Ramiro Tadeu Wisnieski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8886122988122289
  • Última atualização do currículo em 12/01/2019


-Possui graduação em Análise e desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). -Especialista em Educação à Distância (FTC). Mestre em Ciência da Educação pela Universidad Libero Americana(UA) (Melhor aluno do curso, Honraria obtida:MAGNA CUM LAUDE. Foi melhor aluno das turmas de doutorado do ITA ( Programa Eng. Eletrônica e Computação). -Auditor ISO 9001 formado pela INTELLECTUS. Atuou como Gerente de Projetos Interdisciplinares no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - General Product Owner, Scrum Master Certificate, Certificado pela Big Data University em: BIG DATA FUNDAMENTALS, HADOOP FUNDAMENTALS I, HBASE FOR REAL-TIME ACCESS TO YOUR BIG DATA , ACESSING HADOOP DATA USING HIVE V2. Atuou como Coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de São Paulo. Foi membro elaborador do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional - IFSP 2009-2013), Membro da Comissão Central da CISTA (Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação).Atuou como Fiscal de Contratos, gerou empenho e liquidação bibliográfico para acervo da biblioteca publica. Fundador da Revista Eletrônica Interdisciplinar Iluminart. Colaborador do Estatuto do IFSP. Comissão Eleitoral.Membro do Núcleo de Formação Continuada para professor do ensino básico e superior do IFSP. Foi autor de manuais e ministrou capacitações para o ITA/Embraer (Software de Versionamento-GITHUB, Workbanch, ANSY SCADE(Safety Critical Application Development Environment) da Esterel Technologies). Participei da disciplina de doutorado aluno especial na Unicamp (WITTGENSTEIN na Educação - Semininários III 1semestre 2017). -Atualmente estou como Coordenador da Pós-Graduação Informática Aplicada à Educação, concomitantemente, professor regular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP ministrando aulas no curso de pós-graduação lato-sensu Especialização em Informática para Educação(Disciplina Análise e Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos) e para o curso de Licenciatura em Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ramiro Tadeu Wisnieski
Nome em citações bibliográficas
WISNIESKI, R. T.;WISNIESKI, RAMIRO TADEU

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Av. João Olimpio de Oliveira, 1561
Jd. Fogaça
14169-263 - Itapetininga, SP - Brasil
Telefone: (15) 33769930
URL da Homepage: www.ifsp.edu.br/itapetininga


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Mestrado em Mestrado em Ciencia da Educaçãp.
Universidade Americana, UA, Paraguai.
Título: EFICÁCIA DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAESCOLA E.E FERNANDO PRESTES CEL- ITAPETININGA -SP,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Aparecida Monteiro da Silva.
2010 - 2011
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 450h).
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia, IMES, Brasil.
Título: Revista Eletrônica - Um Canal de Comunicação e Aprendizagem.
Orientador: Dr. Jeudy Machado de Aragão.
2014
Graduação em andamento em Comércio Exterior.
Faculdade de Teologia e Ciências, FATEC, Brasil.
2011 - 2013
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Sistemas de Informação.
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Extensão universitária em CE230 - Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software. (Carga horária: 144h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em CE240 - Projeto de Sistemas de Banco de Dados. (Carga horária: 144h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em CE245 - Tecnologias de Informação. (Carga horária: 112h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em CE235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real. (Carga horária: 144h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
2012 - 2012
DIficuldades do Educador. (Carga horária: 8h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Basico Técnico e Tecnológ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico de laboratório de Informática, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Sistema Int. de Gestão Acad., Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Recursos Humanos, Carga horária: 20


Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador Técnico, Enquadramento Funcional: Colaborador/Gerente -Projeto Interdisciplina, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Análise do Processo de Ensino-aprendizagem de Matemática
Descrição: Analise do ensino-aprendizagem da disciplina de matemática auxiliados por Softwares Educativos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
A Astronomia e a Formação continuada de Professores da região de Itapetininga/SP: uma proposta educacional e de inclusão digital e tecnológica
Descrição: A formação continuada de docentes para a educação básica coloca-se como política pública do Ministérioda Educação, especialmente no que diz respeito ao ensino de ciências de matemática. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo o levantamento das necessidades e particularidades do corpo docente do ensino básico (fundamental e médio) do município de Itapetininga/SP, no que diz respeito ao currículo voltado ao ensino de Astronomia. A proposta prevê a elaboração e aplicação de um curso de Astronomia básica observacional e teórica para este público. Prevê-se a estruturação do curso de forma semi-presencial, implementado via plataforma Moodle. A utilização do computador para o ensino de Astronomia dar-se-á por meio de um ambiente virtual de aprendizagem visando ao contorno das dificuldades ambientais de observação astronômica e para a promoção da interatividade dos professores-alunos. Toda a discussão e desenvolvimento acerca da implementação do curso e da plataforma Moodle será desenvolvida pelos estudantes do curso técnico em manutenção e suporte em informática e alunos do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Itapetininga.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (4) ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ramiro Tadeu Wisnieski - Coordenador / Vicente Pereira de Barros - Integrante / Ariane Braga de Oliveira - Integrante / Alberto Luis Dario Moreau - Integrante / Daniel Fernando Bovolenta Ovigli - Integrante / Ricardo Pezzoti Schefer - Integrante / Wilton Moreira Ferraz Junior - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - 2016
Projeto do Sistema Integrado de Gerenciamento de Acidentes e Crises (SI-GAC)
Descrição: Projeto Interdisciplinar SI-GAC (Projeto do Sistema Integrado de Gerenciamento de Acidentes e Crises). Para empresas públicas e/ou privadas envolvidas com acidentes e crises que necessitam desenvolver, integrar e gerenciar sistemas computadorizados e embarcados, o Projeto do Sistema Integrado de Gerenciamento de Acidentes e Crises (SI-GAC 2015) é um sistema de gerenciamento embarcado de tempo real que propicia o aprendizado acadêmico e interdisciplinar de diversas capacitações necessárias aos Engenheiros de Computação do Século 21. Diferentemente de produtos similares de Universidades ou Institutos de Pesquisa como o S2ID, Cadenas, WGRA, CGE, Galante, entre outros, o nosso produto é desenvolvido academicamente em 17 semanas, de forma ágil, com qualidade, confiabilidade, segurança (safety) e testabilidade, podendo vir a ser certificável pela DO-178C..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Ramiro Tadeu Wisnieski - Coordenador / Adilson Marques da Cunha - Integrante.
2015 - 2015
Projeto de Sistema de Banco de Dados envolvendo Big Data, Internet das Coisas e Dispositivos Móveis(BDIC-DM)
Descrição: To an eletronic commerce corporation that needs to analyze transactions from its customers and prevent fraud the BDIC-DM. is a real time analysis and fraud detection system. Differently from MasterCard, FICO Falcon Fraud Manager, Walmart, CyberSource and GateKeeper: 2.0, our product is academically developed with agile practices and tests, involving large volume of data, Internet of Things and Mobile Devices..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (20) Doutorado: (20) .
Integrantes: Ramiro Tadeu Wisnieski - Coordenador / Adilson Marques da Cunha - Integrante.
2014 - 2014
Projeto do Sistema Interdisciplinar de LANçamento de Satélites Acadêmicos Brasileiros(SI-LANSAB)
Descrição: Projeto Interdisciplinar SI-LANSAB (Projeto do Sistema Interdisciplinar de LANçamento de Satélites Acadêmicos Brasileiros). Para empresas do setor aeroespacial que necessitam desenvolver, integrar e gerenciar sistemas embarcados e computadorizados, o Projeto do Sistema Interdisciplinar e Integrado de LANçamento de Satélites Acadêmicos Brasileiros de 2014 (SI-LANSAB 2014) é um sistema aeroespacial embarcado de tempo real que propicia o aprendizado acadêmico e interdisciplinar de diversas capacitações necessárias aos Engenheiros de Computação do Século 21. Diferentemente de produtos similares de Universidades ou Institutos de Pesquisa como o ITA, o INPE, o MIT (EUA), AALBORG (Dinamarca), Würzburg (Alemanha) e empresas como a Thales (França), ISIS (Holanda), Astrium (França), entre outros, o nosso produto é desenvolvido academicamente, de forma ágil, com qualidade, confiabilidade, segurança (safety) e testabilidade, podendo vir a ser certificável pela DO-178C..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (20) .
Integrantes: Ramiro Tadeu Wisnieski - Coordenador / Adilson Marques da Cunha - Integrante.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Iluminart


