Luiz Henrique Touguinha de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2787917231287499
  • Última atualização do currículo em 14/09/2016


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Letras, Linguística Aplicada ,PPGL UCPel, especialização em Gestão e Organização da Escola e em Educação a Distância, pela UNOPAR. Coordenador pedagógico e professor da Escola de Ensino Médio Aprendizagem e Cidadania, de Rio Grande, além de Coordenador Administrativo-Pedagógico dos Polos de Educação a Distância da Unopar - Universidade Norte do Paraná, em Rio Grande e em Santa Vitória do Palmar, mantidos em parceria com o CENTRO EDUCACIONAL ASSPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Henrique Touguinha de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, L. H. T.

Endereço


Endereço Profissional
ASSPE - ASSESSORIA PROFISSIONAL A EMPRESAS.
BARÃO DE COTEGIPE, 415
CENTRO
96200-290 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32324812
Ramal: 25
Fax: (53) 32324812


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: LETRAMENTO DIGITAL PERFIL DISCENTE: EXISTE UMA RELAÇÃO?,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; subjetividade; letramento digital; subjetivação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga Horária: 400h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: EAD, TIC E MULTIMEIOS: Potencialidades e Possibilidades.
Orientador: Roberta Martins Zaparoli Zucoloto.
2009 - 2010
Especialização em Gestão e Organização da Escola. (Carga Horária: 410h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: A RELAÇÃO TIC´s E DOCENTES: UMA QUESTÃO DE GESTÃO?.
Orientador: JULIANA SUZUKI.
2004 - 2007
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR.
Orientador: MARIA LAURA BRENNER DE MORAES.




Formação Complementar


2016 - 2016
CAPACITAÇÃO DOS POLOS 2016/1. (Carga horária: 19h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2015 - 2015
GESTÃO FINANCEIRA. (Carga horária: 8h).
UNIVERSIDADE KROTON, UK, Brasil.
2015 - 2015
LEG. TRAB. APLICADA A EDUC - MOD I - REL. TRAB. E SINCIDCAIS. (Carga horária: 2h).
UNIVERSIDADE KROTON, UK, Brasil.
2015 - 2015
REGULATÓRIO EAD - LEGISL. E ATOS INTERNOS. (Carga horária: 8h).
UNIVERSIDADE KROTON, UK, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada de Coordenadores de Polo e CTP. (Carga horária: 9h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2013 - 2013
CAPACITAÇÃO DE POLOS E CTP. (Carga horária: 30h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2012 - 2012
Educação a Distância: reflesões teóricas e olíti. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em CAPACITAÇÃO DE TUTORES DE SALA. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
FUNC. DO SIST. TUTORIAL-ACAD. E ACOMP. DE ALUNOS. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO DE POLOS E CTP/2011. (Carga horária: 10h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 40h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
DOCÊNCIA NA ED. SUP. - PPGEC FURG - AL. ESPECIAL. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
APRENDER COM TICS - PPGIE UFRGS - AL. ESPECIAL. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
CAPACITAÇÃO DOS TUTORES DE SALA DOS POLOS DE APOIO. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2010 - 2010
CAPACITAÇÃO INTERNA POLOS ANTIGOS CTP - GERAL. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em CONVERSANDO COM O LEGISL. SOBRE A EDUC.BRASILEIRA. (Carga horária: 40h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento de Tutores de Sala para Modalidade EaD. (Carga horária: 12h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2009 - 2009
SEM. AVANÇADO: EDUCAÇÃO: CULT. E TIC's DE SUBJETIV. (Carga horária: 51h).
UFPEL - PPGE - ALUNO ESPECIAL, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
SEM. AVANÇADO: APRENDS. MEDS. POR TIC's. (Carga horária: 51h).
UFPEL - PPGE - ALUNO ESPECIAL, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAR ATUAÇÃO EM EAD. (Carga horária: 150h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2008 - 2008
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. (Carga horária: 10h).
Escola de Ensino Médio Aprendizagem e Cidadania, ASSPE, Brasil.
2008 - 2008
MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. (Carga horária: 20h).
Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Capacitação em Educação a Distância. (Carga horária: 80h).
Escola de Ensino Médio Dom - Sistema Brasileiro de EaD - EJA, DOM, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em ATUALIZAÇÃO EM LEGISLAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 60h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Ensino Médio Aprendizagem e Cidadania, ASSPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 5
Outras informações
Escola mantida pela ASSPE

