Camilla de Oliveira Vieira

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE Mestre em Educação pela UNIUBE. Graduada em Direito e Licenciatura Plena em Letras Portuguës/Espanhol. Especialista em Direito Processual também pela Universidade de Uberaba. Atualmente é gestora dos cursos de Administração, Gestão Financeira, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Gestão em Logística, Serviços jurídicos e Notariais e Ciências Contábeis na modalidade EAD. Docente responsável por disciplinas na EAD Uniube e professora tutora em diversas disciplinas. Desenvolve pesquisa nos campos da Antropologia, Ensino Jurídico, Direito, Cidadania e Democracia com ênfase na área de Direito Econômico e Empresarial. Integra a Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ. É membo da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camilla de Oliveira Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, C. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba, Ensino Superior.
Avenida Nenê Sabino
Universitário
38055-500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (034) 33198810


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Orientador: Gustavo Araújo Batista.
2007 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Direito, ensino e formação docente: vertentes de uma democracia em construção,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Fernanda Telles Márques.
Palavras-chave: Ensino jurídico - Democracia - Formação docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
2007 - 2008
Especialização em Direito Processual.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: OS DIVERSOS PARADIGMAS JURÍDICOS E A EDUCAÇÃO COMO TENTATIVA DE CONCRETIZAR A DEMOCRACIA.
Orientador: André Del Negri.
2003 - 2007
Graduação em Direito.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: A heterogeneidade da linguagem como forma de usurpar os direitos constitucionais: um olhar sobre a teoria discursiva do processo frente ao Estado Democrático de Direito.
Orientador: Mara Cristina Piolla Hillesheim.
2003 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Formação de Gestores II. (Carga horária: 4h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação de docentes para compor o banco de Avaliadores do SINAES. (Carga horária: 90h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para a Revisão Técnica-pedagógica de Itens do BNI. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Empreendedorismo. (Carga horária: 16h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação para os revisores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Desenvovimento em Liderança. (Carga horária: 6h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Formação em gestão de Curso e Processos. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso sobre Tutoria a Distancia. (Carga horária: 12h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de projeto de pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Direito, Administração e Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Jurídica
Sociologia das organizações
Legislação Social e Previdenciária
Instituições de Direito Público e Privado
08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação e Sociedade

Colégio Nossa Senhora das Graças, CNSG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura
02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Prática da Linguagem