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: ANÁLISE EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WISNIESKI, R. T.2016WISNIESKI, R. T.. A EFICÁCIA DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UM APRENDIZADO CONSTRUCIONISTA NA MATEMÁTICA. Revista Hipótese, v. 2, p. 386-394, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DOS SANTOS, MAYARA VALERIA MORAIS (Org.) ; da Silva, Paulo Diego Barbosa (Org.) ; OTERO, ANDRE GOMES LAMAS (Org.) ; WISNIESKI, RAMIRO TADEU (Org.) ; GONCALVES, GILDARCIO SOUSA (Org.) ; MARIA, RENE ESTEVES (Org.) ; DIAS, LUIZ ALBERTO VIEIRA (Org.) ; DA CUNHA, ADILSON MARQUES (Org.) . Advances in Intelligent Systems and Computing. 1. ed. LAS VEGAS: Springer International Publishing, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONCALVES, GILDARCIO SOUSA ; LIMA, GLAYDSON LUIZ BERTOZE ; MARIA, RENE ESTEVES ; WISNIESKI, RAMIRO TADEU ; DOS SANTOS, MAYARA VALERIA MORAIS ; FERREIRA, MANASSEIS ALVES ; DA SILVA, ALEXANDRE CHAVES ; OLIMPIO, ANDRE ; OTERO, ANDRE GOMES LAMAS ; DE VASCONCELOS, LUIZ EDUARDO GUARINO ; SATO, LUCIANO YUKIO COUTINHO ; SILVA, HENRIQUE NUNWEILER ANGELIM ; MARQUES, JOHNNY CARDOSO ; MATTEI, ANDRE LUIZ PIERRE ; DA CUNHA, ADILSON MARQUES ; DIAS, LUIZ ALBERTO VIEIRA ; SAOTOME, OSAMU . An interdisciplinary academic project for spatial critical embedded system agile development. In: 2015 IEEE/AIAA 34th Digital Avionics Systems Conference (DASC), 2015, Prague. 2015 IEEE/AIAA 34th Digital Avionics Systems Conference (DASC), 2015. p. 8C3-1.

Apresentações de Trabalho
1.
WISNIESKI, R. T.. Metodologia ágil aplicada a uma Educação Interdisciplinar: Estudo de caso envolvendo projetos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Leandro Luz ; ALMEIDA, R. ; WISNIESKI, R. T. . USO DO SOFTWARE MOODLE NO ENSINO PRESENCIAL COM A ABORDAGEM DE BLENDED LEARNING. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, G. J. S. ; SANTOS, H. V. R. ; SILVA, M. W. M. ; OLIVEIRA, R. S. ; WISNIESKI, R. T. . Desenvolvimento Ágil de um Sistema Integrado de Gerenciamento de Games Educacionais Móveis num contexto de IPBL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
WISNIESKI, R. T.; SILVA, M. W. M. ; SANTOS, H. V. R. ; OLIVEIRA, G. J. S. ; OLIVEIRA, R. S. . Desenvolvimento Agil de um Sistema Integrado de Gerenciamento de Games Educacionais Móveis num contexto de IPBL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
WISNIESKI, R. T.. Geogebra como um Software de abordagem Construcionista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
WISNIESKI, R. T.. SIGA - Sistema Integrado de Gestão Academica. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
WISNIESKI, R. T.. MOODLE. 2012.

2.
WISNIESKI, R. T.. Servidor de Arquivo e Impressão em Ambiente Windows. 2011.

3.
WISNIESKI, R. T.. Site do Instituto Federal campus Itapetinga. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
WISNIESKI, R. T.. Informática Básica para Professores da Rede Estadual de Ensino - Turma I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
WISNIESKI, R. T.. Professor de Matemátia Financeira e Informática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
WISNIESKI, R. T.. Telecentro Comunitário Federal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
WISNIESKI, R. T.. Revista Iluminart. 2008. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
WISNIESKI, R. T.. Participação em banca de VICTOR GUILHERME DE OLIVEIRA. SCRUM NOS PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE E.R.P. 2016 - Instituto Federal de São Paulo.

