Valdir Donizete dos Santos Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2512569735401048
  • Última atualização do currículo em 09/01/2018


Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DH/FFLCH/USP). Possui Bacharelado e Licenciatura em História (2010) e Mestrado em História Social (2013) pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre a produção de narrativas de viagens francesas e sua relação com a construção de identidades na América Latina e nos Estados Unidos durante o século XIX. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no campus de Jacareí do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valdir Donizete dos Santos Junior
Nome em citações bibliográficas
SANTOS JUNIOR, V. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Jacareí.
Rua Antônio Fogaça de Almeida, s./n.
Jardim América
12322030 - Jacareí, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913760
URL da Homepage: http://jcr.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em História Social.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), FFLCH/USP, Brasil.
Título: A França entre duas Américas: viajantes franceses nos Estados Unidos e na América Latina (1836-1867),
Orientador: Maria Ligia Coelho Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A trama das ideias: intelectuais, ensaios e construção de identidades na América Latina (1898-1914),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Ligia Coelho Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2010
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Ordem Mestiça: História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra (México, 1885-1910).
Orientador: Maria Ligia Coelho Prado.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Projeto Temático, Carga horária: 10


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Jacareí, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Discussão sobre os Espaços do Campus.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Jacareí, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP - Campus Jacareí.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A França entre duas Américas: viajantes franceses nos Estados Unidos e na América Latina (1836-1867)
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar relatos de viajantes franceses sobre as Américas, publicados entre 1836 e 1867, que discorreram tanto sobre os Estados Unidos quanto sobre países da América Latina. Este trabalho procura discutir como estava sendo concebida nesses textos uma diferenciação entre, de um lado, a América que havia sido colonizada pelos ingleses, e, de outro, as Américas de língua espanhola e portuguesa, realçando a ideia da existência de ?duas Américas?, uma ?anglo-saxônica? e outra ?latina?. Entende-se aqui que a construção francesa de imagens sobre o Novo Continente apresentou componentes apropriados pelos próprios americanos ? do norte e do sul ? na formulação de suas identidades locais, fossem elas nacionais ou subcontinentais. Da mesma forma, revelava-se também nesses relatos uma preocupação com o lugar da França no contexto internacional do século XIX diante dos avanços da Inglaterra e dos próprios Estados Unidos. O marco cronológico inicial da análise é a primeira edição de Lettres sur l?Amérique du Nord, de Michel Chevalier, texto que tratava, ao mesmo tempo, da experiência do autor na federação estadunidense e formulava de maneira até então original a ideia de uma América ?latina?; o marco final, a derrota da intervenção francesa no México e o fracasso definitivo do sonho de tornar a França politicamente hegemônica no subcontinente. Foram selecionados para este trabalho de investigação textos de Michel Chevalier, Adolphe Granier de Cassagnac, Xavier Marmier, Hippolyte du Pasquier de Dommartin, Pierre-Charles Fournier de Saint-Amant, Emmanuel Domenech, Jean-Jacques Ampère e Élisée Reclus, viajantes que percorreram, em meados do século XIX, diversas partes do Novo Mundo, forjando concepções e elaborando projeções sobre a região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Francisco Bulnes, Manoel Bomfim e Francisco Garcia Calderón: interpretações do passado e construção de identidades na América Latina
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as construções identitárias presentes em três obras consideradas clássicas do pensamento político latino-americano produzidas entre fins do século XIX e inícios do século XX. Estamos falando de El porvenir de las naciones hispanoamericanas (1899), do mexicano Francisco Bulnes (1847-1924); A América Latina: males de origem (1905), do brasileiro Manoel Bomfim (1868-1932) e Las democracias latinas de América (1912), do peruano Francisco García Calderón (1883-1953). Buscaremos a partir dessas obras refletir sobre a circulação de ideias na América Latina, levando sempre em conta as particularidades nacionais das análises de cada autor e as articulações entre o passado, o presente e o futuro do subcontinente presentes nessas obras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
História, política e identidade nacional em Justo Sierra
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo discutir as idéias e projetos políticos contidos em "La evolución política del pueblo mexicano" (1900-1902), ensaio de interpretação da história do México apontado frequentemente como uma das obras clássicas do pensamento Latino-Americano no alvorecer do Século XX. Seu autor, o político e intelectual Justo Sierra (1848-1912), é, sem dúvida, uma das figuras mais importantes da cena política mexicana de sua época e também personagem dos mais controversos segundo a bibliografia que o analisou. Este estudo pretende, ainda, refletir acerca de questões referentes a concepções e representações da história do México, à construção da identidade nacional por esse intelectual e de seus diagnósticos para a nação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Eletrônica da ANPHLAC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Estados Unidos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS JUNIOR, V. D.2016SANTOS JUNIOR, V. D.. 'A latinidade e as Luzes: a França, o Oriente e o lugar das Américas nas Lettres sur l?Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1836)'. Dimensões: Revista de História da UFES, v. 36, p. 335-357, 2016.

