Maria Lourdilene Vieira Barbosa

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  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Doutora em Linguística (2011-2015) pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/FALE/UFMG). Mestre em Letras (2008-2010), área Estudos da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), instituição na qual fez graduação em Letras-Português (2004-2007) e onde, atualmente, é professora do quadro efetivo, lotada no curso de Letras-Libras. Membro-pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso (CATAPHORA - UFPI), sob a coordenação do Professor Dr. Francisco Alves Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos de textos, realizando pesquisas sobre referenciação, retextualização e análise de gêneros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Lourdilene Vieira Barbosa
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, M. L.;VIEIRA-BARBOSA, M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras.
Avenida Universitária - lado ímpar
Ininga
64049550 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32155525
URL da Homepage: http://www.ufpi.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO NA WEBNOTÍCIA, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Regina Lúcia Péret Dell'Isola.
Coorientador: Francisco Alves Filho.
Palavras-chave: webnotícia; texto-fonte; retextualização; Sociorretórica; Processamento da informação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Gêneros.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO EM CADEIAS TEXTUAIS: A INTER-RELAÇÃO ENTRE EXPRESSÃO REFERENCIAL E PREDICAÇÃO,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Francisco Alves Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2016
Especialização em Língua Brasileira de Sinais. (Carga Horária: 465h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA TRADUÇÃO PARA LIBRAS DE TEXTOS EM PORTUGUÊS POR GRADUANDOS SURDOS.
Orientador: Amanda Beatriz de Araújo Sousa.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Letras-Português.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Programa de Aperfeiçoamento e Qualificação de Supervisores 2015 (PAQ-S 2015. (Carga horária: 180h).
CESPE - Universidade de Brasília, CESPE/UNB, Brasil.
2014 - 2014
Form. Cont. para avaliadores de redações do ENEM. (Carga horária: 100h).
CESPE - Universidade de Brasília, CESPE/UNB, Brasil.
2013 - 2013
Form. Cont. para avaliadores de redações do ENEM. (Carga horária: 100h).
CESPE - Universidade de Brasília, CESPE/UNB, Brasil.
2012 - 2012
Form. Cont. para avaliadores de redações do ENEM. (Carga horária: 100h).
CESPE - Universidade de Brasília, CESPE/UNB, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de tutores - Curso de Letras em EaD. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Língua Francesa. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Linguística no curso de Licenciatura em Letras-Libras.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de docência no ensino superior, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina ministrada: Português IV: Monográfico O estágio de docência foi realizado devido ao fato de a estagiária, sendo estudante do Programa de Mestrado em Letras da UFPI, ter sua pesquisa financiada pela CAPES.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 12


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa no curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Introdução aos Estudos Linguísticos I


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas no período 2010/2: Tendências da Linguística Moderna Contemporânea; Semiótica do Texto Literário.


Educandário Santa Maria Goretti, ESMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Administração, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 30


