Denise Nunes De Sordi

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  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


Doutoranda no Programa Pós-graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vinculada a Linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais. Período Sanduíche (PDSE/CAPES, Processo nº99999.006814/2015-08) na Universidade Nova de Lisboa (UNL) pelo Instituto de História Contemporânea (IHC). Associada do Grupo de Estudos de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais - GPEPS (PPGHI/UFU, CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9449608936004222). Mestre (2014) em História Social pela linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais do Programa Pós-graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Licenciatura Plena e Bacharelado (2011) pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Dedica-se à pesquisas centradas na História Contemporânea, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos temas: ocupações urbanas, políticas sociais, trabalhadores, trabalho, modos de vida, culturas e formas de resistências urbanas. E-mail: denisends@me.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Nunes De Sordi
Nome em citações bibliográficas
SORDI, D. N.;NUNES DE SORDI, DENISE;SORDI, Denise Nunes de;DE SORDI, Denise Nunes

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.
Av.João Naves de Ávila, Bloco H, Sala H50, Campus Santa Mônica
Santa Mônica
38408144 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32394395


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Raquel Varela).
Título: Modos de Vida, Transformação e (re)produção do social: Experiência de trabalhadores entre políticas sociais e categorizações do vivido em Uberlândia (MG),
Orientador: Sérgio Paulo Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bolsa Família; Políticas Sociais; trabalhadores.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Mestrado em História - Linha "Trabalho e Movimentos Sociais".
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: MORADIA, TRABALHO E LUTA: experiências, práticas e perspectivas sobre ocupações de terras urbanas (Uberlândia, MG 2000-2012),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Paulo Morais.
Palavras-chave: trabalhadores; ocupação de áreas urbanas; moradia; Uberlândia.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2011
Graduação em História.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Os Trabalhadores das Lavouras de cana-de-açúcar na região de Tupaciguara - MG frente à expansão das usinas sucroalcooleiras no Triângulo Mineiro (2007-2011).
Orientador: Sérgio Paulo Morais.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de História Oral - GPEPS. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2018 - 2018
Produção Escrita: essa nível B2. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Docência Universitária - Divisão de Formação Docente (DIFDO/UFU). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2018 - 2018
Programa de Treinamento - 2018 Ciências Humanas. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2017
Crítica à economia política - O capital de Marx. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2016 - 2016
História Oral, usos da memória e práticas do património. (Carga horária: 25h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2016 - 2016
Gestão da Informação e Documentação -Conceitos Básicos em Gestão Documental. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2016
Györg Lukács - " Para uma Ontologia do Ser Social". (Carga horária: 60h).
Faculdade de Ciências sociais e humanas, FCSH, Portugal.
2013 - 2013
Extensão universitária em Laboratório de práticas, arquivo e conservação de. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Curso Livre Marx-Engels. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Diálogos entre História Oral e Antropologia Visual. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Cidades, Trabalhadores e Globalização. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Metodologia e Abordagem na Prod. de Fontes Orais. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2009 - 2009
Introducción a la Arqueologia - Proc. y Métodos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Muitas memórias, outras histórias: história.... (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Economia Política e Agricultura. (Carga horária: 108h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisadora do Grupo de Estudos Experiências e Processos Sociais - GPEPS (PPGHI/UFU), certificação CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9449608936004222.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria e Orientação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Tutora e Orientadora de Plano de Ação Pedagógica do curso "Da Forma à ação: Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais" (80h) Projeto de Pesquisa: Da forma à ação de Professores para atuar na salas de Recursos Multifuncionais: Uma proposta para as escolas municipais de Abaeté-MG

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

03/2018 - 06/2018
Ensino, Curso de História Oral - GPEPS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aula expositiva e debate: Indícios e escalas: o jogo interpretativo na pesquisa do social (06/04/18)
Aula expositiva e debate: O indivíduo é o sujeito, o sujeito é o indivíduo: pesquisa e história social - parte 1 ( 22/06/18)
Aula expositiva e debate: O que as entrevistas podem nos dizer? Limites de interpretação em um diálogo fechado (23/03/18)
Aula expositiva e debate: Resistência e sobrevivência: a pobreza na ótica de Alessandro Portelli (18/05/18)
03/2018 - 06/2018
Extensão universitária , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Comissão Organizadora do Curso de História Oral - GPEPS (40h).
03/2018 - 06/2018
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais.

Atividade realizada
Coordenadora do Curso de História Oral - GPEPS (20h).
8/2017 - 12/2017
Estágios , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Estágio realizado
Estágio Docência na Graduação II. Disciplina Monografia III (GHI037). Atividades desenvolvidas: Apoio na orientação dos discentes, correção de textos produzidos pelos discentes e reuniões de orientação - sob supervisão do prof. resp. pela disc..
2/2017 - 07/2017
Estágios , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Estágio realizado
Estágio Docência na Graduação I Disciplina Estágio Supervisionado III (GHI030) Atividades desenvolvidas: Acompanhamento das aulas da disciplina, discussão de textos e suporte - sob orientação - às atividades discentes..
2015 - 2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica da Semana de História UFU 2015.
2014 - 2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História.

