Fabiana Vanessa Achy de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8707553378528611
  • Última atualização do currículo em 15/04/2018


Fabiana Vanessa Achy de Almeida é professora adjunta da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba, em regime de dedicação exclusiva. É Doutora em Inglês - Estudos Linguísticos e Literários, com concentração em Estudos da Linguagem pela UFSC - PPGI (Programa de Pós-Graduação em Inglês). Fez seu Doutorado-sanduíche (PDSE - CAPES) em Boston (MA, EU) pela Harvard Medical School - Massachusetts General Hospital - Institute of Health Professions (MGH-IHP). Possui Mestrado em Letras - Inglês e Literatura Correspondente também pela PPGI - UFSC e graduação em Letras - Português e Inglês pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Entre seus interesses de pesquisa e atuação estão os processos de aquisição de uma segunda língua, principalmente os processos cognitivos e metacognitivos, e as dificuldades e distúrbios e aprendizagem. Também interessa-se em como tais fatores impactam a formação de professores, em especial , as práticas de letramento (fabianaalmeida@utfpr.edu.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Vanessa Achy de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, F. V. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Avenida Sete de Setembro 3165
Centro
80230901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104545
URL da Homepage: http://www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Reading predictors in early grade literacy development: effects of multisensory intervention on young low socioeconomic status at risk English Language Learners, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Leda Maria Braga Tomitch.
Coorientador: Charles Haynes.
Bolsista do(a): CAPES, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: reading and cognition; literacy; multisensory language intervension; at-risk learners; developmental language learning disorders and diff.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Cognição.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem.
2013 - 2014
Doutorado em Communicaion Sciences and Disorders.
Harvard Medical School - Massachusetts General Hospital - IHP, MGH - IHP, Estados Unidos.
com período sanduíche em Harvard Medical School - Massachusetts General Hospital - IHP (Orientador: Charles Haynes).
Título: English Language Learners' Literacy Development after Computer-Aided Instruction in English, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lêda Maria Braga Tomitch.
Coorientador: Charles Haynes.
Bolsista do(a): CAPES, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: litercay development; reading in English; computer-aided instruction; socioeconomically at risk learners; English language learners.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Cognição.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem.
2008 - 2010
Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: University Students' Perception of their Reading Behavior in EFL,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Lêda Maria Braga Tomitch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: reading and cognition; university students; awareness.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Cognição.
1998 - 1999
Especialização em Pós-graduação Direito e Processo do Trabalho.
Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos - Associação dos Magistrados do T, IBEJ, Brasil.
Título: Apontamentos sobre princípios do direito do trabalhho.
2000 - 2005
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A mediação na produção escrita em língua inglesa: o emprego da canção em sala de aula.
Orientador: José Renilson Menegassi.
1990 - 1996
Graduação em Direito.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de Extensão em Neuroimagem Funcional e Medic. (Carga horária: 30h).
Instituto do Cerebro do Rio Grande do Sul PUC-RS, INSCER PUC-RS, Brasil.
2009 - 2009
Formação Inicial de Tutores para Ensino a Distância (EaD) - Letras Inglês. (Carga horária: 23h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
In-service Certificate in English Language Teaching. (Carga horária: 40h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Massachusetts General Hospital - Institute of Health Professions, MGH-IHP, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Visiting Graduate Researcher at the Massachusetts General Hospital - Institute of Health Professions, funded by PDSE-CAPES.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora na Conferência Os Neurônios da Leitura - Reading in the Brain (Stanislas Dehaene) e Colóquio Neurociências na Região Sul

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 30
Outras informações
Monitora no Fórum Cátedra UNESCO MECEAL para o Desenvolvimento da Leitura e da Escritura

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da disciplina Pesquisa em Línguas Estrangeiras do curso de Letras - Inglês modalidade a distância

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como Tutora da disciplina Tópico Especial em Língua Inglesa I - Produção Escrita e Leitura do curso de Letras - Inglês modalidade a distância

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tópico Especial em Língua Inglesa III -Compreensão e Produção Escrita do curso de Letras - Inglês modalidade a distância

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como Tutora da disciplina Tópico Especial em Língua Inglesa II -Compreensão e Produção Escrita do curso de Letras - Inglês modalidade a distância


