Juliana Harrison Henno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9844725241172185
  • Última atualização do currículo em 14/08/2018


Designer com habilitação programação visual e pesquisadora na área de arte, design e mídias digitais. Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) na linha de pesquisa de Multimeios e área de concentração em Poéticas Visuais, com a dissertação "A cor como fonte luminosa e a inserção do receptor". Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) na linha de pesquisa de Multimeios e área de concentração em Poéticas Visuais, com bolsa CAPES e sob a orientação da profa. Dra. Monica Tavares. Realizou parte de seu doutorado no departamento de arquitetura da Newcastle University sob a supervisão de Martyn Dade-Robertson em Newcastle upon Tyne, Reino Unido. Sua tese foi defendida em 2016 e é intitulada "As correlações entre os sistemas generativos e a fabricação digital no contexto das artes visuais". Vice-líder e Membro do grupo de pesquisa "GP_ADMD - Arte, Design e Mídias Digitais", do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, do qual participa desde 2008 até o presente. Participou entre 2012 a 2016 do grupo de pesquisa "DIGI FAB - Tecnologias digitais de fabricação aplicadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos" (FAU-USP), período em que integrou a equipe do FabLab SP, que é um laboratório de fabricação digital na FAUUSP. Se graduou em 2017 do Fab Academy (curso dirigido por Neil Gershenfeld diretor do Center for Bits and Atoms - MIT), que se trata de um curso de treinamento para habilitar as práticas vinculadas a laboratórios de fabricação digital. Membro da Rede FabLab Brasil, uma rede que procura dar suporte aos laboratórios FabLabs no Brasil. É também membro dos grupos de pesquisa internacionais: "Study Group on Color Education (CE)" e "Environmental Colour Design (ECD)", pertencentes à Associação Internacional das Cores (AIC). Atualmente coordena o PortoFabLab no qual promove a correlação entre a produção artística e a experiência estética, criando um diálogo intrínseco entre arte, inovação e novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Harrison Henno
Nome em citações bibliográficas
HENNO, J. H.;HENNO, JULIANA HARRISON;HENNO, JULIANA HARRISON HENNO


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Newcastle University (Orientador: Martyn Dade-Robertson).
Título: As correlações entre os sistemas generativos e a fabricação digital no contexto das artes visuais, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Monica Baptista Sampaio Tavares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte, tecnologia, impressão, prototipagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Tecnologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
2008 - 2010
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A cor como fonte luminosa e a inserção do receptor,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Monica Baptista Sampaio Tavares.
Palavras-chave: cor, fonte luminosa, luz, arte digital, tecnologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Tecnologia.
2000 - 2003
Graduação em Desenho Industrial.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Fab Academy. (Carga horária: 216h).
Center for Bits and Atoms - MIT, CBA -MIT, Estados Unidos.
2013 - 2013
Workshop de Fabricação Digital. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAUUSP, Brasil.
2012 - 2012
O Papel do Livro com Marlene Laky. (Carga horária: 8h).
Casa das Rosas, CR, Brasil.
2012 - 2012
4ºCurso Básico/Teórico de Museologia e Museografia. (Carga horária: 20h).
Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.
2012 - 2012
Produção Gráfica Editorial com Marcia Signorini. (Carga horária: 15h).
Universidade do Livro - Fundação Editora Unesp, UNIL-UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Encadernação para Designers. (Carga horária: 8h).
Oficina Tipográfica São Paulo - SESI, OTSP - SESI, Brasil.
2012 - 2012
Workshop Design e Arquitetura Contemporâneos. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP, Brasil.
2010 - 2010
Estruturas Topológicas - David Celento. (Carga horária: 18h).
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
2010 - 2010
História da Fotografia - Teoria e Prática. (Carga horária: 20h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2010 - 2010
Design Visual, Comunicação Visual, Design Gráfico. (Carga horária: 12h).
Universidade do Livro - Fundação Editora Unesp, UNIL-UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Ilustração e design com Rico Lins. (Carga horária: 6h).
Oficina Tipográfica São Paulo - SESI, OTSP - SESI, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Preparação Pedagógica. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
2009 - 2009
Gdlib, ImageMagick e Script Image Processing. (Carga horária: 20h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2009 - 2009
O processo de Criação em Arte e Meios Tecnológicos. (Carga horária: 20h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2004 - 2004
Workshop: The language of the city. (Carga horária: 12h).
ICOGRADA, ICOGRADA, Brasil.
2002 - 2002
Quark Xpress. (Carga horária: 20h).
DRC Consulting, DRC, Brasil.
2002 - 2002
Adobe Illustrator. (Carga horária: 20h).
DRC Consulting, DRC, Brasil.
2002 - 2002
O estilo de Vida Digital do Mac OS X. (Carga horária: 20h).
DRC Consulting, DRC, Brasil.
2001 - 2001
Ilustração Digital e Tratamento de Imagens. (Carga horária: 60h).
Senac - São Paulo, SENAC, Brasil.
2001 - 2001
Workshop: Tipografia com Luciano Cardinali. (Carga horária: 4h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.