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica do I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas.
4/2009 - 11/2009
Outras atividades técnico-científicas , FACIP-Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, FACIP-Faculdade de Ciências Integradas do Pontal.

Atividade realizada
Sub-coordenadora do "Histórias, memórias e cidadania: estudo sobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o Triângulo Mineiro nas últimas décadas" (480h) / PEIC - Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade.
03/2008 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACIP-Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, .

Cargo ou função
Representante Discente no CONFACIP.
2009 - 2009
Outras atividades técnico-científicas , FACIP-Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, FACIP-Faculdade de Ciências Integradas do Pontal.

Atividade realizada
Monitora da disciplina História Moderna I (204h).

Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Instituto de História Contemporânea.

09/2015 - 08/2016
Estágios , Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), .

Estágio realizado
Estágio de Doutorado Sanduíche PDSE CAPES "Modos de Vida, Transformação e (re)Produção do Social: Experiências de trabalhadores entre políticas sociais e categorizações do vivido no Brasil e em Portugal".


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho e Movimentos Sociais (TMS)

Objetivo: A Linha Trabalho e Movimentos Sociais (TMS) reúne professores e alunos da graduação e pós-graduação preocupados em refletir, no campo da história social, os temas cidade e trabalho no interior das práticas sociais elaboradas e vividas por diversos sujeitos sociais. Apresenta-se como um espaço em permanente construção e aberto ao ingresso de professores e pesquisadores, cujas preocupações expressam atuações, no que se refere à produção do conhecimento histórico, no campo da pesquisa e estudos sobre Trabalho e Cidade..
Palavras-chave: trabalhadores; cidade; Movimentos Sociais.
2.
Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais - GPEPS

Objetivo: O Grupo de Pesquisa Processos e Experiências Sociais ? GPEPS tem por objetivos: ? Promover o diálogo e reflexão acerca dos métodos e técnicas de pesquisa em História Social; ? Promover o diálogo, o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre pesquisadores interessados nas temáticas relativas às experiências e condições de vida dos trabalhadores; ? Incentivar a integração, suporte e colaboração entre sujeitos de pesquisa e pesquisadores a partir de parcerias; ? Construção de um banco de dados de pesquisa aberto aos pesquisadores sobre os diversos temas de pesquisa desenvolvidos pelos membros do grupo. As atividades do grupo pautam-se por espaços de discussão sobre as pesquisas em desenvolvimento pelos membros do grupo, troca de saberes entre os membros, realização de seminários públicos sobre temas relacionados às pesquisas em desenvolvimento e a promoção de seminários, simpósios e outros. As pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo envolvem uma ampla gama de temas nas áreas da história, sociologia, educação, direito e psicologia que se relacionam na dimensão das experiências e condições sociais.(https://grpeps.wordpress.com).
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: história oral; história social; método de pesquisa em história social; metodologia de pesquisa em história social.
3.
Grupo de Investigação História Global do Trabalho dos Conflitos Sociais

