Marcos Vinícius Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3741185840205622
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Programa Doutoral em Música pela Universidade de Aveiro (2015). É professor adjunto no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e coordenador do Programa de Extensão em Música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: prática musical, autorregulação, estado de fluxo, estudos em performance e expertise musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Vinícius Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, M. V.;ARAUJO, M. V.;ARAÚJO, MARCOS V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Música.
Rua Senhor dos Passos
Centro Histórico
90020180 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 33084320


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Programa Doutoral em Música.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: SELF-REGULATORY BEHAVIOURS AND FLOW DISPOSITIONS IN MUSICAL PRACTICE: A SURVEY WITH ADVANCED PERFORMERS, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: HELENA MARINHO.
Coorientador: SUSAN HALLAM.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: flow experience; Self-regulation; Musical practice; advanced performers.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos em Performance.
2008 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Execução instrumetal ao violão: Estratégias de estudo utilizadadas por dois violonistas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Any Raquel Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Música.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Introdução à análise descritiva de dados com o uso da ferramenta Excel. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Psicologia Positiva. (Carga horária: 21h).
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, UP, Portugal.
2014 - 2014
Psychology of Music and Music Education.
Institute of Education - University of London, IOE, Grã-Bretanha.
2012 - 2012
Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA. (Carga horária: 8h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2012 - 2012
Análise Quantitativa de Dados com o SPSS. (Carga horária: 21h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2009 - 2009
Master-classe. (Carga horária: 2h).
Câmara municipal de Sernancelhe, CMS, Portugal.
2008 - 2008
Master-classe. (Carga horária: 8h).
Instituto Cervantes Curitiba, ICC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em 5º Encontro de Violonistas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2006
Tercer Simposio Guitarrístico del Litoral. (Carga horária: 36h).
Universidad Autónoma de Entre Ríos, UAER, Argentina.
2006 - 2006
Semana Acadêmica 2006. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2005 - 2005
XX Festival Internacional de Inverno. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
XIX Festival Internacional de Inverno. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2003
5º Encontro de Instrutores Musicais. (Carga horária: 12h).
Artsom Escola de Música, ARTSOM, Brasil.
2003 - 2003
Master-classe. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou nessa instituição como estudante de Mestrado em Música, área de concentração Práticas Interpretativas, com bolsa do CNPq. Participu em diversas atividades, entre elas estágio docente, concertos e eventos acadêmicos e artísticos.

Atividades

08/2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Programa de Extensão em Música da UFRGS.
05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

05/2017 - Atual
Ensino, Música (violão), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento Violão
Laboratório de Execução Instrumental (LEI)
Práticas Instrumentais (Violão)
Violão
Metodologia do Ensino do Violão
03/2009 - 07/2009
Ensino, Música (violão), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violão. Aulas individuais aos alunos do Bacharelado em Música (Práticas Interpretativas) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2008 - 2008
Extensão universitária , Instituto de Artes, Departamento de Música.

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Sarau no Hospital.

Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor Assistente. Disciplinas: Contraponto, Harmonia, Forma e Análise, Acústica aplicada à música, Tópicos especiais em Música.

Atividades

03/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Música.
03/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Música, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da pesquisa artística em Música - AMUP014
Pesquisa artística em Música: Métodos quantitativos - AMUP021
Projeto de especialização - AMUP031
Psicologia da Música - AMUP016
07/2016 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contraponto IV
Forma e análise musical I
Contraponto II
Harmonia II
Harmonia IV
Tópicos especiais em música
Acústica aplicada à música

Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina Experiência da Música. Núcleo de Artes, CCSH, Univates.

Atividades

07/2016 - 12/2016
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência da Música

Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Estudante pesquisador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou nessa instituição como estudante de Doutorado com bolsa de Doutorado Pleno da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizando concertos, aulas, eventos e atividades científicas e artísticas. Atualmente continua como membro de grupo de pesquisa em unidade de investigação.

Atividades

1/2012 - 10/2015
Extensão universitária , Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança, Post-Ip.

Atividade de extensão realizada
1) Organização do Fórum internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança. Este congresso acontece de dois em dois anos em Dezembro. Tem como alvo investigadores em música que ainda não tenham obtido o grau de doutor. http://postip.web.ua.pt.
09/2011 - 10/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança, .

Linhas de pesquisa
Estudos em Performance
09/2014 - 7/2015
Extensão universitária , Departamento de Comunicação e Arte, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão Irmão Violão.
03/2013 - 12/2013
Ensino, Programa de Licenciaturas Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor convidado para minstrar a disciplina 'Guitarra clássica' no programa de Licenciaturas Internacionais na Universidade de Aveiro

Colégio São Teotónio, CST, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de violão / Orquestra de violões, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de violão e diretor da orquestra de violões do Colégio São Teotónio.