Cultura Inglesa de Maringa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Língua Inglesa, Carga horária: 20


Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Língua Inglesa, Carga horária: 20


CCAA Centro de Cultura Anglo AMericana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Língua Inglesa, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Leitura e cognição: uma investigação sobre teorias, métodos, diferenças individuais e aplicações
Descrição: Descrição: O presente estudo situa-se na área do processamento da compreensão leitora e visa desenvolver pesquisas tendo como foco quatro objetivos principais: (1) investigar como se dá o processamento da leitura no que se refere aos níveis de compreensão propostos por Gagné, Yekovich e Yekovich (1993), quais sejam: decodificação, compreensão literal, compreensão inferencial e o monitoramento da compreensão; (2) buscar compreender a relação entre a construção do significado durante a leitura de textos escritos e a memória de trabalho; (3) fazer um mapeamento das regiões cerebrais envolvidas na compreensão leitora; e (4) buscar aplicações práticas para o conhecimento teórico adquirido.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Lêda Maria Braga Tomitch - Integrante.
2009 - 2009
Construindo o significado de textos escritos
Descrição: De acordo com Davies (1995, p.1), a leitura é um ato privativo não podendo ser diretamente observado, o que resulta na pesquisa em leitura mais focada como produto do que como processo. É importante para o professor ou para o pesquisador saber se o aluno ou o participante compreendeu o texto lido e o quanto compreendeu, mas é de vital importância para ambos entender como se deu a compreensão e que aspectos a mediaram. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é investigar aspectos relacionados à construção de representações mentais na compreensão leitora. O estudo visa compreender como se dá a construção de significado do texto. Ao ler um texto, o leitor deve prover inferências a fim de conectar a informação advinda do texto para que seja construída uma rica macroestrutura e a compreensão seja alcançada. Todo esse processo deve acontecer dentro das limitações do sistema de memória de trabalho. Dentro dessa perspectiva, os aspectos cognitivos envolvidos na construção de significado do texto a serem investigados nesse estudo incluem o conhecimento prévio, a capacidade da memória de trabalho, as estratégias de construção da representação mental do texto, o monitoramento da compreensão e a manutenção da coerência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Lêda Maria Braga Tomitch - Integrante.
2008 - 2008
Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura
Descrição: Descrição: EMENTA: O objetivo principal do projeto é desenvolver pesquisa na área de processamento e compreensão da linguagem escrita, incluindo tanto os aspectos cognitivos como os instrucionais. Em relação aos aspectos cognitivos, o enfoque está no entendimento dos processos componentes do processamento, como eles se interrelacionam e influenciam na construção da representação mental do texto. No que se refere aos aspectos instrucionais, o projeto visa analisar e desenvolver práticas pedagógicas que auxiliem o leitor na otimização do processamento textual, liberando desta forma recursos da memória operacional para a execução de processos de mais alto nível e levando-o a uma leitura mais crítica e mais produtiva do texto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Lêda Maria Braga Tomitch - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Professional English in Use: Engineering English
Descrição: O objetivo geral deste projeto de extensão é aprimorar as habilidades comunicativas de natureza profissionais dos alunos da UTFPR ? Campus Pato Branco, por meio de atividades de compreensão auditiva, conversação, leitura e escrita em língua inglesa. O objetivo específico deste projeto de extensão é promover o aprendizado em língua inglesa de vocabulário de alta prioridade para o campo profissional, como por exemplo, medidas, energia e temperatura, tecnologia, design, materiais, produção e montagem, entre outros. Esse conhecimento será aplicado em práticas com desenhos, descrição de problemas técnicos, discussão de dimensões e precisão, para citar algumas atividades. Por fim, este projeto também objetiva melhorar a fluência oral e a automaticidade da conversação em língua inglesa em temas profissionais, em diversos níveis de formalidade, bem como consolidar o aprendizado por meio de atividades nas quatro habilidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador.
2017 - Atual
Introdução à língua espanhola e à cultura hispânica
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Wellington R. Fioruci - Integrante.
2016 - 2016
Practice Makes Perfect
Descrição: O objetivo geral deste projeto de extensão é possibilitar aos alunos do CALEM ? Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, da UTFPR ? Câmpus Pato Branco, desenvolver e aprimorar as suas habilidades comunicativas em língua inglesa por meio de atividades orais e escritas. O objetivo específico deste projeto de extensão é promover o aprendizado da língua inglesa, através de atividades conversação e escrita, a partir de um nível mais básico. É, também, objetivo específico deste projeto melhor a fluência oral e a automaticidade da conversação em língua inglesa, em diversos níveis de formalidade, bem como consolidar o aprendizado por meio de atividades escritas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador.
2016 - 2016
English First Steps
Descrição: Atividade de extensão em estratégias e reflexões sobre o ensino de segunda língua - inglês.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / didie ana cerni - Integrante.
2016 - 2016
American Cooking Class
Descrição: Neste projeto os alunos têm a oportunidade de praticar o inglês por meio de atividades culinárias. As receitas de comidas típicas, tais como, chocolate chip cookies, brownies, egg salad, mac'n'cheese and sweet potato fries, são desenvolvidas e executas pelos próprios alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Lourdes Parise - Integrante / Laura Silbert - Integrante / Christina Philip - Integrante.
