Marion Rodrigues Dariz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5002141541491988
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Licenciada em Letras - habilitação Português, Inglês e Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Pelotas (1994). É Especialista em Educação Brasileira pela Fundação Universidade do Rio Grande(FURG) e Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Atualmente, além de atuar como professora de Português e Literatura do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção, em Pelotas, exerce o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Atua na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e tecnologias. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas(UFPel).É integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia Histórico-Cultural (FaE/PPGE/UFPel), no qual são desenvolvidos estudos relativos às seguintes temáticas: ensino-aprendizagem, fracasso e sucesso escolar, cultura escolar, trabalho colaborativo em educação e linguagem e cognição. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo integrante juntamente com sua coorientadora, Fabiane Villela Marroni, do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (grupo de pesquisa) da PUC-SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marion Rodrigues Dariz
Nome em citações bibliográficas
DARIZ, M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção.
Rua Almirante Barroso,1679
Centro
96010280 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32222553
URL da Homepage: http://www.joaquimassumpcao.org


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Incentivando a leitura e a escrita por meio de Atividade Organizadora de Ensino: uma estratégia de aprendizagem analisada à luz dos pressupostos da Semiótica Discursiva,
Orientador: Vilson José Leffa.
Coorientador: Fabiane Villela Marroni.
2015 interrompida
Doutorado interrompido em 2018 em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Incentivando a leitura e a escrita por meio de Atividade Organizadora de Ensino: uma estratégia de aprendizagem analisada à luz dos pressupostos da Semiótica Discursiva. (provisório),
Orientador: Fabiane Villela Marroni.
Ano de interrupção: 2018
Palavras-chave: ensino-aprendizagem; Literatura; Semiótica Discursiva; Atividade Organizadora de Ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Magda Floriana Damiani.
Palavras-chave: vídeo educativo-interativo; intervenção; Teoria Histórico-Cultural; ensino-aprendizagem; ambiguidade lexical.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2014
Especialização em Formação Continuada em Mídias na Educação. (Carga Horária: 390h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, IF- PELOTAS, Brasil.
Título: A produção de ?curtas? a partir de textos literários: uma estratégia de aprendizagem analisada à luz da perspectiva histórico-cultural..
Orientador: Verônica Rodriguez Fernandes.
2001 - 2003
Especialização em Especialização em Educação Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: O Lúdico no Aprendizado Autônomo da Língua Inglesa.
Orientador: Christine Siqueira Nicolaides.
1990 - 1994
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Quadrinhos na Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações.. (Carga horária: 160h).
Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha, UANE, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Formação Docente em EaD: módulo I - Fundamentos de EaD. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Extensão Games e Gamification no Ensino de Línguas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2017 - 2017
minicurso A contribuição da avaliatividade na construção de textos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
MINICURSO Introdução à Semiótica Discursiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2017 - 2017
Novos multiletramentos na escola. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso Ensino e Aprendizagem da Produção Escrita. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Formação Continuada Professores Rede Municipal. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Formação continuada de professores para integração de tecnologias digitais. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
PROMIDIAS-Comunidade formação de professores em mídias digitais. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Form. Cont. Professores Português -Rede Municipal. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Tutoria em EaD: o que é e como se faz?. (Carga horária: 80h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2013 - 2013
Design Educacional na Produção de Materiais Didáti. (Carga horária: 50h).
Instituto Federal Sul-rio-grandense, IF SUL, Brasil.
2013 - 2013
Caminhos da Escrita. (Carga horária: 80h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2013 - 2013
Sequência didática: aprendendo por meio de resenha. (Carga horária: 80h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Qualificação das Práticas de Prof. Poder Escolar. (Carga horária: 176h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2010
GESTAR-Programa Gestão da Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 200h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.
2006 - 2006
Transformando a sala de aula de inglês como língua. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Educação para a Paz. (Carga horária: 80h).
Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, SME, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância Curso Profuncionário-IFSul, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como Tutora a Distância, de junho a agosto. Revisora Linguística (Equipe de Design do Ambiente), de agosto até o momento.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: PROFESSOR CONVIDADO, Enquadramento Funcional: Servidora Pública Federal, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para ministrar aulas Leitura e Produção Textual no Curso de Gestão Pública da Faculdade de Administração e Turismo(FAT), da Universidade Federal de Pelotas(UFPel).


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40


Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção, E.M.E.F. J.A, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Municipal, Carga horária: 20

Atividades

05/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português e Literatura Brasileira

COLEGIO NELSON WORTMANN, NW, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: CONTRATADA, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Jaguarão, PMJ, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Municipal, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - 2016
Grupo de Pesquisa Educação e Psicologia Histórico-Cultural
Descrição: O grupo visa a realizar estudos embasados pela Psicologia Histórico-cultural e da Atividade (a partir das ideias de Vygotsky, Luria, Leontiev e dos pós-vygotskianos). Os estudos enfocam processos de aprendizagem e de ensino, de trabalho colaborativo, de desenvolvimento cognitivo ligado à aprendizagem, bem como investigações relacionadas ao sucesso/fracasso e à inclusão escolar. Os pesquisadores têm especial interesse em desenvolver pesquisas aplicadas (intervenções pedagógicas) em diferentes áreas do conhecimento. A produção do grupo tem sido veiculada por meio de dissertações de mestrado, teses de doutorado, publicações em periódicos e em anais de eventos científicos. Enfatiza-se o trabalho de divulgação dos resultados obtidos junto à rede escolar da cidade de Pelotas (RS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marion Rodrigues Dariz - Integrante / Clarice Vaz Peres Alves - Integrante / Magda Floriana Damiani - Coordenador / Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda - Integrante / Adriane Cenci - Integrante.
2010 - Atual
Centro de Pesquisas Sociossemióticas
Descrição: O CPS é um centro interinstitucional de pesquisas sociossemióticas, congregando pesquisadores seniors, professores universitários e jovens investigadores na carreira acadêmica ou do mercado, pós-graduandos e especialistas de diversas áreas do conhecimento. Desde sua criação, encontra-se ligado à sociossemiótica de Eric Landowski (CNRS) e tornou-se o principal centro de estudos das práticas sociais com vários intercâmbios nacionais e internacionais refletido na contínua produção bibliográfica. Sua sistemática de estudos voltados para o social congrega mais de doze sub-nucleações, ateliers, em funcionamento nos campos da comunicação (audiovisual, mídia impressa, transmídia, redes sociais, publicidade, política), design, moda, arte, educação, consumo. O CPS promove seminários, ciclo de conferências, cursos de atualização e de aprofundamento. Anima política editorial voltada à difusão das pesquisas realizadas, tradução e publicação de textos fundamentais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (13) / Doutorado: (37) .
Integrantes: Marion Rodrigues Dariz - Integrante / Rodrigo Nunes Feijó - Integrante / Fabiane Villela Marroni - Integrante / Ana Claudia Mei Alves de Oliveira - Coordenador.


