Leonardo Mancini de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8091160100383675
  • Última atualização do currículo em 13/04/2018


Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UERJ, Mestre em Gestão da Informação pela Sciences Po Paris (revalidado como Mestrado em Administração pela Coppead - UFRJ) e em Comunicação pelo PPGCom UERJ, graduado em Jornalismo pela UFRJ, atualmente é coordenador adjunto do curso de jornalismo da ESPM Rio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Mancini de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, L. M.;MANCINI, L.;MANCINI, LEONARDO


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Fátima Cristina Régis Martins de Oliveira.
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Apropriação de Narrativas de Marcas: a marca Fiat durante as manifestações de 2013,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Fátima Cristina Régis Martins de Oliveira.
Palavras-chave: Marcas; Cocriação; Copa das Confederações; Manifestações; comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2004 - 2006
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: La mise en place d'un processus de gestion de crise dans une entreprise industrielle,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Elisabeth Gayon.
2004 - 2006
Mestrado profissional em Gestion de l´Information en Entreprises.
Foundation Nationale Des Sciences Politiques, FNSP*, França.
Título: La mise en place d´un processus de gestion de crise dans une entreprise industrielle, Ano de Obtenção: .
Orientador: Elizabeth Gayon.
Palavras-chave: crise; inteligência competitiva; comuniaçao; gestão; informaçao.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
2000 - 2004
Graduação em jornalismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Gestão Estratégica de Comunicação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Orientador: Carlos Alberto Messeder Pereira.
1995 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Nossa Senhora do Rosário, CNSR, Brasil.




Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador Adjunto do curso de graduação em Jornalismo

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Comunicação Corporativa, Comunicação de Crise e Comunicação Interna

Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do curso de Pós-Graduação em Jornalismo Investigativo


Cajá - Agência de Comunicação, CAJÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Novos Negócios e Web, Carga horária: 40


White Martins Gases Industriais, WHITE MARTINS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação países hispânicos, projetos de pr, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela coordenação de projetos envolvendo as filiais na América Hispânica e Estados Unidos, por projetos de 6 sigma em Comunicação e pela comunicação de marketing dos segmentos de Gás Natural, Homecare e Produtos Industriais. Principais contribuições: ? Adaptação do manual da marca Praxair para os países hispânicos ? Treinamento da equipe de comunicação dos países hispânicos ? Redução de custos em comunicação de marketing ? Desenvolvimento de material publicitário e de suporte à venda



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Jornalismo guiado por dados e democracia: as novas ferramentas de investigação jornalística e sua contribuição para o processo de accountability político no Brasil
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o conteúdo das principais publicações jornalísticas do Brasil e compreender as formas, a temática e a visualização das informações nas reportagens com o uso de dados. Sofisticadas técnicas de captura, análise e apresentação de dados qualificam a informação, aspecto importante no processo de accountability político. Este estudo contribui para o debate sobre a agenda pública no Brasil e sobre as maneiras utilizadas pelos jornais para incentivar o engajamento dos leitores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonardo Mancini de Almeida - Integrante / Fabio Vasconcellos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MANCINI, LEONARDO2016 MANCINI, LEONARDO; VASCONCELLOS, FABIO . Jornalismo de Dados: conceito e categorias. Revista Fronteiras (Online), v. 18, p. 69-82, 2016.

2.
ALMEIDA, L. M.2011ALMEIDA, L. M.. Locaweb e o limite entre o público e o privado. Diálogo - Revista ESPM de Comunicação Corporativa, v. 1, p. 6-9, 2011.