2016 - 2016
Practice Makes Perfect
Descrição: O objetivo geral deste projeto de extensão é possibilitar aos alunos do CALEM ? Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, da UTFPR ? Câmpus Pato Branco, desenvolver e aprimorar as suas habilidades comunicativas em língua inglesa por meio de atividades orais e escritas. O objetivo específico deste projeto de extensão é promover o aprendizado da língua inglesa, através de atividades conversação e escrita, a partir de um nível mais básico. É, também, objetivo específico deste projeto melhor a fluência oral e a automaticidade da conversação em língua inglesa, em diversos níveis de formalidade, bem como consolidar o aprendizado por meio de atividades escritas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador.
2016 - 2016
English Pronunciation Workshop Series
Descrição: Neste projeto os alunos exploram alguns dos itens mais conflitantes da fonética e fonologia do inglês americano para falantes de língua portuguesa brasileira. Temas como vowel sounds and features of American English, consonants and difficulties for speakers of Portuguese, -TH-sound, -ED sound, stress timing e English rhythm são estudados e praticados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Lourdes Parise - Integrante / Laura Silbert - Integrante / Christina Philip - Integrante.
2016 - 2016
Professional English in Use: Engineering English
Descrição: O objetivo geral deste projeto de extensão é aprimorar as habilidades comunicativas de natureza profissionais dos alunos da UTFPR ? Campus Pato Branco, por meio de atividades de compreensão auditiva, conversação, leitura e escrita em língua inglesa. língua inglesa de vocabulário de alta prioridade para o campo profissional, como por exemplo, medidas, energia e temperatura, tecnologia, design, materiais, produção e montagem, entre outros. Esse conhecimento será aplicado em práticas com desenhos, descrição de problemas técnicos, discussão de dimensões e precisão, para citar algumas atividades. Por fim, este projeto também objetiva melhorar a fluência oral e a automaticidade da conversação em língua inglesa em temas profissionais, em diversos níveis de formalidade, bem como consolidar o aprendizado por meio de atividades nas quatro habilidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador.
2016 - Atual
Comissão Protetors Abandono de Animais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Vera Lucia Albertoni - Integrante / Alessandro Santi - Integrante / Caroline Aungusti da Luz - Integrante / Fabiano Ostapiv - Integrante / Katia Linhares - Integrante / Marisa Oliveira - Integrante / Raquel Dalla Costa da Rocha - Integrante / Sergio Paes de Barros - Integrante.
2015 - 2015
Conversation Club II: American Culture, Society and Language
Descrição: Possibilitar aos alunos e servidores da UTFPR Campus Pato Branco desenvolver as habilidade comunicativas de listening, speaking, writing e reading e mediado pelas English Teaching Assistantants (ETAs) bolsistas Fullbright..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Maddie Gilbert - Integrante / Julie Dargus - Integrante.
2015 - 2015
Practice Makes Perfect
Descrição: O objetivo geral deste projeto de extensão é possibilitar aos alunos do CALEM ? Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas, da UTFPR ? Campus Pato Branco, desenvolver e aprimorar as suas habilidades comunicativas em língua inglesa por meio de atividades orais e escritas.O objetivo específico deste projeto de extensão é promover o aprendizado da língua inglesa, através de atividades conversação e escrita, a partir de um nível mais básico. É, também, objetivo específico deste projeto melhor a fluência oral e a automaticidade da conversação em língua inglesa, em diversos níveis de formalidade, bem como consolidar o aprendizado por meio de atividades escritas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador.
2015 - 2015
Curso de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Leticia Lemos Gritti - Integrante.
2015 - 2015
English First Steps
Descrição: Atividade de extensão em estratégias e reflexões sobre a aprendizagem de uma segunda língua - inglês.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Integrante / Claudia MArchese Winfield - Coordenador.
2012 - 2012
Bolsa REUNI - Apoio Pedagógico e Inserção Social
Descrição: Assistência docente nas disciplinas de Pesquisa em Língua Estrangeira para o curso de Letras - Inglês como bolsista CAPES - REUNI.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Integrante / Lêda Maria Braga Tomitch - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - Atual
Planejamento Estratégico da PROGRAD - Gestão 2013-2017
Descrição: Compor a Comissão de revisão e alteração do Regulamento da Organização Didático-pedagógica do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Fabiana Vanessa Achy de Almeida - Coordenador / Ricardo Karvat - Integrante / Elvira Barbosa da Silva - Integrante / Ricardo Ernani Sander - Integrante / Maria de Fatima Tondelli - Integrante / Marcia Regina Becker - Integrante / Siderlene Muniz Oliveira - Integrante / Daiane da Silva Lourenço - Integrante / Ana Beatriz Matte Braun - Integrante / Joice Maria Maltauro Juliano - Integrante / Nadia Veronique Jourda Kovaleski - Integrante / Maristela Rosso Walker - Integrante / Simone Francescon Cittolin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Aquisição de segunda língua.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Cognição.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professor.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Produção Textual Acadêmica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Doutora em Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
2010
Mestre, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAILER, C.2014BAILER, C. ; WINFIELD, C. M. ; ALMEIDA, F. V. A. ; ROSCOLI, D. . An investigation on how Brazilian university level students produce written summaries of an expository text in L2. LETRÔNICA, v. 7, p. 130-154, 2014.

