Tadeu Mourão dos Santos Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3482367095598609
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Doutor e mestre em Arte e Cultura pelo PPGArtes UERJ. Graduado em Artes Plásticas, bacharelado e licenciatura plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Profissionalmente desenvolve trabalhos como educador (do ensino médio à pós-graduação), pesquisador e consultor. Atua em pesquisas e consultoria no campo da cultura, das artes e da educação. Possui interesse pela epistemologia e arte africana e afro-brasileira. Estuda a sobrevivência, transformação e circulação de elementos das tradições cosmológicas africanas no Brasil do XVIII à contemporaneidade, a partir do encontro com as tradições religiosas ocidentais e a feitiçaria popular ibérica. Cultura popular brasileira, preservação e registro do patrimônio material e imaterial. Relações entre arte, rito, mito, sociabilidade, gênero, sexualidade e ética do candomblé, da umbanda e catolicismo popular também são parte de nossos interesses de estudo e pesquisa. Na área da educação pesquisa estratégias para a implementação da lei 10639 por meio das práticas epistemológicas afro-brasileiras e seus desdobramentos em espaços educativos. Educação e saberes tradicionais como estratégias de combate ao racismo, à homofobia e à transfobia no ambiente escolar. Formação de professores e currículo para a diversidade. Professor concursado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGS) da instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tadeu Mourão dos Santos Lopes
Nome em citações bibliográficas
MOURÃO, T.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, Campus Itaquaquecetuba.
Rua Primeiro de Maio, 500
Estação
08571050 - Itaquaquecetuba, SP - Brasil
Telefone: (11) 37754501
URL da Homepage: http://www.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Artes.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: De médicos a meninos: vitalidade gemelar na escultura doméstica popular dos santos Cosme e Damião no Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Roberto Luís Torres Conduru.
Palavras-chave: gemelaridade; arte afro-brasileira; arte africana; escultura; cultura popular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
2008 - 2010
Mestrado em Artes.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Encruzilhadas da Cultura: Imagens de Exus e Pombajiras na Umbanda,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Ricardo Gomes Lima.
Coorientador: Roberto Luís Torres Conduru.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte sacra; umbanda; exu; Pombajira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Objeto.
2004 - 2007
Graduação em Artes Plásticas (licenciatura).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Artes Plásticas (bacharelado).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Pintura figurativa contemporânea: sobrevida ou vida após a morte?.
Orientador: Rogério Luz.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Religião e Filosofia. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Mitologia grega e romana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP-Reitoria, .

08/2016 - Atual
Ensino, Aperfeiçoamento em PROEJA, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Cidade, Modernidade e Identidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do ensino básico, técnico e tecnológico. Ministra no curso de graduação tecnológica em produção cultural, no curso de bacharelado em produção cultural e na especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação.

Atividades

07/2013 - 06/2016
Ensino, Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguagens Artísticas como Dispositivos de Educação
09/2011 - 06/2016
Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projeto Final
Fundamentos das Artes Visuais II
História da Arte I

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista terceirizado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto de Artes Visuais, Carga horária: 20
Outras informações
Professor substituto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deu aulas no ensino fundamental e médio. Orientador de licenciandos em Artes Visuais.

Atividades

02/2011 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais
02/2011 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Visuais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 6
Outras informações
Professor substituto do Departamento de Teoria e História da Arte

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor Cultural, Carga horária: 20
Outras informações
Produtor cultural do Departamento Cultural da UERJ. Atuando na organização de seminários realizados pelo departamento.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30
Outras informações
Monitor de Linguagem Visual do Ateliê de artes plásticas do Instituto de Artes. Atuou nas aulas de pintura, desenho e gravura como auxiliar do corpo docente.

Atividades

06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .

02/2011 - 05/2011
Ensino, Artes, licenciatura e bachareladdo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte III

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor coloborador, Carga horária: 16
Outras informações
Professor dos cursos de Design Gráfico, Moda e Artes Visuais.

Atividades

04/2011 - 06/2012
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Criação
04/2011 - 06/2012
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hibridismos
Laboratório de ideias pedagógicas
Monografia
Obra Serial
Projeto de monografia

Europalia, E., Bélgica.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista informal, Enquadramento Funcional: Assistente de curadoria / pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Assistente da curadoria das exposições Perles de Liberté ? Bijoux Afro-Brésiliens e Incorporations, a serem realizadas na Bélgica nos museus Grand Hornu e La Centrale Electronique, respectivamente.


Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 44
Outras informações
Atua na instituição como educador e pesquisador. Auxilia a coordenação geral na produção, redação e revisão do material didático. Atual coordenador do grupo de pesquisa em educação especial em museus e centros culturais, denominado Ações Especiais. Elabora estratégias experimentais de curadoria educativa, processos de mediação e de criação plástica que articulem conceitos diversos que dialogem e/ou problematizem os conteúdos trazidos pelas exposições temporárias e permanentes do Centro Cultural Banco do Brasil. Nesse período atuou como educador nas seguintes exposições: Miragens / Islã / Anita Malfatti - 120 anos de nascimento / Expedição Langsdorff / Zeróis - Ziraldo na Tela Grande / Rebecca Horn - Rebelião em Silêncio / Alberto Magnelli / Eder Santos - Roteiro Amarrado / Caio Reisewitz - Parece Verdade / Linha de Sombra - Regina Silveira / Argentina Hoy / Iconografia de D. João VI / Galeria de Valores

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em dinâmica educativa, Carga horária: 36
Outras informações
Arte-Educador do Programa Educativo do CCBB. Atuou em visitas mediadas, laboratórios de ações criativas e na elaboração de material didático. Participou da elaboração dos encontros com educadores e gestores de projetos sociais e do desenvolvimento das atividades relacionadas à Arte-Educação inclusiva. Nesse período atuou como educador nas seguintes exposições: O Banco do Brasil e Sua História / Aleijadinho e seu Tempo - Fé, Engenho e Arte / Desoriente - O Eu Nômade / Escalpo Carioca e outras Canções / Árvores Douradas - Franz Ackermann / Erótica - Os Sentidos na Arte / Luta Livre Sem Limite de Tempo / Futebol - Desenho sobre Fundo Verde / Arte de Cuba / Anish Kapoor ? Ascension / Lusa A Matriz Portuguesa / Chema Madoz / Retalhar / Brasil desFocos / Instantâneos da Felicidade - FotoRio 2007 / China Hoje: Coleção Uli Sigg / Siron Franco / Impressões Originais: a gravura desde o século XV

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário de arte-educação da exposição Por Ti America, onde realizava visitas mediadas e laboratórios de ações criativas.


Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I Artes Plásticas, Carga horária: 16


Instituto Santo Antônio, ISA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Artes Visuais, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Artes Visuais das turmas de oitavo e nono ano.



Linhas de pesquisa


1.
História, teoria e crítica de arte

Objetivo: Pesquisas em história, crítica e teoria da arte, destacando a multiplicidade contemporânea da instância teórica da arte e da cultura. Partindo da dissolução das tradicionais fronteiras disciplinares entre esses três campos do saber - história, crítica e teoria - os projetos desta linha problematizam, de formas variadas, a formulação de um pensamento histórico-crítico sobre o fenômeno artístico..
2.
Cultura e História Afro-brasileira

Objetivo: Estudo da cultura e história das populações negras no Brasil. Nos interessa conhecer a produção de saberes, epistemologia, produção artística, modos de sociabilidade, desdobramentos e transformações das tradições, patrimônio tangível e intangível negro ao longo da história do Brasil..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
GPEABI - Grupo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de São Paulo
Descrição: O grupo reúne pesquisas de membros do NEABI do IFSP, na área da educação e da cultura, que se relacionam com os estudos do racismo, do anti-racismo e das questões ligadas à negritude e aos indígenas brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Caroline Jango - Integrante / Juliana Serzedello - Integrante / Leonardo Borges da Cruz - Coordenador.
2013 - 2016
GRUPECIMAS - Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Manifestações Artísticas
Descrição: Formado principalmente por professores e estudantes ligados aos cursos graduação de Produção Cultural e de pós-graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilópolis. Busca constituir e consolidar uma linha de pesquisa que toma os temas Culturas, Identidades e Manifestações Artísticas como seu foco de reflexão, compreensão e ação. O objetivo do grupo é estudar a sociedade contemporânea, privilegiando, entre outras temáticas, identidades socioculturais, identidade étnica e de gênero, manifestações artísticas, religiosidade e rituais, cultura popular, carreiras e trajetórias sociais e profissionais (como nas áreas da arte), conflito e mediação sociocultural, grupos etários, particularmente a juventude..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Fernanda Delvalhas Piccolo - Coordenador / Tiago José Lemos Monteiro - Integrante / Jorge Luis Pinto Rodrigues - Integrante.
2012 - 2015
Pérolas negras: experiências artísticas e culturais entre África e Brasil - 5ª etapa
Descrição: Iniciada em 2000, estando atualmente em sua quinta etapa (2012-2015), a pesquisa é focada em idéias, práticas e obras de arte, história da arte e ensino de arte e história da arte relacionadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, no quadro de relações culturais entre África, Brasil e além. Atualmente, a pesquisa se desenvolve em alguns subprojetos a partir dos seguintes objetivos: 1 - Analisar dimensões estéticas, históricas, pedagógicas e culturais da arte no Brasil (especialmente a contemporânea) a partir do confronto com as questões da africanidade e da afro-brasilidade; 2 - Estudar dimensões estéticas, artísticas, históricas e pedagógicas das práticas culturais e da cultura material das religiões afro-brasileiras, a partir tanto do estudo de rituais quanto da produção de artistas vinculados às comunidades religiosas afro-brasileiras; 3 - Estudar dimensões históricas e pedagógicas do sistema de arte no Brasil (centros culturais, museus, galerias comerciais e não comerciais, escolas e universidades, bibliografia) em relação ao enquadramento da produção vinculada às questões da africanidade e da afro-brasilidade; 4 - Analisar dimensões estéticas, históricas e pedagógicas do patrimônio artístico e cultural vinculado às questões da africanidade e da afro-brasilidade existente em instituições artísticas e educacionais, bem como na paisagem urbana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Coordenador.
2012 - 2014
Patrimônio negro, tesouro velado: por uma análise da arte sacra afro-brasileira na baixada fluminense
Descrição: A pesquisa que proponho tem como foco o levantamento e análise do patrimônio artístico cultural afro-brasileiro existente em três cidades da baixada fluminense, a saber: Nilópolis, Duque de Caxias e São João do Meriti. Em cada uma das cidades será realizado trabalho de análise de alguns espaços e produtos culturais relacionados à memória e arte afro-brasileiras. Ao final do processo, os resultados serão divulgados tanto no meio acadêmico por meio de artigos científicos, quanto em relatórios a serem entregues as secretarias de cultura das cidades visitadas. Também será criado um espaço em meio eletrônico onde a produção teórica e acervo iconográfico serão disponibilizados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Coordenador.
2012 - 2013
Unfolding Art History in Latin America
Descrição: The project is proposed by the Universidade do Estado do Rio de Janeiro jointly with the Universidad San Martin (Buenos Aires) and UNAM (Mexico City), and has as partners the Universidad San Francisco (Quito), Universidad de los Andes (Bogotá) and Federal University of São Paulo (Unifesp). Its two main goals are the constitution of a Latin American academic sustainable network which is presently lacking, as most Latin American countries tend to construct their art histories from a local perspective and often do not have the means of creating solid bridges linking themselves to other Latin American countries or regions and the consolidation of postgraduate and undergraduate programs in Argentina, Brazil, and Mexico, as well as their implementation in Colombia, and Ecuador. The choice of these countries is strategic: spread between the south and northern part of South America and North America (Mexico), it will connect regions which, so far, have virtually never shared common projects. The project has two main lines of action. On the one hand, three five-day seminars will be held respectively at the Universidad San Martín (Buenos Aires); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); and UNAM (Mexico City), as well as a three-day opening meeting at Uerj (Rio de Janeiro) and a three-day closing meeting at Unifesp (São Paulo). The meetings will focus on different aspects of the theme unfolding art histories during the long 19th century. These meetings will not be conferences in the traditional sense, but arenas for an ample debate between professors, post-graduate students, and undergraduate students on the proposed themes, and will be organized in round tables and workshops. In each meeting, next to local professors and students, MA and PhD students and professors from the other five universities involved will be invited. On the other hand, the project also aims at promoting interchange of professors, as well as the rotation of postgraduate and undergraduate..