Jocilene Santana Prado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4374976778856241
  • Última atualização do currículo em 13/06/2018


Possui graduação em letras Português-Francês pela Universidade Federal de Sergipe (2004) e mestrado em letras pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atuou também como professora de francês na Aliança Francesa de Aracaju (2005-2012) e na Universidade Federal de Sergipe (2007-2008/2011-2012). Atualmente é professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Exerceu também o cargo de Coordenadora de Colegiado de Línguas Estrangeiras Aplicadas à Negociações Internacionais (2015-2017). Tem experiência na área de Letras e LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas às negociações Internacionais) com ênfase em Francês língua estrangeira (FLE) e Francês para fins específicos (FOS), atuando principalmente nos seguintes temas: Didática do FLE e FOS, Fonética da língua francesa e leitura literária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jocilene Santana Prado
Nome em citações bibliográficas
PRADO, J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes - DLA.
Km 416
Salobrinho
45600146 - Ilhéus, BA - Brasil
Telefone: (73) 36805088


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em letras.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: O Perfil comunicativo em Francês Língua Estrangeira: entre o esperado e o concreto,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Givaldo Melo Santana.
2000 - 2004
Graduação em letras Português-Francês.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Stage latino-caribéen. (Carga horária: 20h).
L'Université des Antilles et de la Guyane, UAG, França.
2014 - 2014
DALF C1.
Ministère des Affaires Étrangères, MAE, França.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Tradução em língua francesa e espanhola. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2012 - 2012
La Phonétique dans l'enseignement du FLE. (Carga horária: 6h).
Aliança Francesa de Salvador, AF, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão em Língua Francesa. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Capacitação de Educadores em Direitos Humanos. (Carga horária: 132h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2007 - 2007
Formation Intensive pour des Professeurs de França.
Cavilam, CAVILAM, França.
2006 - 2006
enseigne aux enfants, oui mais comment?. (Carga horária: 40h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2006 - 2006
DELF.
Ministère des Affaires Étrangères, MAE, França.
2006 - 2006
DELF.
Ministère des Affaires Étrangères, MAE, França.
2005 - 2005
Curso de Formação para Professores do Projovem. (Carga horária: 160h).
CEMARH, CEMARH, Brasil.
1998 - 1999
Curso de língua francesa. (Carga horária: 150h).
Aliança Francesa, AF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de colegiado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Colegiado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora de Colegiado - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (UESC)

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I
Língua Francesa III
Francês para negócios I
Francês: análise e produção de textos
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Políticas Linguísticas para Internacionalização (COPLI) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
04/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Cargo ou função
Comissão de Proficiência em língua estrangeira - francês (2014).
07/2017 - 01/2018
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa II
Língua Francesa IV
Estágio Profissional
04/2015 - 11/2017
Direção e administração, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Conselheira.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I
Língua Francesa III
Estágio de Vivência Profissional
08/2016 - 01/2017
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Vivência Profissional
Língua Francesa II
Língua Francesa: tradução/versão
03/2016 - 07/2016
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I
Francês: análise e produção de textos
Estágio de Vivência Profissional
08/2015 - 01/2016
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Vivência Linguística
Língua Francesa II
08/2014 - 01/2015
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I
Francês: análise e produção de textos
03/2014 - 07/2014
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua francesa I
Língua Francesa III
03/2014 - 06/2014
Extensão universitária , Departamento de Letras e Artes - DLA, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Ensino: Novas Abordagens no Ensino de Língua Estrangeiras.
08/2013 - 01/2014
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa III
Língua Francesa IV
Francês Para negócios II
04/2013 - 07/2013
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua francesa I
Língua Francesa IV

Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

09/2011 - 09/2013
Extensão universitária , Fundação Universidade Federal de Sergipe, .

Atividade de extensão realizada
Conselheira fiscal da Federação Brasileira de Professores de Francês.
05/2013 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz.

Atividade realizada
TRadução de Artigo.
08/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Francês II
Compreensão e Expressão Oral em Língua Francesa
Expressão Escrita em Língua Francesa
Língua Francesa VI
12/2009 - 12/2012
Extensão universitária , Fundação Universidade Federal de Sergipe, .

