Marcella Tatagiba Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3561710010699152
  • Última atualização do currículo em 26/06/2014


Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática e Especialista em Educação Matemática pela USS. Foi coordenadora da Licenciaturaem Matemática e Pró reitora da Extensão Universitária da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, FAA/CESVA. Lecionou no Centro de Ensino Superior de Valença, nos cursos de matemática e pedagogia. Atualmente leciono no curso de sistemas da informação na FAETERJ-Paracambi, no Jardim Escola Modelo, Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves e estou licenciada na Escola Municipal Prefeito Nicola Salzano. Tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e TIC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcella Tatagiba Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M. T.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
Título: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS USANDO O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA RÉGUA E COMPASSO, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Carlos Vitor de A. Carvalho e Estela Kaufman Fainguelernt.
2003 - 2004
Especialização em Educação Matemática.
Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
Título: O Uso de Materiais Concretos e Jogos no Ensino na Matemática.
Orientador: Rodrigo Carrilho Mateus.
2000 - 2002
Graduação em Licenciatura em Matemática e Física.
Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
Título: O uso de Jogos no Ensino da Matemática.
Orientador: Rafael Vassallo Neto.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Tecnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.




Formação Complementar


2001 - 2001
INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 56h).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.
2000 - 2000
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. (Carga horária: 40h).
Fundação Dom André Arcoverde.


Atuação Profissional



FAETERJ PARACAMBBI, PAETERJ-PARACAMB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


FAETERJ, IST, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de matemática, Carga horária: 40


Fundação Dom André Arcoverde, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: COORDENADORA, Enquadramento Funcional: PRÓ REITORA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: COORDENADORA, Enquadramento Funcional: COORDENADORA CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador


Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves, CEPRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor docente I, Carga horária: 16


INSTITUTO QUALIDADE SOCIAL, IQUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE MATEMÁTICA, Carga horária: 20


Jardim Escola Modelo, JEM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 12
Outras informações
Atualmente sou servidor público estadual e municipal Municipal- trabalho como professor docente I, matemática, na Escola Municipal Prefeito Nicola Salzano Estadol- trabalho como professor docente I, matemática, no Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
LABORATÓRIO DE SOFTWARES DE ENSINO DE CIÊNCIAS APLICADO
Descrição: Nas TIC, o uso dos softwares educativos, como objeto de aprendizagem, está voltado para a educação. Surge, no mundo todo, uma preocupação com o resgate de ensinar através de novas ferramentas de aprendizagem. Esta tendência leva a um movimento de valorização dos conteúdos abordados em sala por diferentes softwares, visando à tecnologia como um recurso de relevância para a caracterização e para o conhecimento dos grupos sociais e diversidades culturais dos vários povos do mundo. O uso das novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem é um meio de alcançarmos o aperfeiçoamento e a concretização de transformações necessárias à sala de aula. Respeitando o passado e as tradições, não estaremos impedindo o despertar da consciência, mas fomentando o respeito às diferenças, assim como a reverência ao progresso das pessoas e seu aprimoramento, onde se valoriza o aperfeiçoamento que trará o progresso social. Estimular o discente na busca e na construção do saber, oportunizando momentos com recursos midiáticos variados e realizando atividades diversificadas e o desenvolvimento lógico. No entanto, com a construção deste laboratório sugere-se que sejam desenvolvidas atividades nas diversas áreas do curso, que estimulem o pensamento estratégico agregados aos comportamentos que temos na nossa atuação cotidiana para que sejam adquiridas novas habilidades. . Integrantes: Geovani Nunes Dornelas - Coordenador / TEREZA APARECIDA FERREIRA - Integrante / Elizabeth Mendes de Oliveira - Integrante / Marcella Tatagiba Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcella Tatagiba Pereira - Integrante / GEOVANI NUNES DORNELAS - Coordenador / TEREZA APARECIDA FERREIRA - Integrante / ELIZABETH MENDES DE OLIVEIRA - Integrante.
2012 - 2014
IMPLEMENTAÇÃO E INSTALAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA
Descrição: Este projeto tem por objetivo a mudança de prática dos futuros professores frente aos recursos didáticos que motivam as aulas, bem como orientar os professores do munícipio sobre esta mesma mudança de prática.. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Marcella Tatagiba Pereira - Coordenador / GEOVANI NUNES DORNELAS - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
VME- Construção da identidade da cidade de Valença/RJ e desenvolvimento do programa turístico, histórico e cultural da região.
Descrição: A cidade de Valença/RJ apresenta dificuldades na construção de sua identidade. No Município, um processo social, histórico e econômico contribuiu para o enfraquecimento da identidade local. Os dois principais ciclos econômicos, a produção cafeeira e a indústria têxtil, que marcaram intensamente o perfil físicos e econômico da cidade também geraram, com a sua decadência e fim, um sentimento de nosalgia, um desinteresse pelas coisas locais e um descrédito para com o presente da cidade. O projeto em tela oferece a possibilidade de contribuir para a solução da crise de identidade da cidade de Valença. Esta possibilidade passa pela recuperação do sentimento de cidadania e de amor pela localidade através da intervenção, do resgate, da elaboração, perservação e divulgação da história regional. Dessa forma, acredita-se ser possível criar-se uma cultura inovadora e um programa turístico. histórico e cultura que contribua para o desenvolvimento local. Valença possui um passado a ser conhecido e preservado pelas novas gerações e um presente com potencialidades a serem descobertas e valorizadas, a fim de que sólidas relações de identidade possam ser estabelecidas entre os habitantes e sua cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2014
Implementação e Instalação do Laboratório de Matemática no Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)
Descrição: Este projeto tem por objetivo a mudança de prática dos futuros professores frente aos recursos didáticos que motivam as aulas, bem como orientar os professores do munícipio sobre esta mesma mudança de prática.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Marcella Tatagiba Pereira - Coordenador / GEOVANI NUNES DORNELAS - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, M. T.2008 PEREIRA, M. T.; CARVALHO C.V.A. ; CARVALHO, J.V. ; FAINGUELERNT, E. K. . Aplicação do Software Régua e Compasso no Estudo do Teorema de Pitágoras. Pesquisas e Práticas em Educação Matemática, v. 2, p. 19-38, 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRIJO, D. R. ; PEREIRA, M. T. . INVESTIGANDO E ANALISANDO ATIVIDADES PRÁTICAS DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIANGULOS COM O SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO . In: V EEMAT, 2010, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO V EEMAT, 2010.