Atuação Profissional



Espaço Cultural Porto Seguro, ECPS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenação PortoFabLab, Carga horária: 30


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina "Arte e os Processos Digitais de Fabricação" (CAP-5029) junto com os professores Monica Tavares e Gilbertto Prado no Programa de Pós Graduação de Artes Visuais (PPG-AV) da ECA-USP.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Conferencista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina ministrada, na qualidade de Docente Conferencista, entre março e junho de 2014. CAP 156 - Projeto Gráfico Departamento de Artes Plásticas - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Supervisionado PAE, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de atividades didáticas junto à disciplina CAP 0208 - Formas de expressão e comunicação artística:desenho geométrico, da Escola de Comunicações e Artes, aos alunos de graduação, sob supervisão da Profa. Dra. Monica Tavares.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Supervisionado PAE, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de atividades didáticas junto à disciplina MAP 2001 - Matemática, Arquitetura e Design, do Instituto de Matemática e Estatística, aos alunos de graduação, sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Colli.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Conferencista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina ministrada, na qualidade de Docente Conferencista, entre março e junho de 2013. CAP 156 - Projeto Gráfico Departamento de Artes Plásticas - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Supervisionado PAE, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de atividades didáticas junto à disciplina CAP-209 - Linguagem Gráfica, da Escola de Comunicações e Artes, aos alunos de graduação, sob supervisão da Profa. Monica Tavares.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Conferencista, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina ministrada, na qualidade de Docente Conferencista, entre março e junho de 2012. CAP 156 - Projeto Gráfico Departamento de Artes Plásticas - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Supervisionado PAE, Enquadramento Funcional: Estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Realização de atividades didáticas junto à disciplina CAP0208 - Formas de expressão e comunicação artística: Desenho Geométrico, da Escola de Comunicações e Artes, aos alunos de graduação, sob supervisão da Profa. Monica Tavares.


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora da pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Pós-Graduação do curso de Design Gráfico: Conceito e Aplicação. Disciplina: Superfícies Gráficas


Instituto Europeo di Design - São Paulo, IED-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Graduação, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da disciplina Tecnologias Criativas (BDM4AM) do curso Design de Moda.


Designer Freelancer, DESIGNER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Designer Freelancer, Enquadramento Funcional: Profissional autônomo, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalhos realizados na categoria do design / programação visual / editoração, visando atender de forma autônoma diferentes pessoas e empresas.


Elmefaria, ELMEFARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 30
Outras informações
Criação e desenvolvimento de projetos na área de Design.


Facilit Comércio de Displays LTDA, FACILIT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Designer gráfica e de criação, Enquadramento Funcional: Profissional autônomo, Carga horária: 8
Outras informações
Trabalho realizado tanto na área de design de produto (criação de stands, mobiliários de exposição e eventos) como na área de programação visual ao realizar o projeto gráfico de alguns clientes anunciantes como Pfizer, Tetra Pak, Vivo, etc.


Sputnik Design Ltda, LAIKA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de projetos e criação na área do Design.


Instituto Brasileiro das Edições Pedagógicas, IBEP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diagramadora, designer junior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste período colaborei com a empresa desenvolvendo o projeto gráfico de livros que participariam da Bienal Internacional dos Livros em São Paulo - Brasil (2004).


Rex Design, REX, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiária da agência REX Design. Realizei neste período serviços de apresentação de projetos, desenvolvimento de modelos e mock-ups, pesquisas de imagem e eventualmente serviços de criação de produto e de identidade visual.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Tecnologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Poéticas Digitais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Estoniano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Romani, E2017Romani, E ; HENNO, J. H. . Reflexões sobre o emprego de técnicas e materiais na construção do acervo tátil em museus. DATJournal Design Art and Technology, v. 2, p. 134-149, 2017.

