Evandro Luís Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2024035312351186
  • Última atualização do currículo em 11/05/2018


Evandro Luís Ribeiro Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista; Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Internacional (OUI Canadá/UFSC); MBA em Gestão Acadêmica e Universitária pela Faculdade Arnaldo - Carta Consulta; Especialista em Gestão Educacional pelo Claretiano - Centro Universitário; Graduado em Pedagogia pelo Claretiano - Centro Universitário; Graduado em Educação Física pelo Claretiano ? Centro Universitário. Atualmente é Coordenador Geral de Educação a Distância do Claretiano ? Centro Universitário; Gerente de Educação a Distância do Claretiano - Rede de Educação; Docente e Tutor a Distância do Claretiano - Centro Universitário; Membro do GT-EaD da Associação Nacional de Escolas Católicas ? ANEC. Pesquisador no Brasil do projeto BOECIO, investigação internacional capitaneada pela Universidad de Sevilla que busca analisar o impacto de oficinas de sabedoria estoica e experiencialidade em encarcerados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evandro Luís Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, E. L.

Endereço


Endereço Profissional
Claretiano Centro Universitário.
Rua Dom Bosco 466
Castelo
14300-000 - Batatais, SP - Brasil
Telefone: (16) 36601777
Fax: (16) 37615030
URL da Homepage: www.claretiano.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Uma avaliação da Gestão da Qualidade na prática da Educação a Distância - EAD,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Administração Acadêmica e Universitária. (Carga Horária: 380h).
Faculdade Arnaldo, FAAR, Brasil.
Título: A Gestão da Qualidade como diferencial competitivo nas Instituições de Ensino Superior Privadas, IESP.
Orientador: Denio Magno.
2013 - 2014
Especialização em Gestão e Liderança Universitária. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DO CLARETIANO ? CENTRO UNIVERSTÁRIO, SOB A ÓTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE.
Orientador: JULIO EDUARDO ORNELAS SILVA.
2007 - 2008
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: O papel da gestão da qualidade nas instituições de ensino superior-IES.
Orientador: Neivaldo Hakime Dutra.
2004 - 2007
Graduação em PEDAGOGIA.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO ? PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E FUTURAS DE UM MODELO DE SUCESSO.
Orientador: DYJALMA ANTÔNIO BASSOLI.
1999 - 2002
Graduação em EDUCACÃO F''ISICA.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.
Título: LAZER E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM ACAMPAMENTOS DE FÉRIAS.
Orientador: EDMUR ANTÔNIO STOPPA.




Formação Complementar


2018 - 2018
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2017 - 2017
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2016 - 2016
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2016 - 2016
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2015 - 2015
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2015 - 2015
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2015 - 2015
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
Workshop NPT. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2014 - 2014
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2013 - 2013
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2013 - 2013
Workshop NPT. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada de Coordenadores, Professores e Tutores. (Carga horária: 20h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2013 - 2013
Workshop NPT. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Workshop NPT. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2011 - 2011
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2011 - 2011
Workshop NPT. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2010 - 2010
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2009 - 2009
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2009 - 2009
VII Workshop NPT-O desafio das Tec. no aprendizado. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. (Carga horária: 16h).
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em capacitação de pólos regionais para EAD. (Carga horária: 16h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em ENAREL Encontro nacional de Recreação e Lazer. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Lazer como Cultura: o desafio da inclusão. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Educação Física e o Ensino fundamental. (Carga horária: 17h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em A prática pedagógica em educação Física. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em treinamento de natação. (Carga horária: 12h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em circuito de recreação. (Carga horária: 40h).
Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, ESEFM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em natação em academias. (Carga horária: 12h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.
2001 - 2001
monitoria em hotéis e acampamentos.
Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, ESEFM, Brasil.
2001 - 2001
jogos e brincadeiras no turismo e hotelaria.
Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, ESEFM, Brasil.
2000 - 2000
recreação, lazer turismo e hotelaria. (Carga horária: 40h).
Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, ESEFM, Brasil.
2000 - 2000
Recreação em hotéis.
Escola Superior de Educação Física de Muzambinho, ESEFM, Brasil.
2000 - 2000
administração e marketing. (Carga horária: 10h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.
1999 - 1999
Treinamento Desportivo. (Carga horária: 10h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.
1999 - 1999
Ginástica de Academia. (Carga horária: 10h).
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, CEUCLAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador
Outras informações
Avaliador do INEP para a abertura de Pólos do E-TEC (Programa de cursos de nível tecnológico na modalidade EAD)


Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Educação a Distância, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord. de Rel. Institucionais/Sup. Reg. Polos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Coordenador Pedagógico, Enquadramento Funcional: Coordenadoria de EAD, Carga horária: 40
Outras informações
Atua como Coordenador Pedagógico responsável pela EaD do Centro Universitário Claretiano na cidade de São Paulo e grande SP. É responsável também pela abertura dos Pólos desta mesma Institução em todo território nacional.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Avaliação da Adaptabilidade dos alunos ingressantes nos cursos de graduação do Claretiano - Centro Universitário
Descrição: A Avaliação de Adaptabilidade EAD foi desenvolvida para aplicação com os alunos ingressantes a cada semestre na modalidade EAD, servindo de levantamento de dados sobre para busca de melhoria das estratégias de recepção dos alunos para sua melhor adaptação bem como para solicitação de contato rápido do aluno ingressante sobre alguma dificuldade que esteja tendo em seu ingresso seja administrativa ou acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Research on Open Educational Resources for Development (ROER4D) - Open Educational Resource (OER) Differentiation
Descrição: The term Open Educational Resource (OER) differentiation refers to unequal access/acquisition related to OER. It?s the unequal access by some members of the society to OER, and the unequal acquisition of related skills. The term means not only unequal access to OER, but also inequalities between groups of people in the ability to use information available in the OER fully. We do not tend to focus only on access, but to the content that addresses the needs of minority groups. Recognition of OER divide as a big issue, may lead scholars, policy makers, and the public to understand the potential of the OER to improve everyday life for those on the margins of society and to achieve greater social equity and empowerment. Many countries have adopted policies to reduce the OER divide. For example, the United States have increased public access to OER like open source materials from Open Course Ware (OCW), Merlot, Coursera, etc. In Brazil with have several initiatives like Veduca, Teacher?s Portal8 (Portal do Professor), International Database of Educational Resources (Banco Internacional de Objetos Educacionais, Interactive Virtual Network of Education Rede Interativa Virtual de Educação), SENAI, SEBRAE, UNICAMP, FGV online. Regarding Brazil, the scenario for OER within the basic-education system, the statistics as presented indicate that the educational resources have been used by teachers in different subject areas, although very little has been said as to how, or how successfully (Santos, A.I., 2010) With respect to developing countries, Hatakka (2009:1) comments that the open content is not being used by educational organization. This may indicate that the solution from developed countries may not attend the needs of people from developing countries that have different preconditions. In spite of the prevalence of such policies, there is an insufficient understanding of whether and how such policies have reduced the OER divide between those who have access and use to these OER and those...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2014 - 2016
Projeto de melhorias de funcionalidades e ferramentas de aprendizagem em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Descrição: O Projeto de melhorias de funcionalidades e ferramentas de aprendizagem em Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo implementar novos recursos de aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem do Claretiano - Centro Universitário denominado de Sistema Gerenciador de Aprendizagem - Sala de Aula Virtual (SGA-SAV).
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: REVISTA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: engenharia de produção.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA NETO, P. L. O.2011 COSTA NETO, P. L. O. ; RIBEIRO, E. L. . Uma avaliação da Importância da gestão da qualidade na prática da Educação a Distância. COLABOR@ (CURITIBA), v. 7, p. 13-28, 2011.

2.
RIBEIRO, E. L.2011RIBEIRO, E. L.; ROMEIRO, A. E. ; GIRAFFA, L. . A Contribuição das Instituições Católicas para a Educação a Distância no Brasil. REVISTA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, v. 1, p. 11, 2011.

3.
Stoppa, E. A.2003Stoppa, E. A. ; RIBEIRO, E. L. . Lazer e Atuação Profissional em Acampamentos de Férias. CAMINHOS: Revista on-line, v. 04, p. 112-117, 2003.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, E. L.. EaD: A democratização do Ensino por meio da tecnologia. Zumm, p. 14 - 17, 15 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. A. ; OLIVEIRA, S. R. D. ; NADAE, J. ; RIBEIRO, E. L. . UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A UTILIZAÇÃO DO SEIS SIGMA E A CERTIFICAÇÃO ISO 14001 NAS EMPRESAS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DE BAURU. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru. XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010.

2.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, J. A. ; COSTA NETO, P. L. O. . A importância da gestão da qualidade nas Instituições de Ensino Superior - IES. In: XV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2008, Bauru. Anais do XV SIMPEP, 2008, 2008.

3.
RIBEIRO, E. L.; COSTA NETO, P. L. O. ; OLIVEIRA, J. A. . O papel da Gestão da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior - IES. In: 4° CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS, 2008, Franca. ANAIS 4° CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS, 2008.