Objetivo: O recrudescimento dos conflitos sociais na última década impulsionou o regresso à academia do estudo do movimento operário e dos movimentos sociais. O Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais pretende ser parte deste processo: recuperar, fomentar e divulgar a história do trabalho, do movimento operário e dos movimentos sociais, e dos conflitos sociais dos séculos XIX e XX. O Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais acolhe investigadores de universidades e unidades de investigação nacionais e internacionais que estudem, no período contemporâneo (séculos XIX, XX e XXI), o movimento operário, os movimentos sociais, as greves e os conflitos sociais, bem como trabalhos de discussão teórica sobre as organizações políticas e sindicais e história do pensamento político socialista e ainda investigações sobre metodologia e historiografia do movimento operário e dos movimentos sociais. Serão acolhidos no Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais investigadores de todas as áreas das ciências sociais, privilegiando-se uma abordagem interdisciplinar que mantenha a componente histórica como essencial no desenvolvimento das investigações, bem como a integração nestes estudos das principais discussões teóricas e debates da historiografia e das ciências sociais contemporâneos. Privilegiar-se-ão os trabalhos ligados à área de investigação da História Global do Trabalho, pela sua componente internacional, comparativa e não eurocêntrica..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: trabalho; Conflitos Sociais.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
História Oral e História Social: pesquisas sobre trabalho e trabalhadores no Triângulo Mineiro (2000-2016)
Descrição: FAPEMIG: EDITAL 001/2017 - DEMANDA UNIVERSAL PROCESSO: CHE - APQ-02063-17. O objetivo central da pesquisa é o de compreender como narrativas e entrevistas realizadas com trabalhadores tornam-se evidências orais (ou História Oral) no contexto de uma recente produção acadêmica sobre trabalho, cultura e modos de vida urbana. Para tanto, propomos realizar levantamento quantitativo de tais produções através de teses e dissertações defendidas entre 2000 e 2016 no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Após tal levantamento, discutiremos: 1) modo de produção do material; 2) debate teórico metodológico realizado a respeito da História Oral; 3) interpretação de evidências apresentadas à luz de outras fontes e de outras pesquisas. Esperamos obter padrões e tendências que indiquem limites e avanços alcançados na utilização de entrevistas. Em um contexto secundário, procuraremos dialogar com as recentes determinações sobre ética na pesquisa. Iniciando, sobretudo, pela Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, fruto da Resolução 196, de 10 de outubro de 1996 (ambas do Ministério da Saúde, Governo Federal do Brasil). Esta pesquisa está vinculada ao GPEPS: Grupo de Pesquisa em Experiências e Processos Sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Denise Nunes De Sordi - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Coordenador / Douglas Gonsalves Fávero - Integrante / Ana Paula de Castro - Integrante / Solange Oliveira da Silva - Integrante.
2016 - 2017
ENSINO FORMAL E PROGRAMA BOLSA ESCOLA FEDERAL Dez anos após: experiências, vivências e interpretações de assistidos na cidade de Uberlândia/MG.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio Paulo Morais em 24/08/2016.
Descrição: Investigar as experiências de beneficiários do Programa Bolsa Escola Federal, ocorrido entre 2001-2003, na cidade de Uberlândia, 10 anos após a unificação e o término do mesmo. Isso significa dizer: pesquisar, interpretar e divulgar dados, entrevistas, relatórios, produções bibliográficas e outros que apresentem evidências sobre: como viveram e vivem alunos e famílias favorecidas pela bolsa. Específicos: 1. Analisar as interpretações do ex-alunos e familiares sobre a educação formal e a relação desta com o vivido; 2. Identificar e analisar modos e padrões de vida dos beneficiados, comparando-os quando do recebimento da bolsa; 3. Analisar como as questões relacionadas ao trabalho, a percepções sobre a sociedade (economia, cultura, política) e a valorização da educação formal são registradas nas narrativas e em outras evidências produzidas ao longo da pesquisa. 4. Lidar com as múltiplas memórias e histórias dos sujeitos em tela dando visibilidade a outros agentes até aqui alijados dos temas ligados ao ensino formal e a política de bolsas implementadas a partir da federalização do Programa Bolsa Escola, para que possam recuperar seu lugar e, acima de tudo, para que possam se reconhecer na história que aprendem, vivem e compartilham no social; 5. Discutir os modos como tais sujeitos têm formulado suas lembranças e conferido visibilidade às suas experiências; 6. Identificar e analisar os modos de vida articulados pelos sujeitos da pesquisa nesse contexto de mudança, investigando o sentido e a importância do trabalho, dos períodos vividos na escola, das relações que constroem com amigos, vizinhos e familiares, em diversos espaços e temporalidades. Edital Universal/2013 - FAPEMIG: APQ-00093-13.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Denise Nunes De Sordi - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Coordenador.
2013 - 2014
Da forma à ação de Professores para atuar na salas de Recursos Multifuncionais: Uma proposta para as escolas municipais de Abaeté-MG.
Descrição: A proposta tem como objetivo geral desenvolver estratégias de planejamento, organização e funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais subutilizadas nas escolas municipais de Abaeté - Minas Gerais. Para tanto, além da investigação empírica, teórica e metodológica sobre o tema, pretende-se organizar e desenvolver um curso de formação continuada de professores para atuarem nas Salas de Recursos Multifuncionais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Abaeté..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Denise Nunes De Sordi - Integrante / Karina Araújo - Integrante / Gilberto Cézar de Noronha - Coordenador / Flavia Policena - Integrante / Mércia Maria da Silva - Integrante / Davi Ricardo Medeiros Lopes - Integrante / Paulo Eduardo Pereira Lima - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
2009 - 2011
Histórias, memórias e cidadania:estudo sobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o Triângulo Mineiro nas últimas décadas
Descrição: O objetivo geral do projeto é a investigação e coleta de dados sobre as condições de vida e cultura de trabalhadores migrantes pobres, oriundos de várias regiões do Brasil, que chegaram à região do Triangulo Mineiro ( com foco nas cidades de Ituiutaba e Uberlândia) nas duas últimas décadas. O contato com as experiências desses sujeitos nos leva a propor uma reflexão sobre a importância da grande presença de trabalhadores pobres que chegaram à região, fenômeno que tem se acentuado nas ultimas décadas. O olhar para o cotidiano dos trabalhadores oriundos de outras regiões do país revelou uma região marcada por disputas pelo direito de pertencimento ao local, nas quais desigualdades, sonhos, promessas, expectativas e frustrações permeiam as vivências. A partida do local de origem, a chegada à região, a busca do emprego, o desemprego, o estudo dos filhos, a saúde da família, a saudade da terra natal, o sonho da estabilidade, a projeção de uma vida sem privações fazem parte do universo de relações sociais vivenciadas nas trajetórias desses trabalhadores, assim como as relações com o poder público, com os empregadores, com outros habitantes das cidades que chegam e com sujeitos que possuem experiências semelhantes. O tema da cidade está cada vez mais presente na cena historiográfica brasileira: a constituição do espaço urbano, o fazer-se da cidade como resultado de uma multiplicidade de práticas e experiências. Buscando captar tais experiências, como expressão das maneiras como a cidade é vista, sentida e vivida pelos diversos atores sociais, é que vimos desenvolvendo no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e junto aos alunos de graduação dos Cursos de História da UFU e FACIP UFU - Ituiutaba diversos projetos investigação sobre as relações sociais instituídas na cidade, procurando entender os modos de viver, de morar, de lutar, de trabalhar e de se divertir dos moradores que impregnam e constituem quotidianamente a cultura urba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Histórias, memórias e cidadania
Descrição: O objetivo geral do projeto (Proex - PEIC - 2009) é a investigação e a coleta de dados sobre as condições de vida e cultura de trabalhadores migrantes pobres, oriundos de várias regiões do Brasil, que chegaram à região do Triângulo Mineiro (com foco na cidade de Ituiutaba) nas duas últimas décadas. O contato com as experiências desses sujeitos nos leva a propor uma reflexão sobre a importância da grande presença de trabalhadores pobres que chegaram à região, fenômeno que tem se acentuado nas ultimas décadas. Propomos organizar e catalogar dados para que políticas sociais sejam implementadas para estes trabalhadores ditos forasteiros ou migrantes . (480h) Projeto apoiado pela PROEX- UFU / PEIC 2009.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Denise Nunes De Sordi - Integrante / Sérgio Paulo Morais - Coordenador / Paulo Roberto de Almeida - Integrante / Marco Túlio de Melo Morais - Integrante / Gabriel de Araujo Oliveira - Integrante / Renata Carolina Resende - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Trabalho e Movimentos Sociais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SORDI, D.N.  Data: 17/10/2016