2.
GARCIA, A.2016GARCIA, A. ; HENNO, J. H. ; CAMPOS, P. E. F. ; FLEURY, A. L. . Abordagem de conceitos de design e fabricação em um ambiente de aprendizagem de inclusão digital. DATJournal - Design, Art and Technology Journal, v. 1, p. 51-61, 2016.

3.
ANGELO, ALEX GARCIA SMITH2016ANGELO, ALEX GARCIA SMITH ; HENNO, J. H. ; CAMPOS, P. E. F. ; FLEURY, A. L. . Abordagem de conceitos de design e fabricação em um ambiente de aprendizagem de inclusão digital. Transdisciplinaridades: Projetos, Materiais e Processos, v. 1, p. 51-61, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAVARES, M. (Org.) ; HENNO, J. H. (Org.) ; DAMELIO, H. (Org.) ; BOCHIO, A. (Org.) ; ANTUNES, A. (Org.) . arte_corpo_tecnologia. 1. ed. São Paulo: ECA/USP, 2014. v. 1. 284p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROMANI, ELIZABETH ; HENNO, J. H. . Reflexões sobre o emprego de técnicas e materiais na construção do acervo tátil em museus. In: Álvaro Sousa; Cátia Pereira; Gonçalo Gomes. (Org.). ETD?17 VI Ergotrip Design Aveiro, Livro de Resumos. 1ed.Aveiro: UA Editora, 2017, v. 1, p. 18-18.

2.
TAVARES, M. ; HENNO, J. H. . As co-relações entre multiplicidade e singularidade no contexto da arte e design generativos. In: BASTOS, Paulo; VENTURELLI, Suzete; ROCHA, Cleomar. (Org.). 14o. Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: 14#ART - Arte e Desenvolvimento Humano / 14th International Meeting of Art and Technology: 14# ART - Art and Human Enhancement. 1ed.Porto: UA Editora, 2015, v. 14, p. 201-206.

3.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . A fabricação digital no contexto da criação artística. In: Monica Tavares, Juliana Henno, Helena Damélio, Alessandra Bochio, Aline Antunes. (Org.). arte_corpo_tecnologia. 1ed.São Paulo: ECA/USP, 2014, v. , p. 146-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, M. ; HENNO, JULIANA HARRISON . A geometria computacional como via para a potencialização da criatividade. In: #16.ART - artis intelligentia: Imaginar o Real, 2017, Porto. #16.ART - artis intelligentia: Imaginar o Real | Livro de Atas. Porto: i2ADS ? Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017. v. 1. p. 976-988.

2.
PEREIRA, VINÍCIUS JULIANI ; HENNO, JULIANA HARRISON . O Pensamento Algorítmico Associado ao Origami no Contexto de um Laboratório de Fabricação Digital. In: XXI Congreso Internacional de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital, 2017, Concepción. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. p. 202-206.

3.
ROMANI, ELIZABETH ; HENNO, JULIANA HARRISON HENNO ; MAZZILLI, CLICE DE TOLEDO SANJAR . Reflexões acerca das técnicas de construção de imagens táteis encontradas em museus e possíveis caminhos. In: 7th Information Design International Conference, 2015, Brasília. Proceedings of the 7th Information Design International Conference. v. 2. p. 332-341.

4.
ANGELO, A. G. S. ; HENNO, J. H. ; CAMPOS, P. E. F. ; FLEURY, A. L. . Design and digital manufacturing concepts applied to a digital inclusion program for young people in the outskirts of Guarulhos in Brazil. In: Fab Learn 2015 Conference on Creativity and Fabrication in Education, 2015, Stanford. Equity and Diversity in Making. Stanford, 2015. p. 1-4.

5.
ANGELO, ALEX GARCIA SMITH ; HENNO, JULIANA HARRISON ; ROMANI, ELIZABETH ; LEMUS, MILTON VILLEGAS . Resultados Sobre la Práctica del Diseño Asociado con el Trabajo Colaborativo y el Construccionismo en una Comunidad de Guarulhos, Brasil.. In: XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics SIGraDi: Design in Freedom, 2014, Montevideo. Proceedings of the XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Design in Freedom. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. v. 1. p. 200-204.

6.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. ; STABILE, H. . The transposition from colour to volume by means of digital fabrication: Op Art case study. In: 12th International AIC Colour Congress, 2013, Newcastle upon Tyne. AIC Colour 2013 / Conference Proceedings. Great Britain: The Colour Group. v. 3. p. 953-956.

