Denisson Beretta Gargione

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4960777438885707
  • Última atualização do currículo em 17/11/2016


Ator, produtor, autor de peças teatrais, diretor de espetáculos de teatro e dança, pesquisador nas áreas de economia da cultura, desenvolve pesquisa nas áreas de dramaturgia do espetáculo, o trabalho de ator da Commedia Dell'Arte e o hibridismo de linguagens.Em 2010 fundou com Lauren Hartz a Companhia KHAOS Cênica, realizando os espetáculos Sereia Bailarina das Águas, (2011, Prêmio Açorianos de melhor figurino e Indicação de melhor produção), como bailarino e produtor, O Inspetor Geral (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013), como ator e produtor, Rubro-Almodóvar (Financiando pelo Fumproarte, 2016), como diretor, bailarino e produtor, O Circo Chegou: El Grand Scaramouche (Prêmio Empreendedor Cultural, 2016) além do programa Commedia Del Lavoro, que pesquisa o gênero da Commedia Dell'Arte e o traduz para o teatro empresa em pequenas peças voltadas ao universo coorporativo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denisson Beretta Gargione
Nome em citações bibliográficas
GARGIONE, D. B.


Formação acadêmica/titulação


2009 interrompida
Especialização interrompida em 2010 em Gestão Cultural.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Ano de interrupção: 2010
2004
Graduação em andamento em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Graduação em Teatro: Licenciatura.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Título: O Ator Dramaturgo: O ator criador de cosmogonia.
Orientador: Carlos Roberto Mödinger.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Primeiras Jornadas de Pesquisa e Extensão. (Carga horária: 74h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Verão Módulo Básico. (Carga horária: 30h).
Casa de Dança, CASA DE DANÇA, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Maquiagem Cênica. (Carga horária: 9h).
Serviço Social do Comércio (RS), SESC, Brasil.
2007 - 2007
O ator e a Palavra. (Carga horária: 20h).
Secretária Municipal da Cultura, SMC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Verão Módulo Intermediário. (Carga horária: 30h).
Casa de Dança, CASA DE DANÇA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Quem Conta um conto. (Carga horária: 550h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Letras Circulando. (Carga horária: 154h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Quem Conta um conto. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Educação Anti-Racista no cotidiano escolar. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Programa Convivências. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Seminário teórico-prático para o ator. (Carga horária: 9h).
Secretária Municipal da Cultura, SMC, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Economia da Cultura, Carga horária: 40
Outras informações
A Diretoria de Economia da Cultura é responsável pelos aspectos econômicos relativos a produção, fomento, comercialização e identificação de todos os aspectos da arte e da cultura relacionados com a economia. Desta forma, dentro da Secretaria de Cultura de Canoas, a diretoria é responsável pela constituição, lançamento e gestão dos editais de fomento, composição de legislação atinente, realização de convênios, gestão e organização dos diálogos e colegiados setoriais, realização das conferências de cultura, recolhimento e organização de informações que estabeleçam os indicadores culturais, entre outros.


KHAOS Cênica, KHAOS CÊNICA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 30
Outras informações
Companhia de teatro e dança que atua no diálogo híbrido entre diversas linguagens artísticas.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Produção Teatral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
GARGIONE, D. B.. Fabulação: Uma proposta dialética. In: XXIII SEURS, 2005, Florianópolis. Anais do XXIII SEURS. Florianópolis: UFSC, 2005.

2.
GARGIONE, D. B.. Fabulação: Uma proposta dialética. In: 6o. Salão de Extensão da UFRGS, 2005, Porto Alegre. Anais do 6o. Salão de Extensão da UFRGS. UFRGS: UFRGS, 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
GARGIONE, D. B.. Teatro como Prevenção a Violência. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GARGIONE, D. B.; HARTZ, L. . Dança de Salão. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GARGIONE, D. B.. Teatro como Prevenção a Violência. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GARGIONE, D. B.. Contador de Causos Afro-brasileiros. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GARGIONE, D. B.; CENICA, K. . Rubro-Almodóvar. 2016. Coreográfica.

2.
GARGIONE, D. B.. O Circo chegou: El Grand Scaramouche. 2016. Circense.

3.
GARGIONE, D. B.; HARTZ, L. . O Inspetor Geral. 2014. Teatral.

4.
GARGIONE, D. B.; HARTZ, L. . Commedia Del Lavoro. 2013. Teatral.

5.
HARTZ, L. ; GARGIONE, D. B. . Sereia, Bailarina das Águas. 2011. Coreográfica.

6.
GARGIONE, D. B.. As Coisas Mudam. 2008. Teatral.

7.
GARGIONE, D. B.. E agora mamãe?. 2008. Teatral.

8.
Anton Tchekhov ; GARGIONE, D. B. . As Bodas. 2007. Teatral.

9.
HARTZ, L. ; GARGIONE, D. B. . Hips Don't Lie. 2007. Coreográfica.

10.
GARGIONE, D. B.. Pelas Ondas do Rádio. 2007. Teatral.

11.
GARGIONE, D. B.. Farsa da Sedução. 2006. Teatral.

12.
Caio Fernando de Abreu ; Luís Arthur Nunes ; GARGIONE, D. B. . A Maldição do Vale Negro. 2006. Teatral.

13.
Plínio Marcos ; GARGIONE, D. B. . Perdidos. 2006. Teatral.

14.
HARTZ, L. ; GARGIONE, D. B. . Salsa y Pimenta. 2006. Coreográfica.

15.
Charles Dickens ; GARGIONE, D. B. . Um conto de Natal. 2005. Teatral.

16.
GARGIONE, D. B.. Amanhã Comeremos Banana. 2005. Teatral.

17.
GARGIONE, D. B.. Jardim das Cerejeiras. 2005. Teatral.

18.
GARGIONE, D. B.. Cinema Mudo. 2004. Teatral.

Música
1.
Mário Quintana ; GARGIONE, D. B. . Sarau Musical "O Tempo". 2004. Apresentação de Obra (para compositores).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Municipal de Cultura.Considerações para o teatro em Canoas. 2009. (Simpósio).

2.
7o. Salão de Extensão da UFRGS.Quando as Histórias voltam às suas origens.... 2006. (Outra).

3.
6o. Salão de Extensão da UFRGS.Oficina de Contadores de História. 2005. (Outra).

4.
6o. Salão de Extensão da UFRGS.Fabulação: uma teoria dialética. 2005. (Outra).

5.
III Encontro Naciona de Pesquisa em Arte.Fabulação - Em busca de uma arte excluída. 2005. (Encontro).

6.
XXIII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Fabulação: uma teoria dialética. 2005. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Artes Cênicas
1.
HARTZ, L. ; GARGIONE, D. B. . Sereia, Bailarina das Águas. 2011. Coreográfica.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:28:13