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Carla Guimarães Hermann - Integrante / Vera Beatriz Cordeiro Siqueira - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Coordenador / Maria Berbara - Integrante / Jens Baumgarten - Integrante / Maria Isabel Baldasarre - Integrante / Maria Alba Bovisio - Integrante / Laura Malosetti Costa - Integrante / Hugo Arciniega - Integrante / Deborah Dorotinsky - Integrante / Angélica Velázquez - Integrante / Maria Clara Bernal - Integrante / Patricia Zalamea Fajardo - Integrante / Carmen Fernandez Salvador - Integrante / Raphael do Sacramento Fonseca - Integrante.
Financiador(es): The Getty Foundation - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
NUCLEAR - Núcleo de Livres Estudos de Arte e Cultura Contemporânea
Descrição: O NUCLEAR engloba diferentes ações acadêmicas e culturais, a saber: Desenvolvimento e/ou orientação de pesquisas no campo da arte e da cultura contemporânea, envolvendo professores e alunos da UERJ, bem como pesquisadores de outras instituições; Realização de eventos acadêmicos, como seminários, palestras, colóquios, cursos, oficinas etc., ampliando o intercâmbio de informações e experiências; Publicação, na forma de livros, jornais, revistas e meios eletrônicos, de textos sobre o assunto; Realização de convênios e intercâmbios nacionais e internacionais, ampliando as parcerias com outras instituições também dedicadas ao campo da arte e da cultura contemporânea; Participação em eventos e publicações acadêmicas nacionais e internacionais. Essas atividades variadas têm obtido grande repercussão no campo da crítica e da produção artística contemporânea, atingindo tanto o universo acadêmico, quanto o público de arte e cultura em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Carla Guimarães Hermann - Integrante / Vera Beatriz Cordeiro Siqueira - Coordenador / Roberto Luís Torres Conduru - Integrante / Marcelo Campos - Integrante / Maria Berbara - Integrante / Raphael do Sacramento Fonseca - Integrante.
2011 - 2012
Inventário Nacional de Referências Culturais dos Tradicionais Terreiros da Candomblé no Rio de Janeiro
Descrição: Pesquisa e produção de referências para a 2ª fase e dar continuidade ao Inventário Nacional de Referências Culturais dos Terreiros de Candomblé no Rio de Janeiro ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Coordenador / Rodrigo Pereira - Integrante / Anderson Gaspar - Integrante / Maira Ribeiro - Integrante / Telma Lasmar - Integrante.
2011 - 2012
Inventário Nacional de Referências Culturais dos Tradicionais Terreiros da Umbanda no Rio de Janeiro
Descrição: Pesquisa e produção de referências para o Inventário Nacional de Referências Culturais dos Tradicionais Terreiros da Umbanda no Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Coordenador / Rodrigo Pereira - Integrante / Anderson Gaspar - Integrante / Maira Ribeiro - Integrante / Telma Lasmar - Integrante.
2011 - 2011
Metodologia do Ensino da Cerâmica
Descrição: Estudo dos procedimentos técnicos e pedagógicos através de pesquisa experimental e exploratória sobre o desenvolvimento da cerâmica na educação. O projeto tem como objetivos propiciar a expressão do potencial criativo dos alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ estimulando-os ao contato com diversos materiais e experimentação em atividades práticas de cerâmica; aprofundar o conhecimento da cerâmica como artefato produzido pelo Homem em diferentes paisagens culturais; oferecer aos licenciandos de Educação Artística da Escola de Belas Artes da UFRJ a oportunidade de incluir experiências de ensino e pesquisa em cerâmica na sua capacitação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Maria Cristina Miranda da Silva - Coordenador / Luzia de Mendonça - Integrante.
Financiador(es): Fundação Universitária José Bonifácio - Outra.
2009 - 2011
Ações Especiais - (Educação e inclusão no CCBB, desafios e processos)
Descrição: Existem inúmeras diferentes formas de apreender e de lidar com o mundo ao redor. Reconhecer essa diversidade é o primeiro passo para um processo de educação não formal que busca se tornar inclusivo. Tendo a alteridade e o reconhecimento das particularidades existentes na diversidade como focos norteadores de sua estrutura pedagógica, o grupo de pesquisa Ações Especiais é responsável por pensar as atividades oferecidas pelo Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil a pessoas com necessidades especiais. Para isso, a pesquisa promove um encontro fortuito entre as possibilidades e particularidades representadas pelas diferentes linguagens artísticas e processos de mediação com as múltiplas formas de perceber, interpretar e criar, das pessoas com necessidades especiais. Nossos estudos se fundamentam em diferentes campos do saber que cremos se perpassarem em uma perspectiva transdiciplinar, a saber: educação, arte, antropologia, psicologia e filosofia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Coordenador / Aldene Rocha - Integrante / Angélica Lianõ - Integrante / Leonardo Trigo - Integrante.
Financiador(es): Centro Cultural Banco do Brasil - Remuneração.
2009 - 2010
Práticas e Reflexões com Educadores
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa sobre arte-educação, diálogos possíveis entre educação formal e não-formal e promoção de encontros com educadores para a discussão dessas questões e das possibilitades de união existentes entre o conteúdo programático escolar e as exposições em cartaz no CCBB Rio. Formação de público tanto no tocante ao corpo docente, quanto dos alunos de escolas públicas e instituições sem fins lucrativos, trazidos às exposições através de transporte gratuito fornecido pela instituição. Estreitamento das relações entre professores e instituição cultural através do estímulo à inclusão da visita à exposição na programação educacional dos alunos, fazendo desta, apenas uma etapa do processo de aprendizagem, que deve ser pensado de maneira global e integrada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Ana Luiza Faro - Coordenador / Gabriel Sant`Anna - Integrante / Janis Clémen - Integrante / Tatiana Henrique - Integrante / Maíra Gerstner - Integrante / Álea, Almeida - Integrante.