7.
BOCHIO, A. ; ZAMITH, A. ; ANTUNES, A. ; CASTELLANI, F. M. ; DAMELIO, H. ; STABILE, H. ; HENNO, J. H. ; TAVARES, M. ; VENTURELLI, S. . O Corpo Ilustrado. In: #12. ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 2013, Brasília. Anais #12.ART. Brasília, 2013. v. 12. p. 1-10.

8.
ANGELO, A. G. S. ; HENNO, J. H. ; CAMPOS, P. E. F. . Projeto Fab Social: Introdução à programação em um curso livre aplicado na periferia de Guarulhos. In: Alice Brasil, 2013, São Paulo. Alice Brasil : anais 2013. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2013. p. 27-32.

9.
HENNO, J. H.. Estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital. In: ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES, 2012, SÃO PAULO. ANAIS do ARTE_PESQUISA: INTER-RELAÇÕES. SÃO PAULO: INSTITUTO DE ARTES DA UNESP, 2012. p. 562-572.

10.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . Colour as a light source and the receiver?s participation. In: AIC 2011 - Interaction of Colour & Light in the Arts and Sciences, 2011, Zürich. Conference Proceedings - Interaction of Colour & Light in the Arts and Sciences. Obergerlafingen: Publikation Digital AG, 2011. v. 1. p. 402-405.

11.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . A cor como fonte luminosa e a inserção do receptor. In: 20º Encontro Nacional - ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Rio de Janeiro, 2011. p. 3756-3770.

12.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . As principais contribuições científicas para o desenvolvimento do estudo da cor como fonte luminosa e suas aplicações no campo das experimentações artísticas digitais. In: 19º Encontro Nacional ANPAP, 2010, Cachoeira - BA. Entre Territórios, 2010. p. 1348-1363.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, M. ; HENNO, J. H. ; Grupo Arte, Design e Mídias Digitais . Form(a)tividade I. In: 16o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL, 2017, Porto. #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL. Porto: i2ADS ? Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017. v. 1. p. 1103-1103.

2.
Romani, E ; HENNO, J. H. . Reflexões sobre o emprego de técnicas e materiais na construção do acervo tátil em museus. In: ETD?17, 2017, Aveiro. ETD?17 - 6o Ergotrip Design, Aveiro: livro de resumos. Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro, 2017. p. 18-18.

3.
ROMANI, ELIZABETH ; HENNO, J. H. ; MANZZILLI, C. T. S. . Reflections on the techniques of tactile image construction found in museums and possible paths. In: VII Information Design International Conference - CIDI 2015, 2015, Brasília. Research Abstracts of the 7th information Design International Conference. Brasília: Sociedade Brasileira de Design da Informação - SBDI, 2015. p. 51-51.

4.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. ; STABILE, H. . The transposition from colour to volume by means of digital fabrication: Op Art case study. In: 12th International AIC Colour Congress, 2013, Newcastle upon Tyne. AIC Colour 2013 / Book of Abstracts. Great Britain: The Colour Group, 2013. v. 1. p. 53-53.

5.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . Study of interactive installations as a result of the mediation between body and colour materialized by light source. In: Progress in Colour Studies 2012, 2012, Glasgow. Abstracts List - Progress in Colour Studies 2012, 2012. v. 1. p. 14-15.

6.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . Colour as a light source and the receiver's participation. In: AIC 2011 - Interaction of Colour & Light in the Arts and Sciences, 2011, Zürich. Book of Abstracts - Interaction of Colour & Light in the Arts and Sciences. Obergerlafingen: Publikation Digital AG, 2011. v. 1. p. 107-107.

