Rosilene Beatriz Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4639064693464826
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela UFSC (2007), Pós-Graduação em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios, pela UNISUL (2009), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2012) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2017). É professora do Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação (CED/MEN), da UFSC, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. É vice-líder e pesquisadora do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM). É editora adjunta da Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosilene Beatriz Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
Campus Universitário
Trindade
88010970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212754


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Cartografia, Saber, Poder: Da emergência do desenho como disciplina escolar, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Cláudia Regina Flores.
2010 - 2012
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Entre Vida e Morte: Cenas de um Ensino de Desenho,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Cláudia Regina Flores.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O uso do excel em sala de aula - Potencialidades para o ensino de Matemática Financeira.
Orientador: José Humberto Toledo.
2004 - 2007
Graduação em Matemática - Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Equações Diferenciais e o Critério de estabilidade de Routh Hurwitz.
Orientador: Antonio Vladimir Martins.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Aperfeiçoamento para Professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática
Estágio Supervisionado
2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, .

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, .

03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática e Infância
09/2013 - 03/2014
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprofundamento Temático - CTS
Estágio de Docência e Projetos Comunitários
Estudo Orientado e Seminário de Socialização
Práticas Educativas
2012 - 2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Matemática e Infância
Fundamentos e Metodologia da Matemática
2009 - 2010
Ensino, Matemática - Licenciatura EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática
Prática de Ensino de Matemática de 1 grau
Prática de Ensino de Matemática de 2 grau
2008 - 2009
Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Matemática de 1 grau
Prática de Ensino de Matemática de 2 grau

Colégio Itacorubi, AUTONOMIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2011 - 04/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

SETE Sistema de Ensino, SETE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador

Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2009 - 12/2011
Direção e administração, Unidade Biguaçu, .

Cargo ou função
Coordenadora de Ensino Fundamental e Médio.
03/2003 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
03/2003 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Centro Educacional Menino Jesus, CEMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

CENTRO EDUCACIONAL LUCAZ, LUCAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2008 - 03/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdade do Vale Itajaí Mirim, FAVIM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

01/2011 - 03/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Integrante Projeto de Pesquisa

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .



Linhas de pesquisa


1.
Epistemologia e História da Ciência e da Matemática
2.
História, Cultura e Ensino de Matemática
3.
História da Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Traços de Crianças: Pensando Matemática por meio da Arte

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cláudia Regina Flores em 13/03/2017.
Descrição: Este projeto insere-se nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação, e nutre-se de experiências anteriores obtidas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que buscam fomentar elementos teóricos e metodológicos para uma perspectiva da visualidade e da arte na educação matemática. Em particular, neste projeto pretende-se criar, desenvolver e analisar oficinas-dispositivo com crianças nos primeiros anos do ensino fundamental, focando relações visuais e imagens da arte na elaboração de um pensamento matemático. Pergunta-se que matemática é posta a operar no pensamento de crianças em espaços de encontro com pinturas? Três etapas de desenvolvimento do projeto são propostas: Pinturas, Oficinas, Traços. Pretende-se contribuir com o ensino de matemática na educação básica, considerando as relações entre arte e matemática, produzindo artigos científicos e material didático- pedagógico dirigido à formação do professor para ensinar matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Mostrar o ver no corpo de Eva: Desenho e Arte na Educação Matemática