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR PEDAGÓGICO, Carga horária: 20


POLO DE APOIO PRESENCIAL UNOPAR/ASSPE - RIO GRANDE-RS, UNOPAR/ASSPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTOR DE SALA - EAD, Carga horária: 10


ASSPE - ASSESSORIA PROFISSIONAL A EMPRESAS, ASSPE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenador administrativo/pedagógico, Carga horária: 0



Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Colabor@ (Curitiba)
2016 - 2016
Periódico: Revista Reflexão e Ação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Patrono da Turma de Pedagogia 2012/2, Universidade Norte do Paraná.
2008
Paraninfo - Turma de Pedagogia de 2008, Universidade Norte do Paraná.
2008
Paraninfo - Turma de Superior de Tecnologia em Adm. Peqs. e Méias Empresas, Universidade Norte de Paraná.
2007
Prêmio D. Antônio Zátera - primeiro lugar da turma com índice de aproveitamento superior a 9,0, Universidade Católica de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, L. H. T.2011 ALMEIDA, L. H. T.. A LINGUAGEM E O EU/NÓS. Signo (UNISC. Online), v. 36, p. 03-12, 2011.

2.
ALMEIDA, L. H. T.2010 ALMEIDA, L. H. T.. APRENDIZAGENS E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: UM NOVO MODO DE SER E APRENDER?. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 3, p. 37-54, 2010.

3.
ALMEIDA, L. H. T.2010 ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO: DOCENTES X TIC'S, UMA QUESTÃO DE GESTÃO?. Colabor@ (Curitiba), v. 6, p. 120-137, 2010.

4.
ALMEIDA, L. H. T.2009ALMEIDA, L. H. T.. PARADIGMAS, SOCIEDADES E EDUCAÇÃO. REVISTA TRIÂNGULO - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, v. 2, p. 109-124, 2009.

5.
ALMEIDA, L. H. T.2009ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA TRAJETÓRIA COLABORATIVA - RESENHA. Linguagem & Ensino (online), v. 12, p. 561-565, 2009.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, L. H. T.. A SOBRECARGA DOCENTE. DIÁRIO POPULAR, PELOTAS - RS, p. 06 - 06, 17 jun. 2009.

2.
ALMEIDA, L. H. T.. "O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO". JORNAL AGORA, RIO GRANDE, 06 jun. 2009.

3.
ALMEIDA, L. H. T.. COMO ANDA (?) A NOSSA EDUCAÇÃO. JORNAL AGORA, RIO GRANDE, 30 abr. 2009.

4.
ALMEIDA, L. H. T.. ...E A EDUCAÇÃO JUNTO, PELOS CÉUS DO BRASIL. DIÁRIO POPULAR, PELOTAS, 27 abr. 2009.

5.
ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO: Existe uma modalidade ruim?. JORNAL AGORA, RIO GRANDE - RS, 20 abr. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, L. H. T.. TECNOLOGIAS, SOCIEDADES E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. In: I SINTEC - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011, RIO GRANDE - RS. ANAIS 1 SINTEC - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011.

2.
ALMEIDA, L. H. T.. AVALIAÇÃO FORMATIVA OU CLASSIFICATÓRIA? O QUE LEVA OS DOCENTES A OPTAREM POR UMA OU POR OUTRA?. In: EDUCASUL 2009 - AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2009, FLORIANÓPOLIS. EDUCASUL 2009, 2009.