2.
PEREIRA, M. T.; GRIJO, D. R. . Geometria Dinâmica um Ambiente Computacional para Construção de Conceitos Geométricos. In: VII ESFEM, 2009, Vassouras-RJ. VII Encontro Sul Fluminese de Educação Matemática, 2009.

3.
MOTA, M. A. ; PEREIRA, M. T. ; FURTADO, A. . Matemática na Educação Infantil. In: VII ESFEM, 2009, Vassouras - RJ. VII Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática, 2009.

4.
CRUZ, P. H. R. ; PEREIRA, M. A. ; PEREIRA, M. T. ; FURTADO, A. . JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. In: VII ESFEM, 2009, VASSOURAS. ANAIS DO VII ENCONTRO SUL FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009.

5.
PEREIRA, M. T.; FAINGUELERNT, E. K. ; CARVALHO C.V.A. ; CARVALHO, J.V. . APLICAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. In: IV SIPEM, 2009, TAGUATINGA. ANAIS - UCB - 2009, 2009.

6.
PEREIRA, M. T.; FAINGUELERNT, E. K. ; CARVALHO C.V.A. . UTILIZANDO UM SOFTWARE EDUCACIONAL DE GEOMETRIA DINÂMICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, GOIÂNIA. ANAIS DO XIII EBRAPEM, 2009.

7.
PEREIRA, M. T.; RESENDE, M. . GEOMETRIA DINÂMICA: UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. In: SEMAT, 2009, VALENÇA. SEMAT - SEMANA DA MATEMÁTICA DE VALENÇA - RJ, 2009.

8.
PEREIRA, M. A. ; CRUZ, P. H. R. ; PEREIRA, M. T. . JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. In: CESVA, 2009, VALENÇA. SEMAT - SEMANA DA MATEMÁTICA DE VALENÇA - RJ, 2009.