4.
RIBEIRO, E. L.; Stoppa, E. A. . Lazer e Atuação Profissional em Acampamentos de Férias. In: ENAREL, 2004, Salvador. Lazer e Atuação Profissional em Acampamentos de Férias., 2004. v. 05. p. 14-18.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, E. L.; SERRAZES, K. E. ; BERTANHA, P. ; WOTCKOSKI, R. B. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TUTORES NO CLARETIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Congresso de Educadores Claretianos e Congresso Interamericano de Educadores Claretianos, 2015, Indaiatuba. Conclar 2015, 2015. v. 1. p. 16-18.

2.
RIBEIRO, E. L.; Stoppa, E. A. . Lazer e Atuação Profissional em Acampamentos de Férias. In: ENAREL- Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2004, Salvador. Revista ENAREL. .: ., 2004. v. 1. p. 14-15.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIBEIRO, E. L.. O perfil do aluno de educação a distância: estudo de caso de uma IES do Brasil que promove ensino a distância,. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.

2.
RIBEIRO, E. L.. Uma avaliação da importância da gestão da qualidade na prática da educação a distância,. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, E. L.. Avaliação do índice de satisfação dos alunos dos cursos de graduação a distância do Claretiano Centro Universitário, sob a ótica da gestão da qualidade,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIBEIRO, E. L.. O PERFIL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO DE UMA IES DO BRASIL QUE PROMOVE ENSINO À DISTÂNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA NETO, J. D. ; BASSOLI, D. A. ; SANTOS JUNIOR, J. . Os Desafios e Oportunidades do Novo Marco Regulatório da EAD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, E. L.. Políticas de Educação a Distância no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIBEIRO, E. L.. 'A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TUTORES NO CLARETIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, E. L.. EAD COM ALTA PERFORMANCE ACADÊMICA E BAIXO ÍNDICE DE EVASÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, J. A. . Os Sistemas Certificáveis de Gestão como Tendência de Melhoria Contínua no Setor Empresarial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, J. A. . Os Benefícios Empresariais dos Sistemas Certificáveis de Gestão: ISO 9001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RIBEIRO, E. L.. O emprego das 8 dimensões da qualidade de Garvin na Gestão do Pólo de Apoio Presencial da EAD, de São Paulo, do Centro Universitário Claretiano de Batatais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RIBEIRO, E. L.. A Educação a Distância do Centro Universitário Claretiano: Uma perspectiva histórica.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, J. A. ; SILVA, R.C.F. . Valoração Econômica Ambiental Aplicada a Sistemas de Gestão Ambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
RIBEIRO, E. L.; COSTA NETO, P. L. O. ; OLIVEIRA, J. A. . O papel da Gestão da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior - IES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RIBEIRO, E. L.. Lazer e Atuação Profissional em Acampamentos de Férias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RIBEIRO, E. L.. Lazer e Atuação Profissional em Acampamentos de Férias. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, E. L.. Assessoria para criação da Claretian IMO University. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, E. L.. Sexto Congreso Virtual Iberoamericano de Calidad en Educación a Distancia EDUQ@2015. 2015.

2.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, E. L.. Educação a Distância - altas Conexões. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, E. L.. ENFERMAGEM A DISTÂNCIA FAZ MAL À SAÚDE?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, E. L.. Oficina sobre Tutoria Presencial. 2017. .

2.
RIBEIRO, E. L.. Formação de Professores Responsáveis. 2015. .

3.
RIBEIRO, E. L.. Formação Continuada de Coordenadores de Curso, Docentes e Tutores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação Continuada).

4.
RIBEIRO, E. L.. Guia Acadêmico de Cursos de Graduação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Acadêmico).

5.
RIBEIRO, E. L.. Mini Cursos de Apoio Acadêmico. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdos de Apoio Acadêmico de Estudantes de Graduação).

6.
RIBEIRO, E. L.. Recreação e Lazer. 2012. (Avaliação e Validação de Material Didático Mediacional).

7.
RIBEIRO, E. L.. Atividades Lúdicas na Educação Física. 2004. .

8.
RIBEIRO, E. L.. Recreação e Lazer. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RIBEIRO, E. L.. Educação Física Escolar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
RIBEIRO, E. L.. Recreação em Hotéis. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2012. Universidade Federal de Itajubá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Worhshop Imersivo de Desing Instrucional.Oficina - Tecnologias cívicas e ação coletiva: gestão de saberes e educação integradora. 2018. (Outra).

2.
Workshop Imersivo de Desing Instrucional.Conferência - Profissão do designer educacional. 2018. (Outra).

3.
Workshop Imersivo de Desing Instrucional.WIDE - Design educacional como prática e diversidade profissional. 2018. (Outra).

