Manuel Silveira Falleiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9650021930234268
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Pesquisador carreira PQ-UNICAMP. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música do I.A./UNICAMP. Desenvolve pesquisa em Improvisação, Criatividade e Cognição, sobre as possibilidades e formas da música improvisada. Doutor em Música pela Universidade de São Paulo - USP (2012), Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2006) - Unicamp, Graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Supervisor da Escola Livre de Música da Unicamp. Pesquisador dos grupos "CogNICS", "CyberSOM" e "Música Experimental: práticas contemporâneas". Coordena o Laboratório Multidisciplinar de Livre Improvisação, Criatividade e Cognição Musical [dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5225053539670789]. [http://manufalleiros.com] (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Manuel Silveira Falleiros
Nome em citações bibliográficas
FALLEIROS, M. S.;FALLEIROS, MANUEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Reitoria.
Rua Pandiá Calógeras s/n
Cidade Universitária - UNICAMP
13079000 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (019) 35217673
URL da Homepage: www.ciddic.unicamp.br/el.php


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Doutorado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Palavras sem Discurso: Ações Criativas na Improvisação Livre, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Rogério Moraes Costa.
Palavras-chave: Improvisação; Musica; Composição.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Anatomia de um Improvisador: O estilo de Nailor Azevedo "Proveta",Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ricardo Goldenberg.
1998 - 2002
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Programa de Desenvolvimeno Gerencial.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Carreira PQ-C/ Unicamp, lotado no CIDDIC/COCEN.

Vínculo institucional

2004 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Músico, Carga horária: 30
Outras informações
Instrutor de Cursos Livres - Músico de Orquestra

Atividades

01/2010 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural-CIDDIC.

Cargo ou função
Supervisor de Seção.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Laboratório Multidisciplinar de Livre Improvisação, Criatividade e Cognição Musical
Descrição: Realiza pesquisa acadêmica multidisciplinar em música improvisada e concertos.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5225053539670789.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2015
Grupo de Improvisação Livre - Orquestra Errante
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Manuel Silveira Falleiros - Integrante / Rogério Moraes Costa - Coordenador.


Projetos de ensino


2010 - Atual
ELM - Escola Livre de Música da Unicamp
Descrição: -Integra alunos de licenciatura e bacharelado que realizam estágio sob supervisão dos instrutores. -Oferece oficinas com músicos internacionais. -Recebe diversas disciplinas do Programa de Pós-Graduação, bancas e conta com Laboratório de Criatividade e Cognição Musical com certificação CnPQ com resultados de publicações em revistas científicas, e produção artística contemporânea. -Desenvolve material didático próprio, de proposta pedagógica integrativa, colaborativa e humanista. -Programa de Concertos Didáticos no Campus.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Especialização.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: - Experimentar e criar propostas pedagógicas em música..
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Manuel Silveira Falleiros - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio de Composição Clássica, FUNARTE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FALLEIROS, M. S.;FALLEIROS, MANUEL2018FALLEIROS, M. S.. Roteiros, Propostas e Estratégias: por uma poética mosaica da Improvisação Livre.. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 20, p. 188, 2018.

2.
2FALLEIROS, MANUEL2018FALLEIROS, MANUEL. Pássaros. Orfeu, v. 1, p. 103-113, 2018.

3.
3FALLEIROS, M. S.2017FALLEIROS, M. S.; Alexandre Fenerich . Improvisação, composição por perfis e live eletronics: os olhares do compositor e do intérprete em uma realização musical. SONIC IDEAS, v. 9, p. 17, 2017.

4.
4FALLEIROS, M. S.;FALLEIROS, MANUEL2015FALLEIROS, M. S.. Endoconceitos como promotores de rede de associação cognitiva no processo criativo para a Livre Improvisação Musical. PERCEPTA - REVISTA DE COGNIÇÃO MUSICAL, v. 2, p. 53, 2015.

5.
5FALLEIROS, M. S.;FALLEIROS, MANUEL2007FALLEIROS, M. S.; GOLDEMBERG, R. . ?A improvisação e o Choro na música de Nailor Azevedo ?Proveta??. Cadernos de Pós-Graduação, v. 2, p. 19, 2007.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FALLEIROS, M. S.. Programa Diário de Estudos - SAX e METAIS. SAX e METAIS, Rio de Janeiro, São Paulo, p. 42 - 43, 01 nov. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FALLEIROS, M. S.; MOREIRA, C. . Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre. In: ANPPOM, 2018, Manaus. Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre, 2018. v. 1. p. 1-1.