RSS Clínica Médica, IME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 15



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Sociedade

Objetivo: Estudos de fundamentos teórico-metodológicos da formação de professores nas suas dimensões histórica, política, cultural e social, considerando as relações entre educação e sociedade..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Formação de professores. Cultura. Sociedade..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO TRIÂNGULO MINEIRO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Descrição: Este projeto integra a Rede de Pesquisa FORPROFES - ?Desenvolvimento profissional dos professores universitários da região do Triângulo Mineiro?, com a participação de três Instituições de Ensino Superior: UFU; UFTM; e UNIUBE. Integra também a Linha de Pesquisa ?Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem?, do PPGE da Uniube e do CIERS-ed - Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação, da Fundação Carlos Chagas. Este estudo parte do princípio de que grande parte dos professores da educação superior não foram formados para a docência, chegam à universidade sem formação pedagógica sistematizada. Portanto, a problemática que se anuncia diz respeito ao seguinte questionamento: quais as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional? Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional do professor da educação superior. Participarão da pesquisa cerca de 60 professores, sendo 20 de cada uma das três universidades envolvidas na pesquisa. A construção dos dados será realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software EVOC, que tem como finalidade indicar os possíveis núcleos central e periféricos das representações sociais. Para a análise dos dados, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011) será utilizado também o software Alceste para a categorização das questões abertas do questionário. Após a identificação das representações sociais dos professores sobre formação e desenvolvimento profissional docente, serão mapeadas as dificuldades ou fragilidades com relação a formação docente. Para discussão e reflexão dos resultados obtidos, na perspectiva de uma experiência formativa, serão realizados seis grupos focais, dois de cada universidade, com os docentes que aceitarem participar desta etapa para. Espera-se que a realização desta pesquisa possa contribuir para a identificação e compreensão das representações sociais que influenciam a prática pedagógica dos professores, e, além disso, possibilitar experiências formativas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento profissional docente. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Docência universitária. Representações sociais. Educação superior. Práticas pedagógicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Camilla de Oliveira Vieira - Integrante / Vania Maria de Oliveira Vieira - Coordenador / MARILENE RIBEIRO RESENDE - Integrante / José Humberto Rodrigues dos Anjos - Integrante / Adelina de Oliveira Novaes - Integrante / Lúcia Vilas Boas - Integrante / GEOVANA FERREIRA MELO - Integrante / Graziela Giusti Pachane - Integrante.
2015 - Atual
O DIREITO ECONÔMICO COMO VERTENTE DE UMA DEMOCRACIA EM CONSTRUÇÃO: uma análise da legitimidade dos direitos políticos, civis e sociais e seus desdobramentos no mercado de trabalho
Descrição: Nos últimos tempos, sobretudo a partir de 1985 com fim da ditadura militar, muito se tem falado a respeito dos direitos fundamentais no Brasil. Alguns pesquisadores voltam suas atenções na busca por respostas a diversos questionamentos que envolvem desde a constitucionalidade de algumas leis que visam garantir a efetividade dos direitos fundamentais, à reflexão sobre a ?ingenuidade no entusiasmo? que se criou acerca da democratização das instituições brasileiras. No que tange a compreensão da cidadania neste contexto, a opinião quase maciça dos pesquisadores é a permanência de um ?desafio? que se instalou no sistema como um todo. A realidade é clara em demonstrar que os direitos fundamentais sequer estão sendo assegurados a uma parcela considerável da população, o poder se concentra nas mãos de poucos e a Democracia, longe de ser concretizada mediante problemas centrais como violência urbana, desemprego, analfabetismo, fome, dentre outros. Nessa perspectiva, embora, na pós-modernidade, haja uma tentativa em legitimar o direito a ter direitos, o mercado de trabalho configura-se um terreno fértil ao enfrentamento de questões relacionadas à cidadania por não estar livre dos discursos pré-fabricados advindos de contextos históricos marcados pelo fortalecimento do capitalismo, sobretudo, industrial. Daí a necessidade de um debate que incentive a produção de uma crítica que demonstre coerência com o regime político adotado no Brasil a fim de modificar o cenário dominado pelo imperialismo econômico em que o Direito vem sendo utilizado como manutenção de um poder dominante e excludente. Faz-se indispensável um aperfeiçoamento que provoque o despertar da consciência jurídica, por meio de um processo comprometido com a reconstrução do conhecimento de um novo Direito, contextualizado com as necessidades da sociedade contemporânea, uma vez que a trajetória democrática brasileira é caracterizada pelas condições específicas e vigentes de um determinado contexto, construído sob a influência de fatores socioeconômicos e histórico-culturais peculiares, que possibilitam transformações da crítica e reflexão. Compreender historicamente como as transformações acontecem é fator indispensável à construção de um ambiente democrático, pois as práticas sociais modificam o saber e criam novos saberes que tentam se ajustar, de forma admissível, ao meio em que foram introduzidos. Um exemplo disso são as próprias práticas sociais que mudam com o passar do tempo, numa perspectiva dialética, já que se apoiam em fatos e resultados anteriormente experimentados. Neste sentido, o problema central abordado no presente projeto é que no Brasil, as transformações econômicas iniciadas na década de 30 e intensificadas na década de 90, incidiram na dinâmica da legitimidade dos direitos sociais, políticos e civis desacelerando o processo de construção democrática com uma significativa diminuição do número de indivíduos aptos a serem considerados cidadãos. Consequentemente, acredita-se que a falta de alternativa para manter-se inserido no sistema capitalista globalizado, contribuiu para o aumento dos postos de trabalho informal reafirmando a falta de legitimidade dos direitos que asseguram a efetividade da cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camilla de Oliveira Vieira - Coordenador / FLORENÇA BORGES RIBEIRO - Integrante / FERNANDO SILVA OLIVEIRA - Integrante.
2014 - Atual
AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS OCORRIDAS APÓS PLANO REAL: uma análise do perfil socioeconômico cultural do mototaxista autônomo em Uberaba.