Outros Projetos


2008 - Atual
Projeto Redes de Poder - QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL : RE-INVENTANDO O PODER ESCOLAR
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - Atual
Projeto "A Voz dos Estudantes"
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2004 - Atual
O Jornal A Folha do Estudante On-line
Descrição: O referido projeto é desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e tem como objetivo principal estimular a leitura e produção textual dos discentes. Para tanto, divulgam-se os trabalhos realizados por intermédio deste meio de divulgação on-line. Grande parte dos textos são produzidos pelos discentes. Acesso em: http://folha-do-estudante-on-line.webnode.com/.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Revista Thema - IF Sul-rio-grandense - Volume 7, número 1 - 2010


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DARIZ, M. R.2018DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 367-386, 2018.

2.
DARIZ, M. R.2018 DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela ; SANTOS, T. B. . Semiótica sincrética: breve análise da biografia em quadrinhos de Machado de Assis produzida por alunos do ensino fundamental. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 341-366, 2018.

3.
DAMIANI, M. F.2013DAMIANI, M. F. ; ROCHEFORT, R. S. ; CASTRO, R. F. ; DARIZ, M. R. ; PINHEIRO, S. N. S. . Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica.. Cadernos de Educação (UFPel), v. 45, p. 57-67, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino Fundamental a partir da leitura de Contos Gauchescos. In: Gabriel, Rosângela et al. (Org.). (Per)cursos (Inter)disciplinares em Letras Percursos mais literários/percursos mais midiáticos. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, v. 2, p. 385-402.

2.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Semiótica Discursiva e atividade organizadora de ensino: estratégias para o ensino da leitura literária. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). Sentido e Interação nas Práticas: comunicação, consumo, educação e urbanidade.. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. 1, p. 27-40.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Atividades organizadoras de ensino: análise à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Discursiva. In: III Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLHM)/II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura, 2018, Cascavel. Anais do III Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLHM)/II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura. Cascavel, 2018.

2.
MIRANDA, C. A. G. R. ; DARIZ, M. R. ; CENCI, A. . O conceito Vigotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) em sítios da internet. In: IV Colóquio Internacional Ensino desenvolvimental: sistema ElkoninDavidov, 2018, Uberlândia. Anais IV Colóquio Internacional Ensino desenvolvimental: sistema ElkoninDavidov. Uberlândia: Uberlândia -EDUFU, 2018. v. 3.

3.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. In: Colóquio Internacional Greimas- Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas, 2017, São Paulo. Colóquio Internacional Greimas- Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas. São Paulo, 2017. p. 103-117.

4.
SANTOS, T. B. ; DARIZ, M. R. . O papel do tutor no processo de ensino e aprendizagem dos educandos dos cursos técnicos na modalidade a distância No Instituto Federal Farroupilha: algumas reflexões. In: XVII Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM XXVI Seminário Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM IV Seminário Internacional Sindical ? 2º Núcleo do CPERS Sindicato IV Seminário Internacional de Educação Profissional ? IF FAR, 2017, Santa Maria. Educação popular: partilhando os bens do conhecimento, da ética e do compromisso. Santa Maria - RS: IF Far, 2017. p. 692-700.

5.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Atividade Organizadora de Ensino: descrever para analisar. In: InLetras - Seminário Internacional em Letras e Seminário Internacional em Ensino de Humanidades e Linguagens, 2017, Santa Maria. Anais do XVI Seminário Internacional em Letras. Santa Maria - RS- Ensino, linguagens e tecnologias. Santa Maria: Unifra, 2017. p. 77-90.

6.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Os percursos da atividade organizadora de ensino: descrever e analisar.. In: 5º Encontro da Rede Sul Letras, 2017, Caxias do Sul. ANAIS DO 5º ENCONTRO DA REDE SUL LETRAS - LETRAS NO SÉCULO XXI. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2017. v. II. p. 238-247.

7.
DARIZ, M. R.. O vídeo educativo-interativo como ferramenta potencializadora da aprendizagem. In: X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2014, Florianópolis. X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2014.

8.
DARIZ, M. R.. Avaliação de uma intervenção promovida pelo uso do vídeo educativo-interativo à luz da Teoria Histórico-Cultural. In: II Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação, 2013, Gramado. Anais do II Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: UNISINOS, 2013. v. 1.

9.
ALVES, C. V. P. ; DARIZ, M. R. . O ensino e aprendizagem da escrita na formação de professores.. In: VII Seminário Nacional de Linguagem e Ensino - SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE-Ensino e Linguagem: novos desafios.. Pelotas: Editoração Eletrônica Educat, 2012.

10.
DARIZ, M. R.; DAMIANI, M. F. . A produção de um vídeo educativo-interativo à luz da perspectiva histórico-cultural.. In: VII Seminário Nacional de Linguagem e Ensino - SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE-Ensino e Linguagem: novos desafios.. Pelotas: Editoração Eletrônica Educat, 2012.

11.
DARIZ, M. R.; DAMIANI, M. F. . Aprendizagem da ambiguidade lexical mediada pelo vídeo educativo-interativo à luz da perspectiva histórico-cultural.. In: I Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo. Anais I Encontro Sul Letras. São Leopoldo: Casa Leiria, 2012. v. 1. p. 377.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DARIZ, M. R.; Leffa, V. J. ; MARRONI, Fabiane Villela . A visibilidade do Espaço Escolar: uma análise a partir da Semiótica Discursiva. In: Salão Universitário 2018. 17ª Mostra de Pós-Graduação, 10º Congresso de Extensão, 3ª Mostra de Trabalhos de Pesquisa Produzidos por Profissionais e 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão,, 2018, PELOTAS. Anais-Salão Universitário 2018, 2018.

2.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. In: Colóquio Internacional Greimas- Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas, 2017, São Paulo. Colóquio Internacional Greimas- Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas, 2017. p. 52-53.