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:10
DN De Sordi / Sordi, Denise Nunes De  Data: 17/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NUNES DE SORDI, DENISE2016NUNES DE SORDI, DENISE; MORAIS, Sérgio P. . ?Os estudantes ainda estão famintos!? : ousadia, ocupação e resistência dos estudantes secundaristas no Brasil. Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, v. I, p. 25-43, 2016.

2.
SORDI, D. N.2016SORDI, D. N.. Desafios das ações de inclusão social: formação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais em Abaeté, Minas Gerais. Revista em Extensão (Online), v. 15, p. 76-93, 2016.

3.
SORDI, D. N.2016SORDI, D. N.; MOLLER, P. P. . Luta por democracia no Brasil: Anistia, Justiça de Transição e a garantia dos Direitos Humanos. REVISTA ELETRÔNICA DISCENTE HISTÓRIA.COM, v. 3, p. 39-53, 2016.

4.
NUNES DE SORDI, DENISE2015NUNES DE SORDI, DENISE; MORAIS, SÉRGIO PAULO . Experiências de trabalhadores em ocupações urbanas em Uberlândia (MG). Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 49, p. 163-182, 2015.

5.
SORDI, D. N.;NUNES DE SORDI, DENISE;SORDI, Denise Nunes de;DE SORDI, Denise Nunes2013SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P. . DEVERIAM OS CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR SE QUALIFICAR? MODIFICAÇÕES E PERMANÊNCIAS NO TRABALHO AGROINDUSTRIAL NO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 172-192, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SORDI, D. N.. Moradia, Trabalho e Luta: experiências, práticas e perspectivas sobre a ocupação de terras urbanas (Uberlândia 2000-2012). 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. v. 1. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, SÉRGIO PAULO ; F. G., D. . "A gente quer pagar o que é nosso": agência e economia moral na trajetória de trabalhadores em ocupações urbanas.. In: Sérgio Paulo Morais; Antônio de Pádua Bosi; Aparecida Darc Souza. (Org.). E. P. Thompson: história, educação e presença. 1ed.São Paulo: Edições Verona, 2018, v. 1, p. 205-233.

2.
F. G., D. ; DE SORDI, Denise Nunes ; MORAIS, Sérgio P. . A dimensão educativa do movimento de ocupações - o legado da pedagogia russa presente nas escolas em Uberlândia (MG). In: Carlos Lucena; Lurdes Lucena; Elizabeth Lannes Bernardes. (Org.). Trabalho e Educação: Teoria e Resistência. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2018, v. 1, p. 161-182.

