Leonardo Barros Soares

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Leonardo Barros Soares é psicólogo pela Universidade Federal do Ceará(UFC) e especialista em psicopedagogia clínica, hospitalar e institucional. Foi membro do NUCEPEC- Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas com Crianças (UFC) e do LAPSUS- Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (UFC). Trabalhou entre 2009 e 2011 como membro da Coordenação de Formação Cidadã da Comissão de Participação Popular/Gabinete da Prefeita de Fortaleza. Mestre em Ciência Política pela UFMG (2013), é aluno do Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa "Inovações da Democracia e Tendências Contemporâneas de Gestão Participativa." É membro do Projeto Democracia Participativa (Prodep/UFMG), desempenhando a função de coordenação pedagógica do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais (2012-2016). Realizou estágio doutoral em 2017 na Université de Montréal junto ao CPDS - Centre de recherche sur les politiques et le développement social. É membro do RÉLAM - Réseau d'études latino-américaines de Montréal. Desenvolve pesquisas na área de democracia participativa, instituições participativas, teoria deliberacionista, política urbana, etnopolítica, política indigenista comparada, povos indígenas americanos, movimentos sociais e associativismo étnico e políticas de reconhecimento territorial indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Barros Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, L. B.;Soares, Leonardo Barros

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 31270300
Telefone: (31) 34095004


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciência Política.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Université de Montreal (Orientador: Françoise Montambeault).
Título: THIS LAND IS OURS: a cross-national comparison of the outcomes of aboriginal land claims processes in Canada, Brazil and Argentina,
Orientador: Leonardo Avritzer.
Coorientador: Françoise Montambeault.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Morar, participar e decidir: análise da dinâmica deliberativa do Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social da Nova Luz em São Paulo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Leonardo Avritzer.
Coorientador: Eleonora Schettini M. Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ZEIS; deliberação; DISCURSO.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
Setores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social.
2009 - 2011
Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia. (Carga Horária: 780h).
Faculdade Christus, F.C, Brasil.
Título: Considerações sócio-históricas sobre a participação de crianças e adolescentes na política orçamentária de Fortaleza.
Orientador: Marbênia Gonçalves Almeida Bastos.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Bacharelado em Filosofia.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2003 - 2008
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: ROUBANDO A CENA: VISIBILIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DE JOVENS AUTORES DE DELITOS EM PROGRAMAS DE JORNALISMO POLICIAL DE FORTALEZA.
Orientador: Luciana Lobo Miranda.




Formação Complementar


2017 - 2017
École d'été The Frontiers of Participatory Democracy: innovations and pract. (Carga horária: 36h).
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
2017 - 2017
Global South Workshop 2017.
Graduate Institute of International and Development Studies, GIG, Suiça.
2016 - 2016
Diagnóstico Participativo e Mobilização Comunitária. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
O TRABALHO COM GRUPOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. (Carga horária: 16h).
Instituto Gregorio Baremblitt, IGB, Brasil.
2014 - 2014
European Studies. (Carga horária: 60h).
Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha.
2014 - 2014
Inglês para Intercâmbio. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Diversity in the Big City ? Fascination and Challe. (Carga horária: 400h).
Katholische Hochschule für Sozialwesen, KHSB, Alemanha.
2011 - 2011
Democratic Governance and Civic Engagement. (Carga horária: 30h).
Universität Osnabrück, UniOSNABRUECK, Alemanha.
2011 - 2011
Curso de Atualização em Participação e Controle So. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2011
? Curso de Formação em Conselhos Escolares. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2011
Prevenção ao uso Indevido de Drogas ? Capacitação. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Formação contínua em psicopedagogia. (Carga horária: 40h).
Lugar de Estudo, Integração e Arte, LEIA, Brasil.
2009 - 2009
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Curso INtermediário em Língua Alemã- Goethe C1. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Curso Introdutório em Saúde Mental da INfância. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Diálogos Escolares Contemporâneos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso em Psicologia Comunitária. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Deutschlandkundlicher Winterkurs. (Carga horária: 186h).
Universität Duisburg-Essen (Essen), UNIDUE, Alemanha.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Alemão Avançado - ZD. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em I Estágio Interdisciplinar de Vivência em Assent.. (Carga horária: 528h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2005
Extensão universitária em Curso Básico de Língua Alemã. (Carga horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2001 - 2001
Operador de Telemarketing. (Carga horária: 20h).
Centro de Educação e Treinamento de Ensino Profissionalizante, CETEP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 5
Outras informações
Monitor acadêmico - Estudo Individual I - subjetividade, mídia e educação ( carga horária: 64h)


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação Pedagógica do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais - UFMG/SGPR. Coordenação da contribuição docente, organização interna das atividades acadêmicas e coordenação da equipe de tutores. Revisão e confecção de material pedagógico. Intercâmbio acadêmico com instituições internacionais.