3.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A poesia de cordel a partir da prosa: uma tradução intersemiótica.. In: Salão Universitário: 25º Congresso de Iniciação Científica/ 15º Mostra de pós-Graduação/8º Congresso de Extensão/1º Mostra de Iniciação Científica e Extensão do Ensino Fundamental e Ensino Médio das Escolas Católicas do Sul, 2016, Pelotas. . Caderno de Resumos Salão Universitário. Pelotas: UCPel, 2016. v. 1.

4.
DARIZ, M. R.; DAMIANI, M. F. . Vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical.. In: XV ENPOS ? Encontro de Pós-graduação- UFPel, 2013, Pelotas. Anais XV ENPOS, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Leitura e produção de gêneros textuais como base da Atividade Organizadora de Ensino: uma proposta analisada à luz dos pressupostos da Semiótica Discursiva. In: 6º Encontro da Rede Sul de Letras, 2018, Santa Cruz. 6º Encontro Sul Letras - internacionalização em Letras - Caderno de Resumos. Santa Cruz: UNISC, 2018. p. 141-141.

2.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Contexto da pesquisa: o texto ?espaço escolar? sob o viés da Semiótica Discursiva. In: II Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas, 2018, Pelotas. Caderno de Resumos do II Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. Pelotas: BasiBooks, 2018. p. 66-67.

3.
DARIZ, M. R.. A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. In: V Congresso Internacional da ABES, 2017, Niterói - RJ. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Niterói: Instituto de Letras - UFF, 2017. v. 1. p. 447-449.

4.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: curtas -metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental a partir da leitura de contos gauchescos. In: 6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SENALLP), 2017, Rio Grande. ANAIS DO VI SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 23-23.

5.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Atividades orientadoras de ensino: análise à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Discursiva. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA E IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO (SLHM)/II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DA REDE PARANAENSE DE LEITURA, 2017, Cascavel - PR. Caderno de Resumos. Cascavel: UNIOESTE, 2017. p. 254-254.

6.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental a partir da leitura de Contos Gauchescos.. In: Percursos Interdisciplinares em Letras, 2017, Santa Cruz do Sul. Caderno de Resumos http://www.unisc.br/site/coloquio2017/docs/1_CAPA-E-FICHA-TECNICA.pdf. Santa Cruz do Sul, 2017.

7.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho BLAU NUNES em curtas -metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. In: 13º encontro sobre o Poder Escolar, 2017, PELOTAS. 13° ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR 13° SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO. Pelotas: Livraria Vanguarda e Cortez Editora, 2017.

8.
DARIZ, M. R.; SANTOS, T. B. . Kahoot: ferramenta potencializadora da aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa.. In: 13º encontro sobre o Poder Escolar, 2017, Pelotas. Anais 13° ENCONTRO SOBRE O PODER ESCOLAR 13° SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO. PELOTAS: Universitária, 2017.

9.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Atividade Organizadora de Ensino: descrever para analisar. In: In: InLetras - Seminário Internacional em Letras e Seminário Internacional em Ensino de Humanidades e Linguagens, 2017, Santa Maria. Caderno de Resumos-Anais do XVI Seminário Internacional em Letras. Santa Maria - RS- Ensino, linguagens e tecnologias. Santa Maria, 2017.

10.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Do texto literário ao sincrético: uma breve análise da tradução intersemiótica do conto ?Trezentas Onças? produzida por alunos do Ensino Fundamental. In: Salão Universitário: humanismo, tecnologia e responsabilidade social da universidade, 2017, Pelotas. trabalhos 2017, 2017.

11.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Descrição de Atividades Organizadoras de Ensino e Análise de Traduções Intersemióticas. In: 7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2017, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2017.

12.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Os Percursos da Atividade Orientadora de Ensino: descrever e analisar.. In: Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN), 2017, Brasília. Os Percursos da Atividade Orientadora de Ensino: descrever e analisar., 2017.

13.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Os percursos da Atividade Organizadora de Ensino: descrever e analisar. In: 5º Encontro da Rede Sul Letras, 2017, Caxias. ANAIS DO 5º ENCONTRO DA REDE SUL LETRAS LETRAS NO SÉCULO XXI, 2017.

14.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. In: VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa -, 2017, Santarém - Portugal. Resumo dos Simpósios - Simpósio 57- SEMIÓTICA DISCURSIVA: PRÁTICAS E OBJETOS, 2017.

15.
DARIZ, M. R.. O Ensino da Leitura Literária com Base nos Pressupostos da Semiótica Discursiva e da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade.. In: 4º Encontro Rede Sul Letras - Formação de Rede de Pesquisas, 2016, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos do 4º Encontro da Rede Sul Letras: Formação de Redes de Pesquisa. Tubarão - SC: Biblioteca Universitária da Universidade do Sul de Santa Catarina, 2016. v. 4. p. 204-204.

16.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino fundamental: análise à luz da Semiótica Discursiva. In: XII Encontro do CELSUL, 2016, Santa Maria - RS. 100 Anos do Curso de Linguística Geral desdobramentos e perspectivas: Caderno de Resumos/ XII Encontro do CELSUL. Santa Maria: pE.com Editora Experimental, 2016. p. 187-188.

17.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: da linguagem verbal à sincrética ? uma possibilidade de aprendizagem. In: IX SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (SELES), V SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (SELM), I SEMINÁRIO NACIONAL INTEGRADO DA ÁREA DAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (SENI), 2016, Passo fundo. Caderno de Resumos: Desafios contemporâneos no ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2016. v. 1. p. 107-108.

18.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental: análise à luz da Semiótica Discursiva. In: IX SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (SELES), V SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (SELM), I SEMINÁRIO NACIONAL INTEGRADO DA ÁREA DAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (SENI), 2016, Passo Fundo. ). Caderno de Resumos: Desafios contemporâneos no ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias.. Passo Fundo: Editora Passo Fundo, 2016. v. 1. p. 150-151.

19.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica : uma proposta de incentivo à leitura e à escrita.. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (VI JETAL), 2016, Pelotas. VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (VI JETAL) - Caderno de Programação e de Resumos. Pelotas: UCPel, 2016. v. 1. p. 43-44.

20.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental a partir da leitura de contos gauchescos.. In: Percursos (Inter)disciplinares em Letras, 2016, Santa Cruz do Sul. Caderno de Resumos. Santa Cruz do Sul: unisc, 2017. v. 1.

