMP.. 2015. (Simpósio).

6.
VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS).CONSELHOS GESTORES DE ÁREAS PROTEGIDAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2015. (Seminário).

7.
II World Small-Scale Fisheries Congress. Livelihoods Diversification in Fishing Communities: Lessons and Experiences of a Coastal Village in Brazil. 2014. (Congresso).

8.
I workshop em métodos de pesquisa participativa. 2014. (Oficina).

9.
VIII Seminário de Manejo Integrado - As grandes transformações do litoral norte e seus impactos socioambientais. 2014. (Seminário).

10.
?Enhancing Stewardship in Small-Scale Fisheries (SSF) through Ecosystem Approaches and Other Means. 2013. (Outra).

11.
I Simpósio Interdisciplinar de Ciência Ambiental. 2013. (Simpósio).

12.
Oceanos e Sociedade - 25 anos do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiros. 2013. (Seminário).

13.
Seminário Latino-Americano de Políticas agrária e fundiária. 2013. (Seminário).

14.
IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Mudanças Socioecológicas e Resiliência de Modos de Vida na Praia do Aventureiro, Ilha Grande (RJ). 2012. (Simpósio).

15.
II Workshop anual do projeto Gestão Integrada e Compartilhada de território marinho-costeiros: Implicações para a pesca artesanal e para conservação da biodiversidade. 2011. (Outra).

16.
Fórum Permanente e interdisciplinar de Energia e Ambiente - Serviços de Ecossistema do Estado. 2010. (Outra).

17.
Gestão Costeira Colaborativa: Oportunidades para uma rede de pesquisa internacional.. 2010. (Outra).

18.
V Semana da Biologia UFSCar. 2009. (Outra).

19.
II Simpósio de Ecologia do PPGERN.Biologia floral de Cassia chrysocarpa Desv. (Fabaceae-Caesalpinioideae) e suas interações planta-polinizador. 2008. (Simpósio).

20.
IV Semana de Biologia UFSCar. 2008. (Outra).

21.
VI Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Duração 9 horas. 2008. (Outra).

22.
EA 2007 - "Agenda 21 - Princípios e implementação".Educação Ambiental como interação na CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo tendo em vista a utilização de sacolas duráveis. 2007. (Encontro).

23.
Grupo de Discussão e Pesquisa ?Pesquisa em Educação Ambiental no contexto escolar?. IV EPEA, UNESP Rio Claro. 2007. (Encontro).

24.
III Encontro de Biologia Comparada. 2007. (Encontro).

25.
III Encontro Estadual de Educação Ambiental.Educação Ambiental como interação na CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo tendo em vista a utilização de sacolas duráveis. 2007. (Encontro).

26.
IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, L. G. ; PRADO, D. S. ; DE FREITAS, R. R. ; FARINACI, J. S. ; SEIXAS, C. S. . Espaço Inter-Redes. 2015. (Congresso).

2.
PRADO, D. S.. XI congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. 2013. (Congresso).

3.
PRADO, D. S.. I Semana do Cerrado. 2009. (Outro).




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