Daniel Lino Teodoro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1245837056929126
  • Última atualização do currículo em 09/11/2016


Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2007), Mestrado em Química Analítica no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2008-2010) e Doutorado em Química no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (2011-2014). Possui proficiência em língua inglesa (TOEFL.ITP) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Lino Teodoro
Nome em citações bibliográficas
TEODORO, D. L.;Teodoro, Daniel Lino


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: APRENDIZAGEM COOPERATIVA PRESENCIAL E VIRTUAL: INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dra. SALETE LINHARES QUEIROZ.
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Ensino de Química; Ensino Superior.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Mestrado em Química (Química Analítica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aprendizagem cooperativa no ensino superior de química,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dra. SALETE LINHARES QUEIROZ.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa; Ensino; Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.
2003 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Introdução à Nanotecnologia no Agronegócio. (Carga horária: 16h).
Embrapa Instrumentação Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2006 - 2006
Segurança e Uso dos Laboratórios da Embrapa. (Carga horária: 4h).
Embrapa Instrumentação Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof° Adjunto, Carga horária: 4


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de Química, Carga horária: 40


Embrapa Instrumentação Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de desenvolvimento


2006 - 2007
Proposta de diagnóstico de problemas para implementação de projeto de educação ambiental na Embrapa Instumentação Agropecuária
Descrição: Este projeto de estágio visa a internalização das questões ambientais na cultura institucional das Unidades da Embrapa para facilitar a melhora do desempenho ambintal e implementação da gestão ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Teodoro, Daniel Lino2015 Teodoro, Daniel Lino; CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA ; Queiroz, Salete Linhares . Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química. Alexandria (UFSC), v. 8, p. 21-51, 2015.

2.
TEODORO, D. L.;Teodoro, Daniel Lino2011TEODORO, D. L.; Pagotto, Josias Falararo ; Motheo, Artur de Jesus ; Queiroz, Salete Linhares . Formação docente no ensino superior de Química: contribuições dos programas de aperfeiçoamento de ensino. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 714-719, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
TEODORO, D. L.; QUEIROZ, S. L. . Atividade didática no formato jigsaw: análise de interações verbais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
QUEIROZ, S. L. ; TEODORO, D. L. . Experiences and reflections about teaching effective communication in a jigsaw classroom. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TEODORO, D. L.; QUEIROZ, S. L. . Formação docente no ensino superior de química: Possibilidades e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
TEODORO, D. L.; QUEIROZ, S. L. . Aprendizagem cooperativa no ensino superior de química trabalhando com funções em grupos cooperativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TEODORO, D. L.; YONASHIRO, M. . O Ensino de Química Através de Temas Populares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TEODORO, D. L.; MORIYAMA, L. E. ; ANICETO, C. ; MARQUES, R. N. . AVALIAÇÃO DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SEU REFLEXO NA APRENDIZAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VI EPPEQ). Atividade didática no formato jigsaw: análise de interações verbais. 2011. (Congresso).

2.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação docente no ensino superior de química: Possibilidades e desafios. 2010. (Encontro).

3.
V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química..Aprendizagem cooperativa no ensino superior de química trabalhando com funções em grupos cooperativos. 2009. (Encontro).

4.
16º Encontro da SBQ - Regional.AVALIAÇÃO DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SEU REFLEXO NA APRENDIZAGEM. 2007. (Encontro).

5.
IV EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.O Ensino de Química Através de Temas Populares. 2007. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Teodoro, Daniel Lino2015 Teodoro, Daniel Lino; CABRAL, PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA ; Queiroz, Salete Linhares . Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química. Alexandria (UFSC), v. 8, p. 21-51, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:55:33