Descrição: A partir dos anos 90, com o objetivo de promover a intensificação da abertura comercial brasileira, inicia-se no país uma nova estratégia de política industrial. Nessa perspectiva, a implantação de projetos de privatizações, a mecanização agrícola, a automação industrial constituíram vertentes que resultaram numa estrutural redução dos postos de trabalho disponíveis. Com isso, à grande parcela da população trabalhadora no Brasil, não restou outra alternativa, senão buscar novas formas de trabalho que correspondessem aos anseios da realidade do mercado brasileiro. Em meio a tamanhas transformações, a motocicleta representa, no Brasil, um meio de transporte socialmente importante, especialmente para a classe trabalhadora que a utiliza para condução e/ou para serviços de mototaxi, motoboy ou motofrete. Devido ao custo acessível do veículo e das tarifas de serviço, é um equipamento que facilita a aquisição para a profissionalização e contribui para a mobilidade social; inclusive, torna-se importante destacar as políticas de incentivos diretos para aquisição de motocicletas, bem como o aumento da oferta de crédito para determinado fim. Tanto nas grandes metrópoles como nas pequenas cidades, observa-se um aumento de serviços alternativos que usam a motocicleta como meio de transporte de mercadorias e de pessoas. Nessa perspectiva, a pesquisa volta seu olhar para os(as) profissionais da área de transporte, seja de produtos, valores ou pessoas, que utilizam motocicletas como veículo na cidade de Uberaba, bem como para sua realidade profissional, buscando conhecer e discutir a formação, atuação e compreensão de aspectos socioeconômicos culturais que permeiam a sua profissão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Camilla de Oliveira Vieira - Coordenador / SILVIA DENISE DOS SANTOS BISINOTTO - Integrante / MARCO ANTONIO NOGUEIRA - Integrante / GUSTAVO ARAUJO BATISTA - Integrante.
2013 - 2016
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: O foco dessa pesquisa, a sexualidade na adolescência, tem sido um tema de grande interesse pela maioria dos profissionais da área da educação, por ser reconhecida como questão importante e necessária para o processo formativo dos alunos. O presente estudo, caracterizado por uma abordagem qualitativa, propõe identificar e descrever o conteúdo das possíveis representações sociais construídas pelos alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, sobre sexualidade na adolescência. Para isso, pretende-se analisar o perfil dos sujeitos pesquisados; identificar o Núcleo Central das Representações Sociais sobre a sexualidade na adolescência; em seguida, organizar e acompanhar um Programa de Educação Sexual de modo a oportunizar aos alunos reflexões que auxiliem a tomada de decisões responsáveis a respeito da sexualidade. Nos procedimentos de coleta de dados, serão incluídas a aplicação de questionário e técnica de associação livre de palavras. Os dados coletados serão analisados com o auxílio da subteoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000), tratados pelo software EVOC. Será utilizado também, para categorizar o conteúdo das questões abertas o software ALCESTE. O lócus da pesquisa será a Escola Municipal Urbana Frei Eugênio em Uberaba MG, e os sujeitos serão 501 alunos adolescentes que cursam o 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Esperamos que esta pesquisa, ao identificarmos as representações sociais sobre a sexualidade na adolescência, possa favorecer a compreensão do desenvolvimento dos alunos e subsidiar, assim, uma proposta de Programa de Educação sexual, cujo propósito é de oportunizar discussões e reflexões para a melhoria da qualidade da educação. Palavras-chave: Sexualidade. educação Básica. Representações Sociais ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Camilla de Oliveira Vieira - Integrante / Vania Maria de Oliveira Vieira - Coordenador / MARIA TERESINHA LEITE SENE ARAÚJO - Integrante / ELIANA SILVA CASSIMIRO DE ARAÚJO - - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2012 - 2016
REPRESENTAÇOES SOCIAIS DE LICENCIANDOS SOBRE UMA BOA PRÁTICA PEDAGÓGICA: O QUE REVELAM AS MEDIAÇÕES
Descrição: Descrição: Pesquisa caracterizada por uma abordagem qualitativa. Propõe examinar as mediações ocorridas entre aluno e conhecimento no âmbito dos cursos de Pedagogia e Matemática de algumas Instituições de Ensino Superior da região do Triângulo Mineiro - Universidade de Uberaba, Universidade de Uberlândia, Faculdade Católica de Uberlândia e Fundação Carmelitana Mário Palmério. Tem como foco as Representações Sociais construídas a partir da pergunta: O que é uma boa prática pedagógica para você? . A análise dessas representações nos remeterá à compreensão de como têm sido os processos de mediação da aprendizagem em curso de formação de professores. O objetivo geral é identificar as Representações Sociais que estão sendo construídas por alunos concluintes dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática, na modalidade presencial e a distância, sobre o que pensam ser uma boa prática pedagógica a partir dos processos de mediação da aprendizagem. E como objetivos específicos: identificar e analisar o perfil dos sujeitos; investigar a forma como o professor interage com os alunos, planeja e organiza o conteúdo, utiliza as estratégias de ensino, e avalia a aprendizagem, para compreender as práticas pedagógicas e a mediação pedagógica advinda dessas práticas; identificar o Núcleo Central das Representações Sociais sobre a boa prática pedagógica . Nos procedimentos de coleta de dados, serão incluídas a aplicação de questionário; técnica de associação livre de palavras, e a realização de grupos focais. Os dados coletados serão analisados com o auxílio da subteoria do Núcleo Central (Abric, 1998), tratados pelo software EVOC. Esperamos que esta pesquisa, ao identificarmos as representações sociais sobre as boas práticas pedagógica , possa oferecer subsídios de como tem sido a mediação pedagógica nos cursos de formação de professores e, a partir disso, contribuir com discussões e reflexões para a melhoria da qualidade da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Camilla de Oliveira Vieira - Integrante / Vania Maria de Oliveira Vieira - Coordenador / MARILENE RIBEIRO RESENDE - Integrante / RICARDO BARATELLA - Integrante / Carla Alessandra de Oliveira Nascimento - Integrante / CARMÉLIA BUGIATO FARIA SALGE - Integrante / DANIELA PRADO SALERNO - Integrante / KARLA DE ALMEIDA BORGES - Integrante / MAGALI APARECIDA MENDES DE QUEIROZ - Integrante / MARIA TERESINHA LEITE SENE ARAÚJO - Integrante / LÍLIAN ARAÚJO FERREIRA ZAIDAN - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Relações e aproximações das categorias
Descrição: Trata-se de um Plano de Trabalho, inserido na pesquisa "Do Direito à Diferença: um estudo das representações sociais de professores do Ensino Jurídico acerca da questão da diversidade", de autoria da profa. Dra. Fernanda Telles Márques. Como parte do projeto, financiado pela FAPEMIG e pelo PAPE-UNIUBE, referido Plano tenciona promover o estudo e a reflexão teórico-metodológica das categorias "imaginário" (conforme utilizado pela Antropologia do Imaginário, de Durant, 1980) e "representações sociais" (a partir da proposta de Moscovici, 1980), como fundamentos para a discussão dos limites da "análise do discurso" na pesquisa com professores do Ensino Jurídico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Direito, ensino e formação docente: vertentes de uma democracia em construção
Descrição: A presente pesquisa de Mestrado visa analisar como os professores dos cursos de Direito da cidade de Uberaba compreendem o Estado Democrático de Direito e "como" ou "se" associam a educação como vertente de uma democracia em construção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Márques, F. T.2014Márques, F. T. ; VIEIRA, C. O. ; FACHINELLI, R. M. G. . Liberalismo a la brasileña: enseñanza jurídica en el brasil del siglo XIX. Revista Querubim, v. 1, p. 101-114, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA, C. O.; BISINOTTO, L. M. . Licitações e Contratos Púlicos. 1. ed. UBERABA: Universidade de Uberaba, 2018. v. 1. 208p .