2.
1ALMEIDA, F. V. A.2012ALMEIDA, F. V. A.; WINFIELD, C. M. . Resenha Reading in the brain. Ilha do Desterro, v. 63, p. 214, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DELLAGNELO, A. ; BAILER, C. ; CALDART, D. ; ALMEIDA, F. V. A. ; MUCK, K. ; ROSA, M. ; Ramos, N. ; CARVALHO, R. C. M. . Mediação e desenvolvimento de conceitos: contribuições da teoria sociocultural para a prática educativa. In: I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação & VIII Encontro do NEL Blumenau, SC. I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação & VIII Encontro do NEL, 2012, Blumenau. I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação & VIII Encontro do NEL, 2012, Blumenau, SC, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAILER, C. ; WINFIELD, C. M. ; ALMEIDA, F. V. A. ; ROSCOLI, D. . Um estudo sobre como estudantes universitários brasileiros produzem resumos escritos de um texto expositivo em inglês. In: 19º InPLA Intercambio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º SIL Seminário Internacional de Linguística, 2013, São Paulo. 19º InPLA Intercambio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5º SIL Seminário Internacional de Linguística, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, F. V. A.; Lêda Maria Braga Tomitch ; HAYNES, C. . Reading skills in English Language Learners Considered at risk of school failure. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, F. V. A.; Lêda Maria Braga Tomitch ; HAYNES, C. . Habilidades de leitura em aprendizes de língua inglesa em situação de risco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ALMEIDA, F. V. A.. Estratégias de Leitura de Textos em L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, F. V. A.; HAYNES, C. . Early Grade School Predictors of Reading Comprehension in English Language Learners versus Native English Speaking Learners. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, F. V. A.; SCHNEIDER, E. ; KULMHOFER, A. . Cross-linguistic interventions of spelling issues for students with dyslexia in native and secod/foreing languages: examples from four langugaes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALMEIDA, F. V. A.; HAYNES, C. ; Lêda Maria Braga Tomitch ; Zipse, L. . Distinguishing at-risk English language learners from monolingual learners in early reading comprehension predictors. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BAILER, C. ; WINFIELD, C. M. ; ALMEIDA, F. V. A. ; ROSCOLI, D. . Um estudo sobre como estudantes universitários brasileiros produzem resumos escritos de um texto expositivo em inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DELLAGNELO, A. ; BAILER, C. ; CALDART, D. ; ALMEIDA, F. V. A. ; MUCK, K. ; ROSA, M. . Mediação e desenvolvimento de conceitos: contribuições da teoria sociocultural para a prática educativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, F. V. A.. Como trabalhar a construção de resumos de textos acadêmicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, F. V. A.; WINFIELD, C. M. ; BAILER, C. ; CALDART, D. . How to write effective summaries in English as a foreing language?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ALMEIDA, F. V. A.. Summarization and Book Review Workshop. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ALMEIDA, F. V. A.. University students' perception of their reading behavior in EFL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALMEIDA, F. V. A.. Undergraduate Students' perception of their reading behavior. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALMEIDA, F. V. A.; Belavina, Anna . Language learning strategies: reading and communicating in a foreign language. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALMEIDA, F. V. A.. Reading in L1 and in EFL: Undergraduate students' perceptions of their habits. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, F. V. A.. Reading Strategies in foreign language learning. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALMEIDA, F. V. A.. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Here we go!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALMEIDA, F. V. A.. Reading behavior and achievement in a foreign language: increasing learners' awareness for the comprehension process. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HAYNES, C. ; ALMEIDA, F. V. A. . Fatores preditivos de habilidades de leitura em crianças do ensino infantil, 2014. (Tradução/Outra).