Conservatório de Música e Artes do Dão, CMAD, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 33, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de violão e música de câmara


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou nessa instituição como aluno exercendo as seguintes funções: monitor de curso de extensão, ministrando aulas de violão e música de câmara; participação em eventos e grupos de extensão; apresentação em eventos acadêmicos e artísticos; voluntariado em eventos institucionais.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor em curso de extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Professor de violão e música de câmara no Laboratório de Desenvolvimento Vocal e Instrumental, atividade de extensão do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria. Realizou diversas atividades pedagógicas e artísticas, incluindo concertos e apresentações o grupo de música de câmara Camerata de Violões.

Atividades

03/2005 - 10/2007
Extensão universitária , Laboratório de Desenvolvimento Vocal e Instrumental, .

Atividade de extensão realizada
Professor de violão e música de câmara no curso de extensão da UFSM.
08/2007 - 08/2007
Extensão universitária , Centro de Artes e Letras, .

Atividade de extensão realizada
Participação no projeto de extensão A Arte do Acalanto.

Artsom Escola de Música, ARTSOM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Produtor Musical, PRODUTOR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 20

Atividades

2006 - 2010
Direção e administração, Band on the Run, .

Cargo ou função
Instrumentista, cantor.
2001 - 2009
Direção e administração, Músico, .

Cargo ou função
Gerência de conjunto musical.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos em Performance

Objetivo: - Estudar os processos envolvidos na criação de uma performance musical numa perspectiva multidisciplinar - Estudar o ensino/aprendizagem das competências performativas desenvolvendo a consciência do corpo e do movimento corporal - Investigar o "comportamento dos ouvintes", o sentido musical e a comunicação musical, com enfoque na apreciação, percepção e cognição musicais - Investigar o corpo e a mente do músico prático (performer) numa perspectiva fisiológica e/ou psicológica - Repensar o sentido musical e a comunicação musical como fenómenos socio-emocionais integrando os resultados das análises reflexivas dos performers e de outras abordagens à produção musical - Criar e desenvolver novas técnicas performativas, recursos expressivos e novas soluções musicais para obras de diferentes estilos musicais, desde a música medieval até à música contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance musical.
2.
Perspectivas motivacionais na prática musical violonística

Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é investigar os fatores determinantes da motivação para a prática musical deliberada em violonistas, as características do comportamento motivado na prática musical e os fatores de sucesso e fracasso de atividades da prática musical violonística. Essa linha de pesquisa contempla a avaliação de comportamentos motivados na estrutura e funcionamento da prática musical com vistas a identificar fatores determinantes do desenvolvimento da expertise musical e desenvolver estratégias de estudo. Essa linha de pesquisa visa ainda estudar metodologias e mecanismos de inserção do ensino de estratégias de estudo em cursos de graduação e pós-graduação como ferramenta de estímulo a exploração de novos modi operandi na prática musical..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Psicologia da Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cognição Musical.
Palavras-chave: Prática musical; Motivação; Estratégias de estudo; Experiência de fluxo; Autorregulação da aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A EXPERIÊNCIA DE FLUXO COMO MODERADORA DA ANSIEDADE NA PERFORMANCE MUSICAL
Descrição: Este projeto parte da hipótese de que Ansiedade e Fluxo são experiências antitéticas, relação que vem sendo discutida recentemente na área da performance musical. Com abordagem metodológica mista, o presente projeto tem por objetivo geral explorar as potencialidades da Experiência de Fluxo na Performance Musical (EFPM) como moderadora da Ansiedade na Performance Musical (APM). 36 estudantes de performance musical com idades entre 18 e 36 anos matriculados em duas universidades, 18 na Universidade de Aveiro (UA) em Portugal e 18 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil, serão recrutados para a realização de dois recitais solo. O levantamento de dados será realizado em três momentos: (1) avaliações físicas e psíquicas antes e após o primeiro recital. Logo após esta coleta serão sorteados os participantes do grupo de intervenção; (2) intervenção que consistirá em 8 sessões semanais de treinamento em biofeedback; e por fim, (3) nova avaliação no segundo recital, o qual seguirá os mesmos protocolos e condições do primeiro. Os instrumentos de coleta incluem questionários para aferição de estado e traço de ansiedade e de estado de fluxo na performance musical; medidas fisiológicas (cortisol, EDA e EEG) antes do recital; e entrevistas semiestruturadas após as performances. As estatísticas descritivas fornecerão as bases fisiológicas das experiências de fluxo e ansiedade, e a aferição da relação entre os estados na performance musical poderá ser verificada em testes correlacionais. Ao término dessa pesquisa pretende-se atingir resultados que, além de contribuir na redução dos níveis de ansiedade, também sejam geradores de conhecimentos referentes à Experiência do Fluxo e suas dimensões indicadoras, gerados à luz do comportamento psicofisiológico do performer. Esses em conjunto poderão contribuir para a prevenção de problemas relacionados à APM através da visão positiva presente na teoria do fluxo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcos Vinícius Araújo - Coordenador / MARINHO, HELENA - Integrante / Nery Borges - Integrante / Anabela Pereira - Integrante.
2017 - Atual
A Experiência de Fluxo na Prática e na Performance Musical de Estudantes de Música
Descrição: Estudos recentes têm apontado para a importância da experiência de fluxo no fazer musical. A experiência de fluxo é definida como uma experiência holística de engajamento total em uma atividade representada por concentração intensa em uma tarefa específica com nível de dificuldade percebida como adequada às próprias capacidades. No estado mental de fluxo, um indivíduo se encontra completamente absorvido pela tarefa, com uma sensação de foco energizado e plena participação, sem auto-consciência reflexiva, mas com um profundo senso de controle (CSIKSZENTMIHALYI, 1990). A experiência de fluxo é frequentemente descrita como uma experiência ótima, sendo um estado desejável para se atingir em processos de aprendizagem por contribuir para o aumento da motivação intrínseca, bem-estar e performance. Diante de evidências atuais sobre a ligação da experiência de fluxo e de sua relevância para a aprendizagem e para a motivação pela atividade de estudo de alunos de Música (ARAÚJO e HEIN, 2016), foram delineadas as seguintes questões de pesquisa: Quais desafios e competências de alunos de música podem ser combinados para promover experiências de fluxo na atividade de estudo e na performance? Que tipo de mecanismos e ferramentas poderiam ser utilizadas para o desenvolvimento de intervenções para a promoção da experiência de fluxo em alunos de música, e como esse conhecimento poderia ser incorporado na prática pedagógica? Assim, o objetivo principal do presente projeto de pesquisa é investigar estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a experiência de fluxo em estudantes de Música..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Self-regulatory behaviours and flow dispositions in musical practice: a survey with advanced performers
Descrição: O objetivo principal desse projeto foi explorar relações entre comportamentos autorreguladores da prática instrumental e estados de fluxo em músicos de elite. A pesquisa investigou como comportamentos da prática musical afetam os estados de fluxo em instrumentistas de alta competência. A abordagem metodológica inclui técnicas quantitativas e qualitativas. Um survey foi realizado para descrever a incidência e distribuição das características de músicos de elite em relação aos seus comportamentos eficientes de prática musical e estados de fluxo nesse contexto. Esse survey esclareceu relações entre os comportamentos eficientes dos músicos e seus estados de fluxo na prática musical, o que permitiu inferir sobre comportamentos que podem contribuir para o alcance do estado de fluxo no processo de prática musical. As principais contribuições dos resultados dessa pesquisa incluem 1) o desenvolvimento de instrumentos de medida dos comportamentos autorreguladores na prática de músicos de elite; 2) a adaptação de questionários de avaliação do estado de fluxo na prática musical; 3) a melhor compreensão das condições e características dos estados de fluxo experienciados durante atividades musicais específicas na prática musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcos Vinícius Araújo - Coordenador / Helena Paula Marinho Silva de Carvalho - Integrante / Susan Hallam - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Performance Musical: Aprimoramento e Carreira
Descrição: O projeto possui como objetivo geral fornecer ferramentas teóricas e práticas para o aperfeiçoamento da performance musical e da carreira artística à comunidade de estudantes de performance musical e músicos profissionais. Ligado ao Núcleo de Empreendedorismo da UFRGS, conta com a participação de diversos professores da casa e convidados externos de diversas áreas relacionadas ao aprimoramento da performance e da carreira..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcos Vinícius Araújo - Coordenador / Julio Herrlein - Integrante / ELISA lUCAS - Integrante.
2017 - Atual
Alfabetização Musical no Ensino Coletivo de Violão
Descrição: Alfabetização Musical através de aulas coletivas de violão, com quatro grupos de alunos objetivando a leitura de partituras. As aulas são ministradas por alunos dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Marcos Araújo. O projeto tem por objetivo geral promover acesso ao conhecimento formal da escrita musical através de aulas coletivas de violão, estabelecendo um espaço de cultura e socialização musical. Outros objetivos são: propiciar as bases do conhecimento musical formal (ex. Leitura da partitura, teoria musical, percepção) através da aprendizagem coletiva de violão; desenvolver a integração social e comunicação inter-pessoal; desenvolver senso de responsabilidade nos alunos ministrantes das aulas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Vinícius Araújo - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: EL OÍDO PENSANTE
2012 - 2014
Periódico: Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Psychology of Music
2015 - 2015
Periódico: Psychology of Music
2016 - Atual
Periódico: Psychology of Music
2016 - 2016
Periódico: Opus (Belo Horizonte. Online)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DA ABEM
2017 - Atual
Periódico: IMPAR: Online Journal on Artistic Research


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance studies.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cognição Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Psicologia da Música.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Música/Violão (1º colocado) - UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes.
2016
Concurso para professor na Área de Música/Harmonia e Contraponto (1º colocado), Universidade de Passo Fundo.
2015
Concurso Público para Professor Doutor na Área de Música/Violão (2º colocado) - UFPI - CCE, Universidade Federal do Piauí.
2014
Programa Erasmus - vertente "Estudos", União Européia.
2012
Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2009
Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sesi Fundarte, Orquestra Sesi Fundarte - Rio Grande do Sul, Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:1
Fator H:1
Araujo, Marcos Vinicius  Data: 28/05/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Kevin M. Roessger  Data: 06/01/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAÚJO, MARCOS V.2018 ARAÚJO, MARCOS V.; HEIN, CHRISTOPHER F. . A survey to investigate advanced musicians? flow disposition in individual music practice. International Journal of Music Education, v. X, p. 025576141881456, 2018.