3.
ALMEIDA, L. M.2010 ALMEIDA, L. M.; Freire, Octacílio . Repórteres e Assessores de Imprensa, dois profissionais do Jornalismo. Revista da ESPM, v. 17, p. 52-57, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Viana, Francisco ; ALMEIDA, L. M. ; BACELLAR, J. ; FURLANETTO, M. . Surdez nas Empresas, como ouvir a sociedade e evitar crises. 1. ed. São Paulo: Lazulli, 2009. 216p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, C. A. M. ; MANCINI, L. ; ANTONIOLI, M. E. ; LUCHT, J. M. P. . Jornalismo em novos tempos: uma discussão sobre o ensino. In: Carlos Alberto Messeder Pereira; Francisco de Assis; Maria Elisabete Antonioli. (Org.). Desafios do Jornalismo: novas demandas e formação profissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. , p. 161-168.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MICHENER, G ; ALMEIDA, L. M. . Recebendo pelo que pagamos. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 31 out. 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
VASCONCELLOS, F. ; MANCINI, L. ; Bittencourt, Carolina . Jornalismo de Dados no Brasil, uma proposta para categorizar a prática no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VASCONCELLOS, F. ; MANCINI, L. . Jornalismo Guiado por Dados no Brasil: uma comparação entre O Globo e O Estado de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, L. M.. Participação em banca de Liane Reis, Karoline Cabral. Clean Ambiental. 2007 - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
ALMEIDA, L. M.. Participação em banca de Camila Santoro, Daniela Musse, Rafael Oliveira. Unimed-Rio - Comunicação alinhada à estratégia corporativa. 2007 - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, L. M.. Participação em banca de Pedro Barbosa.iLearn. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
MURAD, E.; ALMEIDA, L. M.; NEVES, Myriam; PIERUCCI. Participação em banca de Eduardo Carvalho.SE7TI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
ALMEIDA, L. M.; PEREIRA, C. A. M.; NEVES, Myriam; PIERUCCI. Participação em banca de Tiago.Conasa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
ALMEIDA, L. M.; MURAD, E.; QUINTELLA; NEVES, Myriam. Participação em banca de Gabriel Figueira.Vertigo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11 Congresso da Abraji.As assimetrias regionais da prática do Jornalismo de Dado no Brasil. 2016. (Seminário).

2.
10 Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.Jornalismo de Dados no Brasil - Uma proposta para categorizar a prática no país. 2015. (Seminário).

3.
Seminário de Pesquisa ESPM.Jornalismo Guiado por Dados e Democracia. 2015. (Seminário).

4.
VII Forum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras.Forum Nacional de Reitores e Dirigentes. 2015. (Encontro).

5.
12 Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo.Jornalismo Guiado por Dados no Brasil: uma comparação entre O Globo e O Estado de São Paulo. 2014. (Encontro).

6.
9o Congresso Internacional da Abraji. 2014. (Congresso).

7.
Seminário de Pesquisa ESPM.Apropriação e Recirculação do discurso publicitário - o Jamming Cultural. 2014. (Seminário).

8.
8o Congresso Internacional da Abraji. 2013. (Congresso).

9.
7o. Congresso Internacional da Abraji. 2012. (Congresso).

10.
47 Encontro Aberje.Os riscos nas Redes Sociais. 2011. (Encontro).

11.
Encontro Planejamento da Comunicação Organizacional.Cases de excelência em Comunicação Interna. 2011. (Encontro).

12.
Juventudes Brasileiras.Jovens, Conhecimento e Carreiras. 2011. (Encontro).

13.
II Semana de Administração e I Semana de Relações Internacionais - ESPM.Gestão de Crise em Empresas Internacionais - o caso Renault. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudino, K., Lucas, L., Shpielman, L., Braim, R.. Zbra Hostel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

2.
Barbosa, I., Bezerra, J., Gara, J., Raposo, L., Lima, Y.. Spaço Dosha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

3.
Rodrigues, C., Salcedo, C., Silva, G., Meyer, L., Wilson, S.. Chic Chicken. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

4.
Balaciano, B., Bardavid, G., Cervo, J., Pires, R., MiralhaR. Garimppo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

5.
Magaldi, G., Romeiro, G., Mello, J., Ramalho, T.. Bar do Polaco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

6.
Siqueira, H., Mercante, J., Guedes, M.,. Bar do Adão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

7.
Isabella Lobo. Jour. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

8.
Carolina Amorim. Asta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

9.
Camila Péres. Rodopalas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

10.
Bruno Halpern et al.. Acqua Fitness. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

11.
Gabriel Coutinho et al. NeuroSpine. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

12.
Rita Braga. Reitoria - Formaturas Mirabolantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

13.
Karina Marchi. O Fluminense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

14.
Hannah Sloboda. Blitz. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

15.
Lays Cardoso. Cervejaria Buzios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

16.
Douglas Ramos. Vinlanda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

17.
Beatriz Cajaty. SeaCult. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

18.
Alice Gatto. Master Sport. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

19.
Luisa Baldanza. MVD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

20.
Laura Autran. Sportmix. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

21.
Leticia Goulart. Jabuti. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

22.
Lunna Camara. Hotel Marina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

23.
Eduarda Caetano. Alta Magia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

24.
Nina Amorim. Fosfobox. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

25.
Leonardo Sant`Anna. Fraterno Gourmet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

26.
Rodrigo Almeida. Magia da Cor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

27.
Daniela Martin. My Philosophy. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

28.
Fernanda Figueiredo. Jelly. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

29.
Natalia Cardoso. Pryia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

30.
Miguel Abílio. Reluza Kids. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.

31.
Andreia Meirelles. Lapa Irish Pub. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Leonardo Mancini de Almeida.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 11:19:22