Lucía Silveira Alda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8884601384297781
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Doutora em Letras pela Universidade Federa de Pelotas (UFPEL) em 2018, Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) em 2013, Especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG) em 2016 e licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2010. Atualmente é professora EBTT na área de letras (Português/Inglês e suas respectivas literaturas) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Câmpus Rio Grande e integrante do grupo de pesquisa "Produção de Materiais, Tecnologias e Linguística Aplicada", na mesma instituição, onde coordena o projeto de pesquisa "Elaboração de materiais didáticos com recursos tecnológicos para aulas de língua inglesa", em parceria com a Prof. Ms. Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira (IFSP). Tem interesse por ensino e aprendizagem de línguas e tecnologias móveis e sem fio, softwares e tecnologias educacionais, aplicativos para aprendizagem de línguas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucía Silveira Alda
Nome em citações bibliográficas
ALDA, L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Rio Grande.
Rua Engenheiro Alfredo Huch, 475
Vila Santa Tereza
96201460 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32338681
URL da Homepage: http://www.riogrande.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Metodologias (cri)ativas na escola: A multiplicidade da aprendizagem de língua inglesa baseada em projetos, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; Aprendizagem baseada em projetos; Aprendizagem de língua estrangeira; Tecnologias de Informação e Comunicação; Inteligências múltiplas.
2011 - 2013
Mestrado em Letras (Conceito CAPES 5).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O telefone celular e a aprendizagem de línguas: Uma meta-análise qualitativa de estudos publicados entre 2008 e 2012 nos anais da Conferência Internacional em Aprendizagem Móvel,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Vilson Jose Leffa.
Palavras-chave: Telefone celular; aprendizagem móvel; Língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Aquisição, Variação e Ensino.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2014 - 2016
Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Luz, câmera, ação! Uma produção audiovisual nas aulas de língua inglesa.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
2007 - 2010
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Letras - Português e Espanhol.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Ano de interrupção: 2008




Formação Complementar


2016 - 2016
Teacher Development Course. (Carga horária: 120h).
City College of San Francisco, CCSF, Estados Unidos.
2012 - 2012
Extensão universitária em Tutoria em EaD: O que é e como se faz?. (Carga horária: 80h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Tecnologias na Educação Infantil. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Análise Estatística de Dados Linguísticos. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Elaboração de Experimentos de Percepção da Fala. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2011 - 2011
Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 36h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2011 - 2011
Elaboração de Textos e Trabalhos Científicos. (Carga horária: 4h).
Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
2010 - 2010
As TICS e suas Implicações na Prática Pedagógica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2002 - 2003
Projeto Profissional 2000. (Carga horária: 90h).
Personal Web Informática - Capacitação Profissional, PERSONAL WEB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário

Atividades

05/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Rio Grande, .

Linhas de pesquisa
Educação
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura II
05/2016 - Atual
Extensão universitária , IFRS - Campus Rio Grande, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS).
10/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
10/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira I
08/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura I
08/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa V
04/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Rio Grande, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral.
02/2015 - 05/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira I
02/2015 - 05/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Portuguesa II
Literatura Portuguesa II
Literatura Portuguesa III
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Portuguesa e Literatura I
08/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa V
Literatura IV
2010 - 2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda
Outras informações
Participa do grupo de estudos cadastrado no CNPq, intitulado "Tecnologia e Aprendizagem de Línguas", liderado pelo Prof. Dr. Vilson José Leffa, seguindo como linha de pesquisa a Aprendizagem Mediada pelo Computador (CALL).

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Mestranda
Outras informações
Participa do grupo de estudos cadastrado no CNPq, intitulado "Tecnologia e Aprendizagem de Línguas", liderado pelo Prof. Dr. Vilson José Leffa, seguindo como linha de pesquisa a Aprendizagem Mediada pelo Computador (CALL).

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Letras, .


