Gutemberg Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4841824287117988
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Linha de pesquisa: Inovação e Tecnologia. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Planejamento e Administração de Recursos Humanos pela UDF e em Gestão Estratégica da Informação pela FGV. Professor de administração (DE) no Instituto Federal do Paraná - IFPR. Experiência profissional nas áreas de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Finanças, Planejamento Estratégico e inovação. Leciona no curso de administração as disciplinas: Gestão Estratégica, Administração de Recursos Humanos, Teoria Geral da Administração, Gestão de Projetos e Comportamento Organizacional. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de monografia nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração. Avaliador ad hoc de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Junior - PIBIC Jr. De 2001 a 2007 foi Assessor de Recursos Logísticos na Casa Civil da Presidência da República. No Período de 2010/2011, participou de missão junto a ONU (Organização das Nações Unidas), atuando junto ao 13º Contingente Brasileiro no HAITI (BRABATT 1/13) como Oficial de Finanças. Entre 2013 e 2014 foi Ordenador de Despesas do Comando de Operações Terrestres - COTER, em Brasília-DF. em 2017-2018 foi Pró-reitor de Administração adjunto no IFPR. É palestrante nas áreas de Recursos Humanos, Inovação e Planejamento e Gestão Estratégica. Atualmente é o Diretor da Agência de Inovação do IFPR - AGIF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gutemberg Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, G.;RIBEIRO, GUTEMBERG

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Pinhais.
Rua Humberto de Alencar Castello Branco
Jardim Amélia
83330200 - Pinhais, PR - Brasil
Telefone: (41) 39125688
URL da Homepage: http://www.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Administração.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A Configuração Ambiental como fator de influência na seleção de indicadores e mensuração de inovação e o impacto na competitividade organizacional, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: ANA PAULA MUSSI SZABO CHEROBIM.
Palavras-chave: Inovação; Competitividade; Indicadores; Ambiente; Configuração Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação e Tecnologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1998 - 2000
Mestrado em Administração.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliação de Desempenho: Instrumento de Dominação ou de Gestão Organizacional?,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Tómas de Aquino Guimarães.
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho; Conceitos e Usos da Avaliação de Desempenho; Metodologias de Avaliação de Desempenho; Poder; Problemas relacionados à Avaliação de Desempenho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Outros Setores.
1997 - 1997
Especialização em Administração Pública. (Carga Horária: 360h).
Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ESAO, Brasil.
Título: A avaliação de desempenho como instrumento de gestão.
Orientador: Jose de Mendonça Neto.
1993 - 1994
Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Humanos. (Carga Horária: 400h).
UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Título: A qualidade total como instrumento de otimização dos Recursos Humanos.
Orientador: Ismael Rodrigues Pereira.
1991 - 1991
Especialização em Administração Pública - Formação de Oficial Administrador. (Carga Horária: 760h).
Escola de Formação Complementar do Exército, ESFCEX, Brasil.
Título: Administração Pública e Administração Militar.
1984 - 1985
Especialização em Engenharia Militar - Formação de Oficial R/2. (Carga Horária: 3200h).
NPOR - Exército Brasileiro, NPOR - ENG, Brasil.
Título: Oficial R/2 - Engenharia.
Orientador: Júlio Cesar de Arruda.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica da Informação. (Carga Horária: 80h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2000.
1986 - 1990
Graduação em Administração de Empresas.
Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria, UNIUV, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Doutorado em Administração. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Fiscalização de contratos. (Carga horária: 40h).
ELO Consultoria Empresarial e Produção de Eventos, ELO, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração e Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 70h).
Departamento de Educação e Cultura do Exército - Fundação Trompowsky, DECEX, Brasil.
2010 - 2010
Logística e Administração para Missão de Paz. (Carga horária: 40h).
Ministério do Exército, MEX, Brasil.
2010 - 2010
Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior. (Carga horária: 32h).
Ministério do Exército, MEX, Brasil.
2007 - 2007
Gestão Estratégica de Pessoas. (Carga horária: 120h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2007 - 2007
Balanced Scorecard. (Carga horária: 120h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2000 - 2000
Análise e Melhoria de Processos. (Carga horária: 80h).
Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Aluno do PPGADM, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Inovação - IFPR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Nomeado em 15 de fevereiro de 2016 (DOU Nr 37, de 25/02/2016).