2.
FALLEIROS, M. S.; PAZ, A. . O inesperado no improvisado: o conflito entre ações improvisadas e improvisação musical no repertório de concerto. In: ANPPOM, 2018, Manaus. O inesperado no improvisado: o conflito entre ações improvisadas e improvisação musical no repertório de concerto, 2018. v. 1. p. 1-1.

3.
FALLEIROS, M. S.. 5 sons: desenvolvimento de estratégia para livre improvisação a partir do conceito de jogo.. In: ANPPOM, 2017, CAMPINAS. ANPPOM, 2017. v. 1. p. 1-1.

4.
FALLEIROS, M. S.; SANTOS, C. R. . Tumulto: um estudo preliminar em simetria rítmica na música de Arrigo Barnabé.. In: ANPPOM, 2017, Campinas. Tumulto: um estudo preliminar em simetria rítmica na música de Arrigo Barnabé., 2017. v. 1. p. 1.

5.
FALLEIROS, M. S.; MONEZZI FILHO, R. . Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira.. In: ANPPOM, 2017, Campinas. Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira., 2017. v. 1. p. 1-1.

6.
FALLEIROS, M. S.. Endoconceitos como Promotores de Rede de Associação Cognitiva no Processo Criativo para a Livre Improvisação Musical. In: XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015, Pirenópolis - GO. Anais do XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015.

7.
FALLEIROS, M. S.. Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo 'Proveta'. In: ANPPOM, 2013, Natal-RN. Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais, 2013.

8.
FALLEIROS, M. S.. A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma 'Hiperimprovisação'.. In: XXIII Congresso da ANPPOM - Natal/RN, 2013, Natal-RN. XXIII Congresso da ANPPOM - Natal/RN: Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais, 2013.

9.
FALLEIROS, M. S.. A palavra como estratégia potencializadora de ações criativas na Livre Improvisação. In: Anppom, 2011, Uberlandia. Anppom, 2011.

10.
FALLEIROS, M. S.. A Livre Improvisação como Ferramenta para uma Educação da Criatividade. In: III Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, 2011, São Paulo. III Semana de Educação Musical do Instituto de Artes da UNESP, 2011.

11.
FALLEIROS, M. S.. Rádio e Difusão: a escuta trasfigurada. In: 6º Encontro de Música e Mídia, 2010, São Paulo. Música de/para, 2010. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
FALLEIROS, M. S.. Fundamentos Criativos da Livre Improvisação - DESCOMPASSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FALLEIROS, M. S.. Modelos de construção melódica improvisada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FALLEIROS, M. S.. Endoconceitos como Promotores de Rede de Associação Cognitiva no Processo Criativo para a Livre Improvisação Musical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FALLEIROS, M. S.. Panorama das atividades multisciplinares dos Centros e Núcleos da Unicamp. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FALLEIROS, M. S.. TEDx UNICAMP: Grupo de Pesquisa em Processos Criativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FALLEIROS, M. S.. 'Livre Improvisação: Comunhão e Autonomia na Criação Musical'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FALLEIROS, M. S.. Método de Saxofone - O SOM DO SAX. São Paulo: HMP, 2009 (Método).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FALLEIROS, M. S.. Improvisation in Brazil - Interview. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FALLEIROS, M. S.. Coletivo Improvisado - Divulgação de Produção. 2018; Tema: Produção artística do grupo Coletivo Improvisado. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FALLEIROS, M. S.. Fundamentos da Livre Improvisação (Curto-Circuito de Música Contemporânea Brasil-Canadá). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FALLEIROS, M. S.. Apostila Teoria Elementar - ELM/CIDDIC. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Método).

3.
FALLEIROS, M. S.. Afrologia e Eurologia na criação improvisada. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FALLEIROS, M. S.. Apostila de Exercícios Saxofone - ELM/CIDDIC. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Método).


Produção artística/cultural
Música
1.
FALLEIROS, M. S.. Cronos-Kairos. 2018. Composição (estréia).

