Marcele Juliane Frossard de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0306219145444056
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Doutoranda em Ciências Sociais em Ciências Sociais pela UERJ, mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Análise da Violência (LAV- UERJ), ao Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação (UERJ) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcele Juliane Frossard de Araujo
Nome em citações bibliográficas
FROSSARD, Marcele.;Marcele Frossard

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Ciências Sociais.
Rua Marquês de São Vicente
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271001


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: João Trajano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O campo da educação no Brasil: disputas sobre a educação escolar pública,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcelo Tadeu Baumann Burgos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; Plano Nacional de Educação 2014; educação escolar pública.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2013
Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Classe média alta e a escolarização dos filhos: um estudo sobre pertencimento de classe na Barra da Tijuca.
Orientador: Carlos Eduardo Rebello de Mendonça.




Formação Complementar


2017 - 2017
Researcher Connect. (Carga horária: 24h).
British Council, Inglaterra.
2016 - 2016
WORKSHOP: PISA (PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT) E TALIS (TE. (Carga horária: 6h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2010 - 2010
Sociologia.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como pesquisadora no projeto de pesquisa que visa medir o uso da força da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O projeto é um esforço conjunto entre o Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ) e Stanford University.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxiliar de Pesquisa do Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ) Pesquisas: 1) Observatório Educação e Cidade: Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões de Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro 2) Uma Análise Exploratória do Impacto das UPPs na Cidade do Rio de Janeiro - Georreferenciamento

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Demarcações e Percursos Étnicos no Espaço Urbano: Narrativas Religiosas e Subjetividade


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhei como pesquisadora em pesquisa conjunta realizada pela PUC-RJ e o CAED-UFJF. Pesquisa intitulada "A educação para o mundo do trabalho" que ainda não foi publicada.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de aperfeiçoamento concedida pela CAPES


Instituto de Tecnologia Social Rio, ITS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei como consultora em pesquisa encomendada pela Fundação Lemann para o ITS sobre a Base Nacional Comum Curricular


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria Presencial
Outras informações
Atuo como Tutora Presencial no curso de Tecnológo em Segurança Pública. Disciplinas: Introdução à Segurança Pública; Noção de Comunidade e Modelos de Polícia.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância
Outras informações
Atuei como tutora a distância no curso de Tecnólogo em Segurança Pública. Disciplina Oficina de Texto III.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto Escola - Educação, Saúde e Cidadania
Descrição: Pesquisa sobre saúde emocional de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Baixada Fluminense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcele Juliane Frossard de Araujo - Integrante / Dayse Miranda Assunção - Coordenador.
2016 - 2016
Projeto de pesquisa e desenvolvimento de estratégias para análise de dados e produção de relatórios relativos à consulta pública de proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular
Descrição: Projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Sistematização dos dados abertos da Plataforma Digital de Consulta para a construção da Base Nacional Comum Curricular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) .
Integrantes: Marcele Juliane Frossard de Araujo - Coordenador / Marcelo Tadeu Bauman Burgos - Integrante / Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa - Integrante / Edgard Lyra - Integrante / Christian Boyer - Integrante.
2016 - Atual
Pensando a Segurança - Edição CONSEG
Descrição: Projeto executado pelo Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ) em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Mapeamento dos conselhos de segurança pública no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcele Juliane Frossard de Araujo - Coordenador / João Trajano Sento-Sé - Integrante.
2015 - 2015
A educação para o mundo do trabalho
Descrição: Pesquisa sobre o desempenho de algumas das melhores escolas do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Os donos do morro: uma avaliação exploratória do impacto das Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro
Descrição: Pesquisa sobre o impacto das UPPs.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcele Juliane Frossard de Araujo - Integrante / José Ignacio Cano Gestoso - Coordenador / Eduardo Ribeiro - Integrante.
2009 - 2012
Transformações Religiosas no Espaço Urbano: uma análise comparativa
Descrição: O objetivo desta parte da pesquisa ?Demarcações e percursos Étnicos no Espaço urbano: narrativas religiosa e subjetividade? é analisar e observar as manifestações religiosas católicas, como grupos de oração e procissões, no Rio de Janeiro e em Portugal. No Rio de Janeiro, o objeto de análise foi a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, conferindo maior atenção as chamadas missas de ?cura e libertação?. Esta igreja está localizada no bairro da Freguesia, na Zona Oeste da cidade, e está diretamente relacionada com o desenvolvimento do mesmo ao longo destes anos de pesquisa. Desde 2006 a Igreja do Loreto, uma igreja católica tradicional que inclui também missas e grupos de oração ligados ao catolicismo carismático, vem sendo alvo das análises e interpretações desta pesquisa. Neste contexto religioso foi trabalhado a categoria ´espírito-santo`, bem como a noção de ´graça´ e de ´cura´ e como essas vivências religiosas se desenvolvem dentro do espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, também se pesquisou comparativamente, a Semana Santa na cidade de Braga que fica localizada em Portugal. Esta cidade de caráter histórico é muito conhecida pelas procissões e festas que promove durante a semana santa atraindo enorme número de turistas. O que se buscou observar foi a relação destas procissões, no total são quatro, com a utilização do espaço urbano, bem como as regionalidades e o discurso religioso inserido no contexto português..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcele Juliane Frossard de Araujo - Integrante / Marcia de Vaconcelos Contins Gonçalves - Coordenador.
2009 - 2011
Demarcações e Percursos Étnicos no Espaço Urbano
Descrição: Descrição: Este projeto propõe dar continuidade aos estudos que venho desenvolvendo nos últimos anos sobre etnicidade e religião nos contextos das chamadas religiões afro-brasileiras, do pentecostalismo e do catolicismo. Nesses estudos consideramos a discussão dos conceitos de religião e de etnicidade, analisando a experiência de distintos grupos religiosos com o mundo do sagrado, privilegiando as chamadas categorias nativas.Venho focalizando mudanças na forma de viver a religião na contemporaneidade e como essas mudanças se expressam nos universos religiosos pentecostal, católico e afro-brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcele Juliane Frossard de Araujo - Integrante / Marcia de Vaconcelos Contins Gonçalves - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Antropologia Urbana.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Sento-Sé, João Trajano2017 Sento-Sé, João Trajano ; FROSSARD, Marcele. ; WERNECK, C. ; BOAES, R. . OS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA: DINÂMICAS E AVANÇOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO. GEO UERJ, v. 31, p. 151-176, 2017.