21.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes na visão de um grupo de estudantes do ensino fundamental. In: Simposio Internacional Lenguajes, Identidades, Corpo(reidades) y Culturas Fronterizas, 2016, Montevidéu - Uruguai. Resúmenes - Eje B: Lenguajes: Identidades y Corporeidades. Montevidéu - Uruguai: UDELAR-UCPel, 2016. v. 1. p. 7-7.

22.
DARIZ, M. R.; ASSUMPCAO, I. L. G. . Da linguagem escrita à midiática: uma estratégia de ensino e de aprendizagem. In: DUO VII: 'Dialogue under Occupation', 2015, Porto Alegra. Dialogue under Occupation - Caderno de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2015. p. 131-132.

23.
DARIZ, M. R.. Características de uma aplicação multimídia potencializadora da aprendizagem. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 2015. 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2015, Recife. 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 2015. 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Aprendizagem Aberta e Invertida ? Livro de Resumos. Recife: NEHTE/UFPE, 2015.

24.
DARIZ, M. R.; RAMIRES, A. P. Rodrigues ; FEIJO, R. N. ; MARRONI, Fabiane Villela . O anúncio publicitário da Bombril na perspectiva da Semiótica Discursiva. In: V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa -SENALLP, 2015, Rio Grande. V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - Texto, Variação e Ensino. Rio Grande: FURG, 2015. p. 103-104.

25.
FEIJO, R. N. ; DARIZ, M. R. ; RAMIRES, A. P. Rodrigues . Tintas Renner, uma análise semiológica sob a proposta de Umberto Eco. In: 20º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada: As Múltiplas Faces da Linguagem, 2015, São Paulo. As Múltiplas Faces da Linguagem. São Paulo, 2015. p. 212-212.

26.
DARIZ, M. R.. A escola dos sonhos: é possível?. In: 12º encontro sobre o Poder Escolar, 2014, Pelotas. Anais do 12º Poder Escolar. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2014.

27.
DARIZ, M. R.. O vídeo educativo-interativo: uma ferramenta mediadora da aprendizagem.. In: 12º encontro sobre o Poder Escolar, 2014, Pelotas. Anais do 12º Poder Escolar. pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2014.

28.
DARIZ, M. R.. Vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da Teoria Histórico-Cultural para promover a aprendizagem.. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2013.

29.
DARIZ, M. R.. O lugar onde se vive: um convite à escrita.. In: 11° Encontro sobre o Poder Escolar /5° Encontro Internacional sobre o Poder Escolar/ 12° Seminário Interinstitucional de Educação, 2012, Pelotas. Por entre saberes e poderes, a escola exercita sua autonomia.. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2012. p. 253-254.

30.
DARIZ, M. R.. Poesia de Cordel: incentivo ao estudo da Literatura.. In: 11° Encontro sobre o Poder Escolar /5° Encontro Internacional sobre o Poder Escolar/ 12° Seminário Interinstitucional de Educação, 2012, Pelotas. Por entre saberes e poderes, a escola exercita sua autonomia.. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2012. p. 254-255.

31.
DARIZ, M. R.; RODRIGUES, S. P. . Dar voz aos estudantes: ousadia?. In: 10º Encontro sobre o Poder Escolar, 2010, Pelotas. Anais do 10º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. p. 208-209.

32.
DARIZ, M. R.; SILVA, I. O. ; CRUZ, J. B. ; FERREIRA, M. A. P. ; MEDEIROS, M. B. . Literatura: permeando caminhos, ampliando horizontes.. In: 10º Encontro sobre o Poder Escolar, 2010, Pelotas. Anais do 10º Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. p. 96-96.

33.
DARIZ, M. R.. Textos literários: da linguagem escrita à midiática ? uma reflexão sobre suas possibilidades educativas.. In: 9º ENCONTRO DO CELSUL, 2010, Palhoça - SC. Caderno de Programação e Resumos do 9º ENCONTRO DO CELSUL. Palhoça-SC: Editora Unisul, 2010. p. 216-216.

34.
DARIZ, M. R.. Literatura: da linguagem escrita à midiática ? uma reflexão sobre suas possibilidades educativas.. In: VI Seminário sobre Linguagem e Ensino ?Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa, 2010, Pelotas - RS. VI SENALE - LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA. Pelotas: Nativu Design, 2010. p. 209-209.

35.
DARIZ, M. R.. As placas de Ruas como objeto de Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. In: 9º Poder Escolar, 2009, Pelotas. Anais do 9º Poder Escolar, 2009.

36.
DARIZ, M. R.. Resenhando os contos simonianos. In: 8º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2008, Pelotas. 8º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2008.

37.
DARIZ, M. R.. Produção Textual: teoria e prática. In: 8º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2008, Pelotas. 8º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2008.

38.
DARIZ, M. R.. Revivendo os Contos Machadianos. In: Semana Acadêmica de Letras ? Diálogos com/sobre/para as Letras. Uma teoria: para que prática?, 2008, Pelotas. Semana Acadêmica de Letras ? Diálogos com/sobre/para as Letras. Uma teoria: para que prática?, 2008.

39.
DARIZ, M. R.. Produção Textual no Ensino Fundamental. In: Semana Acadêmica de Letras ? Diálogos com/sobre/para as Letras. Uma teoria: para que prática?, 2008, Pelotas. Semana Acadêmica de Letras ? Diálogos com/sobre/para as Letras. Uma teoria: para que prática?, 2008.

40.
DARIZ, M. R.. Jornal On-line e a Produção Textual. In: V SENALE, 2007, Pelotas. V SENALE - TEORIAS LINGUÍSTICAS E ENSINO: POSSIBILIDADES E LIMITES. Pelotas: Educat, 2007.

41.
DARIZ, M. R.. Jornal on-line e a Produção textual. In: 1º Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas ? 1º SMELL ? 2007, 2007, Pelotas. SMELL, 2007.

42.
DARIZ, M. R.. Recriando Drummond. In: 7º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2007, Pelotas. 7º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2007.

43.
DARIZ, M. R.. A Paródia e o Aluno-escritor. In: 6º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2006, Pelotas. 6º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar, 2006.