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-reitor de Administração Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, .


Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Leciona nas Coordenações de Administração, Contabilidade, Comunicação Social e Secretariado Executivo Trilingue.

Atividades

02/2008 - 08/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Humanos

UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - Mestre III, Carga horária: 20
Outras informações
Professor licenciado

Atividades

02/1999 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Sistema
Administração da Produção
Administração de Recursos Humanos I
Administração de Recursos Humanos II
Orientador de Estágio Supervisionado
Teoria Geral da Administação
Teorias de Administação

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor - Aluno mestrado, Enquadramento Funcional: Disciplina decorrente de matéria/mestrado, Carga horária: 4

Atividades

03/1998 - 07/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico

União Educacional de Brasília, UNEB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Curso de Especialização, Carga horária: 16

Atividades

06/2000 - 10/2001
Ensino, Planejamento de Recursos Humanos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Qualidade de Vida no Trabalho

Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste, UNIDESC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20

Atividades

03/1995 - 01/2000
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Recursos Humanos I
Administração de Recursos Humanos II
Orientador de Estágio Supervisionado
Teoria de Sistemas
Teoria Geral da Administração

Ministério do Exército, MEX, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Carreira do Exército, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como administrador desempenhou as funções de Assessor de Recursos Humanos no Estado-Maior do Exército (EME - 1992 a 1998); Chefe da Seção de Licitações e Contratos no Departamento-Geral do Pessoal (DGP - Exército - 1998 a 2001); Assessor de Recursos Logísticos da Casa Civil da Presidência da República (2001 a 2007); Chefe da Seção de Licitações e Contratos do Comando da 5a Região Militar e 5a Divisão de Exército (2007 a 2010); Chefe da Seção de Finanças do 13o Contingente Brasileiro no Haiti - BRABATT 1/13 (2010 a 2011); Chefe da Seção de Licitações e Contratos do Comando da 5a Região Militar e 5a Divisão de Exército. Ordenador de Despesas do Comando de Operações Terrestres - COTER.



Linhas de pesquisa


1.
Inovação tecnológica e Núcleo de Inovação Tecnológica

Objetivo: Promover a inovação tecnológica por meio da implantação e capacitação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) no IFPR.
Palavras-chave: Inovação; Ambiente de Inovação; Configuração ambienteal.
2.
Gestão e Avaliação de Desempenho

