Severina Coêlho da Silva Cantanhede

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6339973892203174
  • Última atualização do currículo em 25/08/2018


Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar, atuando na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Assistente, em regime de dedicação do exclusiva do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Severina Coêlho da Silva Cantanhede
Nome em citações bibliográficas
CANTANHEDE, S. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Pró-Reitoria de Graduação.
AV. JOSÉ ANSELMO, 2008
São Benedito
65400000 - Codó, MA - Brasil - Caixa-postal: 676
Telefone: (98) 36619145


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química., Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPEMA, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Química; Divulgação científica; CTS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
1996 - 2003
Graduação em Química Licenciatura.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: Síntese e caracterização da silica-titânia modificada com diaminas: aplicação na adsorção de cátions divalentes.
Orientador: Cícero Wellington Brito Bezerra.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso Ambientação Docente 2018. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2006 - 2006
Formação continuada de prof da proposta curricular. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de São Luis/MA, PREF.MUNSL/MA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Medotologia para o ensino de ciências naturais
Instrumentação para o ensino de ciências naturais

Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I)
01/2013 - 06/2013
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I)
01/2013 - 02/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Ambiental

Secretaria Municipal de Educação de São Luis, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Núcleo de Educação Ambiental, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Matemática básica: tutoria entre iguais.
Descrição: Atualmente, o meio acadêmico tem discutido sobre as contribuições da Aprendizagem Cooperativa para melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Isso por que, essa metodologia tem apresentado potencial significativo para uma aprendizagem mais ativa desenvolvida por meio do estímulo. A Aprendizagem Cooperativa se caracteriza como um tipo de aquisição de conhecimento baseada na resolução de problemas e, está relacionada com a Aprendizagem Colaborativa que busca a interação entre os estudantes de forma a alcançar objetivos comuns. Desta forma, essa proposta metodológica de ensino proporciona uma liberdade de posicionamento e discussão, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais dos indivíduos, criatividade e equilíbrio individual. A Tutoria entre Iguais é conhecida como uma variante da Aprendizagem Cooperativa, pois entre os dois participantes da dupla é gerada uma ligação de interdependência positiva. Isso constitui benefícios tanto para o tutor quanto para o tutorado. Essa proposta de ensino é bastante divulgada nos países das Américas e é empregada em várias áreas curriculares e para quase todas as faixas etárias e níveis educacionais. Além disso, em particular, é apontada para estudantes com exigências educacionais específicas. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo verificar, a partir da Aprendizagem Cooperativa - Tutoria entre Iguais, suas possíveis contribuições para a melhoria do processo de alfabetização de estudantes com dificuldades específicas de aprendizagem na educação básica na área de Matemática, partindo do pressuposto que atividades cooperativas podem contribuir para uma relação mais positiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, como também na aquisição, por parte dos alunos, de habilidades e conhecimentos relacionados aos conteúdos abordados. Neste sentido, torna-se importante repensar a necessidade de desprezar práticas absoletas, que consideram que os estudantes só compreendem a partir do auxílio do professor em sala de aula, passando a valorizar uma prática mediadora que valorize a interação entre iguais. Neste segmento, a Tutoria entre Iguais se apresenta como uma oportunidade de valorização do trabalho em grupo, pois proporciona o aperfeiçoamento das colaborações individuais com o propósito de alcançar objetivos comuns para a equipe. Os procedimentos adotados para realização desta proposta de ensino estão baseados no trabalho desenvolvido por Monereo e Gisbert (2005)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Severina Coêlho da Silva Cantanhede - Coordenador / Roselha Silva Machado - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - Atual
Utilização de Textos de Divulgação Científica - TDC como Recurso Didático no Ensino de Química.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leonardo Baltazar Cantanhede em 11/02/2014.
Descrição: A utilização de Textos de Divulgação Científica - TDC no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciência. Estudos recentes revelam as potencialidades de tal uso no desenvolvimento de habilidades importantes para a formação dos estudantes. Nesta perspectiva, pretendemos, durante a realização do presente projeto: analisar, selecionar e classificar TDC publicados em revistas de divulgação cientifica como a ciência hoje relacionados a área de química, tendo em vista a discussão de características destes textos capazes de auxiliar os professores na sua utilização como recurso didático no ensino básico de químico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Severina Coêlho da Silva Cantanhede - Integrante / Leonardo Baltazar Cantanhede - Coordenador / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Acta Tecnológica
2015 - Atual
Periódico: Scientia Plena


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino da Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Química de Superfície.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
1º Lugar na categoria apresentação oral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, F. C. S.2017FERREIRA, F. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Uma Estratégia Didática no Formato de Oficina para o Ensino do Conteúdo Soluções Químicas a Partir do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 11, p. 114, 2017.

