Carlos Eduardo Rocha dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1577127826706948
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Doutor em Educação Matemática pela UNIAN (2016), Mestre em Educação Matemática pela UNIBAN (2012), Pós Graduação - Lato Sensu nos seguintes cursos: Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distancia pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2010), Design Instrucional para EAD Virtual pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá (2009), Capacitação para Docência no Ensino Superior Tecnológico (2008) e graduação no curso de Tecnólogo em Gestão Financeira (2007), ambos pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade, além da graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Camilo Castelo Branco (2003). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do ABC; professor da Faculdade Carlos Drummond de Andrade, da Faculdade Sumaré, da Faculdade Educamais e da Universidade Paulista. Orientador e tutor a distância da UFF - Universidade Federal Fluminense, atuando nos cursos de Pós-graduação (2010 -2015), tendo sido tutor também da Fundação CECIERJ durante a formação continuada de professores do estado do Rio de Janeiro, no período de 2011 a 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Rocha dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. E. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Pró Reitoria de Extensão.
Avenida dos Estados, 5001
Bangu
09210580 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 33567285


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: Ambiente Virtual de Aprendizagem e Cenários de Investigação: contribuições para uma Educação Financeira acessível, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação a distancia; Design Instrucional; Matemática Financeira; necessidades especiais; educação inclusiva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: Interações de aprendizes cegos em fórum de discussão de um ambiente virtual de aprendizagem matemática,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Educação Inclusiva.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Tecnologia.
Setores de atividade: Educação.
2016 interrompida
Especialização interrompida em 2016 em Teorias, Métodos e Práticas para Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2008 - 2010
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: TICs e afetividade caminhando juntas na prática do tutor.
Orientador: Profa. MS. Cláudia Valéria Nobre.
2008 - 2010
Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Programa Graphmática auxiliando o estudo de funções polinomiais do primeiro grau através de uma sequência de ensino.
Orientador: Prof. Dr. Silas Fantin.
2008 - 2009
Especialização em Design Instrucional para EAD Virtual. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Aplicação dos conhecimentos de Designer Instrucional na implementação de um curso virtual: um estudo de caso na UFABC.
Orientador: Prof. Dr. José Hamilton Chaves Gorgulho Junior.
2007 - 2008
Especialização em Capacitação em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Carlos Drummond de Andrade, FCDA, Brasil.
Título: Avaliação e Aprendizagem no Ensino Superior.
2006 - 2007
Graduação em Tecnologo em Gestão Financeira.
Faculdade Carlos Drummond de Andrade, FCDA, Brasil.
2001 - 2003
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Capacitação em EaD. (Carga horária: 120h).
Faculdade Educamais, FACEDUCAMAIS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Formação de tutores para Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2013 - 2013
Como Produzir um Curso a Distância. (Carga horária: 17h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2013 - 2013
Word 2010. (Carga horária: 24h).
UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.
2013 - 2013
Excel 2010. (Carga horária: 24h).
UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.
2012 - 2012
Formação de tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2011 - 2011
Design Instrucional para EaD Inclusiva. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2010 - 2010
Marketing Pessoal. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2010 - 2010
Administração da EaD. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas para falar em público. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2010 - 2010
Formação de Tutores. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino a Distância, CENEDI, Brasil.
2009 - 2009
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Multiplicadores em Conferência WEB. (Carga horária: 30h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2009
Tutoria Online. (Carga horária: 200h).
Instituo Amazonida de Educação, IAE, Brasil.
2008 - 2008
Matemática Financeira Aplicada. (Carga horária: 120h).
Progresso Consultoria, PGC, Brasil.
2008 - 2008
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAPE, Brasil.
2008 - 2008
Informática Básica. (Carga horária: 167h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2005 - 2005
Administração, Finanças e Recursos Humanos. (Carga horária: 160h).
Escolas Técnicas Permat, PERMAT, Brasil.
2005 - 2005
Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 20h).
Inst. apoio, pesq. e inclusão de pes. port. nec. esp, IAPE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso de Extensão em Trigonometria. (Carga horária: 40h).
Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso de Extensão em Álgebra Abstrata. (Carga horária: 30h).
Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
Realizar atividades relacionadas ao planejamento curricular e avaliação de ensino, orientando, supervisionando, avaliando estas atividades para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo.


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, unip, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciência da Computação.
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística e Probabilidade
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Matemática