Objetivo: Identificar métodos para fomentar a inovação na gestão e avaliação do desempenho humano nas organizações..
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho; Gestão do desempenho; Inovação em gestão; Desempenho humano.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A Inovação de Serviços como instrumento de otimização da gestão pública municipal.
Descrição: O objetivo do projeto é utilizar-se da inovação de serviços, mediante a exploração da criatividade, para melhorar a gestão pública do município de Pinhais. Busca-se por meio do desenvolvimento da capacidade criativa dos servidores efetivos da gestão municipal a proposição de soluções para problemas de gestão administrativa, com o foco em alavancar os resultados quantitativos e qualitativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
O desenvolvimento da capacidade cognitiva do estudante do IFPR, Campus Pinhais, mediante sua inserção no aprendizado, desenvolvimento e especialização do Xadrez.
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade cognitiva do estudante do IFPR, Campus Pinhais-PR, mediante o estudo e a internalização dos conhecimentos táticos e estratégicos do jogo de xadrez..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A Configuração Ambiental como potencial fator de seleção de indicadores de inovação e de influência nas teorias de competitividade organizacional.
Descrição: O objetivo do projeto é chamar a atenção da academia sobre a importância de se considerar as possíveis configurações do ambiente no processo de seleção de indicadores de inovação de forma a propiciar maior validade e confiabilidade na mensuração do processo inovativo, com reflexos para a avaliação da competitividade, considerando que a inovação também é um indicador de competitividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Fontes de Financiamento à Inovação: O aporte de Venture Capital induz a Inovação? Estudo a Luz dos Recursos e Capacidades Organizacionais.
Descrição: A influência do sistema financeiro na alocação de recursos para o desempenho inovador de empresas pode ser o elemento central nos escritos de Schumpeter (1985) sobre inovação e, apesar de pesquisadores que buscam compreender a relação entre crescimento econômico e finanças discutirem o tema seguindo os postulados iniciais de Schumpeter, esta relação aparenta ter sido negligenciada por parte significativa dos pesquisadores de inovação. A inserção do venture capital VC como instrumento de financiamento de empresas em níveis menores de atividade, com potencial de crescimento está relacionada à inovação organizacional; discussão ainda não avançada quanto às relações causais do fenômeno. Essa dinâmica sofre influência direta dos recursos e capacidades organizacionais, relação esta não investigada nos estudos do tema. O objetivo do projeto é verificar se o aporte de VC é indutor de inovações em nível organizacional, tendo em vista os recursos e capacidades organizacionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Gutemberg Ribeiro - Integrante / Ana Paula Mussi Szabo Cherobim - Coordenador / Kleber Cuissi Canuto - Integrante / Cleverson Flor da Rosa - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Projetos 05/2017 - Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social - Pesquisa e Extensão Universitária 2017? Fundação Araucária
Descrição: Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa, Inovação e Extensão do IFPR - modalidade graduação ? Ref.: Chamada de Projetos 05/2017 - Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social - Pesquisa e Extensão Universitária 2017? Fundação Araucária..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .
Integrantes: Gutemberg Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2017 - Atual
Projetos 04/2017 - PIBIC & PIBIT: Programa de Bolsas para Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? Fundação Araucária
Descrição: Coordenador do Projeto: Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa, Inovação e Extensão do IFPR - modalidade graduação ? Ref.: Chamada de Projetos 04/2017 - PIBIC & PIBIT: Programa de Bolsas para Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação ? Fundação Araucária..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Gutemberg Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2001 - 2001
Periódico: Administração em Revista


Revisor de periódico


2001 - 2001
Periódico: Administração em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação e Tecnologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Recursos Humanos.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Fundamentos de Administração.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Gerencial.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração da Produção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
1o. Colocado na categoria Inovação na Mostra de Experiências Exitosas da 42a. Edição do REDITEC 2018, REDITEC - Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.
2017
5o. Colocado no Concurso para Professor - Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
2017
Prêmio Embaixador de Curitiba 2017, Evento: SEPIN/2017 - Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR - 2017., Curitiba Convention & Visitors Bureau.
2014
1o. Colocado Concurso Público Professor Administração - DE, IFPR., IFPR.
2010
The United Nations Medal, United Nations.
2010
Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal, Governo do Distrito Federal.
2007
Diploma da Medalha Militar, Ministério da Defesa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, G.2018RIBEIRO, G.; CHEROBIM, A. P. M. S. . Environmental Configuration and Innovation: Different Impacts in the Measurement of the Innovative Process in Brazil and in its States. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 15, p. 1-16, 2018.

2.
1RIBEIRO, GUTEMBERG2017 RIBEIRO, GUTEMBERG; CHEROBIM, ANA PAULA MUSSI SZABO . Environment and innovation: discrepancy between theory and research practice. RAI : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO, v. 14, p. 30-40, 2017.

3.
2RIBEIRO, G.2017RIBEIRO, G.; CHEROBIM, A. P. M. S. . Configuração ambiental: A lacuna entre teoria e prática nos estudos de inovação. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 32-48, 2017.

4.
3GIACOMINI, M. M.2017GIACOMINI, M. M. ; CHAERKI, K. F. ; RIBEIRO, GUTEMBERG ; FREGA, J. R. . Capacidades Dinâmicas e Inovação em Serviços: Um Estudo em IES Privadas Brasileiras. Revista de Administração Faces Journal, v. 16, p. 125-142, 2017.

5.
4RIBEIRO, G.;RIBEIRO, GUTEMBERG2001RIBEIRO, G.; BARROCAS, E. C. . A Especificação de Material como Fator de Racionalização da Função Suprimento. Administração em Revista, v. v. 1, p. 33-40, 2001.