2.
VIEIRA, C. O.; BISINOTTO, L. M. . Direito Financeiro, Econômico e Consumidor. 1. ed. UBERABA: Universidade de Uberaba, 2018. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, C. O.; BISINOTTO, S. D. S. ; TONIN, M. H. N. . A avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem:uma experiência vivenciada pela EAD Uniube na opção por Metodologias Ativas. Educação no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 4, p. 147-151.

2.
VIEIRA, C. O.; BISINOTTO, S. D. S. . A experiência do lançamento de produto vivenciada pela EAD Uniube. Educação no século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 5, p. 64-69.

3.
VIEIRA, C. O.; RIBEIRO, F. M. . Legislacao Tributaria: nocoes introdutorias. Legislacao tributaria / Contabilidade Tributaria. 1ed.Uberaba: Universidade de Uberaba, 2012, v. 1, p. 3-55.

4.
VIEIRA, C. O.; RIBEIRO, F. M. . As limitacoes constitucionais ao poder de tributar. Legislacao tributaria / Contabilidade Tributaria. 1ed.Uberaba: , 2012, v. 1, p. 57-96.

5.
VIEIRA, C. O.; RIBEIRO, F. M. . A relacao juridica tributaria. Legislacao tributaria / Contabilidade Tributaria. 1ed.UBERABA: Universidade de Uberaba, 2012, v. 1, p. 97-126.