3.
MORAIS, Sérgio P. ; SORDI, D. N. . Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no Triângulo Mineiro. Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no Triângulo Mineiro. 1ed.São Paulo: Edições Verona, 2016, v. 1, p. 294-329.

4.
SORDI, D. N.. Conceitos para a Construção de uma Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: Gilberto Cézar de Noronha. (Org.). Módulo I. Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 1ed.Uberlândia: Gilberto Cézar de Noronha, 2014, v. , p. 14-22.

5.
SORDI, D. N.. Gestão Democrática do Espaço Escolar. In: Gilberto Cézar de Noronha. (Org.). Módulo I. Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 1ed.Uberlândia: Gilberto Cézar de Noronha, 2014, v. 1, p. 31-40.

6.
SORDI, D. N.. Educação Especial e Direitos Humanos no Brasil. In: Gilberto Cézar de Noronha. (Org.). Módulo I. Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 1ed.Uberlândia: Gilberto Cézar de Noronha, 2014, v. , p. 23-31.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DE SORDI, Denise Nunes. Não podemos esquecer que o Bairro Elisson Prieto é a Ocupação do Glória. Brasil de Fato, 26 dez. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE SORDI, Denise Nunes. VALORES E (RE)PRODUÇÃO DO SOCIAL: Experiências de trabalhadores entre políticas sociais e categorizações do vivido em Uberlândia (MG) 1990-2013. In: Anais do II Seminário América Latina - Cultura, História e Política, 2018, Uberlândia. II Seminário América Latina - Cultura, História e Política. Uberlândia: Pueblo Editora, 2017. v. 1. p. 1-13.

2.
SORDI, D. N.. Conjecturas e desafios de pesquisa: Ocupação de terras em Uberlândia-MG (2011) no movimento de manifestação das necessidades.. In: VII Simpósio Nacional Estado e Poder - Sociedade Civil, 2012, Uberlândia - MG. VI Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura, 2012. v. 1cd.

3.
SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P. . HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E CIDADANIA: ESTUDO SOBRE OS FLUXOS MIGRATÓRIOS DE TRABALHADORES PARA O TRIÂNGULO MINEIRO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.. In: Semana de História 2009 - X Encontro de Professores do Triângulo Mineiro, 2009, Uberlândia. "Semana de História (2009) e X Encontro de Professores de História do Triângulo Mineiro", 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
DE SORDI, Denise Nunes. Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SORDI, D. N.. 'Escola, Movimentos Sociais e Juventude: teoria e metodologia de pesquisa'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DE SORDI, Denise Nunes. Valores e (Re)Produção do Social: experiências de trabalhadores entre políticas e categorizações do vivido em Uberlândia (MG) 1990-2013. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SORDI, D. N.. Trabalho e condições de vida: Como as experiências de trabalhadores ajudam a compreender a realidade social?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SORDI, D. N.. 'Moradia, trabalho e luta: experiências, práticas e perspectivas sobre ocupações de terras urbanas'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SORDI, D. N.. A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SORDI, D. N.. Conjecturas e desafios de pesquisa: Ocupação de terras em Uberlândia-MG (2011) no movimento de manifestação das necessidades.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SORDI, D. N.; SILVA, R. D. . Histórias, memórias e cidadania: estudos sobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o Triãngulo Mineiro nas últimas décadas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SORDI, D. N.. Histórias, Memórias e cidadania: Estudo sobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o triângulo mineiro nas últimas décadas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SORDI, D. N.. Trabalhadores Migrantes: Experiências e conflitos no trabalhar na. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SORDI, D. N.. Os impactos do REUNI na Universidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SORDI, D. N.. Os impactos do REUNI na Universidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SORDI, D. N.. Os impactos do REUNI nas Universidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SORDI, D. N.. Os impactos do REUNI nas Universidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAIS, Sérgio P. ; ALMEIDA, P. R. ; SORDI, D. N. . Entrevistando Alessandro Portelli Globalização: Memórias e Resistências, 2012. (Tradução/Artigo).

2.
SORDI, D. N.; SILVA, R. D. . XVII Encontro Regional de História. Conhecer, pesquisar e ensinar história: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo. 2010 (Encontro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SORDI, D. N.. Gestão Documental em Arquivo de Interesse público. 2014.

2.
SORDI, D. N.. Serviços ao projeto 'Anos de Chumbo: Memórias e Conflitos da Cidade Vermelha'. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
DE SORDI, Denise Nunes. Parecerista ad hoc para a Revista [...] Três Pontos (UFMG), v.15, n.1. Dossiê Ocupações. ISSN:1808-169X. 2017.

2.
DE SORDI, Denise Nunes. Parecerista ad hoc para a Revista [...] Três Pontos (UFMG), v. 15, n.1, Dossiê Ocupações. ISSN:1808-169X. 2017.

3.
SORDI, D. N.. Parecerista ad hoc para a edição v.1, n.1 da Revista Todavia da UFRGS ISSN 2179-1368. 2016.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SORDI, D. N.. I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas. 2014; Tema: Divulgação do I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas. (Blog).