6.
5RIBEIRO, G.;RIBEIRO, GUTEMBERG2001RIBEIRO, G.. O Planejamento na Formação do Administrador Contemporâneo. Administração em Revista, v. v.1, p. 31-40, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, G.. Avaliação de desempenho: instrumento de dominação ou de gestão organizacional. 1. ed. Sao Carlos: Editora Scienza, 2017. v. 1. 128p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, G.; GUIMARAES, T. A. . Measuring performance appraisal systems in the Brazilian governmental organization.. In: Balas Annual Conference 2001, 2001, San Diego - EUA. The Business Association of Latin American Studies. San Diego - EUA: Proceedings Balas Annual Conference 2001, 2001. v. CD. p. 01-10.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIBEIRO, G.; CHEROBIM, A. P. M. S. . ENVIRONMENTAL CONFIGURATION AND INNOVATION: DIFFERENT IMPACTS IN THE MEASUREMENT OF THE INNOVATIVE PROCESS IN BRAZIL AND IN THE STATES. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, G.. O planejamento Estratégico na Gestão Educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, G.. A Inovação como fator de eficácia organizacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, G.. Estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPr. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, G.. Planejamento: o segredo do sucesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIBEIRO, G.. A missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIBEIRO, G.. Administrador Financeiro (Oficial de Finanças) em organizações de missão de paz da ONU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBEIRO, G.. Excelência e desenvolvimento para alta performance. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, G.. Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - Exame Nacional de Cursos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RIBEIRO, G.. O Planejamento na Formação do Administrador Contemporâneo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, G.. Racionalização do fluxo de processos pertinentes as licitações e contratos e da realização de Pregão, com ênfase em Pregão Eletrônico, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. 2006.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, G.. Quando a mentira é a estratégia de vendas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, G.. Logística brasileira no Haiti. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, G.. Formação de Pregoeiros (Pregão Eletrônico) e Elaboração de Termo de Referência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, G.. 11º Simpósio Nacional de Desenvolvimento Profissional para Secretários e Assessores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, G.. Formação de Pregoeiro: Pregão Eletrônico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 RIBEIRO, G.; PACETE, A. S. ; OLIVEIRA, B. B. B. ; ALMEIDA, F. R. ; KLOSTER, M. J. ; SILVA, L. N. ; SILVA, M. T. ; SILVA, J. S. ; BETIM, L. A. ; PEREIRA, W. E. N. ; MILEO, P. A. S. ; CRUZ, H. B. ; TRINDADE, J. V. S. ; RIBEIRO, L. G. B. C. ; RIBEIRO, R. F. ; SILVA, I. L. ; ALVES, D. A. . SIMULADOR INCLUSIVO PARA CADEIRANTES. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR20201800633, título: "SIMULADOR INCLUSIVO PARA CADEIRANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/03/2018



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CATAI, R. E.; ROMANO, C. A.; RIBEIRO, G.. Participação em banca de Pierre Luís Alves. Avaliação pós-ocupação de uma edificação de uma instituição pública de ensino superior baseada na satisfação dos usuários e nas recomendações das normas e legislações. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
CHEROBIM, A. P. M. S.; MAY, M. R.; TEIXEIRA, R. M.; RAZZOLINI FILHO, E.; RIBEIRO, G.. Participação em banca de Marcos Ferasso. Inovações como fatores estratégicos de PMEs high-tech localizadas em ecossistemas de inovação: uma análise crossnational a partir da abordagem das configurações. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, G.. Participação em banca de Ana Paula Fraga, Ana Paula Kryvyi e Antônia C. dos Santos.Live Portuguese School. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional.

2.
RIBEIRO, G.. Participação em banca de Paulo T. Fernandes, Luiz R. dos Santos e Filipe Silva Inácio.Projeto: Empresa Mimosa Morena - Queijo com goiabada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional.

3.
RIBEIRO, G.. Participação em banca de Aline de Bonfim, Ana Paula C. Assis, Louise Dayane Lisboa.Projeto: Empresa de serviços para mães: sonho de mãe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional.