3.
ALMEIDA, L. H. T.. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: EVOLUÇÃO E UTILIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: SUJEITOS (DES)CONECTADOS?, 2009, SÃO LEOPOLDO - RS. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: SUJEITOS (DES)CONECTADOS?, 2009. v. 01. p. 1288-1289.

4.
ALMEIDA, L. H. T.. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - FERRAMENTAS PARA O SUCESSO. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL EDUTEC 2009 - SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E MEIO AMBIENTE: Sinergia Científica e TIC gerando desenvolvimento sustentável, 2009, MANAUS - AM. ANAIS EDUTEC 2009 BRASIL - SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E MIO AMBIENTE: Sinergia Científica e TIC gerando desenvolvimento sustentável, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, L. H. T.. OS DIRECIONAMENTOS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DOS CONTEXTOS TECNOLÓGICOS - ACEITO PARA PUBLICAÇÃO EM 2010. In: WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS 2010, 2010, LISBOA. ANAIS - WORD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS 2010, 2010.

2.
ALMEIDA, L. H. T.. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC'S - NA ESCOLA: FERRAMENTAS PARA O SUCESSO. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL EDUTEC 2009 - Sociedade do Conhecimento e Meio Ambiente: sinergia científica e TIC gerando desenvolvimeto sustentável, 2009, MANAUS - AM. Anais EDUTEC. MANAUS - AM: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 2009. v. 01. p. 131-131.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, L. H. T.. UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO NÃO LINEAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VERIDIANA CAETANO ; ALMEIDA, L. H. T. . A IMPORTÂNCIA DO TUTOR PRESENCIAL NA EAD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMEIDA, L. H. T.. TECNOLOGIAS, SOCIEDADES E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ALMEIDA, L. H. T.; VERIDIANA CAETANO . OFICINA: FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALMEIDA, L. H. T.. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALMEIDA, L. H. T.. AVALIAÇÃO FORMATIVA OU CLASSIFICATÓRIA? O QUE LEVA OS DOCENTES A OPTAREM POR UMA OU POR OUTRA?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALMEIDA, L. H. T.. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: EVOLUÇÃO E UTILIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, L. H. T.. A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALMEIDA, L. H. T.. RELAÇÃO DE PODER DOCENTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ALMEIDA, L. H. T.. Liderança no contexto atual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALMEIDA, L. H. T.. O PAPEL DO ALUNO NO CONTEXTO EDUCATIVO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ALMEIDA, L. H. T.. AVALIAÇÃO APRECIATIVA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ALMEIDA, L. H. T.. REDIGIR PARA PROGREDIR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ALMEIDA, L. H. T.. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: O QUÊ, COMO E QUANDO AVALIAR?. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALMEIDA, L. H. T.. EAD E O USO DAS TIC's NA ATUALIDADE. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ALMEIDA, L. H. T.; et al . MESA REDONDA - ANIVERSÁRIO DE RIO GRANDE - EDUCAÇÃO. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
ALMEIDA, L. H. T.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EAD E X CAPACITAÇÃO PARA AÇÕES EM EAD.A IMPORTÂNCIA DO TUTOR PRESENCIAL NA EAD. 2012. (Seminário).

2.
CONGRESSO PEOLPLENET IN EDUCATION: CONGRESSO DE REDES SOCIAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

3.
I SINTEC - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.TECNOLOGIAS, SOCIEDADES E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEAS. 2011. (Seminário).

4.
II CURSO NACIONAL DE EDUCADORES "O EDUCADOR DO SÉCULO XXI: SAÚDE, TECNOLOGIA E MOTIVAÇÃO".FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA. 2010. (Oficina).

5.
I SEMANA ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL.A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. 2010. (Outra).

6.
I SEMANA ACADÊMICA TRANSDISCIPLINAR - CONVERSAS SOBRE EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. 2010. (Outra).