2.
MADEIRA, LÍGIA RAQUEL B.2017 MADEIRA, LÍGIA RAQUEL B. ; ARAÚJO, MARCOS V. ; HEIN, CHRISTOPHER F. ; MARINHO, HELENA . Adaptation of a Self-Regulated Practice Behaviour Scale for Portuguese music students. Psychology of Music, v. 1, p. 030573561772488, 2017.

3.
ARAÚJO, M. V.2016ARAÚJO, M. V.. Reseña de López Cano, Rubén y Úrsula San Cristóbal Opazo. 2014. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos.. El oído pensante, v. 4, p. 1-8, 2016.

4.
ARAUJO, M. V.2016 ARAUJO, M. V.. Measuring self-regulated practice behaviours in highly skilled musicians. Psychology of Music, v. 44, p. 278-292, 2016.

5.
ARAÚJO, M. V.2015ARAÚJO, M. V.. O desenvolvimento de um questionário de comportamentos autorreguladores da prática musical em intérpretes. Música Hodie, v. 15, p. 145-152, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIGUEL, A. F. (Org.) ; HINEY, A. (Org.) ; FOLETTO, C. G. (Org.) ; DALAGNA, G. (Org.) ; ARAÚJO, M. V. (Org.) . Livro de resumos do Post-ip'13. 2. ed. Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro, 2013. 65p .

2.
MIGUEL, A. F. (Org.) ; HINEY, A. (Org.) ; FOLETTO, C. G. (Org.) ; DALAGNA, G. (Org.) ; ARAÚJO, M. V. (Org.) ; OLIVEIRA, R. (Org.) . Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança. 2. ed. Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro, 2013. v. 2. 316p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, M. V.; HEIN, C. . Finding flow in music practice: An exploratory study about self-regulated practice behaviours and dispositions to flow in highly skilled musicians. In: László Harmat; Frans Ørsted Andersen; Fredrik Ullén; Gaynor Sadlo. (Org.). Flow Experience - Empirical Research and Applications. 1ed.: Springer, 2016, v. , p. 23-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAÚJO, M. V.. Estratégias de estudo utilizadas por dois guitarristas na preparação para a execução musical da Elegy de Alan Rawsthorne. Revista Guitarra Clássica, p. 17 - 62, 28 abr. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, M. V.. Flow state and musical performance. In: PERFORMA - Conference on Performance Studies / Encontros de Investigação em Performance, 2013, Porto Alegre. PERFORMA 2013 - Encontros de Investigação em Performance - International Conference on Performance Studies. Porto Alegre, RS, Brasil, 2013. p. 1-136.

2.
ARAÚJO, M. V.. Development of a measure of self-regulated practice behavior in skilled performers. In: International Symposium on Performance Science, 2013, Vienna, Austria. Proceedings of the International Symposium on Performance Science. Brussels, Belgium: Association Européenne des Conservatoires, 2013.

3.
ARAÚJO, M. V.. Comportamentos autorreguladores e estados de fluxo nas atividades musicais de instrumentistas de elite. In: Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança, 2013, Aveiro, Portugal. Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança. Aveiro, Portugal: UA Editora, Universidade de Aveiro, 2013. v. 2. p. 158-167.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, M. V.. The state of 'Flow' in expert music practice. In: PERFORMA '15 Encontros de Investigação em Performance, 2015, Aveiro, Portugal. PERFORMA '15: Abstracts of the International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro, 2015.

2.
MADEIRA, L. R. B. ; ARAÚJO, M. V. . Adaptação para língua portuguesa de um questionário de autorregulação da aprendizagem instrumental. In: PERFORMA '15 Encontros de Investigação em Performance, 2015, Aveiro, Portugal. PERFORMA '15: Abstracts of the International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro, 2015.

3.
ARAÚJO, M. V.. Estado de fluxo e performance musical. In: PERFORMA - Encontros de Investigação em Performance / International Conference on Performance Studies, 2013, Porto Alegre, RS, Brasil. Caderno de Resumos / Conference Abstracts. Porto Alegre, RS, Brasil: Editora da UFRGS, 2013.