4.
RIBEIRO, G.. Participação em banca de Lilian Ângela Pedroso e Dorair Beira.As Ferramentas da Qualidade total como Instrumento de Gestão para o Profissional de Secretariado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional.

5.
RIBEIRO, G.. Participação em banca de Adriana Rugenski e Luciana Cristina do Vale.O Processo de Mentoring e o Secretário: de Assistente a Mentor um estudo focado nos alunos de Secretariado Executivo Trilíngue da Faculdade Internacional de Curitiba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio de Racionalização Administrativa. 2013. (Simpósio).

2.
Estágio de Logística e Administração para Missão de Paz - ONU.O oficial de finanças no Contingente Brasileiro na MINUSTAH - BRABATT. 2011. (Seminário).

3.
11o. Simpósio Nacional de Desenvolvimento Profissional Para Secretários e Assessores..Equilibro de alma, corpo e atitude. 2006. (Simpósio).

4.
Seminário Nacional sobre Terceirização de Serviços pela Administração Pública. 2006. (Seminário).

5.
Termo de Referência e Projeto Básico.Elaboração de Termo de Referência - Projeto Básico. 2006. (Oficina).

6.
Simpósio: As Licitações e a Lei 8.666/93.. 2005. (Simpósio).

7.
Curso de Licitações e Contratos.Licitação e Contrato na Administração Pública. 2004. (Outra).

8.
Seminário: Parcerias Público-Privadas e as Licitações. 2004. (Seminário).

9.
BALAS - The Business Association of Latin American Studies. Measuring performance appraisal systems in the Brazilian governmental organization. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, G.. VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - SEPIN. 2017. (Outro).

2.
RIBEIRO, G.; Proepi - IFPR ; Marcelo Estevam . 5o. Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR - SEPIN. 2016. (Congresso).

3.
RIBEIRO, G.; Proepi - IFPR . 1o. Workshop de Inovação do Instituto Federal do Paraná. 2016. (Outro).

4.
Proepi - IFPR ; RIBEIRO, G. . 2o. Workshop de inovação do IFPR. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emanuely Chrystini Pause e Luana Oliveira de Melo. A realidade prática da Pessoa Com Deficiência - PCD no ambiente organizacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

2.
Amanda Franciny Rodrigues Vicente. A gestão de projetos como ferramenta para alavancar resultados organizacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

3.
Bruna Cristina Orsida e Manoela Sentone Maurutto. Os principais impactos enfrentados pelos colaboradores expatriados no estado do Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

4.
Cleber Carlos de almeida e Douglas Martins da Silva. A diversidade de gêneros no meio secretarial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

5.
Bruna Thalita Roberta Pereira e Débora Demarche. Plano de Negócios: Do Arco da Velha - Serviço de Entretenimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

6.
Felipe Daniel Arbos e Vinicius Antônio da Silva. Plano de negócios: Gamearts. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

7.
Bruno Pereira Paes e Ivan Darmo Pereira Júnior. Pano negócios: Ice Cake Sorvetes (comércio). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

8.
Ana Paula Brandalize. Plano de negócios: Café Bonjour (comércio). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

9.
Erica da Silva Santos. A abordagem da pesquisa científica juntos aos cursos de secretariado executivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

10.
Jhenifer Priscila Feliz Godoi. A influência do sistema de informação na carreira do profissional de secretariado executivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

11.
Adla Scuciato. O profissional de Secretariado Executivo na Gestão Estatal no Governo do Estado do Paraná.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

12.
Anelise Fernanda Parra. O profissional de Secretariado Executivo atuando como Consultor Empresarial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

13.
Jocielle Skora e Keli dos Santos Alves. Home Office na vida da Secretária Moderna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

14.
Bruna Fernanda Rocha. Habilidades do Profissional de Secretariado Executivo como fator de sucesso organizacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

15.
Jennifer Agatha Nobres de Lima. Relacionamento interpessoal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

16.
Evanildo Pereira de Souza e Lilian Ouro. A percepção dos acadêmicos do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilingue do UNINTER a respeito dos benefícios proporcionados pleo Home Office nos contextos pessoais e profissionais do Secretário Executivo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