Atividades

03/2014 - 07/2015
Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Participação, Deliberação e Controle Público: os conselhos de saúde, assistência social e da criança e do adolescente
Tópicos em gestão no poder executivo: política pública e política urbana
Cidadania e direitos

Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Ouro Preto, CMDCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: assessor técnico, Carga horária: 12
Outras informações
Prestação de assessoria técnica à pesquisa sobre a situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes do município de Ouro Preto. Realização: CMDCA-OP e PMOP; Financiamento: Grupo Votorantim


Organização Cultural Ambiental, OCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: assessor psicopedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho como prestador de serviço de orientação pedagógica na ONG OCA- Projeto Arte-educação e cidadania. Realização de visitas domiciliares, acompanhamento pedagógico de jovens atendidos pelo projeto e dos educadores em atuação na instituição.


Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Funcionário Terceirizado, Carga horária: 40
Outras informações
Cargo: Assessor de Coordenação de Formação Política e Cidadã. (Carga horária : 40h/semanais) Principais atividades: assessoria pedagógica de todas as atividades vinculadas à política de Orçamento Participativo de Fortaleza; elaboração metodológica das assembléias territoriais e municipais do Orçamento Participativo; Elaboração e realização de planejamentos participativos; atividades de formação política com grupos de crianças e adolescentes, jovens, idosos, mulheres, de pessoas negras, portadores de deficiência e público LGBT; assessoria e acompanhamento político-pedagógico aos Conselhos Setoriais de políticas públicas de Fortaleza; assessoria metodológica e organizacional às Conferências de Políticas Públicas Municipais; participação em comissão eleitoral de Conselho Gestor de ZEIS (Zona especial de Interesse Social); elaboração de projetos e captação de recursos; organização do ciclo de conferências e debates Tópicos Utópicos (quatro edições realizadas)

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Prefeitura Municipal de Fortaleza ? Fundação da Família e da Criança Cidadã (FUNCI) ? Projeto Raízes de Cidadania Estágio curricular com duração de 1 ano (Carga horária: 960h) Principais Atividades: atendimento, triagem e encaminhamento de demanda espontânea à rede de saúde pública e ao sistema de saúde mental municipal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; planejamento e execução de atividades de organização de fóruns comunitários; acompanhamento de jovens em situação de liberdade assistida e drogaditos; mapeamento comunitário de associações culturais e sócio-assistenciais; realização de atividades sócio-assistenciais e de formação cidadã com a rede de ensino público local.

Atividades

03/2009 - 03/2011
Treinamentos ministrados , Gabinete da Prefeita, .

Treinamentos ministrados
Principais atividades: assessoria pedagógica de todas as atividades vinculadas à política de Orçamento Participativo de Fortaleza;

Associação ENCINE, ENCINE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio curricular com duração de 6 meses (Carga horária:400h) Principais atividades: Participação no Projeto Comunicação Educativa ? parceria Associação Curumins/COELCE e financiamento da Petrobrás para a implantação de 3 Laboratórios de Comunicação Educativa em Fortaleza e Região Metropolitana. Elaboração, execução e avaliação da implantação e da implementação do referido projeto; atividades de formação para o uso crítico das mídias com grupos de professores e alunos das escolas contempladas com os Laboratórios.


CPRM-Ceará, CPRMCE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
? CPRM - Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais Estágio extracurricular com duração de 4 meses ( Carga horária: 320h) Principais atividades: elaboração de projeto de intervenção comunitária para a utilização adequada das águas de aluvião no semi-árido nordestino ? Projeto PROALUV.


ONG 2A - Acreditando e Aprendendo, 2A, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Sistemas deliberativos em perspectiva meso
Descrição: O projeto se propõe a identificar e analisar sistemas integrados de participação e deliberação no regime democrático brasileiro. A perspectiva dos sistemas deliberativos concebe os resultados dos processos democráticos como produtos de um sistema de instituições políticas integradas por diversos mecanismos. Assim, o processo democrático é visto como um "liga e desliga" dos múltiplos componentes deste sistema por onde circulam ideias, propostas, interesse e outros elementos que estão envolvidos no processo de construção de decisões políticas. Esse modelo sustenta que só podemos ter uma compreensão adequada das democracias contemporâneas se apreendermos os mecanismos que sustentam esse sistema. O processo deliberativo não pode ser compreendido se abordado apenas no nível micro. É preciso entender como as diversas instituições políticas influenciam umas às outras. Neste projeto, buscamos oferecer uma contribuição à esse debate a partir de estudos empíricos. Assumimos a impossibilidade de abordar os sistemas deliberativos tal como formulado pela teoria. Consequentemente, propomos abordar o estudo dos sistemas deliberativos de uma perspectiva de nível meso, então, formulamos a ideia de subsistemas deliberativos. Estes correspondem aos subconjuntos dos sistemas deliberativos (nível macro) formados por algumas instituições (nível micro) reunidas por determinados critérios que apresentaremos. O objeto de estudo analisado que deu início ao projeto foi a pesquisa do subsistema dos conselhos de política da cidade de Belo, capital do Estado de Minas Gerais - Brasil. Este é formado por 22 conselhos, para os quais conseguimos levantar informações. Nós abordamos esse subsistema a partir de um único mecanismo de integração, qual seja a co-afiliação dos conselheiros em mais de um conselho, doravante conectores. A literatura sobre o tema tem destacado esses mecanismos considerando o papel das burocracias nestes conselhos sem, entretanto, deixa escapar a dimensão da participação dos atores da sociedade civil. A segunda etapa da pesquisa concentrou-se na arena estadual, na qual buscamos identificar os conectores dos conselhos de políticas pública de Minas Gerais. A seguir, realizou-se um recorte temático na área de direitos humanos com o propósito de se analisar o subsistema de conferências. Atualmente, a pesquisa de destina a identificar os principais conectores dos conselhos nacionais de políticas públicas. Pretende-se, a seguir, realizar o mesmo procedimento realizado no âmbito estadual, isto é, incluir a arena das conferências nacionais de políticas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
The transformation of social participation and its digital implications: the Participedia Project in perspective.
Descrição: O projeto terá tem dois objectivos: (i) O primeiro deles é o de reforçar o Projeto Participedia (www.participedia.net)> que é a maior plataforma digital que resume as experiências participativas. Ele responde a esses desafios com uma plataforma de pesquisa baseada na Internet para permitir grande escala de desenvolvimento colaborativo de conhecimento sobre governança participativa e inovação democrática. Com base nesta plataforma, os parceiros Participedia irão desenvolver um conjunto de ferramentas baseadas em evidências de avaliação e reforçar os processos participativos e democráticos das inovações relacionadas, no Canadá e Brasil. (II) O segundo objetivo do projeto é comparar a interação entre participação e representação nos dois países. A experiência participativa do Canadá foi desde o início ligada à política representativa. A idéia era revisar uma lei eleitoral através do desencadeamento de um processo participativo. Experiências participativas brasileiras foram, inicialmente, desconectadas da política representativa, mas com o surgimento de conferências nacionais tornou-se altamente entrelaçada com eles. Neste projeto, iremos comparar os dois aspectos de políticas participativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Entulho Imagético ou Tesouro Educacional: Uma análise da relação Subjetividade e mídia no cotidiano Escolar- PARTE II
Descrição: O projeto te como objetivo compreender a mídia, com ênfase na televisão, como território privilegiado de produção de subjetividade na contemporaneidade e a escola como espaço de mediação desta relação. Nesta segunda parte, visando à compreensão destes dois loci de produção subjetiva em questão, escola e televisão, serão pesquisadas terminologias recentes que se propõem a conceituar a experiência midiática na escola, e que possuem semelhanças e diferenças entre si: educomunicação, mídia educação e comunicação educativa. A presesnte pesquisa pretende analisar, através de pesquisas em publicações brasileiras entre 1998 e 2008 que tratam de reflexões teóricas e experiências da inserção da televisão e do vídeo no ambiente escolar, a produção de subjetividade engendrada nos usos destinados à televisão e ao vídeo na escola pública brasileira. Para tal serão escolhidos livros e artigos - impressos ou on-line, periódicos com qualis, destinados ao público acadêmico ou sites especializados, voltados para o público mais amplo - publicados no período supracitado, que versem sobre o assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Entulho Imagético ou Tesouro Educacional: Uma análise da relação Subjetividade e mídia no cotidiano Escolar
Descrição: O presente projeto tem como objetivo compreender a mídia, com ênfase na televisão, como território privilegiado de produção de subjetividade na contemporaneidade e a escola como espaço de mediação desta relação. Para realização dos estudos quatro eixos temáticos são priorizados: O conceito de produção de subjetividade; a presença da mídia, com ênfase na televisão, no cotidiano contemporâneo; escola brasileira na contemporaneidade; A relação mídia e o cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Conferências Estaduais de Direitos Humanos: Coordenação e Mediação
Descrição: Coordenação e Mediação das Conferências Estaduais de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais. Dentre as atividades desenvolvidas estão a consolidação de propostas, coordenação dos grupos de trabalho, da plenária final e produção do documento com a memória completa das conferências estaduais: Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Juventude. LGBT, Mulheres e Direitos Humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2015
Cursos de Especialização e Atualização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais
Descrição: O projeto é desenvolvido por meio de um termo de cooperação firmado entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e a UFMG, para o desenvolvimento de um curso de Especialização para formar conselheiros de políticas públicas. Os cursos são ofertados na modalidade de EAD(Educação à distância)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2008
TVEZ: Educação para o uso crítico da Mídia
Descrição: Descrição: O Programa TVez articula os cursos de Publicidade e Programa, Jornalismo, Psicologia (dentre outros) e tem como objetivo promover a educação para o uso crítico das mídias, através de ações integradas em escolas da rede pública de Fortaleza e região metropolitana. Entre seus objetivos específicos se destacam os de: a) refletir com os professores e alunos da rede pública acerca da participação da mídia na construção da subjetividade de crianças e jovens na sociedade contemporânea e a necessidade da escola considerar esta nova realidade em suas ações pedagógicas; b) Trabalhar junto aos professores a potencialidade da mídia em três aspectos: como recurso didático, como objeto de análise e como forma de expressão; c) promover a capacitação de professores acerca da peculiaridade dos processos de comunicação midiáticos e da relação de crianças e adolescentes com a comunicação, a fim de que possam melhor orientar os seus alunos em suas leituras críticas da mídia; d) estimular o protagonismo juvenil no campo da comunicação, apoiando suas iniciativas como produtores de mídia com caráter inclusivo e participativo, e que possam atuar como instrumento problematizador de sua inserção no universo escolar e na sociedade em que vivem; e) oferecer a crianças e adolescentes oportunidades de acesso a uma produção de mídia diversificada, através da qual desenvolvam a sensibilização dos sentidos em relação a novas formas de linguagem. O programa é desenvolvido a partir da articulação entre várias ações de caráter específico e conjunto, tais como: rodas de conversas, seminários e debates com Convidados, cursos, oficinas, realização de cine-clube e grupos de estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2006
CONEXÕES DE SABERES: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES POPULARES
Descrição: Projeto local do Programa Nacional de Extensão Conexões de Saberes, financiado pelo PROEX\MEC\SECAD, o Projeto Setorial PICI orientou o trabalho de 15 estudantes bolsistas, de diferentes cursos de graduação da UFC, no desenvolvimento das seguintes ações: Cultura Popular Digital: destinado a inclusão sócio-digital de moradores do bairro, em parceria com o Centro de Tecnologia da UFC; Oficinas de Iniciação a Educação Ambiental e Segurança Alimentar e Oficinas de Práticas Lúdicas realizado em parceria com o Centro Social do Bairro, Instituto de Educação Física da UFC e Museu de Arte da UFC; Viajando com as Letras, em parceria com as escolas do bairro; Resgate Histórico da Memória do bairro da Bela Vista, em parceria com os moradores e Jornal do Bairro, em parceria com Associações Comunitárias locais. Paralelamente, os estudantes foram orientados na realização de pesquisa e produção cientifica do que resultaram duas publicações editadas pelo MEC\SECAD. Caminhadas de universitários de origem popular e Praticas Pedagógicas e a Lógica Meritória na universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2005
Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança
Descrição: Programa de Extensão e de Pesquisa vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, que tem por objetivo principal desenvolver atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de ação política nas áreas da infância, adolescência e juventude. Tem por princípio fundamental a defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Revista Três [...] Pontos (UFMG)
2015 - Atual
Periódico: Administração Pública e Gestão Social


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise Institucional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estudos do Poder Local.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Instituições Governamentais Específicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SOARES, L. B.2018SOARES, L. B.. Idle No More: sobre a mobilização indígena no Canadá. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE), v. 33, p. 1-5, 2018.

2.
2SOARES, L. B.2018SOARES, L. B.. Resenha do livro ?Indigenous politics: institutions, representation, mobilisation?. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 19, p. 218-223, 2018.

3.
3SOARES, L. B.2017SOARES, L. B.. Ciclos de protesto e repertório de ação do movimento indígena brasileiro entre 2009 e 2016: o caso da PEC 215. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, p. 191-222, 2017.

4.
SOARES, L. B.2017SOARES, L. B.. Christopher Alcantara: reconhecendo demandas territoriais indígenas na América do Norte. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, p. 265-274, 2017.

5.
4DUTRA, WALKIRIA ZAMBRZYCKI2016DUTRA, WALKIRIA ZAMBRZYCKI ; Soares, Leonardo Barros . Participatory institutions and the housing issue: an exploratory study into the types of debate surrounding participation, resolution and funding. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR), v. 18, p. 111-128, 2016.

6.
5SOARES, L. B.2011SOARES, L. B.. Formação conceitual em crianças participantes do Orçamento Participativo de Fortaleza. Revista Polis e Psique, v. 1, p. 53-78, 2011.

7.
6SOARES, L. B.;Soares, Leonardo Barros2010 SOARES, L. B.. Resenha – Roubando a cena: a (in)visibilidade perversa de adolescentes infratores. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 22, p. 189-190, 2010.

8.
7SOARES, L. B.2009 SOARES, L. B.; MIRANDA, Luciana Lobo . Produzir subjetividades: o que significa?. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 9, p. 40-60, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOARES, L. B.; MARTINS, P. Z. (Org.) . Por uma sociedade mais transparente: participação e controle social no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Imprensa Universitária UFMG, 2015. v. 2500. 150p .

2.
SILVA, E. M. (Org.) ; SOARES, L. B. (Org.) . Experiências de participação institucionalizada. 1. ed. Belo Horizonte: DCP/UFMG/FAFICH, 2013. v. 01. 162p .

3.
SOARES, L. B.; SILVA, E. M. (Org.) . Políticas públicas e formas societárias de participação. 1. ed. Belo Horizonte: DCP/UFMG/FAFICH, 2013. v. 1. 182p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, L. B.. O menino. In: André Luiz Nogueira; Tais Bleicher; Wanne Belmino. (Org.). Livro B. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010, v. 1, p. 15-16.

2.
SOARES, L. B.. Entre o Aquaville e o Pirambu. In: André Luiz Nogueira; Tais Bleicher; Wanne Belmino. (Org.). Livro B. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010, v. 1, p. 17-19.