Faculdade Carlos Drummond de Andrade, FCDA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2018 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2017 - 07/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2017 - 07/2017
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Econômica e Financeira
08/2016 - 12/2016
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2016 - 07/2016
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia Econômica e Financeira
02/2016 - 07/2016
Ensino, Tecnólogo em Gestão Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Aplicada
08/2015 - 12/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
08/2015 - 12/2015
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia Econômica
08/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2015 - 07/2015
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Financiamentos de longo prazo
02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
08/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão da Qualidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
08/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Financiamentos de Longo Prazo
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2014 - 07/2014
Ensino, Tecnólogo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia Econômica
02/2014 - 07/2014
Ensino, Tecnólogo em Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira Orçamentária
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira Orçamentária
08/2013 - 12/2013
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2013 - 12/2013
Ensino, Tecnólogo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Econômico-Financeira
08/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Operacional
02/2013 - 07/2013
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos
02/2013 - 07/2013
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
02/2013 - 07/2013
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Econômico-Financeira
08/2012 - 12/2012
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2012 - 12/2012
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos
08/2012 - 12/2012
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo e Avaliação de Projetos
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Projetos
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controle Gerencial
02/2012 - 12/2012
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade de Custos
02/2012 - 07/2012
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Capital de Giro
02/2012 - 07/2012
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Risco dos Negócios Financeiros
02/2012 - 07/2012
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia e Mercado
02/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Finanças Públicas
02/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade das Instituições Financeiras
02/2012 - 07/2012
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controladoria e Finanças
02/2012 - 07/2012
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise das Demonstrações Financeiras
02/2011 - 07/2011
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada
02/2011 - 07/2011
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
02/2011 - 07/2011
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2010 - 08/2010
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECONOMIA E MERCADO
02/2010 - 07/2010
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATISTICA APLICADA A RH
02/2010 - 07/2010
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LOGICA MATEMATICA:MATEMATICA COMPUTACIONAL
02/2010 - 07/2010
Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ECONOMIA E MERCADO
07/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GESTAO ECONOMICO-FINANCEIRA
07/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CUSTOS E ORCAMENTO
07/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATISTICA APLICADA A RH
02/2009 - 07/2009
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA
02/2009 - 07/2009
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MATEMATICA FINANCEIRA
02/2009 - 07/2009
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de crédito
07/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Financiamentos Internacionais
Fatores e taxas
Probabilidade
Políticas Econômicas (EaD)
04/2008 - 07/2008
Ensino, Tecnologo em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica
04/2008 - 07/2008
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATISTICA / PROBABILIDADE

Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2018 - 06/2018
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2017 - 06/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise das Demonstrações Financeiras
02/2017 - 06/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística II
02/2017 - 06/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Plano de Negócios
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Orçamentário
02/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Plano de Negócios
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Financeira e Orçamentária
08/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Controladoria
08/2015 - 12/2015
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2015 - 07/2015
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2015 - 07/2015
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Finanças Corporativas I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística II
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2014 - 07/2014
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2014 - 07/2014
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira

Faculdade Educamais, FACEDUCAMAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Educamais, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
02/2018 - 06/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
08/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
02/2017 - 06/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e Raciocínio Lógico

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista - UAB, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - 04/2015
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico - MTC
06/2014 - 11/2014
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de trabalho final de curso - TFC
04/2014 - 06/2014
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
11/2013 - 12/2013
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Matemática através de problemas
08/2013 - 11/2013
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática no ensino da matemática 1
06/2013 - 11/2013
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de trabalho final de curso
02/2013 - 04/2013
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
02/2013 - 04/2013
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico
11/2012 - 12/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sistemas de tutoria em cursos a distância
10/2012 - 12/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Matemática através de problemas
10/2012 - 11/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de cursos a distância
09/2012 - 10/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem Institucional
08/2012 - 10/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática no ensino da matemática 1
05/2012 - 06/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de curso com foco no aluno
01/2012 - 03/2012
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos de EAD

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 14
Outras informações
Projeto de formação continuada para professores da rede estadual do Rio de Janeiro


Progresso Concursos, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10

Atividades

06/2008 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática para concursos
Matemática para concursos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto de Pesquisa Docente: As Relações entre pessoas com deficiência e o mercado de trabalho
Descrição: O presente projeto visa identificar a relação de trabalho existente entre pessoas com deficiência e empresas, buscando verificar as dificuldades encontradas no processo de inclusão no mercado de trabalho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carlos Eduardo Rocha dos Santos - Coordenador / Marcel Henrique Vieira Ramos - Integrante / Michele Barasino Castro Bancalero - Integrante / Tatiani Cristina Pereira de Souza - Integrante / Vanessa Cristina Pimentel Catapani - Integrante.
2017 - 2018
Projeto de pesquisa docente: Identificando as dificuldades de pessoas surdas nas questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio
Descrição: O presente projeto visa apresentar as dificuldades encontradas por candidatos surdos durante a realização das provas de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Uma vez identificadas essas barreiras, pretendemos fazer uma breve reflexão com o objetivo de apresentar uma proposta que visa diminuir ou extirpar essa lacuna. É comprovado que pessoas com deficiência auditiva sofrem durante a realização desse tipo de exame, uma vez que as questões são formuladas com o uso, em alguns casos, de textos muito longos, o que dificulta a interpretação de pessoas surdas, em que, em sua grande maioria, fazem uso da Libras como primeira língua. Nesse sentido, visando alcançar nossos objetivos, utilizaremos como aporte teórico os princípios de diretrizes do Design Universal e do Design Universal para Aprendizagem, somados a revisão de alguns documentos legais e de trabalhos que versam sobre a temática. Nossa pesquisa está organizada em duas etapas, cada uma com duas fases. Esperamos ao final da pesquisa, apresentar uma proposta que atenda essa demanda e que traga real contribuição a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Projeto de pesquisa docente: Planejando um ambiente virtual de aprendizagem para a capacitação profissional de deficientes
Descrição: O presente trabalho visa apresentar o percurso de uma pesquisa ainda em desenvolvimento que tem como principal objetivo desenhar um ambiente virtual de aprendizagem de modo a deixa-lo acessível, principalmente a usuários cegos e surdos. Essa pesquisa é consequência de um projeto maior que resultou em duas dissertações de mestrado concluídas no ano de 2012, na qual ambas mostraram preocupação com o uso da Educação a Distância Online, principalmente de ambientes virtuais de aprendizagem ao lidar com pessoas com limitações sensórias auditivas e visuais. Durante as primeiras pesquisas foi possível verificar que o ambiente foi acessível aos participantes, verificamos também que o potencial da EaD não está sendo utilizado de forma adequada, pois está poderia ser utilizada para capacitar profissionalmente pessoas com deficiências, uma vez que o mercado apresenta vagas para essas pessoas e está carente de mão-de-obra qualificada. Destacamos também, que as primeiras pesquisas, já concluídas, nos trouxeram duas premiações, sendo a primeira no ano de 2011, ficando com o 1º lugar no I Fórum Científico Universitário, promovido pela Universidade Bandeirante de São Paulo e a segunda, no ano de 2012, obtendo também o primeiro lugar no Prêmio de Excelência ABED - Pearson de EaD 2012 - Categoria Inovação, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância e Editora Pearson..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2017 - 2017
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Educação Inclusiva.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio ABED de Pesquisa e Inovação em Educação a Distância, ABED.
2012
Prêmio de Excelência ABED - Pearson de EaD 2012 - Categoria Inovação, Associação Brasileira de Educação a Distância e Editora Pearson.
2011
II Fórum Científico Universitário, Universidade Bandeirante de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, C. E. R.2018SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . Educação a Distância: possibilidades de interação em um curso acessível de educação financeira. Educação Matemática em Revista, v. 1, p. 80-80, 2018.

