Elizabeth Ramos de Oliveira Takeda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7451234190022248
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Mestre em Ciências Humanas, pela Universidade de Santo Amaro. Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Neurociência na Educação pela Universidade de Santo Amaro, (2014). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Metropolitana Unidas, (2006). É professora de Graduação, do curso de Pedagogia, no Centro Universitário Senac. Participa do grupo CONDESIM-FOTÓS - A construção/desconstrução imagética nas artes pictográficas e literárias: a questão da anáclase da recepção e o papel da fotografia, sob a orientação do professor Dr. Antônio Jackson Souza Brandão. Tem experiência na área de Educação. Atuou como psicopedagoga, na intervenção de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagens. Exerceu várias funções, tendo sido professora, coordenadora pedagógica e diretora de Educação Infantil, da cidade de São Paulo/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth Ramos de Oliveira Takeda
Nome em citações bibliográficas
TAKEDA, E. R. O.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Ciências Humanas.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: Infância e Educação: Construção e representação imagética,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão.
2013 - 2014
Especialização em Neurociência na Educação. (Carga Horária: 525h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: A neurociência e a teoria walloniana: uma experiência na escola de ensino fundamental.
Orientador: Me. Aline Aparecida Perce Eugenio.
2005 - 2006
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Título: Brincadeira é Coisa Séria no Desenvolvimento Infantil.
Orientador: Me. Cecília de Campos Góes Amaral.
1999 - 2002
Graduação em Pedagogia.
Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Título: Brincadeira é coisa séria.
Orientador: Dra. Azilde Lina Andreotti.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação - Análise do AVA. (Carga horária: 2h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação - Prova Eletrônica. (Carga horária: 2h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação - Fórum avaliativo. (Carga horária: 2h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2015 - 2015
Moodle. (Carga horária: 3h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2015 - 2015
Utilizando o AVA Blackboard. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação - Feedback. (Carga horária: 2h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2013 - 2013
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. (Carga horária: 40h).
Educação de Psico-Amaparo Social, EPAS, Brasil.
2013 - 2013
Disturbio do Processamento Auditivo Central. (Carga horária: 40h).
Educação de Psico-Amaparo Social, EPAS, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância,, ANATED, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Tutor a distância. (Carga horária: 30h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2013 - 2013
Projeto na Educação e Psicologia. (Carga horária: 16h).
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
2013 - 2013
Políticas e Capacitação na Pesquisa. (Carga horária: 3h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2013 - 2013
De que Real se trata a clínica psicanalítica. (Carga horária: 4h).
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
2013 - 2013
Encontro de Qualidade de Educação a Distância. (Carga horária: 3h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2012 - 2012
Diagnóstico Psicopedagógico. (Carga horária: 40h).
Educação de Psico Amparo Social, CAD, Brasil.
2012 - 2012
Dislexia. (Carga horária: 40h).
Educação de Psico-Amparo Social, CAD, Brasil.
2012 - 2012
Tutor, você está orientando, motivando, conduzindo. (Carga horária: 4h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2012 - 2012
Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
1997 - 1999
Capacitação e formação de profissionais de creche. (Carga horária: 140h).
Avisa lá, AVL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista I, Carga horária: 16
Outras informações
- Responsável pela ministração de aulas para alunos na modalidade EaD, bem como a elaboração de provas que acontecem semestralmente no Centro Universitário. - Responsável pela mediação de dúvidas e orientações a respeito da disciplina e utilização do sistema. - Responsável pela orientação de Estágio e acompanhamento de relatórios e fichas de avaliação dos alunos. - Responsável pela validação técnica de disciplinas voltadas à minha aderência. - Experiência em elaborar questões de Enade.