3.
SOARES, L. B.. O bloco 31. In: André Luiz Nogueira; Tais Bleicher; Wanne Belmino. (Org.). Livro B. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010, v. 1, p. 20-21.

4.
SOARES, L. B.. A história de F.D. In: André Luiz Nogueira; Tais Bleicher; Wanne Belmino. (Org.). Livro B. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010, v. 1, p. 22-24.

5.
SOARES, L. B.; MIRANDA, Luciana Lobo . Roubando a cena: visibilidade e produção de subjetividade de jovens autores de delitos em programas de jornalismo policial de Fortaleza. In: Raimundo Madeira; Renata Soares. (Org.). Olhares sobre crianças e adolescentes no contexto da violência. 1ed.Fortaleza: Marcograf, 2009, v. 1, p. 29-36.

6.
MAIA, André Campos ; SOARES, L. B. ; MOTA, Maria Lidiane Araújo . Por uma cartografia do. In: Andra Carla Filgueiras Cordeiro; Emanuel Meireles Vieira; Verônica Morais Ximenes. (Org.). Psicologia e(m) transformação social:práticas e diálogos. 1ed.Fortaleza: Editora Aquarela, 2007, v. 1, p. 118-129.

7.
SOARES, L. B.. Memorial Leonardo Barros Soares. In: Adriano Batista et alli. (Org.). Caminhadas de universitários de origem popular. 01ed.Rio de Janeiro: , 2006, v. 01, p. 49-54.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, L. B.. Mineração e povos indígenas: Brasil e Canadá estão no mesmo barco. Brasil de Fato, Belo Horizonte, 03 fev. 2017.

2.
SOARES, L. B.. Laboratórios de cidadania na era das mídias. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 07 - 07, 24 jul. 2010.

3.
SOARES, L. B.. Portaria paralisará demarcações de terras indígenas em fase avançada. Brasil de Fato, Belo Horizonte.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, L. B.. Participação e Deliberação na Cidade: O Caso dos Conselhos Gestores de Zonas Especiais de Interesse Social no Brasil. In: II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política: as dificuldades de contemporânea da pesquisa em ciência política no Brasil, 2013, Curitiba. Anais III Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, L. B.. Participação, deliberação e reconhecimento territorial indígena: os casos do Brasil, Canadá e da Argentina. In: 10º Encontro ABCP, 2016, Belo Horizonte. Anais do 10º Encontro da ABCP, 2016.

2.
SOARES, L. B.. Governança Local e Democracia Participativa: um estudo sobre a dinâmica deliberativa de conselhos gestores de zonas especiais de interesse social em Fortaleza e São Paulo. In: 37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais- ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. 37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais- ANPOCS - programas e resumos, 2013. v. 1. p. 5-453.

3.
SOARES, L. B.; MIRANDA, L. L. . Roubando a Cena: Visibilidade e Produção de Subjetividade de Jovens autores de atos infracionais em Programas e Jornalismo policial em Fortaleza. In: IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: JUBRA IV, 2010, Belo Horizonte. Anais IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Belo Horizonte: PUC- Minas, 2010.

4.
MIRANDA, L. L. ; SOARES, L. B. . Curso Arte Comunicadores Sociais: Jovens Construindo Espaços Comunicativos em Escolas Publicas no Ceará. In: 6 congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2009, Belem. Anais 6 congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2009.

5.
ROCHA, R.M ; SOARES, L. B. ; SANTOS,H.F ; MIRANDA, L. L. . Entulho Imagético ou Tesouro Educacional?Uma análise da relação mídia e educação em Livros Brasileiros voltados para educadores. In: 6 congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2009, Belem. Anais 6 congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2009.

6.
SOARES, L. B.; CARAVALHO, Clarissa de Fatima Nobre ; ALBUQUERQUE, Raquel Dias de . Tvez- educação para o uso crítico da mídia. In: Fórum sobre as infâncias e adolescências: reflexões e ações em saúde, educação e cidadania, 2006, Recife. Fórum sobre as infãncias e adolescências: reflexões e ações em saúde, educação e cidadania. Recife: Edufpe, 2006. v. 1. p. 91-92.

7.
SAMPAIO, I.S.V ; MIRANDA, L. L. ; ALBUQUERQUE, Raquel Dias de ; SOARES, L. B. . Projeto TVEZ- Educação, Mídia e Subjetivação Contemporânea em uma Escola Pública de Fortaleza. In: II Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira - II JUBRA, 2006, Porto Alegre. II Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira- II JUBRA. Porto Alegre: PUCRS, 2006.

8.
SOARES, L. B.; PINHEIRO, Ângela de Alencar Araripe ; CARAVALHO, Clarissa de Fatima Nobre . A(s) psicologia(s) no contexto rural: problematizando o(s) campo(s) e construindo experiências. In: 1º ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DO NORTE E NORDESTE, 2005, Campina Grande. Caderno EREP N/NE/ Psicologia, Norte e Nordeste: Qual a nossa cara? Conhecer e Dialogar. Campina Grande: Gráfica Universitária EPB, 2005. v. 1. p. 39-39.

