Priscilla Nogueira Bahiense

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  • Última atualização do currículo em 28/08/2017


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2010). É vinculada ao Centro de Pesquisas em História da Educação - GEPHE. É pedagoga da Prefeitura Municipal de Sabará. Atua como coordenadora executiva do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos sobre Infância, História da Educação Social, História da escolarização e cultura escolar e História de Instituições Escolares (Caixas Escolares e Grupos Escolares) nas décadas iniciais do século XX. Também tem desenvolvido trabalhos no âmbito da popularização da ciência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscilla Nogueira Bahiense
Nome em citações bibliográficas
BAHIENSE, P. N.;BAHIENSE, PRISCILLA NOGUEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096181
URL da Homepage: http://www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2011
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A FIM DE ?ARRANCAR DO ERRO E DA IGNORÂNCIA PEQUENINOS SERES?: AS CAIXAS ESCOLARES EM BELO HORIZONTE (1911-1918),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvêa.
Coorientador: Mônica Yumi Junzenji.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Século XX; Grupos Escolares; Caixas Escolares; Escolarização da Infância.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
2º Fala Ciência - Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 8h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2015 - 2015
1º Fala Ciência - Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 8h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2010 - 2010
trajetória formativa de Sergio Buarque de Holanda.. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
A Micro História Italiana. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
A Imagem enquanto instr. na pesquisa em Hist. Ed.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Sabará, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 24


Centro Educacional Santa Edwiges, CESE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestora em projeto de extensão universitária, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora didática do Programa Escola Ativa UFMG-MEC - Curso de Formação de Educadores(as) na Metodologia do Programa Escola Ativa.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria de Graduação, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária, Carga horária: 12

Atividades

03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Formação do profissional da educação infantil: diálogos Universidade e instituições infantis..


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Escolas Isoladas e Reunidas: a produção da invisibilidade
Descrição: Estudo dos processos de escolarização da infância no Brasil nas escolas isoladas e reunidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
A escolarização da infância na cidade republicana: entre escolas isoladas e grupos escolares (1906-1927)
Descrição: ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM BELO HORIZONTE, CONSIDERANDO SEU PERTENCIMENTO SOCIAL NOS DISTINTOS ESPAÇOS ESCOLARES. BUSCA-SE APREENDER A INSERÇÃO, PERMANÊNCIA E APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO ESCOLAR DA CIDADE AO LONGO DO PERPIOD HISTÓRICO ANALISADO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Priscilla Nogueira Bahiense - Integrante / Pablo Carlos Ferreira e Gomes - Integrante / Maria Cristina Soares de Gouvêa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2008
A Conformação da Idade e da Idade Escolar nos Discursos Científicos (1890-1910)
Descrição: ANÁLISE DA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE DISCURSOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS SOBRE A IDADE ESCOLAR EM CIRCULAÇÃO NA EDUCAÇÃO ELEMENTAR MINEIRA, DE FORMA A APREENDER COMO ERA SIGNIFICADA NOS DISCURSOS CIENTÍFICOS E NAS PRÁTICAS ESCOLARES A DIFERENCIAÇÃO ETÁRIA DE ALUNOS, BEM COMO AVALIAR A CIRCULAÇÃO DE DISCURSOS SOBRE A ESCOLA GRADUADA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Priscilla Nogueira Bahiense - Integrante / Maria Cristina Soares de Gouvêa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2008 - Atual
Pensar a Educação Pensar o Brasil - 1822/2022
Descrição: O Projeto articula ações de ensino, pesquisa e extensão e pretende desenvolver uma reflexão sobre a maneira como o Brasil tem sido pensado nos projetos e nas produções dos intelectuais brasileiros, notadamente daqueles que se dedicaram a pensar a educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Priscilla Nogueira Bahiense - Integrante / Tarcïsio Mauro Vago - Integrante / Luciano Mendes de Faria Filho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2007 - 2007
Formação do professor/profissional da educação infantil: diálogos Universidade e instituições infantis numa perspectiva interdisciplinar
Descrição: Busca contribuir para a formação inicial e continuada do professor e dos profissionais da educação infantil levando em conta as exigências da interdisciplinaridade e da relação dialógica com os serviços educacionais para a primeira infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Priscilla Nogueira Bahiense - Integrante / Livia Maria Fraga Vieira - Coordenador / José Alfredo Debertoli - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extenção - UFMG - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica
2014 - Atual
Periódico: Pensar a Educação em Pauta


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Mérito Acadêmico, Fundação Universitária Mendes Pimentel.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIA FILHO, L. M.2015FARIA FILHO, L. M. ; RIBAS, S. R. ; VAGO, T. M. ; BAHIENSE, P. N. . Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822/2022): Ensino, Pesquisa, Extensão. Extensio (Florianópolis), v. 12, p. 15, 2015.