7.
USO DAS REDES SOCIAIS NA WEB PARA TORNAR A INTELIGÊNCIA COLETIVA POSSÍVEL - PALESTRA PIERRE LÉVY. 2010. (Outra).

8.
EDUCASUL 2009- AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2009. (Congresso).

9.
TELECONGRESSO VIRTUAL DE EDUCAÇÃO. 2009. (Outra).

10.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: SUJEITOS (DES)CONECTADOS?. 2009. (Congresso).

11.
CURSO DE "FORMAÇÃO DE LÍDERES.LIDERANÇA. 2008. (Outra).

12.
SEMINÁRIO - O ENCONTRO PROFESSOR/ALUNO - RELAÇÕES PEDAGÓGICAS.RELAÇÃO DE PODER DOCENTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. 2008. (Seminário).

13.
V ESUD - CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2008. (Congresso).

14.
VI SENAED - SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EaD. 2008. (Seminário).

15.
WORKSHOP - O PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE.A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIIONAL. 2008. (Outra).

16.
CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO. 2007. (Congresso).

17.
JORNADA PEDAGÓGICA- O PAPEL DO ALUNO E DO PROFESSOR NO PROCESSO PEDAGÓGICO.O PAPEL DO PROFESSOR NO CONTEXTO EDUCATIVO. 2007. (Encontro).

18.
Simpósio Nacional CDI. 2007. (Simpósio).

19.
WORKSHOP : JUNTOS FAZENDO A DIFERENÇA.AVALIAÇÃO APRECIATIVA. 2007. (Outra).

20.
Workshop - Liderança de Mercado em Educação a Distância. 2007. (Outra).

21.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA.REDIGIR PARA PROGREDIR. 2006. (Outra).

22.
SEGUNDA MOSTRA DE MOVIMENTOS PEDAGÓGICOS.REDIGIR PARA EVOLUIR. 2006. (Encontro).

23.
SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2006. (Congresso).

24.
SEGUNDO ENCONTRO REGIONAL DE EDUCADORES INFANTIS. 2006. (Encontro).

25.
Simpósio Nacional CDI. 2006. (Simpósio).

26.
REVENDO O TODO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 2005. (Seminário).

27.
TURISMO E EDUCAÇÃO - TURISMO TRANSVERSALIDADE CURRICULAR. 2005. (Outra).

28.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO UM FENÔMENO MULTIFACETADO. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, L. H. T.; BRANCO, Michele A. ; ALMEIDA, Célia M. A. de ; AMARAL, José R.G. . WORKSHOP - O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. 2008. (Outro).

2.
ALMEIDA, L. H. T.; AMARAL, José R.G. ; BRANCO, Michele A. ; ALMEIDA, Célia M. A. de . SEMINÁRIO- O Encontro Professor/Aluno - Relações Pedagógicas. 2008. (Outro).

3.
ALMEIDA, L. H. T.. Workshop. 2007. (Outro).

4.
ALMEIDA, L. H. T.; BRANCO, Michele A. ; AMARAL, José R.G. . JORNADA PEDAGÓGICA- O PAPEL DO ALUNO E DO PROFESSOR NO CONTEXTO PEDAGÓGICO. 2007. (Outro).



Outras informações relevantes


A dissertação de mestrado foi desenvolvida na linha de pesquisa de Aquisição, Variação e Ensino e focou a questão do letramento digital, traçando um paralelo com o letramento alfabético. A pesquisa privilegiou um grupo de alunos e tutores de salas de cursos de graduação em ead, pelo domínio das TIC's atuais serem inerentes ao processo de ensino aprendizagem da modalidade. O objetivo era avaliar se a aquisição do letramento digital e o consequente domínio das TIC's podem influenciar subjetividades. Concluiu-se, confirmando o defendido por Levy (1999), que as pessoas podem se consituir ou organizar pelo menos parte de suas vidas em função das tecnologias. Elas, portanto, influenciam subjetividades, conforme o letramento digital adquirido.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:47:15