Ana Marta Moreira Flores

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5270792682911904
  • Última atualização do currículo em 02/12/2018


Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pelo Centro Universitário Franciscano | Unifra, mestre em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC e doutoranda em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina | UFSC com período de doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Pesquisa jornalismo de moda no contexto convergente e atualmente investiga com foco nos Estudos de Tendências (Trends Studies) aplicados ao consumo no jornalismo. Participa da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), da SBPJor | Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem | CNPq. Também é pesquisadora integrada do Trends Observer e do Social Media Research Techniques (SMART) do iNOVA Media Lab | Universidade Nova de Lisboa. Profissionalmente tem experiência em impresso (jornal e revista), TV, site especializado em moda, rádio e gestão de conteúdo para redes sociais. Desde 2014 atua como docente em cursos de pós-graduação (especialização e MBA) com foco em mídias digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Marta Moreira Flores
Nome em citações bibliográficas
FLORES, A. M. M.;FLORES, ANA MARTA M.;MOREIRA FLORES, ANA MARTA


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Nelson Pinheiro Gomes).
Título: A Pesquisa de Tendências como proposta para inovação no Jornalismo,
Orientador: Raquel Ritter Longhi.
Coorientador: Nelson Pinheiro Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jornalismo; jornalismo de inovação; Pesquisa de Tendências; Estudos de Tendências; Trends Studies.
2010 - 2012
Mestrado em Jornalismo.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Raquel Ritter Longhi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jornalismo; Jornalismo Especializado; jornalismo de moda.
2004 - 2008
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: Jornalismo de Moda Online no Brasil.
Orientador: Daniela Aline Hinerasky.




Formação Complementar


2017 - 2017
Entrepreneurial Journalism: Innovation and creativity in the new media. (Carga horária: 15h).
University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.
2016 - 2016
making your own docu-active video. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Jornalismo de Moda. (Carga horária: 15h).
Escola São Paulo, E.S.P., Brasil.
2011 - 2011
Coolhunting. (Carga horária: 15h).
Rede de Ensino Superior de Moda do Paraná, REDEMODA, Brasil.
2010 - 2010
Los géneros periodísticos en la(s) red(es) (...). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Temas avançados: história do jornalismo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações
Professora na disciplina de "Hipermídia, Liguagem e Interatividade" no curso de especialização em Jornalismo em Mídias Digitais.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Professora convidada do módulo Mídia Sociais e Redes Sociais do curso de MBA de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá em Florianópolis.


Sociedade Educacional de Santa Catarina, SOCIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 12
Outras informações
Professora na disciplina de "Seminários em Projetos Jornalísticos Digitais" na pós-graduação em Comunicação, Empreendedorismo e Mídias Digitais.


F/FWD, F/FWD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Jornalista de Moda, Enquadramento Funcional: Jornalista de Moda, Carga horária: 40


Revista Estação Aeroporto, -, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Editora de Moda


Samira Campos Vídeo e Comunicação, -, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30


AIESEC, AIESEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Responsável por Comunicação, Carga horária: 30


Jornal A Razão, -, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colunista, Enquadramento Funcional: Colunista Colaborador (semanal), Carga horária: 6


Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna-bolsista, Carga horária: 12


Agência CentralSul de Notícias - Experimental Online, ACS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado
Outras informações
Bolsista CAPES-DS