Atividade de extensão realizada
Secretária da Associação de Professores de Francês do Estado de Sergipe.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética Francesa
Língua Francesa V
Metodologia do Ensino-Aprendizagem da Língua Francesa
08/2011 - 01/2012
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa II
Língua francesa VI
Metodologia do Ensino Aprendizagem do Francês II
04/2011 - 09/2011
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Francês para fins específicos
Francês Instrumental
Língua Francesa V
03/2011 - 07/2011
Extensão universitária , Fundação Universidade Federal de Sergipe, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão em Língua Francesa - nível intermediário.
05/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Fundação Universidade Federal de Sergipe, .

Atividade de extensão realizada
Curso de língua Francesa - Nível básico.
08/2008 - 01/2009
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa IV
Língua Francesa VI
Temas de Cultura e Civilização francófonas
03/2008 - 08/2008
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa III
Língua Francesa V
Francês Instrumental I
03/2008 - 08/2008
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa III
Língua francesa V
Francês instrumental I
09/2007 - 01/2008
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa II
Língua Francesa IV
Fonética e Fonologia Francesa
03/2007 - 08/2007
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa V
03/2007 - 08/2007
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa V
05/2001 - 07/2001
Extensão universitária , Centro de Educação de Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
professora de francês no Projeto Reconquistando a comunidade.

Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de língua francesa, Carga horária: 20

Atividades

09/2005 - 11/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Francesa nos níveis A1, A2, B1, B2 e C1 segundo o Cadre Européen Commun de Référence pour les langues

Secretaria do Estado da Educação /SE, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa, Carga horária: 25


Projovem, PROJOVEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de aprendizagem, Carga horária: 25


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Professor EJA, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2017 - 2017
Le français à travers les chansons
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
UESC Français
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jocilene Santana Prado - Coordenador.
2014 - 2014
Phonétique du Français II: de l'enfer au paradis
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jocilene Santana Prado - Coordenador.
2014 - 2014
II Mostra de Cinema Hispânico e Francófono: Clássicos e atualidades em debate
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Jocilene Santana Prado - Integrante / Cristina do Sacramento Cardôso de Freitas - Coordenador.
2013 - 2013
Phonétique du Français: de l'enfer au paradis
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2013
Novas Abordagens no Ensino de Língua Estrangeira
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: C@LEA - Cadernos de Aulas do LEA


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
2014 - Atual
Periódico: CALEA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática das línguas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Incentivo por produção científica, UESC.
2014
Incentivo por produção científica, UESC.
2012
Mestre em Letras, Universidade Federal de Sergipe.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, J. S.2017PRADO, J. S.. LA MONDIALISATION EST UN ANGE OU UN MONSTRE?. C@LEA - Cadernos de Aulas do LEA, v. 1, p. 93-102, 2017.

2.
PRADO, J. S.2016PRADO, J. S.; HAUN, P. A. G. ; DIAS, F. M. . Les manifestations culturelles-religieuses dans um etat laïque: Le cas des musulmans em France.. C@alea, v. 1, p. 101-112, 2016.

3.
SILVA, A. S. B.2014SILVA, A. S. B. ; PRADO, J. S. . L?approche de La negociation interculturelle entre Le Bresil et La France. C@alea, v. 1, p. 26-37, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, J. S.. A mudança do enfoque cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira nos métodos/abordagens: tradicional, direta, áudio-visual, cognitiva e comunicativa. In: III Enpole, 2010, São Cristóvão. Anais do Enpole. São Cristóvão: NPGL - UFS, 2010. v. 3. p. 1009-1019.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, J. S.. COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DOS APRENDIZES: O CASO DO LEA DA UESC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PRADO, J. S.. O lugar do texto literário nas metodologias de base tradicional, estrutural e comunicativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PRADO, J. S.; SANTANA, G. M. . Le traitement de la culture dans le processus d'enseignement/apprentissage du français langue étrangère à travers les méthodologies: traditionnelle, directe, audio-orale, audio-visuelle et communicative. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PRADO, J. S.. A mudança do enfoque cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira nos métodos/abordagens: tradicional, direta, áudio-visual, cognitiva e comunicativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PRADO, J. S.. A fórmula 'deslegitimação de Israel' entre polêmica intrínseca e argumentação polêmica, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
PRADO, J. S.; CARDOSO DE FREITAS, C. S. . Pêcheux é reconciliável com a Análise do Discurso? Uma abordagem interdisciplinar, 2013. (Tradução/Artigo).

3.
PRADO, J. S.; PIRIS, E. . Memória, des-memória, a-memória: quando o discurso volta-se para seu passado.. Ilheus, 2013. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PRADO, J. S.; GARCIA, Frédéric Garcia ; CARDOSO DE FREITAS, C. S. . Revalidação de diploma de graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internaionais. 2016.