2.
SANTOS, C. E. R.2017SANTOS, C. E. R.. Educação a Distância acessível contribuindo para a capacitação profissional de pessoas com deficiências. Qualif - Revista Acadêmica: ensino de ciências e tecnologia, v. 1, p. 98-110, 2017.

3.
SANTOS, C. E. R.2015SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . Um Ambiente Virtual onde a Educação a Distância Encontrase com a Educação Matemática Inclusiva. EAD em Foco, v. 5, p. 212-223, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NUNES, A. V. (Org.) ; COSTA, D. O. (Org.) ; LIMA, G. D. (Org.) ; CASO, L. (Org.) ; SANTOS, M. S. (Org.) ; CRUZ, T. S. (Org.) ; SANTOS, C. E. R. (Org.) ; RODRIGUES, O. (Org.) ; CARILLO, W. (Org.) . Impactos da tecnologia e as novas tendências na prestação dos serviços contábeis. 1. ed. Embu da Artes: Alexa Cultural, 2018. v. 1. 88p .

2.
SANTOS, C. E. R.. Interações de aprendizes cegos em um ambiente virtual de aprendizagem: Resolução de problemas matemáticos!. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 185p .

3.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. (Org.) ; DONADO, C. C. (Org.) ; SILVA, A. M. (Org.) . Materiais Didáticos e suas contribuições no processo edicativo. 1. ed. Embu: Alexa Cultural, 2017. v. 1. 172p .

4.
SANTOS, C. E. R.. Cenários Inclusivos para aprendizagem: um curso a distância e acessível de Educação Financeira. 1. ed. Embu: Alexa Cultural, 2017. 276p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, C. E. R.; MICCHELUCCI, A. ; MARTINS, A. ; CARVALHO, L. L. P. ; TOLEDO, M. E. R. O. ; VILARINO, R. C. ; BERNARDES, R. ; SILVA, S. C. P. E. . Planejando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a qualificação profissional de pessoas com deficiência. In: Luciana Alves. (Org.). Diálogos Acadêmicos: reflexões acerca da contemporaneidade. 1ed.Embu: Alexa Cultural, 2017, v. 1, p. 83-100.

2.
SANTOS, C. E. R.; SILVA, A. M. ; BEZERRA, C. ; DONADO, C. C. . Principais Concepções sobre Material Didático. In: Carlos Eduardo Rocha dos Santos. (Org.). Materiais Didáticos e suas contribuições no processo educativo. 1ed.Embu: Alexa Cultural, 2017, v. 1, p. 13-39.

3.
SANTOS, C. E. R.; SILVA, A. M. ; BEZERRA, C. ; DONADO, C. C. . Materiais Didáticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Especial. In: Carlos Eduardo Rocha dos Santos. (Org.). Materiais Didáticos e suas contribuições no processo educativo. 1ed.Embu: Alexa Cultural, 2017, v. 1, p. 133-169.

4.
SANTOS, C. E. R.; SILVA, A. M. ; BEZERRA, C. ; DONADO, C. C. . Materiais Didáticos e brinquedos na educação infantil. In: Carlos Eduardo Rocha dos Santos. (Org.). Materiais Didáticos e suas contribuições no processo educativo. 1ed.Embu: Alexa Cultural, 2017, v. 1, p. 105-131.

5.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES, S. H. A. A . EaD e Educação Matemática Inclusiva: desafios e possibilidades. In: Marcelo Almeida Bairral. (Org.). EaD e Educação Matemática Inclusiva: desafios e possibilidades. 1ed.Rio de Janeiro: Edur, 2013, v. 5, p. 19-35.

6.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES, S. H. A. A . Contribuições de alunos cegos e de alunos surdos resolvendo problemas matemáticos em Fóruns de discussão. In: Marcelo Almeida Bairral. (Org.). Contribuições de alunos cegos e de alunos surdos resolvendo problemas matemáticos em Fóruns de discussão. 1ed.Rio de Janeiro: Edur, 2013, v. 5, p. 65-87.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. E. R.. Educação Financeira Crítica, inclusiva e a distância: criticidade nas discussões em um fórum de discussão. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017.