Colégio Sagrado Coração de Jesus, ANBEAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NA TRADUÇÃO PARA LIBRAS DE TEXTOS EM PORTUGUÊS POR SURDOS
Descrição: A orientação teórica desta pesquisa tem por base a noção de Retextualização (MARCUSCHI, 2010, 2000; TRAVAGLIA, 2013, 2003; VIEIRA-BARBOSA, 2015), que consiste na elaboração de uma nova textualização a partir de uma textualização preexistente, envolvendo processos cognitivos de leitura e interpretação de textos. A pesquisa investigará o processo de retextualização na tradução para Libras de textos em português, por alunos surdos da graduação. Efetivamente, serão analisadas de forma comparativa categorias de âmbito léxico-gramatical do texto sinalizado em Libras e categorias de âmbito léxico-gramatical do texto em português, a fim de observar o processo de leitura e construção de sentido. Dessa forma, as análises mostrarão como o estudante surdo da graduação constrói sentido a partir de leituras de textos em português e quais ferramentas utiliza para interpretar/traduzir esses textos, utilizando o conhecimento de sua língua primeira, que é a Libras, e o seu conhecimento de língua portuguesa, na sua modalidade escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Lourdilene Vieira Barbosa - Coordenador / Conceição de Maria Ferreira de Macedo - Integrante / Maria do Rosário Alves da Silva - Integrante.
2014 - Atual
PROPÓSITOS COMUNICATIVOS E MOVIMENTOS RETÓRICOS EM PROJETOS DE PESQUISA NA ÁREA DE LETRAS
Descrição: O objetivo principal do projeto é descrever e caracterizar os propósitos comunicativos e os movimentos retóricos mais recorrentes em projetos de pesquisa submetidos por candidatos à seleção de pós-graduação em Letras, na Universidade Federal do Piauí. Para tanto, contar-se-á com um corpus de 40 projetos produzidos por mestrandos que foram aprovados em processos seletivos dos anos de 2012 e 2013 e 5 editais de seleção de pós-graduação na área de letras de cinco programas de pós-graduação. O projeto tem como meta contribuir para a melhoria da qualidade técnica dos projetos de pesquisa da área de letras no Piauí e no Brasil, reduzindo desperdício de vagas em cursos de pós-graduação na área de letras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Lourdilene Vieira Barbosa - Integrante / Francisco Alves Filho - Coordenador / Bruno Diego de Resende Castro - Integrante / Leila Rachel Barbosa Alexandre - Integrante / Lafity dos Santos Silva - Integrante / Emanoel Barbosa de Sousa - Integrante / Franklin Oliveira Silva - Integrante.
2010 - 2014
Gêneros: retórica e ideologia
Descrição: O principal objetivo da pesquisa é investigar o funcionamento retórico, o papel socioideológico e as mudanças ocorridas em gêneros escritos usados por empresas na cidade de Teresina. Vale-se de métodos etnográficos, de pesquisa documental e de análise qualitativa de dados. Uma de suas metas é oferecer subsídios teórico-metodológicos para as vertentes sócio-retóricas de gêneros e servir de orientação para a criação de metodologias e didáticas de ensino de redação e produção de gêneros escritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Lourdilene Vieira Barbosa - Integrante / José nílson Santos da Costa Filho - Integrante / Silvana Maria Calixto de Lima - Integrante / Joao Benvindo de Moura - Integrante / Francisco Alves Filho - Coordenador / Bruno Diego de Resende Castro - Integrante / César Augusto Alves dos Santos - Integrante / Leila Rachel Barbosa Alexandre - Integrante / Lafity dos Santos Silva - Integrante / Maria Roseane de Sousa Brito - Integrante / Digenário Pessoa de Sousa - Integrante / João Batista de Sá - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Textual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Gêneros.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.2018 VIEIRA-BARBOSA, M. L.; SOUSA, E. B. . CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO PARA LIBRAS DE TEXTOS EM PORTUGUÊS POR GRADUANDOS SURDOS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 57, p. 493-521, 2018.

2.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.2014VIEIRA-BARBOSA, M. L.. A recategorização na retextualização de textos-fonte para a construção de notícias. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. Especial, p. 01-16, 2014.

3.
ALVES FILHO, F.2011 ALVES FILHO, F. ; VIEIRA, M. L. . CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO: CONSIDERAÇÕES EM CASOS QUE O REFERENTE É UM ATOR DA VIDA SOCIAL. Investigações (UFPE. Impresso), v. 24, p. 135-156, 2011.

4.
ALEXANDRE, L. R. B.2011ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. de R. ; VIEIRA, M. L. . OPERAÇÕES DE RETEXTUALIZAÇÃO EM TEXTOS DIVULGADOS EM SITES E NO TWITTER - O CASO DOS PERFIS DAS UNIVERSIDADES PIAUIENSES. Texto Livre, v. 4, p. 01-09, 2011.

5.
VIEIRA, M. L.2010VIEIRA, M. L.. HIBRIDIZAÇÃO E INTERGENERICIDADE EM GÊNEROS PROMOCIONAIS. Revista do GELNE, v. 12, p. 45/5-55, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.. Referenciação e retextualização: a recategorização em notícias de portais online. In: ALVES FILHO, F.; LIMA, M. A. F.; COSTA, C de S. S. M. da. (Org.). Referenciação, Enunciação e Sentido. 1ed.Teresina: Edufpi, 2014, v. 1, p. 79-102.

2.
VIEIRA, M. L.. Os fenômenos de intergenericidade e hibridização em gêneros promocionais. In: Regina Lúcia Péret Dell'Isola. (Org.). Gêneros Textuais: o que há por trás do espelho?. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012, v. 1, p. 91-101.

3.
COSTA FILHO, J. N. S. ; VIEIRA, M. L. . Nem parece gênero: uma análise sociodiscursiva de slogans. In: COSTA, C. de S. M. da e LIMA, M. A. F.. (Org.). Nas trilhas da linguagem: pesquisa e ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Booklin Edições LTDA, 2010, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VIEIRA, M. L.. O poder da palavra. Jornal O Dia, Teresina, 07 jul. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, E. B. ; VIEIRA, M. L. . A RELAÇÃO ENTRE PORTAIS DE NOTÍCIAS E HIPERTEXTUALIDADE. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: UFMG, 2013. v. 2. p. 1-10.

2.
VIEIRA, M. L.; SOUSA, E. B. de. . RETEXTUALIZAÇÃO E RECATEGORIZAÇÃO: UMA ANÁLISE EM NOTÍCIAS DE PORTAIS ONLINE. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: UFMG, 2013. v. 2. p. 1-10.

3.
VIEIRA, M. L.; SOUSA, E. B. . ESTRUTURA COMPOSICIONAL DA NOTÍCIA NO UNIVERSO ONLINE: NOVOS PROPÓSITOS COMUNICACIONAIS OU UM NOVO GÊNERO?. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2012, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: FALE, 2012. v. 1. p. 01-08.

4.
VIEIRA, M. L.. A questão dos generos híbridos: considerações a partir de uma análise de casos em gêneros promocionais. In: II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, 2010, Belém, PA. MOARA. Belém, PA: Programa de Pós Graduação em Letras da UFPA, 2010. v. 3. p. 905-918.

5.
VIEIRA, M. L.. O PAPEL DAS PREDICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO E/OU DESIGNAÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO AO LONGO DE CADEIAS TEXTUAIS. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, João Pessoa. ABRALIN 40 ANOS: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009. v. 01.

6.
VIEIRA, M. L.. É possível evolução de referência através de predicações?. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2009, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Edições UFC, 2008. v. I. p. 4367-4381.

7.
VIEIRA, M. L.. POR UMA PERFEITA SENHORA DO LAR: A construção do referente 'mulher' em publicidades de produtos domésticos. In: II ENCONTRO LINGÜÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS DA UFPI, 2008, TERESINA. LINGUAGEM E DISCURSO: Estudos lingüísticos e literários, 2008. v. I.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.. LEITURA EM PORTUGUÊS E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIBRAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RETEXTUALIZAÇÃO FEITA POR SURDOS NO INÍCIO E NO FINAL DA GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS DA UFPI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.. O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO NA WEBNOTÍCIA: ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO GÊNERO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, E. B. ; VIEIRA, M. L. . O processamento da informação na notícia online: quando a fonte é o fato. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIEIRA, M. L.. O processamento da informação na construção da webnotícia: uma análise da fusão entre forma e substância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUSA, E. B. de. ; VIEIRA, M. L. . A RELAÇÃO ENTRE PORTAIS DE NOTÍCIAS E HIPERTEXTUALIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VIEIRA, M. L.; SOUSA, E. B. de. . RETEXTUALIZAÇÃO E RECATEGORIZAÇÃO: UMA ANÁLISE EM NOTÍCIAS DE PORTAIS ONLINE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
VIEIRA, M. L.. Referenciação e retextualização: a recategorização em notícias de Portais Online. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VIEIRA, M. L.. Considerações sobre a forma composicional do gênero: o caso da notícia promocional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIEIRA, M. L.. CONSIDERAÇÕES SOBRE RETEXTUALIZAÇÃO E INTERTEXTUALIDADE A PARTIR DE UMA ANÁLISE NO GÊNERO NOTÍCIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIEIRA, M. L.; SOUSA, E. B. . Estrutura composicional da notícia no universo online: novos propósitos comunicacionais ou um novo gênero?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
VIEIRA, M. L.. Retextualização e conhecimento partilhado: a repercussão da carta do goleiro Bruno que não chegou a Macarrão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIEIRA, M. L.. As definições de retextualização e gênero: relações e implicações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIEIRA, M. L.. A notícia na relação com suas fontes: uma análise em eventos de posses presidenciais entre 1985 e 2003. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VIEIRA, M. L.; ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. de R. . Operações de retextualização em textos divulgados em sites e no Twitter - o caso dos perfis das universidades piauienses. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VIEIRA, M. L.. O que vira notícia? As operações de retextualização em notícias de portais on line. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VIEIRA, M. L.. As noções de retextualização e dialogismo: onde uma começa e a outra termina?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VIEIRA, M. L.. Estratégias referenciais na construção da argumentação em textos jornalísticos: quando o referente é um ator da vida social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VIEIRA, M. L.. O PAPEL DAS PREDICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO E/OU DESIGNAÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO AO LONGO DE CADEIAS TEXTUAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VIEIRA, M. L.. A QUESTÃO DOS GÊNEROS HÍBRIDOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CASOS EM GÊNEROS PROMOCIONAIS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA FILHO, J. N. S. ; VIEIRA, M. L. . NEM PARECE GÊNERO: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DE SLOGANS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
VIEIRA, M. L.. Graus de Subjetividade na Linguagem: o caso dos adjetivos na 'carta do leitor'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VIEIRA, M. L.. Por uma perfeita 'senhora do lar': a construção do referente mulher em publicidades de produtos domésticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VIEIRA, M. L.. 'VOCÊ QUER, VOCÊ PODE': Algumas considerações sobre o uso da dêixis na construção de sentido do texto publicitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VIEIRA, M. L.. 'ESPELHO, ESPELHO MEU...': A apresentação da imagem da 'madrasta' pela mídia no 'Caso Isabella'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VIEIRA, M. L.. É POSSÍVEL EVOLUÇÃO DE REFERÊNCIA ATRAVÉS DE PREDICAÇÕES?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VIEIRA, M. L.. EM POUCAS PALAVRAS TAMBÉM SE DIZ MUITO: algumas considerações sobre o gênero textual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COSTA FILHO, J. N. S. ; VIEIRA, M. L. . "Sempre de barco passando, / Cantando os meus quintanares...": uma leitura de 'Canções' à luz da Estética da Recepção". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
VIEIRA, M. L.. Teorização do Amor na Poesia de Luís de Camões: leitura de um soneto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VIEIRA, M. L.. Considerações sobre a forma composicional do gênero: o caso da notícia promocional. Teresina: Núcleo Cataphora / UFPI, 2013 (Resumo).

2.
VIEIRA, M. L.. Estratégias referenciais na construção da argumentação em textos jornalísticos: quando o referente é um ator da vida social. Teresina: GELNE, 2010 (Resumo).

3.
COSTA FILHO, J. N. S. ; VIEIRA, M. L. . Nem parece gênero: uma análise sociodiscursiva de slogans 2009 (Resumo).

4.
VIEIRA, M. L.. A questão dos gêneros híbridos: considerações a partir de uma análise de casos em gêneros promocionais. Belém: UFPA, 2009 (Resumo).

5.
VIEIRA, M. L.. É possível evolução de referência através de predicações?. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008 (Resumo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VIEIRA, M. L.. Revista Virtual dos Estudantes de Letras (UFMG). 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, M. L.. Leitura e escrita: a referenciação e os gêneros na construção dos sentidos do texto. 2013. (Mini-curso).

2.
VIEIRA, M. L.. Retextualização de gêneros orais e escritos: metodologias de ensino. 2013. (Mini-curso).

3.
VIEIRA, M. L.; SOUSA, E. B. . Gêneros textuais e ensino. 2012. .

4.
VIEIRA, M. L.; ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. de R. . Minicurso sobre Gêneros Acadêmicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVES FILHO, F.; VIEIRA-BARBOSA, M. L.; LIMA, S. M. C. de. Participação em banca de FRANCISCA VERONICA ARAUJO OLIVEIRA. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS DO GÊNERO MONOGRAFIA EM COMUNIDADES DISCIPLINARES DISTINTAS. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

2.
ALVES FILHO, F.; VIEIRA, M. L.; LIMA, S. M. C. de. Participação em banca de Maria do Livramento da SIlva Dias. As colunas sociais nos jornais piauienses. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Qualificações de Mestrado
1.
ALVES FILHO, F.; VIEIRA-BARBOSA, M. L.; LIMA, S. M. C. de. Participação em banca de LUCAS CÉSAR MOURA LAGO. ANÁLISE DE GÊNERO: UM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E TEXTUAL DA SEÇÃO/CAPÍTULO DE METODOLOGIA EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

2.
ALVES FILHO, F.; LIMA, M. A. F.; VIEIRA-BARBOSA, M. L.. Participação em banca de FRANCISCA VERONICA ARAUJO OLIVEIRA. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS DO GÊNERO MONOGRAFIA EM COMUNIDADES DISCIPLINARES DISTINTAS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Piauí.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, D. P.; VIEIRA, M. L.; SILVA, L. S.. Participação em banca de Lucilene Costa Almeida. A Heterogeneidade Discursiva e a Construção da Subjetividade do Enunciador Simão Bacamarte. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Linguística) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
SOUSA, D. P.; VIEIRA, M. L.; SILVA, L. S.. Participação em banca de Gilvana Mendes da Costa. Gênero Textual: concepções e estratégias metodológicas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa da EJA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Linguística) - Universidade Estadual do Piauí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, R. I.; VIEIRA-BARBOSA, M. L.; SILVA, F. O.. Participação em banca de ANA CAROLINA GOMES MOREIRA.O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA EM NOTÍCIAS DAS REVISTAS "VEJA" E "ÉPOCA" SOBRE O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF: UMA ENCENAÇÃO DISCURSIVA?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.; ALEXANDRE, L. R. B.; MARQUES, A. S. A.. Processo seletivo para contratação de professor substituto para o curso de Letras-Libras. 2017.

2.
VIEIRA-BARBOSA, M. L.; LACERDA, N. A.; CARVALHO FILHO, H. L. de. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto. 2016. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos - SIEL.LEITURA EM PORTUGUÊS E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIBRAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RETEXTUALIZAÇÃO FEITA POR SURDOS NO INÍCIO E NO FINAL DA GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS DA UFPI. 2017. (Simpósio).

2.
V COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS.LETRAMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES SURDOS DE GRADUAÇÃO NA TRADUÇÃO/RETEXTUALIZAÇÃO PARA LIBRAS DE TEXTOS EM PORTUGUÊS. 2016. (Outra).

3.
I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória.O processamento da informação na notícia online: quando a fonte é o fato. 2014. (Encontro).

4.
IV Colóquio sobre Gêneros e Textos.O processamento da informação na construção da webnotícia: uma análise da fusão entre forma e substância. 2014. (Outra).

5.
Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. A RELAÇÃO ENTRE PORTAIS DE NOTÍCIAS E HIPERTEXTUALIDADE. 2013. (Congresso).

6.
Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. RETEXTUALIZAÇÃO E RECATEGORIZAÇÃO: UMA ANÁLISE EM NOTÍCIAS DE PORTAIS ONLINE. 2013. (Congresso).

7.
III Colóquio Sobre Gêneros e Textos.Gêneros do Discurso. 2013. (Simpósio).

8.
VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.CONSIDERAÇÕES SOBRE RETEXTUALIZAÇÃO E INTERTEXTUALIDADE A PARTIR DE UMA ANÁLISE NO GÊNERO NOTÍCIA. 2013. (Simpósio).

9.
II Semana de Linguagens e Códigos.Ensino de Língua Materna. 2012. (Outra).

10.
VI Encontro Linguístico e Literário do Mestrado Acadêmico em Letras.As definições de retextualização e gênero: relações e implicações. 2012. (Encontro).

11.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Retextualização e conhecimento partilhado: a repercussão da carta do goleiro Bruno que não chegou a Macarrão. 2012. (Congresso).

12.
VIII Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e V Ciltec-online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Operações de retextualização em textos divulgados em sites e no Twitter - o caso dos perfis das universidades piauienses. 2011. (Congresso).

13.
XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste.Estratégias referenciais na construção da argumentação em textos jornalísticos: quando o referente é um ator da vida social. 2010. (Outra).

14.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA. A QUESTÃO DOS GÊNEROS HÍBRIDOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CASOS EM GÊNEROS PROMOCIONAIS. 2009. (Congresso).

15.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. O PAPEL DAS PREDICAÇÕES NACONSTRUÇÃO E/OU DESIGNAÇÃO DE OBJETOS DE DISCURSO AO LONGO DE CADEIAS TEXTUAIS. 2009. (Congresso).

16.
V JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS.Grus de Subjetividade na Linguagem: o caso dos adjetivos na 'carta do leitor'. 2009. (Outra).

17.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.NEM PARECE GÊNERO: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DE SLOGANS. 2009. (Simpósio).

18.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA.É POSSÍVEL EVOLUÇÃO DE REFERÊNCIA ATRAVÉS DE PREDICAÇÕES?. 2008. (Encontro).

19.
III ENCONTRO LINGÜÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS DA UFPI.'_ ESPELHO, ESPELHO MEU...': A apresentação da imagem da 'madrasta plea mídia no 'Caso Isabella'. 2008. (Encontro).

20.
IV JORNADA DE ESTUDOS EM LÍNGUAS E CULTURAS IBÉRICAS.VOCÊ QUER, VOCÊ PODE: Algumas considerações sobre o uso da dêixis na construção de sentido do texto publicitário. 2008. (Outra).

21.
II ENCONTRO LINGÜÍSTICO E LITERÁRIO DO MESTRADO EM LETRAS DA UFPI.'POR UMA PERFEITA SENHORA DO LAR...': a construção do referente 'mulher' em publicidades de produtos domésticos. 2007. (Encontro).

22.
III JORNADA DE ESTUDOS EM LITERATURAS E CULTURAS IBÉRICAS.EM POUCAS PALAVRAS TAMBÉM SE DIZ MUITO:Algumas considerações sobre o gênero textual 'oferta de serviços' da seção 'Classificados' do jornal 'O Dia'. 2007. (Outra).

23.
II JORNADA DE ESTUDOS EM LINGUAS E CULTURAS IBÉRICAS.Teorização do amor na poesia de Luís de Camões: leitura de um soneto. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. de R. ; SOUSA, E. B. ; VIEIRA-BARBOSA, M. L. . VI COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS. 2018. (Outro).

2.
ALVES FILHO, F. ; VIEIRA-BARBOSA, M. L. ; SOUSA, E. B. de. ; SILVA, L. S. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. de R. . V COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS E TEXTOS. 2016. (Outro).

3.
SOUSA, E. B. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; ALVES FILHO, F. ; SILVA, L. S. ; CASTRO, B. D. de R. ; SILVA, F. O. ; VIEIRA, M. L. . IV Colóquio sobre Gêneros e Textos. 2014. (Outro).

4.
ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; CASTRO, B. D. de R. ; SILVA, L. S. ; SOUSA, E. B. ; VIEIRA, M. L. . III Colóquio sobre Gêneros e Textos. 2013. (Outro).

5.
ALVES FILHO, F. ; ALEXANDRE, L. R. B. ; BRITO, M. R. S. ; CASTRO, B. D. de R. ; SANTOS, C. A. A. dos ; SILVA, L. S. ; SOUSA, D. P. ; SOUSA, E. B. ; VIEIRA, M. L. . I Colóquio sobre Gêneros e Textos. 2011. (Outro).

6.
VIEIRA, M. L.. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Conceição de Maria Ferreira de Macêdo. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS EM LIBRAS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO ORAL FEITA POR TILS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).

2.
Eliene Maria de Oliveira Tôrres Silva. O ENSINO DA LIBRAS NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS NO CENTRO DE ATENDIMENTO À PESSOA COM SURDEZ - CAS-PI. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Libras) - Universidade Federal do Piauí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ARYANNE DE SOUSA DIAS. ANÁLISE REFERENCIAL DE NOTÍCIAS PUBLICADAS PELO PORTAL FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE O EVENTO #VEMPRARUA, DO DIA 15 DE MARÇO DE 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

2.
Ângela Maria da Silva Oliveira. O gênero resumo: as dificuldades de leitura e escrita no 9º ano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

3.
Eliane Pereira de Carvalho Silva. O trabalho com o gênero redação escolar no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

4.
Elismar Soares dos Santos. Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita em alunos das séries inicias do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

5.
Maria da Luz Costa de Almeida. Trabalhando com o gênero notícia: proposta de ensino de leitura e escrita no 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

6.
Maria Francisca Alves Cavalcante. Leitura e escrita no Ensino Fundamental: uma proposta metodológica para a produção textual no 6º ano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

7.
Maria Vitória Rodrigues Caldas. Como trabalhar gêneros narrativos em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

Iniciação científica
1.
Conceição de Maria Ferreira de Macêdo. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS EM LIBRAS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS FEITA POR ESTUDANTES SURDOS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

2.
Maria do Rosário Alves da Silva. ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO UTILIZADAS POR SURDOS NA LEITURA DE TEXTOS EM PORTUGUÊS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.

3.
Maria Iara Zilda Návea Da Silva Mourão. Estudo do gênero projeto de pesquisa em editais de seleção para programas de Pós-Graduação de IES. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Maria Lourdilene Vieira Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
VIEIRA, M. L.; SOUSA, E. B. . Gêneros textuais e ensino. 2012. .




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