Apresentações de Trabalho
1.
HENNO, J. H.. A apropriação dos meios digitais de fabricação como via de criação nas Artes Visuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROMANI, ELIZABETH ; HENNO, J. H. . Palestra e oficina sobre ilustração tátil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HENNO, J. H.. A criação no fluxo entre a fabricação digital e as técnicas tradicionais artísticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HENNO, J. H.. A fabricação digital como via de representação no campo das artes visuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, V. J. ; HENNO, J. H. . FabLab: A fabricação digital na prática da arquitetura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HENNO, J. H.; FIGUEIREDO, N. . Entrevista com Porto FabLab. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
HENNO, J. H.. A representação física da informação digital no contexto das Artes Visuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
HENNO, J. H.. O uso da interface digital na criação de módulos vetoriais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROMANI, ELIZABETH ; HENNO, J. H. ; MANZZILLI, C. T. S. . Reflexões acerca das técnicas de construção de imagens táteis encontradas em museus e possíveis caminhos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAVARES, M. ; HENNO, J. H. . As co-relações entre multiplicidade e singularidade no contexto da arte e design generativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
HENNO, J. H.. Fab Academy e estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HENNO, J. H.. O PAE na prática: relatos de experiências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
HENNO, J. H.. Design Generativo & Prototipagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. ; STABILE, H. . The transposition from colour to volume by means of digital fabrication: Op Art case study. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
HENNO, J. H.. Fab Academy: How to make almost anything. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CASTELLANI, F. M. ; HENNO, J. H. ; BOCHIO, A. ; ZAMITH, A. ; ANTUNES, A. ; DAMELIO, H. ; STABILE, H. ; TAVARES, M. ; VENTURELLI, S. . O Corpo Ilustrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HENNO, J. H.. Apresentação de trabalhos do 3° Workshop Internacional FabLab SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . Study of interactive installations as a result of the mediation between body and colour materialized by light source. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HENNO, J. H.. Estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
HENNO, J. H.. Estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . Color as a light source and the receiver?s participation. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . A cor como fonte luminosa e a inserção do receptor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HENNO, J. H.. Panorama sobre as formas de apresentação de projeto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
HENNO, J. H.; TAVARES, M. . As principais contribuições científicas para o desenvolvimento do estudo da cor como fone luminosa e suas aplicações no campo das experimentações artísticas digitais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
HENNO, J. H.. A lei dos contrastes simultâneos nas obras de Seurat. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
HENNO, J. H.. O modo de operar a cor nas poéticas de recepção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
HENNO, J. H.. Uma analise semiótica da cor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
HENNO, J. H.. O impacto da tecnologia na arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
HENNO, J. H.. O uso de técnicas de produção automatizada no ambiente do Museu: um estudo de caso 2013 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAKY, M. ; HENNO, J. H. ; Romani, E . Poesia e Livro-Objeto (o encontro de duas artes). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HENNO, J. H.. Oficina de Fabricação Digital. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HENNO, J. H.; ROMANI, ELIZABETH . Fundamentos e Aplicação do Corte a Laser com Base nas Plataformas de Documentação e Criação Colaborativa: Um Experimento com Engrenagens. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HENNO, J. H.; Romani, E . Analogias Sensoriais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANGELO, A. G. S. ; HENNO, J. H. . Furniture Models with Digital Fabrication: Sharing experiences of a digital inclusion program ? Fab Social. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COELHO, A. ; HENNO, J. H. ; ANGELO, A. G. S. . Experiência Geodésica: construindo com arestas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
HENNO, J. H.; ANGELO, A. G. S. . Digitalização com Kinect e processamento de imagem com Rhino 3D / Grasshopper. 2013. .

7.
ANGELO, A. G. S. ; HENNO, J. H. . Fundamentos da Fabricação Digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ANGELO, A. G. S. ; HENNO, J. H. ; MONNERAT, H. ; FERNANDES, P. . Fab Social - Que tal fabricar um objeto?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANGELO, A. G. S. ; HENNO, J. H. . Crie seu desenho animado em 3D com Alice. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LAKY, M. ; Romani, E ; HENNO, J. H. . Oficina de criação de livro-objeto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
HENNO, J. H.; FRAGA, C. T. ; MARCICANO, J. G. R. . Oficina Robô Piscante. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
HENNO, J. H.; FRAGA, C. T. ; MARCICANO, J. G. R. . Oficina Fábrica de Biscoitos 3D. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
Romani, E ; Chaves, I. G. ; HENNO, J. H. . Workshop: Encadernação Japonesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
TAVARES, M. ; HENNO, JULIANA HARRISON ; MELO, D. ; GREENLEAF, E. ; SIMOES, F. ; GUERRA, P. ; KAFFKA, S. . Form(a)tividade I. 2017. Instalação.

2.
TAVARES, M. ; RODRIGUES, A. ; ANTUNES, A. ; ALCANTARA, C. ; MELO, D. ; HENNO, J. H. ; GUERRA, P. ; TADASHI, R. ; KAFFKA, S. ; SERRA, V. . Micro-sistemas Poéticos. 2016. Instalação.