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Narrativas imersivas no ciberjornalismo: estudo e aplicabilidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Raquel Ritter Longhi em 13/11/2016.
Descrição: Nos últimos anos, especialmente a partir de 2012, tem se verificado, no ciberjornalismo, iniciativas de produção de narrativas imersivas, nas quais a exploração das potencialidades expressivas da hipermídia, especialmente gráficas e sonoras, conduz o usuário a uma experiência de leitura mais aprofundada. Esse quadro resultou no que se tem chamado de ?jornalismo imersivo?. Narrativas em Realidade Virtual e terceira dimensão (3D), até então mais conhecidas na esfera dos videogames, passaram a ocupar importante espaço no webjornalismo, trazendo o foco para as potencialidades imersivas da narrativa. Tais formas de contar histórias de não-ficção incluem, experiências em 3D e 360 graus com imagens estáticas e em movimento (vídeos), que também têm sido definidas como spherical (esférico) (DOYLE et all, 2016, 4). Esse tipo de conteúdo coloca, desde logo, para o jornalismo, uma questão fundamental: o jornalismo em Realidade Virtual seria apenas uma ?onda?, uma ?moda?, ou realmente algo que vem para ficar? Investigar a possível consolidação deste tipo de formato narrativo é uma das questões a serem analisadas neste projeto de pesquisa, que vai verificar também seu potencial de inovação para o jornalismo e suas estratégias expressivas. A investigação é de fundamental importância para a compreensão das narrativas noticiosas do jornalismo contemporâneo, especialmente no que diz respeito ao ciberjornalismo, que vem desenvolvendo estratégias no sentido de consolidar-se em meio a um cenário de crise. É relevante, ainda, para a formação em nível de graduação e pósgraduação, incluindo-se a pesquisa dentro dessas esferas. Na área de pós-graduação, por exemplo, alguns pesquisadores que participam deste projeto estão desenvolvendo investigação concernente a narrativas imersivas na fotografia, na televisão, na grande reportagem multimídia, na infografia e no webdocumentário, e ainda, sobre inovação no jornalismo. No período do projeto, a pesquisadora deverá empreender pesquisa em nível de pós-doutorado, o que deverá ampliar a abrangência do mesmo. Neste sentido, o projeto deverá colaborar com o avanço do conhecimento em torno do tema. A opção metodológica inclui estudos teóricos e conceituais em torno dos conceitos fundamentais relativos a narrativas imersivas, tais como imersão, presença, Realidade Virtual, imagens de síntese, terceira dimensão (3D), vídeos e imagens esféricas (360 graus), Realidade Aumentada, dentre outros. A metodologia inclui ainda análise de conteúdo, no sentido de verificar as estratégias expressivas das narrativas selecionadas em períodos anuais, e ainda, a pesquisa aplicada, com a produção de conteúdos imersivos e em Realidade Virtual em conjunto com os alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadores do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo. Para tal, serão encaminhados projetos específicos com o objetivo de financiamento para os dispositivos equipamentos necessários. A investigação está sendo desenvolvida em parceria com o Projeto Jumper, coordenado pelo professor Márcio Carneiro dos Santos, do Labcom Data - Laboratório de Convergência de Mídias da Universidade Federal do Maranhão, junto ao Grupo de Pesquisa Tecnologia e Narrativas Digitais - TECND/CNPq. Na UFSC, será desenvolvida no Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - Nephi-Jor, com os seguintes pesquisadores: Ana Marta Moreira Flores, Kérley Winques, Carlos Marciano, Luciano Costa, Luiz Fernando de Oliveira, Sílvio da Costa Pereira e William Robson Cordeiro, sob coordenação da Professora Raquel Ritter Longhi..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Marta Moreira Flores - Integrante / Raquel Ritter Longhi - Coordenador / Kérley Winques - Integrante / Carlos Marciano - Integrante / Luciano Costa - Integrante / William Robson Cordeiro - Integrante / Luiz Fernando Oliveira - Integrante / Silvio da Costa Pereira - Integrante.
2008 - 2009
A notícia de Moda na Web: fluxos e tendências em sites e blogs
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Estudo Qualitativo da Cobertura Jornalística Online da 24a Edição da São Paulo Fashion Week
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Marta Moreira Flores - Coordenador / Daniela Aline Hinerasky - Integrante.
2005 - 2005
Lógica de Seleção de Notícias nos Jornais A Razão e Diário de Santa Maria
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Estudos de Jornalismo e Mídia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo/Especialidade: Jornalismo de Moda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo de Inovação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pesquisa de Tendências.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Jornalismo Online.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Webjornalismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, NELSON PINHEIRO2018 GOMES, NELSON PINHEIRO ; COHEN, SUZANA AMARANTE DE MENDONÇA ; FLORES, ANA MARTA M. . Estudos de Tendências: contributo para uma abordagem de análise e gestão da cultura. Modapalavra e-periódico, v. 11, p. 049-112, 2018.

2.
2FLORES, A. M. M.2018 FLORES, A. M. M.. Jornalismo de moda made in Brazil: características da prática. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 20, p. 41-51, 2018.

