Erika Teixeira Bregeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7865791755688084
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Porto Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP. Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista- FESB(2003). Possui título de Especialista em Língua Inglesa pela Unibero (2007). General English na LSC - em Toronto, Canadá. (2005) . Extensão Reflexão sobre a Ação para professores de Inglês na COGEAE-PUC/SP (2005). Atuou como Professora de Ensino Superior no Centro Paula Souza, lotada na Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira Atuou na Fatec Prof.Jessen Vidal (São José dos Campos) (2017) Ministrou aulas de Inglês e Língua Portuguesa no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Bragança (IFSP). Participou como bolsista do Intercâmbio Cultural promovido pelo Centro Paula Souza na International House em Londres (2012). Ministrou aulas de Prática Oral do Inglês, Língua Inglesa, supervisão de Estágio de Língua Inglesa, Metodologias do Ensino da Língua Inglesa e orientação de Trabalhos de Conclusão da Graduação do curso de Letras na FAAT. Extensão "Shaping your way to Teaching" na plataforma Coursera pela Universidade de Oregon (2015) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erika Teixeira Bregeiro
Nome em citações bibliográficas
BREGEIRO, E. T.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Orientador: Ana Maria Brito.
2007 - 2009
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Aprender Inglês sob a perspectiva de alunos da EJA: necessidades, expectativas e preferências do 1º termo Médio,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maximina Maria Freire.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Palavras-chave: EJA; Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2007
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, FIA, Brasil.
Título: Considerações sobre o Erro e a Correção na Aquisição da Língua Inglesa.
Orientador: Prof. Dr. Adauri Brezolin.
2000 - 2003
Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês.
Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Título: O ensino da Gramática para alunos da quarta série do Ensino Fundamental.
Orientador: Prof. Ms. Márcia Tavares.




Formação Complementar


2015
Shaping the Way We Teach English, 2: Paths to Succ.
University of Oregon, UO, Estados Unidos.
2016 - 2016
Capacitação Docente para Práticas em EAD. (Carga horária: 32h).
Grupo de Estudo de Educação a Distância - CPS, GEEAD-CPS, Brasil.
2012 - 2012
Teacher's Training Course. (Carga horária: 80h).
International House London, IHL, Grã-Bretanha.
2012 - 2012
Formação de Tutores, mediadores para cursos online. (Carga horária: 32h).
Univesp, UNIVESP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Reflexão sobre a Ação. (Carga horária: 96h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
General English Course. (Carga horária: 80h).
Language Studies Center, LSC, Canadá.


Atuação Profissional



Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Concursada na Fatec Professor Jessen Vidal - São José dos Campos Disciplinas ministradas: Inglês 1 - 1/2017 - Curso Manutenção de Aeronaves Inglês 3,4 e 6 1/2017 e 2/2017 - Curso Tecnologia em Banco de Dados Inglês 4 e 6 1/2017 e 2/2017 - Tecnologia em Logística

Vínculo institucional

2011 - 2018
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior Ref. 2 Grau B, Carga horária: 18
Outras informações
Fatec Jornalista Omair Fagundes - Bragança Paulista -Ministrando aulas nas disciplinas Inglês I, desde 8/2011 a atual Inglês II Inglês III, desde 08/2011 a atual Inglês IV, Inglês V, de 11/2010 a 1/2011 e desde 04/2011 a atual Inglês VI, desde 4/2011 nos cursos Gestão da Tecnologia da Informação e no curso de Gestão Financeira Noturno Comunicação Empresarial no curso de Gestão Financeira (1/2018) -Mediadora Presencial do curso de EAD Gestão Empresarial na disciplina Inglês I desde 2/2015 -Aplicação de exames de entrada (proficiência) e exames internacionais (TOEFL e TOEIC) -Mediadora ONLINE do curso de EAD Gestão Empresarial na disciplina Inglês II - desde 03/2016 e Inglês 3 1/2018

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Língua Inglesa, Carga horária: 14
Outras informações
Professor em caráter emergencial na Fatec Bragança Paulista Disciplinas lecionadas: Inglês 2 Inglês 5 Inglês 6


Faculdades Atibaia e FAATNET, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Ensino Superior do Curso de Letras responsável pelas disciplinas: Metodologia do Ensino de Língua Inglesa Supervisão de Estágio de Língua Inglesa

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrando aulas das disciplinas: Língua Inglesa 1 Língua Inglesa 5 Prática Oral da língua Inglesa Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Letras.


Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora online, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria de curso para professores de inglês PEB II ingressantes do concurso estadual


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Técnica e Tecno, Carga horária: 40


Colégio Guimarães Rosa, INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 11

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês e Português, Carga horária: 10


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro participante de grupo de pesquisas, Carga horária: 2
Outras informações
GPeAHF, Grupo de Pesquisa Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (www.gpeahf.com.br)

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Participante de grupo de estudos, Carga horária: 4


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 12
Outras informações
Escola Estadual Professora Maria José Moraes Salles

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Titular de cargo - Professor de Inglês, Carga horária: 22
Outras informações
E.E.Major Juvenal Alvim, Atibaia - SP

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
E.E.Cel. Pedro Árbues, São Paulo, SP

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Carga horária: 26
Outras informações
E.E.Prof Zilah Barreto Pacitti, Atibaia, SP

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês PEB II, Carga horária: 26
Outras informações
E.E.Prof.Zilah Barreto Pacitti, Atibaia, SP


Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 30
Outras informações
Unidade Bragança Paulista


Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 14
Outras informações
Unidade Tatuapé, São Paulo, SP

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Unidade Bragança Paulista

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês e Espanhol, Carga horária: 30
Outras informações
Unidade Bragança Paulista



Outros Projetos


2013 - Atual
Projeto Acadêmico de Língua Inglesa das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza
Descrição: participação como representante de disciplina da unidade 183 Bragança Paulista. Carga horária 04/semanais.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Applied Linguistics Research Journal


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Applied Linguistics Research Journal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BREGEIRO, E. T.. Aprender Inglês na EJA - Necessidades, Expectativas e Preferências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BREGEIRO, E. T.. Simple Ideas for English Lessons. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BREGEIRO, E. T.. Propagandas Criativas em Inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BREGEIRO, E. T.. EJA (Educação de Jovens e Adultos ) : Análise de Necessidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BREGEIRO, E. T.; MARCICANO, J. G. R. ; MARTINS, R. A. . Refletindo sobre a Educação a Distância: Avanços ou retrocessos? - oficina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BREGEIRO, E. T.; MARCICANO, J. G. R. . Um Zoom na sua prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BREGEIRO, E. T.; MARCICANO, J. G. R. ; MARTINS, R. A. . Refletindo sobre a Educação a Distância 2008 (Publicação em caderno de Resumos).

2.
BREGEIRO, E. T.; MARCICANO, J. G. R. . Um Zoom na sua prática 2008 (Publicação em caderno de Resumos).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BREGEIRO, E. T.. Gravação do CD Hinos Pátrios. 2001 (Participação em gravação de CV).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOULART, L.; DIAS, R. N.; BREGEIRO, E. T.. Participação em banca de Augusto de Oliveira.Oportunidade de redução de carga tributária: roteiro para empresas de grande porte do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira.

2.
BREGEIRO, E. T.; AZEVEDO, V. R.; CUNHA, N. B.. Participação em banca de Mayara Bacil.Evasão estudantil no curso de gestão financeira da fatec Bragança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira.

3.
ROSES, C. F.; AZEVEDO, V. R.; BREGEIRO, E. T.. Participação em banca de Artur Ito;Claudia Silva;Marcelo Faria;Roberta Berti;Viviane.Controle de qualidade da água: uma proposta de melhoria da informação. 2013.

4.
CAMARGO, R.A.F.; SANCHES, A.L.; BREGEIRO, E. T.. Participação em banca de Ariane de Fátima Bergamin.Controle Interno - Ferramenta de apoio à auditoria e à gestão empresarial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Financeira) - Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulosta - Jornalista Omair Fagundes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Zenaide Moschim Gianini; Lucas Lopes; BREGEIRO, E. T.. Concurso Público para Docente de Língua Inglesa. 2018. Fatec Itapira.

2.
Zenaide Moschim Gianini; Lucas Lopes; BREGEIRO, E. T.. Concurso Público opara Provimento de Cargo de Docente. 2018. Fatec Itapira.

Outras participações
1.
BREGEIRO, E. T.; VARANDA, T.V.C.. Programa Jovens Embaixadores. 2008. Secretaria Educação.

2.
BREGEIRO, E. T.. Programa Jovens Embaixadores. 2007. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jadis VIII. 2018. (Outra).

2.
17º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2009. (Congresso).

3.
XXII SPring Conference.Um Zoom na sua prática. 2008. (Oficina).

4.
XXIV JELI.Refletindo sobre a educação a distância: avanços ou retrocessos. 2008. (Oficina).

5.
8ª SEMACC. 2003. (Outra).

6.
Feira do Livro Colégio Objetivo Junior.Leitura dinâmica e teatral de contos infantis. 2003. (Oficina).

7.
XVII Spring Conference. 2003. (Oficina).

8.
V SEMACC. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BREGEIRO, E. T.. Palestras de Empresários sobre Comunicação a Alunos de Gestão Financeira. 2018. (Outro).

2.
BREGEIRO, E. T.. 17º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Cristina Martins. As características gerais do Romantismo em Lua Nova. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

2.
Cristiane Senciani. A intertextualidade entre a obra 'As crônicas de Nárnia: Peregrino da Alvorada'e a Bíblia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

3.
Gabriela Cristina Pedroso. A importância da leitura no Ensino Fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

4.
Cristina Maria da Silva. Estratégias de Leitura aplicadas a artigos de opinião. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

5.
Daniela da Silva Nascimento. A importancia da Literatura no Ensino Fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

6.
Daniele Martinez Gimenez. Contribuição da Tecnologia dos tablets no Ensino da Língua Inglesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

7.
Mariana Ramires de Abreu. O estudo do maravilhoso em 'O Hobbit'. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.

8.
Ana Paula Aparecida de Souza. Socioconstrutivismo na era digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdades Atibaia e FAATNET. Orientador: Erika Teixeira Bregeiro.



Outras informações relevantes


Foi Participante do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica que tem como participantes, alunos e professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem; alunos e professores do Departamento de Inglês, Faculdade de Comunicação de Filosofia, da PUCSP; e docentes de outras institutições de Ensino Fundamental, Médio, Superior e de institutos de idiomas. Coordenado pela Prof.Dra. Maximina Maria Freire.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 2:06:58