2.
DIAS, G. R.2017DIAS, G. R. ; BENTO, J. I. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Textos de Divulgação Científica como uma Perspectiva para o Ensino de Matemática
Science Popularization Articles as a Perspective for the Teaching of Mathematics. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, p. 291-313, 2017.

3.
DIAS, G. R.2016DIAS, G. R. ; SILVA, J. M. ; BENTO, J. I. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Textos de Divulgação Científica: análise e caracterização para utilização no Ensino de Matemática. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, p. 84-98, 2016.

4.
MURY, D. F. T.2015MURY, D. F. T. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . ABORDAGEM DO CONTEÚDO POLÍMEROS SINTÉTICOS A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO E RECICLAGEM NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 9, p. 37-47, 2015.

5.
CANTANHEDE, S. C. S.2007 CANTANHEDE, S. C. S.; CANTANHEDE, L. B. ; BEZERRA, C. W. B. ; FARIAS, R. F. ; SANTANA, S. A. A. ; SCHULTZ, M. S. ; SILVA, H. A. S. . Adsorção de Ni2+, Co2+, Cu2+ e Zn2+ em Sílica-titânia Organofuncionalizada. Química no Brasil, v. 1, p. 15-20, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CANTANHEDE, S. C. S.; ALEXANDRINO, D. M. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de Divulgação Científica como Recurso Didáticos no Ensino de Química. 1. ed. , 2015. 37p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORDEIRO, M. L. S. ; ALMEIDA, N. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. . A prática da experimentação como alternativa para o ensino da química: I Feira de Ciências do PIBID. In: I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015, Bacabal. Anais do I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015.

2.
SANTOS, D. S. ; GUIMARAES, A. C. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Ecobrinquedos: uma alternativa para facilitar a aprendizagem. In: I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015, Bacabal. Anais do I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015.

3.
ARAUJO, K. S. ; SANTOS, N. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Discutindo sustentabilidade na I feira de ciências do PIBID. In: I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015, Bacabal. Anais do I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015.

4.
ARAUJO, K. S. ; SANTOS, N. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Jogo Trilha Periódica: uma ferramenta didática para o ensino de ciências. In: I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015, Bacabal. Anais do I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015.

5.
SILVA, M. S. ; ROCHA, J. A. ; SOUSA, J. L. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Reciclagem de garrafas PET como prática de educação ambiental. In: I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015, Bacabal. Anais do I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência, 2015.

6.
CANTANHEDE, S. C. S.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados da seção 'O leitor pergunta' da revista Ciência Hoje: concepções de Ciência-Tecnologia-sociedade. In: II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências, 2010, Brasília. II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino de Ciências, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, B. L. S. ; BEZERRA, C. W. B. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Ciência, Tecnologia e Sociedade: reflexões e implicações sobre o ensino de química nas publicações dos eventos cieníficos. In: 16° Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018, Rio de Janeiro/RJ. Anais do 16° Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2018. v. único.

2.
SOUSA, B. L. S. ; BEZERRA, C. W. B. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Análise e caracterização de Textos de Divulgação Científica como ferramenta possibilitadora a inserção do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino médio de Química. In: 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Anais do 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017. v. único.

3.
SOUSA, B. L. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Estudo de polímeros na educação básica a partir de textos de divulgação científica da revista ciência hoje, seção 'O Leitor Pergunta'.. In: 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Anais do 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017. v. único.

4.
SOUSA, F. S. ; CUNHA, A. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Abordagem da história da Ciência nos livros de Química do 1° ano do PNLD 2015: Ligações Químicas como objeto de investigação.. In: 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Anais do 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017. v. único.

5.
FERNANDES, E. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Uma perspectiva metodológica para utilização de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química a partir do Tema Transversal saúde.. In: 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Anais do 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017. v. único.

6.
SILVA, M. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Utilização do método Jigsaw, como facilitador de aprendizagem do conteúdo químico separação de misturas.. In: 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Anais do 57º Congresso Brasileiro de Química, 2017. v. único.

7.
FERNANDES, E. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Textos de divulgação científica como recurso didático para o estudo da função álcool a partir do tema transversal saúde. In: 2º Simpósio Nordestino de Química, 2016, Teresina. Anais do 2º Simpósio Nordestino de Química, 2016.

8.
SOUSA, B. L. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Textos de divulgação científica como instrumento didático para o estudo de polímeros.. In: 2º Simpósio Nordestino de Química, 2016, Teresina. Anais do 2º Simpósio Nordestino de Química, 2016.

9.
MURY, D. F. T. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Educação Ambiental: uma proposta para a abordagem da temática 'Lixo e Reciclagem' em aulas de química da 3ª série do Ensino Médio. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015.

10.
FERREIRA, F. C. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Aprendizagem cooperativa: uma proposta de oficina para abordagem do conteúdo Soluções Químicas pelo método Jigsaw.. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015.

11.
ARAUJO, K. S. ; SANTOS, N. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Recurso lúdico nas aulas do PIBID: aplicação do jogo trilha periódica no ensino de Química.. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015.

12.
LEITE, M. A. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Intervenção didática em uma perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA: abordando o conteúdo Hidrocarbonetos.. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015.

13.
FERNANDES, E. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Revista Ciência Hoje: seleção e caracterização de Textos de Divulgação Científica com ênfase no ensino de Química.. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015.

14.
SOUSA, B. L. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Revista Ciência Hoje: análise e caracterização artigos da seção 'O Leitor Pergunta' para a utilização como recurso didático no Ensino de Química.. In: 13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química, 2015, Fortaleza. Anais do 13º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, B. L. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. ; ROJAS, M. O. A. I. . Conteúdos de química do ensino médio abordados nos Textos de Divulgação Científica da Revista Ciência Hoje.. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. v. Único. p. 3538-3538.

2.
CANTANHEDE, S. C. S.; QUEIROZ, S. L. . Utilização de TDC em aulas de química do Ensino Médio: ênfase em textos da revista Ciência Hoje.. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. v. Único. p. 5293-5293.

3.
SOUSA, B. L. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Artigos de Divulgação Científica: um instrumento didático para a química do ensino médio.. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. Anais da 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014.

4.
FERNANDES, E. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. . Classificação e Abordagem de Textos de Divulgação Científica da revista Ciência Hoje - seção ?Mundo de Ciência?, de acordo com os conteúdos químicos do ensino médio.. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. v. Único. p. 3199-3199.

5.
FERNANDES, E. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. ; ROJAS, M. O. A. I. . Artigos da seção ?Mundo de Ciência? da Revista Ciência Hoje: um recurso para o ensino de química. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. Anais da 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014. v. Único.

6.
FERREIRA, F. C. S. ; CANTANHEDE, L. B. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Aprendizagem Cooperativa: uma proposta de oficina para a abordagem do conteúdo 'Separacão de Misturas' pelo método Jigsaw. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. v. único. p. 3735-3735.

7.
CANTANHEDE, S. C. S.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados na seção ?Mundo de Ciência? da Revista Ciência Hoje.. In: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

8.
CANTANHEDE, S. C. S.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Conteúdos químicos contemplados na seção ?O leitor pergunta? da Revista Ciência Hoje. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasilieira de Química, 2010.

9.
CANTANHEDE, S. C. S.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Artigos da revista ciência hoje: possibilidades de uso no ensino de química.. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasília: UNB, 2010.