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cláudia Regina Flores em 09/04/2013.
Descrição: Este projeto insere-se nas discussões atuais sobre arte e visualidade na educação, e nutre-se de experiências anteriores obtidas com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, que buscam construir uma estrutura e elementos teóricos para uma perspectiva da visualidade na educação matemática. A temática de estudo que ora se apresenta é o estudo da imagem do corpo humano, seja no desenho, na ciência, ou na arte, analisando a elaboração de um olhar matemático e científico, com o propósito de desenvolver exercícios denominados mostrar o ver . A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: Como se criaram desenhos e formas de olhar para o corpo humano? Como a imagem do corpo humano pode constituir-se como objeto para a elaboração de exercícios que relacionem visualidade e matemática? Três etapas são delineadas para o desenvolvimento do projeto: estudo e construção da perspectiva teórica da visualidade para a educação matemática; identificação, catalogação e estudo de manuais de desenhos e pinturas artísticas acerca da representação do corpo; elaboração, aplicação e análise de estratégias metodológicas para o ensino de geometria, centradas no exercício que se chama mostrar o ver . Este projeto deve contribuir para a continuidade da construção de uma perspectiva da visualidade na educação matemática, considerando as relações entre arte e matemática, bem como a produção de material pedagógico dirigido à formação do professor para ensinsar matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Por um ensino de matemática pela experiência: exercícios de formação como travessia
Descrição: Assumindo a formação docente como uma autotransformação por meio da experiência, pode-se pensar os espaços educativos e as formações que neles se operam também como espaços-tempos de experiência. Experiência entendida aqui em um sentido larrosiano como ?aquilo que nos passa? e que tem como seu sujeito um território de passagem, que permite afetar-se por aquilo que lhe acontece; alguém definido não por sua atividade mas por sua passividade: por sua receptividade, disponibilidade, abertura, atenção e escuta. Por meio da experiência, então, é que se faz possível sair ?em defesa da escola? (MASSCHELEIN & SIMONS, 2015), provocando um deslocamento do pensar a educação (e especialmente aqui a formação docente e a formação escolar) pelo par ciência/técnica ou teoria/prática para o par experiência/sentido (LARROSA, 2002). E que coloca a matemática (e seu ensino) em sua minoridade, ou seja, que fazem dela práticas que não requerem uma metodologia rica, mas uma pedagogia pobre; práticas que permitam a exposição, o enfrentamento, o deslocamento e a autotransformação (MASSCHELEIN, 2008). É sob essa percepção (e visando operá-la) que se articula o presente projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Rosilene Beatriz Machado - Coordenador / Cláudia Regina Flores - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: International Journal for Research in Mathematics Education
2017 - Atual
Periódico: Alexandria (UFSC)
2017 - Atual
Periódico: PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACHADO, R. B.2018MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Diga Logo Qual é o Seu Nome e Sua Ocupação! A Disciplina Do Corpo. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 32, p. 749-763, 2018.

2.
MACHADO, R. B.2018MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Da emergência do desenho como disciplina escolar: o território das artes como lugar de parada. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 4, p. 174-196, 2018.

3.
MACHADO, R. B.2018MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . PODE-SE VIVER SEM NORTE? A DISCIPLINA DO ESPAÇO. Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), v. 17, p. 49-71, 2018.

4.
MACHADO, R. B.2018MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . O estrangeiro aprendera a falar a língua do imperador... A lógica do traçado. ZETETIKE (UNICAMP), v. 26, p. 1-27, 2018.

5.
MACHADO, R. B.2018MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . IRENE VISTA DE DENTRO. Ou, das andanças erráticas de um professor-flanêur. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 9, p. 1-13, 2018.

6.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2016MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . CONSIDERAÇÕES INTEMPESTIVAS SOBRE UM FAZER HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, p. 149-161, 2016.

7.
MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2016MACHADO, ROSILENE BEATRIZ; FLORES, CLÁUDIA REGINA . Entre práticas [historiográficas e de desenho]: um movimento metodológico de pesquisa. Zetetiké (on line), v. 24, p. 237-248, 2016.

8.
BITTENCOURT, J2015BITTENCOURT, J ; MACHADO, R. B. ; ARRUDA, J. P. ; FLORES, C. R. . Entre as frestas de um ensino significativo: aberturas para um debate na formação [matemática] de professores pedagogos.. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 191-218, 2015.

9.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2014MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . SCENES FROM A TEACHING OF DRAWING: A FRAMEWORK. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 4, p. 135-147, 2014.

10.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2013MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. ; WAGNER, D. R. ; SCHUCK, C. A. . Aporética do Infinito: [des]caminhos na matemática e na pintura. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 283-317, 2013.

11.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2013MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . O Corpo Despido pelas Práticas de Desenhar: dos usos à disciplinarização do desenho. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27, p. 255-280, 2013.