4.
ARAÚJO, M. V.. Comportamentos autorreguladores e estados de fluxo nas atividades musicais de instrumentistas de elite. In: Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança, 2013, Aveiro. Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança. Aveiro: UA Editora, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, M. V.. Entering in flow state during practice through self-regulated behavior: an exploratory study. In: Performance Studies Network Third International Conference, 2014, Cambridge. PSN International Conference, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, M. V.. Experiências de fluxo na prática musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAÚJO, MARCOS V.. Self-regulatory behavior in classical guitarists: a review. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARAÚJO, M. V.. Experiência de fluxo na aprendizagem musical. Semana da Música. Universidade de Passo Fundo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAÚJO, M. V.. Experiência de 'Fluxo' na Prática Musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAUJO, M. V.. Estratégias de autorregulação no estudo do violão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAÚJO, M. V.. Experiência de fluxo e performance musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ARAÚJO, M. V.. The state of 'Flow' in expert musical practice. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ARAÚJO, M. V.. Flow state in musical practice. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ARAÚJO, M. V.. Métodos de Estudo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ARAÚJO, M. V.; FOLETTO, C. G. ; DALAGNA, G. . Ciência performativa - estudos para otimização do ensino e da performance musical - Painel coordenado por Marcos Araújo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAÚJO, M. V.. A articulação no Prelúdio da Suite BWV 995 para alaúde de Johann Sebastian Bach: Análise comparativa de duas interpretações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ARAÚJO, M. V.. Música na publicidade: elementos e princípios. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MIGUEL, A. F. ; FOLETTO, C. G. ; DALAGNA, G. ; ARAÚJO, M. V. ; OLIVEIRA, R. . Introdução. Aveiro, Portugal, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, M. V.. Violões em Foco - O Jovem Violão Brasileiro. 2010.

2.
ARAÚJO, M. V.. Espetáculo 'Violão George Erudito Harrison'. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ARAÚJO, M. V.. Band on The Run. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. ; FIGUEIRÓ, C. . Camerata de violões da UFSM - TV Pampa. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ARAÚJO, M. V.. Programa Fazendo Arte 800 AM. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ARAÚJO, M. V.. Marcos Araújo - Performance Musical (Website). 2016; Tema: Educação em Performance Musical. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, M. V.. Psicologia da Música. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ARAÚJO, M. V.. Master classe de violão. Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ARAÚJO, M. V.. Masterclass em Violão. Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAÚJO, M. V.. Pesquisa Artística em Música: Métodos Quantitativos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
ARAÚJO, M. V.. Workshop 'Horizontes Musicais'. 2014. (Pedagógica).

6.
MIGUEL, A. F. ; HINEY, A. ; FOLETTO, C. G. ; DALAGNA, G. ; ARAÚJO, M. V. . Post-in-progress: Atas do 2º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música e Dança. 2013. (Editoração/Livro).

7.
ARAÚJO, M. V.. Master-classe de violão na Escola de Artes da Bairrada. 2013. (Pedagógica).

8.
ARAÚJO, M. V.. Master-classe de violão na Escola de Artes da Bairrada. 2012. (Pedagógica).

9.
ARAÚJO, M. V.. Master-classe de violão na Academia de Música de Oliveria de Azeméis. 2012. (Pedagógica).

10.
ARAÚJO, M. V.. ORQUESTRA DE GUITARRAS DA ESCOLA DE MÚSICA DO COLÉGIO SÃO TEOTÓNIO. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Planejamento curricular).

11.
ARAUJO, M. V.; HENRIQUES, J. ; MARQUES, T. C. ; RODRIGUES, P. ; TAVARES, M. . Revista Guitarra Clássica n. 5. 2011. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
ARAÚJO, M. V.; SCHMIDT, D. . Duo de Flauta e Violão. 2018. Outra.

2.
ARAUJO, M. V.; SCHMIDT, D. . 26#Desconcerto: Dança Disfarçada. 2018. Outra.

3.
ARAÚJO, M. V.. Recital no 10º Festival Internacional de Violão da UFRGS. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão solo na Casa da Música, Porto Alegre, RS, Brasil. 2018. Interpretação.

5.
ARAÚJO, M. V.. Recital no VI Festival de Violão da Universidade Federal de Pelotas. 2018. Interpretação.

6.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão solo 'Violonistas compositores e improvisação'. 2018. Outra.

7.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão. 2018. Interpretação.

8.
SHMIDT, D. ; ARAÚJO, M. V. . Castelnuovo-Tedesco - Sonatina para flauta e violão Op. 205. 2017. Interpretação.

9.
ARAÚJO, M. V.. IX Festival de Violão da UFRGS. 2017. Interpretação.

10.
ARAÚJO, M. V.; BITTENCOURT, L. A. . Partita suite for guitar and percussion. 2015. Interpretação.

11.
ARAÚJO, M. V.; BITTENCOURT, L. A. . Partita suite for guitar and percussion. 2015. Interpretação.

12.
ARAÚJO, M. V.. Projeto Irmão Violão - Obras brasileiras para violão solo. 2015. Interpretação.

13.
ARAÚJO, M. V.; NARITA, F. ; VIOLANI, M. . Concerto. 2014. Interpretação.

14.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão. 2013. Interpretação.

15.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão. 2013. Interpretação.

16.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão. 2012. Interpretação.

17.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão. 2012. Interpretação.

