Miriam Damazio

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui graduação em Licenciatura em Ciências pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1981), graduação em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ciclo I da Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, consciência fonológica, rota fonológica e método fônico. Mestre e doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro da Diretoria Científica do International Journal of Psychology and Neuroscience (ISSN: 2183-5829). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miriam Damazio
Nome em citações bibliográficas
DAMAZIO, M.;DAMÁZIO,M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.
Av. Prof. Melo de Morais, 1721
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 30914001
URL da Homepage: http://www.ip.usp.br/lance/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Validação e normatização de instrumentos para avaliar vocabulários receptivo e expressivo em crianças de 18 meses a 6 anos de idade., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dr. Fernando César Capovilla.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: vocabulário; vocabulário auditivo; vocabulário expressivo; desenvolvimento de linguagem; compreensão da fala; produção da fala.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2008 - 2011
Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Testes de vocabulário receptivo e expressivo: estudo de normatização e validação em crianças de 18 meses a 6 anos de idade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dr. Fernando César Capovilla.
Palavras-chave: vocabulário; vocabulário auditivo; vocabulário expressivo; desenvolvimento de linguagem; compreensão da fala; produção da fala.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1997 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
1987 - 1988
Graduação em Química.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.
1978 - 1981
Graduação em Licenciatura em Ciências.
Centro Universitário Fundação Santo André, CUFSA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Neurociência da Educação. (Carga horária: 100h).
Child Behavior Institute of Miami, CBI OF MIAMI, Estados Unidos.
2007 - 2007
Curso de Formação em Dislexia. (Carga horária: 107h).
Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Educação Especial.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2003 - 2003
Acesso Total - Programa de Inclusão Social.
Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, AACD, Brasil.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento de professores de Ed. Especial.
Federação das APAEs do Estado de São Paulo, APAE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de pós graduação PSE5819 - Psicolinguística Cognitiva: Desenvolvimento e Distúrbios de Linguagem Oral e de Sinais, e de Leitura e Escrita - Docente: Dr. Fernando C. Capovilla.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de graduação PSE3755 - Psicologia da linguagem: Estrutura, processos, desenvolvimento, distúrbios. Docente: Dr. Fernando C. Capovilla.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina do curso de graduação do Instituto de Psicologia (IPUSP): Prática Supervisionada em Queixa Escolar.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Reitoria da Universidade de São Paulo. Disciplina: 4701381 - Introdução à Pesquisa em Psicologia.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Reitoria da Universidade de São Paulo. Disciplina: PSE 1646 - Percepção e Cognição.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista PAE, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Reitoria da Universidade de São Paulo. Disciplina: PSE 1646 - Percepção e Cognição.


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica I



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Validação e normatização de instrumentos para avaliar vocabulários receptivo e expressivo em crianças de 18 meses a 6 anos de idade.
Descrição: O projeto constitui continuação de pesquisa prévia (Capovilla, Negrão, & Damazio, 2011) que apresenta três instrumentos para avaliação precoce do desenvolvimento do vocabulário receptivo e expressivo em crianças ouvintes, já desde 18 meses a 6 anos de idade. O projeto propõe validar os testes de vocabulário receptivo (TVAud-A33r, e TVAud-B33r) e expressivo (TVExp-100 reordenada e TVExp-100 reduzida) para crianças de 18 meses a 6 anos de idade. Os testes apresentam itens reordenados por grau de dificuldade crescente a partir da análise de itens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Estudo de normatização e validação de medidas de vocabulário receptivo e expressivo em crianças de 18 meses a 6 anos
Descrição: O projeto apresenta três instrumentos para avaliação precoce do desenvolvimento do vocabulário receptivo e expressivo em crianças ouvintes, já desde 1 ano de idade até 6 anos de idade. O objetivo é reduzir a carência de instrumentos brasileiros devidamente normatizados e validados para avaliação precoce de vocabulário receptivo auditivo e expressivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Levantamento sobre questões e dilemas éticos em pesquisa com seres humanos em psicologia.
Descrição: Este projeto de extensão tem por finalizar contribuir para o avanço na produção de conhecimentos e procedimentos que possam se tornar referência para o IPUSP e para o país na abordagem de cuidados éticos na pesquisa com seres humanos em psicologia, considerando toda a diversidade e peculiaridades deste campo do conhecimento, e em suas interfaces com outras áreas. Trata-se de um levantamento sobre a formação para ética em pesquisa e dilemas éticos da comunidade de pesquisadores do IPUSP (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários técnicos, pós-doutorandos, além dos docentes), o qual servirá como ponto de partida para a organização de Fóruns de discussão abertos à nossa comunidade e áreas afins da USP, com periodicidade mensal, pelos próximos dois anos. Partiremos do mapeamento dos dilemas enfrentados pelos nossos pesquisadores, das questões que gostariam de ver discutidas e dos caminhos da formação para a abordagem destas questões em sua formação. Este Projeto é uma iniciativa ligada ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo CEPH-IPUSP, credenciado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Miriam Damazio - Integrante / Ligia Mitsuko Furusawa - Integrante / Plínio Oshiro - Integrante / Tales Areco - Integrante / Fraulein Vidigal de Paula - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: International Journal of Psychology and Neuroscience