2.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Da forma à ação: Curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. 2013; Tema: Curso. (Blog).

3.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 2013; Tema: Guia de Estudos do curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. (Blog).

4.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Fórum do Curso 'Da Forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Fórum de discussão do curso. (Blog).

5.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Oficinas do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Oficinas do Curso. (Blog).

6.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Seminário Final do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Seminário Final do Curso "Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais". (Blog).

7.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Plano de Ação Pedagógica do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Plano de ação pedagógica do Curso "Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais". (Blog).

8.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Caderno de Atividades do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Caderno de Atividades do curso. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SORDI, D. N.. A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
NORONHA, G. C. ; SORDI, D. N. ; POLICENA, F. ; LOPES, D. R. M. ; SILVA, K. R. S. ; SANTOS, M. F. ; LIMA, P. E. P. ; DELORTO, J. A. S. . Da forma à ação: Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de estratégias para a Educação Especial).

3.
SORDI, D. N.; MATTHEWS, W. . Escolas de Experiência: 1956, a New Left e a Formação da Classe Operária Inglesa (p.115-158). 2014. (Revisão).

4.
SORDI, D. N.. Anais do I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas. 2014. (Organização de Anais de Evento).

5.
SORDI, D. N.; SAZBON, J. . Duas caras do marxismo inglês: o intercâmbio Thompson-Anderson. 2014. (Revisão).

6.
SORDI, D. N.; OLIVEIRA, B. P. . História & Perspectivas, n.1 - Especial - 2014. 2014. (Capa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SORDI, D. N.; MACEDO, L. C. M.; CUNHA, Helvécio. D. O.. Participação em banca de Tiago Amorim Pescara.O direito humano à moradia adequada: diretrizes das nações unidas sobre os casos de despejos forçados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
MORAIS, S. P.; S. V. A., P.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Daniel Gervásio Urbinatti.Coerção e sindicalismo rural em Sales Oliveira (SP) na década de 1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
MORAIS, S. P.; S. V. A., P.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Kildare Antônio Quintino da Silva.O desempenho das comunidades terapêuticas no tratamento e reabilitação dos dependentes químicos em Uberlândia (2000-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
MORAIS, S. P.; F. G., D.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Bruna Paiva de Oliveira.A construção da moralidade nos discursos do Programa Bolsa Família: Um balanço bilbiográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
DE SORDI, Denise Nunes; L. S, Diego Marcos; PAULA, Dilma A. de P.. Participação em banca de Luiz Fellippe de Assunção Fagaraz.Por memória, verdade e justiça: O conceito de Estado Ampliado e os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (2012-2014). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, SÉRGIO PAULO; S. V. A., P.. Participação em banca de Paulo Roberto Silva Gomes.Informação e Conhecimento, os desafios da educação no contexto secular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, SÉRGIO PAULO; S. V. A., P.. Participação em banca de Jeane Machado Ribeiro Ganda.Transformações nas sociabilidades urbanas: A chegada do trem de ferro em Terras Catalanas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
MACEDO, L. C. M.; SILVA, A. G.; SORDI, D. N.. Participação em banca de Pedro do Prado Möller.Os reflexos da Lei de Anistia na luta por democracia no Brasil: A justiça de Transição e a garantia dos Direitos Humanos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; MARTINS, C. C. O.. Participação em banca de Ariane Márcia Motoki.Gênero e Trabalho: Enfrentamento e desafios das mulheres motoristas do transporte urbano coletivo da cidade de Uberlândia, no decorrer do ano de 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

10.
BARBOSA, T.; SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P.. Participação em banca de Dércio Ronieri Ferreira de Souza.Migração de Nordestinos: questões críticas para nosso tempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; BARBOSA, T.. Participação em banca de José Valdinei Martins.Drogas e Violência: Conjecturas, ações e Perspectivas na cidade de Uberlândia (1994-2014). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

12.
SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P.; BARBOSA, T.. Participação em banca de Bruno Batista de Lima.O livro didático de Geografia no Brasil: implicações políticas e econômicas". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia.

13.
MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; MARTINS, C. C. O.. Participação em banca de Marco Túlio de Sousa Nascimento.A Revolução que não foi: a fala "fabricada"sobre o golpe de 64. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

14.
MORAIS, Sérgio P.; SORDI, D. N.; MARTINS, C. C. O.. Participação em banca de David Humberto Gonçalves.Relações entre Palestina e Israel: a construção de sentidos no livro paradidático de história, 2000-2010. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Estado e Revolução no Ocidente. 2018. (Seminário).

2.
Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia.Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia. 2018. (Outra).

3.
A formação política pela sétima arte.Educação e Docência: diversidade, gênero, inclusão e Direitos Humanos. 2017. (Oficina).