3.
3LONGHI, RAQUEL RITTER2017LONGHI, RAQUEL RITTER ; FLORES, ANA MARTA M. . Narrativas webjornalísticas como elemento de inovação: casos de Al Jazeera. Folha de S.Paulo. The Guardian. The New York Times e The Washington Post. INTERCOM (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 40, p. 21-40, 2017.

4.
1MOREIRA FLORES, ANA MARTA2017 MOREIRA FLORES, ANA MARTA. Innovation Journalism: A Multiple Concept. Brazilian Journalism Research (Impresso), v. 13, p. 156-179, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FLORES, A. M. M.; LONGHI, R.R. ; PAULINO, R. . Gêneros e formatos no ciberjornalismo | Estudos e Práticas. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2016. v. 1. 224p .

2.
WEBER, C.T. ; LONGHI, R.R. ; FLORES, A. M. M. . Jornalismo Convergente: reflexões, apropriações, experiências. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2012. 272p .

3.
LONGHI, R.R. ; FLORES, A. M. M. ; WEBER, C.T. . Jornalismo Digital: audiovisual, convergência e colaboração. 1. ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011. v. 1. 232p .

4.
FLORES, A. M. M.; HINERASKY, Daniela . Jornalismo Reflexivo: visões teórico-metodológicas de autores do sul brasileiro. 1. ed. São Paulo: Intercom e-livros, 2010. 401p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FLORES, A. M. M.. Especialistas traçam tendências para o mercado de luxo no Brasil e em SC. Diário Catarinense, Santa Catarina, p. 5 - 6, 02 mar. 2013.

2.
FLORES, A. M. M.. Brazil in Fashion: The Show Must Go On!. Nolcha - Fashion, Business and Services, 10 out. 2009.

3.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Moda e Tendência. Revista Estação Aeroporto, Florianópolis.

4.
FLORES, A. M. M.. Fashion Mode On - coluna semanal. Jornal A Razão.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FLORES, A. M. M.. Inovação no jornalismo: uma proposta estratégica a partir dos Estudos de Tendências. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação, 2017.

2.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Moda: características da prática no cenário brasileiro. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016. v. 39.

3.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo, Público e Futuro: ensaios para um novo tempo jornalístico. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2016. v. 17.

4.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Inovação: um conceito múltiplo. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo | SBPJor, 2016, Palhoça. Anais do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Palhoça: Unisul, 2016. v. 1.

5.
FLORES, A. M. M.; LONGHI, R.R. . Notícia e convergências nas RSIs: uma experiência social. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Anais do 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.

6.
FLORES, A. M. M.. Twitter e Fashion Rio: o jornalismo convergente das revistas Elle e Vogue. In: VII Colóquio de Moda, 2011, Maringá - Paraná. En Moda Escola de empreendedores. Maringá - Paraná, 2011. p. 01-12.

7.
FLORES, A. M. M.; LONGHI, R.R. ; WEBER, C.T. . NYTimes.com, Clarín.com e ElPais.com ? a relação com redes sociais no terremoto do Japão (2011). In: 9º Encontro Nacional da SBPJor | Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2011, Rio de Janeiro. Anais ... SBPJor - Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2011.

8.
FLORES, A. M. M.. Twitter e semanas de moda: a cobertura-pílula das revistas Elle e Vogue. In: V ABCiber | Simpósio Nacional da ABCiber, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio da ABCiber, 2011.

9.
FLORES, A. M. M.; HINERASKY, Daniela . Os editores de moda ?em revista?: um estudo de caso sobre o site Erika Palomino e a revista Elle. In: X INTERCOM SUL, 2009, Blumenau. Anais do X Congresso. -: -, 2009. v. 1. p. ---.

10.
A. M. M.; HINERASKY, Daniela ; SEVERO, Kellen . A notícia de moda em weblog e website: discussões a partir da Oficina de Estilo e do Chic. In: Intercom Sul, 2009, Blumenau. Anais do X Intercom Sul, 2009.

11.
FLORES, A. M. M.; BORELLI, Viviane ; Carvalho, M. . Produção de um Guia para O Clube Amigos dos Animais. In: Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Santa Maria - RS. Anais do XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: -, 2007. v. 1.