3.
TAVARES, M. ; HENNO, J. H. ; CASTELLANI, F. M. ; BOCHIO, A. ; RODRIGUES, A. ; GUERRA, P. ; STABILE, H. . Analogias Sonoras. 2015. Instalação.

4.
HENNO, J. H.. Motion Tunnel. 2013. Escultura.

5.
BOCHIO, A. ; ZAMITH, A. ; ANTUNES, A. ; CASTELLANI, F. M. ; DAMELIO, H. ; STABILE, H. ; HENNO, J. H. ; TAVARES, M. ; VENTURELLI, S. . O Corpo Ilustrado. 2013. Instalação.

6.
RODRIGUES, A. ; HENNO, J. H. . Casulo. 2013. Escultura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Grupo Arte, Design e Mídias Digitais ; HENNO, J. H. . Você Liga Para Arte?. 2008 (Intervenção).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, I. C.; WEISS, L.; HENNO, J. H.. Participação em banca de Normal Benedito Figueiredo. Minhas conversas com Bosch. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ZAIDLER, W.; HENNO, J. H.. Participação em banca de Helena de Moura Campos Franco. Projeto gráfico de exposição no espaço urbano. Uma proposta na Vila Madalena. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
ZAIDLER, W.; HENNO, J. H.. Participação em banca de Flávio Henrique Lucas Cardamone. Criação de uma Marca de Cerveja Artesanal e sua Implementação no Design de Embalagens e Materiais de Promoção. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
ZAIDLER, W.; HENNO, J. H.. Participação em banca de Flavia Pasquotto de Andrade. Projeto gráfico editorial ilustrado: universo da bebida chá. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
ZAIDLER, W.; HENNO, J. H.. Participação em banca de Fabiano Ferreira dos Santos. Projeto de Especialização: Livro-objeto a partir de poesias de Paulo Leminski. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Design Gráfico) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HENNO, J. H.; VILALBA, R.; LINK, C.. Participação em banca de Hugo Wilton Cafasso Neto.Paleontoy. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Instituto Europeo di Design - São Paulo.

2.
TAVARES, M.; HENNO, J. H.; LAURENTIZ, S.. Participação em banca de Hilário Alves Raimundo.Pac-Chess: Um estudo no entrecruzamento de jogos e animações 2D e 3D. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Bacharelado em Multimídia e Intermídia) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

3.
TAVARES, M.; CAMPOS, P. E. F.; HENNO, J. H.; MATTAR, S.. Participação em banca de Alessandra Roberta Rodrigues.Simultanear.te: estruturas volumétricas com fabricação digital na percepção corpo + objeto + local expositivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAB 13: Fabricating Society. 2017. (Congresso).

2.
Os laboratórios de Fabricação Digital como ponte entre a Universidade e a Sociedade. 2016. (Outra).

3.
14º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #14.ART. As co-relações entre multiplicidade e singularidade no contexto da arte e design generativos. 2015. (Congresso).

4.
ARTE, EDUCAÇÃO E MULTIMEIOS PARA A ACESSIBILIDADE. 2015. (Outra).

5.
Catalysing the transition from an Industrial Age to an Ecological Era. 2015. (Seminário).

6.
Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares: Arte e Pesquisa.A representação física da informação digital no contexto das Artes Visuais. 2015. (Seminário).

7.
Understanding Visual Music.Analogias Sonoras. 2015. (Simpósio).

8.
VII Information Design International Conference - CIDI 2015. Reflexões acerca das técnicas de construção de imagens táteis encontradas em museus e possíveis caminhos. 2015. (Congresso).

9.
Dr Gail Day & Film Screenings : Amber Collective Glassworks + Harun Farocki In Comparison. 2014. (Outra).

10.
Material Memory: The Post Industrial Landscape as Site for Creative Practice. 2014. (Simpósio).

11.
12 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia.O Corpo Ilustrado. 2013. (Encontro).

12.
12th Congress of the International Colour Association. The transposition from colour to volume by means of digital fabrication: Op Art case study. 2013. (Congresso).

13.
2a Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos (SEMCITEC). 2013. (Seminário).

14.
3° Workshop Internacional FabLab SP.Resultados das oficinas do "3° Workshop Internacional FabLab SP". 2013. (Seminário).