12.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2013MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Dos Livros Didáticos de Desenho como Lugar de Memória. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 13, p. 23-40, 2013.

13.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2013MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 431-446, 2013.

14.
MACHADO, R. B.;MACHADO, ROSILENE BEATRIZ2011MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 11, p. 687-707, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Cenas de um ensino de Desenho. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2013. 172p .

Capítulos de livros publicados
1.
FLORES, C. R. ; MACHADO, R. B. ; WAGNER, D. R. . GECEM em montagem ou produzir conhecimento com um grupo que estuda Educação Matemática. In: CUSTÓDIO, J. F.; COSTA, D. A.; FLORES, C. R.; GRANDO, R. C.. (Org.). Programa de Pós-Graduação em Educação Cinetífica e Tecnológica (PPGECT): Contribuições para pesquisa e ensino. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 129-146.

2.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Cenas de um ensino de desenho: um arcabouço. Ensino de Ciências e Matemática: Múltiplos Enfoques na Formação de Professores. 1ed.Rio de Janeiro: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 129-146.

3.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . De uma vida modelada pelas narrativas de si: Maria Salett Biembengut. In: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão.. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2013, v. , p. 229-246.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Entre Práticas [Historiográficas e de Desenho]: Um Movimento Metodológico de Pesquisa. In: VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI SIPEM, 2015.

2.
MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R. ; SCHUCK, C. A. . Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013.

3.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . DOS CURSOS E [DE]CURSOS DAS PRÁTICAS DE DESENHAR: UMA PROPOSTA DE PESQUISA. In: VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2013, Montevideo. Anais del VII CIBEM, 2013. p. 3968-3973.

4.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . História de um Ensino de Desenho: Reflexões Metodológicas. In: XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais XIII CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Percursos da disciplina de Desenho no Brasil: Uma Proposta de Pesquisa. In: I ENAPHEM - I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista. I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática - Caderno de Resumos. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMINI, L. ; GESSER, G. J. ; MACHADO, R. B. . Pelos caminhos de um estágio, uma classe hospitalar e um núcleo de altas habilidades... E um novo modo de se pensar professor. In: XXIV Erematsul, 2018, Ampére. Anais do XXIV Erematsul 2018, 2018.

2.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . A matemática do De re Aedificatória de Leon Batista Alberti. In: 7 Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, 2014, Óbidos. 7 Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, 2014. p. 108-108.