Financiador(es): Centro Cultural Banco do Brasil - Remuneração.
2009 - 2009
Plano de Valorização da Cultura Local. Projeto de Avaliação e Valorização do Patrimônio Material. Itaboraí e Cachoeiras de Macacu.
Descrição: O projeto tem como metas: 1 - Pesquisa visando ao inventário dos equipamentos patrimoniais de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu. 2 - Levantamento e análise, de modo descritivo, histórico e arquitetônico, dos bens patrimoniais tombados e/ou inventariados por órgãos municipais, estadual e federal. 3 - Proposta de ações de preservação: seleção dos bens relevantes e indicação dos itens a serem conservados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Luiz Reznik - Coordenador / Roberto Luís Torres Conduru - Integrante / Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Vanessa Carvalho Nofuentes Navarro - Integrante.
Financiador(es): PETROBRAS - Bolsa.
2006 - 2007
Práticas e Reflexões com Educadores e Gestores de Projetos Sociais
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa sobre arte-educação, diálogos possíveis entre educação formal e não-formal e promoção de encontros com educadores para a discussão dessas questões e das possibilitades de união existentes entre o conteúdo programático escolar e conceitos trabalhados em diferentes projetos sociais, com as exposições em cartaz no CCBB Rio. Formação de público tanto no tocante ao corpo docente, gestores de projetos sociais, quanto dos alunos de escolas públicas e instituições sem fins lucrativos, trazidos às exposições através de transporte gratuito fornecido pela instituição. Estreitamento das relações entre professores e instituição cultural através do estímulo à inclusão da visita à exposição na programação educacional dos alunos, fazendo desta, apenas uma etapa do processo de aprendizagem, que deve ser pensado de maneira global e integrada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Tatiana Henrique - Coordenador / Alexandre Diniz - Integrante.
Financiador(es): Centro Cultural Banco do Brasil - Remuneração.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Memórias do axé: circulação dos saberes afro-brasileiros de São Paulo
Descrição: O projeto visa levar a diferentes campus do IFSP seminários e exposições realizadas por membros de comunidades de terreiro e/ou quilombos, assim como especialistas nos estudos da história e cultura africana e afro-brasileira com o intuito de desconstruir os preconceitos erigidos por séculos de racismo e menosprezo pela herança cultural afrodescendente no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Coordenador / Caroline Felipe Jango da Silva - Integrante / Sidnei Barreto Nogueira - Integrante.
2014 - 2016
Entre na roda: circularidade de saberes e fazeres afro-brasileiros
Descrição: O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRJ, Campus Nilópolis, visa desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas afro-brasileiras e indígenas. Nesse sentido, busca a discussão e a implementação das leis 10.639 e 11.645, que visa a inclusão das referidas temáticas em todos os níveis de ensino. O projeto visa valorizar as diferenças existentes na região da Baixada Fluminense, as manifestações culturais, as memórias e as tradições da cultura afro-brasileira para o enfrentamento do racismo, da discriminação e da desigualdade racial na região. Para isso, serão organizados seminários que permitam à circulação e troca de saberes entre o IFRJ e à comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Fernanda Delvalhas Piccolo - Coordenador / Doris Barros - Integrante / Andréa Motta - Integrante / Edson Menezes - Integrante / Sandra Regina Fabiano do Rosário Vieira - Integrante / Jonath Boeta Abdalla - Integrante / Sidnei Eduardo Pena Gama - Integrante / Claudia Pinho Anselmo de Lima - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2016
NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas
Descrição: O NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é um espaço que congrega pesquisadores, docentes, técnicos-administrativos e interessados em diversas áreas do conhecimento que têm como ponto principal ações relacionadas as relações etnicorraciais na sociedade brasileira e, especificamente, no Rio de Janeiro. Em diversos Institutos Federais e Universidades, os NEABI estão presentes e estão sendo criados com o objetivo de facilitar a interlocução daqueles que trabalham com temáticas das relações raciais, promover pesquisas, realizar atividades extensionistas como forma de divulgar o conhecimento construído sobre questões relacionadas a negritude, africanidades e aos grupos indígenas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Fernanda Delvalhas Piccolo - Coordenador / Doris Barros - Integrante / Andréa Motta - Integrante / Edson Menezes - Integrante / Sandra Regina Fabiano - Integrante.
2011 - 2011
Pérolas de Libertação : Jóias Afro-Brasileiras
Descrição: Pesquisador assistente da curadoria da exposição Perles de Liberté ? Bijoux Afro-Brésiliens, a ser realizada na Bélgica, no Museu Grand Hornu. Realizo mapeamento de peças relacionadas à produção visual afro-descendente presente em diferentes acervos de Museus do Rio de Janeiro. A exposição apresentará a joalheria, outros tipos de adornos e itens de uso pessoal, em situações cotidianas ou excepcionais, profanas ou sacras, que se configuraram no Brasil, a partir dos intercâmbios existentes entre América, África e Europa, em decorrência da escravidão de africanos entre os séculos XVI e XIX. A mostra será estruturada a partir de quatro conjuntos de objetos, os quais constituem ou estão relacionados à ?joalheria afro-brasileira?..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Tadeu Mourão dos Santos Lopes - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Coordenador / Julio César Biar - Integrante.
Financiador(es): Europalia - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte e Religiosidade.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte-Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Objeto.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURÃO, T.2010 MOURÃO, T.. A outra arte sacra brasileira: o caso da Pombajira Menina. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 7, p. 65-75, 2010.