12.
FLORES, A. M. M.; HINERASKY, Daniela . Estudo qualitativo da cobertura jornalística online da 21ª edição da São Paulo Fashion Week. In: XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2007, Santa Maria. Anais do XXI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de inovação e Macrotendências. In: XIV Seminário Internacional da Comunicação, 2017, Porto Alegre. Anais 2017 do XIV Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. v. 14. p. 264-265.

2.
FLORES, A. M. M.. Pesquisa de Tendências como estratégia de inovação no jornalismo. In: 6ª Jornada Discente | Posjor, 2016, Florianópolis. Anais da 6ª Jornada Discente | Posjor, 2016.

3.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Inovação e Público: o Coolhunting como proposta para identificar tendências no consumo de notícias. In: 5ª Jornada Discente do Posjor, 2015, Florianópolis. Anais da 5ª Jornada Discente do Posjor, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, ANA MARTA M.. Mínimo e Máximo: Sinais Polarizados de Tendências em Jornalismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FLORES, A. M. M.. Estudos de Tendências como ferramenta para a inovação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FLORES, A. M. M.. Inovação no jornalismo: uma proposta estratégica a partir dos Estudos de Tendências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FLORES, A. M. M.. Tendências de moda: entre as passarelas, as ruas e as revistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de inovação e Macrotendências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Inovação: os Estudos de Tendência como ferramenta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FLORES, A. M. M.. We <3 Dudalina: a construção de uma base de fãs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Moda: características da prática no cenário brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo de Inovação: um conceito múltiplo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FLORES, A. M. M.. Pesquisa de Tendências como estratégia de inovação no jornalismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo com Futuro: ensaios para um novo tempo jornalístico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FLORES, A. M. M.. We <3 Dudalina: a construção de uma base de fãs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FLORES, A. M. M.. Twitter e Fashion Rio: o jornalismo convergente das revistas Elle e Vogue. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FLORES, A. M. M.; LONGHI, R.R. ; WEBER, C.T. . NYTimes.com, Clarín.com e ElPais.com ? a relação com redes sociais no terremoto do Japão (2011). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FLORES, A. M. M.. Twitter e semanas de moda: a cobertura-pílula das revistas Elle e Vogue. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FLORES, A. M. M.. Projeto: Apropriação do Twitter pelo Jornalismo de Moda no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FLORES, A. M. M.; HINERASKY, Daniela . Os editores de moda ?em revista?: um estudo de caso sobre o site Erika Palomino e a revista Elle. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FLORES, A. M. M.; Carvalho, M. ; BORELLI, Viviane . Produção de um Guia para o Clube Amigos dos Animais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
FLORES, A. M. M.; HINERASKY, Daniela . Estudo Qualitativo da Cobertura Jornalistica Online da 24a Edição da São Paulo Fashion Week. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FLORES, A. M. M.; ZANOTTI, C. A. ; PEDROSO, B. G. . Autonomy and discrimination of people with disabilities: discursive formations of journalists. Florianópolis, 2017. (Tradução/Outra).

2.
FLORES, A. M. M.; CAZZAMATTA, R. . About the role of Public Relations agencies during wars and international conflicts, 2017. (Tradução/Outra).

3.
FLORES, A. M. M.; SANGLARD, F. N. ; NEVES, T. C. C. . Memory, forgetfulness and the (re)definition of Brazilian dictatorship by CNV and news media, 2017. (Tradução/Outra).

4.
FLORES, A. M. M.; COUTINHO, I. ; OLIVEIRA FILHO, J. T. S. . Quality in TV Public Journalism: a proposal of evaluation methods for citizens and journalists, 2017. (Tradução/Outra).

5.
FLORES, A. M. M.; BACCIN, A. . The longform narrative in hypermedia news reports, 2017. (Tradução/Outra).

6.
FLORES, A. M. M.; LISBOA, S. ; BENETTI, M. . Credibility in journalism: a new approach, 2017. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FLORES, A. M. M.; CAMPOS, S. . Cobertura completa da 28a edição da São Paulo Fashion Week. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FLORES, A. M. M.. O Rádio também vai ao Cinema. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
FLORES, A. M. M.. O Rádio também vai ao Cinema (2). 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
FLORES, A. M. M.. Vegetarianismo: uma opção saudável. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FLORES, A. M. M.. Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo | Nephi-jor. 2018; Tema: Atualização e edição de conteúdo e arquitetura do site do Nephi-Jor. (Site).

2.
FLORES, A. M. M.; OMENA, J. . #SMARTDataSprint. 2018; Tema: Site referente às três edições do #SMARTDataSprint, eventos científicos promovidos pelo iNOVA MediaLab, com foco em pesquisa e desenvolvimentos de projetos em Digital Methods.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FLORES, A. M. M.. Nephi-Jor. 2018. (Identidade Visual).

2.
FLORES, A. M. M.. Rede JorTec. 2018. (Identidade Visual).

3.
FLORES, A. M. M.. Estudos de Tendências como ferramenta para a inovação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FLORES, A. M. M.. 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC). 2017. (Identidade Visual).

5.
FLORES, A. M. M.. I Seminário de Crítica de Mídia. 2017. (Identidade Visual).

6.
FLORES, A. M. M.. 7ª Jornada Discente. 2017. (Identidade Visual).

7.
FLORES, A. M. M.. Jornalismo e Privacidade na era da transparência. 2017. (Identidade Visual).

8.
FLORES, A. M. M.. 4º Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo da Região Sul. 2017. (Identidade Visual).

9.
FLORES, A. M. M.; LONGHI, RAQUEL RITTER ; PEREIRA, S. C. ; CORDEIRO, W. R. . Narrativas Imersivas no Webjornalismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FLORES, A. M. M.. 6º Jornada Discente. 2016. (Identidade Visual).

11.
FLORES, A. M. M.. Cobertura Completa da 30a Edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). 2011. (Cobertura Completa 30a Edição da São Paulo Fashion Week (SPFW)).

12.
FLORES, A. M. M.. Newsletter Letícia Portella Design de Joias. 2010. (Editoração/Periódico).

13.
FLORES, A. M. M.. Catálogo Raphaella Booz. 2010. (Editoração/Catálogo).

14.
FLORES, A. M. M.; GUALBERTO, Liana . Assessoria de Imprensa Espetáculo "As Criadas". 2010. (Assessoria de Imprensa).

15.
FLORES, A. M. M.; GUALBERTO, Liana . Assessoria de Imprensa - "Franklin Cascaes: desenhos e esculturas". 2010. (Assessoria de Imprensa).

16.
FLORES, A. M. M.; GUALBERTO, Liana . Funcine - 21 anos. 2010. (Assessoria de Imprensa).

17.
FLORES, A. M. M.. Cobertura completa da 29a edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). 2010. (Cobertura completa da 29a edição da São Paulo Fashion Week (SPFW)).

18.
FLORES, A. M. M.. Assessoria de Imprensa para a Petit-Pavé - moda infantil. 2009. (Assessoria de Imprensa).

19.
FLORES, A. M. M.. Assessoria de Imprensa para Letícia Portella - design de joias. 2009. (Assessoria de Imprensa).

20.
FLORES, A. M. M.. Rotinas e uso de ferramentas para atualização da Agência CentralSul de Notícias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
FLORES, A. M. M.. Informativo Tampinha - Coca-Cola (CVI). 2008. (Produção, Criação e Edição de Textos para House-Organ).

22.
FLORES, A. M. M.. Curso Bright Idiomas. 2008. (Ministração de aulas em inglês).

23.
FLORES, A. M. M.. Assessoria de Imprensa AIESEC Santa Maria. 2007. (Assessoria de Imprensa).

24.
FLORES, A. M. M.. Editoria de Polícia - Jornal A Cidade. 2006. (Apuração e Publicação de Notícias para Editoria de Poliícia).

25.
FLORES, A. M. M.. Assessoria de Imprensa Cultural | Santa Maria Vídeo e Cinema. 2006. (Assessoria de Imprensa Cultural | Santa Maria Vídeo e Cinema).

26.
FLORES, A. M. M.. Assessoria de Imprensa AIESEC Santa Maria. 2006. (Assessoria de Imprensa).

27.
FLORES, A. M. M.. Assessoria de Imprensa Cultural | Santa Maria Vídeo e Cinema. 2005. (Assessoria de Imprensa Cultural | Santa Maria Vídeo e Cinema).