4.
Workshop Imersivo de Desing Instrucional.Mesa-redonda - Memória, Registro. Percursos e trilhas: personalização e aprofundamento do aprendizado. 2018. (Outra).

5.
Universidade Corporativa SEMESP. 2016. (Seminário).

6.
Congresso Internacional de Educação a Distância. 2013. (Congresso).

7.
Congresso Internacional de Educação a Distância. 2012. (Congresso).

8.
treinamento para Formação de Cipeiros. 2012. (Outra).

9.
Programa de Aperfeiçoamento Profissional.Programa de Aperfeiçoamento Profissional. 2011. (Encontro).

10.
2º Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. A importância da gestão da qualidade nas organizações. 2010. (Congresso).

11.
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação científica.A importância da gestão da qualidade nas organizações. 2009. (Encontro).

12.
Congresso Brasileiro de Sistemas. 2008. (Congresso).

13.
Simpep. 2008. (Simpósio).

14.
Extensão Universitária.Políticas de EAD. 2007. (Outra).

15.
Extensão Universitária.Capacitação para gravação das vídeo e áudio aulas dos cursos de EAD. 2006. (Outra).

16.
Extensão Universitária.Capacitação de Pólos Regionais para a EAD. 2005. (Seminário).

17.
ENAREL- Encontro Nacional de Recreação e Lazer. 2004. (Encontro).

18.
Encontro de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).

19.
Encontro de Iniciação Científica. 2003. (Encontro).

20.
Seminário de Educação Física Escolar. 2003. (Seminário).

21.
Encontro de Iniciação Científica. 2002. (Encontro).

22.
ENAF. 2001. (Encontro).

23.
Encontro Nacional Claretiano de Atividade Física. 2001. (Encontro).

24.
Curso de Recreação em Acampamentos. 2000. (Oficina).

25.
ENAF. 2000. (Encontro).

26.
Encontro Nacional Claretiano de Atividade Física. 2000. (Encontro).

27.
III Curso de Treinamento de Monitores. 2000. (Encontro).

28.
Jornada Científica das Faculdades Claretianas. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, E. L.. 4o Congresso Nacional de Educadores Claretianos e 2o Congresso Interamericano de Educadores Claretianos. 2018. (Congresso).

2.
RIBEIRO, E. L.. XIV Workshop NPT e 6 Congresso Internacional ABT. 2017. (Congresso).

3.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2017. (Congresso).

4.
RIBEIRO, E. L.. XIII Workshop NPT. 2016. (Congresso).

5.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2016. (Congresso).

6.
RIBEIRO, E. L.. XII Workshop NPT. 2015. (Congresso).

7.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).

8.
RIBEIRO, E. L.. 4o Congresso Nacional de Educadores Claretiano e 1o Congresso Interamericano de Educadores Claretianoa. 2015. (Congresso).

9.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2013. (Outro).

10.
RIBEIRO, E. L.. 3º Congresso Brasileiro de Educadores Claretianos. 2012. (Congresso).

11.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2012. (Outro).

12.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2011. (Outro).

13.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2010. (Outro).

14.
RIBEIRO, E. L.. Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodolfo Grecco. O processo de evolução da educação a distância: Revisão da Literatura. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Evandro Luís Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Saulo Flores de Souza. A importância da EAD como ferramenta alternativa na formação do profissional de Administração. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em administração) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Evandro Luís Ribeiro.

2.
Marcelo Julio Jardim. Capacitar docentes ao uso dac tecnologia na educação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Claretiano Centro Universitário. Orientador: Evandro Luís Ribeiro.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA NETO, P. L. O.2011 COSTA NETO, P. L. O. ; RIBEIRO, E. L. . Uma avaliação da Importância da gestão da qualidade na prática da Educação a Distância. COLABOR@ (CURITIBA), v. 7, p. 13-28, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIBEIRO, E. L.. O perfil do aluno de educação a distância: estudo de caso de uma IES do Brasil que promove ensino a distância,. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, J. A. . Os Benefícios Empresariais dos Sistemas Certificáveis de Gestão: ISO 9001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, E. L.; OLIVEIRA, J. A. . Os Sistemas Certificáveis de Gestão como Tendência de Melhoria Contínua no Setor Empresarial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, E. L.. Educação a Distância - altas Conexões. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, E. L.. ENFERMAGEM A DISTÂNCIA FAZ MAL À SAÚDE?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, E. L.. 4o Congresso Nacional de Educadores Claretiano e 1o Congresso Interamericano de Educadores Claretianoa. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 9:52:24