2.
MOURÃO, T.2008MOURÃO, T.; CASCARDO, A. B. S. . Patrimônio imaterial afrodescendente: o tambor-de-crioula. Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso), v. 2, p. 188-193, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURÃO, T.. Encruzilhadas da Cultura: Imagens de Exu e Pombajira. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012. v. 1. 204p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURÃO, T.. Trânsito e impureza: São Cosme, São Damião, Ibeji, Doum. In: CONDURU, Roberto; SIQUEIRA, Vera B. C.; BERBARA, Maria. (Org.). Conexões: Ensaios em História da Arte. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. , p. 119-131.

2.
MOURÃO, T.. Cosme, Damião, cadê Doum? Um estudo sobre o sincretismo entre Ibêji, os Anárgiros e os espíritos das crianças na religiosidade popular e suas implicações na produção de arte sacra. In: FRADE, C. ; CORRÊA,G.B. ; LIMA, R,G. (Org.). Religiosidade Popular. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ, DECULT, FAPERJ, 2011, v. 1, p. 83-96.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI,M.L. ; GONÇALVES,R.S. ; MOURÃO, T. . Esculturas de Umbanda: a outra arte sacra brasileira. In: Circuitos da Cultura Popular, 2010, Rio de Janeiro. Circuitos da Cultura Popular. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2010. p. 185-206.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOURÃO, T.. As minas e as pencas de balangandãs: a arte e o encantamento, entre a resistência e a incorporação do alheio. In: Unfolding Art History in Latin America, 2012, Buenos Aires. Unfolding Art History in Latin America. Tradição Clássica, 2012.

2.
MOURÃO, T.. Imaginária da Umbanda: a escultura religiosa entre diálogos e hibridismos. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças de Paradigmas para a História da Arte no Brasil, 2008, Rio de Janeiro. XXVIII Colóquio do Comitê Braileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças e Paradigmas para a História da Arte no Brasil. Homenagem a Mário Barata. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro, 2008. p. 113-114.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOURÃO, T.. Cosmologias negras, imaginário mestiço: As imagens de São Cosme e Damião no Brasil. In: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Cadernos de resumo CBHA, 2014.

2.
MOURÃO, T.. Imaginário da Umbanda. In: ., 2007. FERREIRA, Luís Felipe e LIMA, Ricardo Gomes (orgs.). Anais da X Semana da Cultura Popular resumos comunicações. Rio de Janeiro.

Apresentações de Trabalho
1.
MOURÃO, T.. Homossexualidade, Travestilidade e a ética inclusiva do Candomblé: uma relação histórica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MOURÃO, T.. Gêmeos Negros, Gêmeos Brancos: A transformação da escultura doméstica de Cosme e Damião no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MOURÃO, T.. Cosmologias negras, imaginário mestiço: As imagens de São Cosme e Damião no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOURÃO, T.. Arte e cultura afro-brasileira: história e memória no Brasil e na Baixada Fluminense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOURÃO, T.. A crítica de Nina Rodrigues às Belas Artes nos Colonos Pretos: entre estranhamento e reconhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MOURÃO, T.. Nina Rodrigues e a antropologia da arte e dos objetos afro-brasileiros.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOURÃO, T.. Diálogo sobre a ilustre desconhecida da nossa educação, a cultura popular: o caso de Doum, o irmão afro-descendente de São Cosme e Damião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOURÃO, T.. Arte afro-brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOURÃO, T.. As minas e as pencas de balangandãs: o mito e o encantemento, entre a resistência e a incorporação do clássico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MOURÃO, T.. Cosme, Damião, cadê Doum?: Um estudo sobre o sincretismo entre Ibeji, os Erês e os Anárgiros na religiosidade popular e suas implicações na produção de arte sacra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOURÃO, T.. Arte Sacra Afro-Brasileira: Esculturas de Exu e Pombajira na Umbanda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOURÃO, T.. Esculturas da umbanda: a outra arte sacra brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MOURÃO, T.; JATOBÁ, T. . Arte -educação em espaços culturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MOURÃO, T.. Imaginária da Umbanda: a escultura religiosa entre diálogos e hibridismos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOURÃO, T.. Arte-Educação como mediação cultural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MOURÃO, T.. Diálogos sobre acervo de arte popular religiosa no Museu do Folclore Edson Carneiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MOURÃO, T.. Arte contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MOURÃO, T.. Exu e a outra imaginária religiosa brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MOURÃO, T.. Exu e a outra imaginária religiosa brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MOURÃO, T.; PEREIRA, Rodrigo . Candomblé : história, cultura e materialidade. Rio de Janeiro, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MOURÃO, T.. A Gravura como Opção. Rio de Janeiro 2011 (Caderno de Mediação do CCBB Educativo. O Mundo Mágico de Escher).

3.
CAMPOS, Marcelo ; BERBARA, Maria ; CONDURU, R.L.T ; SIQUEIRA, V. B. C. ; MOURÃO, T. . Sistema de arte na África (in.) História da Arte: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011 (Verbete).

4.
MOURÃO, T.. Cultura em Processo. Rio de Janeiro 2010 (Caderno de Mediação do CCBB Educativo: Expedição Langsdorff).

5.
MOURÃO, T.. Corpo, Obra e Corpo-Obra. Rio de Janeiro 2010 (Caderno de Mediação do Programa Educativo do CCBB: Rebecca Horn - Rebelião em Silêncio).

6.
MOURÃO, T.. Catálogo da Exposição Revendo Machado, texto sobre Alexandre Sá. Rio de Janeiro 2008 (Catálogo).

7.
MOURÃO, T.. Catálogo Exposição Revendo Machado, texto sobre Cristina Ribas. Rio de Janeiro 2008 (Catálogo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOURÃO, T.. CCBB Educativo SP: O Corpo é a Casa. 2017.

2.
MOURÃO, T.. CCBB Educativo SP: Exposição Objeto Vital. 2016.

3.
MOURÃO, T.. CCBB Educativo SP: Héctor Zamora-Dinâmica não linear. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
MOURÃO, T.. Parecer ad hoc para projeto PIBIC e PROCIÊNCIA. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOURÃO, T.. Héctor Zamora - Dinâmica não Linear. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação CCBB Educativo).

2.
MOURÃO, T.. Pois a cabeça também come. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernode Mediação CCBB Educativo Brasília).

3.
MOURÃO, T.. África Brasileira. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para educadores, projeto Arte Brasileira: Uma Panorâmica).

4.
SÁ, Alexandre ; MACEDO, A.F ; MOURÃO, T. . Workshop de Curadoria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MOURÃO, T.. Revirando coisas, esboçando ideias: oficina de criação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FARO, A. L. ; CLÉMEN, J. ; GAVIÃO,L.G. ; MOURÃO, T. ; ROCHA,Aldene . O Mundo Mágico de Escher. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação do CCBB Educativo).