44.
DARIZ, M. R.. O Lúdico no Aprendizado Autônomo da Língua Inglesa. In: III Seminário Internacional da Região Sul, 2003, Pelotas. III Seminário Internacional da Região Sul, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Leitura e produção de gêneros textuais como base da Atividade Organizadora de Ensino: uma proposta analisada à luz dos pressupostos da Semiótica Discursiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MIRANDA, C. A. G. R. ; DARIZ, M. R. ; CENCI, A. . O conceito vigotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) em sítios da internet. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Leitura e produção de gêneros textuais como base da Atividade Organizadora de Ensino: uma proposta analisada à luz dos pressupostos da Semiótica Discursiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DARIZ, M. R.. Prática de leitura e produção de gêneros textuais como base da atividade organizadora de ensino: uma proposta analisada à luz dos pressupostos da semiótica discursiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A visibilidade do Espaço Escolar: uma análise a partir da Semiótica Dsicursiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: curtas -metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental a partir da leitura de contos gauchescos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução Intersemiótica: curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental a partir da leitura de Contos Gauchescos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DARIZ, M. R.; SANTOS, T. B. . Kahoot: ferramenta potencializadora da aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Atividade Organizadora de Ensino: descrever para analisar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Os Percursos da Atividade Orientadora de Ensino: descrever e analisar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Descrição de atividades organizadoras de ensino e análise de traduções intersemióticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Do texto literário ao sincrético: uma breve análise da tradução intersemiótica do conto ?Trezentas Onças? produzida por alunos do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Os percursos da Atividade Organizadora de Ensino: descrever e analisar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Os percursos da Atividade Organizadora de Ensino: descrever e analisar.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Atividades orientadoras de ensino: análise à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Discursiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DARIZ, M. R.. Intervenções pedagógicas com o uso das tecnologias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Da linguagem verbal à sincrética: uma possibilidade de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DARIZ, M. R.. O uso das mídias nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Da linguagem verbal à sincrética: uma possibilidade de aprendizagem.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
DARIZ, M. R.. Da linguagem verbal à sincrética: uma possibilidade de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental: análise à luz da Semiótica Discursiva.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes na visão de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental: análise à luz da Semiótica Discursiva.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Tradução intersemiótica: da linguagem verbal à sincrética ? uma possibilidade de aprendizagem.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . A poesia de cordel a partir da prosa: uma tradução intersemiótica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
DARIZ, M. R.. Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
DARIZ, M. R.; FEIJO, R. N. ; RAMIRES, A. P. Rodrigues ; MARRONI, Fabiane Villela . O anúncio publicitário da Bombril na perspectiva da Semiótica Discursiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DARIZ, M. R.. Intervenções pedagógicas mediadas pela tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
DARIZ, M. R.; FEIJO, R. N. . Semiótica Discursiva: um enfoque prático.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
DARIZ, M. R.; ASSUMPCAO, I. L. G. . Da linguagem escrita à midiática: uma estratégia de ensino e de aprendizagem.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Leitura literária: aprendizagem com base em uma atividade organizadora de ensino.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
DARIZ, M. R.; MARRONI, Fabiane Villela . Semiótica Discursiva e Atividade Organizadora de Ensino: estratégias para o ensino de leitura literária.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
DARIZ, M. R.. Produção de Histórias em Quadrinhos: estratégia de incentivo à leitura.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
DARIZ, M. R.. O vídeo na sala de aula: estratégia para promover a aprendizagem.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
DARIZ, M. R.. Da linguagem escrita à midiática: uma estratégia de ensino e de aprendizagem.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
DARIZ, M. R.. A escola dos sonhos: é possível?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
DARIZ, M. R.. O vídeo educativo-interativo: uma ferramenta mediadora da aprendizagem.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
DARIZ, M. R.. Intervenções pedagógicas mediadas por tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
DARIZ, M. R.. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a ambiguidade lexical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
DARIZ, M. R.; RODRIGUES, S. P. . Personagens Negros no Contexto Literário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
DARIZ, M. R.. Palestra sobre os aspectos metodológicos da minha dissertação de Mestrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
DARIZ, M. R.. Palestra : Projetos Educacionais: desenvolvimento, execução e avaliação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
DARIZ, M. R.. Lendo, interpretando e criando gêneros textuais.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
ALVES, C. V. P. ; DARIZ, M. R. . Letramento acadêmico e produção do gênero resumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48.
DARIZ, M. R.; ALVES, C. V. P. . Vídeo educativo-interativo: pesquisa intervenção promotora da aprendizagem da ambiguidade lexical.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

49.
DARIZ, M. R.; ALVES, C. V. P. . Vídeo educativo-interativo: pesquisa intervenção promotora da aprendizagem da ambiguidade lexical.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

50.
DARIZ, M. R.. Vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
DARIZ, M. R.. Vídeo educativo - interativo: uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

52.
DARIZ, M. R.; ALVES, C. V. P. . Vídeo educativo-interativo: pesquisa intervenção promotora da aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

53.
DARIZ, M. R.. Palestra sobre o ensino dos gêneros textuais- sequência didática: prática de letramento.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

54.
DARIZ, M. R.. O lugar onde se vive: um convite à escrita.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
DARIZ, M. R.. Poesia de Cordel: incentivo ao estudo da Literatura.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
DARIZ, M. R.. Aprendizagem da ambiguidade lexical mediada pelo vídeo educativo-interativo à luz da perspectiva histórico-cultural.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
ALVES, C. V. P. ; DARIZ, M. R. . O ensino e aprendizagem da escrita na formação de professores.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
DAMIANI, M. ; DARIZ, M. R. . Conversações sobre Procedimentos de Pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

59.
DALL?IGNA, M. A. ; DARIZ, M. R. ; NEVES, Ângela Balzano . Apresentando algumas experiências sobre o Poder Escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

60.
DARIZ, M. R.. Literatura: da linguagem escrita à midiática ? uma reflexão sobre suas possibilidades educativas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

61.
DARIZ, M. R.; RODRIGUES, S. P. . Dar voz aos estudantes: ousadia?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

62.
DARIZ, M. R.. Literatura: permeando caminhos, ampliando horizontes.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

63.
DARIZ, M. R.; DAMIANI, M. ; CASTRO, R. F. ; ROCHEFORT, R. S. . A pesquisa do tipo intervenção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

64.
DARIZ, M. R.. As Placas de Ruas comoobjeto de Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

65.
DARIZ, M. R.. As Placas de Ruas como objeto de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

66.
DARIZ, M. R.. Produção textual: teoria e prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
DARIZ, M. R.. Resenhando os Contos Simonianos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
DARIZ, M. R.. Revivendo os Contos Machadianos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
DARIZ, M. R.. Inclusão de Mídias nas Práticas Pedagógicas - Criação de uma página na WEB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

70.
DARIZ, M. R.. Produção Textual no Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
DARIZ, M. R.. Jornal On-line como meio de aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

72.
DARIZ, M. R.. Recriando Drummond. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
DARIZ, M. R.. Jornal on-line e a Produção textual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

74.
DARIZ, M. R.. A Paródia e o Aluno-escritor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

75.
DARIZ, M. R.. O Lúdico no Aprendizado Autônomo da Língua Inglesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
DARIZ, M. R.. Minha Prática Docente. 2009; Tema: O blog constitui-se em um site onde são disponibilizados artigos, vídeos, atividades educativas, enfim o material utilizado na minha prática pedagógica.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
DARIZ, M. R.; SANTOS, M. L. S. ; CAMPOS, C. S. D. C. ; PIEPER, L. . Explorando os descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa: uma estratégia para promover a aprendizagem.. 2018. .

