Marcílio Moreira Paes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2663605086063672
  • Última atualização do currículo em 10/11/2017


Professor Associado ao Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL), professor concursado da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e presidente do Conselho Escolar do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, possui Graduação em Letras (Língua e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Gama Filho (2009), Especialização em Língua Portuguesa e Linguística (2013) e MBA em Comunicação e Semiótica (2014), ambos pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na Educação Básica, desenvolvendo projetos de práticas jornalísticas com alunos de Ensinos Fundamental e Médio a fim de ampliar a Competência Comunicativa. Desde 2008 se interessa e desenvolve pesquisas sobre Literatura Portuguesa, Língua Portuguesa, Linguística, Comunicação, Jornalismo e Semiótica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcílio Moreira Paes
Nome em citações bibliográficas
PAES, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Estadual Santa Rita de Cássia.
Rua Alíria Lemos de Azevedo
Santa Rita
26050490 - Nova Iguaçu, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25997149


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2014
Especialização em MBA em Comunicação e Semiótica. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A Ampliação da Competência Comunicativa a partir da Prática Jornalística na Escola.
Orientador: Leliane Aparecida Castro Rocha.
2011 - 2013
Especialização em Língua Portuguesa e Linguística. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Locuções verbais e os verbos auxiliares: breve abordagem sobre os verbos auxiliares..
Orientador: Katia Emmerick Andrade.
2016
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Português - Literatura.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: A (re)construção de Portugal em "A Abóbada", de Alexandre Herculano.
Orientador: Luci Ruas Pereira.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Religião: Antigüidade e Hoje.
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudos, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador de Estudos em prol do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro, vinculado, como servidor público (Docente I), na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), atuando no Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, em Santa Rita, bairro pertencente ao município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Gama Filho, CGF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor-estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Ministração das Disciplinas: Língua Portuguesa Redação Literatura

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor estagiário, Enquadramento Funcional: Aulas de apoio, Carga horária: 1
Outras informações
Aulas de apoio para alunos do Ensino Fundamental - segundo segmento.


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Escolar, Carga horária: 10
Outras informações
Membro titular e presidente do Conselho Escolar do Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, Nova Iguaçu - RJ.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 26
Outras informações
Professor de Literatura, Língua Portuguesa e Redação. Área de atuação: ensino de nível fundamental e médio.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador


ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Produção Textual para turmas do Ensino Médio.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
A AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA A PARTIR DA PRÁTICA JORNALÍSTICA NA ESCOLA
Descrição: Este trabalho expôs teorias que tentam explicar supostos fracassos ora dos alunos ora da escola em relação à aprendizagem e apontou três tipos de escola: a redentora, a impotente e a transformadora. No decorrer da leitura é possível perceber que a escola transformadora e suas posições quanto ao ensino são defendidas, porque enxerga a aquisição do dialeto padrão como instrumento capaz de combater a desigualdade criada pela sociedade capitalista. Além disso, procurou conceituar o termo competência, segundo Chomsky, e o termo competência comunicativa, segundo Hymes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Locuções verbais e os verbos auxiliares: discorrendo sobre os tipos possíveis de locução e a falta de consenso que envolve a definição de verbos auxiliares.
Descrição: Este trabalho discorre sobre as locuções verbais e sobre os verbos auxiliares visando resolver o problema percebido em muitas gramáticas: há uma grande divergência na escolha de verbos com função auxiliar numa sequência verbal. Alguns teóricos listam muitos verbos auxiliares enquanto outros defendem existir poucos verbos com tal função. Tal divergência não se limita aos teóricos tradicionais, pois se percebe que vários linguistas, sejam na ótica gerativista, funcionalista ou até mesmo linguistas com visão lexicalista discordam em muitos pontos no que tange à auxiliariedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
A (re)construção de Portugal em
Descrição: A literatura histórica é uma das formas de fazer ressurgir o passado e é por isso que a narrativa dramática ?A Abóbada? foi escolhida para o desenvolvimento dos objetivos deste trabalho que são: apresentar uma possível reconstrução da nação portuguesa dentro do contexto do conto mencionado; mostrar o Mosteiro da Batalha como uma ?metáfora concreta nas lutas pela nacionalidade portuguesa?; expor a composição binominal em que toda a narrativa está estruturada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
PAES, M. M.. Locuções verbais e os verbos auxiliares: breve abordagem sobre os verbos auxiliares.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAES, M. M.. A (re)construção de Portugal em 'A Abóbada', de Alexandre Herculano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19º Noite de Autógrafos da Coleção "Por Gente de Talento". Lançamento do Livro "Valores para a Vida, por Gente de Talento", Colégio Gama Filho. 2013. (Exposição).

2.
II Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. 2009. (Simpósio).

3.
Semana de Atividades Acadêmicas.Os Estudos Atuais em Literatura. 2009. (Encontro).

4.
Semana Acadêmica "Inter, Multi, Transdisciplinaridade e a Formação Universitária". 2008. (Encontro).

5.
XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia - UERJ. 2008. (Congresso).

6.
I Colóquio de Semiótica: Mundos Semióticos Possíveis. - UERJ - Coordenação do Programa de Doutorado em Língua Portuguesa.. 2007. (Outra).

7.
IX Fórum de Estudos Lingüísticos: Língua Portuguesa, Educação e Mundança - UERJ - Coordenação do Programa de Doutorado em Língua Portuguesa. 2007. (Outra).

8.
Encontro de Leituras: Cervantes, Shakespeare, Machado. - UGF - Departamento de Letras da Universidade Gama Filho. 2005. (Encontro).

9.
I Semináro de Ensino e Linguagem - UGF - Departamento de Letras da Universidade Gama Filho. 2005. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:54:09