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário


Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

10/2010 - 02/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, CAIC/RIO GRANDE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Estágio curricular na sétima série do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, inserida no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e é mantida via convênio estabelecido entre a Universidade Federal do Rio Grande e a Prefeitura Municipal do Rio Grande. Ministrou aulas de Língua Inglesa sob a supervisão da Prof. Dr. Letícia Stander Farias e aulas de Língua Portuguesa sob a supervisão da Prof. Dr. Eliana da Silva Tavares.

Atividades

08/2010 - 10/2010
Estágios , Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, .

Estágio realizado
Professora de Língua Portuguesa.
04/2010 - 07/2010
Estágios , Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, .

Estágio realizado
Professora de Língua Inglesa.

Prefeitura Municipal de Canoas, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico II, Carga horária: 40
Outras informações
Atua nas escolas EMEF Gonçalves Dias, EMEF Paulo VI e EMEF Ícaro.

Atividades

04/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Bells English Center, BELLS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

07/2009 - 07/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem Mediada por Computador (CALL)
2.
Aquisição, Variação e Ensino
3.
Educação

Objetivo: Desenvolver pesquisa na área de elaboração de materiais didáticos para aulas de língua inglesa, norteados pelo uso de recursos tecnológicos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Palavras-chave: Língua estrangeira; Língua inglesa; Materiais didáticos; Ensino e aprendizagem; Recursos tecnológicos.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Elaboração de materiais didáticos com recursos tecnológicos para aulas de língua inglesa
Descrição: A língua inglesa tornou-se idioma de referência no cenário mundial a partir da sua condição hegemônica nas relações comerciais e nos veículos de comunicação. Além disso, com essa difusão da língua que ultrapassa fronteiras e possibilita conexões globais, o domínio dessa língua tornou-se de suma importância no que tange as oportunidades profissionais, acadêmicas e pessoais. Por ser bastante valorizada socialmente, a língua inglesa integra uma grande parte dos currículos escolares brasileiros. No entanto, as condições oferecidas na maioria das escolas públicas não propiciam um ambiente ideal para a sua aprendizagem efetiva. Dentre os problemas apontados nos ambientes educacionais formais, destaca-se a questão do material didático reduzido ao giz e ao livro didático, geralmente descontextualizado da realidade do educando, o que se torna fator limitante no processo de ensino-aprendizagem. Com base nessas observações, verificou-se a necessidade de propostas significativas para suprir as possíveis deficiências verificadas na sala de aula. Para tanto, fundamentando-se nos conceitos da abordagem comunicativa de línguas e nos princípios de design instrucional, a partir de uma pesquisa documental, materiais didáticos para a aprendizagem de língua inglesa disponíveis na internet serão coletados e analisados. Após a organização das informações recolhidas, propõe-se, como objetivo principal deste estudo, elaborar materiais didáticos que cumpram critérios determinados para uma aprendizagem de língua inglesa efetiva, norteados pelo uso de recursos tecnológicos. Posteriormente, os resultados da pesquisa serão estabelecidos em um repositório digital compartilhado com a comunidade discente, docente e público externo, reforçando a tríade essencial entre pesquisa, ensino e extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Lucía Silveira Alda - Coordenador / Maria Eduarda Cunha da Silveira - Integrante / Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira - Integrante / CAMILA MOTTA ÁVILA - Integrante / Letícia Morales Lehn - Integrante / Thiago Papaleo Souto - Integrante.
2014 - Atual
Recursos educacionais abertos para o ensino de línguas online
Descrição: O projeto insere-se na área do Letramento Digital, com foco no uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) para o ensino de línguas online. Entende-se que os REAs apresentam dois problemas ainda não resolvidos: (1) como incorporar um conteúdo educacional a um artefato digital e (2) como adaptar o recurso educacional a um determinado contexto. Para isso, propõe-se elaborar um instrumento que permita ao professor não só transformar artefatos digitais em recursos educacionais, inserindo o conteúdo educacional, mas também adaptar os recursos educacionais já existentes para atender adequadamente às necessidades que emergem de seu contexto de ensino. A metodologia usada consta de uma meta-análise inicial dos artefatos digitais disponíveis aos professores, seguida de um levantamento dos procedimentos que podem ser usados para dotar esses recursos de conteúdo educacional e finalmente dos mecanismos que podem ser usados para garantir que um REA seja aberto nos dois sentidos mais relevantes da palavra: (1) aberto a todos que o desejarem usar, sem restrições de plataforma, e (2) aberto a mudanças no próprio recurso, viabilizando adaptações ao contexto de uso. Os resultados esperados incluem uma taxonomia dos REAs, a criação de repositórios de REAs para o ensino de línguas e a produção de recursos educacionais abertos e adaptativos com base no princípio da colaboração em massa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