4.
II Seminário América Latina - Cultura, História e Política. 2017. (Seminário).

5.
Rede Pública Pelo Direito de Ensinar e Aprender: experiências coletivas de políticas públicas. 2017. (Outra).

6.
A Escola em Tempo Integral. 2016. (Seminário).

7.
Apontamentos históricos e teóricos sobre a dívida pública na obra: O Capital de Karl Marx. 2016. (Seminário).

8.
Como fazer ciência social do trabalho, movimento operário e conflitos sociais.Trabalho e condições de vida: Como as experiências de trabalhadores ajudam a compreender a realidade social?. 2016. (Simpósio).

9.
Empreendedorismo: informalidade do trabalho sob a lógica da autonomia. 2016. (Seminário).

10.
Ontologia, vida Cotidiana e os processos de conhecimento da realidade. 2016. (Seminário).

11.
A ditadura militar no Brasil: 50 anos do golpe civil-militar. 2015. (Outra).

12.
Movimentos Sociais e Ação Política "A greve geral de novembro de 2012 e os protestos anti-austeridade. 2015. (Seminário).

13.
Teatro e Política nos 50 anos do golpe militar - lembrar é resistir para a A. L. : Porque no Brasil "resistir" não é lembrar?. 2015. (Outra).

14.
2˚ Simpósio Narrativas da Imaginação. 2014. (Simpósio).

15.
I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência. 2014. (Encontro).

16.
I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas. 2014. (Simpósio).

17.
'"Cultura ordinaria" y estructura de sentimiento em las movilizaciones políticas Argentinas. Professor convidado: Pablo A. Pozzi.'. 2013. (Seminário).

18.
Caminhos da História Social:Diálogos sobre Culturas,memórias e perspectivas de investigação social: Professores convidados: Pablo Alejandro Pozzi e Mariana Mastrángelo. 2013. (Seminário).

19.
GT n˚ 06 Pluralismo, Estado e Democracia. 2013. (Seminário).

20.
GT n˚07 Sociedade e Segurança Nacional no Estado de Exceção no Governo brasileiro. 2013. (Seminário).

21.
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 2013. (Outra).

22.
Teatro e Política nos 50 anos do golpe militar - lembrar é resistir para a América Latina: Por que no Brasil "resistir" não é lembrar?. 2013. (Seminário).

23.
II Simpósio Nacional História do crime, polícia e justiça criminal. 2012. (Simpósio).

24.
Seminário Municipal Instrumentos Ubernísticos: A aplicação do Estatuto da Cidade em em Uberlândia. 2012. (Seminário).

25.
VII Simpósio Nacional Estado e Poder: sociedade civil. 2012. (Simpósio).

26.
Diálogos entre História Oral e Antropologia Visual: Temas, evidências e procedimentos nas análises de vídeos e de entrevistas orais. 2011. (Seminário).

27.
I Congresso Internacional de Direito e Marxismo. 2011. (Congresso).

28.
Jornada Jurídica 2011 - O Direito em consonância com a realidade: Construindo a democracia rumo à Justiça Social. 2011. (Congresso).

29.
Semana de História UFU 2011 - Função Social do Historiador : Teoria, Historiografia e Ensino. 2011. (Outra).

30.
Semana de História UFU 2011 - Função Social do Historiador : Teoria, Historiografia e Ensino. 2011. (Outra).

31.
Cidades, Trabalhadores e Globalização: Temas, Problemas e Evidências de Pesquisa em História Social. 2010. (Oficina).

32.
Seminário Cátedras do Desenvolvimento, Painel: Superexploração do trabalho e desenvolvimento periférico. 2010. (Seminário).

33.
Seminário Cátedras do desenvolvimento - Pensamento de Rui Mauro Marini, Painel: Atualidade do pensamento de Rui Mauro Marini. 2010. (Seminário).

34.
XVII Encontro Regional de História Conhecer, pesquisar e ensinar história; o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo..Histórias, memórias e cidadania: estudos sobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o Triângulo Mineiro nas últimas décadas.. 2010. (Encontro).

35.
Semana de História 2009 - X Encontro de Professores do Triângulo Mineiro.Histórias, memórias e cidadania: estudo dobre os fluxos migratórios de trabalhadores para o Triângulo Mineiro nas últimas décadas.. 2009. (Encontro).

36.
ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2008. (Encontro).

37.
I Seminário Integrado de Práticas Educativas do curso de História - CULTURA, TRABALHO E CIDADE. 2008. (Seminário).

38.
Semana de História 2008 - Nação em Debate: História, Linguagens e Historiografia. 2008. (Encontro).

39.
Lo voy a decir ahora: entrevistando el movimento.Diálogos sobre histórias, memórias e fontes orais.. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE SORDI, Denise Nunes. Coordenadora da Mesa "História e Movimentos Sociais" no II Seminário América Latina - Cultura, História e Política. 2017. (Outro).