15.
ARTE E MÍDIAS LOCATIVAS Mesa Redonda. 2013. (Encontro).

16.
Congresso Alice Brasil 2013. 2013. (Congresso).

17.
Conversa com Hugo Fuks. 2013. (Outra).

18.
Modelos Pedagógicos para o Ensino do Design: Proposições para o Design Sec. 2013. (Outra).

19.
Arte_Pesquisa: Inter-Relações.Estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital. 2012. (Encontro).

20.
Criação de livros eletrônicos com InDesign - InDesign User Group. 2012. (Encontro).

21.
Desenho Generativo com Rhino 5.0 e Grasshopper. 2012. (Seminário).

22.
Design e Arquitetura Contemporâneos. 2012. (Oficina).

23.
Novidades do InDesign CS6. 2012. (Encontro).

24.
Progress in Colour Studies 2012. Study of interactive installations as a result of the mediation between body and colour materialized by light source. 2012. (Congresso).

25.
Seminário Mindlin 2012 - Plantin & Craesbeeck. 2012. (Seminário).

26.
Simpósio Futuros Possíveis. 2012. (Simpósio).

27.
20º Encontro Nacional - ANPAP.A cor como fonte luminosa e a inserção do receptor. 2011. (Encontro).

28.
AIC 2011 - Interaction of Colour & Light in the Arts and Sciences.Color as a light source and the receiver?s participation. 2011. (Outra).

29.
Designer x Gráfica, como afinar essa parceria. 2011. (Outra).

30.
Uso da Cor no Design e Arquitetura: Novas tecnologias, Ferramentas e Reflexões. 2011. (Outra).

31.
19º Encontro Nacional ANPAP.As principais contribuições científicas para o desenvolvimento do estudo da cor como fonte luminosa e suas aplicações no campo das experimentações artísticas digitais. 2010. (Encontro).

32.
Adobe InDesign User Group. 2009. (Encontro).

33.
Design e Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Seminário).

34.
III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes. 2009. (Simpósio).

35.
Manifesto do Dia da Cor. 2009. (Seminário).

36.
Icograda International Conference: The design frontiers. 2004. (Outra).

37.
Regional Seminar: The state of design in Latin America, an overview. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, P. E. F. ; ROZESTRATEN, A. S. ; FLEURY, A. L. ; HENNO, J. H. ; ANGELO, A. G. S. ; LOPES, E. ; STABILE, H. . 3° Workshop Internacional FabLab SP: Sobre Fabricação Digital Aplicada ao Design e à Arquitetura Contemporâneos. 2013. (Congresso).

2.
CAMPOS, P. E. F. ; FLEURY, A. L. ; LOPES, E. ; GASPAR, N. ; HENNO, J. H. ; STABILE, H. ; ANGELO, A. G. S. ; SOUTO, I. ; LEE, W. ; FERREIRA, R. ; SZTUTMAN, F. . Design e Arquitetura Contemporâneos: dos novos processos de projeto à fabricação digital. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HENNO, J. H.. Estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Desde 2008 - Membro do grupo de pesquisa "Arte, Design e Mídias Digitais", do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.
Desde 2010 - Membro do grupo de pesquisa "Study Group on Color Education (CE)" da Associação Internacional das Cores (AIC).
Desde 2011 - Membro do grupo de pesquisa "Environmental Colour Design (ECD)", da Associação Internacional das Cores (AIC). 
Desde 2012 - Membro do grupo de pesquisa "DIGI FAB - Tecnologias digitais de fabricação aplicadas à produção do Design e Arquitetura Contemporâneos", da FAU/USP.

No dia 12 de agosto de 2011, ministrei a aula "Panorama sobre as formas de apresentação de projeto" para os alunos da disciplina de Linguagem Gráfica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA_USP. A professora responsável pela disciplina e autora do convite desta comunicação para com os alunos é Monica Tavares.

No dia 13 de novembro de 2012, ministrei a aula "Estudos de caso de processos de criação artística baseados na fabricação e prototipagem digital" para os alunos da disciplina de Computação Gráfica na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA_USP. A professora responsável pela disciplina e autora do convite desta comunicação para com os alunos é Monica Tavares.

Colaboração com o curso "Projeto Gráfico" (CAP 156), de responsabilidade do Prof. Dr. João Luiz Musa, no âmbito da Graduação em Artes Plásticas da ECA-USP, no primeiro semestre de 2012. A colaboração consistiu no desenvolvimento do programa do curso e na apresentação das aulas na qualidade de Docente Conferencista.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 10:47:35