2.
HAYNES, C. ; ALMEIDA, F. V. A. . Dislexia: dificuldade ou habilidade?, 2014. (Tradução/Outra).

3.
HAYNES, C. ; ALMEIDA, F. V. A. . Estratégias multisensorias no ensino da leitura e da escrita, 2014. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ALMEIDA, F. V. A.. Site do CALEM - Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - UTFPR - campus Pato Branco. 2016. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, F. V. A.. Produção Textual Acadêmica em Língua Portuguesa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALMEIDA, F. V. A.. Inglês 1. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALMEIDA, F. V. A.. Inglês 3. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, F. V. A.. Língua Inglesa - Inglês Básico 2. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WINFIELD, C. M.; CERNI, D. A.; STANKIEWICZ, M. R.; ALMEIDA, F. V. A.. Participação em banca de Gustavo Lucas Barbosa.A influência da prática de Listening por meio de desenhos animados na aprendizagem de gramatica da língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA, F. V. A.; DOPKE, T. W.; saheli, y.. Processo Seletivo Simplificado. 2017. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
ALMEIDA, F. V. A.; DAGIOS, M. G.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrada e doutorado. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
ALMEIDA, F. V. A.; DAGIOS, M. G.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrada e doutorado. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ALMEIDA, F. V. A.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrada e doutorado. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
ALMEIDA, F. V. A.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrada e doutorado. 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
ALMEIDA, F. V. A.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrada e doutorado. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
ALMEIDA, F. V. A.. Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de mestrada e doutorado. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR: ExExperiências da Docência e suas Contribuições à Comunidade Acadêmcia.Minicurso: Estratégias de Aprendizagem de Vocabulário em Língua Inglesa. 2017. (Seminário).

2.
III Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR: ExExperiências da Docência e suas Contribuições à Comunidade Acadêmcia.Mesa Redonda: Avaliação: Desafios nas Diferentes àreas de Saber. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR: ExExperiências da Docência e suas Contribuições à Comunidade Acadêmcia.Coordenação de Grupo de Trabalho: Práticas Pedagógicas e Ensino: o Lúdico, os Jogos, Teatro, Experiências. 2017. (Seminário).

