Rafael D'Andrea

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  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Rafael D?Andrea é administrador de empresas, formado pela FEA-USP, com extensão universitária em marketing pela UC-Berkeley, pós graduação em economia pela FIPE- USP, é mestre pelo INSEAD (França/Cingapura), CEO do Grupo ToolboxTM ? empresa especializada em trade e shopper marketing, compreende as empresas ToolboxTM- Consulting &Metrics e ShopperAge -, do qual é sócio-fundador e diretor, D?Andrea é business advisor da NZTE ? New Zealand Trade and Enterprise (agência de desenvolvimento de negócios internacionais do Governo da Nova Zelândia, ligada ao Consulado Geral neozelandês no Brasil), e professor do Insper na área de Canais de Marketing e de graduação (Marketing) na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui cerca de 20 anos de atuação em trade marketing no país e no exterior, tendo atuado como gerente de Desenvolvimento de Canais, Trade Marketing e Vendas em empresas como Bunge Alimentos, Kraft Foods e Danone. Integrou a vice-presidência do Popai Brasil no ano de 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael D'Andrea
Nome em citações bibliográficas
D'ANDREA, R.

Endereço


Endereço Profissional
ToolBox Consultoria e Assessoria em Marketing Ltda..
Rua Califórnia - 706
Cidade Monções
04566061 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 42083417
Fax: (11) 30791836


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Administração - Exec. Master In Consulting and Coaching For change.
Institut Europeen D'Administration Des Affaires, INSEAD, França.
Título: Bonus Career Transitions: An Investigation of the Drivers for Financially Successful Men to Voluntarily Pursue Drastic Career Change After 50, Ano de Obtenção: .
Orientador: Elizabeth Florent.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2001
Especialização em Economia do Comércio Eletrônico. (Carga Horária: 360h).
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE, Brasil.
Título: Intelider.com: proposta de plataforma de e-learning como projeto empreendedor.
Orientador: David Simão Zilber.
1994 - 1997
Graduação em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Parcerias Estratégicas: Estudo de Caso dos postos Shell.
Orientador: Ana Akemi Ikeda.




Formação Complementar


2015 - 2015
Marketing Metrics. (Carga horária: 12h).
University of Virginia Darden School of Business, DARDEN, Estados Unidos.
1998 - 1998
Extensão universitária em marketing.
University of California at Berkeley, UCB, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


FGV EAESP, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Professor de Pesquisa de Marketing, Carga horária: 4
Outras informações
Professor subistituto de Pesquisa de Marketing


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Professor de Canais de Marketing


Editora ToolBox Treinamento Corporativo, TOOLBOX, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio


TBX Educacional ltda, TBX, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Instrutor
Outras informações
Instrutor dos cursos de Trade Marketing, Customer Management, Shopper Marketing e Canais de Marketing e Vendas.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Distinction award, Insead.
2011
Troféu Cultura Econômica (Awarded best Marketing Book in 2011), Jornal do Comércio, RS - BADESUL, - RS Development Agency (gov).


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
D'ANDREA, R.. Reinventando-se depois dos 50 anos de idade. 1. ed. São Paulo: Editora GEN/ Atlas, 2018.

2.
D'ANDREA, R.; GUISSONI, L. A. . Shopper Safari - Gere Insights, domine o trade e cresça seus resultados. 1. ed. São Paulo: ToolBox, 2015. v. 1. 97p .

3.
D'ANDREA, R.. Um olhar para o Shopper. 01. ed. São paulo: ToolBox treinamento corporativo, 2013. v. 1. 226p .

4.
D'ANDREA, R.; CONSOLI, M. ; GUISSONI, L. A. . SHOPPER MARKETING: A Nova Estratégia Integrada de Marketing para a Conquista do Cliente no Ponto de Venda. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011. v. 1. 200p .

5.
D'ANDREA, R.; CONSOLI, M. ; CRESCITELLI, E. ; NEVES, M. F. ; GUISSONI, L. A. ; ARAUJO, C. A. ; DURAND, C. V. S. ; MARQUES, E. M. ; LIMA, F. P. . TRADE MARKETING: Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. v. 1. 304p .

Capítulos de livros publicados
1.
D'ANDREA, R.. 12 Entropia em Trade Marketing. In: ADRIANO MALUF AMUI. (Org.). TRADE MARKETING PONTOS DE VISTA EXPANDIDOS. 1ed.SAO PAULO: LCTE EDITORA, 2012, v. 1, p. 114-119.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
D'ANDREA, R.. Trabalhe com margens elevadas nos pontos extras. Supermercado Moderno, 11 maio 2017.