2.
SANTOS JUNIOR, V. D.2013SANTOS JUNIOR, V. D.. Mestiçagem e questão indígena no Porfiriato: identidade e alteridade nas obras de Justo Sierra. Revista Eletrônica da ANPHLAC, v. 14, p. 157-176, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS JUNIOR, V. D.. A trama das ideias: intelectuais, ensaios e construção de identidades na América Latina (1898-1914). 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2016. v. 1. 304p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS JUNIOR, V. D.. A dialética e o espelho: projeções francesas sobre a geografia e os modelos sociais norte-americanos nas Lettres sur l?Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1833 - 1836). In: XVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2015, Florianópolis-SC. Anais do XVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2015.

2.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Utopia pragmática e pessimismo categórico: duas visões sobre a unidade e a identidade latino-americana sob o impacto de 1898. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2013, Natal-RN. Anais Eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2013.

3.
SANTOS JUNIOR, V. D.. O Porfiriato e a escrita da história mexicana na obra de Justo Sierra. In: 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro linguístico e a historiografia: balanços e perspectivas, 2012, Mariana-MG. Caderno de Resumos e Anais do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O giro linguístico e a historiografia: balanço e perspectivas. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2012.

4.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Civilização e Alimentação: As Origens Alimentares do Fracasso Hispano-Americano na obra de Francisco Bulnes. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012, São Paulo. Anais Eletrônicos do X Encontro Internacional da ANPHLAC. São Paulo: ANPHLAC, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS JUNIOR, V. D.. 'A França a vapor: materialidade e representações nas viagens transatlânticas para as Américas no século XIX'. XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH. Brasília: UnB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS JUNIOR, V. D.. John Smith em Argel: articulações entre a história dos Estados Unidos e os projetos coloniais franceses no norte da África nas Lettres sur l?Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1833-1836). XII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS JUNIOR, V. D.. A dialética e o espelho: projeções francesas sobre a geografia e os modelos sociais norte-americanos nas Lettres sur l'Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1833-1836). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS JUNIOR, V. D.. A França entre duas Américas: viajantes franceses nos Estados Unidos e na América Latina (1830-1870). Seminário do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Francisco Bulnes, Manoel Bomfim e Francisco García Calderón: interpretações do passado e construção de identidades nas Américas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Civilização e alimentação: as origens alimentares do fracasso hispano-americano na obra de Francisco Bulnes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS JUNIOR, V. D.. O Porfiriato e a escrita da história mexicana na obra de Justo Sierra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Francisco Bulnes, Manoel Bomfim e Francisco García Calderón: interpretações do passado e contrução de identidades na América Latina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS JUNIOR, V. D.. História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS JUNIOR, V. D.. História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS JUNIOR, V. D.. História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra (1885-1910). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS JUNIOR, V. D.. América Latina: História, Política e Identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS JUNIOR, V. D.. 'História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Concurso para Professor Substituto em História. 2017. IFSP - Campus Jacareí.

2.
SANTOS JUNIOR, V. D.. Concurso para Professor Substituto em Sociologia. 2016. IFSP - Campus Jacareí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH.A França a vapor: materialidade e representações nas viagens transatlânticas para as Américas no século XIX. 2017. (Simpósio).

2.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC.John Smith em Argel: articulações entre a história dos Estados Unidos e os projetos coloniais franceses no norte da África nas Lettres sur l?Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1833-1836). 2016. (Encontro).

3.
23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).Coordenador da Mesa-Redonda "Cultura e identidades na América Latina". 2015. (Simpósio).

4.
XXVIII SImpósio Nacional de História da ANPUH.A dialética e o espelho: projeções francesas sobre a geografia e os modelos sociais norte-americanas nas Lettres sur l'Amérique du Nord, de Michel Chevalier (1833-1836). 2015. (Simpósio).

5.
XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH.Utopia pragmática e pessimismo categórico: duas visões sobre a unidade e a identidade latino-americana sob o impacto de 1898. 2013. (Simpósio).

6.
6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.O Porfiriato e a escrita da história mexicana na obra de Justo Sierra. 2012. (Seminário).

7.
X Encontro Internacional da Associação Nacional dos Pesquisadores e Professores de História das Américas.Civilização e alimentação: os origens alimentares do fracasso hispano-americano na obra de Francisco Bulnes. 2012. (Encontro).

8.
18° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.A ordem mestiça: história, política e identidade nacional em Justo Sierra (México, 1885-1905). 2010. (Simpósio).

9.
IX Encontro Internacional da ANPHLAC. 2010. (Encontro).

10.
17o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP)."História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra". 2009. (Simpósio).

11.
II Encontro de Pesquisa da Graduação em História (FFLCH/USP).História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra. 2009. (Encontro).

12.
III Jornada de Iniciação Científica do Projeto Temático "Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)"."História, Política e Identidade Nacional em Justo Sierra". 2009. (Encontro).

13.
Economia e Colonização na Dimensão do Império Português - historiografia e perspectivas de pesquisa. 2008. (Seminário).

14.
II Jornada de Iniciação Científica do Projeto Cultura e Política nas Américas: Circulação de Idéias e COnfiguração de Identidades.História, Política e identidade Nacional em Justo Sierra. 2008. (Encontro).

15.
Intercâmbios Políticos e Mediações Culturais nas Américas. 2008. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:19:50