2.
ALVES, C. V. P. ; DARIZ, M. R. . MINICURSO Pesquisa do tipo intervenção: o que é e como se faz?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DARIZ, M. R.; SANTOS, M. L. S. ; CAMPOS, C. S. D. C. ; PIEPER, L. . Explorando os descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa: uma estratégia para promover a aprendizagem.. 2018. (Educacional -Capacitação dos Professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Pelotas).

4.
DARIZ, M. R.; SANTOS, M. L. S. ; CAMPOS, C. S. D. C. . Explorando os descritores no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARRONI, Fabiane Villela ; FEIJO, R. N. ; XAVIER, C. C. G. M. ; DARIZ, M. R. . MINICURSO Introdução à Semiótica Discursiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DARIZ, M. R.; SANTOS, M. L. S. ; CAMPOS, C. S. D. C. . Elaboração provas Avaliação Externa - Rede Municipal de Ensino Pelotas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educativa).

7.
DARIZ, M. R.. Educação a Distância no IF Farroupilha: multiplicando Experiências. 2017. (Membro do Comitê Científico de Avaliação de Artigos).

8.
DARIZ, M. R.; FEIJO, R. N. . Introdução aos Estudos de Semiótica Discursiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DARIZ, M. R.. Introdução à Semiótica Discursiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DARIZ, M. R.. O vídeo na sala de aula: estratégia para promover a aprendizagem.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
DARIZ, M. R.. Sequência didática e ensino de gêneros textuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
DARIZ, M. R.; DARIZ, Franco Alexandre . Vídeo educativo-interativo sobre Ambiguidade Lexical. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educativa).

13.
DARIZ, M. R.. Curso de Aperfeiçoamento Técnico-Administrativo com ênfase em Língua Portuguesa/Redação Oficial. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DARIZ, M. R.. Participação em banca de Dejair Priebe Ferreira da Silva. Tecnologias e Mídias no Ensino de Libras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização do Programa de Formação Continuada em Mídias na Edu) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

2.
DARIZ, M. R.. Participação em banca de Giseli Zanini de Freitas. As Missões Jesuíticas Fazendo Elo com a Midialização no Processo de Ensino Aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização do Programa de Formação Continuada em Mídias na Edu) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

3.
DARIZ, M. R.. Participação em banca de Maura Colet Dalchiavon.. Prática de Leitura associada às Tecnologias e Mídias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização do Programa de Formação Continuada em Mídias na Edu) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

4.
DARIZ, M. R.; BARROS, C. M. F.; SILVA, A. C. R.; ROCHA, E.. Participação em banca de Edevaldo Braga dos Santos. O uso da mídia como potencializadora do ensino de microcontroladores: entre aulas, atores e hipervídeos.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional-Habilitação para a docência) - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

5.
DARIZ, M. R.; BARROS, C. M. F.; SILVA, A. C. R.; ROCHA, E.. Participação em banca de Taís Feijó Viana. A [im]pessoalidade do professor nas redes sociais: ensaios no Facebbok.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional-Habilitação para a docência) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DARIZ, M. R.; PINTO, Rodrigo Serpa; ALMEIDA, Rogério da Silva. Participação em banca de Mirta da Silva Beskow.O atendimento na Universidade Federal de Pelotas:acesso e divulgação da informação em seu ambiente interno e externo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
DARIZ, M. R.; SANTOS, Elaine Garcia dos; CORRÊA, É. K. Participação em banca de Avelino Soares Lima.Gestão de Resíduos Químicos nos Laboratórios de uma Instituição de Ensino Agrônomo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
DARIZ, M. R.; SANTOS, Elaine Garcia dos; RADMANN, Elis Rejane Heinemann. Participação em banca de Edna Rosane Varzim Sedrês Carvalho.Um estudo de caso: a percepção das professoras da escola Balbino Mascarenhas sobre a inclusão da cidadania nas séries iniciais.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
DARIZ, M. R.; ALMEIDA, Rogério da Silva; RODRIGUES, Marcio Silva. Participação em banca de Santa Madalena Mesquita.Análise motivacional dos servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Sul ? um estudo de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas.

5.
SANTOS, Elaine Garcia dos; PINTO, Rodrigo Serpa; DARIZ, M. R.. Participação em banca de Luciane Folha do Rosário e Evanir Lessa de Souz.Avaliação do Curso de Graduação a Dstância da UAB segundo percepção de seu corpo discente:um estudo de caso com alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, Polo Santa Vitória do Palmar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MATZENAUER, C. L. B.; DARIZ, M. R.. Salão Universitário: humanismo, tecnologia e responsabilidade social da universidade. 2017. Universidade Católica de Pelotas.

2.
DARIZ, M. R.. Membro Comissão Científica Livro: Educação a Distância no IF Farroupilha: multiplicando experiências. 2017. Instituto Federal Farroupilha.

3.
DARIZ, M. R.. III Concurso de Literatura na Temática Afro-brasileira do IFSul. 2016. Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

4.
DARIZ, M. R.. II Concurso de Literatura na Temática Afro-brasileira do IFSul. 2014.

5.
DARIZ, M. R.. I concurso de Literatura na Temática Afro-brasileira do IF Sul. 2013. Instituto Federal Sul-rio-grandense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Seminário Nacional e 1º Seminário Internacional de Língua e Literatura. 10º Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e 6º Seminário e Ensino de Língua Maternaaa.A visibilidade do Espaço Escolar: uma análise a partir da Semiótica Dsicursiva. 2018. (Seminário).

2.
IV Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental- Sistema Elkonin-Davidov.O conceito Vigotskiano de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) em sítios da internet. 2018. (Outra).

