Maíra Freire Naves Corrêa
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1360875158507437
- Última atualização do currículo em 01/01/2019
Formação acadêmica: mestrado concluído com louvor em 2010 no curso de Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), durante o qual realizou estágio/docência nas disciplinas Museologia I e Comunicação Museológica. Graduada em Turismo pela PUC_MG, pós graduada em Musealização e Patrimônio Cultural pela mesma instituição. Experiência profissional: Coordenadora de Programação do Circuito Liberdade / Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, contrato via CLT até dezembro 2018. Funcionária pública na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) de maio de 2014 a junho de 2017, onde atuou como Técnica em Divulgação Científica no Museu Ciência e Vida. Foi Chefe do Serviço de Comunicação Social e Atendimento ao Público do Museu de Astronomia e Ciências Afins, instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, de março a dezembro de 2013. Coordenou a pesquisa de perfil e opinião de público visitante e o projeto de pesquisa "Mecanismos de Interação Entre o Cidadão e o MAST: mapeamento histórico" no Museu de Astronomia e Ciências Afins por meio de bolsa de pesquisa do Projeto de Capacitação Institucional da CAPES/CNPq em. Foi consultora em Museologia pela UNESCO / IPHAN no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular em 2012. Participou do processo de planejamento, implantação e manutenção do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, onde atuou como assistente de museologia de 2003 a 2008. (Texto informado pelo autor)
Formação acadêmica/titulação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Encantamento e Estranhamento: Como Moradores e Não Moradores Experimentam o Museu de Artes e Ofícios,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador:

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: museu; turismo; patrimônio cultural.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação; Informação e comunicação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Plano Museológico para o Centro de Referências Culturais da Usina de Irapé. Ano de finalização: 2005.
Orientador: Letícia Julião.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Limites e Potencialidade do Transporte Turístico em Belo Horizonte.
Orientador: Lucia Cicarini.
Formação Complementar
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN, DEMU/IPHAN, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN, DEMU/IPHAN, Brasil.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Atuação Profissional
Assistente de Museologia.
Pesquisa, documentação, organização e montagem do acervo da exposição permanente do Museu de Artes e Ofícios..
organização e catalogação de acervo documental e bibliográfico da instituição..
Linhas de pesquisa
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
Palavras-chave: cultura; museu; turismo; memória; patrimônio cultural; patrimônio imaterial.
Áreas de atuação
Idiomas
Produções




Eventos
Educação e Popularização de C & T
Outras informações relevantes
Coordenei, até Dezembro de 2018, a equipe de Programação do Circuito Liberdade, um conjunto de 16 instituições culturais localizadas no entorno da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Antes da minha contratação atual, elaborei, em parceria com a empresa Juaninha, em 2017, o Plano Museológico do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, um dos equipamentos culturais do Circuito Liberdade. Fui provada com louvor no mestrado em Museologia e Patrimônio (UNIRIO) que foi concluído em fevereiro de 2010. O desenvolvimento da dissertação envolveu, entre outras técnicas de pesquisa, a análise quantitativa e qualitativa das respostas dos visitantes do Museu de Artes e Ofícios aos questionários do Observatório de Museus e Centros Culturais. Como assistente de museologia no Museu de Artes e Ofícios pude vivenciar diversas atividades ligadas ao funcionamento de uma instituição museológica. Dentre as minhas atribuições principais podem ser citadas: - Coordenação da aplicação de 458 questionários do projeto Observatório de Museus e Centros Culturais no Museu entre agosto e outubro de 2006. Os questionários foram enviados para a Superintendência de Museus de Minas Gerais, órgão responsável pelo projeto em Minas Gerais. - Preenchimento dos dados do Museu de Artes e Ofícios no Cadastro Nacional de Museus do IBRAM; - Gerenciamento de pessoal da recepção; - Controle de material gráfico da exposição permanente; - Contato com fornecedores e parceiros; - Planejamento, montagem e monitoramento de exposições temporárias; - Elaboração de banco de dados para controle de acervo, adotando a classificação técnica do Thesaurus para Acervos Museológicos; - Organização de documentação referente a doações e outras formas de aquisição de acervo museológico; - Atendimento a pesquisadores e técnicos;