2.
WISNIESKI, R. T.. Participação em banca de MARCOS DISSOTTI DO NASCIMENTO RODRIGUES. ANÁLISE COMPARATIVA DOS IDE'S COM SUPORTE A LINGUAGEM C# PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES. 2016.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2015 IEEE/AIAA 34th Digital Avionics Systems Conference (DASC). An interdisciplinary academic project for spatial critical embedded system agile development. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruno Emanuel de Ramos Campos. Desenvolvimento de um Captive Portal voltado a instituições de ensino. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP campus Itapetininga. (Orientador).

2.
Deivison Shindi Takatu. Eficacia do ensino de lógica no ensino básico: estudo de caso no colégio Alpes Veredas. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP campus Itapetininga. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANNE GABRIELE VIEIRA. SISTEMA WEBDIÁRIO IFSP: UMA ANÁLISE À LUZ DAS FUNCIONALIDADES DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP campus Itapetininga. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

2.
RAFAEL DE ALMEIDA BROCHADO. USO DO SOFTWARE MOODLE NO ENSINO PRESENCIAL COM A ABORDAGEM DE BLENDED LEARNING. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática Aplicada à Educação) - IFSP campus Itapetininga. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

Orientações de outra natureza
1.
HADASSA VANDERLEIA RAMOS DOS SANTOS. GAME EDUCATIVO QUIZ EMBASADO NA AVALIAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. 2016. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP campus Itapetininga. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

2.
GUSTAVO JOSÉ SANTOS DE OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA O AUXILIO NA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL. 2016. Orientação de outra natureza - IFSP campus Itapetininga. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

3.
MAICON WESLEY MACEDO DA SILVA. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE GAMES EDUCACIONAIS MÓVEIS -SIGGEM. 2016. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP campus Itapetininga. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

4.
FÁBIO GABRIEL DE ABREU PAULO. UTILIZANDO O RASPBERRY PI PARA EMULAÇÃO DE CONSOLES DE VIDEOGAMES ANTIGOS. 2015. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

5.
RAPHAEL SILVA OLIVEIRA. Aplicação do Scrum no desenvolvimento do projeto Ágil SIGGEM. 2015. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP campus Itapetininga. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

6.
MOISES DOMINGUES PINTO. Estudo sobre a Tecnologia RAID. 2013. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.

7.
AMANDA CRISTINA DE SENE LIMA. Implantação de um hotspot em uma biblioteca pública. 2013. Orientação de outra natureza. (Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Orientador: Ramiro Tadeu Wisnieski.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


1º lugar na turma de pós graduação do ITA (CE-245) 
9,6 (Com louvor) - 
CE-245/2015 - Tecnologia da Informação

Teoria do Sistema Empresarial e Subsistemas:Organização como sistema; estruturação sistêmica da organização; Dados; informações,
conhecimentos e decisões; Bancos de Dados versus Bancos de conhecimentos;classificação de sistemas. Fundamentos das


1º lugar na turma pós do ITA (CE-240)
9,6 (Com louvor)
CE-240/2015 - 


ITA (CE-230) 9,5(Com louvor)
CE-230/2015 - Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software Qualidade de software: modelos de
qualidade de software, garantia de qualidade. Padrões de desenvolvimento de software. Confiabilidade de software: erros de software, confiabilidade e qualidade de software, medidas e modelos de confiabilidade de software. Software crítico: caracterização de
software crítico, requisito de qualidade para software crítico. Confiabilidade e segurança de software crítico: metodologias, técnicas e ferramentas.

9(Muito Bom) - Pos ITA - CE235
CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real: Conceitos básicos de sistemas embarcados de tempo real; Utilização de paradigmas e
metodologias de engenharia de software, e de Ambientes integrados de ferramentas CASE. Especificação de requisitos; Análise e projeto. Métodos de implementação (loop infinito ISR / background, kernel cooperativo e preemptivo). Conceito de kernel de tempo real
(chaveamento de contexto / TCB, ISR, semáforo, criação de tarefas, Inversão e alocação de prioridades, e POSIX). Implementação e testes (Assembly, Mallac, Templates, Linguagem C ou C++, Relocação e Linker). Comunicação com o mundo real (camada de isolação e simulação do mundo externo). Tolerância a falhas (watchdog, reset, hardware, e Detecção de falhas). Técnicas para projeto de sistemas de tempo real (Adaptação do padrão da linguagem unificada de modelagem - Unified Modeling Language - UML a projetos de sistemas de tempo real). Desenvolvimento de um projeto piloto como estudo de caso.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:39:02