7.
MOURÃO, T.. Identidade e Criação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FARO, A. L. ; SANT 'ANNA, G. ; GAVIÃO,L.G. ; CLÉMEN, J. ; MOURÃO, T. ; JATOBÁ, T. . Roteiro Amarrado. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação CCBB Educativo).

9.
MOURÃO, T.; JATOBÁ, T. ; FARO, A. L. ; GAVIÃO,L.G. ; CLÉMEN, J. . Rebecca Horn - Rebelião em Silêncio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação do CCBB Educativo).

10.
MOURÃO, T.; GAVIÃO,L.G. ; PALAVICCI, Jean ; DINIZ,Alexandre . Expedição Langsdorff. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação CCBB Educativo).

11.
MOURÃO, T.; FARO, A. L. ; GAVIÃO,L.G. . Islã. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação do CCBB Educativo).

12.
GAVIÃO,L.G. ; CLÉMEN, J. ; MOURÃO, T. ; HENRIQUE, Tatiana ; JATOBÁ, T. . Alberto Magnelli. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Mediação CCBB Educativo).

13.
REZNIK, Luiz ; CONDURU, R.L.T ; FERNANDES,R.A.N ; MOURÃO, T. ; NAVARRO, V.C.N . Plano de Valorização da Cultura Local. 2009. (Relatório de pesquisa).

14.
MOURÃO, T.. Ilustração das páginas: 78, 84 e 93 In: AYRES, Jorge e EIRAS, Neusa (orgs). Contos, Poesias & Gerações. Rio de Janeiro: UERJ, Intergera. 2007. (Ilustrações de três poemas.).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CONDURU, R.L.T ; MOURÃO, T. . Incorporations - Afro-Bazilian Contemporary Art. 2011 (Assistente de curadoria).

2.
CONDURU, R.L.T ; MOURÃO, T. . Perles de Liberté - Bijoux Afro-Brésiliens. 2011 (Assistente de curadoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOURÃO, T.; VALLE, A.. Participação em banca de Juliana Pereira de Carvalho. Mulheres na encruzilhada da educação: imagens e representações de Pombagiras e seu diálogo com o ensino de história. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGUES, J. L. P.; VICTORIO, A.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Paula Gralato Santos. Lacraia, Bonecas, Macaco Gay e Gayravilhas: Um diálogo entre o funk e os estudos queer. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
VICTORIO, A.; MOURÃO, T.; RODRIGUES, J. L. P.. Participação em banca de Carolina Beatriz Lessa Monteiro. Intervenção urbanas e estudos queer: A imagética queer na arte urbana. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
RODRIGUES, J. L. P.; SEIXAS, D. C.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Luís Santos de Pontes. Folia de Reis na Baixada Fluminense: entre a tradição e a modernidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
MOURÃO, T.; SEIXAS, D. C.; LIMA, S. M.. Participação em banca de Myrna Stefanie de Faria Trotta Silva. Arte e inclusão: uma perspectiva cultural. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
PICCOLO,F.D.; BRAME, F. R. G.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Chris Pereira Lopes. O drama e o ritual nas Pastorinhas de Ibitiguaçu. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
PICCOLO,F.D.; LIMA, S. M.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Cristina Oliveira Caetano. Bordados, Memória e Rememoração: O sagrado e o popular em Bispo do Rosário. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
RODRIGUES, J. L. P.; ABRANTES, S. S.; MOURÃO, T.. Participação em banca de André Monte Pereira Dias. Alice no Brasil das Maravilhas: O encontro mágico de Joãozinho e Lewis Carroll, uma linguagem carnavalizada.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUERREIRO, J.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Ana Beatriz Silva.A reconfiguração do carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
GUERREIRO, J.; MONTEIRO, T. J. L.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Talita Regina Joaquim Magarão.Produção do Curta-Metragem Documental "Que Fuzuê é Esse"?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
MONTEIRO, T. J. L.; LIMA, S. M.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Sluchem Tavares Cherem.Cultura circense no Brasil: Transformações e resistências, entre a tradição e a contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
PICCOLO,F.D.; LIMA, S. M.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Aldo Henrique Constant da Silva.Artífice do Sagrado, Insígnias de Fé: O Trabalho de Greiffe e o Candomblé.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
LIMA, R. S.; MOURÃO, T.; GUERREIRO, J.. Participação em banca de Victor Iotte Lara.Cultura Punk no Rio de Janeiro contemporâneo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
MONTEIRO, T. J. L.; FONSECA, R. S.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Sheila de Moraes Souza.Curador(es): Flutuações e atuações no circuito da arte contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
MONTEIRO, T. J. L.; MOURÃO, T.; FALCAO, A. R.. Participação em banca de Bruna Barreto Sanches da Silva.Aqui também se faz cinema: um panorama da produção audiovisual independente da baixada fluminense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
LIMA, S. M.; MONTEIRO, T. J. L.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Jéssica Almeida de Araújo.Um registro sobre Anna Bella Geiger. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
RODRIGUES, J. L. P.; LIMA, S. M.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Ana Caroline Araújo.Análise da resistência do Jongo na cidade do Rio de Janeiro, sua transformação e preservação no processo de legitimação social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

10.
MOURÃO, T.; PICCOLO,F.D.; SILVA, L.S.. Participação em banca de Letícia Suevo Barbosa.Graffitti e Exposição: uma análise em galerias e casas de arte no Rio de Janeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

11.
RODRIGUES, J. L. P.; MONTEIRO, T. J. L.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Leonardo Bazilio Bentoilla.Produção do curta metragem em animação " O encontro de Lampião com Eike Batista". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

12.
MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre; FRANÇA, Cristina Pierre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Regina Célia de Oliveira Rosa.Arte e Tecnologia: O Papel do Computador na Criação Artística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

13.
SÁ, Alexandre; HERZOG, K.; MOURÃO, T.. Participação em banca de Kátia Maria da Silva Nunes Silva e Mariana da Costa Paixão.Auto-Retrato Digital: A reinvenção da auto-imagem do adolescente na atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

14.
MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Elaine Figueiredo da Silva e Regina Célia de Oliveira Rosa.O computador na sala de aula: indagações e perspectivas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