9.
CARAVALHO, Clarissa de Fatima Nobre ; SOARES, L. B. ; ALBUQUERQUE, Raquel Dias de . Tvez ? Educação para o Uso Crítico da Mídia.. In: XIV Encontro de Extensão, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Extensão, 2005.

10.
SOARES, L. B.; COSTA, F. T. . O programa conexões de saberes: diálogos entre a universidade e comunidades populares na Universidade Federal do Ceará. In: XIV Encontro de Extensão, 2005, Fortaleza. Anais do XIV Encontro de Extensão, 2005.

11.
BARRETO, André de Carvalho ; SOARES, L. B. . Recompondo os sentidos do sexo pela vivência da sexualidade. In: X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIFOR, 2004, Fortaleza. X encontro de iniciação à pesquisa. Fortaleza: Gráfica UNIFOR, 2004. v. 1. p. 97-97.

12.
SOARES, L. B.. Relato de aplicação do modelo ecológico do desenvolvimento humano em instituição educacional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA : PERSPECTIVAS E AÇÕES EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA, 2004, Rio de Janeiro. Simpósio internacional sobre a juventude brasileira: perspectivas e ações em saúde, educação e cidadania. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 1. p. 323-324.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, L. B.. A propósito de três palavras geradoras: empoderamento, transgressão e utopia em Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOARES, L. B.. Participation and deliberation in contemporary Brazil: the debate over citizen engagement in the urban reform. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOARES, L. B.. Urban policies, Citizens' Engagement and Deliberation in Contemporary Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOARES, L. B.. Conselhos Gestores de Zonas Especiais de Interesse Social no Brasil: apontamentos introdutórios sobre um experimento participativo pouco conhecido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOARES, L. B.. O malabarismo de aprender a ensinar: circo, arte-educação e cidadania com um grupo de jovens educadores de Ouro Preto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOARES, L. B.. Formar para participar, dialogar e decidir: experiências de interface entre a(s) psicologia(s) e a educação no processo de formação democrática no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOARES, L. B.. Expertise e participação popular nas políticas públicas: conceitos mutuamente excludentes ou complementares?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SOARES, L. B.. Governança Urbana e Democracia Participativa: notas sobre os conselhos gestores de zonas especiais de interesse social no Brasil contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOARES, L. B.; MIRANDA, L. L. . ROUBANDO A CENA: VISIBILIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DE JOVENS AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS EM PROGRAMAS DE JORNALISMO POLICIAL DE FORTALEZA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SOARES, L. B.; MIRANDA, L. L. . Visibilidade e produção de subjetividade de jovens autores de delitos em programas de jornalismo policial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Soares, Leonardo Barros; MIRANDA, Luciana Lobo ; SAMPAIO, I.S.V ; SILVA, W.M ; LIMA,T.R ; FONSECA, T. . PROJETO TVEZ E DIÁLOGOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS - RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO PARA O USO CRÍTICO DA MÍDIA COM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOARES, L. B.; MIRANDA, L. L. . ENTULHO IMAGÉTICO? OU TESOURO EDUCACIONAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO SUBJETIVIDADE E MÍDIA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SOARES, L. B.. A(S) PSICOLOGIA(S) NO CONTEXTO RURAL: PROBLEMATIZANDO O(S) CAMPO(S) DE INTERVENÇÃO EM UM ASSENTAMENTO NO INTERIOR DO CEARÁ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SAMPAIO, I.S.V ; ALBUQUERQUE, Raquel Dias de ; SOARES, L. B. ; MIRANDA, L. L. . Projeto Tvez-educação, mídia e subjetivação contemporânea em uma escola pública de Fortaleza. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SOARES, L. B.; ALBUQUERQUE, Raquel Dias de ; CARAVALHO, Clarissa de Fatima Nobre . Projeto Tvez-educação para o uso crítico da mídia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOARES, L. B.; BARRETO, André de Carvalho . Relato de aplicação do modelo ecológico do desenvolvimento humano em instituição educacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SOARES, L. B.; BARRETO, André de Carvalho . Recompondo os sentidos do sexo pela vivência da sexualidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOARES, L. B.; BARRETO, André de Carvalho . Intervenção sistêmica na sexualidade: promoção de uma educação sexual preventiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, L. B.. Voz e poder aos pequenos cidadãos: eles têm o direito de participar das discussões políticas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, L. B.. Entrelaçando saberes, sentidos e fazeres sobre a participação social. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIRANDA, L. L. ; SOARES, L. B. . ENTULHO IMAGÉTICO? OU TESOURO EDUCACIONAL? UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO SUBJETIVIDADE E MÍDIA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, P. D.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Maria Aparecida Cunha Malagrino Veiga. (Re) conhecer na educação popular as bases para a formação da consciência crítica e da participação responsável na primeira infância: o caso do encontro dos sem terrinha. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOARES, L. B.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Adriana Malheiros de Castro. Participação e representação no conselho de educação de Guanambi - BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOARES, L. B.; ABERS, R. N.. Participação em banca de Lara Regitz Montenegro. Análise e avaliação de instituições participativas: o caso dos comitês de acompanhamento e monitoramento das políticas para população em situação de rua. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ARROYO, M. G.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Ivanna Paula Castro Oliveira. A ampliação da democracia a partir da participação cidadã de crianças: uma possibilidade para o enfrentamento de invisibilidades e vulnerabilidades na infância. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BRASIL, F. P. D.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Isabela Alves Leite. Quando tem Luta, tem vitória: trajetória de luta pela cidadania e direito à moradia pela AHI em Minas Gerais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOARES, L. B.; BRASIL, F. P. D.. Participação em banca de Whelton Pimentel de Freitas. A regularização fundiária de interesse social no contexto do programa minha casa minha vida do PAC: perspectivas para a reforma urbana. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOARES, L. B.; MENDONCA, R. F.. Participação em banca de Débora Rocha Faria Jorge. Uma análise do potencial participativo e deliberativo do processo de revisão do plano diretor municipal de Curitiba (2014). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOARES, L. B.; DUARTE, G. G.. Participação em banca de João Costa Aguiar Filho. Os Mecanismos de controle social e o processo decisório participativo no programa minha casa minha vida entidades. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOARES, L. B.; SARMENTO, R.. Participação em banca de Fernanda Lopes Kunzler. Um olhar sobre o processo de democratização da comunicação: a experiência da rede de educação cidadã. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos S) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, E. S. M.; SILVA, E. M.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Ingrid Araújo Tenchini Macêdo.As deliberações das conferências estaduais de assistência social em Minas Gerais de 2011 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CUNHA, E. S. M.; SILVA, E. M.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Amanda Domina Silva Fagundes.Política pública de esporte no Brasil: uma análise do Bolsa Atleta do governo federal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CUNHA, E. S. M.; SILVA, E. M.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Gabriel Nascimento e Silva.Desenho institucional e participação democrática: uma análise do desenho do Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MACHADO, J. A.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Alessandro Brito Brina.Política Pública de Energia Elétrica no Brasil: uma análise da implementação do Programa Luz para Todos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MIRANDA, G. L.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Priscilla Rodrigues Souza Campos.O Plano Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da Fundação Universitária Mendes Pimentel. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
MIRANDA, G. L.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Lílian Mara Ferreira da Silva.Ouvidoria Pública como instrumento de controle e participação social na gestão pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
CUNHA, E. S. M.; SILVA, E. M.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Katyane Silva de Sousa.Federalismo, descentralização e participação na assistência social: o caso da IX Conferência Nacional de Assistência Social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SILVA, E. M.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Bárbara Campos Day.Participação em comparação: uma análise da perspectiva dos gestores públicos federais e municipais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
CUNHA, E. S. M.; SOARES, L. B.. Participação em banca de Esther Carolina Souza Esteves.O percurso das deliberações da VIII Conferência NAcional de Assistência Social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A crise política e o futuro da democracia no Brasil. 2018. (Seminário).

