Mauro Pereira Hill

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7964529935001176
  • Última atualização do currículo em 09/02/2015


Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2004). Experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em OPERAÇÕES e LOGÍSTICA. Concluído em junho de 2010, Mestrado em Ciências em Engenharia de Transporte na COPPE-UFRJ, no Programa de Engenharia de Transportes(2008), onde estudou e aplicou à área de transporte, a ferramenta de Análise de Ciclo de Vida de Produto ou Serviço (norma ISO 14040). A dissertação: ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO E DA ENERGIA TERMELÉTRICA A GÁS PARA USO FINAL EM AUTOMÓVEIS LEVES, ganhou o prêmio CNT 2010 de produção acadêmica, além de publicado na revista técnica TRANSPORTES (ISSN 2237-1346), vol. XIX, nº 2, em 2011. Coordenador Editorial do periódico Sistemas e Gestão (ISSN 1980-5160). A partir de 2012, pesquisador voltado para as áreas de Análise de Ciclo de Vida do Produto, Logística, Energia e Meio-Ambiente. Doutorando em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ a partir de 2013 na linha de pesquisa Engenharia para Sustentabilidade. Pesquisador do núcleo de Avaliação do Ciclo de Vida no SAGE - Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauro Pereira Hill
Nome em citações bibliográficas
HILL, M. P.


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Rogério de Aragão Bastos do Valle.
Palavras-chave: análise de ciclo de vida.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.
2008 - 2010
Mestrado em Engenharia de Transportes.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: USO DE ENERGIA EM TRANSPORTE: ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO E DA ENERGIA TERMELÉTRICA A GÁS PARA USO FINAL EM AUTOMÓVEIS LEVES,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Marcio Almeida D´Agosto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: eficiência energética; transporte rodoviário em meio urbano; análise de ciclo de vida.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes.
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: análise de ciclo de vida de produtos e serviços.
Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades; Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas.
2005 - 2006
Especialização em Logística Empresarial COPPEAD. (Carga Horária: 200h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: xxxx.
1998 - 2004
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Modelo para Análise Econômica de Projetos de Aproveitamento Energético do GDL em Aterros Sanitários.
Orientador: Fernando Toledo Ferraz.




Formação Complementar


2002 - 2002
Intensivo de Marketing. (Carga horária: 90h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ.


Atuação Profissional



SAGE - Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção, SAGE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA, GESTÃO DE NEGÓCIOS E MEIO-AMBIENTE, LATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista em Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisas acerca dos temas: Análise de Ciclo de Vida do Produto, Eficiência Energética aplicada em Transportes e Eficiência Energética aplicada à Construção Civil (aplicações e estado da arte). Suporte em publicação de artigos científicos em periódicos indexados na Qualis, nacionais e internacionais. Gestor do periódico virtual Sistemas & Gestão, voltado para publicações científicas originais nas áreas de Engenharias III e Gestão de Sistemas de Produção. Envolvimento em projetos e submissão de editais para órgão de fomento à pesquisa. Professor visitante em MBA em Análise de Ciclo de Vida do Produto, Operações Logísticas, Plano de Negócios com ênfase em Gestão Estratégica, e Eficiência Energética. Ministrou seminários/aulas sobre Plano de Negócios, Eficiência-energética e Meio-ambiente, Como Produzir Artigos Científicos e Gestão Estratégica de Empresas.


Sulnorte Serviços Marítimos, SN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Operações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cumprimento das metas de receita, custos operacionais, horas-extras, entre outras. Implementação e controle de indicadores de eficiência operacional (consumo de combustível, tempo de rebocador parado em manutenção, etc. Apoio à área comercial, fechamento de contrato, acompanhamento da operação do serviço e suporte ao faturamento. Garantir a melhor operacionalidade dos rebocadores e gestão dos 30 tripulantes, 2 colaboradores técnicos e 5 administrativo-operacionais. Análise e interpretação de dados operacionais a fim de controlar e verificar melhorias operacionais.


Centro de Excelência em Transportes, CENTRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Elaboração de relatório e pesq, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto de suporte e perenização do Planejamento Nacional de Logística e Transportes. Analisar e verificar as condições da cadeia logística de produtos perigosos, buscando identificar os gargalos logísticos e outras limitações da malha logística nacional. Elaboração de relatório de pesquisa voltada para as condições brasileiras atuais da logística voltada para o transporte de produtos perigosos, bem como verificar e analisar estudos já elaborados para a instituição ainda neste tema.