3.
IV Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura - SNELL.Prática de leitura e produção de gêneros textuais como base da atividade organizadora de ensino: uma proposta analisada à luz dos pressupostos da semiótica discursiva. 2018. (Seminário).

4.
Salão Universitário 2018 ? 23 a 26 de outubro de 2018 17ª Mostra de Pós-Graduação, o 10º Congresso de Extensão, a 3ª Mostra de Trabalhos de Pesquisa Produzidos por Profissionais e a 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão,. A visibilidade do Espaço Escolar: uma análise a partir da Semiótica Discursiva. 2018. (Congresso).

5.
13º Encontro sobre o Poder Escolar.KAHOOT: Ferramenta potencializadora da aprendizagem nas aulas de língua inglesa e língua portuguesa. 2017. (Encontro).

6.
13º Encontro sobre o Poder Escolar.A construção da imagem do gaúcho BLAU NUNES em curtas -metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental. 2017. (Encontro).

7.
5º Encontro da Rede Sul Letras. . A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental.. 2017. (Congresso).

8.
6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino De Língua Portuguesa (SENALLP).Tradução intersemiótica: curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental a partir da leitura de contos gauchescos. 2017. (Seminário).

9.
Colóquio Internacional Greimas- Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas.A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental.. 2017. (Outra).

10.
Conferência Internacional de Estudos da Linguagem.Os percursos da Atividade Orientadora de Ensino: descrever e analisar. 2017. (Outra).

11.
III Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e IV Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano (SLHM)/II Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura..Atividades organizadoras de ensino: análise à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Discursiva. 2017. (Seminário).

12.
InLetras - Seminário Internacional em Letras e Seminário Internacional em Ensino de Humanidades e Linguagens.Atividade Organizadora de Ensino: descrever para analisar. 2017. (Seminário).

13.
Percursos (Inter)disciplinares em Letras.Tradução Intersemiótica: Curtas-Metragens Produzidos Por Estudantes Do Ensino Fundamental A Partir Da Leitura De Contos Gauchescos. 2017. (Seminário).

14.
Salão Universitário: humanismo, tecnologia e responsabilidade social da universidade. Do texto literário ao sincrético: uma breve análise da tradução intersemiótica do conto trezentas onças produzida por alunos do ensino fundamental.. 2017. (Congresso).

15.
Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Descrição de Atividades Organizadoras de Ensino e Análise de Traduções Intersemióticas. 2017. (Simpósio).

16.
Travessias -V Congresso Internacional da ABES. A construção da imagem do gaúcho Blau Nunes em curtas-metragens produzidos por estudantes do Ensino Fundamental.. 2017. (Congresso).

17.
XVII Congresso Internacional de Educação Popular /XXVI Seminário Internacional de Educação Popular MOBREC/SM/ IV Seminário Internacional Sindical /IV Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha. O papel do tutor no processo de ensino e aprendizagem dos educandos dos Cursos Técnicos na modalidade Educação a Distância no IFFar: algumas reflexões.. 2017. (Congresso).

18.
2ª Jornada em Estudos da Linguagem - JEL.Da linguagem verbal à sincrética: uma possibilidade de aprendizagem. 2016. (Outra).

19.
III Colóquio de Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2016. (Outra).

20.
II Seminário Caminhos e Desafios dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Pelotas.Da linguagem verbal à sincrética: uma possibilidade de aprendizagem. 2016. (Seminário).

21.
I SELin-Seminário de Estudos em Linguagens: língua, literatura e suas interfaces.e.Da linguagem verbal à sincrética: uma possibilidade de aprendizagem. 2016. (Seminário).

22.
IV Fórum Municipal de Educação de Herval.Intervenções pedagógicas com o uso das tecnologias. 2016. (Outra).

23.
XII Encontro do CELSUL.curtas-metragens produzidos por estudantes do ensino fundamental: análise à luz da semiótica discursiva.. 2016. (Encontro).

24.
2ª Jornada de Pós-graduação do IF Sul.Leitura Literária: Aprendizagem com Base em Uma Atividade Organizadora de Ensino.. 2015. (Outra).

25.
Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada: Vozes Do Sul.Semiótica Discursiva: uma enfoque prático.. 2015. (Outra).

26.
Diálogos sobre a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. 2015. (Encontro).

27.
DUO VII: "Dialogue under Occupation". Da linguagem escrita à midiática uma estratégia de ensino e de aprendizagem. 2015. (Congresso).

28.
Seminário 2015 ?Caminhos e Desafios dos Profissionais da Educação".O vídeo na sala de aula: estratégia para promover a aprendizagem.. 2015. (Seminário).

29.
V SENALLP (V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa).O anúncio publicitário da Bombril na perspectiva da Semiótica Discursiva. 2015. (Seminário).

30.
XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.Semiótica Discursiva e Atividade Organizadora de Ensino: estratégias para o ensino de leitura literária.. 2015. (Outra).

31.
XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. 2015. (Outra).

32.
12º encontro sobre o Poder Escolar.O vídeo educativo-interativo: uma ferramenta mediadora da aprendizagem.. 2014. (Seminário).

33.
12º encontro sobre o Poder Escolar.A Escola dos sonhos: é possível?. 2014. (Seminário).

34.
III ISCAR Brasil e 7º Simpósio Ação Cidadã - SIAC.Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a ambiguidade lexical.. 2014. (Simpósio).

35.
X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa da Região sul.O vídeo educativo-interativo como ferramenta potencializadora da aprendizagem. 2014. (Seminário).

36.
5º simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem.. 2013. (Simpósio).

37.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.O vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem.. 2013. (Simpósio).

38.
I COPENE-Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Sul. Personagens Negros no Contexto Literário. 2013. (Congresso).

39.
II Encontro Sul Letras.Vídeo educativo-interativo: uma intervenção pedagógica e seus resultados na aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. (Encontro).

40.
I Jornada de Pós-graduação.O vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural. 2013. (Outra).

41.
IV seminário nacional de Linguística e ensino de Língua Portuguesa (SENALLP) I seminário internacional de Linguística e ensino de Língua Portuguesa (SILLP).Vídeo educativo-interativo: pesquisa intervenção promotora da aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. (Seminário).

42.
IV Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (SENALLP) I Seminário Internacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (SILLP).Letramento e produção do gênero resumo. 2013. (Seminário).

43.
11° Encontro sobre o Poder Escolar /5° Encontro Internacional sobre o Poder Escolar/ 12° Seminário Interinstitucional de Educação.O lugar onde se vive: um convite à escrita.. 2012. (Seminário).