2.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . O USO DO DESIGN UNIVERSAL NO PLANEJAMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZZAGEM PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. Anais do evento - I CIEEI & XIII JEE, 2016. p. 1-50.

3.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . O DESIGN UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12° Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

4.
SANTOS, C. E. R.; OLIVEIRA, E. G. ; SILVA, P. J. . EXPLORANDO AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA COM APLICAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO WEBQUEST E O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA. In: I Congresso Brasileiro de Geogebra, 2016, Natal. Anais do I Congresso Brasileiro de Geogebra, 2016.

5.
SANTOS, C. E. R.; OLIVEIRA, E. G. ; PETERS, M. . GEOGEBRA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA. In: I Congresso Brasileiro de Geogebra, 2016, Natal. Anais do I Congresso Brasileiro de Geogebra, 2016.

6.
SANTOS, C. E. R.; SILVA, P. J. ; PETERS, M. . CONTEXTUALIDADE NA ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA COM A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS CONCRETOS E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. In: I Congresso Brasileiro de Geogebra, 2016, Natal. Anais do I Congresso Brasileiro de Geogebra, 2016.

7.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CUIDADOS QUE DEVEMOS TER!. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. COBENGE 2016, 2016.

8.
SANTOS, C. E. R.. A prática de Design Instrucional no planejamento de um curso a distância de Educação Financeira oferecido a pessoas cegas e pessoas surdas. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014.

9.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. . Perspectivas sobre o uso do design instrucional para uma EaD inclusiva: por onde estamos caminhando. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI ENEM, 2013.

10.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. ; FERNANDES, S. H. A. A . As representações empregadas por cegos e surdos num ambiente virtual de aprendizagem. In: RELME, 2013, México., 2013, Coacalco, Estado de México. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa. v. 26. p. 2101-2108.

11.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. ; FERNANDES, S. H. A. A . Aprendizagem Matemática por alunos surdos utilizando o AVA Moodle. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife - PE: LEMATEC - Laboratório de Educação Matemática e Tecnológica - UFPE, 2011. v. 1.

12.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . A prática de Designer Instrucional na Implementação de um curso virtual. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto - MG. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

13.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . Proposta de Articulação entre Material Didático Impresso e Recursos Multimídia. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto - MG. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . Um ambiente virtual onde a Educação a Distância encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva. In: XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância (Aiesad), 2014, Rio de Janeiro. Anais, 2014.

2.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. ; FERNANDES, S. H. A. A . O uso do Fórum de discussão e resolução de problemas no AVA Moodle: uma estratégia para o ensino de Matemática para alunas surdas. In: 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? SIPEMAT, 2012, Fortaleza. 3º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MATEMÁTICA, CULTURA E TECNOLOGIA, 2012.

3.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES, S. H. A. A . As representações empregadas por cegos e surdos num ambiente virtual de aprendizagem. In: Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME), 2012, Belo Horizonte. Reunião Latino Americana de Matemática Educativa, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . A AFETIVIDADE E A INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGENS: UM ELO CONSTRUÍDO A VÁRIAS MÃOS. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2012, Recife. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2012.

2.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . TIC E A AFETIVIDADE: UMA ESTREITA RELAÇÃO NA PRÁTICA DO TUTOR. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2012, Recife. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD, 2012.

3.
SANTOS, C. E. R.. A EAD facilitando a interatividade de deficientes visuais em ambientes virtuais de aprendizagem matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Educação Matemática: Diversidades e Particularidades no Cenário Nacional. Campo Grande: Editora UFMS, 2010. v. 1. p. 119-119.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. E. R.; CHAGAS, M. A. N. . O papel da Educação Financeira no processo de aprendizagem de alunos da EJA por meio de ensino híbrido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, C. E. R.; BENITEZ, P. . UFABC e o processo de inclusão: estratégias de divulgação e acesso à Universidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, C. E. R.. Educação Financeira crítica, inclusiva e a distância: criticidade nas discussões em um fórum de discussão.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . UM AMBIENTE VIRTUAL INTERATIVO DE APRENDIZAGEM PARA USUÁRIOS COM/SEM LIMITAÇÕES SENSORIAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, C. E. R.. O uso das mídias sociais na educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . O USO DO DESIGN UNIVERSAL NO PLANEJAMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZZAGEM PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . O DESIGN UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, C. E. R.; SILVA, P. J. ; PETERS, M. . CONTEXTUALIDADE NA ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA COM A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS CONCRETOS E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, C. E. R.; OLIVEIRA, E. G. ; SILVA, P. J. . EXPLORANDO AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA COM APLICAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO WEBQUEST E O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, C. E. R.. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INCLUSIVA E ACESSÍVEL: UMA REALIDADE POSSÍVEL!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, C. E. R.. Educação a Distância acessível contribuindo para a capacitação profissional de pessoas com deficiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CUIDADOS QUE DEVEMOS TER!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, C. E. R.; OLIVEIRA, E. G. ; PETERS, M. . GEOGEBRA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, C. E. R.; DIAS, E. B. . DEFICIENTES E O MERCADO DE TRABALHO: A MATEMÁTICA AUXILIANDO UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA INCLUSIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SANTOS, C. E. R.. Planejando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para a capacitação profissional de pessoas com deficiências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES, S. H. A. A . Um ambiente virtual onde a Educação a Distância encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS, C. E. R.. A prática de Design Instrucional no planejamento de um curso a distância de Educação Financeira oferecido a pessoas cegas e pessoas surdas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. . Perspectivas sobre o uso do design instrucional para uma EaD inclusiva: por onde estamos caminhando. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SANTOS, C. E. R.; FERNANDES JUNIOR, O. O. ; FERNANDES, S. H. A. A . O uso do Fórum de discussão e resolução de problemas noAVA Moodle: uma estratégia para o ensino de Matemática para alunas surdas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES, S. H. A. A . As representações empregadas por cegos e surdos num ambiente virtual de aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. ; FERNANDES, S. H. A. A . Aprendizagem matemática por alunos surdos utilizando o AVA Moodle. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . A importância das tics e da afetividade na prática do tutor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. . A prática de Designer Instrucional na Implementação de um curso virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FERNANDES JUNIOR, O. O. ; SANTOS, C. E. R. ; BEZERRA, C. . Proposta de Articulação entre Material Didático Impresso e Recursos Multimídia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
FERNANDES, S. H. A. A ; SANTOS, C. E. R. ; BEZERRA, C. ; FERNANDES JUNIOR, O. O. ; SILVA, G. G ; CONCEIÇÃO, K. E. . II Fórum Científico Universitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SANTOS, C. E. R.. A EAD facilitando a interatividade de deficientes visuais em ambientes virtuais de aprendizagem matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C. . A Educação a distância auxiliando a construção de conceitos matemáticos por aprendizes surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, C. E. R.. 24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância - Avaliação de Trabalhos. 2018.