2.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing Aplicado. Marketing News Bolívia, 01 mar. 2017.

3.
D'ANDREA, R.. Identifique ganhos rápidos por toda loja. Supermercado Moderno, 06 maio 2016.

4.
D'ANDREA, R.. Ações para vender mais ingredientes. Supermercado Moderno, 15 out. 2015.

5.
D'ANDREA, R.. Neuromarketing em todos os lugares. No Varejo, p. 24 - 24, 31 maio 2015.

6.
D'ANDREA, R.. Vitrine do Varejo. Dobra o número de homens no supermercado, p. 24 - 27, 31 mar. 2015.

7.
D'ANDREA, R.. Mulheres no comando. Dec News, São Paulo, p. 24 - 27, 31 mar. 2015.

8.
D'ANDREA, R.. Cada vez mais presente - Homens vão mais aos estabelecimentos varejistas, aponta estudo.. Revista abastecimento, p. 38 - 40, 07 jul. 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
D'ANDREA, R.. Shifted. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
D'ANDREA, R.. Shifted. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
D'ANDREA, R.. Shifted. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
D'ANDREA, R.. Shifted. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
D'ANDREA, R.. Shifted. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
D'ANDREA, R.. Academia Bauducco - Desenvolvimento Pessoal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
D'ANDREA, R.. A Segmentação no Varejo Farma:Contexto, Pontos de Contato e Aplicações.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
D'ANDREA, R.. Trade Marketing. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
D'ANDREA, R.. Gerenciamento por Categoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
D'ANDREA, R.. Capacidade Analítica em Marketing. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GUISSONI, L. A. ; D'ANDREA, R. . TRADE E SHOPPER MARKETING NO SETOR DE BELEZA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
D'ANDREA, R.. Big data, métricas de marketing e e-commerce. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
D'ANDREA, R.. Estratégias de Trade e Shopper Marketing para produtos de beleza. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
D'ANDREA, R.; GUISSONI, L. A. . Gestão de Clientes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
D'ANDREA, R.. Trade Marketing Innovation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
D'ANDREA, R.. Confiança - Fundamento do Time Campeão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
D'ANDREA, R.. Trade Marketing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
D'ANDREA, R.. Mensurabilidade das ações no ponto de venda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
D'ANDREA, R.. Comportamento do Shopper no Varejo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
D'ANDREA, R.. Cooperações Varejo Industria para ações no ponto de venda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
D'ANDREA, R.. Trade Marketing. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
D'ANDREA, R.. Encontro de vendas: Execução de PDV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
D'ANDREA, R.. Cenários e Perspectivas do Pequeno Varejo no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
D'ANDREA, R.. Trade e Shopper Marketing. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
D'ANDREA, R.. 3ro Mkt & Business - A revolução do varejo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
D'ANDREA, R.. Incrementando ROI das ações de Marketing com uso de novas tecnologia no ponto de venda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
D'ANDREA, R.. Visibilidade no ponto de venda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
D'ANDREA, R.. Gerenciamento de Categorias aplicado ao pequeno varejo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
D'ANDREA, R.. Fórum de Varejo - Formato de lojas, tendências e inovações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
D'ANDREA, R.. Projeto Foco no Cliente, um amplo projeto de mudança cultural e da estrutura organizacional da área de consumo da Bunge alimentos. 2006.

2.
D'ANDREA, R.. Sinergia de merchandising Bunge/J. Macedo em São Paulo: Piloto Contas-chave. 2006.

3.
D'ANDREA, R.. Sinergia de merchandising: Piloto no RJ entre Nivea e Kimberly Clark. 2006.

4.
D'ANDREA, R.. Estudo de potencial de mercado e elaboração de plano de negócios para implantação de marca de alto luxo no Brasil. 2005.

Processos ou técnicas
1.
D'ANDREA, R.. store metrics. 2006.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
D'ANDREA, R.. Tendências de Trade Marketing. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
D'ANDREA, R.. Shopper Masculino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
D'ANDREA, R.. II Sarau de Negócios Atlas : As novas arenas do varejo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
D'ANDREA, R.. Aumente o fluxo de clientes na seção de refrigerados. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing na prática. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
D'ANDREA, R.. Como o trade marketing pode ajudar uma empresa a conhecer as necessidades do seu consumidor. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
D'ANDREA, R.. Linkedin. 2015. (Rede social).

2.
D'ANDREA, R.. Shopper Marketing Channel. 2015. (Rede social).

3.
D'ANDREA, R.. Rafael DAndrea. 2012. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
D'ANDREA, R.. Palestra: Métricas de ponto de venda. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
D'ANDREA, R.. Manual de implementação de programa de vendas para equipe da Bunge. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual técnico).

3.
D'ANDREA, R.. Foco no cliente. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Palestra para convenção de vendas com 1000 colaboradores da Bunge e organização do evento).

4.
D'ANDREA, R.. Treinamento em funcionalidades para PDA em vendas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento técnico).

5.
D'ANDREA, R.. Canais de Distribuição.. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Palestra sobre canais de distribuição da Danone Ltda no Brasil.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
D'ANDREA, R.. Participação em banca de Ronildo Jose Vaz. Decisões de Sortimento e Exposição de Produtos no Pequeno Varejo como forma de competitividade por meio da colaboração. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Competitividade) - FGV EAESP.

2.
D'ANDREA, R.. Participação em banca de Aquinoel Neves Borges Neto. IMPACTO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE DA JORNADA DE DECISÃO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DOS NPS DAS JORNADAS DE ATENDIMENTO NO RESULTADO DA RETENÇÃO DE CLIENTES. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Competitividade) - FGV EAESP.

3.
D'ANDREA, R.. Participação em banca de Paulo Schwarz. Desafios da Execução de uma estratégia multicanal. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão de Competitividade) - FGV EAESP.

Teses de doutorado
1.
D'ANDREA, R.; PEREZ, C. P. J. M. W.; SALGADO, C. P. P. R.; ARRUDA, C. P. L. E. P.; LIMA, P. M. B.. Participação em banca de Major PM Celso Antonio catalano Feliciano de Oliveira. A Ampliação da Percepção sobre a Polícia Militar através do marketing de conteúdo. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA) - Centro de Altos Estudos de Segurança "Cel PM Nelson Freire Terra".



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
D'ANDREA, R.. Introdução ao Marketing. 2016. FGV EAESP.

2.
D'ANDREA, R.. DESAFIO MARKETING MIX-JOHNSON&JOHNSON. 2016. FGV EAESP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º Congresso Latino-Americano de Varejo. Engaging and Interactive Shopper Experience. 2018. (Congresso).

2.
Workshop marcas próprias: Da estratégia à execução, para o varejo e indústria.Workshop marcas próprias: Da estratégia à execução, para o varejo e indústria. 2018. (Outra).

3.
10º Congresso Latino-Americano de Varejo. Big Data & Applied Retail Analytics. 2017. (Congresso).

4.
Embaixadores Ambev.Shifted - Transformações em comportamento de Compras e Shopper marketing 2.0. 2017. (Encontro).

5.
EXMA Colômbia. Shifted, Shopper Marketing 2.0. 2017. (Congresso).

6.
Exma TrendShopper. Shifted, Shopper Marketing 2.0. 2017. (Congresso).

7.
9º. Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV-2016). Varejo na Economia de Colaboração. 2016. (Congresso).

8.
NRF - National Retail Federation. 2016. (Congresso).

9.
Trend Shopper - El que decide es el que compra.Shopper Marketing 2.0. 2016. (Outra).

10.
8 º Congresso de Varejo Latino Americano. Competividade e Inovação. 2015. (Congresso).

11.
Euroshop. 2014. (Feira).

12.
Neuromarketing. 2014. (Congresso).

13.
Global Shop. 2013. (Congresso).

14.
NRF - National Retail Federation. 2013. (Congresso).

15.
Shopper Marketing Expo. 2013. (Exposição).

16.
Nestlé - Know Ledge Transfer. Shopper Marketing. 2012. (Congresso).

17.
NRF - National Retail Federation. 2012. (Congresso).

18.
Shopper Marketing Expo. 2012. (Exposição).

19.
NRF - National Retail Federation. 2011. (Congresso).

20.
Shopper Marketing Expo. 2011. (Exposição).

21.
NRF - National Retail Federation. 2010. (Congresso).

22.
Shopper Marketing Expo. 2010. (Exposição).

23.
NRF - National Retail Federation. 2009. (Congresso).

24.
Shopper Marketing Expo. 2009. (Exposição).

25.
Shopper Marketing Expo. 2008. (Exposição).

26.
ABA: I FÓRUM ABA DE TRADE MARKETING.IN-STORE CHECK: MENSURAR E AVALIAR A QUALIDADE DE EXECUÇÃO DOS ELEMENTOS DE MERCHANDISING NO PDV.. 2007. (Seminário).

27.
In-store Marketing. 2007. (Simpósio).

28.
WG Systems, Inteligência Competitiva.Como transformar o ponto-de-venda no principal driver de crescimento de negócios. 2007. (Seminário).




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