28.
FLORES, A. M. M.; Carvalho, M. . Feira Industrial de Santa Maria - FEISMA. 2005. (Assessoria de Imprensa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FLORES, A. M. M.; TONETTO, Maria Cristina ; Carvalho, M. ; WETTERNICK, Bruna . Recortes Gaúchos - a música e os festivais. 2008 (Direção de Documentário Cinematográfico).

2.
FLORES, A. M. M.; Carvalho, M. ; JUNGES, Adriana ; TONETTO, Maria Cristina . Jurema. 2007 (Direção de arte em Curta-metragem).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FLORES, A. M. M.; SCHIMITZ, Aldo A.; RIBEIRO, Ângelo Augusto. Participação em banca de Diogo Maçaneiro e Rafael Vieira de Araújo. Jornalismo ao vivo pelo Facebook: estudo de caso do uso da ferramenta Live pelo Govemo do Estado de Santa Catarina. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo e Mídia Digital) - Universidade Tuiuti do Paraná.

2.
FLORES, A. M. M.; SCHIMITZ, Aldo A.; RIBEIRO, Ângelo Augusto. Participação em banca de Alberto Raymundo Mergen Neto. Qualidade no jornalismo de saúde: mensuração da promoção de qualidade no exercício do jornalismo na Unimed Litoral. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo e Mídia Digital) - Universidade Tuiuti do Paraná.

3.
FLORES, A. M. M.; SCHIMITZ, Aldo A.; RIBEIRO, Ângelo Augusto. Participação em banca de Marcela Cornelli. O emprego das mídias digitais no jornalismo sindical: estudo de caso de sindicatos de Santa Catarina. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo e Mídia Digital) - Universidade Tuiuti do Paraná.

4.
FLORES, A. M. M.; SCHIMITZ, Aldo A.; RIBEIRO, Ângelo Augusto. Participação em banca de Janaína Laurindo Vieira e Stefani Ceolla de Moraes. A transição dos jornais do interior de Santa Catarina para a internet. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Jornalismo e Mídia Digital) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
IJUIM, J. K.; BARRETO, H. R.; FLORES, A. M. M.. Participação em banca de Thayse Stein.Revista Litorânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FLORES, A. M. M.. Parecerista de artigos científicos | Intercom Sul. 2018.

2.
FLORES, A. M. M.. Parecerista de Resumos Expandidos | Jornada de Pesquisa em Comunicação PósCom/UnB. 2017. Universidade de Brasília.

3.
FLORES, A. M. M.. Parecerista de artigos científicos | Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. 2017.

4.
FLORES, A. M. M.. Avaliadora | Prêmio Universitário Cabeça de Jornalismo | PUCPR. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
FLORES, A. M. M.. Parecerista de artigos científicos | Intercom Júnior. 2016. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mínimo e Máximo: Sinais Polarizados de Tendências em Jornalismo. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Inovação no jornalismo: uma proposta estratégica a partir dos Estudos de Tendências. 2017. (Congresso).

3.
Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.Jornalismo de inovação e Macrotendências. 2017. (Seminário).

4.
14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo | SBPJor.Jornalismo de Inovação: um conceito múltiplo. 2016. (Encontro).

5.
15ª SEPEX - Semana de Ensino pesquisa e Extensão. Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo/UFSC ? Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq. 2016. (Feira).

6.
6ª Jornada Discente | Posjor. http://ppgjor.posgrad.ufsc.br/jornada-discente/. 2016. (Congresso).

7.
6º JPJor | Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.Jornalismo Especializado (mediação de mesa coordenada). 2016. (Encontro).

8.
7 anos do Observatório da Ética Jornalística. 2016. (Seminário).

9.
Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Jornalismo com Futuro: ensaios para um novo tempo jornalístico. 2016. (Congresso).

10.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Jornalismo de Moda: características da prática no cenário brasileiro. 2016. (Congresso).

11.
14ª SEPEX - Semana de Ensino pesquisa e Extensão. Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo. 2015. (Feira).

12.
V Jornada Discente | Posjor.Jornalismo de Inovação e Público: o Coolhunting como proposta para identificar tendências no consumo de notícias. 2015. (Seminário).