Cia Brasileira de Petróleo Ipiranga, CBPI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Operações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Recebimento, armazenagem, carregamento e distribuição de combustíveis (Gasolina, Álcool e Óleo Diesel). Liderança de 8 oeradores e um técnico de manutenção visando garantir produtividade, segurança, qualidade(produto e serviço) e controle de custos/gastos. Treinamento de motoristas(centenas) e empreiteiros que utilizam a dependência para efetuar seus trabalhos a fim de não comprometer o bom andamento das atividades deste ambiente complexo(combustíveis inflamáveis, equipamentos, etc.). Assistência a clientes sobre recebimento de cargas e qualidade do produto, etc.. Garantir boas condições de armazenagem, atentando para deterioração da instalação e equipamentos que porventura possam oferecer riscos físicos e ambientais. Especial atenção em relação a atitudes desvirtuadas de motoristas e funcionários. Controle de perdas e sobras operacionais. Controle e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental. Interface com área comercial, Meio-Ambiente e Segurança, Laboratório, Congêneres e fornecedores.

Atividades

01/2006 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Base/Terminal de Combustíveis, .

Serviço realizado
Recebimento, armazenagem, carregamento e distribuição de combustíveis. Liderança de oito operadores e um técnico de manutenção visando garantir produtividade, segurança, qualidade(produto e serviço) e controle de custos/gastos. Treinamento de motoris.
01/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , CBPI Prédio Matriz, .

Serviço realizado
Roteirização de entregas de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro. Aperfeiçoamento do processo de entrega de combustíveis de acordo com as peculiaridades das regiões e de cada tipo de cliente(horário, tipo de caminhão,etc.)..
09/2003 - 12/2004
Estágios , Fábrica de Lubrificantes, .

Estágio realizado
Estudos de acompanhamento de produtos avariados, visando identificar falhas e sugerir melhorias nos processos desde a produção até sua armazenagem. Implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental, constantes estudos para redução de custos o.

Meta Consultoria - Empresa Jr UFF, META, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia de Produção, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento Estratégico de Marketing, com reposicionamento de marca das empresas SEBRAE e Mercedez Benz (J.F.Clark) no mercado, visando maior visibilidade e imagem compatível ao seu perfil de clientes. Elaboração de pesquisa com clientes, tabulação dos dados e geração de relatórios gráficos, estatísticos e analíticos para balizamento das decisões estratégicas e verificação do status de sua imagem no mercado. Elaboração do documento final com o plano de ação.

Atividades

04/2002 - 11/2002
Estágios , Planejamento Estratégico, .

Estágio realizado
Planejamento de reposicionamento destas empresas no mercado, visando maior visibilidade e imagem compatível ao seu perfil de clientes. Elaborada pesquisa com clientes, tabulação e geração de relatórios gráficos e estatísticos para balizamento das dec.

Laboratórios BBRAUN SA, BBRAUN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia de Produção, Carga horária: 20
Outras informações
Setor de Embalagens Blister. Emissão de relatórios para acompanhamento de perdas de tempo com set-up e desperdício de matéria-prima. Suporte em melhorias contínuas de processo através de estudos de tempo e movimentos e de levantamentos de defeitos em máquinas. Comunicação com área de projetos e de manutenção.

Atividades

08/2001 - 03/2002
Estágios , Setor de Embalagens Blister, .

Estágio realizado
Setor de Embalagens Blister. Emissão de relatórios para acompanhamento de perdas de tempo com set-up e desperdício de matéria-prima. Suporte em melhorias de contínuas de processo, através de estudos de tempo e movimentos e de levantamentos de defeito.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Análise comparativa do Ciclo de Vida do fertilizante organomineral e fertilizante mineral com aplicação das culturas de soja e milho
Descrição: Estudo para verificar as emissões de gases de efeito estufa, bem como acidificação e outros impactos ambientais ao longo dos ciclo de vida dos fertilizantes organomineral a base de cama de frango em comparação com a alternativa hoje mais difundida no país; o fertilizante mineral. Este projeto é fruto de uma parceria de cooperação com a EMBRAPA SOLOS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .
Integrantes: Mauro Pereira Hill - Coordenador / ROGERIO DE ARAGÃO BASTOS DO VALLE - Integrante / ANDRE PONTES - Integrante / sérgio eduardo meireles de paula júnior - Integrante.
2014 - Atual
Estudo de Emissões Evitadas na Industria de Plásticos
Descrição: O objetivo deste projeto é verificar as emissões de gases de efeito estufa ao longo dos ciclos de vida de produtos plásticos e seus concorrentes, como: metal, cerâmica, madeira e vidro. Esta análise comparativa considera todo o ciclo de vida do produto a fim de verificar as emissões evitadas em horizontes temporais históricos ou hodiernos, delimitados caso a caso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mauro Pereira Hill - Coordenador / ROGERIO DE ARAGÃO BASTOS DO VALLE - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
ELETROCICLAGEM
Descrição: Plano de Negócios voltado para reciclagem de equipamentos eletrônicos no Rio de Janeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2012 - 2013
Escritório de Processos da Capes
Descrição: Desenvolvimento e implementação de metodologia de Gestão por Processos na CAPES-Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mapeamento dos Macroprocessos da Cadeia de Valor da CAPES e subníveis (3º nível - Atividades). Identificação de oportunidade de melhorias nos processos mais críticos com intuito de melhorar a agilidade, efetividade e confiabilidade dos processos e consequentemente garanti o cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mauro Pereira Hill - Integrante / ROGERIO DE ARAGÃO BASTOS DO VALLE - Coordenador / Marília Maragão - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: S & G. Sistemas & gestão


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: S & G. Sistemas & gestão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: LOGÍSTICA.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Análise de Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio CNT Produção Acadêmica 2012, Confederação Nacional do Transporte - CNT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HILL, M. P.2011HILL, M. P.; ALMEIDA, M. . Análise comparativa da eficiência energética. Transportes (Rio de Janeiro), v. 19, p. 49-56, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
HILL, M. P.. Análise Comparativa da Eficiência Energética entre os Ciclos de Vida do Gás Natural Veicular Comprimido e da Energia Termelétrica a Gás para uso final em Automóveis Leves. Transporte em Transformação XV. Brasília: Gráfica e Editora Positiva, 2011, v. 1, p. 79-95.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HILL, M. P.. Energy efficiency, life cycle, electric vehicles, natural gas, transportation, combined-cycle power generation. In: International Conference of Ecobalance, 2010, Tóquio. Energy efficiency, life cycle, electric vehicles, natural gas, transportation, combined-cycle power generation, 2010.

2.
HILL, M. P.; D´Agosto, Marcio A. . USO DO GÁS NATURAL EM TRANSPORTE: ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO (GNC) E DA ENERGIA TERMELÉTRICA. In: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2009, Vitória. USO DO GÁS NATURAL EM TRANSPORTE: ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO (GNC) E DA ENERGIA TERMELÉTRICA, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HILL, M. P.. USO DO GÁS NATURAL EM TRANSPORTE: ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO (GNC) E DA ENERGIA TERMELÉTRICA. In: VII Roi de Transportes, 2009, Rio de Janeiro. USO DO GÁS NATURAL EM TRANSPORTE: ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO (GNC) E DA ENERGIA TERMELÉTRICA, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
HILL, M. P.; D´Agosto, Marcio A. ; VALLE, R. A. B. ; Pontes D. . Análise comparativa do uso da energia e das emissões de CO2eq entre os ciclos de vida do gás natural veicular comprimido e da energia termelétrica a gás para uso final em automóveis leves. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
HILL, M. P.; PAULA JUNIOR, S. E. M. ; VALLE, R. A. B. . Análise comparativa das emissões de CO2 provenientes da demanda energética de automóveis elétricos e motores de combustão interna para a realidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HILL, M. P.. PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
HILL, M. P.. PERENIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTE - PRODUTOS PERIGOSOS. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Workshop on Life Cycle Assessment, Life Cycle Management and Environmental Footprint. 2013. (Oficina).

2.
Workshop: HOW TO PREPARE MORE EFFECTIVE SCIENTIFIC DOCUMENTS.HOW TO PREPARE MORE EFFECTIVE SCIENTIFIC DOCUMENTS. 2012. (Oficina).

3.
Seminário sobre Análise de Ciclo de Vida dos Polímeros. 2010. (Seminário).

4.
XXIV Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes. ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GÁS NATURAL VEICULAR COMPRIMIDO E DA ENERGIA TERMELÉTRICA A GÁS PARA USO FINAL EM AUTOMÓVEIS LEVES. 2010. (Congresso).

5.
Seminário Brasileiro sobre Veículos Elétricos e Rede Elétrica. 2009. (Seminário).

6.
VII Rio de Transportes.USO DO GÁS NATURAL PARA TRANSPORTE. ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GNC E DA ENERGIA TERMELÉTRICA PARA USO VEICULAR. 2009. (Seminário).

7.
XXIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes. USO DO GÁS NATURAL PARA TRANSPORTE. ESTUDO COMPARATIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENTRE OS CICLOS DE VIDA DO GNC E DA ENERGIA TERMELÉTRICA PARA USO VEICULAR. 2009. (Congresso).

8.
ENEGEP - XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2004. (Encontro).

9.
Ciclo de Palestras Engenharia - UFF Tema: Empreendedorismo. 2003. (Seminário).

10.
Ciclo de Palestras Engenharia - UFF Tema: Inovação. 2002. (Seminário).

11.
ENEGEP - XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2002. (Encontro).

12.
Seminário sobre Planejamento de Marketing. 2002. (Seminário).

13.
Ciclo de Palestras Engenharia - UFF Tema : Mercado. 2001. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HILL, M. P.; PAULA JUNIOR, S. E. M. ; VALLE, R. A. B. . Análise comparativa das emissões de CO2 provenientes da demanda energética de automóveis elétricos e motores de combustão interna para a realidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 18:37:51