9.
MOTA, M. A. ; PEREIRA, M. T. . MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: SEMAT, 2009, VALENÇA. SEMAT - SEMANA DA MATEMÁTICA DE VALENÇA - RJ, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. T.; PINTO, T.M.M. ; RAYMUNDO, M.F.S. ; CARVALHO C.V.A. ; CARVALHO, J.V. . UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ESTUDO DA CONCORDÂNCIA DE CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS. In: VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USS, 2008, VASSOURAS - RJ. VII ENCONTRO DE INICIAÇÕA CIENTÍFICA DA USS, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N. . APLICAÇÕES GRÁFICAS E LINEARES DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO PARA OS CURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEREIRA, M. T.. JOGOS MATEMÁTICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N. ; CARDOSO, R. ; NOGUEIRA, S. . DIVERSAS FORMAS DE COMPROVAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, M. T.; LIMA, G. C. ; CRUZ, P. H. R. . O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL E JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEREIRA, M. T.; LIMA, G. C. . O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, M. T.; SOUZA, A. L. B. ; CARMO, M. S. V. . O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, M. T.; RIBEIRO, R. O. ; GONCALVES, R. B. ; FURTADO, A. . A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, M. T.; BARBOZA, S. C. ; FURTADO, A. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PEREIRA, M. T.; RODRIGUES, A. L. J. ; RESENDE, M. . O TEOREMA DE TALES E ALGUMAS DE SUAS DEMONSTRAÇÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, M. T.; MEIRELES, T. C. S. ; ANJOS, J. M. . APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N. ; CARDOSO, R. ; NOGUEIRA, S. . AS DIVERSAS DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PEREIRA, M. T.; CORREA, A. . SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO: UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PEREIRA, M. T.; FARIA, S. O. . ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PEREIRA, M. T.; FARIA, S. O. . JOGOS MATEMÁTICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CRUZ, P. H. R. ; PEREIRA, M. A. ; PEREIRA, M. T. ; FURTADO, A. . JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORANTE RECURSO DIDÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOTA, M. A. ; PEREIRA, M. T. ; FURTADO, A. . MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GRIJO, D. R. ; PEREIRA, M. T. . GEOMETRIA DINâMICA UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PEREIRA, M. T.; FAINGUELERNT, E. K. ; CARVALHO, J.V. ; CARVALHO C.V.A. . APLICAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, M. T.; FAINGUELERNT, E. K. ; CARVALHO C.V.A. . UTILIZANDO UM SOFTWARE EDUCACIONALDE GEOMETRIA DINÂMICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PEREIRA, M. A. ; CRUZ, P. H. R. ; PEREIRA, M. T. . JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MOTA, M. A. ; PEREIRA, M. T. . MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PEREIRA, M. T.; RESENDE, M. . GEOMETRIA DINÂMICA: UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
PEREIRA, M. T.. COMO ENSINAR ATRAVÉS DE JOGOS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
PEREIRA, M. T.. PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS USANDO O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA RÉGUA E COMPASSO. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; SOARES, B. L. S.. Participação em banca de BRUNO LOPES E RODRIGO CAMILO.PROGRAMA DE APRENDIZAGEM MULTIDISCIPLINAR PELA TECNOLOGIA (PRAMULT). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SISTEMAS DA INFORMAÇÃO) - FAETERJ PARACAMBBI.

2.
PEREIRA, M. T.. Participação em banca de Kellen Aparecida de Oliveira Duque e Maria Aparecida Lourenç.RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: A Excelência do Brincar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

3.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de Bruno Luis Silva de Andrade e Filipi Mauricio Soares Bruno.ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

4.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de Rafael Duret Athaide.TRIÂNGULO DE PASCAL: Uma Abordagem Histórica, Teórica e Prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

5.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de Michelle de Souza Nacarate dos Santos e Walter Duque Guedes.UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO CONCEITO DE ÁREA DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

6.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de Adriano Lima e Vanderlei Ricardo dos Reis.UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

7.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de Maria Stela de Souza Hypólito e Michelli Pereira Ribeiro.UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO TEOREMA DE TALES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

8.
PEREIRA, M. T.; VASSALLO NETO, R.; DORNELAS, G. N.. Participação em banca de RAFAEL DE OLIVEIRA RIBEIRO E RAFAELA BEATRIZ GONÇALVES.A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

9.
PEREIRA, M. T.; FURTADO, A.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de SEBASTIÃO CESAR BARBOSA.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

10.
PEREIRA, M. T.; RESENDE, M.; VASSALLO NETO, R.; DORNELAS, G. N.. Participação em banca de ANA LÚCIA DE JESUS RODRIGUES.O TEOREMA DE TALES E ALGUMAS DE SUAS DEMONSTRAÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

11.
PEREIRA, M. T.; VASSALLO NETO, R.; DORNELAS, G. N.. Participação em banca de TATIANA C. DA SILVA MEIRELES E JUSSICARLA MESQUITA DOS ANJOS.O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

12.
PEREIRA, M. T.; VASSALLO NETO, R.; DORNELAS, G. N.. Participação em banca de ANA LUCIA BARBOSA DE SOUZA E MARILÉIA DA SILVA VALIM CARMO.O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