6.
SENE, L. T. ; VIEIRA, C. O. . A atividade empresarial sob o enfoque do mundo do Direito. Legislação societária e comercial/Legislação Social. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 3-31.

7.
VIEIRA, C. O.; SENE, L. T. . Direito Societário e títulos de crédito. Legislação societária e comercial. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 39-69.

8.
VIEIRA, C. O.; SENE, L. T. . Recuperação judicial e falência. Legislação societária e comercial / Legislação Social. 1ed.: , 2011, v. 1, p. 81-105.

9.
VIEIRA, C. O.; MORENO, F. . Introdução ao estudo do Direito. Instituições de direito/sociologia das organizações. 1ed.: , 2010, v. 1, p. 1-22.

10.
VIEIRA, C. O.; MORENO, F. . O consumidor, a administração pública, o sistema tributário e as relações de trabalho sob os olhos do direito. Instituições de direito/sociologia das organizações. 1ed.: , 2010, v. 1, p. 61-84.

11.
VIEIRA, C. O.; MORENO, F. . O Direito aplicado às sociedades empresárias. Instituições de direito/sociologia das organizações. 1ed.: , 2010, v. 1, p. 29-55.

12.
VIEIRA, C. O.. As perspectiva do Direito Trabalho para o profissional da Administração e das Ciências Contábeis. In: Maria Aparecida Reis França dos Santos. (Org.). Universidade de Uberaba Série Ciências Contábeis; etapa 5, vol. 1. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008, v. 1, p. 27-47.

13.
VIEIRA, C. O.. Direito do Trabalho e o enfoque dado aos direitos resguardados pelos trabalhadores. In: Maria Aparecida França dos Reis Santos. (Org.). Universidade de Uberaba Série Ciências Contábeis; etapa 5, vol. 2. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008, v. 2, p. 33-54.

14.
VIEIRA, C. O.. Um olhar sobre o Direito Previdenciário e suas peculiaridades. In: Maria Aparecida Reis França dos Santos. (Org.). Universidade de Uberaba Série Ciências Contábeis; etapa 5, vol. 4. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2008, v. 4, p. 103-133.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANJOS, J. H. R. ; VIEIRA, C. O. . A CONSTITUIÇÃO DO SER DOCENTE: DIÁLOGOS TEÓRICOS SOBRE A FORMAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE. In: CONPeduc, 2016, Rondonópolis. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 2016. v. 2016.

2.
OLIVEIRA, E. S. A. ; ANJOS, J. H. R. ; VIEIRA, C. O. . O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONSTITUIÇÃO DOCENTE. In: CONPeduc, 2016, Rondonópolis. Educação e Diversidade, 2016. v. 2016.

3.
SALGE, C. B. F. ; VIEIRA, C. O. ; VIEIRA, V. M. O. ; RESENDE, M. R. . . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA, NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, SOBRE UMA BOA PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: CURSO DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE; I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID/UNIUBE, 2013, UBERABA. CURSO DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE; I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID/UNIUBE, 2013. v. 1. p. 1-6.

4.
VIEIRA, V. M. O. ; VIEIRA, C. O. ; RESENDE, M. R. ; ARAUJO, M. T. L. S. . SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: CURSO DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE; I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID/UNIUBE, 2013, UBERABA. CURSO DE EXTENSÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE; I ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID/UNIUBE, 2013. v. 1. p. 1-6.

5.
VIEIRA, V. M. O. ; VIEIRA, C. O. ; SILVESTRE, R. M. S. ; SANTOS, J. N. M. . A Educação Sexual na perspectiva dos alunos da Educação Básica: um estudo em Representações Sociais.. In: ISATT I INTERNACIONAL CONFERÊNCE ON TEACHER EDUCATION; IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013, UBERABA. ISATT I INTERNACIONAL CONFERÊNCE ON TEACHER EDUCATION; IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013. v. 1. p. 1-6.

6.
VIEIRA, V. M. O. ; RESENDE, M. R. ; VIEIRA, C. O. ; SALGE, C. B. F. . Uma boa Prática Pedagógica: o que pensam os alunos dos Cursos de Pedagogia e Matemática, na modalidade presencial e a distância. In: ISATT I INTERNACIONAL CONFERÊNCE ON TEACHER EDUCATION; IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013, UBERABA. ISATT I INTERNACIONAL CONFERÊNCE ON TEACHER EDUCATION; IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013. v. 1. p. 1-5.