18.
ARAÚJO, M. V.. Apresentação da Orquestra de Guitarras da Escola de Música São Teotónio. 2012. Interpretação.

19.
ARAÚJO, M. V.; FÉLIX, Juliana . Entr'Act. 2011. Interpretação.

20.
ARAÚJO, M. V.; GOULART, C. ; MACHADO, David ; Marcelino, Carisa ; Sá, Fernando . Verano Porteño. 2011. Interpretação.

21.
ARAÚJO, M. V.. Introdución, Tema y variaciones Op. 9. 2011. Interpretação.

22.
ARAÚJO, M. V.. Estudo nº2. 2011. Interpretação.

23.
ARAÚJO, M. V.. Tarantella Op. 87. 2011. Interpretação.

24.
CMAD, O. S. P. ; ARAÚJO, M. V. . Um Sonho Musical. 2010. Interpretação.

25.
ARAÚJO, M. V.. Concerto para Violão e Pequena Orquestra. 2009. Interpretação.

26.
ARAÚJO, M. V.. Andante e Rondo Op.2 n.3. 2009. Interpretação.

27.
ARAÚJO, M. V.. Suite Venezuelana. 2009. Interpretação.

28.
ARAÚJO, M. V.. Tarantella Op. 87. 2009. Interpretação.

29.
ARAÚJO, M. V.. Nocturnal Op.70. 2009. Interpretação.

30.
ARAÚJO, M. V.. Recital de violão no II Festival de Violão da UFRGS. 2009. Interpretação.

31.
ARAÚJO, M. V.. Espetáculo 'Violão George Erudito Harrison'. 2009. Interpretação.

32.
ARAÚJO, M. V.. Andante e Rondó op.2 n.3. 2008. Interpretação.

33.
ARAÚJO, M. V.. El Decamerón Negro. 2008. Interpretação.

34.
ARAÚJO, M. V.. Elegy. 2008. Interpretação.

35.
ARAÚJO, M. V.. Tarantela Op 87. 2008. Interpretação.

36.
ARAÚJO, M. V.. Canción y Danza n.1. 2008. Interpretação.

37.
ARAÚJO, M. V.. Sonata a La Española. 2008. Interpretação.

38.
ARAÚJO, M. V.. Nocturnal Op. 70 (After John Dowland). 2008. Interpretação.

39.
ARAÚJO, M. V.. Tarantella op. 87. 2008. Interpretação.

40.
ARAÚJO, M. V.. Estudo 11. 2008. Interpretação.

41.
ARAÚJO, M. V.. Prelúdio Suite BWV 995. 2008. Interpretação.

42.
ARAÚJO, M. V.. Elegy. 2008. Interpretação.

43.
ARAÚJO, M. V.. Sonata para cello e violão (1969). 2008. Interpretação.

44.
ARAÚJO, M. V.. Nocturnal Op 70. 2008. Interpretação.

45.
ARAÚJO, M. V.. Concerto para Violão e Pequena Orquestra. 2008. Interpretação.

46.
ARAÚJO, M. V.. Elegy. 2008. Interpretação.

47.
ARAÚJO, M. V.. Suite BWV 995. 2008. Interpretação.

48.
ARAÚJO, M. V.. Tarantella Op. 87. 2008. Interpretação.

49.
ARAÚJO, M. V.. Fantasia 7. 2008. Interpretação.

50.
ARAÚJO, M. V.. Nocturnal op 70 (After John Dowland). 2008. Interpretação.

51.
ARAÚJO, M. V.. Recital de Mestrado em Práticas Interpretativas. 2008. Interpretação.

52.
ARAÚJO, M. V.. Recital na série Violão na Estação - Estação Musical Escola de Música. 2008. Interpretação.

53.
ARAÚJO, M. V.. Seys Variaciones sobre un tema de Luis Milan. 2007. Interpretação.

54.
ARAÚJO, M. V.. Prelúdio n. 1 (sobre um tema espanhol - arr. Krishna Salinas). 2007. Interpretação.

55.
ARAÚJO, M. V.. Fantasia X. 2007. Interpretação.

56.
ARAÚJO, M. V.. Suite BWV 995. 2007. Interpretação.

57.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Micro Piezas. 2007. Interpretação.

58.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Grandes Variações Concertantes Op 35. 2007. Interpretação.

59.
ARAÚJO, M. V.. Canção e Dança n. 1. 2007. Interpretação.

60.
ARAÚJO, M. V.; GOULART, C. . Concerto para Violão e Pequena Orquestra. 2007. Interpretação.

61.
ARAÚJO, M. V.. Violões no SENAC. 2006. Interpretação.

62.
ARAÚJO, M. V.. Violões no SENAC. 2006. Interpretação.

63.
ARAÚJO, M. V.. Violões no SENAC. 2006. Interpretação.

64.
ARAÚJO, M. V.. Suite BWV 995. 2006. Interpretação.

65.
ARAÚJO, M. V.. Sonata a La Española. 2006. Interpretação.

66.
ARAÚJO, M. V.. Cenas Brasileiras n. 8. 2006. Interpretação.

67.
ARAÚJO, M. V.. Recital de Abertura da Semana Acadêmica do Curso de Artes Visuais da UFSM. 2006. Interpretação.

68.
ARAÚJO, M. V.. Suite BWV 995 - Prelúdio. 2006. Interpretação.

69.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Berceause. 2006. Interpretação.