3.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . O desenho geométrico nas décadas de 60/70 no Colégio de Aplicação da UFSC: em busca de uma escrita histórica. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Tudo São Fixações! Descrever o Mundo. ALEXANDRIA (UFSC), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMINI, L. ; GESSER, G. J. ; MACHADO, R. B. . Pelos caminhos de um estágio, uma classe hospitalar e um núcleo de altas habilidades... E um novo modo de se pensar professor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MACHADO, R. B.. Por um ensino de matemática pela experiência: exercícios de formação como travessia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MACHADO, R. B.. Uma travessia com Jorge Larrosa: pensando uma educação matemática pela experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Entre Práticas [Historiográficas e de Desenho]: Um Movimento Metodológico de Pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . A matemática do De re Aedificatória de Leon Batista Alberti. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R. ; SCHUCK, C. A. . Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MACHADO, R. B.. Das Práticas de Desenhar: Um Ensaio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . DOS CURSOS E [DE]CURSOS DAS PRÁTICAS DE DESENHAR: UMA PROPOSTA DE PESQUISA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MACHADO, R. B.. Dos saberes e sabores de um grupo de pesquisa: GECEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Percursos da disciplina de Desenho no Brasil: Uma Proposta de Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . História de um Ensino de Desenho: Reflexões Metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MACHADO, R. B.. História de um Ensino de Desenho: Reflexões Metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . O Desenho Geométrico nas Décadas de 60/70 no Colégio de Aplicação da UFSC: Em busca de uma escrita histórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R.; COSTA, D. A.; ARRUDA, J. P.; MONTEIRO, A.. Participação em banca de Bruno Franscisco Moreno. Um oficinar-de-experiências-que pensa com crianças: matemáticas-cubistas, formas brincantes e ex-posições. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R.; CASSIANI, S.; DIAS, S. O.; Oliveira, J. L.. Participação em banca de Angelica D'Ávila Tasquetto. Encontros entre Arte e Ciência na Formação Docente - Resistências Possíveis. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FLORES, C. R.; MACHADO, R. B.; ARRUDA, J. P.; CASTRO, S. E. P.. Participação em banca de Jessica Juliane Lins de Souza.Traços surreais no encontro com Salvador Dalí e crianças e matemática e oficina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R.; HOLANDA, S. M.. Participação em banca de Franciele Daltoé.Um estudo sobre a evasão discente nos cursos de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R.; MENDONÇA, M. W.. Participação em banca de Gabriela Finn.Curricularização do saber estatístico: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MACHADO, ROSILENE BEATRIZ; ZANELLA, A.; FERNANDES, M. R.. Participação em banca de Tiago Cardoso Ferraz.Fatores que contribuem para a evasão de alunos em cursos profissionalizantes a distância do SENAR Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MACHADO, R. B.; SILVEIRA, E.; BRIGO, J.. Participação em banca de Rafaela Schmidt.A interdisciplinaridade presente em cadernos de matemática do PNAIC/2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MACHADO, R. B.; SILVEIRA, E.; BRIGO, J.; GRANDO, R.. Participação em banca de Lisiane Maia Ventura.Alfabetização matemática na perspectiva do letramento: jogos e resolução de problemas nos cadernos do pnaic/2014. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MACHADO, R. B.; SILVEIRA, E.; BRIGO, J.; GRANDO, R.. Participação em banca de Luciane Osti Capistrano.Jogo general: potencialidades para o ensino e aprendizagem de matemática. 2017.

8.
MACHADO, R. B.; LIMA, P. M.; MARTINS, G. T.. Participação em banca de Priscila Tamara Odorizzi.Entre Matemática, Concepções e Experiências: Um ensaio sobre a constituição de um eu-professora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MACHADO, R. B.; LIMA, P. M.; MARTINS, G. T.. Participação em banca de Giovanna Daniele Guerra Borges.Uma experiência de leitura: Matemática e Literatura em um grupo de Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
BURIN, N. E.; MACHADO, R. B.; PINHO, J. L. R.. Participação em banca de Luis Henrique Barbosa da Silva.MATRIZES: Análise de questão do ENEM com aplicação em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
COSTA, D. A.; MACHADO, R. B.; PINHO, J. L. R.. Participação em banca de Janine Marques da Costa.METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA: o que dizem as revistas pedagógicas do estado de SC?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R.; DANTAS, J.. Participação em banca de Maiara Duarte.Um contar sobre vivências de estágio no curso de Pedagogia da UFSC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
MACHADO, R. B.; WAGNER, D. R.; BURIN, N. E.. Participação em banca de Nasarita Rohden.Pensando Matemática pela anamorfose: uma experiência didática em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
MACHADO, R. B.; ARRUDA, J. P.; FLORES, C. R.; LIMA, P. M.; COSTA, D. A.. Participação em banca de Janaina Gorette Moreira de Bitencourt.Entre as Frestas de um Ensino Significativo: A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
MACHADO, R. B.; ARRUDA, J. P.; COSTA, D. A.; FLORES, C. R.. Participação em banca de Simone Fátima de Oliveira.Professora, é de mais ou de menos? O ensino das estruturas aditivas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
FLORES, C. R.; MACHADO, R. B.; PINHO, J. L. R.; WAGNER, D. R.. Participação em banca de Mike Christian Nascimento de Lima.O Nu de Martinho de Haro: interlocuções matemáticas por meio do olhar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
MACHADO, R. B.; COSTA, D. A.; BURIN, N. E.. Participação em banca de Djeison Machado.Propostas didáticas para o ensino do número pi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
FLORES, C. R.; MACHADO, R. B.; PINHO, J. L. R.. Participação em banca de Cássia Aline Schuck.O olho no infinito ou o infinito no olho? Pensando Matemática por meio de pinturas de Victor Meirelles. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
JUNIOR, V. D.; FLORES, C. R.; MACHADO, R. B.; BURIN, N. E.. Participação em banca de Leandro Zelesio Adriano.Matemática e Competências, segundo Perrenoud. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R.; WAGNER, D. R.. Processo Seletivo da área de Ensino de Matemática. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Elogio na Escola: Sobre o ofício do professor. 2018. (Encontro).