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. . Teste de vocabulário auditivo e teste de vocabulário expressivo. 1. ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2011. v. 01. 582p .

2.
CAPOVILLA, F. C. ; ROBERTO, M. R. ; MARTINS, A. C. ; DAMAZIO, M. ; SOUSA-SOUSA, C. C. ; SOUSA, A. V. L. ; Botelho, F. S. . Pictografia evocadora da fala: CD1: BFI-USP: Banco de Figuras Indexadas USP: 2300 figuras com normatização de nomeação da educação infantil ao ensino superior, e do grau de familiaridade do nome no ensino fundamental: CD-Rom. 1. ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 2011. v. 1. 6000p .

3.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. ; ROBERTO, M. R. ; Marins, K. C. S. ; SOUSA-SOUSA, C. C. ; SOUSA, A. V. L. ; Botelho, F. S. . Pictografia evocadora da fala: CD2: BFI-Livres: 3100 figuras com normatização de nomeação do maternal ao ensino superior, e do grau de familiaridade do nome no ensino fundamental.. 1. ed. São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 2011. v. 1. 6000p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAPOVILLA, F. C. ; Marins, K. C. S. ; JACOTE, A. ; DAMAZIO, M. ; GRATON-SANTOS, L. E. . (De)Cifrando o Português na Nova Ortografia: Parâmetros de dificuldade de leitura e de escrita sob ditado na fase alfabética.. In: F. C. Capovilla; W. D. Raphael; A. C. Maurício. (Org.). Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitiva. Volume 1: Sinais de A a H.. 3ed.São Paulo: Edusp, 2015, v. 1, p. 157-162.

2.
CAPOVILLA, F. C. ; DAMAZIO, M. ; NEGRAO, V. . Estudo 3, de validação desenvolvimental e normatização das formas alternativas abreviadas originais do Teste de Vocabulário Auditivo USP e de validação desenvolvimental e normatização do Teste Expressivo. In: F. C. Capovilla; V. B. Negrão; M. Damazio (Org). (Org.). Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo normatizado e validado. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 2011, v. 1, p. 83-200.

3.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. . Estudo 1: Validação desenvolvimental e normatização das formas alternativas originais do Teste de Vocabulário Auditivo USP. In: F. C. Capovilla; V. B. Negrão; M. Damazio. (Org.). Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo normatizado e validado.. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 2011, v. 1, p. 39-67.

4.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. . Estudo 2, preliminar, de validação desenvolvimental e normatização das formas alternativas abreviadas originais do Teste de Vocabulário Auditivo USP.. In: F. C. Capovilla; V. B. Negrão; M. Damazio. (Org.). Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo normatizado e validado.. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 2011, v. 1, p. 68-82.

5.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. . Visão geral do trabalho prévio de elaboração do corpus de figuras, coleta de nomeação normatizada por alunos de nível educacional precoce.. In: F. C. Capovilla; V. B. Negrão; M. Damazio. (Org.). Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo normatizado e validado.. 1ed.São Paulo: Memnon Edições Científicas Ltda, 2011, v. 1, p. 18-30.

6.
CAPOVILLA, F. C. ; SOUSA-SOUSA, C. C. ; MAKI, K. ; AMENI, R. ; NEVES, M. V. O. ; ROBERTO, M. R. ; DAMAZIO, M. ; SOUSA, A. V. L. . Uma lição crucial para neuropsicologia da linguagem e psicometria: A importância de controlar a familiaridade da forma ortográfica das palavras e a univocidade das figuras.. In: José M. Montiel; Fernando C. Capovilla. (Org.). Atualização em transtornos de aprendizagem. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2009, v. 1, p. 383-406.