2.
PRADO, J. S.. Participação do Comitê científico do VIII SEPEXLE. 2016.

3.
PRADO, J. S.. Mediadora da sessão de comunicação 'Leitura e letramento 2', no VII SEPEXLE. 2015.

4.
PRADO, J. S.. Correção de redações do ENEM. 2014.

5.
PRADO, J. S.. Elaboração e correção de provas de proficiência em língua francesa. 2014.

6.
PRADO, J. S.. Mediadora da Mesa Redonda 'Projetos de extensão e ensino/docência em letras', no VI SEPEXLE.. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
PRADO, J. S.. Ensino de Língua Estrangeira: Teoria e Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PRADO, J. S.; CARDOSO DE FREITAS, C. S. . II Mostra de cinema hispânico e francófona: clássicos e atualidade em debate. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PRADO, J. S.. Curso de Extensão em Língua Francesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PRADO, J. S.. III Concurso de poesia da Arcádia Literária Estudantil. 1999 (poema).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GARCIA, Frédéric Garcia; PRADO, J. S.; MATTOS, S. L. O.. Participação em banca de Yasmine Soares Costa.Análise deimagens midiáticas turísticas do Brasil e sua possível relação com o turismo sexual: megaeventos esportivos (2014-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
LEVEMFOUS, S. I.; PRADO, J. S.; CRUZ, A. V.. Participação em banca de Ana Paula de Melo Silva.Os jogos dramáticos como instrumento de incentivo à leitura literária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
PRADO, J. S.; SANTANA, G.S.; QUINTO, A. V.. Participação em banca de Lineia Santos de Jesus.A produção textual na Educação Básica: gêneros do cotidiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
PRADO, J. S.; QUINTO, A. V.; CRUZ, A. V.. Participação em banca de Maria Nilza Reis.TDAH em foco: a leitura e produção textual de portadores do Déficit de Atenção e hiperatividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
PRADO, J. S.; QUINTO, A. V.; CRUZ, A. V.. Participação em banca de Rosângela Ferreira Marinho dos Santos.A produção de texto no Ensino Médio: interfaces entre a formação do professor e o processo de ensino-aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
PRADO, J. S.; VOISIN, J. K. M.; RIBEIRO, M. D. A.. Participação em banca de Romário Ferreira Pinto.Português Língua Estrangeira (PLE) em espaço francês: os casos da universidade de La Rochelle (França metropolitana) e do Collège Constant Chlore (Guiana Francesa). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
PRADO, J. S.; CRUZ, A. V.; LEVEMFOUS, S. I.. Participação em banca de Flávia Souza dos santos.Dificuldades de leitura entre alunos do Fundamental II de Escola Pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
PRADO, J. S.; CRUZ, A. V.; LEVEMFOUS, S. I.. Participação em banca de Maria Nilza de Miranda neta.Interatividade e Novas Tecnolgias na Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
PRADO, J. S.; QUINTO, A. V.; SANTANA, G.S.. Participação em banca de Michelle Borges Pereira.Literatura e adaptação cinematográfica: reflexões da adaptação cinematográfica no Auto da Compadecida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
PRADO, J. S.; LEVEMFOUS, S. I.; CRUZ, A. V.. Participação em banca de Doriana Santos Silva Varjão.Músicas de Gabriel, o Pensador, como instrumento de auxílio na leitura, interpretação textual e formação de leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PRADO, J. S.; GARCIA, Frédéric Garcia. Banca Examinadora da seleção pública de Estudantes para Intercâmbio nas Universités de La Rochelle et Montpellier. 2016. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
PRADO, J. S.; GARCIA, Frédéric Garcia. Banca Examinadora da seleção pública de Estudantes para Intercâmbio nas Universités de La Rochelle et Montpellier. 2015. Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
PRADO, J. S.; CARDOSO DE FREITAS, C. S.; LEVEMFOUS, S. I.. Processo Seletivo para intercâmbio na Universidade de La Rochelle. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Congresso Brasileiro de Professor de Francês. 2017. (Congresso).

2.
III Jornada da Francofonia da UFBA. 2016. (Encontro).

3.
VIII SEPEXLE.COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DOS APRENDIZES: O CASO DO LEA DA UESC. 2016. (Seminário).

4.
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2014. (Seminário).