Seminário Teológico Betel Brasileiro, BETEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação a Distância Pedagogia, Carga horária: 16
Outras informações
- Responsável pelo acompanhamento da aprendizagem de cada aluno, através da interatividade, com orientações quanto a metodologia dos estudos a distância e uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem; - Responsável por acompanhar e incentivar a participação dos alunos nas atividades da disciplina; - Responsável por orientar e responder as dúvidas dos alunos sobre os conteúdos e atividades, relativas à disciplina em que atua na tutoria;


Renovo Psicologia, RP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Atendimento Psicopedagógico


FUNDAÇÃO JULITA, FJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação na área Administrativa, com experiência na coordenação, planejamento e controle das atividades de diversas áreas, fixando políticas de gestão dos recursos administrativos e estruturação, tendo em vista os objetivos da organização Responsável pela seleção, treinamento e desenvolvimento de novos professores, bem como pela integração junto à equipe Vivência na elaboração do calendário escolar, respeitando a carga horária anual e planejamento de aulas, além de acompanhar e avaliar projetos desenvolvidos pela creche


ASSOC. CEDRO DO LÍBANO DE PROT. À INFÂNCIA, ACLPAI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Cordenadora Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações
Elaboração e supervisão de Projetos Pedagógicos Implantação, elaboração e supervisão de projetos direcionados á crianças com TDA/H Observação e acompanhamento de crianças com dificuldade na aprendizagem Planejamento e coordenação de encontros de formação com os professores Ministração de palestra direcionado ao corpo docente sobre dificuldade na aprendizagem Planejamento de atividades, estabelecendo mecanismos de avaliação, organizando registros de observação de crianças de 02 a 06 anos


LAR BATISTA DE CRIANÇAS, LBC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Experiência em atendimento aos pais Responsável pelo desenvolvimento de parceria com cooperativas Coordenação e acompanhamento dos professores na elaboração dos projetos e planejamentos para o desenvolvimento de crianças de 04 meses a 04 anos


CEDUC ? Natura Cosméticos, CEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Elaboração de planejamentos e projetos para o desenvolvimento de crianças de 04 meses a 02 anos, visando atender as suas necessidades de proteção, segurança e bem-estar Vivência na elaboração de registros diários, visando avaliar o desenvolvimento das crianças Troca de experiências nos encontros de formação com outras professoras


CENTRO SOCIAL BROOKLIN PAULISTA?, CSBP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Elaboração de planejamentos para o desenvolvimento de crianças de 04 meses a 02 anos Vivência na elaboração de registros diários, visando avaliar o desenvolvimento das crianças



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
A construção/desconstrução imagética nas artes pictográficas e literárias: a questão da anáclase da recepção e o papel da fotografia
Descrição: Este projeto objetiva ser uma reflexão teórica e prática em torno da construção, da recepção e da refração imagética na arte ? pictórica, escultórica e literária ?, em especial do período que abrange os séculos XVI, XVII e XVIII, a fim de se compreender como se processa sua recepção, hodiernamente, diante de seu referencial desaparecido. E, ao se constatar sua clara refração, compreender como o anacronismo interfere na compreensão que se faz do período. Para isso, empregaremos em nossa análise um corpus formado por poemas e imagens que orbitem em torno do Seiscentismo luso-hispano-brasileiro (inclusive de outras línguas, desde que pertençam ao período), a fim de que possamos observar o emprego e a recepção iconológicos que se faziam no momento de sua criação, com o que se faz hoje diante da inexistência desse manancial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TAKEDA, E. R. O.2014TAKEDA, E. R. O.; TAKEDA, E. R. O. . A CONSTRUÇÃO E A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DA INFÂNCIA. Lumen et Virtus, v. V, p. 7, 2014.

2.
BRANDAO, A. J. S.2014 BRANDAO, A. J. S. ; TAKEDA, E. R. O. . A CONSTRUÇÃO E A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DA INFÂNCIA. Lumen et Virtus, v. V, p. 7, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TAKEDA, E. R. O.. Infância e Educação: Construção e Representação Imagética. 1. ed. Embú-Guaçu: Lumen et Virtus, 2018. v. 1. 182p .

2.
BRANDAO, A. J. S. ; TAKEDA, E. R. O. . Novas questões sobre a imagem: de objeto de pesquisa a pesquisa do objeto. 1. ed. Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
TAKEDA, E. R. O.. Práticas Inclusivas na classe comum: As dificuldades de aprendizagem.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TAKEDA, E. R. O.. A representação imagética da escola, professor e aluno do século XX ao XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TAKEDA, E. R. O.. O Professor como Agente de Transformação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TAKEDA, E. R. O.. Principais Problemas de Aprendizagem Vividos na Escola epostura dos Docentes em Sala de Aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TAKEDA, E. R. O.. O que é TDAH?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
TAKEDA, E. R. O.. Concurso para professores. 2015. (Elaboração de Provas de Concurso).

2.
TAKEDA, E. R. O.. Revisão de Disciplina. 2015. (Graduação).

3.
TAKEDA, E. R. O.. Construção de Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação. 2015. (Projeto Pedagógico).

4.
TAKEDA, E. R. O.. Concurso para Professores. 2014. (Correção de Provas de Concurso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Vanessa dos Santos Marques.Contribuições dos jogos no ensino de língua portuguesa para alunos do 5º ano do Fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

2.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Raquel Gotardelo Castro Audebert Delage.Quando a sala de aula é fora da sala de aula: visitação em espaços culturais. 2018.

3.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Patrícia Silva Basler Araújo.Inclusão escolar para alunos com necessidades educacionais especiais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

4.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Vanessa Moraes.Caminhos para uma alfabetização artística multidisciplinar na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

5.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Ana Cristina Moreira da Silva.A importância da socialização no processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

6.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Alcione Feitosa da Silva.O Livro-Brinquedo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

7.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Alexsandra Maria de Campos.O Ensino de Química na educação não formal: museus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

8.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Angela Maria Silva Beck.Estratégias pedagógicas inclusivas com vista à inclusão de alunos autistas na escola regular. 2018.

9.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Marli dos Santos Rosa Moretti.A relevância do lúdico na educação infantil?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

10.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Alessandra Coelho.Relação professor aluno: o cuidar, o educar e o brincar. 2017.

11.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Daniela Marin Guarizo.Bullying na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

12.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Maria Cândida Ramos,.Programação Neurolinguística: o segredo do diálogo na formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

13.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Carolina Sieja Bertin.A transmissão da memória do holocausto na educação brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

14.
TAKEDA, E. R. O.. Participação em banca de Stefanie Maria Boro Pascoal.Experiências que contam relações entre o Teatro e a Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Workshop: Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet. 2018. (Congresso).

2.
Conhecendo mais do Transtorno do Espectro Autista. 2018. (Encontro).

3.
Temas Emergentes da Educação.Limites Digitais, Imagem e Cyberbullying - desafios para o educador. 2018. (Encontro).

4.
Webnar da Educação do Senac: Pedagogos no século XXI.Práticas Pedagógicas: Uma construção imagética ao longo da história da educação.. 2017. (Encontro).

5.
Fórum de Educadores: Educação Inclusiva.Práticas Inclusivas na classe comum: As dificuldades de aprendizagem. 2015. (Oficina).

6.
II Encontro Estadual de Profissionais da Área Acadêmica.O professor como agente de transformação. 2014. (Oficina).

7.
III Simpósio Nacional de Psicopedagogia da ABPp Novos Tempos... Novos. 2014. (Simpósio).

8.
Formação de Professores.Principais problemas de aprendizagem vividos na escola e postura dos docentes em sala de aula. 2013. (Encontro).

9.
I Encontro de Qualidade de Capacitação a Distância. 2013. (Encontro).

10.
Leny Magalhães Mrech - O Processo de Construção da Pessoa em Wallon e o Processo de Constituição do Sujeito em Jacques Lacan: Aspectos Introdutórios. 2013. (Encontro).

11.
Projetos de Pesquisa da Área de Psicologia e Educação - Leny Magalhães Mrech -. 2013. (Encontro).

12.
Usp - Colóquio - A situação do Autismo na França hoje - Uma experiência articulada à educação. 2013. (Encontro).

13.
Usp - Colóquio - Políticas e Participação na Pesquisa. 2013. (Encontro).

14.
Usp - Palestra e Lançamento do Livro: De que Real se trata na Clínica Psicanalítica?. 2013. (Encontro).

15.
4º Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pós-Graduação. 2012. (Congresso).

16.
Congresso Internacional de Educação. 2006. (Congresso).

17.
Fórum de Educação Infantil - Augusto Laranja. 2004. (Encontro).

18.
Oficinas Pedagógicas - UNIB. 2000. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edna Carvalho de Macedo. Educação para a diversidade:Um estudo de caso na comunidade Paraisópolis. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

2.
Graziana Reis Silva. A importância do brincar na educação infnatil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
TAKEDA, E. R. O.. Infância e Educação: Construção e Representação Imagética. 1. ed. Embú-Guaçu: Lumen et Virtus, 2018. v. 1. 182p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:29:59