Descrição: Investigar o ensino e aprendizagem de línguas mediados pelas tecnologias digitais, incluindo aspectos práticos e teóricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Processos de significação: competência comunicativa e argumentação
Descrição: O projeto "Processos de significação: competência comunicativa e argumentação" constitui uma nova etapa relativa ao projeto de pesquisa, ensino e extensão "A Bela e a Fera: uma perspectiva de ensino ou a língua materna na escola" (CNPq 2001 e 2002; FAPERGS 2002), finalizado em fevereiro de 2003. O projeto "A Bela e a Fera" estabeleceu um canal de contato entre os estudos sobre ensino de língua materna e a comunidade escolar de ensino fundamental e médio, das cidades de Rio Grande e de São José do Norte. Na ocasião, estabeleceu-se como escopo dO trabalho o ensino de gramática na escola, bem como sua relação com o desenvolvimento da competência comunicativa (Travaglia: 2005), ou habilidade discursiva (que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve fundamentar o estudo de língua materna na escola). Nessa medida, o trabalho relativo ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos avança, redimensionando seu objeto e seu alcance. Assim, "Processos de significação: competência comunicativa e argumentação" busca compreender os mecanismos envolvidos na constituição da significação, analisando o funcionamento das ferramentas lingüísticas e enunciativas que constituem a argumentação enquanto fenômeno semântico envolvido no estabelecimento do sentido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lucía Silveira Alda - Integrante / Eliana da Silva Tavares - Coordenador / Giliard Ávila Barbosa - Integrante / Raquel Prisco Vargas - Integrante / Luiza Teixeira Braz - Integrante / Adriane Freitas da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Ciclo de cinema: A condição feminina
Descrição: O ?Ciclo de cinema: a condição feminina? pretende, a partir do debate de obras cinematográficas, discutir a representação da mulher em nossa sociedade. Centrado em filmes de diversas épocas e de diferentes realizadores, a proposta busca estimular o conhecimento de inúmeras identidades femininas, vistas de variadas perspectivas, o que acarreta refletir a respeito da forma como estas identidades se manifestam e se transformam em nosso imaginário..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Literatura e resistência
Descrição: O curso ?Literatura e resistência? visa, primeiramente, a divulgação de textos literários que se posicionam na contramão de estruturas de poder vigentes, sejam materiais ou discursivas. Por intermédio do debate de uma série de obras, advindas de diversas épocas e países e articuladas em variados gêneros, busca-se refletir a respeito da ideia de ?resistência? seu lugar no sistema literário e seu papel na configuração de textos fundamentais da literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Entre Marias: pautas feministas
Descrição: O projeto Entre Marias: pautas feministas, busca a construção de um espaço coletivo e de grande alcance para debater pautas relevantes para o movimento feminista. Acredita-se que através desse espaço será possível desmistificar o feminismo e evidenciar a luta das mulheres pela igualdade de direitos entre homens e mulheres..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS)
Descrição: O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) é um Núcleo de Ações Afirmativas instituído no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Rio Gande). O NEPGS visa desenvolver programas, ações e/ou atividades que envolvam as temáticas relacionadas a Corpo, Gênero, Sexualidade e Diversidade no campus; fornecer assessoramento e consultoria à Coordenadoria de Assistência Estudantil do campus, em situações ou casos que envolvam essas temáticas; desenvolver estudo e produção científica sobre as temáticas do Núcleo a fim de contribuir para este campo de conhecimento e para os currículos dos cursos ofertados; auxiliar na elaboração da normativa que possibilita a utilização do nome social por alunos e servidores, em todos os atos e procedimentos desenvolvidos no IFRS; articular os diversos setores da Instituição nas atividades relativas às temáticas de atuação dos NEPGSs, definindo prioridades de ações, aquisição de equipamentos, materiais didático-pedagógicos a serem utilizados nas práticas educativas e ações de ensino, pesquisa e extensão; participar das políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão para compor o planejamento da Instituição no que se refere ao atendimento, aconselhamento e acompanhamento de pessoas que em função de gênero e/ou sexualidade que se encontram em vulnerabilidade social, cultural e/ou educacional; discutir a importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades sociais, com ênfase nas desigualdades de gênero; Conhecer e debater junto à comunidade escolar e local sobre as Leis que tratam da união civil de pessoas de mesmo sexo, cirurgias de redesignação sexual e alterações no nome de travestis, transexuais e transgêneros; fomentar discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, sintomas e tratamentos, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e órgãos afins; e opinar sobre questões pertinentes que lhe forem encaminhadas, e que envolvam a temática de estudo e pesquisa do núcleo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: LínguaTec