2.
BAHIENSE, PRISCILLA NOGUEIRA2014BAHIENSE, PRISCILLA NOGUEIRA. -Não basta fornecer o mestre-: o funcionamento das caixas escolares em Belo Horizonte (1911-1918). Interfaces Científicas - Educação, v. 2, p. 49-58, 2014.

3.
BAHIENSE, P. N.;BAHIENSE, PRISCILLA NOGUEIRA2011BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . A narração da história da psicologia do desenvolvimento e da produção sobre a infância nos livros didáticos. Memorandum (Belo Horizonte), v. 20, p. 70-82, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAHIENSE, P. N.. O funcionamento das Caixas escolares a partir das determinações de seus Estatutos (1911-1918). In: 8º Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. Anais do 8º Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2015.

2.
BAHIENSE, P. N.; BERNARDO, F. O. . Sobre os 'Estatutos da humanitária e civilizadora instituição': Caixa escolar em Minas Gerais prescrição e cotidiano.. In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2013, Mariana. COPEHE - Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2013.. In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais - COPE, 2013, Mariana. Anais do IIV COPEHE, 2013.

3.
BAHIENSE, P. N.. ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES DE BELO HORIZONTE (1906/1927). In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, 2011.

4.
BAHIENSE, P. N.. Entre auxílios e premiações: o funcionamento das caixas escolares em Grupos Escolares da Capital mineira. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

5.
BAHIENSE, P. N.; GOMES, P. C. F. ; LIMA, S. G. . O método intuitivo na reforma de 1906 (Belo Horizonte - Minas Gerais). In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latina-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso iberoamericano de história da educação latino-americana, 2009.

6.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . O 1º Grupo Escolar da Capital e o pertencimento social de seus alunos. In: V COPEHE, 2009, Montes Claros. Anais do V COPEHE, 2009.

7.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . A narração da História da Psicologia do Desenvolvimento e da produção sobre a infância nos manuais escolares da disciplina. In: I GRUPECI, 2008, Juiz de Fora. Anais do I GRUPECI, 2008.

8.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . A narração da História da Psicologia do Desenvolvimento nos manuais escolares da disciplina. In: V CBHE, 2008, Aracaju. Anais do V CBHE, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAHIENSE, P. N.. O funcionamento das Caixas escolares a partir das determinações de seus Estatutos (1911-1918). In: 8º Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2015, Belo Horizonte. Anais do 8º Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2015.

2.
BAHIENSE, P. N.. ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES DE BELO HORIZONTE (1906/1927). In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011. Anais do 10º Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, 2011.

3.
BAHIENSE, P. N.. Entre auxílios e premiações: o funcionamento das caixas escolares em Grupos Escolares da Capital mineira. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

4.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . O 1º Grupo Escolar da Capital e o pertencimento social de seus alunos. In: V COPEHE, 2009, Montes Claros. Livro de Resumos, 2009.

5.
BAHIENSE, P. N.; GOMES, P. C. F. ; LIMA, S. G. . O método intuitivo na reforma de 1906 (Belo Horizonte - Minas Gerais). In: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Latinoamericana, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2009.

6.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . A narração da História da Psicologia do Desenvolvimento nos manuais escolares da disciplina. In: V CBHE, 2008, Aracaju. Livro de Resumos, 2008.

7.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . A narração da História da Psicologia do Desenvolvimento e da produção sobre a infância nos manuais escolares da disciplina. In: I GRUPECI, 2008, Juiz de Fora. livro de Resumos, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
BAHIENSE, P. N.. ENTRE AUXÍLIOS E PREMIAÇÕES: O FUNCIONAMENTO DAS CAIXAS ESCOLARES EM BELO HORIZONTE (1911-1921). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BAHIENSE, P. N.. ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES DE BELO HORIZONTE (1906/1927). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BAHIENSE, P. N.; GOUVÊA, Maria Cristina S. . O 1° Grupo Escolar da Capital e o pertencimento social de seus alunos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BAHIENSE, P. N.; GOMES, P. C. F. . A escolarização da infância e os processos de legitimação dos grupos escolares da capital republicana (Belo Horionte 1906-1927). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BAHIENSE, P. N.; GOMES, P. C. F. . A escolarização da infância na cidade republicana: entre escolas isoladas e grupos escolares (1906-1927). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BAHIENSE, P. N.; GOMES, P. C. F. ; LIMA, S. G. . O método intuitivo na Reforma de 1906 (Belo Horizonte - Minas Gerais). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BAHIENSE, P. N.. A NARRAÇÃO DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA PRODUÇÃO SOBRE A INFÂNCIA NOS MANUAIS ESCOLARES DA DISCIPLINA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
BAHIENSE, P. N.; OLIVEIRA, G. R. . A Escolarização da Infância: a questão sócio-racial e as tensões na afirmação da escola primária em Minas Gerais (1906/1927). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BAHIENSE, P. N.. A narração da história da Psicologia do Desenvolvimento nos manuais da disciplina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BAHIENSE, P. N.. A Conformação da Idade e da Idade Escolar nos Discursos Científicos (1890-1910). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BAHIENSE, P. N.. Monitoria no Departamento de Administração Escolar: o direito educacional como componente curricular da disciplina Política Educacional oferecida para as licenciaturas da UFMG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, Gladys ; MARTINS, Raquel Fontes ; BAHIENSE, P. N. . Refletindo sobre o trabalho com a alfabetização - leitura escrita - visando o letramento. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
BAHIENSE, P. N.. A escolarização da infância na cidade republicana: entre escolas isoladas e grupos escolares (1906-1927). 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
BAHIENSE, P. N.. A escolarização da infância na cidade republicana: entre escolas isoladas e grupos escolares (1906-1927). 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
BAHIENSE, P. N.. A Conformação da Idade e da Idade Escolar no Discurso Científico (1880/1910). 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
BAHIENSE, P. N.. O Direito Educacional como componente curricular da disciplina Política Educacional oferecida para as Licenciaturas da UFMG. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIA FILHO, L. M.; BAHIENSE, P. N.. Participação em banca de Sandra Regina Sanches Ribas.A DISPUTA PELOS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DO JORNAL PENSAR A EDUCAÇÃO EM PAUTA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RedPop - Conexiones. PEPB - estratégias de comunicação pública da pesquisa em educação. 2017. (Congresso).

2.
1º Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos da UFMG. 2016. (Oficina).

3.
Seminários de Internacionalização na UFMG: Extensão em Pauta. 2016. (Seminário).

4.
8º Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. O funcionamento das Caixas escolares a partir das determinações de seus Estatutos (1911-1918). 2015. (Congresso).

5.
II Fórum de Cultura Científica da UFMG. 2015. (Outra).

6.
O avesso da cena...Sobre os bastidores do "Ser Educador". 2015. (Outra).

7.
O professor na contemporaneidade. 2015. (Outra).

8.
Telecongresso Virtual da Educação. 2014. (Congresso).

9.
III Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Outra).

10.
Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação.Entre auxílios e premiações: o funcionamento das caixas escolares em Belo Horizonte (1911-1921). 2012. (Encontro).

11.
Pensar a Educação Pensar o Brasil. 1822-2022. Seminário Nacional: A qualidade da escola publica em debate.. 2010. (Seminário).

12.
Seminário Encontros de Pesquisa. 2010. (Seminário).

13.
Colóquio 250 Anos do Ensino Público no Braisl. 2009. (Outra).

14.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latina-americana. O método intuitivo na reforma de 1906 (Belo Horizonte - Minas Gerais). 2009. (Congresso).

15.
UFMG Conhecimento e Cultura. XVIII Semana de Iniciação Científica/ PRPQ.A escolarização da infância e os processos de legitimação dos grupos escolares da capital republicana (Belo Horionte 1906-1927). 2009. (Outra).