2.
II Semana do PPGECT. 2018. (Encontro).

3.
II Seminário Internacional Elogio da Escola. 2018. (Seminário).

4.
II Seminário Internacional Elogio da Escola.Notas à margem: Das mãos e das maneiras. 2018. (Seminário).

5.
XXIV Erematsul.Pelos caminhos de um estágio, uma classe hospitalar e um núcleo de altas habilidades... E um novo modo de se pensar professor. 2018. (Encontro).

6.
Infância, Experiência, Educação e Formação de Professores: Por César Donizette Pereira Leite. 2015. (Seminário).

7.
O atual, o novo e o contemporâneo na educação. Por: Carlos Skliar.. 2015. (Seminário).

8.
VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Entre Práticas [Historiográficas e de Desenho]: Um Movimento Metodológico de Pesquisa. 2015. (Seminário).

9.
VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. DOS CURSOS E [DE]CURSOS DAS PRÁTICAS DE DESENHAR: UMA PROPOSTA DE PESQUISA. 2013. (Congresso).

10.
XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Convergências no Infinito: Discussões sobre arte, matemática e olhar. 2013. (Encontro).

11.
XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Avaliador de trabalhos. 2013. (Encontro).

12.
I ENAPHEM - I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Percursos da disciplina de Desenho no Brasil: Uma Proposta de Pesquisa. 2012. (Encontro).

13.
Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na UFSC.Feira de Ciências e Matemática no ensino infantil: uma experiência interdisciplinar na formação de estudantes do curso de Pedagogia.. 2012. (Simpósio).

14.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM.História de um Ensino de Desenho: Reflexões Metodológicas. 2011. (Outra).

15.
I WORKSHOP - PPGECT. 2010. (Outra).

16.
X Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.O Desenho Geométrico nas Décadas de 60/70 no Colégio de Aplicação da UFSC: Em busca de uma escrita histórica. 2010. (Encontro).

17.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio no Estado de Santa Catarina. 2009. (Outra).

18.
VII Seminário Temático: O Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal: Estudos históricos comparativos. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. . Colóquio Educação (e) Matemática (e) Arte: Elogio da Infância. 2017. (Outro).

2.
COSTA, D. A. ; MACHADO, R. B. ; ARRUDA, J. P. ; FLORES, C. R. . XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970. 2014. (Outro).

3.
FLORES, C. R. ; ARRUDA, J. P. ; MACHADO, R. B. ; RAMOS, E. E. L ; VALENTE, W. R ; ZAGO, H. S. ; BURATTO, I. C. F ; BRIGO, J. . VII Seminário Temático: O Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e Portugal: Estudos históricos comparativos. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jessica Juliane Lins de Souza. Traços surreais no encontro com Salvador Dalí e crianças e matemática e oficina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

2.
Franciele Daltoé. Um estudo sobre a evasão discente nos cursos de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

3.
Gabriela Finn. Curricularização do saber estatístico: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

4.
Priscila Tamara Odorizzi. Entre Matemática, Concepções e Experiências: Um ensaio sobre a constituição de um eu-professora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

5.
Giovanna Daniele Guerra Borges. Uma experiência de leitura: Matemática e Literatura em um grupo de Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

6.
Maiara Duarte. Um contar sobre vivências de estágio no curso de Pedagogia da UFSC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

7.
Nasarita Rohden. Pensando Matemática pela anamorfose: uma experiência didática em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

8.
Janaína Gorette Moreira de Bitencourt. Entre as Frestas de um Ensino Significativo: A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.

9.
Djeison Machado. Propostas didáticas para o ensino do número pi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Rosilene Beatriz Machado.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:47:59