5.
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.Le rôle du texte littéraire à travers les méthodologies de base traditionnelle, structurale et communicative.. 2014. (Seminário).

6.
Sepexle - Seminário de pesquisa e Extensão em Letras.Projetos de extensão e ensino/docência em Letras. 2014. (Seminário).

7.
VI SEPEXLE - SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO.Projetos de Extensão e ensino/docência em Letras. 2014. (Seminário).

8.
V SEPEXLE. 2013. (Seminário).

9.
IV Seminário Internacional NEOS. Lugares e Figuras do deslocamento: Migrações e Identidades. 2011. (Seminário).

10.
Jornada de estudos sobre o ensino de língua estrangeiras & II Oolóquio França/Brasil: O plurilinguismo no século XXI: Desafios e Perspectivas. 2011. (Seminário).

11.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. Le traitement de la culture dans le processus d'enseignement/apprentissage du français langue étrangère à travers les méthodologies: traditionnelle, directe, audio-orale, audio-visuelle et communicative. 2011. (Congresso).

12.
XVIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2011. (Congresso).

13.
III Enpole - Deslocamentos Culturais.A mudança do enfoque cultural no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira nos métodos/abordagens: tradicional, direta, áudio-visual, cognitiva e comunicativa. 2010. (Encontro).

14.
XV SEDIFRALE 2010. 2010. (Congresso).

15.
II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política na UFS. 2009. (Seminário).

16.
XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2009. (Congresso).

17.
I Encontro de Professores Substitutos do CECH. 2008. (Encontro).

18.
O poema e a construção de sentidos: ação e motivação. 2008. (Oficina).

19.
VIII Semana de Letras.La Francophonie, le Petit Prince, La Cuisine française, la contribuition de Napoléon pour la société moderne, La Noël francophonne, les chansons modernes (Boîte). 2008. (Oficina).

20.
XII CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Políticas Públicas para Educação. 2008. (Congresso).

21.
I Colóquio Internacional de Analistas do Discurso. 2007. (Encontro).

22.
EREL. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, R. ; SILVA, A.P ; PRADO, J. S. ; Pietsh, G. S . Infuências da América Latina na França. 2003. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosângela Ferreira Marinho dos Santos. A produção de texto no Ensino Médio: interfaces entre a formação do professor e o processo de ensino-aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

2.
Maria Nilza Reis. TDAH em foco: a leitura e produção textual de portadores do Déficit de Atenção e hiperatividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

3.
Lineia Santos de Jesus. A produção textual na Educação Básica: gêneros do cotidiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

4.
Juciara Teixeira Pires. Vidas Secas: o ser homem, o ser bicho. A dualidade presente no personagem Fabiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

5.
Antônia Alice Aderno. Produção textual na escola: elementos coesivos na construção textual do ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

6.
Magna Lima. Variação linguística como desvio da norma culta na escrita dos alunos do 9º ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

7.
Edinete Souza de Jesus. Leitura literária: fonte de prazer em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

8.
Eli Rodrigues Santos Leal. Letramento literário nos livros didáticos do programa nacional do livro didático - PNLD/MEC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

9.
Érica Taís de Souza Costa. A importância da leitura no espaço escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

10.
Edcélia Alves da Silva. A importância dos gêneros textuais na construção da leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

11.
Elenildes Nunes Corrêa. Avaliação da aprendizagem: o aluno, a avaliação e o processo de construção de conhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

12.
Karla Cristiane Bastos. A importância da Aplicabilidade das Leis na Educação Inclusiva nas Escolas no Ensino Fundamental II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

13.
Minusa Pereira. Educação à distância: como se organiza o processo de ensino-aprendizagem a partir dos modelos pedagógicos existentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

14.
Ivani Francisca Teixeira de Souza. Educação especial na escola comum inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

15.
Maria Antonieta Pereira Tigre. Aquisição de Libras na perspectiva de L2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

16.
Vanessa Mutti de Carvalho. O papel da cultura surda no aprendizado de língua portuguesa escrita por alunos surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

17.
Patrícia Martins Barbosa. Processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa entre os alunos portadores de deficiência auditiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

18.
Alice da Luz matos. As implicações da avaliação no processo de ensino-aprendizagem de línguas: concepções teóricas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.

19.
Jucélia Rocha. A inclusão social do deficiente no ambiente escolar: a evolução de um direito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/EAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Jocilene Santana Prado.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PRADO, J. S.. Ensino de Língua Estrangeira: Teoria e Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 15:39:08