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gênero e Sexualidade.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Catalão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Destaque na 11ª Mostra da Produção Universitária pelo trabalho "Aprendendo com mobilidade: Refletindo sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa", Universidade do Rio Grande (FURG).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3DUARTE, Gabriela Bohlmann2016DUARTE, Gabriela Bohlmann ; ALDA, L. S. ; LEFFA, V. J. . GAMIFICAÇÃO E O FEEDBACK CORRETIVO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PELO DUOLINGO. RAÍDO (ONLINE), v. 10, p. 114-128, 2016.

2.
1ALDA, L. S.2014ALDA, L. S.. A MOBILIDADE NA APRENDIZAGEM: UMA NOVA DIMENSÃO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADA POR TELEFONE CELULAR. TEXTO LIVRE, v. 7, p. 98-106, 2014.

3.
2ALDA, L. S.2014ALDA, L. S.; LEFFA, V. J. . ENTRE A CARÊNCIA E A PROFUSÃO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADA POR TELEFONE CELULAR. CONEXÃO: COMUNICAÇÃO E CULTURA, v. 13, p. 75-97, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALDA, L. S.; SILVEIRA, M. E. C. . Uma a cada onze. In: 13 Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2017. p. 1-10.

2.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de línguas mediada por telefone celular: resultados de uma meta-análise qualitativa. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 2014, Buenos Aires/Argentina. Memorias del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 2014.

3.
ALDA, L. S.; DAMASCENO, V. D. . Aprendizagem de língua estrangeira ao alcance da sua mão: as potencialidades do telefone celular no contexto educacional. In: II Seminário Diálogos em Educação a Distância - II SEDEaD e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013, Rio Grande/RS. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013. v. II. p. 97-106.

4.
DAMASCENO, V. D. ; ALDA, L. S. . Um olhar sobre as TICs no Ensino Médio. In: II Seminário Diálogos em Educação a Distância - II SEDEaD e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013, Rio Grande/RS. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013. v. II. p. 123-132.

5.
ALDA, L. S.. Novas tecnologias, novos alunos, novos professores? Refletindo sobre o papel do professor na contemporaneidade. In: XII Seminário Internacional em Letras: Língua e Literatura Na (Pós) Modernidade - XII InLetras, 2012, Santa Maria/RS. Anais Seminário Internacional em Letras Unifra. Santa Maria/RS: UNIFRA, 2012. v. 2.

6.
ALDA, L. S.. Aprendendo inglês na era da mobilidade: uma análise do aplicativo 'Voxy'. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas/RS. VII SENALE - Ensino e Linguagem: Novos desafios. Pelotas/RS, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALDA, L. S.. O telefone celular e a aprendizagem de línguas: Uma meta-análise qualitativa. In: XVI ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação UFPEL, 2014, Pelotas/RS. Anais 2014 - Letras e Artes, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALDA, L. S.. Aplicativos e ensino de línguas: Uma análise combinatória em três perspectivas. In: The 18th World Conference of Applied Linguistics, 2017, Rio de Janeiro. Proceedings of the 18th World Conference of Applied Linguistics, 2017.

2.
ALDA, L. S.. Teaching English in a Brazilian public school: The experience of collaboration and the use of technology in language classes. In: International Educational Technology Conference (IET-C), 2017, Boston. IETC 2017 Proceedings Book. Boston: The Association of Science, Education and Technology (TASET), 2017. v. 2. p. 382-382.

3.
ALDA, L. S.; GASPARIN, C. V. . Aprendizagem colaborativa em sala de aula: uma experiência interdisciplinar no Ensino Médio. In: VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (VII JETAL), 2017, Rio Grande. Caderno de programação e resumos. Rio Grande: IFRS, 2017. v. 7. p. 41-41.

4.
ALDA, L. S.. Mobile Phones and Language Learning: A Qualitative Meta-Analysis of Studies Published between 2008 and 2012 in the Proceedings of the International Conference on Mobile Learning. In: 18th International Conference on Education, Teaching and E-learning (ICETE), 2016, Zurique. Conference Proceedings. Zurique: World Academy of Science, Education and Technology, 2016. v. 10. p. 1167-1167.

5.
ALDA, L. S.. Aplicativos e ensino de línguas: uma análise combinatória em três perspectivas. In: VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (VI JETAL), 2016, Pelotas. Caderno de Programação e Resumos. Pelotas: UCPEL, 2016. v. 6. p. 40-41.

6.
ALDA, L. S.. Desenvolvendo aplicativos para o ensino de línguas: Quais as possibilidades?. In: V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2015, Santa Maria. Caderno de Resumos. Santa Maria: UFSM, 2015. v. 5. p. 26-26.

7.
ALDA, L. S.. Aprendendo idiomas na contemporaneidade: Resultados de uma meta-análise qualitativa sobre o uso do telefone celular na aprendizagem. In: IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - IV JETAL, 2014, Pelotas/RS. Caderno de Programação e Resumos, 2014. v. 4. p. 38-39.

8.
DUARTE, G. B. ; ALDA, L. S. . Gamificação, feedback e Duolingo: jogando e aprendendo outras línguas?. In: 13ª Mostra de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), 2014, Pelotas/RS. Anais da 13ª Mostra de Pós-Graduação da UCPEL, 2014.

9.
ALDA, L. S.; DUARTE, G. B. . Cada lição é um jogo: Uma análise do aplicativo Duolingo sob os Princípios de Usabilidade de Design. In: 13ª Mostra de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), 2014, Pelotas/RS. Anais da 13ª Mostra de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), 2014.

10.
ALDA, L. S.. A evolução do telefone celular e o seu impacto nas práticas sociais. In: III JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2013, Pelotas/RS. Caderno de Programação e Resumos, 2013. p. 43-43.

11.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de língua inglesa na era da mobilidade: uma reflexão sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta pedagógica. In: I Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo/RS. I Encontro Sul Letras. São Leopoldo/RS: UNISINOS, 2012. v. I. p. 1-883.

12.
ALDA, L. S.. Aprendendo inglês na era da mobilidade: uma análise do aplicativo 'Voxy'. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas/RS. VII SENALE - Ensino e Linguagem: Novos desafios, 2012.

13.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de língua inglesa na era da mobilidade: uma reflexão sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta pedagógica. In: Salão Universitário - 11ª Mostra de Pós-Graduação, 2012, Pelotas/RS. Salão Universitário 2012, 2012.