15.
MOURÃO, T.; SÁ, Alexandre; FRANÇA, Cristina Pierre. Participação em banca de Lorena da Fonseca Melo.As artes visuais como contribuição para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

16.
MOURÃO, T.; SÁ, Alexandre; FRANÇA, Cristina Pierre. Participação em banca de Glaucia Augusto dos Santos.Artes Visuais na classe hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

17.
FRANÇA, Cristina Pierre; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Júlio César Rodrigues da Silva.A arte e o encontro do sagrado: Santa Efigênia a igreja de um rei africano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

18.
FRANÇA, Cristina Pierre; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Lucineia Cordeiro, Raquel da Costa e Terezie Sladek.A obra de Cláudio Pastro e suas fontes de inspiração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

19.
FRANÇA, Cristina Pierre; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Luiz Pontes, Thaís Teixeira.Respiração: Uma proposta curatorial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

20.
FRANÇA, Cristina Pierre; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Ana Paula Ferrão, Eduardo Campos.Arthur Bispo do Rosário: A criatividade superando barreiras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

21.
MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Denis G. de Figueiredo e Ingrid Vianna.A subversão do roteiro na videoarte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

22.
MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Myrna Stefanie de Faria Trotta Silva.Avaliação da aprendizagem no ensino de artes: Práticas em torno do processo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

23.
MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Daniele Domingues, Fabíola Dias e Josiane Oliveira.Arte e loucura: pequenos diálogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

24.
MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre; MOURÃO, T.. Participação em banca de Cláudia Teixeira, Débora Coimbra e Naise Rodriguez.A imagem como transformação da matéria na obra de Vik Muniz e sua aplicabilidade em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

25.
MOURÃO, T.; MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre. Participação em banca de Wagner Bayão Soares.Performance nas artes visuais e suas possibilidades em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.

26.
MOURÃO, T.; MACEDO, A.F; SÁ, Alexandre. Participação em banca de Alexsandro Eduardo Adriano Rosa.Igreja de Nossa Senhora a Piedade de Magé. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RODRIGUES, J. L. P.; BRAME, F. R. G.; MOURÃO, T.. Seleção para Especialização em Linguagens Artísticas Cultura e Educação. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
MOURÃO, T.; MONTEIRO, T. J. L.; PICCOLO,F.D.. Seleção para a Pós-Graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MOURÃO, T.; PICCOLO,F.D.; NEDER, A. S. C.; SILVA, A. L. S.; MONTEIRO, T. J. L.; LIMA, S. M.; LIMA, R. S.; RODRIGUES, J. L. P.. Comissão Julgadora de projetos para o Fundo Municipal de Cultura de Nova Iguaçu. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
MOURÃO, T.. II Encontro Nacional de Produção Cultural. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
MOURÃO, T.; HERMANN, C. G.; CASCARDO, A. B. S.; CARNEIRO, I. A.; SIQUEIRA, V. B. C.. II Seminário de Pesquisadores do PPGArtes da UERJ, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana Cultural do Campus Itaquaquecetuba - Inventar o Futuro.A arte como mediação entre o sonho e a matéria. 2018. (Encontro).

2.
V Seminário de Diversidade Cultural e Educação do IFSP.Homossexualidade, Travestilidade e suas relações históricas com o Candomblé. 2018. (Seminário).

3.
Seminário FESPSP.Relações raciais na América Latina: Ancestralidades e Lutas. 2017. (Seminário).

4.
X Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. Gêmeos Negros, Gêmeos Brancos: A transformação da escultura doméstica de São Cosme e Damião no Brasil. 2017. (Congresso).

5.
Seminário FESPSP.Arte, raça e etnia: narrativas e contra-narrativas. 2016. (Seminário).

6.
XXXVI Comitê Brasileiro de História da Arte. Teoria do acúmulo: Desdobramentos na arte negra não afro-religiosa no Brasil. 2016. (Congresso).

7.
Encontro Vulnerável - V Seminário de Pesquisadores do PPGArtes UERJ.Pelo desvelamento de histórias negadas: as artes sacras negras e a riqueza do diverso. 2014. (Seminário).

8.
I Seminário de Arte, Educação e Culturas: Tramas para reencantar o mundo.Diálogos com as africanidades. 2014. (Seminário).

9.
IV Colóquio de Políticas Públicas da Baixada Fluminense: Cultura, identidade e manifestações artísticas afro-brasileirras.Perspectivas acadêmicas sobre Cultura, Identidade e Manifestações Artísticas Afro-Brasileiras na Baixada Fluminense. 2014. (Seminário).

10.
XXVII Moitará: 1964, repressão, medo e criatividade. 2014. (Congresso).

11.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Cosmologias negras, imaginário mestiço: As imagens de São Cosme e Damião no Brasil. 2014. (Congresso).

12.
Unfolding Art History in Latin America.A crítica de Nina Rodrigues às Belas Artes nos Colonos Pretos: entre estranhamento e reconhecimento. 2013. (Seminário).

13.
Áfricas do Brasil: heranças e muitas interrogações. 2012. (Seminário).

14.
Arte Brasileira: Uma Panorâmica.Africa Brasileira. 2012. (Encontro).

15.
Encontro de Educadores: Educação e Diversidade.Diálogo sobre uma ilustre desconhecida da educação, a cultura popular.. 2012. (Encontro).

16.
I Encontro- Educação para a diversidade.Diversidade e intolerância religiosa. 2012. (Encontro).

17.
ISAT Convida.Arte e afro-brasilidade. 2012. (Seminário).

18.
Unfolding Art History in Latin America.As minas e as pencas de balangandãs: o mito e o encantemento, entre a resistência e a incorporação do clássico. 2012. (Seminário).

19.
Memória, Linguagens e Ensino.Workshop de curadoria. 2011. (Oficina).

20.
Rede de Acessibilidade nos Museus. 2011. (Encontro).

21.
Semana da Cultura Popular.Arte e Religião: objetos sagrados de produção popular. 2011. (Seminário).

22.
Semana da Escola de Ciências Sociais Aplicadas.Revirando coisas, esboçando idéias. 2011. (Oficina).

23.
Artes plásticas e deficiência visual: Percepção estética ou experiência sensorial?. 2010. (Seminário).

24.
Memória, Linguagens e Ensino. V Seminário de Artes Visuais da Universidade Unigranrio.Arte-Educação em espaços culturais. 2010. (Seminário).