4.
Trabalho com Projetos. 2017. (Outra).

5.
Moodle - mini-curso. 2016. (Outra).

6.
Symposium on ?Learning to read in L1 and L2 in typical and atypical situations: What recent research has to say?. 2016. (Simpósio).

7.
Formação de Professores: saberes necessários. 2015. (Simpósio).

8.
Programa de Extensão: Integração e Formação Docente em Letras Português e Inglês. 2015. (Oficina).

9.
Programa de Formação Pedagógica - Formação de Professores: saberes necessários. 2015. (Seminário).

10.
Programa de Integração para Servidores da UTFPR - campus Pato Branco. 2015. (Encontro).

11.
Programa de Integração para Servidores da UTFPR - Campus Pato Branco. 2015. (Outra).

12.
Propriedade Intelectual e Agência de Inovação da UTFPR. 2015. (Outra).

13.
65th Annual Reading, Literacy & Learning Conference of IDA. 2014. (Congresso).

14.
II World Dyslexia Forum. 2014. (Congresso).

15.
19º InPla Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. 2013. (Congresso).

16.
5º SIL Seminário Internacional de Linguística. 2013. (Seminário).

17.
64th IDA Annual IDA Reading, Literacy & Learning Conference. 2013. (Congresso).

18.
Conferência Linguagem e Neurociênicas. 2012. (Outra).

19.
Os neurônios da leitura. 2012. (Outra).

20.
Seminário Integrado de Formação de Professores de Línguas Estrangeitras. 2012. (Seminário).

21.
X Simpósio Internacional de Dislexia. 2012. (Simpósio).

22.
Elaboração de Projeto de TCC. 2010. (Encontro).

23.
III Semana Acadêmcia de Letras da UFSC. 2009. (Outra).

24.
III Semana Acadêmica da UFSC.TCC: Here we go!. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, F. V. A.. Prova de Nivelamento do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, F. V. A.; DAGIOS, M. G. ; PARISE, L. . Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Espanhola para fins de Mestrado e Doutorado do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco - 1ª Edição. 2017. (Outro).

3.
ALMEIDA, F. V. A.; Lêda Maria Braga Tomitch . Symposium on Learning to read in L1 and L2 in typical and atypical situations: What recent research has to say. 2016. (Outro).

4.
ALMEIDA, F. V. A.. Prova de Nivelamento do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco. 2016. (Outro).

5.
ALMEIDA, F. V. A.; PARISE, L. . Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Espanhola para fins de Mestrado e Doutorado do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco - 1ª Edição. 2016. (Outro).

6.
ALMEIDA, F. V. A.; PARISE, L. . Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Espanhola para fins de Mestrado e Doutorado do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco - 2ª Edição. 2016. (Outro).

7.
ALMEIDA, F. V. A.. Organização, elaboração e aplicação do Exame de Proficiência em Língua Inglesa para fins de Mestrado e Doutorado do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco - 3ª Edição. 2016. (Outro).

8.
ALMEIDA, F. V. A.. Prova de Nivelamento do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco. 2015. (Outro).

9.
ALMEIDA, F. V. A.. Prova de Nivelamento do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco. 2015. (Outro).

10.
ALMEIDA, F. V. A.; PARISE, L. . Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Espanhola para fins de Mestrado e Doutorado do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco - 1ª Edição. 2015. (Outro).

11.
ALMEIDA, F. V. A.; PARISE, L. . Exame de Proficiência em Língua Inglesa e Espanhola para fins de Mestrado e Doutorado do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas - CALEM - UTFPR - campus Pato Branco - 2ª Edição. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Marieli da Silva. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino médio. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Mayara Cappoani. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino médio. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Patricia Janaina Badiluk. Relatório de estágio em língua inglesa nível ensino fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fabiana Vanessa Achy de Almeida.

2.
Carolina Brocado de Leon. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fabiana Vanessa Achy de Almeida.

3.
Gustavo Lucas Barbosa. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fabiana Vanessa Achy de Almeida.

4.
Larissa Varella. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fabiana Vanessa Achy de Almeida.

5.
Aline da Veiga. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fabiana Vanessa Achy de Almeida.

6.
Mayara Cappoani. Relatório de estágio curricular em língua inglesa nível ensino fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fabiana Vanessa Achy de Almeida.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:35:14