Lisani Albertini de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4346860196690174
  • Última atualização do currículo em 04/07/2016


Lisani Albertini possui mestrado em Comunicação e Semiótica, especialização em Técnica Klauss Vianna, graduação em Comunicação das Artes do Corpo com habilitação em Teatro, ambos pela PUC-SP, e formação técnica em teatro pelo Teatro-Escola Célia Helena. Como pesquisadora investiga as leituras semióticas do corpo, Técnica Klauss Vianna, anatomia e biomecânica humana. Profissionalmente possui experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação Social/Artes, como coordenadora de disciplina EAD e como preparadora corporal de atores. Integra o grupo de performance ?Contratempo Coletivo? e o Grupo de Pesquisa ?Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem? (PUC_SP). Visando aprofundar os estudos acerca da biomecânica e anatomia humana ingressou no curso de Graduação em Quiropraxia (2014-2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lisani Albertini de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, L. A.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2009
Mestrado em Programa de Pós-Graduação.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Uma análise das imagens estereotipadas da mulher brasileira na mídia,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Christine Greiner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brasil; corpo; mídia; imagem feminina.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2013 - 2015
Especialização em Especialização em Técnica Klauss Vianna. (Carga Horária: 468h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os pés na Técnica Klauss Vianna: uma investigação dos direcionamentos dos ossos do pé no primeiro e no segundo vetores de força no Baropodômetro.
Orientador: Marinês Calori.
2014
Graduação em andamento em Quiropraxia.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Comunicação das artes do corpo.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Montagem do espetáculo teatral "Asas".
Orientador: Francisco Medeiros.




Formação Complementar


2008
GP Comunicação e Cultua: Barroco e Mestiçagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004
Capoeira Angola.
Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, CCAASS, Brasil.
2016 - 2016
Activator Methods International LTD nível Básico. (Carga horária: 12h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2016 - 2016
I Semana de Estudos de Quiropraxia na Universidade Anhembi Morumbi. Cursos:. (Carga horária: 16h).
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2016 - 2016
Módulo 907 e 908: cerebellum & the brain & its environment. (Carga horária: 25h).
Carrick Institute, CARRICK, Estados Unidos.
2016 - 2016
Técnica Sacro Occipital: categoria II. (Carga horária: 16h).
SOTO Brasil, SOTO BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
Seminário de Técnica Sacro Occipital ? ATM, CMRT e Categorias.. (Carga horária: 22h).
SOTO Brasil, SOTO BRASIL, Brasil.
2014 - 2014
Seminário de Técnica Sacro Occipital ? Categoria II Avançado.. (Carga horária: 8h).
SOTO Brasil, SOTO BRASIL, Brasil.
2008 - 2008
Núcleo de Dramaturgia para novos autores. (Carga horária: 15h).
serviço social da indústria de São Paulo, SESI-SP, Brasil.
2005 - 2008
Corpo e Movimento Técnica Klauss Vianna.
Sala Crisantempo, CRISANTEMPO, Brasil.
2001 - 2005
curso técnico de formação de atores.
Teatro-escola Célia Helena, TECH, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento técnico para o ator.
LUME, LUME, Brasil.
2002 - 2002
Treinamento técnico para o ator. (Carga horária: 12h).
LUME, LUME, Brasil.


Atuação Profissional



FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Docente dos curso de graduação em RTV, Relações Públicas e Jornalismo


Centro Universitário Anhanguera, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de disciplina, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenadora da disciplina EAD "Estudos Linguísticos de Textos Publicitários" oferecida para os discentes dos cursos de graduação da Universidade Anhanguera. Função: gerir e coordenar os Professores-tutores e os alunos do curso.


Escola Recriarte, RECRIARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professora efetiva, Enquadramento Funcional: Professora de expressão corporal
Outras informações
A escola Recriarte oferece cursos de formação técnica em teatro, com duração de três anos. Função: docente do técnico de teatro responsável pelas disciplina 'Expressão Corporal', aula prática com enfase na técina de dança contemporânea 'Klauss Vianna'. Atribuições: ministrar aulas de expressão corporal e preparar os alunos/atores para as montagens teatrais.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Estagiária docente da Prof.Christine Greiner
Outras informações
O estágio docente é recomendado a todos os alunos do programa de mestrado comtemplados pelo programa de bolsas de estudo. Neste estágio o futuro mestre tem a possibilidade de acompanhar e auxiliar professores de reconhecido mérito em cursos de graduação. Este acompanhamento fornece ao futuro professor a experiência e a segurança necessária para ministrar aulas e desenvolver projetos de cursos acadêmicos. A disciplina "Leituras Semióticas do Corpo" trazia discussões acerca de teorias e questões referentes aos processos de treinamento corporal, bem como as mudanças do pensamento acerca do corpo artístico ao longo dos anos.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de disciplina, Carga horária: 2
Outras informações
Lisani Albertini atuou como monitora da disciplina "Corpo e Interpretação II", ministrada no curso de graduação "Comunicação das Artes do Corpo" (PUC-SP) sob orientação do Prof. Francisco Alberto Medeiros.


Teatro-escola Célia Helena, TECH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora assistente, Enquadramento Funcional: Professora assistente de preparação corporal, Carga horária: 4
Outras informações
Autar como professora assistente de preparação corporal de atores no curso de formação técnica de atores do Teatro-escola Célia Helena. Neste processo atuei como assistente das professoras Ana Thomas e Vivien Buckup. As técnicas utilizadas durante as aulas era primordialmente: técnica Alexander e técnica Klauss Vianna.


Alfredo Castro, ALFREDO CASTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de ética e teatro, Carga horária: 5
Outras informações
Atuar como professora de ética e teatro do ensino médio e fundamental. Trabalhando questões referentes a ética de maneira lúdica a partir dos jogos teatrais, exercícios de conscientização do movimento, aulas didáticas/expositivas e processos artisticos de criação.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, L. A.. A pré-história da imagem estereotipada da mulher brasileira: desvendando o estereótipo. Cordis - Revista Eletrônica de História Social da Cidade, Revista CORDIS, p. artigo 9, 01 jun. 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, L. A.. A Pré-história da imagem estereotipada da mulher brasileira: desvendando o estereótipo.. Cordis - Revista Eletrônica de História Social da Cidade, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L. A.. O processo de construção da imagem estereotipada da mulher brasileira - do período colonial à contemporaneidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUZA, L. A.. Estereótipos em Trânsito da Mulher Brasileira: Uma estratégia midiática ou uma construção metafórica da realidade?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUZA, L. A.. O Processo de Construção do Estereótipo da Mulher Brasileira - do período colonial à contemporaneidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SOUZA, L. A.. Estereótipos em Trânsito da Mulher Brasileira: Uma estratégia midiática ou uma construção metafórica da realidade?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, L. A.. O processo de construção do estereótipo da mulher brasileira na mídia - do período colonial a contemporaneidade.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Contratempo Coletivo ; SOUZA, L. A. ; Maria Júlia Minervino ; Franzosi, Fávio . Infusão - Mostra Performatus. 2014. Performática.

2.
SOUZA, L. A.; Maria Júlia Minervino ; Franzosi, Fávio ; BUSTAMANTE, Danila . Infusão. 2013. Performática.

3.
Bannitz, M. ; Matias, J. ; SOUZA, L. A. ; Perussi, M. ; Lauridsen, F. . Nathália, Noturna. 2009. Teatral.

4.
Marina Muniz ; Danielli Mendes ; Bárbara Faustino ; ronaldo silva ; SOUZA, L. A. . Nucleares. 2009. Coreográfica.

5.
Aguinaldo Bueno ; José Renato F. de Almeida ; SOUZA, L. A. . Desvio para o Vermelho. 2009. Coreográfica.

6.
Perussi, M. ; YAMADA, R. ; SOUZA, L. A. ; Bannitz, M. ; Lauridsen, F. ; MIGUES, B. . Nathalia Noturna. 2008. Teatral.

7.
Rodrigo Matheus ; Marcelo Lazzarato ; Ana Luiza Leão ; Paula Lopez ; Ricardo Rodrigues ; Ricardo Neves ; SOUZA, L. A. . Miranda e a Cidade. 2008. Teatral.

8.
Samir Yazbek ; SOUZA, L. A. . O Fingidor. 2006. Teatral.

9.
Francisco Medeiros ; José Rubens Siqueira ; SOUZA, L. A. ; Peterson Costa ; Maria Júlia Minervino . Asas. 2005. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evento de 10 anos do Grupo de Pesquisa.Neuroanatomia Mestiça. 2015. (Encontro).

2.
A Revolta da Carne:nDiálogos Brasil-Japão. 2009. (Seminário).

3.
Aula Magna Prof. Dr. Jesús Martin-Barbero. 2009. (Outra).

4.
I Encontro imagens em Trânsito: Conexões ibero-americanas. 2009. (Encontro).

5.
II Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Séries Urbanas: conflito e memória.Estereótipos em Trânsito da Mulher Brasileira: Uma estratégia midiática ou uma construção metafórica da realidade?. 2009. (Encontro).

6.
IV Seminário Intermestrandos em Comunicação.Estereótipos em Trânsito da Mulher Brasileira: Uma estratégia midiática ou uma construção metafórica da realidade?. 2009. (Seminário).

7.
Simpósio de Comunicação e Cultura da América Latina.O processo de construção da imagem estereotipada da mulher brasileira - do período colonial à contemporaneidade. 2009. (Simpósio).

8.
I Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Cidade, barroco e mestiçagem..Os estereótipos do corpo da mulher brasileira na mídia - do período colonial a contemporaneidade.. 2008. (Encontro).

9.
Encontro internacional de performance. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUNIZ, M. D. M. ; José Renato F. de Almeida ; SOUZA, L. A. . Penetráveis. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:15:30