7.
VIEIRA, V. M. O. ; RESENDE, M. R. ; VIEIRA, C. O. ; ARAUJO, M. T. L. S. . . A Orientação Sexual na Educação Básica: o que pensam os alunos. In: ISATT I INTERNACIONAL CONFERÊNCE ON TEACHER EDUCATION; IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013, UBERABA. ISATT I INTERNACIONAL CONFERÊNCE ON TEACHER EDUCATION; IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2013. v. 1. p. 1-5.

8.
Márques, F. T. ; VIEIRA, C. O. ; FACHINELLI, R. M. G. . Enseñanza Jurídica y Forma[ta]ción Política en Brasil del Siglo XIX.. In: Encuentro por la unidad de los educadores - Memórias, 2011, Havana. Pedagogía 2011. Havana: Distribuidora Nacional ICAIC, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, C. O.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO JURÍDICO: UMA TENTATIVA DE CONCRETIZAR A DEMOCRACIA. In: V Congresso da Associação Brasileira de Ensino do Direito, 2008, Belém do Pará. MÉTODOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DO DIREITO DO SÉCULO XXI: O FUTURO DO ENSINO DO DIREITO E O ENSINO DO DIREITO DO FUTURO, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, C. O.. LEITURA, APRENDIZAGEM E PRAZER: UM PROJETO DE SUCESSO NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS. In: XIV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, 2008, Uberaba. XIV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, 2008.

2.
VIEIRA, C. O.. A perspectiva da formação de professores no curso de Direito como tentativa de concretizar a emocraciaem prol da efetividade dos direitos fundamentais. In: 4 encontro de pesquisa em educação: Formação de Professores e Inserção Social, 2007, Uberaba. 4 encontro de pesquisa em educação: Formação de Professores e Inserção Social, 2007.

3.
RIBEIRO, O. M. ; RIBEIRO, M. L. ; PEREIRA, N. C. A. ; LACERDA, R. B. M. ; VIEIRA, C. O. . A terapia pela escrita. A produção de texto entendida como catarse. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC. Fortaleza: UEC, 2005.

4.
VIEIRA, C. O.. Saúde Pública: legitimidade social ou apenas legalidade. In: 4ª Semana da Ciência e da Cultura, 2003, Patrocínio. Anais da 4ª Semana da Ciência e da Cultura. Patrocínio: Faculdades Integradas de Patrocínio, 2003.

5.
VIEIRA, V. M. O. ; VIEIRA, C. O. . Nas trilhas da educação: Direito e Lingüística em caminhos que se cruzam. In: 4ª Semana da Ciência e da Cultura, 2003, Patrocínio. Anais da 4ª Semana de Ciência e da Cultura. Patrocínio: FIP, 2003.

6.
VIEIRA, V. M. O. ; RIBEIRO, O. M. ; VIEIRA, C. O. ; RIBEIRO, M. L. ; RIBEIRO, M. A. . Direito, Educação e Lingüística olhares que se cruzam: em foco a Lei de Responsabilidade Fiscal. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. Anais da 55ª Reunião Anual da SBPC. Recife: UFPE, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, C. O.; ANJOS, J. H. R. . A CONSTITUIÇÃO DO SER DOCENTE: DIÁLOGOS TEÓRICOS SOBRE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, E. S. A. ; ANJOS, J. H. R. ; VIEIRA, C. O. . O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONSTITUIÇÃO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14º SENAED - Seminário Nacional Abed. 2018. (Seminário).

2.
24º CIAED - Congresso Internacional de EAD. A prática na prática: como aprender contabilidade por meio de uma atividade on line?. 2018. (Congresso).

3.
24º CIAED - Congresso Internacional de EAD. Como garantir mediação, interação e qualidade no processo de ensino e aprendizagem por meio da tutoria on line. 2018. (Congresso).

4.
24º CIAED - Congresso Internacional de EAD. 2018. (Congresso).

5.
CAMILLA DE OLIVEIRA VIEIRA. Como desenvolver o comportamento empreendedor?. 2018. (Congresso).

6.
Oficina de Empreendedorismo. 2017. (Oficina).

7.
CONPEDUC. A Constituição do ser docente: diálogos teóricos sobre formação e profissionalidade docente. 2016. (Congresso).