2.
SANTOS, C. E. R.. Revisão de material didático: Matemática Financeira. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. E. R.. Práticas educacionais tecnológicas e inclusivas: produções do Grupo de Pesquisa e Educação Especial. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, C. E. R.. Matemática Financeira. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).

3.
SANTOS, C. E. R.. Estatística. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).

4.
SANTOS, C. E. R.. Matemática e Raciocínio Lógico. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Didático).

5.
SANTOS, C. E. R.. Softwares Educacionais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ProduçãodeMaterialDidático).

6.
SANTOS, C. E. R.. Produção e Avaliação de Material Didático. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Andreia Sena de Oliveira. Estratégias de atuação da tutoria no desenho instrucional: o tutor como elo no processo de ensino aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Angela Quirino Corrêa. A interação tutor/aluno e o material didático na EaD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Artemus Setimo de Araújo. Recursos para EaD: diversificando ferramentas em prol de uma maior usabilidade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Beatriz de Araújo da Costa Barros. Recursos e ferramentas para EaD: o Moodle, vídeos e jogos para fins educacionais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Charles Sousa Pinheiro. Ambientes virtuais de aprendizagem: principais plataformas e licenças na Educação a Distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

6.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Clarissa de Melo Maximo de Lemos. Seleção de mídias na Educação a Distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

7.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Danubia Ricardo Zanetti. Sistemas de tutoria em cursos a distância: especificidades sobre os modelos de tutoria na Educação a Distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

8.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de David de Sousa Oliveira. A relevância das relações socioafetivas no ambiente virtual de aprendizagem, mediante as interações nos fóruns na educação online. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

9.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Débora Barbosa Jacquemin. A importância das mídias em EaD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

10.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Edilene Eliete de Lemos. Aprendizagem e tecnologia: o uso das mídias na EaD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

11.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Érica Ciola de Araújo. Educação a Distância: a influência das mídias virtuais na aprendizagem dos alunos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

12.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Fabiana Gercina Yoshizumi. O uso das mídias na EaD: interação e aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

13.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Fernanda Borili Pereira. A importância do Material Didático na EaD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

14.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Fernanda Mayumi Garcia Zerbinato. A importância da produção do Material Didático em EaD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

15.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Fernanda Pereira de Campo Bicudo. A importância do tutor na produção do material didático para EaD. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

16.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Flávio Medeiros da Silva. Estratégias de atuação da tutoria no desenho instrucional. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

17.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Giane Elis de Carvalho Sanino. Tutoria em EaD: Potencialidades da mediação para mobilizar o aprendizado. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

18.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de José Antônio de Sales. Recursos e ferramentas para EaD: dinamizando o ambiente virtual de aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

19.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Lucila Simões dos Santos Correia. Ambientes virtuais: uma reflexão de suas usabilidades. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

20.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Maria Teresa Vilela Puia. Estudo da formação pedagógica do profissional para o desenvolvimento do trabalho de tutoria na EaD ? Necessidades e deficiências. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

21.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Marisa de Vasconcelos. Possibilidades de flexibilidade pedagógica às práticas tutoriais em Educação Distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

22.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Mônica Oliveira Raimundo. O processo de comunicação e mediação nos Sistemas de Tutoria em Ensino a Distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

23.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Raelen Brandino Gonçalves. Estratégias para promover a comunicação e interação através das ferramentas disponíveis no ambiente virtual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

24.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Ricardo da Conceição Santos. A abrangência e funcionalidades das principais plataformas de EaD no Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

25.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Rosemary Cellys Damasceno Pinto. Recursos e ferramentas: o futuro do aprendiz no mundo da interatividade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

26.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Samanta Theodoro Papa. A importância da formação e da atuação de tutores em cursos a distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

27.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Shirley Pereira dos Santos Alves. Recursos e ferramentas: a interatividade na EaD e as contribuições para a aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

28.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Simone Bento de Oliveira. Estratégias de aprendizagem autônoma no AVA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