16.
V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. O 1° Grupo Escolar da Capital e o pertencimento social de seus alunos. 2009. (Congresso).

17.
Pensar a Educação Pensar o Brasil . 1822 - 2022. Seminário Nacional: Reformas Educacionais no Brasil. As Reformas do Corpo na Escola. 2008. (Seminário).

18.
Pensar a Educação Pensar o Brasil . 1822 - 2022. Seminário Nacional: Reformas Educacionais no Brasil. As retóricas das reformas. 2008. (Seminário).

19.
Pensar a Educação Pensar o Brasil . 1822 - 2022. Seminário Nacional: Reformas Educacionais no Brasil. Os Intelectuais e as Reformas.. 2008. (Seminário).

20.
Pensar a Educação Pensar o Brasil . 1822 - 2022. Seminário Nacional: Reformas Educacionais no Brasil. Reformas da Escola/ Reformas do Brasil.. 2008. (Seminário).

21.
Pensar a Educação Pensar o Brasil . 1822 - 2022. Seminário Nacional: Reformas Educacionais no Brasil. Reformas e Democratização da Escola Pública no Brasil. 2008. (Seminário).

22.
UFMG Conhecimento e Cultura 2007. XVII Semana de Iniciação Científica.A Conformação da Idade e da Idade Escolar nos Discursos Científicos (1890-1910). 2008. (Outra).

23.
UFMG Conhecimento e Cultura 2008. XVII Semana de Iniciação Científica.A Escolarização da Infância: a questão sócio-racial e as tensões na afirmação da escola primária em Minas Gerais (1906/1927). 2008. (Outra).

24.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. A narração da história da Psicologia do Desenvolvimento nos manuais da disciplina. 2008. (Congresso).

25.
VI Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2008. (Encontro).

26.
VI Encontro Interinstitucional de Pesquisadeores em História da Psicologia. 2008. (Encontro).

27.
XXVI Encontro Anual Helena Antipoff. 2008. (Encontro).

28.
Formação de Professores Para a Educação Básica - 10 Anos da LDB. 2007.. 2007. (Seminário).

29.
II Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância em Minas Gerais. Alternância, uma Pedagoia do trabalho e do Futuro?. 2007. (Seminário).

30.
I Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias, tendências e desafios contemporârenos - 1° Grupeci.A narração da história da Psicologia do Desenvolvimento e da prodoção sobre a infância nos manuais da disciplina. 2007. (Seminário).

31.
Pensar Educação Pensar o Brasil: Seminário Os intelectuais e o Debate Público Sobre Educação no Brasil. Tema: Modernismos. Modernidades e Educação: facetas de um debate público.. 2007. (Seminário).

32.
UFMG Conhecimento e Cultura 2007. XI Semana de Graduação.O direito Educacional como componente curricular da disciplina Política Educacional oferecida para as licenciaturas da UFMG. 2007. (Outra).

33.
Universidade e Formação do Profissional da Educação Infantil - Desafios e Perspectivas. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAHIENSE, P. N.; SÁ, C. M. ; PUCHTA, Diogo R. ; OLIVEIRA, M. A. T. . IX Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAHIENSE, P. N.; SÁ, C. M. ; PUCHTA, Diogo R. ; OLIVEIRA, M. A. T. . IX Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Participante do projeto: Pensar a educação, pensar o Brasil 1822/2022; que pretende articular ações de ensino, de pesquisa e de extensão em universidades públicas brasileiras para propor alternativas de se pensar o Brasil a partir de uma reflexão sistemática sobre um dos grandes desafios do nosso tempo: a educação pública. Entende-se que uma das maneiras de projetar alternativas viáveis para a construção de um país mais democrático e igualitário é, justamente, o esforço para pensar os nossos problemas de maneira plural e diversificada, fugindo de lugares comuns e das soluções fáceis. Trata-se então, de um mecanismo público de divulgação dos trabalhos desenvolvidos nesse ambicioso projeto: o desenvolvimento e atualização uma Home Page, iSeminários, e a organização do programa que leva o mesmo nome do projeto na Rádio UFMG Educativa 104,5 Mhz. Esse projeto é coordenado pelos Profs. Drs. Luciano M. de Faria Filho (FaE-UFMG) e Tarcísio M. Vago (EEFFTO UFMG)..



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