14.
ALDA, L. S.. Mobile Learning: O uso do aparelho celular como ferramenta de ensino. In: VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, 2011, Sorocaba. Caderno de Resumos 2011, 2011.

15.
ALDA, L. S.. Mobile learning: Como utilizar o aparelho celular como ferramenta de ensino. In: Salão Universitário - 10ª Mostra de Pós-Graduação, 2011, Pelotas/RS. Salão Universitário 2011, 2011.

16.
ROSA, S. H. D. ; ALDA, L. S. ; DURO, S. H. . O desenvolvimento sociocultural de alunos da escola pública por meio do aprendizado de língua inglesa. In: II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Eduação, 2010, Rio Grande/RS. II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, S. H. D. ; ALDA, L. S. . Claire Kramsch e Paulo Freire: Um diálogo possível na aprendizagem de língua inglesa como forma de empoderamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALDA, L. S.; SILVEIRA, M. E. C. . Uma a cada onze. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALDA, L. S.. Aplicativos e ensino de línguas: Uma análise combinatória em três perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALDA, L. S.. Teaching English in a Brazilian public school: The experience of collaboration and the use of technology in language classes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALDA, L. S.; GASPARIN, C. V. . Aprendizagem colaborativa em sala de aula: Uma experiência interdisciplinar no ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ALDA, L. S.. Quebrando o paradigma tradicional de ensino? Sobre ensino colaborativo e o uso de tecnologias nas aulas de língua inglesa - Uma experiência no ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALDA, L. S.. Mobile Phones and Language Learning: A Qualitative Meta-Analysis of Studies Published between 2008 and 2012 in the Proceedings of the International Conference on Mobile Learning. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALDA, L. S.. Aplicativos e ensino de línguas: uma análise combinatória em três perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALDA, L. S.. Desenvolvendo aplicativos para o ensino de línguas: Quais as possibilidades?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ALDA, L. S.; DUARTE, G. B. . Cada lição é um jogo: Uma análise do aplicativo Duolingo sob os princípios de usabilidade de design. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALDA, L. S.. O telefone celular e a aprendizagem de línguas: uma meta-análise qualitativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de línguas mediada por telefone celular: resultados de uma meta-análise qualitativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALDA, L. S.. Aprendendo idiomas na contemporaneidade: Resultados de uma meta-análise qualitativa sobre o uso do telefone celular na aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de língua estrangeira ao alcance da sua mão: as potencialidades do telefone celular no contexto educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ALDA, L. S.. A evolução do telefone celular e o seu impacto nas práticas sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BLAAS, M. C. ; ALDA, L. S. . Leitura digital: conceitos, reflexões e influências na sala de aula de LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALDA, L. S.. Novas tecnologias, novos alunos, novos professores? Refletindo sobre o papel do professor na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALDA, L. S.. Aprendendo inglês na era da mobilidade: uma análise do aplicativo 'Voxy'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de língua inglesa na era da mobilidade: Uma reflexão sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALDA, L. S.. Aprendendo com mobilidade: Refletindo sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALDA, L. S.. Aprendizagem de língua inglesa na era da mobilidade: Uma reflexão sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALDA, L. S.. Mobile Learning: O uso do aparelho celular como ferramenta de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MARRONI, F. V. ; ALDA, L. S. ; DAMASCENO, V. D. ; BLAAS, M. C. ; THEISEN, J. M. ; MATARREDONA, E. A. C. ; RECUERO, C. . Escola Almirante Raphael Brusque - Colônia dos Pescadores Z3/Pelotas. Exemplo de inclusão digital e social.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
ALDA, L. S.. Utilizando tecnologias em sala de aula: possibilidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
ROSA, S. H. D. ; ALDA, L. S. ; DURO, S. H. . O desenvolvimento sociocultural de alunos da escola pública por meio do aprendizado de língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALDA, L. S.; MACHADO, R. A. ; RICHTER, M. W. . Paralelo 30. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALDA, L. S.; SILVEIRA, M. E. C. . Nós, mulheres: a importância da sororidade e do empoderamento feminino. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALDA, L. S.; SILVEIRA, M. E. C. . Uma a cada onze. 2017. (Documentário).