10.
CANTANHEDE, S. C. S.; CANTANHEDE, L. B. ; BEZERRA, C. W. B. ; FARIAS, R. F. ; SCHULTZ, M. S. ; SANTANA, S. A. A. ; SILVA, H. A. S. . Adsorção de Ni2+, Co2+, Cu2+ e Zn2+ em Sílica-titânia Organofuncionalizada. In: 16º Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti, 2007, Franca. 16º Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti, 2007. v. Único. p. 179.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, R. S. ; SILVA, B. C. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Matemática Básica: tutoria entre iguais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, R. F. ; MACIEL, A. C. ; LIMA, M. P. ; PEREIRA, G. W. T. ; CANTANHEDE, S. C. S. . A importância da relação família e escola na visão de gestores educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, G. W. T. ; FAUSTINO, N. A. ; MACIEL, A. C. ; LIMA, M. P. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Tecnologias da Informação no ensino de matemática: uma proposta para o conteúdo de Geometria - 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUIMARAES, A. C. M. ; SANTOS, D. S. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Ecobrinquedos: uma alternativa para facilitar a aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ARAUJO, K. S. ; SANTOS, N. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Jogo trilha periódica: uma ferramenta didática para o ensino de ciências.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ARAUJO, K. S. ; SANTOS, N. M. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Discutindo sustentabilidade na I feira de ciências do PIBID. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, M. S. ; ROCHA, J. A. ; SOUSA, J. L. S. ; OLIVEIRA, M. A. ; CANTANHEDE, S. C. S. . Reciclagem de garrafas PET como prática de educação ambiental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANTANHEDE, S. C. S.. Filosofia da Ciência e Metodologia: linguagem e escrita. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CANTANHEDE, S. C. S.. Busca e Utilização de periódicos científicos para a validação de trabalhos acadêmicos. 2015. .

3.
CANTANHEDE, S. C. S.; QUEIROZ, S. L. . Guia para utilização de textos de divulgação científica da revista Ciência Hoje em aulas de química do ensino médio.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, F. S.; CUNHA, A. S.; CANTANHEDE, S. C. S.; ROSA, F. G. S.. Participação em banca de Francisca dos Santos Sousa.ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Maranhão.

2.
SILVA, J. M.; CRUZ, A. R.; CANTANHEDE, S. C. S.. Participação em banca de Gessy Ribeiro Dias.TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: Uma possibilidade para o ensino de matemática.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal do Maranhão.

3.
CANTANHEDE, L. B.; ROJAS, M. O. A. I.; CANTANHEDE, S. C. S.. Participação em banca de Francisca das Chagas da Silva Ferreira.APRENDIZAGEM COOPERATIVA: uma proposta no formato de oficina de conteúdos químicos pelo método jigsaw nas séries iniciais do ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal Educ., Ciência e Tecnol. do MA.

4.
CANTANHEDE, S. C. S.; LEAL, A. S.; SOUSA, J. L. S.. Participação em banca de DAYANNA LIMA OLIVEIRA.USO DE DESTILADOR ALTERNATIVO NA DEMONSTRAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DA CASCA DE LARANJA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
CANTANHEDE, S. C. S.; LEAL, A. S.; BARROS, S. M. M.. Participação em banca de JOSENILDA DE SOUSA MORAES.ADSORÇÃO SOBRE CARVÃO ATIVADO: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ABORDAGEM DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
LEAL, A. S.; SOUSA, J. L. S.; CANTANHEDE, S. C. S.. Participação em banca de Dayanna Lima Oliveira.Uso de destilador alternativo na demonstração da extração de óleo essencial da casca de laranja nas aulas de ciências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
LEAL, A. S.; BARROS, S. M. M.; CANTANHEDE, S. C. S.. Participação em banca de Josenilda de Sousa Moraes.Adsorção sobre carvão ativado: concepções dos alunos da 2a série do ensino médio a partir da abordagem de um experimento de baixo custo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, K. A.; CANTANHEDE, S. C. S.; SERRA, L. H.. Contratação de Professor Substituto. 2017.

2.
CANTANHEDE, S. C. S.; LEAL, A. S.; RODRIGUES, N. F. M.. Contratação de Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
57º Congresso Brasileiro de Química. Uma perspectiva metodológica para utilização de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Química a partir do Tema Transversal saúde.. 2017. (Congresso).

2.
I Semana Pedagógica "Traçando caminhos para a excelência da prática docente". 2017. (Outra).

3.
2º Simpósio Nordestino de Química.Textos de divulgação científica como recurso didático para o estudo da função álcool a partir do tema transversal saúde.. 2016. (Simpósio).

4.
II Seminário de Pesquisaem Ensino de Formação Docente.Educação Básica: caminhos da extensão universitária. 2016. (Seminário).

5.
13º Simpósio Brasileiro de Educação em Química.Recurso Lúdico nas Aulas do PIBID: Aplicação do Jogo Trilha Periódica no Ensino de Química. 2015. (Simpósio).

6.
I Seminário de Pesquisa em Formação Docente na Educação Básica.Busca e utilização de periódico científicos para a validação de trabalhos acadêmicos. 2015. (Seminário).

7.
I Workshop de Projetos e TCC?s e I Encontro de Iniciação a Docência.A prática da experimentação como alternativa para o ensino da Química: I Feira de Ciências do PIBID. 2015. (Outra).

8.
37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Artigos da seção ?Mundo de Ciência? da Revista Ciência Hoje: um recurso para o ensino de química.. 2014. (Congresso).

9.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Guia para utilização de textos de divulgação científica da revista Ciência Hoje em aulas de química do ensino médio. 2014. (Congresso).

10.
Fórum das Graduações.Aprendizagem cooperativa: Método Jigsaw. 2013. (Oficina).

11.
Fórum das Graduações.O Professor Pesquisador como Instrumento de Melhoria do Ensino de Ciências.. 2013. (Outra).

12.
II Seminário de Iniciação à Docência. 2013. (Seminário).

13.
VI Mostra de Produção Científica, II Feira de Inovação Tecnológica, III Ciclo de Palestras.?Pesquisas para o Ensino de Química?. 2013. (Encontro).

14.
VI Mostra de Produção Científica promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.Pesquisa para o Ensino de Química. 2013. (Outra).

15.
IX Encontro de Química do Maranhão.Textos de Divulgação Científica como Recurso Didático no Ensino de Química. 2012. (Encontro).

16.
II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências.Conteúdos químicos contemplados na seção 'O leitor pergunta' da revista Ciência Hoje: Concepcções de Ciência-Tecnologia-Sociedade.. 2010. (Seminário).

17.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Conteúdos químicos contemplados na seção ?O leitor pergunta? da Revista Ciência Hoje. 2010. (Congresso).

18.
III Fórum Municipal de Educação. 2006. (Outra).

19.
27ª Runião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2004. (Congresso).

20.
II Fórum Municipal de Educação. 2004. (Outra).

21.
XXVI Congresso Latinoamericano de Química. 2004. (Congresso).

22.
V Encontro de Química do Maranhão. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANTANHEDE, S. C. S.. II Seminário de Pesquisa em Ensino e Formação Docente. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Willsgnton Tavares Pereira. Investigação, caracterização e emprego de Textos de Divulgação Científica como instrumento didático para o ensino de Biologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais - Biologia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Severina Coêlho da Silva Cantanhede.

2.
Carla Nascimento dos Santos. Textos de Divulgação Científica da Revista Ciência Hoje no Ensino de Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Severina Coêlho da Silva Cantanhede.

3.
Bárbara Lethycia Silva Sousa. TEXTOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE ? SEÇÃO O LEITOR PERGUNTA: uma ferramenta didática para o ensino da Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Severina Coêlho da Silva Cantanhede.

4.
Maria Aparecida da Silva Leite. Intervenção didática em uma perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA para abordar o conteúdo do Ensino Médio: Hidrocarbonetos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais - Química) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Severina Coêlho da Silva Cantanhede.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CANTANHEDE, S. C. S.; ALEXANDRINO, D. M. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de Divulgação Científica como Recurso Didáticos no Ensino de Química. 1. ed. , 2015. 37p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
CANTANHEDE, S. C. S.. Filosofia da Ciência e Metodologia: linguagem e escrita. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CANTANHEDE, S. C. S.. Busca e Utilização de periódicos científicos para a validação de trabalhos acadêmicos. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 13:59:47