2.
FROSSARD, Marcele.2013FROSSARD, Marcele.. Entrevista com o professor Luiz Werneck Vianna. REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, v. 2, p. 79-82, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIORIM, M.A. ; Marcele Frossard . Sociologia da educação. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
Puglia, Leonardo ; FROSSARD, Marcele. . Diagnóstico e alternativas às políticas de cultura na cidade do Rio de Janeiro. In: Theófilo Rodrigues. (Org.). O Rio que queremos. 1ed.Rio de Janeiro: NPC, 2016, v. , p. 5-227.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FROSSARD, Marcele.; Cruz, Fernanda . Feminismus muss praktisch werden!. Latein Amerika, Berlin, p. 6 - 82, 01 jun. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FROSSARD, Marcele.. Participação social e a influência do Ministério Público: uma análise sobre duas experiências de conselhos comunitários de segurança pública (CONSEGs) - Ouro Preto do Oeste (RO) e Calabar (BA). In: III ENCONTRO INTERNACIONAL PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2017, Vitória. Anais III Encontro PDPP, 2017.

2.
Marcele Frossard. AS DINÂMICAS DE PARTICIPAÇÃO NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DE 2014 A 2016. In: SBS 2017, 2017, Brasília. ue sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais, 2017.

3.
FROSSARD, Marcele.. O campo da educação no Brasil: disputas sobre a educação escolar pública. In: Quarta Jornada de Ciências Sociais, 2015, Juiz de Fora. Anais - Quarta Jornada, 2015.