70.
ARAÚJO, M. V.. 12 Estudos para violão. 2006. Interpretação.

71.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. ; FIGUEIRÓ, C. . Andante. 2006. Interpretação.

72.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. ; FIGUEIRÓ, C. . Impressões. 2006. Interpretação.

73.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. ; FIGUEIRÓ, C. . Rondó. 2006. Interpretação.

74.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Fool on the hill. 2006. Interpretação.

75.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Invenção a duas vozes. 2006. Interpretação.

76.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Berceuse. 2006. Interpretação.

77.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Fool on the Hill. 2006. Interpretação.

78.
ARAÚJO, M. V.; DALAGNA, G. . Invenção n.4. 2006. Interpretação.

79.
ARAÚJO, M. V.. V Encontro de Violonistas do Conservatório de Música da UFPel. 2006. Interpretação.

80.
ARAÚJO, M. V.. La Catedral. 2005. Interpretação.

81.
ARAÚJO, M. V.; KAMINSKY, L. K. . Danza Española n. 2 - Oriental. 2005. Interpretação.

82.
ARAÚJO, M. V.; KAMINSKY, L. K. . Prelúdio em Re menor. 2005. Interpretação.

83.
ARAÚJO, M. V.; HOLLERBACH, C. . Entr'acte. 2005. Interpretação.

84.
ARAÚJO, M. V.; HOLLERBACH, C. . História do Tango - Nightclub 1960. 2005. Interpretação.

85.
ARAÚJO, M. V.. Suite BWV 995. 2005. Interpretação.

86.
ARAÚJO, M. V.. Fantasia X. 2004. Interpretação.

87.
ARAÚJO, M. V.. La Catedral. 2004. Interpretação.

88.
ARAÚJO, M. V.. Suite BWV 995. 2003. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ARAÚJO, M. V.; WOLFF, D.; Cervo, Dimitri. Participação em banca de Jonathan Spinellii. MEMÓRIA E IMAGÉTICA NA PRÁTICA VIOLONÍSTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Fialcow, Ney; CARVALHO, A. R. S.; ARAÚJO, MARCOS V.. Participação em banca de Ederaldo Sueiro Júnior. Uma análise das potencialidades e estratégias do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação do estudo do violão. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
ARAÚJO, MARCOS V.; GERLING, C. C.; SANTOS, R. A. T.. Participação em banca de Ederaldo Sueiro Júnior. Recital de mestrado de Ederaldo Sueiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ARAÚJO, M. V.; SANTIAGO, D.; TOURINHO, C.. Participação em banca de Jâmison Sampaio da Queiroz Santos. Autorregulação e prática deliberada: um estudo com alunos em cursos de bacharelado em violão. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ARAÚJO, M. V.; Chaves, Celso Loureiro; DOMENICI, C.. Participação em banca de Rafael Iravedra. Recital de Doutorado de Rafael Iravedra. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
ARAÚJO, M. V.; SANTOS, R. A. T.; WOLFF, D.. Participação em banca de Renan Colombo Simões. A coordenação entre as duas mãos ao violão: Um estudo de caso com estudantes e profissionais. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ARAÚJO, M. V.; DOMENICI, C.; WOLFF, D.. Participação em banca de Rafael Iravedra. Estratégias de preparação para performance: um estudo com violonistas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Guitar Foundation of America Competition and Convention 2018.Flow state and self-regulated guitar music learning: a review. 2018. (Encontro).

2.
UFRGS PORTAS ABERTAS 2018.Violão: aula experimental e tira-dúvidas - Turmas I e II. 2018. (Oficina).

3.
UFRGS PORTAS ABERTAS 2018. Apresentação do curso de Música e da prova específica. 2018. (Exposição).

4.
PERFORMA '15 Encontros de Investigação em Performance. The state of 'Flow' in expert music practice. 2015. (Congresso).

5.
Doctoral School Poster Conference. Self-regulatory practice behaviours and flow dispositions in highly skilled musicians. 2014. (Exposição).

6.
Performance Studies Network Third International Conference. Entering in flow state during practice through self-regulated behaviour: an exploratory study. 2014. (Congresso).

7.
International Symposium on Performance Science. Development of a measure of self-regulated practice behavior in skilled performers. 2013. (Congresso).

8.
PERFORMA - Conference on Performance Studies / Encontros de Investigação em Performance. Flow state and musical performance. 2013. (Congresso).

9.
Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança. Comportamentos autorreguladores e estados de fluxo nas atividades musicais de instrumentistas de elite. 2013. (Congresso).