44.
11° Encontro sobre o Poder Escolar /5° Encontro Internacional sobre o Poder Escolar/ 12° Seminário Interinstitucional de Educação.Poesia de Cordel: incentivo ao estudo da Literatura.. 2012. (Seminário).

45.
I Encontro Sul Letras.Aprendizagem da ambiguidade lexical mediada pelo vídeo educativo-interativo à luz da perspectiva histórico-cultural.. 2012. (Encontro).

46.
VII SENALE- Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.O ensino e aprendizagem da escrita na formação de professores.. 2012. (Seminário).

47.
VII SENALE- Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A produção de um vídeo educativo-interativo à luz da perspectiva histórico-cultural.. 2012. (Seminário).

48.
II Ciclo de Estudos de Alfabetização e Letramento e I Fórum Internacional do PIBID Pedagogia: Alfabetização e Aprendizagem. 2011. (Outra).

49.
IV Semana de Conversações do PPGE/UFPel.Conversações sobre Procedimentos de Pesquisa. 2011. (Outra).

50.
V Seminário Diálogos com Paulo Freire das práticas escolares à Pedagogia das Marchas.Apresentando algumas experiências sobre o Poder Escolar. 2011. (Seminário).

51.
10º Encontro sobre o Poder Escolar.Literatura: permeando caminhos, ampliando horizontes.. 2010. (Seminário).

52.
10º Encontro sobre o Poder Escolar.Dar voz aos estudantes: ousadia?. 2010. (Seminário).

53.
III Semana de Conversações do PPGE/FaE/UFPel.A pesquisa do tipo intervenção. 2010. (Outra).

54.
VI SENALE - LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA.Literatura: da linguagem escrita à midiática ? uma reflexão sobre suas possibilidades educativas.. 2010. (Seminário).

55.
9º Encontro sobre o Poder Escolar.Coordenadora da Pesquisa com os Estudantes da Escola MUNicipal Dr. Joaquim Assumpção. 2009. (Seminário).

56.
9º Encontro sobre o Poder Escolar.As Placas de Ruas como objeto de Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa. 2009. (Seminário).

57.
8º Encontro Estadual sobre o Poder escolar.Produção textual: teoria e prática. 2008. (Seminário).

58.
8º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar.Resenhando os Contos Simonianos. 2008. (Seminário).

59.
Semana Acadêmica de Letras ? Diálogos com/sobre/para as Letras. Uma teoria: para que prática?.Produção Textual no Ensino Fundamental. 2008. (Outra).

60.
Semana Acadêmica de Letras ? Diálogos com/sobre/para as Letras. Uma teoria: para que prática?.Revivendo Machado de Assis. 2008. (Outra).

61.
V SENALE. 2007. (Seminário).

62.
6º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar.A Paródia e o Aluno-escritor. 2006. (Seminário).

63.
IV FILE. 2005. (Outra).

64.
IV SENALE. 2005. (Seminário).

65.
4º Encontro Estadual sobre o Poder Escolar. 2004. (Seminário).

66.
Educação para a Paz. 2004. (Encontro).

67.
III Edição do Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

68.
III FILE. 2004. (Outra).

69.
III Seminário Internacional da Região Sul. 2003. (Seminário).

70.
III Seminário Internacional da Região Sul.O Lúdico no Aprendizado Autônomo da Língua Inglesa. 2003. (Seminário).

71.
Seminário Municipal de Educação Infantil. 2003. (Seminário).

72.
II FILE. 2002. (Outra).

73.
II Seminário Internacional da Região Sul. 2002. (Seminário).

74.
III Fórum Estadual de Literatura Infanto-juvenil. 2001. (Outra).

75.
III SENALE. 2001. (Seminário).

76.
Seminário Internacional da Região Sul. 2001. (Seminário).

77.
FILE. 2000. (Outra).

78.
II ENPLE. 2000. (Encontro).

79.
II Fórum Estadual de Literatura Infanto-juvenil. 2000. (Outra).

80.
Fórum Estadual de Literatura Infanto-juvenil. 1999. (Outra).

81.
II SENALE. 1999. (Seminário).

82.
II SENALE. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DARIZ, M. R.. III Jornada Literária das Escolas Municipais de Pelotas. 2015. (Outro).

2.
DARIZ, M. R.; LOPES, R. B. ; REAL, M. F. ; BORBA, M. L. S. ; QUEVEDO, R. A. ; FONSECA, R. C. . Mesa Redonda "A Voz dos Estudantes". 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Santa Madalena Mesquita. Análise motivacional dos servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Sul ? um estudo de caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Marion Rodrigues Dariz.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DARIZ, M. R.. Palestra sobre os aspectos metodológicos da minha dissertação de Mestrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DARIZ, M. R.. Palestra : Projetos Educacionais: desenvolvimento, execução e avaliação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DARIZ, M. R.. Lendo, interpretando e criando gêneros textuais.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ALVES, C. V. P. ; DARIZ, M. R. . Letramento acadêmico e produção do gênero resumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DARIZ, M. R.; ALVES, C. V. P. . Vídeo educativo-interativo: pesquisa intervenção promotora da aprendizagem da ambiguidade lexical.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DARIZ, M. R.. Vídeo educativo-interativo: uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
DARIZ, M. R.. Palestra sobre o ensino dos gêneros textuais- sequência didática: prática de letramento.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DARIZ, M. R.. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a ambiguidade lexical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DARIZ, M. R.. Intervenções pedagógicas com o uso das tecnologias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DARIZ, M. R.. Sequência didática e ensino de gêneros textuais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Atualmente, participa do Projeto Redes de Poder, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas bem como atua na qualidade de Coordenadora com os Estudantes da Escola Dr. Joaquim Assumpção no Projeto " A Voz dos Estudantes"- Poder Escolar.
No ano de 2009, participou também do 9º Poder Escolar na qualidade de Participante da Mesa de Interesse " A Voz de Professores"
De abril a novembro de 2009, atuou como docente no Curso de Capacitação para técnicos-administrativos do IF Sul, com a disciplina de Português e Redação Oficial, com uma carga-horária de 60 horas.
No ano de 2010, continuou atuando como Coordenadora com os Estudantes da Escola Dr. Joaquim Assumpção no Projeto " A Voz dos Estudantes"- Poder Escolar. Atuou, ainda, no mesmo evento, como palestrante e coordenadora da Mesa Redonda: Literatura: permeando caminhos, ampliando horizontes.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 14:49:46