29.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Valéria Aparecida da Silva. Ambientes virtuais de aprendizagem: principais plataformas usadas na Educação a Distância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

30.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Vanessa Moreria Soati. A importância da mediação na Tutoria Online no processo Ensino Aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

31.
SANTOS, C. E. R.; BEZERRA, C.. Participação em banca de Vanessa Sena de Paula. Da seleção à atuação da tutoria: o papel da formação e o impacto das teorias de aprendizagem nas mediações. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

32.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de ELIANA DE JESUS BUENO. MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO: DIVERSIFICANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EAD ATRAVÉS DO USO DE PODCAST. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

33.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de ELIZABE FREITAS DE ALMEIDA. OS LIVROS-TEXTO IMPRESSOS PARA CURSOS A DISTÂNCIA: ALGUMAS ANÁLISES SOBRE A LINGUAGEM SOB A ÓTICA DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

34.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de HELLEM CRISTINA DE OLIVEIRA GUIMARÃES. O MATERIAL DIDÁTICO SOB A ÓTICA DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTANCIA: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO ENTRE AS VERSÕES ONLINE E IMPRESSA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

35.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de ISABEL MARIA DE SOUZA. IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO A DISTÂNCIA COM ATENDIMENTO DE QUALIDADE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

36.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de JOSÉ NETO CÂNDIDO TORRES. UM OLHAR AVALIATIVO SOBRE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

37.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de KELLY DE LIRA GONÇALVES. O USO DE VIDEOAULA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

38.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de LEA PAZ DA SILVA FELICIANO. O MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD: UMA ANÁLISE DE SUA CONSTRUÇÃO PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

39.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de LENICE CORSI RUGGIERO NUNES ISRAEL. WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

40.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de MARCOS ALVES PEREIRA. IMPLEMENTAÇÃO DE CURSO EaD NA PLATAFORMA MOODLE: A CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO EAD. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

41.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de PRISCILA MOREIRA SILVA DE FARIAS. AMBIENTES VIRTUAIS E APRENDIZAGEM: DISCUTINDO O (DES) FAVORECIMENTO DESSES AMBIENTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

42.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de SANDRA VANESSA RODRIGUES BOARO. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

43.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de VALDIRENI LEATI. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: MOODLE E EDMODO, DIFERENTES FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE FORMA SIGNIFICATIVA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense.

44.
SANTOS, C. E. R.; MANSUR, R. S.. Participação em banca de VILMAR ALVES DA CUNHA. AMBIENTES VIRTUAIS NA APRENDIZAGEM: USABILIDADE DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DO AMBIENTE MOODLE. 2015.

45.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Carlos Alberto Bertoncello. O potencial dinâmico do software geogebra no ensino e aprendizagem de matemática: possibilidades e obstáculos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

46.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Elaine de Cássia Rosa. História da matemática aplicada ao ensino da teoria das proporções e tecnologias. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

47.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Leandro Alex Linck. Relações métricas no triângulo retângulo com uso do software geogebra. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

48.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Matheus Ribeiro. Ensino de gráficos de função afim com o software geogebra: possibilidades e obstáculos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

49.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Reni Bagolan de Abreu. O triângulo retângulo. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

50.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Reynaldo José D?Alessandro. Utilizando a história da matemática e tecnologias na abordagem do teorema de tales. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

51.
SANTOS, C. E. R.; PRADO, J. A.. Participação em banca de Wladimir Lardo Sanchez. Estudo do teorema de pitágoras com uso do software régua e compasso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

52.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de CAMILA MEDEIROS MENDES. POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS COM A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

53.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de MONIQUE DOS SANTOS REIMÃO DE OLIVEIRA. GEOGEBRA: FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE POLÍGONOS REGULARES.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

54.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de VERA MOREIRA GONÇALVES. APLICAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: REFLEXÕES QUANTO À INFRAESTRUTURA ESCOLAR E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

55.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de ANA PAULA FARIA FERREIRA. A IMPORTÂNCIA DE AULAS DINÂMICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

56.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de CAMILA GONÇALVES DIAS. O Tangran, o Geoplano e o Régua e Compasso como ferramenta para o ensino da Geometria. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

57.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de CARLOS WAGNER CAMPOS RODRIGUES. APRENDENDO A MATEMÁTICA COM AUXILIO DE NOVAS TECNOLOGIAS E MATERIAL CONCRETO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

58.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de MARIO JUNIOR RODRIGUES DA SILVA. NOVAS E ANTIGAS FERRAMENTAS DE APRENDIZADO NO ENSINO A GEOMETRIA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

59.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de THIAGO DA SILVA NORBERTO. O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

60.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Edivana Gonçalves Gomes. APRENDENDO ÂNGULOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

61.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Rosiney de Jesus Ferreira. CONSTRUINDO O CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS UTILIZANDO O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA RÉGUA E COMPASSO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

62.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Simone Mello da Silva. ENSINANDO TEOREMA DE TALES COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

63.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Joseli Alves da Silva. INTRODUÇÃO À GEOMETRIA PLANA USANDO O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

64.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Edna Flauzino Garcia Marques. USO DO BLOG COMO FERRAMENTA PARA ESTUDO DE POLIEDROS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

65.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Maria Lucinda Santos Chaves. UM BLOG SOBRE POLIEDROS: UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

66.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Mariângela de Cássia Nunes Ferreira Costenplate. BLOG EDUCACIONAL: UMA FERRAMENTA PROMISSORA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

67.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Paulo dos Santos. BLOG INTERATIVO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLIEDROS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

68.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Sandra Patrícia dos Anjos Oliveira. POR QUE UTILIZAR O BLOG EDUCATIVO INTERATIVO PARA O ESTUDO DOS POLIEDROS?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, C. E. R.. Participação em banca de Bruno M de França; Fábio Luis V. Iamnhuqui; Walter W. Scharf.Segurança em Tecnologias Bluetooth. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso em Acessibilidade e Inclusão na Educação. UFABC e o processo de inclusão: estratégias de divulgação e acesso à Universidade. 2018. (Congresso).