13.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de GRAZIELE CORRÊA DE LIMA.O USO DO MATERIAL MANIPULLÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

14.
PEREIRA, M. T.; FURTADO, A.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de RODRIGO DE OLIVEIRA TOLEDO.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COMO ELEMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

15.
PEREIRA, M. T.; DORNELAS, G. N.; VASSALLO NETO, R.. Participação em banca de RÔMULO DIAS DA ROCHA.AVALIAÇÃO COMO MOTIVAÇÃO DO APRENDIZADO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

16.
PEREIRA, M. T.; MEDEIROS, D.. Participação em banca de RAFAEL CERQUEIRA BARBOZA.EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

17.
PEREIRA, M. T.; FURTADO, A.; DORNELAS, G. N.; MEDEIROS, D.. Participação em banca de AGUIDA CRISTINA PAULA PEIXOTO.INCLUSÃO: TRABALHANDO MATEMÁTICA NA LINGUAGEM LIBRAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

18.
PEREIRA, M. T.; MEDEIROS, D.; VASSALLO NETO, R.; DORNELAS, G. N.. Participação em banca de PAULO HENRIQUE ROSA DA CRUZ E MÁRCIA ALVES PEREIRA.JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.

19.
PEREIRA, M. T.; VASSALLO NETO, R.; MEDEIROS, D.; DORNELAS, G. N.. Participação em banca de MÔNICA APARECIDA MOTA.MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO SEC XXI. 2011. (Outra).

2.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2011. (Outra).

3.
PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DISCENTE DO SÉCULO XXI. 2011. (Encontro).

4.
V JORNADA ACADÊMICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PARACAMBI-RJ.APLICAÇÕES GRÁFICAS E LINEARES DO SOFTWARE RÉGUA & COMPASSO PARA OS CURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 2010. (Outra).

5.
XIII SEMAT. 2010. (Encontro).

6.
XIII- SEMAT. 2010. (Encontro).

7.
CURSO DE ESTATÍSTICA MÉDICA. 2009. (Outra).

8.
IV SIPEM.APLICAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2009. (Simpósio).

9.
PONTO DE ENCONTRO SARAIVA ATUAL - A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA. 2009. (Encontro).

10.
VII ESFEM.GEOMETRIA DINÂMICA UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS. 2009. (Oficina).

11.
VII ESFEM.MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Encontro).

12.
VII ESFEM. 2009. (Encontro).

13.
VII ESFEM.JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2009. (Encontro).

14.
XIII EBRAPEM.UTILIZANDO UM SOFTWARE EDUCACIONAL DE GEOMETRIA DINÂMICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2009. (Encontro).

15.
SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 25 ANOS DO PROJETO FUNDÃO. 2008. (Seminário).

16.
VI ESFEM - ENCONTRO SUL FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2008. (Encontro).

17.
VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USS.UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO NO ESTUDO DA CONCORDÂNCIA DE CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS. 2008. (Encontro).

18.
"V ENCONTRO SUL FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - V ESFEM". 2007. (Encontro).

19.
CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA - TRABALHANDO POSSIBILIDEADES. 2007. (Outra).

20.
I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE PARACAMBI. 2007. (Outra).

21.
O PROFESSOR COM VIÃO HOLÍSTICA: REFLEXÃO E RUPTURAS PARA A EDUCAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA. 2007. (Outra).

22.
ENCONTRO CRESCER PARACAMBI. 2006. (Encontro).

23.
CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS. 2005. (Outra).

24.
"ENCONTRO DE MATEMÁTICA DA FAFIVA". 2002. (Encontro).

25.
QUALIDADE TOTAL NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO. 2002. (Outra).

26.
XXIV CONCURSO DE PROJETOS DA REGIÃO METROPLITANA - RJ.JOGOS MAEMÁTICOS. 2002. (Outra).

27.
"VII SEMANA DE MATEMÁTICA DA FAFIVA". 2001. (Outra).

28.
SEMANA DA NORMALISTA.COMO ENSINAR ATRAVÉS DE JOGOS. 2001. (Oficina).

29.
"500 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO E CIVILIZAÇÃO: RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA". 2000. (Seminário).

30.
ENCONTRO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA. 2000. (Encontro).

31.
I SEMANA ACADÊMICA - CTUR.ÁLCOOL E DERIVADOS (CERVEJA E LICORES). 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 1º SEMESTRE. 2012. (Concurso).