3.
ALDA, L. S.. O vídeo como ferramenta pedagógica: reflexões e procedimentos. 2011. .

4.
ALDA, L. S.. Normas técnicas de formatação ABNT. 2011. .

5.
ALDA, L. S.. Portas Abertas para o Mundo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DAMASCENO, V. D.; ALDA, L. S.; PARDO, E. R.. Participação em banca de Juliete Bonemann Leal.A representação da mulher nas propagandas do Boticário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Redação e Revisão de Textos) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALDA, L. S.; ALMEIDA, A. C. P.; SANTOS, D. B.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
ALDA, L. S.. VI Feira de Ciências e Inovação Tecnológica. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
ALDA, L. S.. Reimagine Education Awards. 2018. Wharton School of Business, University of Pennsylvania.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Mundos de Mulheres. Uma a cada onze. 2017. (Congresso).

2.
International Educational Technology Conference. Teaching English in a Brazilian public school: The experience of collaboration and the use of technology in language classes. 2017. (Congresso).

3.
Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).Quebrar o paradigma tradicional de ensino? Sobre ensino colaborativo e o uso de tecnologias na aula de Língua Inglesa: Uma experiência no Ensino Médio. 2017. (Outra).

4.
The 18th World Congress of Applied Linguistics. Aplicativos e ensino de línguas: Uma análise combinatória em três perspectivas. 2017. (Congresso).

5.
VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas - JETAL.Aprendizagem colaborativa em sala de aula: Uma experiência interdisciplinar no ensino médio. 2017. (Outra).

6.
18th International Conference on Education, Teaching and E-learning (ICETE). Mobile Phones and Language Learning: A Qualitative Meta-Analysis of Studies Published between 2008 and 2012 in the Proceedings of the International Conference on Mobile Learning. 2016. (Congresso).

7.
Cooperação Brasil-EUA: A experiência da capacitação de professores de Inglês da Rede Federal nos Estados Unidos. 2016. (Seminário).

8.
14ª Mostra de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).O vídeo no processo de ensino-aprendizagem: Uma produção audiovisual nas aulas de língua inglesa. 2015. (Outra).

9.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.Idiomas e mobilidades: O telefone celular e a aprendizagem de línguas na palma da mão. 2015. (Simpósio).

10.
Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada: Vozes do Sul. 2015. (Outra).

11.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (V JETAL).Desenvolvendo aplicativos para o ensino de línguas: Quais as possibilidades?. 2015. (Outra).

12.
13ª Mostra de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).Cada lição é um jogo: Uma análise do aplicativo Duolingo sob os Princípios de Usabilidade de Design. 2014. (Simpósio).

13.
Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Aprendizagem de línguas mediada por telefone celular: resultados de uma meta-análise qualitativa. 2014. (Congresso).

14.
IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL).Aprendendo idiomas na contemporaneidade: resultados de uma meta-análise qualitativa sobre o uso do telefone celular na aprendizagem. 2014. (Simpósio).

15.
XVI ENPÓS - Encontro de Pós-Graduação UFPEL.O telefone celular e a aprendizagem de línguas: Uma meta-análise qualitativa. 2014. (Encontro).

16.
III JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.A evolução do telefone celular e o seu impacto nas práticas sociais. 2013. (Simpósio).

17.
II SEDEaD - Seminário Diálogos em Educação à Distância.Aprendizagem de língua estrangeira ao alcance da sua mão: As potencialidades do telefone celular no contexto educacional. 2013. (Seminário).

18.
11ª Mostra da Produção Universitária - Encontro de Pós-Graduação.Aprendendo com mobilidade: Refletindo sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa. 2012. (Encontro).