2.
Congresso em Acessibilidade e Inclusão na Educação. O papel da Educação Financeira no processo de aprendizagem de alunos da EJA por meio de ensino híbrido. 2018. (Congresso).

3.
23 Congresso Internacional ABED de Educação a Distãncia. 2017. (Congresso).

4.
I Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva. 2017. (Encontro).

5.
V Congresso Internacional ? Educação, Inclusão e Inovação. UM AMBIENTE VIRTUAL INTERATIVO DE APRENDIZAGEM PARA USUÁRIOS COM/SEM LIMITAÇÕES SENSORIAIS. 2017. (Congresso).

6.
XIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Educação Financeira Crítica, inclusiva e a distância: criticidade nas discussões em um fórum de discussão. 2017. (Encontro).

7.
I Congresso Brasileiro de Gegebra. EXPLORANDO AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA CIRCUNFERÊNCIA COM APLICAÇÃO DO RECURSO PEDAGÓGICO WEBQUEST E O USO DO SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA GEOGEBRA. 2016. (Congresso).

8.
I Congresso Brasileiro de Gegebra. CONTEXTUALIDADE NA ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA COM A MANIPULAÇÃO DE OBJETOS CONCRETOS E UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2016. (Congresso).

9.
I Congresso Brasileiro de Gegebra. GEOGEBRA E MATERIAIS MANIPULÁVEIS FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA. 2016. (Congresso).

10.
I Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. Educação a Distância acessível contribuindo para a capacitação profissional de pessoas com deficiências. 2016. (Congresso).

11.
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. O USO DO DESIGN UNIVERSAL NO PLANEJAMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZZAGEM PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. 2016. (Congresso).

12.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.O DESIGN UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 2016. (Encontro).

13.
III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática.DEFICIENTES E O MERCADO DE TRABALHO: A MATEMÁTICA AUXILIANDO UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA INCLUSIVA. 2015. (Simpósio).

14.
SEMINÁRIO DE PESQUISA: EDUCAÇÃO PARA UMA MENTALIDADE TRANSFORMADORA.Planejando um ambiente virtual de aprendizagem para capacitação profissional de deficientes. 2015. (Seminário).

15.
1º Congresso Nacional de Educação Financeira para Universitários. 2014. (Congresso).

16.
2º Congresso Nacional de Educação Financeira. 2014. (Congresso).

17.
Congresso de Acessibilidade: Superação - Tecnologia - Inclusão. 2014. (Congresso).

18.
XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância (Aiesad).Um ambiente virtual onde a Educação a Distância encontra-se com a Educação Matemática Inclusiva. 2014. (Encontro).

19.
XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).A prática de Design Instrucional no planejamento de um curso a distância de Educação Financeira oferecido a pessoas cegas e pessoas surdas. 2014. (Encontro).

20.
III Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2013. (Outra).

21.
III Workshop EaD/UFGD. 2013. (Outra).

22.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Perspectivas sobre o uso do design instrucional para uma EaD inclusiva: por onde estamos caminhando.. 2013. (Encontro).

23.
3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO AVA MOODLE: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNAS SURDAS. 2012. (Simpósio).

24.
RELME 26 - Reunião Latino Americana de Matemática Educativa.As representações empregadas por cegos e surdos num ambiente virtual de aprendizagem. 2012. (Outra).

25.
II Fórum Científico Universitário.Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Matemática Mediado pela EAD Acessível a Alunos com Limitações Sensoriais. 2011. (Outra).

26.
I Seminário Nacional dos Tutores da Educação a Distância.A importância das tics e da afetividade na prática do tutor. 2011. (Seminário).

27.
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Proposta de Articulação entre Material Didático Impresso e Recursos Multimídia. 2011. (Congresso).

28.
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A prática de Designer Instrucional na Implementação de um curso virtual. 2011. (Congresso).

29.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.Aprendizagem Matemática por alunos surdos utilizando o AVA Moodle. 2011. (Outra).

30.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

31.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.A EAD facilitando a interatividade de deficientes visuais em ambientes virtuais de aprendizagem matemática. 2010. (Encontro).

32.
II Fórum de Inclusão. 2010. (Outra).

33.
X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

34.
XXII Semana da Licenciatura de Matemática.A Educação a distância auxiliando a construção de conceitos matemáticos por aprendizes surdos. 2010. (Outra).

35.
III Simpósio Virtual de EaD. 2009. (Simpósio).

36.
V Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. E. R.; SOUZA, M. E. ; CARDOSO, V. C. ; SLIVAR, V. . 3ª Semana das Licenciaturas, VI Simpósio do PIBID e 1ª Jornada Freireana. 2017. (Outro).