7.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. . Normatização de nomeação de 2.100 figuras originais por 4.850 alunos de três níveis (Maternal-Infantil, Fundamental e Superior) e de testes de vocabulário auditivo de 2 a 5 anos.. In: A. L. Sennyey; F. C. Capovilla; J. M. Montiel. (Org.). Transtornos de aprendizagem: da avaliação à reabilitação.. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2008, v. 1, p. 237-250.

Apresentações de Trabalho
1.
DAMAZIO, M.. Vocabulário, consciência fonológica e processamento auditivo: avaliação e intervenção para uma alfabetização competente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAPOVILLA, F. C. ; CASADO, K. ; DAMAZIO, M. ; SILVA, C. F. ; HAMANN, I. L. ; GRATON-SANTOS, L. E. ; OLIVEIRA, R. C. . Dando adeus às idiossincrasias nas listas de palavras para escrita sob ditado: como calcular a cifrabilidade de qualquer palavra falada do Português.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, C. F. ; HAMANN, I. L. ; CASADO, K. ; DAMAZIO, M. ; GRATON-SANTOS, L. E. ; CAPOVILLA, F. C. . Avaliando leitura em voz alta em alfabetização e dislexia: como calcular a decifrabilidade de qualquer palavra escrita para dar adeus às arbitrariedades nas listas de palavras.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CAPOVILLA, F. C. ; DAMAZIO, M. ; GRATON-SANTOS, L. E. ; SILVA, C. F. ; HAMANN, I. L. . Frequência de acerto na escrita sob ditado de 563 palavras raras é função do grau médio de cifrabilidade fonografêmica dessas palavras.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAPOVILLA, F. C. ; GRATON-SANTOS, L. E. ; HAMANN, I. L. ; SILVA, C. F. ; CASADO, K. ; DAMAZIO, M. . Avaliar leitura e escrita: controle de familiaridade ortográfica das palavras via logaritmo da frequência no Google Adwords.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAPOVILLA, F. C. ; DAMAZIO, M. . Vocabulário precoce como preditor de alfabetização competente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAPOVILLA, F. C. ; DAMAZIO, M. . Vocabulário aos 2 ? 3 anos de idade como fator preditivo de desempenho escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CAPOVILLA, F. C. ; ROBERTO, M. R. ; Marins, K. C. S. ; DAMAZIO, M. ; SOUSA-SOUSA, C. C. ; SOUSA, A. V. L. ; Botelho, F. S. . Pictografia Evocadora de Fala BFI-USP (Banco de Figuras Indexadas USP - BFI-USP / CD 1). 2011.

2.
CAPOVILLA, F. C. ; NEGRAO, V. ; DAMAZIO, M. ; ROBERTO, M. R. ; Marins, K. C. S. ; SOUSA-SOUSA, C. C. ; SOUSA, A. V. L. ; Botelho, F. S. . Pictografia Evocadora de Fala - BFI - Livres (Banco de Figuras Indexadas - Figuras Livres - BFI - Livres / CD 2). 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
CAPOVILLA, F. C.; PAULA, F. V.; THOMAZETTE, L.M.M.; SALIDO, L. F. M.; DAMAZIO, M.; GRATON-SANTOS, L. E.. Participação em banca de Wanessa Garcia Santos Oliveira. Análise da estrutura SematosÊmica de 13.500 sinais do Dicionário da Língua de Sinais do Brasil via BuscaSigno 3. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

2.
CAPOVILLA, F. C.; BERTOLLA, M. H. M.; PAULA, F. V.; DAMAZIO, M.; SALIDO, L. F. M.. Participação em banca de Luiz Eduardo Graton-Santos. Leitura alfabética, escrita sobre ditado e leitura orofacial: Interrelações com vocabulário, consciência fonológica e memória. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CAPOVILLA, F. C.; SALIDO, L. F. M.; DAMÁZIO,M.. Participação em banca de Tiago Tibério Luz. Paragrafias vocálicas na escrita sob ditado: efeitos do índice de cifrabilidade e do ponto de artiiculação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o. Curso de Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem na Área de Leitura e Escrita - Práticas."Práticas para avaliação e desenvolvimento do vocabulário". 2017. (Oficina).