2.
17e Conferénce de l'Observatoire International sur la Démocratie Participative. 2017. (Outra).

3.
Ciclo de Debates Mercado e Democracia. 2017. (Outra).

4.
Os Povos Indígenas e os Direitos Originários. 2017. (Oficina).

5.
10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Participação, deliberação e reconhecimento territorial indígena: os casos do Brasil, Canadá e da Argentina. 2016. (Encontro).

6.
Segundo Congreso Internacional de Los Pueblos Indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI. Ciclos de protesto e repertório de ação do movimento indígena brasileiro entre 2009 e 2016: o caso da PEC 215. 2016. (Congresso).

7.
Implementing effective values capture instruments in Latin America. 2015. (Oficina).

8.
International Property Tax Conference. 2015. (Outra).

9.
IV Conferência Estadual da Pessoa Idosa de Minas Gerais. 2015. (Outra).

10.
IV Conferência Estadual de Juventude de Minas Gerais. 2015. (Outra).

11.
23rd World Congres of Political Science. Urban policies, citizen engagement and deliberation in contemporary Brazil: the case of a ZEIS Deliberative Council in São Paulo. 2014. (Congresso).

12.
II Congreso Internacional de Ciencia Política - Asociación Mexicana de Ciencia POlíticaia. Participation and Deliberation in contemporary Brazil: the urban issue at the center of debate. 2014. (Congresso).

13.
37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais- ANPOCS.Governança Local e Democracia Participativa: um estudo sobre a dinâmica deliberativa de conselhos gestores de zonas especiais de interesse social em Fortaleza e São Paulo. 2013. (Encontro).

14.
8º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Formar para participar, dialogar e decidir: experiências de interface entre a(s) psicologia(s) e a educação no processo de formação democrática no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2013. (Congresso).

15.
Curso sobre a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT. 2013. (Oficina).

16.
Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas: aproximando agendas e agentes.Conselhos Gestores de Zonas Especiais de Interesse Social no Brasil: apontamentos introdutórios sobre um experimento participativo pouco conhecido. 2013. (Encontro).

17.
II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política: as dificuldades de contemporânea da pesquisa em ciência política no Brasil. Participação e Deliberação na Cidade: O Caso dos Conselhos Gestores de Zonas Especiais de Interesse Social no Brasil. 2013. (Congresso).