2.
SANTOS, C. E. R.; CAMPOS, M. A. ; OLIVEIRA, P. ; BENITEZ, P. ; SANTOS, A. A. ; TINE, R. T. ; SANTOS, H. R. ; DESSICO, C. S. ; RAMOS, J. M. ; SANTOS, K. C. S. ; LYRA, L. ; SILVA, M. ; LINS, R. M. S. ; GERBELLI, S. M. ; PATINO, T. Z. S. ; PIRES, V. F. S. ; GONCALVES, S. S. . I Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, C. E. R.; SLIVAR, V. ; SOUZA, M. E. ; CARDOSO, V. C. . 2ª Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC. 2016. (Outro).

4.
SANTOS, C. E. R.. 1ª Semana das Licenciaturas da UFABC. 2015. (Outro).

5.
SANTOS, C. E. R.; SLIVAR, V. ; SANTOS, C. C. C. ; BARBOSA, T. S. ; MATSUBARA, B. S. ; NAVARRO, L. . Conferência Regional de Educação. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas. O papel da Educação Financeira no processo de aprendizagem de aluno da EJA por meio de ensino híbrido. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eduardo Gomes de Oliveira. Explorando as razões trigonométricas na circunferência com aplicação da metodologia webquest e o uso do software de geometria dinâmica Geogebra.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

2.
Liliane de Souza Peron Sales. Geogebra: ferramenta didática no ensino de geometria plana. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

3.
Marcio Peters. Trigonometria: aprendizagem facilitada com o auxílio do software Geogebra e materiais manipuláveis. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

4.
Pedro Jacintho da Silva. Uma abordagem da trigonometria através da manipulação de objetos concretos e pelo software de geometria dinâmica Geogebra. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

5.
Washington Luis Pereira Teixeira. Geogebra: despertar o interesse dos alunos ao aprendizado de geometria euclidiana. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

6.
RONALDO FERNANDES ROQUE. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES VIRTUAIS E A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

7.
WALTER SÉRVULO ARAÚJO RANGEL. INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DA SOLUÇÃO DE SISTEMA EQUAÇÃO LINEAR COM O USO GEOGEBRA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

8.
CARLA CRISTINA ANDRADE DE OLIVEIRA. O USO DA TECNOLOGIA NA INSERÇÃO DO ESTUDO DAS FUNÇÕES E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

9.
CARLOS MAGNO DE ALMEIDA RODRIGUES. SOFTWARES MATEMÁTICOS, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS COMO FORMA DE MOTIVAR NOSSOS ALUNOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

10.
LUIZ FERNANDO FREITAS FERNANDES. SOFTWARE WINPLOT, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS COMO FORMA DE MOTIVAR NOSSOS ALUNOS PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

11.
ROSA HELENA RIBEIRO LUSOLI. A TECNOLOGIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA JUNTAS NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

12.
SUZANA SILVA SANTOS. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA, JUNTAS CONTRIBUINDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

13.
GREICY MORAES MARTINELLE GUSTAVO. A UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ASSUNTOS DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA PARA MOTIVAR A APRENDIZAGEM. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

14.
LILIAN DA SILVA POLICARPO MAGE. O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

15.
EDUARDO AUGUSTO DA SILVA. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EAS NOVAS TECNOLOGIAS UMA PROPOSTA PARA DOCENTES E DISCENTES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

16.
PAULO DA SILVA PORTO. COM A GLOBALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS MATEMÁTICOS TORNOU-SE ALGO ACESSÍVEL PARA TODOS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

17.
 Rosilene Maria Rodrigues Vidal. INFORMÁTICA EDUCATIVA: ANÁLISE E/OU UTILIZAÇÃO DAS TICS COMO AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINO -APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

18.
 Adriana Machado Perucci. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO ALIADAS DA MATEMÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

19.
Sirlei Alves Chaves. A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

20.
Ana Carolina da Silva Pereira. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APOIO PARA O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

21.
André Vinícius Spina. DESCOBRINDO O TEOREMA DE PITÁGORAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

22.
Carlos Alberto Pinto da Mata. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E GEOGEBRA: ALIADOS NA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

23.
Carlos Ronaldo de Melo Catharina. TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E SUAS REPRESENTAÇÕES NO GEOGEBRA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

24.
Ilza Viana Ribeiro Gonçalves. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E PROGRAMA GEOGEBRA: FERRAMENTAS MOTIVADORAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

25.
RITA MARIA DA SILVA GOMES. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MAIS UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIANA AMARAL DA SILVA. CRÉDITO DE CARBONO: Evidência dos aspectos Contábeis do Crédito de Carbono. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

2.
MARIA VALDILENE FERREIRA. CRÉDITO DE CARBONO: Evidência dos aspectos Contábeis do Crédito de Carbono. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

3.
VANESSA DE LIMA MACIEL. CRÉDITO DE CARBONO: Evidência dos aspectos Contábeis do Crédito de Carbono. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

4.
Alessandra de Aquino Teixeira e outros. Itaú. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologo em Gestão Financeira) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

5.
Renata dos Santos Sérgio e outros. Banco Panamericano S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologo em Gestão Financeira) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

6.
Raquel Caproni e outros. Empresa Bradesco S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologo em Gestão Financeira) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

7.
Christiane Leoci Ruiz e outros. Intermediação e Gestão de Instituições Financeiras: Banco Indusval e a crise financeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologo em Gestão Financeira) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.

8.
Antônio Ernandes de Souza. Banco Safra S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologo em Gestão Financeira) - Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Carlos Eduardo Rocha dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS, C. E. R.. Produção e Avaliação de Material Didático. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:46