25.
Prática e Reflexões com Educadores- Educação Inclusiva: desafios, experiências e propostas..Apresentação e mediação da mesa de debate. 2010. (Encontro).

26.
Seminário Circuitos da Cultura Popular.Antropologia dos Objetos e da Arte. 2010. (Seminário).

27.
Encontro Internacional de Arte/Educação como Mediação. 2008. (Encontro).

28.
I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX. 2008. (Simpósio).

29.
II Seminário de Pesquisadores do PPGArtes - UERJ..Exu e a outra imaginária religiosa brasileira. 2008. (Seminário).

30.
II Seminário de Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Uerj.Exu e a outra imaginária religiosa brasileira. 2008. (Seminário).

31.
Seminario Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.Diálogos sobre acervo de arte popular religiosa no Museu do Folclore Edson Carneiro. 2008. (Seminário).

32.
Seminario Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.Arte-Educação como mediação cultural. 2008. (Seminário).

33.
Seminário Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.Arte contemporânea. 2008. (Seminário).

34.
XV Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes-UFRJ. 2008. (Encontro).

35.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 1808-2008: Mudanças de Paradigmas para a História da Arte no Brasil.. Imaginária da Umbanda: a escultura religiosa entre diálogos e hibridismos. 2008. (Congresso).

36.
X Semana da Cultura Popular do Núcleo de Cultura Popular do Instituto de Artes da UERJ..Imaginário da Umbanda. 2007. (Encontro).

37.
IX Semana da Cultura Popular do Núcleo de Cultura Popular da UERJ. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUINTANILHA, R. C. M. ; MOURÃO, T. . Mesa redonda culturas urbanas. 2011. (Outro).

2.
MOURÃO, T.; SÁ, Alexandre ; MACEDO, A.F . Memória, Linguagens e Ensino. 2011. (Outro).

3.
MOURÃO, T.; CHINDLER, D. ; CLÉMEN, J. ; LIANÕ, Angélica . III Fim de Semana Especial. 2010. (Outro).

4.
FARO, A. L. ; GERSTNER, Maíra ; ALMEIDA, Álea ; PINTO, J. Carlos ; MOURÃO, T. . Práticas e Reflexões com Educadores. 2009. (Outro).

5.
MOURÃO, T.; HENRIQUE, Tatiana ; CHINDLER, D. . II Fim de Semana Especial. 2009. (Outro).

6.
FRADE, Cáscia ; CAMPOS, Cleise ; MOURÃO, T. . Seminário Permanente Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

7.
DANZIGER, L. M. B. ; CARNEIRO, I. A. ; CASCARDO, A. B. S. ; HERMANN, C. G. ; SIANO, J. M. ; MOURÃO, T. . II Seminário de Pesquisadores do PPGArtes - UERJ. 2008. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carla Eloi. O mal não nasce, se cria: Apropriação, permanência e transformações na representação da bruxa nos contos de fadas da Disney. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

2.
Mozileide Neri. Palavras Fechadas: Livros Objetos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

3.
Tulani Pereira da Silva. Divinas: O sagrado feminino ancestral e o feminino contemporâneo através do processo criativo em dança. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

4.
Dariana Nogueira de Abreu. Mulheres no Candomblé: Uma análise da relação entre crença e prática social.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

5.
Luiz Pontes. A Folia de Reis na Baixada Fluminense: entre a tradição e a modernidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

6.
Cristina Oliveira Caetano. Bordados, Memória e Rememoração: O sagrado e o popular em Bispo do Rosário. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

7.
Myrna Stefanie de Faria Trotta Silva. Arte e inclusão: uma perspectiva cultural. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alessandra dos Santos. Africanidades jeje na Folia de Reis Maranhense: observações, indagações e problematizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

2.
Aldo Henrique Constant da Silva. Artífice do Sagrado, Insígnias de Fé: O Trabalho de Greiffe e o Candomblé.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

3.
Sluchem Tavares Cherem. Cultura circense no Brasil: Transformações e resistências, entre a tradição e a contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

4.
Sheila de Moraes Souza. Curador(es):Flutuações e atuações no circuito da arte contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

5.
Ana Caroline Araújo. Análise da resistência do Jongo na cidade do Rio de Janeiro, sua transformação e preservação no processo de legitimação social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

6.
Kátia Maria da Silva Nunes Silva e Mariana da Costa Paixão. Auto-Retrato Digital: A reinvenção da auto-imagem do adolescente na atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

7.
Myrna Stefanie de Faria Trotta Silva. Avaliação da aprendizagem no ensino da arte: Prática em torno do processo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

8.
Luiz Pontes, Thaís Teixeira. Respiração: Uma proposta curatorial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

9.
Júlio César Rodrigues da Silva. A arte e o encontro do sagrado: Santa Efigênia a igreja de um rei africano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

Iniciação científica
1.
Juliana Xavier Rufino. Modos de representação da negritude: perspectivas do feminino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

2.
Mariana Egmídio Martins dos Santos. Modos de representação da negritude: perspectivas do feminino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

3.
Sluchem Tavares Cherem. A inserção do negro nas artes circenses no século XXI: De Benjamim de Oliveira ao movimento do Circo Social no Rio de Janeiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

4.
Juliana Soares Alves da Silva. Patrimônio negro, tesouro velado: por uma análise da arte sacra afro-brasileira na baixada fluminense. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.

5.
Fabiana da Cruz Santos. Patrimônio negro, tesouro velado: por uma análise da arte sacra afro-brasileira na baixada fluminense. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Tadeu Mourão dos Santos Lopes.



Outras informações relevantes


. Mestrado co-orientado pelo Professor Doutor Roberto Luís Torres Conduru.

. Primeiro lugar no concurso público para professor substituto de Artes Visuais do CAP da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dezembro de 2010

. Primeiro lugar no concurso público para professor efetivo de Artes Visuais e História da Arte do ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Setembro de 2011



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:58:18