10.
Semana Cultural da Escola de Música São Teotónio.Métodos de Estudo. 2013. (Outra).

11.
Encontro Nacional da APEM 'Práticas Vocais e Instrumentais na Educação Musical. 2012. (Encontro).

12.
11º Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de.Master-classe com Fábio Zanon, Rafael Andia e Roland Dyens. 2009. (Outra).

13.
Terceiro Concurso Nacional de Violão da Faculdade Cantareira.Execução de obras nas fases Semi final e Final do concurso. 2008. (Outra).

14.
XII Concurso Nacional de Violão Musicalis.Execução de obras nas fases Semi final e Final. 2008. (Outra).

15.
22ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. A articulação no Prelúdio da Suite BWV 995 para alaúde de Johann Sebastian Bach: Análise comparativa de duas interpretações. 2007. (Congresso).

16.
Feira das Profissões - VII Edição. Exposição no estande Música da VII Feira das Profissões. 2005. (Feira).

17.
Feira das Profissões - VI Edição. Explicação sobre o curso Bacharelado em Violão no estande do cuso de Música da UFSM. 2004. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HINEY, A. ; CAIXINHA, S. ; MIGUEL, A. F. ; VENTURA, A. ; Benetti, A. ; ARAUJO, D. ; SARTOR, J. B. ; WINK, L. ; BITTENCOURT, L. A. ; SILVA, M. ; ARAÚJO, M. V. ; CRAVINHO, P. ; PAMPILLO, R. ; MARQUES, R. ; OLIVEIRA, R. ; SIMPSON, S. . PERFORMA '15 Encontros de Investigação em Performance. 2015. (Congresso).

2.
ARAÚJO, M. V.. Post-ip Recitais-Conferência: O início, o fim e o meio: Cenas, discursos e peças do século XX para flauta solo. 2015. (Concerto).

3.
ARAUJO, M. V.. Music and shared imaginaries: Nationalisms, communities, and choral singing. 2014. (Congresso).

4.
ARAÚJO, M. V.. Conexões atlânticas: Caretos, Careta e Caletas sambando na Burrinha do Benin. 2014. (Outro).

5.
ARAÚJO, M. V.; MIGUEL, A. F. ; FOLETTO, C. G. ; DALAGNA, G. ; OLIVEIRA, R. ; HINEY, A. . Post-in-progress: 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em estudos de Música e Dança. 2013. (Congresso).

6.
Benetti, A. ; ARAÚJO, M. V. . PERFORMA 2013 - Encontros de Investigação em Performance. 2013. (Congresso).

7.
ARAÚJO, M. V.; CARVALHO, R. . Audição da classe de violão do prof. Marcos Araújo. 2012. (Concerto).

8.
ARAÚJO, M. V.. Audição da classe de violão do prof. Marcos Araújo. 2012. (Concerto).

9.
ARAÚJO, M. V.. Audição da classe de violão do prof. Marcos Araújo. 2012. (Concerto).

10.
ARAÚJO, M. V.. Audição da classe de violão do prof. Marcos Araújo. 2012. (Concerto).

11.
ARAÚJO, M. V.. Audição da classe de violão do prof. Marcos Araújo. 2011. (Concerto).

12.
ARAÚJO, M. V.; CARVALHO, R. . Audição da classe de violão do prof. Marcos Araújo. 2011. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Leandro Quintério dos Santos. Comportamentos autorreguladores na prática de violonistas da graduação: o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e seu impacto na performance. Início: 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).

2.
Nery Borges. Planejamento da Performance Violonística. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Vinícius Sauer. Experiência de fluxo e prática violonística: revisão de literatura. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Lucas Correia Lima. A desconstrução do tempo na performance de 'Tellur' para violão solo de Tristan Murail. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcos Vinícius Araújo.

Orientações de outra natureza
1.
Wallace Jesus Gomes. Recital de Wallace Gomes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais da Universidade de Aveiro. 2014. Orientação de outra natureza. (Programa de Licenciaturas Internacionais) - Universidade de Aveiro. Orientador: Marcos Vinícius Araújo.

2.
Gabriel Gorski. Obras: Sonata Mexicana, M. Ponce; Lachrimae Pavan, J. Dowland; Variazione sobre Romanza da Ópera Rhum und Liebe, M. Giuliani.. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcos Vinícius Araújo.

3.
Patrícia. Obras: Suite Castellana, F. M. Torroba; Suite BWV 1006, J.S.Bach, 5 Prelúdios Negros, L. Boccia; Fantasia Para un Gentlhombre, J. Rodrigo.. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcos Vinícius Araújo.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Doutor colaborador associado ao INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de estudos em Música e Dança), unidade de investigação multi-disciplinar e poli-nucleada, situada em Lisboa (UNL e UTL) e Aveiro (Universidade de Aveiro). Pesquisador no grupo CNPq Processos formativos e cognitivos em educação musical (PROFCEM), membro do Grupo Europeu de Pesquisadores do Estado de Fluxo (European Flow Researchers Network).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:16:22