2.
SORDI, D. N.. 2˚ Simpósio Narrativas da Imaginação. 2014. (Outro).

3.
SORDI, D. N.. I Simpósio Internacional E. P. Thompson: História & Perspectivas. 2014. (Outro).

4.
SORDI, D. N.. I Seminário de Práticas Educativas do Curso de História. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SORDI, D. N.;NUNES DE SORDI, DENISE;SORDI, Denise Nunes de;DE SORDI, Denise Nunes2013SORDI, D. N.; MORAIS, Sérgio P. . DEVERIAM OS CORTADORES DE CANA-DE-AÇÚCAR SE QUALIFICAR? MODIFICAÇÕES E PERMANÊNCIAS NO TRABALHO AGROINDUSTRIAL NO TRIÂNGULO MINEIRO. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 172-192, 2013.

2.
SORDI, D. N.2016SORDI, D. N.. Desafios das ações de inclusão social: formação de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais em Abaeté, Minas Gerais. Revista em Extensão (Online), v. 15, p. 76-93, 2016.


Livros e capítulos
1.
SORDI, D. N.. Moradia, Trabalho e Luta: experiências, práticas e perspectivas sobre a ocupação de terras urbanas (Uberlândia 2000-2012). 1. ed. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. v. 1. 250p .

1.
SORDI, D. N.. Conceitos para a Construção de uma Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: Gilberto Cézar de Noronha. (Org.). Módulo I. Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 1ed.Uberlândia: Gilberto Cézar de Noronha, 2014, v. , p. 14-22.

2.
MORAIS, Sérgio P. ; SORDI, D. N. . Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no Triângulo Mineiro. Deveriam os cortadores de cana-de-açúcar se qualificar? Modificações e permanências no trabalho agroindustrial no Triângulo Mineiro. 1ed.São Paulo: Edições Verona, 2016, v. 1, p. 294-329.

3.
SORDI, D. N.. Gestão Democrática do Espaço Escolar. In: Gilberto Cézar de Noronha. (Org.). Módulo I. Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 1ed.Uberlândia: Gilberto Cézar de Noronha, 2014, v. 1, p. 31-40.

4.
DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, SÉRGIO PAULO ; F. G., D. . "A gente quer pagar o que é nosso": agência e economia moral na trajetória de trabalhadores em ocupações urbanas.. In: Sérgio Paulo Morais; Antônio de Pádua Bosi; Aparecida Darc Souza. (Org.). E. P. Thompson: história, educação e presença. 1ed.São Paulo: Edições Verona, 2018, v. 1, p. 205-233.

5.
SORDI, D. N.. Educação Especial e Direitos Humanos no Brasil. In: Gilberto Cézar de Noronha. (Org.). Módulo I. Da forma à ação : Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 1ed.Uberlândia: Gilberto Cézar de Noronha, 2014, v. , p. 23-31.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DE SORDI, Denise Nunes. Não podemos esquecer que o Bairro Elisson Prieto é a Ocupação do Glória. Brasil de Fato, 26 dez. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
SORDI, D. N.. Os impactos do REUNI nas Universidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SORDI, D. N.. Os impactos do REUNI na Universidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SORDI, D. N.. 'Escola, Movimentos Sociais e Juventude: teoria e metodologia de pesquisa'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DE SORDI, Denise Nunes. Valores e (Re)Produção do Social: experiências de trabalhadores entre políticas e categorizações do vivido em Uberlândia (MG) 1990-2013. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DE SORDI, Denise Nunes. Experiência Social: teoria e metodologia de pesquisa em ocupações de escolas em Uberlândia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SORDI, D. N.. A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
NORONHA, G. C. ; SORDI, D. N. ; POLICENA, F. ; LOPES, D. R. M. ; SILVA, K. R. S. ; SANTOS, M. F. ; LIMA, P. E. P. ; DELORTO, J. A. S. . Da forma à ação: Curso de Formação de Professores para Atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de estratégias para a Educação Especial).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Da forma à ação: Curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. 2013; Tema: Curso. (Blog).

2.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais - Guia de Estudos. 2013; Tema: Guia de Estudos do curso de formação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais. (Blog).

3.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Fórum do Curso 'Da Forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Fórum de discussão do curso. (Blog).

4.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Oficinas do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Oficinas do Curso. (Blog).

5.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Seminário Final do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Seminário Final do Curso "Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais". (Blog).

6.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Plano de Ação Pedagógica do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Plano de ação pedagógica do Curso "Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais". (Blog).

7.
SORDI, D. N.; NORONHA, G. C. ; SANTOS, M. F. . Caderno de Atividades do Curso 'Da forma à ação de professores para atuar em Salas de Recursos Multifuncionais'. 2013; Tema: Caderno de Atividades do curso. (Blog).



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso SEPLAG/MG 2011 PEB I - História. 
Aprovada no Concurso SEE/MG 07/2017 PEB I - História.
Certificação TOEFL.
Mesária nas Eleições 2018 - MG.



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