19.
Aprendizaje Ubicuo: Dispositivos móviles y contenidos digitales. 2012. (Seminário).

20.
I Encontro Sul Letras.Aprendizagem de língua inglesa na era da mobilidade: uma reflexão sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta pedagógica. 2012. (Encontro).

21.
I Seminário Diálogos em Educação a Distância. 2012. (Seminário).

22.
Salão Universitário 2012 - 11ª Mostra de Pós-Graduação.Aprendizagem de língua inglesa na era da mobilidade: uma reflexão sobre as potencialidades do telefone celular como ferramenta pedagógica. 2012. (Outra).

23.
VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino - VII SENALE.Aprendendo inglês na era da mobilidade: uma análise do aplicativo. 2012. (Seminário).

24.
XII Seminário Internacional em Letras - INLETRAS.Novas tecnologias, novos alunos, novos professores? Refletindo sobre o papel do professor na contemporaneidade. 2012. (Seminário).

25.
3º Seminário de Boas Práticas Digitais.Escola Almirante Raphael Brusque - Colônia dos Pescadores Z3/Pelotas. Exemplo de inclusão digital e social.. 2011. (Seminário).

26.
Congresso Nacional de Ambiente Hipermídia para Aprendizagem - CONAHPA. 2011. (Congresso).

27.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.Mobile Learning: O uso do aparelho celular como ferramenta de ensino. 2011. (Encontro).

28.
II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação - SENALCE.O desenvolvimento sociocultural de alunos da escola pública por meio do aprendizado de língua inglesa. 2010. (Seminário).

29.
VI Semana de Letras - O Regionalismo: Restringindo lugares, ampliando conceito e horizontes. 2008. (Seminário).

30.
Seminário Nacional de Metodologia do Ensino de Línguas e Literatura. 2007. (Seminário).

31.
V Semana de Letras - Língua, Linguagem e Ensino: Múltiplas perspectivas e possibilidades. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEFFA, V. J. ; ALMEIDA, A. C. P. ; FONTANA, M. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; FIALHO, V. R. ; GASPARIN, C. V. ; FEIJO, G. C. ; ANASTACIO, H. G. S. ; ALDA, L. S. ; REGO, M. S. ; NUNES, R. C. ; FREDO, R. C. . VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (VII JETAL). 2017. (Outro).

2.
ALDA, L. S.. I Semana Feminista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Rio Grande). 2016. (Outro).

3.
ALDA, L. S.; LEFFA, V. J. ; FIALHO, V. R. ; FONTANA, M. V. L. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; GUEDES, L. K. ; ALMEIDA, A. C. P. ; SANTOS, C. G. ; PINTO, C. M. ; GARCIA, D. E. S. ; QUADROS, G. B. F. ; SEDREZ, N. H. . III JETAL - Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013. (Outro).

4.
ALDA, L. S.; MARRONI, F. V. ; DAMASCENO, V. D. ; QUADROS, G. B. F. . CENOTEC - Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias. 2012. (Outro).

5.
ALDA, L. S.; SOBRAL, A. ; LEFFA, V. J. ; PEREIRA, A. E. . VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Alice Rodrigues Cornetet. Indefinido. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Maria Eduarda Cunha da Silveira. Indefinido. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Thiago Papaleo Souto. Indefinido. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Letícia Morales Lehn. Indefinido. Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Maria Eduarda Cunha da Silveira. Uma a cada onze. 2017. Orientação de outra natureza. (Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Lucía Silveira Alda.

2.
Brenda Farias Pacheco. Desenho sobre Diversidade Sexual e Gênero. 2016. Orientação de outra natureza. (Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Lucía Silveira Alda.

3.
Maria Eduarda Cunha da Silveira. Desenho sobre Diversidade Sexual e de Gênero. 2006. Orientação de outra natureza. (Automação Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Lucía Silveira Alda.



Outras informações relevantes


Membro da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 23:56:37