8.
CONPEDUC. O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONSTITUIÇÃO DOCENTE. 2016. (Congresso).

9.
Curso de Desenvolvimento em Liderança. 2016. (Oficina).

10.
I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFTM - Conceitos, Gestão e Desafio. 2016. (Simpósio).

11.
Formação em Gestão de Curso e Processos. 2015. (Oficina).

12.
6 edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba - MG. 2012. (Congresso).

13.
Encuentro por la unidad de los educadores - Memórias.Enseñanza Jurídica y Forma[ta]ción Política en Brasil del Siglo XIX. 2011. (Simpósio).

14.
Encontro Preparatório ABEDI Rio 2009 - Profissionalização e Identidade Docente. 2009. (Encontro).

15.
V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino do Direito. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO JURÍDICO: UMA TENTATIVA DE CONCRETIZAR A DEMOCRACIA. 2008. (Congresso).

16.
XIV Congresso Regional de Educadores de Uberaba. Leitura, aprendizagem e prazer: um projeto de sucesso no Colégio Nossa Senhora das Graças. 2008. (Congresso).

17.
4 Encontro de Pesquisa em Educação: Formação de Professores e Inserção Social. 2007. (Encontro).

18.
4 Encontro de Pesquisa em Educação: Formação de Professores e Inserção Social.A perspectiva da formação de professores no curso de direito como tentativa de concretizar a democracia em prol da efetividade dos direitos fundamentais. 2007. (Encontro).

19.
II Jornada de Estudos Jurídicos de Uberaba. 2006. (Outra).

20.
1º Ciclo de palestras "Solução". 2005. (Outra).

21.
57ª Reunião Anual da SBPC. A terapia pela escrita. A produção de texto entendida como catarse. 2005. (Congresso).

22.
I Conferência Municipal da Juventude. 2005. (Outra).

23.
Pré Conferência da Juventude. 2005. (Outra).

24.
I Encontro de Processo Penal de Uberaba. 2004. (Encontro).

25.
4ª Semana da Ciência e da Cultura. Saúde Pública: legitimidade social ou apenas legalidade. 2003. (Congresso).

26.
55ª Reunião Anual da SBPC. Direito, Educação e Lingüística olhares que se cruzam: em foco a Lei de Responsabilidade Fiscal. 2003. (Congresso).

27.
IX Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2003. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
FERNANDO SILVA OLIVEIRA. A LEGITIMIDADE DOS DIREITOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CIVIS NO BRASIL. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Direito) - Universidade de Uberaba. (Orientador).

2.
FLORENÇA BORGES RIBEIRO. AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS NO BRASIL E NO MUNDO A PARTIR DA DEC. DE 30.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de Uberaba. (Orientador).

3.
KAREN ABDALLA EL-MESSIH. GÊNERO, ETNIA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL: vertentes de uma análise das identidades profissionais.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de Uberaba. (Orientador).

4.
THAYNÁ SILVA GALORO. O mototaxista e os aspectos legal/conceitual que permeiam sua profissão. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade de Uberaba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernando Silva Oliveira. A educação tributária como uma vertente de uma democracia em construção. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Tributário) - Universidade de Uberaba. Orientador: Camilla de Oliveira Vieira.

2.
Mariangela Terra Branco Camargos. A participação da pessoa física no financiamento da política de atendimento `a criança e adolescente: os reflexos dos incentivos fiscais para a construção da cidadania no município de Uberaba - MG.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Tributário) - Universidade de Uberaba. Orientador: Camilla de Oliveira Vieira.

3.
Dalto Humberto Rodrigues. As representações sociais dos profissionais da área jurídica acerca das atividades desempenhadas pelo poder judiciário na cidade de Araguari MG. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Tributário) - Universidade de Uberaba. Orientador: Camilla de Oliveira Vieira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA CLÁUDIA CRUZ DE OLIVEIRA SANTOS. A COMPLEXIDADE DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRASILEIRA NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Uberaba. Orientador: Camilla de Oliveira Vieira.

2.
DANIELA CRISTINA GOMES. O CONTABILISTA E SUAS RESPONSABILIDADES PENAL, CIVIL E SOCIAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Uberaba. Orientador: Camilla de Oliveira Vieira.

3.
RAFAEL HENRIQUE BORGES. Empregado(a) doméstico(a): antes, durante e depois da nova legislação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Uberaba. Orientador: Camilla de Oliveira Vieira.



Outras informações relevantes


Integra a Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ



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