2.
Atualidades em transtornos de aprendizagem. 2017. (Congresso).

3.
I NeuroMeeting NeuroSaber. 2017. (Congresso).

4.
Oficina: Vocabulário, consciência fonológica e processamento auditivo: avaliação e intervenção para uma alfabetização competente..Aquisição do vocabulário e sua interação entre consciência fonológica, memória de trabalho, leitura e escrita. 2015. (Oficina).

5.
Congresso Aprender Criança 2012. Vocabulário aos 2-3 anos de idade como fator preditivo de desempenho escolar. 2012. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional de Avaliação e Intervenção em Autismo. 2011. (Congresso).

7.
IV Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. 2011. (Congresso).

8.
IV Simpósio de TDAH: TDAH nas escolas. 2011. (Simpósio).

9.
Seminário Internacional de Alfabetização. 2011. (Seminário).

10.
Curso: Novo marco da Neuropsicolinguística brasileira na junção de teoria, prática e pesquisa para desvendar desenvolvimento e distúrbios de linguagem oral, escrita e de sinais.. 2010. (Congresso).

11.
III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. 2010. (Congresso).

12.
III Simpósio TDAH - A interface do TDAH com outros distúrbios: avaliação e reabilitação. 2010. (Simpósio).

13.
II Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. 2009. (Congresso).

14.
III Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. 2009. (Congresso).

15.
I Congresso Multidisciplinar de transtornos de aprendizagem e reabilitação. 2008. (Congresso).

16.
VI Congresso Brasileiro de Tecnologia e (Re)Habilitação Cognitiva - Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 2008. (Congresso).

17.
Palestra para Rede Pública: Dislexia em foco. 2007. (Outra).

18.
Workshop Internacional com Mark W. Baker, Ph.D.,Os ensinamentos de Jesus e da Teoria Psicanalítica Contemporânea: Uma comparação de Jesus e da Teoria da Intersubjetividade. 2007. (Outra).

19.
Jornada "A criança Especial - Temas médicos, educativos e sociais" - Associação Brasileira de Paralisia Cerebral, ABPC. 2003. (Outra).

20.
Workshop "Uma marca chamada você" - Como contornar situações difíceis em sala de aula - perspectivas, técnicas e ação para o século XXI.. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SENNYEY, A. L. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . VII Simpósio de TDAH: Estratégias Específicas de Avaliação e Intervenção. 2014. (Outro).

2.
SENNYEY, A. L. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Membro da Comissão Organizadora do III Simpósio de Avaliação e tratamento dos transtornos de conduta na infância e adolescência. 2012. (Outro).

3.
SENNYEY, A. L. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Membro da comissão organizadora do V Simpósio de TDAH: Estratégias específicas de avaliação e intervenção em crianças e adolescentes. 2012. (Outro).

4.
SENNYEY, A. L. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Simpósio Internacional: dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita: da avaliação às estratégias de remediação.. 2012. (Outro).

5.
CAPOVILLA, F. C. ; SENNYEY, A. L. ; SOUSA-SOUSA, C. C. ; MONTIEL, J. M. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Membro da Comissão Organizadora do IV Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. 2011. (Congresso).

6.
SENNYEY, A. L. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Membro da Comissão Científica do IV Simpósio de TDAH: TDAH nas escolas. 2011. (Outro).

7.
Jorge, L. M. ; DAMAZIO, M. ; FRAGA, M. L. ; SENNYEY, A. L. ; Figueiral, A. S. ; Pereira, D. A. P. ; Giovannetti, G. . Membro da comissão organizadora do I Congresso Internacional de Avaliação e Intervenção em Autismo. 2011. (Congresso).

8.
SENNYEY, A. L. ; MONTIEL, J. M. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Membro da Comissão Científica do III Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação. 2010. (Congresso).

9.
SENNYEY, A. L. ; MONTIEL, J. M. ; TEDESCO, M. L. F. ; DAMAZIO, M. . Membro da Comissão Científica do III Simpósio TDAH - A interface do TDAH com outros distúrbios: avaliação e reabilitação. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


03/setembro/ 2012 a 15/maio/ 2014: Representante discente no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.



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