18.
III Seminário de Pesquisa: o novo constitucionalismo democrático latinoamericano. 2013. (Seminário).

19.
I Jornada de Estudos Latino-Americanos "Nuestra América: cenários e perspectivas". 2013. (Outra).

20.
V Seminário Nacional de Ciência Política.Expertise e participação popular nas políticas públicas: conceitos mutuamente excludentes ou complementares?. 2013. (Seminário).

21.
I Seminário Internacional: Convivência multicultural e justiça urbana.Governança Urbana e Democracia Participativa: notas sobre os conselhos gestores de zonas especiais de interesse social no Brasil contemporâneo. 2012. (Seminário).

22.
I Seminário Internacional Cidade e Alteridade: Convivência Multicultural e Justiça Urbana.Governança Urbana e Democracia Participativa: notas sobre os conselhos gestores de Zonas Especiais de Interesse Social no Brasil Contemporâneo. 2012. (Seminário).

23.
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ouro Preto. 2011. (Outra).

24.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA - JUBRA.ROUBANDO A CENA: VISIBILIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE DE JOVENS AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS EM PROGRAMAS DE JORNALISMO POLICIAL DE FORTALEZA. 2010. (Simpósio).

25.
Seminário de Qualificação Técnica do Plano Municipal de Juventude. 2010. (Seminário).

26.
6 congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Curso Arte Comunicadores Sociais: Jovens Construindo Espaços Comunicativos em Escolas Publicas no Ceará. 2009. (Congresso).

27.
Debate Experiências Internacionais de Participação. 2009. (Outra).

28.
II Mesa Redonda na disciplina de Psicologia Escolar I.Limites e Alcances das Práticas Psi na Educação. 2009. (Encontro).

29.
VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Outra).

30.
Fórum sobre as infâncias e adolescências: reflexões e ações em saúde, educação e cidadania.Tvez- educação para o uso crítico da mídia. 2006. (Encontro).

31.
Seminário Nacional A Questão da Terra: Desafios para a Psicologia.A(s) psicologia(s) no contexto rural: problematizando o(s) campo(s) e construindo experiências. 2006. (Seminário).

32.
1º ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DO NORTE E NORDESTE.A(s) psicologia(s) no contexto rural: problematizando o(s) campo(s) e construindo experiências. 2005. (Encontro).

33.
I Seminário Nacional do Programa CONEXÕES DE SABERES: diálogos entre a universidade e as comunidades populares. 2005. (Seminário).

34.
Abuso Sexual: Atendimento Psicológico às Vítimas e aos Agressores. 2004. (Seminário).

35.
Filosofia da Psicanálise. 2004. (Seminário).

36.
IV encontro NUCEPEC: 20 anos Trabalhando na Defesa e na Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2004. (Encontro).

37.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA : PERSPECTIVAS E AÇÕES EM SAÚDE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA.Relato de aplicação do modelo ecológico do desenvolvimento humano em instituição educacional. 2004. (Simpósio).

38.
X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA UNIFOR.Recompondo os sentidos do sexo pela vivência da sexualidade. 2004. (Encontro).

39.
Psicologia Analítica e Práticas Atuais- A clínica da Psicose. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AVRITZER, L. ; SILVA, E. M. ; SOARES, L. B. . Cátedra Brasileiro Mexicana Guillermo O'Donnell. 2015. (Outro).

2.
SOARES, L. B.. IX Encontro ABCP. 2014. (Congresso).

3.
SOARES, L. B.. Seminário Internacional Conflito, Democracia e Mudança Social. 2014. (Outro).

4.
SOARES, L. B.. Congresso Internacional Imagem, Imaginação, Fantasia. Vinte anos sem Vilém Flusser. 2011. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
4DUTRA, WALKIRIA ZAMBRZYCKI2016DUTRA, WALKIRIA ZAMBRZYCKI ; Soares, Leonardo Barros . Participatory institutions and the housing issue: an exploratory study into the types of debate surrounding participation, resolution and funding. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR), v. 18, p. 111-128, 2016.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, L. B.. Portaria paralisará demarcações de terras indígenas em fase avançada. Brasil de Fato, Belo Horizonte.


Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, L. B.. A propósito de três palavras geradoras: empoderamento, transgressão e utopia em Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, L. B.. Entrelaçando saberes, sentidos e fazeres sobre a participação social. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, L. B.. Voz e poder aos pequenos cidadãos: eles têm o direito de participar das discussões políticas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, L. B.. IX Encontro ABCP. 2014. (Congresso).

2.
SOARES, L. B.. Seminário Internacional Conflito, Democracia e Mudança Social. 2014. (Outro).

3.
AVRITZER, L. ; SILVA, E. M. ; SOARES, L. B. . Cátedra Brasileiro Mexicana Guillermo O'Donnell. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


2014 -agraciado com um contrato de investigação do Lincoln Institute of Land Policy;

2015 - agraciado com a Emerging Leaders in the Americas Program scholarship (Governo Canadense) para período de pesquisa a ser realizado no segundo semestre deste ano na Université de Montréal

2017- Bolsa CAPES PDSE - período de doutorado sanduíche na Université de Montréal (Canadá)



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