Talita Nascimento dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4435597345769049
  • Última atualização do currículo em 06/06/2018


- Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (2012) -Possui Graduação em Ciências Sociais pela UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008), -Graduação Sandwiche - Universidad del Turabo - Puerto Rico/ EUA(2007) -Licenciatura em Letras - Português/Inglês pelo UNIFLU - Centro Universitário Fluminense (2009). Professora dos cursos de graduação de Letras e Pedagogia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talita Nascimento dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, T. N.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Estudo comparativo das percepções de professores e alunos dos cursos de pedagogia e engenharias em relação ao erro na aprendizagem,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Vera Lúcia Deps.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2012 - 2013
Especialização em Pós-graduação em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Erro na aprendizagem: uma abordagem da teoria construtivista.
2005 - 2009
Graduação em LETRAS - PORTUGUÊS / INGLÊS.
Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL: UM INSTRUMENTO PARA A GESTÃO EMPRESARIAL.
Orientador: AILTON MOTA DE CARVALHO.
Bolsista do(a): Parque de Alta Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, TECNORTE, Brasil.
2007 - 2007
Graduação em Graduação Sandwiche.
Universidad del Turabo, UT, Porto Rico.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
English in the world today. (Carga horária: 8h).
The Open University, OPEN, Inglaterra.
2015 - 2015
Programa Nacional de Educação de Inclusão de Jovens do Campos. (Carga horária: 40h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Saberes e Práticas da Inclusão. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2014 - 2015
? Formação Inicial e Continuada de Professores ? Projovem Urbano (Progra. (Carga horária: 210h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 100h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2013 - 2013
TICS Tecnologias da Informação e Comunicação. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos Pedagógicos da Tutoria. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2013 - 2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2010 - 2011
Formação Inicial e Continuada do Programa PROJOVEM. (Carga horária: 156h).
Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
2010 - 2010
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Adaptações curriculares. (Carga horária: 20h).
Colégio Estadual de São Fidélis, CESF, Brasil.
2008 - 2008
Oficina Pedagógica Avaliação: mitos e desafios. (Carga horária: 10h).
Colégio Estadual de São Fidélis, CESF, Brasil.
2007 - 2007
Letramentos. (Carga horária: 20h).
Colégio Estadual de São Fidélis, CESF, Brasil.
2006 - 2006
Mitos e desafios presentes na sala de aula. (Carga horária: 40h).
Colégio Estadual de São Fidélis, CESF, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Fluminense, UNIFLU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística e Literaturas.


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Apoio Acadêmico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda Bolsista em Cognição e Linguagem, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Teconógica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PROJETO: A FORMAÇÃO DO COMPLEXO PETROLÍFERO NA REGIÃO NORTE-FLUMINENSE

Atividades

04/2012 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

07/2007 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .


cederj, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor EAD
Outras informações
Professor do Curso a distaância de Pedagogia


Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora/Coordenadora Inglês, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor EAD
Outras informações
Professor do Curso a distância de Letras


Universidad del Turabo, UT, Porto Rico.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista de Graduação Sandwich, Enquadramento Funcional: Bolsista de Graduação Sandwich, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Graduação Sandwich ? UENF/Universidad del Turabo Intercâmbio de Ciências Ambientais ? Estados Unidos e Porto Rico Bolsa de Estudo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Nível Superior) Período: Janeiro a Junho/2007


FISK Campos dos Goytacazes, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidir de empresa privada, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 15
Outras informações
O horário que leciono neste curso é entre 16h e 18h diariamente e de 8h as 13h no sábado.



Linhas de pesquisa


1.
A Formação do Complexo Produtivo de Petróleo na Região Norte Fluminense

Objetivo: Estudar o nível de interação e complementaridade entra as empresas do setor petrolífero, deus vínculos internos e externos, bem como o impacto na geração de empregos e as lacunas existentes na cadeia produriva..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
2.
Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educaçãoe Novas Tecnologias da Informação


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
A Formação do Complexo Produtivo de Petróleo na Região Fluminense
Descrição: Bolsa de Iniciação Tecnológica pela TECNORTE - Parque de Alta Tecnologia do Norte Fluminense.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Economia Regional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Lingua Inglesa e Espanhola.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Melhor apresentação de banner da XII Mostra de Pós-Graduação, Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, T. N.2014SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros . Concept Maps: A Support Teaching tool to Meaningful Learning. EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH, v. 1, p. 5665-5663, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; DEPS, Vera Lúcia . Promoção de estratégias de leitura em língua inglesa como recurso autorregulador da aprendizagem: um estudo com os alunos da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro na disciplina de inglês técnico. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2014, Campos dos Goytacazes. IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: Educação, trabalho e identidade, 2014.

2.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros ; DEPS, Vera Lúcia . A relação entre tecnologia e pratica docente nas escolas publicas do muncipio de Campos dos Goytacazes: um desafio educacional. In: II coninter - congresso Internacional interdisciplinar em sociais e ciencias, 2013, Belo Horizonte. A relação entre tecnologia e pratica docente nas escolas públicas do municipio de Campos dos Goytacazes, 2013.