2.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 2º SEMESTRE. 2012. (Concurso).

3.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 1º SEMESTRE. 2011. (Concurso).

4.
PEREIRA, M. T.. PROGRAMA FAA EM AÇÃO. 2011. (Outro).

5.
PEREIRA, M. T.. PROGRAMA FAA EM AÇÃO. 2011. (Outro).

6.
PEREIRA, M. T.. PROGRAMA FAA EM AÇÃO. 2011. (Outro).

7.
PEREIRA, M. T.. PROGRAMA FAA EM AÇÃO. 2011. (Outro).

8.
PEREIRA, M. T.. PROGRAMA FAA EM AÇÃO. 2011. (Outro).

9.
PEREIRA, M. T.. PROGRAMA FAA EM AÇÃO. 2011. (Outro).

10.
PEREIRA, M. T.. SEMANA DA MATEMÁTICA E DAPEDAGOGIA - SEMAPED. 2011. (Outro).

11.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 2º SEMESTRE. 2011. (Concurso).

12.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 1º SEMESTRE. 2010. (Concurso).

13.
PEREIRA, M. T.. XIII SEMANA DA MATEMÁTICA DE VALENÇA. 2010. (Outro).

14.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 2º SEMESTRE. 2010. (Concurso).

15.
PEREIRA, M. T.. XII SEMAT - SEMANA DA MATEMÁTICA DE VALENÇA. 2009. (Outro).

16.
PEREIRA, M. T.. VESTIBULAR 2º SEMESTRE. 2009. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
WALTER SOUZA MELLO FILHO. DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR UM AUXÍLIO PARA CONSTRUÇÃO DE DESENHOS. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SISTEMAS DA INFORMAÇÃO) - FAETERJ. (Orientador).

2.
WALLACE MENDES E CAIO WILL. ESTAPLUSTICA. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SISTEMAS DA INFORMAÇÃO) - FAPERJ. (Orientador).

3.
LEONARDO MENDES. INCLUSÃO DIGITAL PARA DEFICIENTTES. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SISTEMAS DA INFORMAÇÃO) - FAETERJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kellen Aparecida de Oliveira Duque e Maria Aparecida Lourenç. RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: A Excelência do Brincar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

2.
Rafael Duret Athaide. TRIÂNGULO DE PASCAL: Uma Abordagem Histórica, Teórica e Prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

3.
Bruno Luis Silva de Andrade e Filipi Mauricio Soares Bruno. ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO TEOREMA DE PITÁGORAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

4.
Maria Stela de Souza Hypólito e Michelli Pereira Ribeiro. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO TEOREMA DE TALES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

5.
Adriano Lima e Vanderlei Ricardo dos Reis. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

6.
Michelle de Souza Nacarate dos Santos e Walter Duque Guedes. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PRÁTICA DO CONCEITO DE ÁREA DAS PRINCIPAIS FIGURAS PLANAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

7.
RAFAEL DE OLIVEIRA RIBEIRO E RAFAELA BEATRIZ GONÇALVES. A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática e Física) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

8.
GRAZIELE CORRÊA DE LIMA. O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática e Física) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

9.
TATIANA C. DA SILVA MEIRELES E JUSSICARLA MESQUISTA DO ANJOS. O USO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática e Física) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

10.
SEBASTIÃO CESAR BARBOZA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática e Física) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

11.
ANA LÚCIA DE JESUS RODRIGUES. O TEOREMA DE TALES E ALGUMAS DE SUAS DEMONSTRAÇÕES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática e Física) - Centro de Ensino Superior de Valença. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

12.
ANA LUCIA BARBOSA DE SOUZA E MARILÉIA DA SILVA VALIM CARMO. O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

13.
MÔNICA APARECIDA MOTA. MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

14.
PAULO HENRIQUE ROSA DA CRUZ E MÁRCIA ALVES PEREIRA. JOGOS MATEMÁTICOS: UM IMPORTANTE RECURSO DIDÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

15.
RAFAEL CERQUEIRA BARBOZA. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

16.
RODRIGO DE OLIVEIRA TOLEDO. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COMO ELEMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

17.
Aguida Cristina Paula Peixoto. Inclusão: Trabalhando Matemática na Linguagem Libras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.

18.
RÔMULO DIAS DA ROCHA. AVALIAÇÃO COMO MOTIVAÇÃO DO APRENDIZADO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA. Orientador: Marcella Tatagiba Pereira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:10:19