17.
Stephanie Bittencourt. A teatralização como ferramenta de aprendizagem organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

18.
Yvanici Pereira Stein. O papel da Secretária em um processo de sistema de informação/gestão de informação.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

19.
Michelle Tesser. A tecnologia da informação em favor do profissional de secretariado executivo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

20.
Mayara de Fátima Vasconcellos. O Profissional de Secretariado Executivo na Otimização dos resultados de um Executivo na área de fidelização de clientes.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

21.
Cilmara Rosa Batista. O relacionamento interpessoal como fator de alavancagem do sucesso do Profissional de Secretariado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

22.
Ernestina Tatiane Vieira Branco. Como se manifesta o poder decisório dos Profissionais de Secretariado Executivo do Grupo Educacional Uninter. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

23.
Adilson Soares de Paula. A Qualidade de Vida como fator de alavancagem de resultados na AMIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - UDF Centro Universitário. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

24.
Bruno de Oliveira Farias. Os fatores motivacionais valorizados na ECT - Estudo de Caso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - UDF Centro Universitário. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

25.
Carlota Braga de Assis Lima. Racionalização de Processos na Gerência de Negócios da VIVO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - UDF Centro Universitário. Orientador: Gutemberg Ribeiro.

26.
Eudilaine Oliveira Milhomem. O treinamento na otimização de resultados na CTIS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - UDF Centro Universitário. Orientador: Gutemberg Ribeiro.



Inovação



Patente
1.
 RIBEIRO, G.; PACETE, A. S. ; OLIVEIRA, B. B. B. ; ALMEIDA, F. R. ; KLOSTER, M. J. ; SILVA, L. N. ; SILVA, M. T. ; SILVA, J. S. ; BETIM, L. A. ; PEREIRA, W. E. N. ; MILEO, P. A. S. ; CRUZ, H. B. ; TRINDADE, J. V. S. ; RIBEIRO, L. G. B. C. ; RIBEIRO, R. F. ; SILVA, I. L. ; ALVES, D. A. . SIMULADOR INCLUSIVO PARA CADEIRANTES. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR20201800633, título: "SIMULADOR INCLUSIVO PARA CADEIRANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/03/2018


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2RIBEIRO, G.2017RIBEIRO, G.; CHEROBIM, A. P. M. S. . Configuração ambiental: A lacuna entre teoria e prática nos estudos de inovação. ESPACIOS (CARACAS), v. 38, p. 32-48, 2017.

2.
RIBEIRO, G.2018RIBEIRO, G.; CHEROBIM, A. P. M. S. . Environmental Configuration and Innovation: Different Impacts in the Measurement of the Innovative Process in Brazil and in its States. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 15, p. 1-16, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, G.. Administrador Financeiro (Oficial de Finanças) em organizações de missão de paz da ONU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, G.. O planejamento Estratégico na Gestão Educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, G.. A Inovação como fator de eficácia organizacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, G.. Estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do IFPr. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIBEIRO, G.. Planejamento: o segredo do sucesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, G.. Formação de Pregoeiros (Pregão Eletrônico) e Elaboração de Termo de Referência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, G.. Quando a mentira é a estratégia de vendas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, G.. VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - SEPIN. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Participação, como administrador financeiro, de missão da Organização das Nações Unidas - ONU, na missão de paz junto ao Haiti 2010-2011, no 13o. Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti. Experiência em Administração Pública e em licitações, principalmente trabalhando na Diretoria de Recursos Logísticos da Presidência da República, sendo o Pregoeiro da Casa Civil da Presidência da República de 12/2002 a 01/2007 - Brasilia-DF. Durante este período, ministrou diversos cursos de formação de pregoeiros, com ênfase em pregão eletrônico. Atuou na área de Licitações e Contratos como Chefe da Seção de Licitações e Contratos do Comando da 5a. Região Militar e 5a. Divisão de Exército - Curitiba-PR. Foi Ordenador de Despesas do Centro de Operações Terrestres. Foi bolsista do CNPQ junto a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação - PROEPI do Instituto Federal do Paraná.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:47:45