13.
1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo. 2011. (Seminário).

14.
20º COMPÓS - Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2011. (Congresso).

15.
9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo | SBPJor. NYTimes.com, Clarín.com e ElPais.com ? a relação com redes sociais no terremoto do Japão (2011). 2011. (Congresso).

16.
II Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo da Região Sul. 2011. (Simpósio).

17.
I Jornada Discente do POSJOR.Projeto: Apropriações do Twitter pelo Jornalismo de Moda no Brasil. 2011. (Seminário).

18.
Seminário Internacional Jornalismo, Comunicação e Política - Michael Schudson. 2011. (Seminário).

19.
V ABCiber | Simpósio Nacional da ABCiber.Twitter e semanas de moda: a cobertura-pílula das revistas Elle e Vogue. 2011. (Simpósio).

20.
VII Colóquio de Moda. Twitter e Fashion Rio: o jornalismo convergente das revistas Elle e Vogue. 2011. (Congresso).

21.
"Democracia e Jornalismo na Era Digital". 2010. (Seminário).

22.
X INTERCOM SUL. Os editores de moda ?em revista?: um estudo de caso sobre o site Erika Palomino e a revista Elle. 2009. (Congresso).

23.
20º SET Universitário. 2007. (Simpósio).

24.
I Jornada Científica de Jornalismo.Jornalismo e Novas Tecnologias. 2007. (Simpósio).

25.
XI SEPE | Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Estudo Qualitativo da Cobertura Jornalística online da 21a Edição da São Paulo Fashion Week. 2007. (Simpósio).

26.
XI SEPE | Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Produção de um Guia para o Clube Amigos dos Animais. 2007. (Simpósio).

27.
19º SET Universitário. 2006. (Simpósio).

28.
I Fórum Global. 2006. (Outra).

29.
IX SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Jornais Impressos em Santa Maria. 2005. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, ANA MARTA M.; LIMA, S. P. . Seminário Internacional: mídia, política e credibilidade da informação jornalística. 2018. (Congresso).

2.
LONGHI, RAQUEL RITTER ; PAULINO, R. ; FLORES, A. M. M. . Jornada de Inovação no Jornalismo (JIJ). 2018. (Congresso).

3.
FLORES, A. M. M.; EMERIM, C. . 8ª Jornada Discente do PPGJOR. 2018. (Congresso).

4.
SILVA, G. ; FLORES, A. M. M. . I Seminário de Crítica de Mídia. 2017. (Congresso).

5.
CHRISTOFOLETTI, R. ; FLORES, A. M. M. . Jornalismo e Privacidade na era da transparência. 2017. (Congresso).

6.
FLORES, A. M. M.. 7ª Jornada Discente. 2017. (Congresso).

7.
FLORES, A. M. M.; MARTINS, R. ; ZEN, R. ; VAL, A. . Share Fashion Floripa. 2016. (Outro).

8.
FLORES, A. M. M.; COSTA, L. ; LONGHI, R.R. ; BAVARESCO, M. ; GOBBI, J. ; OLIVEIRA, C. ; CORDEIRO, W. R. ; CAMPIOLO, F. ; ZUCULOTO, V. . 6ª Jornada Discente. 2016. (Congresso).

9.
FLORES, A. M. M.. Responsável pela Comunicação e Marketing (Comitê Organizador). 2007. (Congresso).

10.
FLORES, A. M. M.. Responsável pela Comunicação e Marketing (Comitê Organizador). 2007. (Congresso).

11.
FLORES, A. M. M.; TONDO, Romulo ; ZASSO, Bianca . Primeiro Encontro Potteriano de Santa Maria - EPAD/Armada Dumbledore. 2007. (Outro).

12.
MELLO, Samuel ; RIGÃO, Fernanda ; PREDEBON, Lauren ; FLORES, A. M. M. . Pocket Recruitment - Seleção de Bolso para trabalhos Sociais (Issue Based Experience). 2007. (Concurso).

13.
FLORES, A. M. M.; MELLO, Samuel ; FIABANE, Vanessa ; RIGÃO, Fernanda . AIESEC Christmas - evento de final de ano. 2006. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FLORES, A. M. M.. Estudos de Tendências como ferramenta para a inovação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:10:10