3.
TONELLI, Elizangela ; SANTOS, T. N. ; DEPS, Vera Lúcia . Mapa conceitual: Um retrato hipertextual da mente humana. In: 1º Congresso Estadual de pós-graduação - saúde, educação e gestão: desafios e perspectivas, 2013, cachoeiro de itapemirim. Anais do 1º Congresso Estadual de pós-graduação - saúde, educação e gestão: desafios e perspectivas, 2013. v. V 1. p. 258-267.

4.
SANTOS, T. N.; DEPS, Vera Lúcia . O erro no processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem da teoria construtivista. In: III Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem, 2012. v. ÚNICO.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros ; DEPS, Vera Lúcia . A prática docente e o uso das tecnologias nas escolas públicas: um desafio educaciona. In: XIII Mostra de Pós-graduação - semana nacional de ciencia e tecnologia, 2013, Campos dos Goytacazes. XIII Mostra de Pós-graduação - semana nacional de ciencia e tecnologi, 2013.

2.
TONELLI, Elizangela ; SANTOS, T. N. . O uso dos mapas conceituais como recurso didático articulador da aprendizagem significativa. In: XIII Mostra de Pós-graduação - semana nacional de ciencia e tecnologia, 2013, Campos dos Goytacazes. XIII Mostra Nacional de pós-graduação UENF, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros . Concept Maps: A Support Teaching Tool to Meaningful Learning. EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; DEPS, Vera Lúcia ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros . A relação entre tecnologia e pratica docente nas escolas publicas do municipio de Campos dos goytacazes: Um desafio educaciona. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, T. N.. Percepções e procedimentos de professores com formação acadêmica diferenciada 3m relação ao erro na aprendizagem: um estudo comparativo entre professores universitários das áreas pedagógicas e técnicas e seus respectivos alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TONELLI, Elizangela ; SANTOS, T. N. ; DEPS, Vera Lúcia . Mapa conceitual: Um retrato hipertextual da mente humana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; DEPS, Vera Lúcia . O uso dos mapas conceituais como recurso didático articulador da aprendizagem significativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, T. N.; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros ; TONELLI, Elizangela ; DEPS, Vera Lúcia . Tecnologia e pratica docente nas escolas publicas do municipio de Campos dos goytacazes: Um desafio educaciona. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, T. N.; DEPS, Vera Lúcia . Procedimentos e percepções de professores com formação acadêmica diferenciada em relação ao erro na aprendizagem: um estudo comparativo entre professores e alunos universitários.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, T. N.; CARVALHO, AILTON MOTA DE . FÓRUM TECNORTE DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Demais trabalhos
1.
CARVALHO, AILTON MOTA DE ; SANTOS, T. N. . A Formação do Complexo Produtivo do Petróleo no Norte Fluminense 1. 2007 (FORUM) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela; BARBOSA, G. C.. Participação em banca de Alef Barbosa Coradino.Inclusão Digital: acervo e desafios do uso das TIC´s no espaço educacional público na percepção dos professores de matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

2.
SANTOS, T. N.; GUALANDI, J. H.; TONELLI, Elizangela. Participação em banca de Genário Novo Batista.ENSINANDO MATEMATICA A NATIVOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE USANDO OS JOGOS DIGITAIS.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóqui Interdisciplinar em Cognição e Linguagem.O erro no processo de ensino e aprendizagem: uma abordagem da teoria construtivista. 2012. (Outra).

2.
XII Mostra de Pós-Graduação.Percepções e procedimentos de professores com formação acadêmica diferenciada em relação ao erro na aprendizagem: um estudo comparativo entre professores e alunos universitários. 2012. (Outra).

3.
CURSO DE FILOSOFIA - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. 2010. (Outra).

4.
CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. 2010. (Outra).

5.
CURSO DE SOCIOLOGIA - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. 2010. (Outra).

6.
EXPOSIÇÃO DE MÉTODOS - DE EXPANDING HORIZONS A PERFECT YOUR ENGLISH. 2009. (Outra).

7.
OFICINA PEDAGÓGICA "ADAPTAÇÕES CURRICULARES". 2009. (Oficina).

8.
REFLEXÃO X TRANSFORMAÇÃO = EDUCAÇÃO. 2008. (Seminário).

9.
ENCONTRO PEDAGÓGICO - RELAÇÕES INTERPESSOAIS. 2007. (Encontro).

10.
Environmental Economics Course. 2007. (Outra).

11.
I Fórum FENORTE TECNORTE de Desenvolvimento Científico.A Formação do Complexo Produtivo de Petróleo na Região Fluminense. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Carlos Henrique Medeiros ; SANTOS, T. N. . III Colóquio Interdisciplinar em Cognição e Linguagem. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Genário Novo Batista. .ENSINANDO MATEMATICA A NATIVOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE USANDO OS JOGOS DIGITAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Orientador: Talita Nascimento dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, T. N.2014SANTOS, T. N.; TONELLI, Elizangela ; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros . Concept Maps: A Support Teaching tool to Meaningful Learning. EUROPEAN ACADEMIC RESEARCH, v. 1, p. 5665-5663, 2014.



Outras informações relevantes


Sou professora de Inglês e já lecionei no Instituto Federal Fluminense e na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:45:43