4.
Marcele Frossard. O CAMPO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DISPUTAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA NO BRASIL APÓS A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. In: SBS 2015, 2015, Porto Alegre. SBS 2015, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FROSSARD, Marcele.. ?As dinâmicas de participação na formulação de políticas educacionais no período de 2014 a 2016?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FROSSARD, Marcele.. O que está acontecendo aqui: o Brasil está em crise?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, E. M. P. ; FROSSARD, Marcele. . Entre o autômato e o autônomo: representações da liberdade de determinação a partir de Ex-Machina (2015). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FROSSARD, Marcele.. O cenário educacional, político e social do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FROSSARD, Marcele.. REFORMA CURRICULAR: BALANÇO DE UMA POLÍTICA EM CURSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FROSSARD, Marcele.. Procissões em Dois Contextos Nacionais: Rio de Janeiro e Braga. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FROSSARD, Marcele.. Meta 20 do PNE é descumprida e compromete educação - Jornal Futura - Canal Futura. 2016.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FROSSARD, Marcele.; GASPAR, A. S. ; Contins, Marcia . Núcleo de Estudos da Religião. 2011; Tema: Estudos sobre religião. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FROSSARD, Marcele.. Oficina de Escrita Acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FROSSARD, Marcele.. Artigos sobre Sociologia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, L. G.; FROSSARD, Marcele.; VIEIRA, C. S.. Participação em banca de David Ribeiro de Oliveira.Nos trilhos da morte: a formação do espaço para consumo de crack. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ABREU, P. C.; RAMOS, M. G. P. A.; FROSSARD, Marcele.. Participação em banca de Fernanda Novaes Cruz.A série "Orange is the new black" e as representações sobre o encarceramento feminino nos Estados Unidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas.Instituições jurídicas, participação democrática e efetivação de políticas públicas. 2017. (Encontro).

2.
XVIII Congresso Brasileiro de Sociologia. As dinâmicas de participação na formulação de políticas educacionais no período de 2014 a 2016. 2017. (Congresso).

3.
Jornada de Ciências Sociais.O campo da educação no Brasil: disputas sobre a educação escolar pública. 2015. (Outra).

4.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. O CAMPO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DISPUTAS SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA NO BRASIL APÓS A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 2015. (Congresso).

5.
Demarcações, Espaços e Patrimônio: Seminário de Pesquisas.Procissões em Dois Contextos Nacionais: Rio de Janeiro e Braga. 2011. (Seminário).

6.
Semana de Iniciação Científica.Catolicismo e Católicos Carismáticos no Contexto Urbano da Cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

7.
Semana de Iniciação Científica.Rituais Católicos em Dois Contextos Nacionais: Um Estudo Comparativo. 2010. (Outra).

8.
Semana de Iniciação Científica.Religião e Cidade: A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos e a Igreja de Nossa Senhora do Loreto. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sento-Sé, João Trajano ; FROSSARD, Marcele. ; LEAL, C. . O Rio na Mira: imagens da violência e intervenção federal. 2018. (Outro).

2.
FROSSARD, Marcele.. Semana de Ação Mundial 2017 - Rio de Janeiro. 2017. (Outro).

3.
FROSSARD, Marcele.. Seminário A Baixada que Queremos. 2016. (Outro).

4.
CARA, D. ; FROSSARD, Marcele. . CONJUNTURA POLÍTICA E ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA EDUCAÇÃO: CAMINHOS E DESAFIOS. 2016. (Outro).

5.
FROSSARD, Marcele.. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. 2015. (Congresso).

6.
FROSSARD, Marcele.; Contins, Marcia ; GONCALVES, J. R. S. ; GOMES, E. C. . Deslocamentos, Espaços e Patrimônios: Seminário de Pesquisa. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FROSSARD, Marcele.; Cruz, Fernanda . Feminismus muss praktisch werden!. Latein Amerika, Berlin, p. 6 - 82, 01 jun. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
FROSSARD, Marcele.. O que está acontecendo aqui: o Brasil está em crise?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, E. M. P. ; FROSSARD, Marcele. . Entre o autômato e o autônomo: representações da liberdade de determinação a partir de Ex-Machina (2015). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FROSSARD, Marcele.. REFORMA CURRICULAR: BALANÇO DE UMA POLÍTICA EM CURSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FROSSARD, Marcele.. Oficina de Escrita Acadêmica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FROSSARD, Marcele.. Artigos sobre Sociologia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigos).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FROSSARD, Marcele.. Meta 20 do PNE é descumprida e compromete educação - Jornal Futura - Canal Futura. 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FROSSARD, Marcele.. IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente. 2015. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FROSSARD, Marcele.; GASPAR, A. S. ; Contins, Marcia . Núcleo de Estudos da Religião. 2011; Tema: Estudos sobre religião. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:39:08