2.
FALLEIROS, M. S.. Esquina do Cais - Panorama da Música Brasileira - OSU. 2018. Interpretação.

3.
FALLEIROS, M. S.; MORAES, J. . DULPOS - Juliana Moraes e Manu Falleiros. 2017. Composição (estréia).

4.
FALLEIROS, M. S.. Hiperimprovisação - SIMCAM. 2017. Composição (estréia).

5.
FALLEIROS, M. S.. AS FAMAS - Improvisação sobre vídeo. 2017. Composição (estréia).

6.
FALLEIROS, M. S.. THE NO FLOW (2016) - Noise Orchestra - Dror Feiler. 2016. Interpretação.

7.
MANZOLLI, J. ; FALLEIROS, M. S. . DESCOBERTAS: Ópera Multimodal em 4 Atos. 2016. Interpretação.

8.
FALLEIROS, M. S.. Pássaros - Música e Identidade. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
FALLEIROS, M. S.. Manu Falleiros e Bruno Mangueira Quarteto - Música UnB. 2016. Interpretação.

10.
FALLEIROS, M. S.; Alexandre Fenerich . Happenings - Performance 360º. 2015. Interpretação.

11.
FALLEIROS, M. S.; Alexandre Fenerich . SOBEK - FIME (Festival Internacional de Música Experimental). 2015. Composição (estréia).

12.
FALLEIROS, M. S.. Presença, ausência e memórias - Fórum IRCAM Brasil. 2015. Interpretação.

13.
FALLEIROS, M. S.. Divertimento em Frevo para trio de Madeiras. 2015. Composição (estréia).

14.
FALLEIROS, M. S.. Pássaros - Ciclo de Música Experimental. 2015. Composição (estréia).

15.
FALLEIROS, M. S.. Relógios - SËCULOS DE MIGRAÇÃO - Pesquisa FAPESP. 2015. Trilha Sonora.

16.
FALLEIROS, M. S.. Gato Preto - PELE ARTIFICIAL - Pesquisa Fapesp. 2015. Trilha Sonora.

17.
FALLEIROS, M. S.. Cantus Firmus - TEORIA EM CONSTRUÇÃO - Pesquisa Fapesp. 2015. Trilha Sonora.

18.
FALLEIROS, M. S.. Sub Saara - UM FUTURO BRILHANTE - Pesquisa Fapesp. 2015. Trilha Sonora.

19.
FALLEIROS, M. S.. Manu Falleiros + Duo FLUZZ - EMESP. 2015. Composição (estréia).

20.
FALLEIROS, M. S.; Alexandre Fenerich . O Golem - Trilha Sonora Improvisada. 2014. Composição (estréia).

21.
FALLEIROS, M. S.. Gravações de Obras de Compositores Brasileiros - O Uiraçu. 2014. Registro Fonográfico.

22.
Alexandre Fenerich ; FALLEIROS, M. S. . A lua ondulosa re-envia ao lago trêmulo. 2014. Interpretação.

23.
Mário Del Nunzio ; FALLEIROS, M. S. . Esqueletos no armário. 2014. Interpretação.

24.
FALLEIROS, M. S.. Projeto Rumores - Orquestra Errante - SESC. 2014. Interpretação.

25.
FALLEIROS, M. S.. Concerto de Livre Improvisação - O.E. no XXIV Congresso da Anppom - São Paulo/SP. 2014. Interpretação.

26.
FALLEIROS, M. S.. Concerto - Coletivo Improvisado (Ibrasotope). 2014. Interpretação.

27.
FALLEIROS, M. S.. 1° Colóquio Franco-Brasileiro de Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional. 2014. Interpretação.

28.
FALLEIROS, M. S.. Concerto 'As Cidades' (Coletivo Improvisado). 2014. Composição (estréia).

29.
COSTA, R. M. ; FALLEIROS, M. S. . 48º Festival Música Nova - Orquestra Errante. 2014. Interpretação.

30.
Alexandre Fenerich ; FALLEIROS, M. S. . Noite Branca - Bienal da Música Hoje de Curitiba. 2013. Interpretação.

31.
FALLEIROS, M. S.. Concerto de Livre Improvisação - O.E./C.I.. 2013. Interpretação.

32.
FALLEIROS, M. S.; NOVO JUNIOR, J. E. F. . Lua Branca - UPA-Universidade de Portas Abertas. 2013. Interpretação.

33.
FALLEIROS, M. S.. Drum'n Bossa - A ARTE DE PENDURAR QUADROS - Ed. Globo. 2013. Trilha Sonora.

34.
FALLEIROS, M. S.. Jazzy - FUN HOOKS - Ed. