Bruna Casiraghi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8660684094604317
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Educação - Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIFOA e em Psicologia Jurídica pela UCAM, possui graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Formada no Programa de Enriquecimento Instrumental níveis 1 e 2. Atualmente trabalha no Centro Universitário Volta Redonda no Setor Pedagógico Institucional . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Casiraghi
Nome em citações bibliográficas
PANÇARDES, B. C.;CASIRAGHI, Bruna;CASIRAGHI, B


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Educação.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: Fundamentação e validação de um instrumento de avaliação psicológica em estudantes universitários: prevendo o sucesso acadêmico no Ensino Superior,
Orientador: Leandro da Silva Almeida.
Coorientador: Evely Boruchovitch.
Palavras-chave: Ensino Superior; Sucesso acadêmico; Autorregulação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Profissionalização docente: uma análise de seu significado, tal como entendido nas revistas de educação mais consultadas no Brasil (1998-2008).,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Cláudia Leme Ferreira Davis.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: docência; profissão docente; revisão integrativa; profissionalidade docente; formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2005
Especialização em Psicologia Jurídica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Uso e abuso de drogas: Interface entre a Psicologia e a Justiça.
Orientador: Celso Sanchez Pereira.
2001 - 2002
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 580h).
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.
Título: O Programa de Enriquecimento Instrumental na escola.
Orientador: Regina Lúcia Brandão Alencar.
1996 - 2000
Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
As quatro competências e o seu Projeto de Vida. (Carga horária: 30h).
Centro Avançado de Tecnologias Sociais Ayrton Senna, IAS, Brasil.
2008 - 2008
O uso de Mapas Conceituais em Sala de aula. (Carga horária: 30h).
Centro Avançado de Tecnologias Sociais Ayrton Senna, IAS, Brasil.
2006 - 2007
Exegése Bíblica. (Carga horária: 250h).
Centro Bíblico Verbo Divino, CBVD, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Enriquecimento Instrumental - Nível 2.
Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo, NDPC, Brasil.
2001 - 2001
Didática Centrada nos Processos. (Carga horária: 30h).
Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo, NDPC, Brasil.
2001 - 2001
Programa de ENriquecimento Instrumental - Nível 1.
Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo, NDPC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Ministrando aula de "Estrutura, Funcionamento e Grade Curricular da Educação Básica" para o curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional com ênfase em legislação.


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Eventual
Outras informações
Pesquisadora eventual participando do levantamento de dados da pesquisa sobre "Formação Continuada de Professores no Brasil".


Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Psicologia, Carga horária: 2
Outras informações
Curso de Nutrição

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga e Psicopedagoga, Carga horária: 38, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Psicologia da Educação, Carga horária: 2
Outras informações
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Humanidades Médicas, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de Medicina


Colégio Verbo Divino, CVD, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria da Direção, Carga horária: 30



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Superior.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAGÃO, Júlio César Soares2018 ARAGÃO, Júlio César Soares ; CASIRAGHI, B ; COELHO, O. C. ; SARZEDAS, A. R. M. ; PELOGGIA, S. M. M. ; HUGUENIN, T. F. . Evaluation of residency exams tests. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE), v. 42, p. 26-33, 2018.

2.
ARAGÃO, Júlio César Soares2018 ARAGÃO, Júlio César Soares ; ROSSI, H. ; CASIRAGHI, B . A JORNADA DO ACADÊMICO DE MEDICINA ? UM MODELO SIMBÓLICO DA FORMAÇÃO MÉDICA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE), v. 42, p. 38-44, 2018.

3.
CASIRAGHI, B2017 CASIRAGHI, B. Fundaments of critical thinking evaluation in high education. JOURNAL OF EDUCATION AND HUMAN DEVELOPMENT, v. 6, p. 98-103, 2017.

4.
CASIRAGHI, Bruna2017 CASIRAGHI, Bruna; ALMEIDA, LEANDRO S. ; ARAGÃO, JÚLIO C. S. ; BRITO, LUCIANA P. . Construção de instrumento de avaliação do pensamento crítico: considerações preliminares. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. extrao, p. 068-70, 2017.

5.
ARAGÃO, JULIO CESAR SOARES2017 ARAGÃO, JULIO CESAR SOARES ; CASIRAGHI, Bruna ; MOTA, ÉRICA MOREIRA ; ABRAHÃO, MARIANA ARAGÃO BARQUETTE ; DE ALMEIDA, TIAGO ALCIDES ; BAYLÃO, ANA CLÁUDIA DO PAÇO ; ARAÚJO, PEDRO ANTONIO MOURÃO TAFURI . Saúde mental em estudantes de medicina. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN, v. extrao, p. 038-41, 2017.

6.
FONSECA, W. L. M. S.2013FONSECA, W. L. M. S. ; PANÇARDES, B. C. ; FONSECA, M. M. A. ; RIBEIRO, R. M. M. ; MOSCHEN, A. P. A. ; PEDROSA, B. . Resultados obtidos com a metodologia de aprendizagem ativa denominada autoconfrontação cruzada no ensino da Propedêutica médica. REVISTA PRÁXIS (VOLTA REDONDA.IMPRESSO), v. V, p. 345-348, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CASIRAGHI, B. Manual de elaboração de questões de provas. In: Maria Cristina Tommaso. (Org.). Ensino Superior: propostas de intervenção. 1ed.: Novas Edições Acadêmicas, 2018, v. , p. 31-39.

2.
CASIRAGHI, B; ALMEIDA, L. S. . ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. In: Joana R. Casanova, José Airton Pontes-Jr, & Leandro S. Almeida. (Org.). Atas do V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho. 1ed.Braga/ Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2017, v. 1, p. 30-197.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, Júlio César Soares . ANÁLISE TAXONOMICA DAS QUESTÕES DE PROVAS NO CURSO DE MEDICINA. In: IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação, 2016, Bauru. Anais do IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação. Bauru: CECEMCA, 2016.

2.
CASIRAGHI, B; TOMMASO, M. C. ; RIBEIRO, M. N. . QUE PROFISSIONAIS NOSSAS AVALIAÇÕES ESTÃO FORMANDO? UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DAS AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR. In: IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação, 2016, Bauru. Anais do IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação. Bauru: CECEMCA, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASIRAGHI, B. Desenvolvendo o pensamento crítico através de metodologias orientadas para problemas. In: Iv Fórum Sthem Brasil, 2018, São Paulo. Anais do IV Fórum Sthem Brasil: Inovação na educação e aprendizagem ativa na prática.. Volta Redonda: FOA, 2018. p. 1-185.

2.
TOMMASO, M. C. ; CASIRAGHI, B . Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação na Perspectiva dos Estudantes. In: IV Fórum Sthem Brasil, 2018, São Paulo. Anais do IV Fórum Sthem Brasil: Inovação na educação e aprendizagem ativa na prática. Volta Redonda: FOA, 2018. p. 1-185.

3.
CASIRAGHI, B; TOMMASO, M. C. . Avaliação Baseada em Times: adaptações e possibilidades. In: IV Fórum Sthem Brasil, 2018, São Paulo. Anais do IV Fórum Sthem Brasil: Inovação na educação e aprendizagem ativa na prática. VOLTA REDONDA: FOA, 2018. p. 1-185.

4.
CASIRAGHI, B; ARAGÃO, Júlio César Soares ; TOMMASO, M. C. . Repensar a Avaliação Através do Uso do TBL: Professor Como Centro do (seu próprio) Processo de Aprendizagem. In: III FÓRUM 2017 STHEM BRASIL ENCONTRO SOBRE INOVAÇÃO ACADÊMICA E APRENDIZAGEM ATIVA, 2017, São Caetano do Sul. Anais do III Fórum Sthem Brasil: encontro sobre inovação acadêmica e aprendizagem ativa. Volta Redonda: FOA, 2017.

5.
TOMMASO, M. C. ; CASIRAGHI, B ; SILVA, M. G. L. ; RIBEIRO, M. N. ; FERREIRA, S. R. ; BORBA, S. B. ; PILAD, P. . Ensino Superior e Atividades de um Setor Pedagógico Institucional: Formando para a Vida.. In: X Colóquio Técnico-científico do UniFOA, 2016, VOLTA REDONDA. Anais do X Colóquio técnico-científico e II Encontro de extensão do UniFOA: A ciência alimentando o Brasil. VOLTA REDONDA: FOA, 2016. v. Ensino. p. 44-44.

6.
HUGUENIN, T. F. ; SARZEDAS, A. R. M. ; COELHO, O. C. ; PELOGGIA, S. M. M. ; CASIRAGHI, B ; ARAGÃO, Júlio César Soares . Oficina de relação médico-paciente: desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia. In: Congresso do Curso de Medicina, 2016, VOLTA REDONDA. Anais do Congresso do Curso de Medicina - Envelhecimento populacional: um desafio para o jovem médico. VOLTA REDONDA: FOA, 2016. p. 45-45.

7.
CASIRAGHI, B; ARAGÃO, Júlio César Soares . Prevalência de questões de prova de acordo com o grau de complexidade exigido. In: 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2016, Rio de Janeiro. 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2016. p. 282-282.

8.
JUNQUEIRA, R. M. ; FONSECA, A. F. ; CASIRAGHI, B ; ARBEX, M. A. ; FREITAS, R. C. C. . IMPLANTAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS COMO TICS E COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA APÓS 3 ANOS DE EXPERIÊNCIA. In: Congresso do Curso de Medicina do UniFOA, 2015, VOLTA REDONDA. Anais do Congresso do Curso de Medicina do UniFOA: Urgências e Emergências. VOLTA REDONDA: FOA, 2015. p. 19-19.

9.
SARZEDAS, A. R. M. ; SOUZA, G. H. N. ; SANTOS, G. H. P. ; COELHO, O. C. ; PELOGGIA, S. M. M. ; HUGUENIN, T. F. ; CASIRAGHI, B ; FREITAS, R. C. C. . TRABALHO DE ALUNO PARA ALUNO - TAPA. In: Congresso do Curso de Medicina do UniFOA, 2015, VOLTA REDONDA. Anais do Congresso do Curso de Medicina do UniFOA: Urgência e Emergência. VOLTA REDONDA: FOA, 2015. p. 21-22.

10.
NOVAES, E. R. ; CASIRAGHI, B . PROGNÓSTICO DE TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC) EM ADOLESCENTES. In: Congresso do Curso de Medicina do uniFOA, 2015, VOLTA REDONDA. Anais do Congresso do Curso de Medicina do uniFOA. VOLTA REDONDA: FOA, 2015. p. 59-60.

11.
MELLO, F. A. ; NOVAES, E. R. ; CASIRAGHI, B . ANESTESIA E ANALGESIA POR MEIO DA HIPNOSE. In: Congresso do Curso de Medicina do UniFOA, 2015, VOLTA REDONDA. Anais do Congresso do Curso de Medicina do UniFOA. VOLTA REDONDA: FOA, 2015. p. 61-62.

12.
PENA, L. T. G. ; GUIMARAES, L. L. ; CLER, L. V. ; LINARES, R. L. ; PEREIRA, V. G. ; FARO, Lilian Regina Telles ; CASIRAGHI, B . SALA DE ESPERA: UM LUGAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: Congresso do Curso de Medicina do UniFOA, 2015, VOLTA REDONDA. Anais do Congresso do Curso de Medicina do UniFOA. VOLTA REDONDA: FOA, 2015. p. 243-245.

13.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; CASIRAGHI, B ; FREITAS, R. C. C. ; LIMA, S. R. A. ; COSTA, L. R. ; LINS, J. . A FORMAÇÃO DE NÚCLEOS DE GESTÃO COMPARTILHADA EM UM CURSO DE MEDICINA. In: 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014, Joinville. Anais 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014.

14.
CASIRAGHI, B; ARAGÃO, Júlio César Soares . CARACTERIZAÇÃO DAS QUESTÕES UTILIZADAS PARA AVALIAÇÃO DO ALUNO DE MEDICINA. In: 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014, Joinville. Anais do52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014.

15.
FREITAS, R. C. C. ; PEREIRA, A. ; CASIRAGHI, B ; FARO, Lilian Regina Telles ; ROSSI, H. ; BARROS, A. ; MARQUES, P. D. ; OLIVEIRA, G. . EXPERIENCIA EM SAÚDE MENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MEDICINA HUMANISTA. In: 52 COngresso Brasileiro de Educação Médica, 2014, Joinville. Anais do 52 COngresso Brasileiro de Educação Médica, 2014.

16.
SARZEDAS, A. R. M. ; PELOGGIA, S. M. M. ; SOUZA, G. H. N. ; COELHO, O. C. ; HUGUENIN, T. F. ; CASIRAGHI, B . MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR EM UM CURRÍCULO INTEGRADO. In: 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014, Joinville. Anais do 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014.

17.
SARZEDAS, A. R. M. ; PELOGGIA, S. M. M. ; SOUZA, G. H. N. ; COELHO, O. C. ; HUGUENIN, T. F. ; CASIRAGHI, B . MONITORIA ACADÊMICA UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA. In: 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014, Joiville. Anais do 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014.

18.
JUNQUEIRA, R. M. ; COTIA, A. L. F. ; MARTINS, F. S. C. ; FREITAS, R. C. C. ; CASIRAGHI, B . ANÁLISE DA INSERÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS NO APRIMORAMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CURSO DE MEDICINA DO UNIFOA APÓS TRÊS ANOS DE EXPERIÊNCIA. In: 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2014, Joinville. Anais do http://cobem.com.br/2014/anais/resumos.htm, 2014.

19.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; UTAGAWA, Cláudia Yamada ; NOWAK, Lara Danielle ; PANÇARDES, B. C. . Avaliação do Aluno em um Currículo Modular Integrado. In: 49º COBEM, 2011, Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 01-1202.

20.
PANÇARDES, B. C.; FARO, Lilian Regina Telles . Apoiar e Crescer: A Experiência do Acompanhamento Psicopedagógico Com Alunos e Professores na Medicina do Unifoa. In: 49º COBEM, 2011, Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 1-1202.

21.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; NOWAK, Lara Danielle ; UTAGAWA, Cláudia Yamada ; PANÇARDES, B. C. . Curriculo Modular Integrado no Curso de Medicina. In: 49º COBEM, 2011, Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. v. 35. p. 01-1202.

22.
PANÇARDES, B. C.. Profissão Docente: uma análise do seu significado tal como entendido nasrevistas de educação mais consultadas do Brasil (1998 - 2008). In: VI Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação - PUC-SP/PED, 2010, São Paulo. Caderno de Resumos, 2010.

23.
ALMEIDA, L. R. ; PEREIRA, A. L. ; SAUD, C. M. L. R. ; SENA, C. C. B. ; ABREU, L. P. ; SOUZA, R. G. T. ; ZUMPANO, V. A. A. ; PANÇARDES, B. C. ; MOLICCA, A. J. P. . Estado do Conhecimento. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2009, São Paulo. Programa & Resumos. São Paulo: Loyola, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, JÚLIO C. S. . Metodologias orientadas para problemas a partir das etapas do pensamento crítico. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CASIRAGHI, B; ARAGÃO, Júlio César Soares ; TOMMASO, M. C. . Repensar a Avaliação Através do Uso do TBL: Professor Como Centro do (seu próprio) Processo de Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SARZEDAS, A. R. M. ; SOUZA, G. H. N. ; SANTOS, G. H. P. ; COELHO, O. C. ; PELOGGIA, S. M. M. ; HUGUENIN, T. F. ; FREITAS, R. C. C. ; CASIRAGHI, B . Trabalho de aluno para aluno: TAPA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NOVAES, E. R. ; CASIRAGHI, B . Prognóstico de Transtorno Obsessivo ? Compulsivo (TOC) em Adolescentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, Júlio César Soares . Prevalência de questões de prova de acordo com o grau de complexidade exigido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; CASIRAGHI, Bruna . Avaliação centrada no raciocínio clínico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SARZEDAS, A. R. M. ; CASIRAGHI, B ; PELOGGIA, S. M. M. ; SOUZA, G. H. N. ; COELHO, O. C. ; HUGUENIN, T. F. . MONITORIA ACADÊMICA UTILIZANDO A METODOLOGIA ATIVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
HUGUENIN, T. F. ; CASIRAGHI, B ; COELHO, O. C. ; SOUZA, G. H. N. ; PELOGGIA, S. M. M. ; SARZEDAS, A. R. M. . MONITORIA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR EM UM CURRÍCULO INTEGRADO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; CASIRAGHI, B ; FREITAS, R. C. C. ; LIMA, S. R. A. ; COSTA, L. R. ; LINS, J. . A FORMAÇÃO DE NÚCLEOS DE GESTÃO COMPARTILHADA EM UM CURSO DE MEDICINA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, Júlio César Soares . CARACTERIZAÇÃO DAS QUESTÕES UTILIZADAS PARA AVALIAÇÃO DO ALUNO DE MEDICINA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FREITAS, R. C. C. ; FARO, Lilian Regina Telles ; CASIRAGHI, Bruna ; PEREIRA, A. ; ROSSI, H. ; BARROS, A. ; MARQUES, P. D. ; OLIVEIRA, G. ; PERES, V. . 'EXPERIENCIA EM SAÚDE MENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MEDICINA HUMANISTA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
FONSECA, W. L. M. S. ; PANÇARDES, B. C. ; FONSECA, M. M. A. ; RIBEIRO, R. M. M. ; ARAGÃO, Júlio César Soares ; MOSCHEN, A. P. A. ; PEDROSA, B. . Resultados obtidos com a metodologia de aprendizagem ativa denominada autoconfrontação cruzada no ensino da propedêutica médica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PANÇARDES, B. C.; ARAGÃO, Júlio César Soares . Quem avalia o avaliador.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CASIRAGHI, Bruna; ARAGÃO, Júlio César Soares . Quem avalia o avaliador? Análise crítica das questões de provas segundo a Taxonomia de Bloom. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PANÇARDES, B. C.. Drogadicção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FONSECA, W. L. M. S. ; PANÇARDES, B. C. ; FONSECA, M. M. A. . Autoconfrontação cruzada no ensino da propedêutica médica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FONSECA, W. L. M. S. ; PANÇARDES, B. C. ; FONSECA, M. M. A. ; FARO, Lilian Regina Telles ; REIS, B. C. C. ; COTIA, A. L. F. . Integração curricular entre a Propedêutica Médica e Bases Humanísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PANÇARDES, B. C.; FARO, Lilian Regina Telles . A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO AO DISCENTE E AO DOCENTE DO CURSO DE MEDICINA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PANÇARDES, B. C.. Mudanças históricas no conceito de Violência na Infância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
COTIA, A. L. F. ; REIS, B. C. C. ; FONSECA, M. M. A. ; FARO, Lilian Regina Telles ; PANÇARDES, B. C. . Humanização na formação médica: Integração entre Propedêutica Médica e Bases Humanísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PANÇARDES, B. C.; RIBEIRO, M. N. . Novas Tendências e Estratégias de Ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
NOBREGA JUNIOR, W. M. T. ; BARRETO, N. M. P. B. ; PANÇARDES, B. C. ; ARAGÃO, Júlio César Soares . A importância da divulgação do Programa de Iniciação Científica através de workshop. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
FARO, Lilian Regina Telles ; PANÇARDES, B. C. . A estruturação do eixo de Bases Humanísticas dentro do currículo modular integrado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; NOWAK, Lara Danielle ; UTAGAWA, Cláudia Yamada ; PANÇARDES, B. C. . CURRICULO MODULAR INTEGRADO NO CURSO DE MEDICINA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; NOWAK, Lara Danielle ; UTAGAWA, Cláudia Yamada ; PANÇARDES, B. C. . AVALIAÇÃO DO ALUNO EM UM CURRÍCULO MODULAR INTEGRADO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PANÇARDES, B. C.; FARO, Lilian Regina Telles . APOIAR E CRESCER: A EXPERIÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM ALUNOS E PROFESSORES NA MEDICINA DO UNIFOA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
PANÇARDES, B. C.. A avaliação contínua como motor da aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; CASIRAGHI, B ; UTAGAWA, Cláudia Yamada ; CUNHA, C. S. ; MARTINS, F. S. C. ; CARDOSO, G. A. ; DAMASCENO, J. A. ; FONSECA, W. L. M. S. . Projeto Pedagógico do Curso de Medicina UniFOA. 2014.

2.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; UTAGAWA, Cláudia Yamada ; PANÇARDES, B. C. ; NOWAK, Lara Danielle ; FONSECA, W. L. M. S. ; CUNHA, C. S. ; CARDOSO, G. A. ; DAMASCENO, J. A. ; MARTINS, F. S. C. . Projeto Pedagógico do Curso de Medicina UniFOA. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PANÇARDES, B. C.; SEVERINO, CLAUDIO DELUNARDO; MAGALHÃES, PAULO CELSO. Participação em banca de Lyvia de Souza Faria.Educação Física e prevenção ao uso de drogas: possíveis relações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Volta Redonda.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASIRAGHI, Bruna. Avaliadora da sessão oral do "V Colóquio Técnico-Científico do UniFOA". 2011. Centro Universitário de Volta Redonda.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
53º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Prevalência de questões de prova de acordo com o grau de complexidade exigido. 2015. (Congresso).

2.
53º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 2015. (Congresso).

3.
53º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA.Avaliação centrada no raciocínio clínico. 2015. (Oficina).

4.
Congresso Brasileiro de Educação Médica. CARACTERIZAÇÃO DAS QUESTÕES UTILIZADAS PARA AVALIAÇÃO DO ALUNO DE MEDICINA. 2014. (Congresso).

5.
50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Integração de Bases Humanísticas na avaliação prática de habilidades. 2013. (Congresso).

6.
50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Quem avalia o avaliador? Análise crítica das questões de prova segundo a taxonomia de Bloom. 2013. (Congresso).

7.
50º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2013. (Congresso).

8.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO AO DISCENTE E AO DOCENTE DO CURSO DE MEDICINA. 2012. (Outra).

9.
I Simpósio sobre ensino de didática do LEPED - UFRJ. 2012. (Simpósio).

10.
IV Congresso da Reginal ABEM RJ/ES. A estruturação do eixo de Bases Humanísticas dentro do currículo modular integrado. 2012. (Congresso).

11.
49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2011. (Congresso).

12.
49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. CURRICULO MODULAR INTEGRADO NO CURSO DE MEDICINA. 2011. (Congresso).

13.
49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. AVALIAÇÃO DO ALUNO EM UM CURRÍCULO MODULAR INTEGRADO. 2011. (Congresso).

14.
49º Congresso Brasileiro de Educação Médica. APOIAR E CRESCER: A EXPERIÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM ALUNOS E PROFESSORES NA MEDICINA DO UNIFOA. 2011. (Congresso).

15.
V Colóquio Técnico-Científico do UniFOA.V Colóquio Técnico-Científico do UniFOA. 2011. (Outra).

16.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Estado do Conhecimento: Afetividade no Contexto Escolar. 2009. (Congresso).

17.
Palestra sobre Crimes na Internet.Crimes na Internet. 2008. (Outra).

18.
V Mostra de Pesquisa em Educação do PEPG Educação: Psicologia da Educação - PUC-SP. 2008. (Encontro).

19.
13o. Congresso Internacional de Educação - Educador 2006. 2006. (Congresso).

20.
Reflexões sobre mudanças sociais e construção do conhecimento. 2006. (Oficina).

21.
Jornada Pedagógica das Escolas Católicas - RJ. 2005. (Encontro).

22.
Reunião de Pais, Compromisso Permanente. 2005. (Outra).

23.
A Pesquisa como ferramenta estratégica em processos Decisórios. 2004. (Seminário).

24.
Seminário de Educação do Rio de Janeiro. 2004. (Seminário).

25.
I Seminário de Educação do Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).

26.
9o. Congresso Internacional de Educação - Educador 2002. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASIRAGHI, Bruna. VII Colóquio Técnico-científico do UniFOA. 2013. (Congresso).

2.
ARAGÃO, Júlio César Soares ; PANÇARDES, B. C. . I Workshop de Iniciação Científica. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASIRAGHI, Bruna. VII Colóquio Técnico-científico do UniFOA. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:06:26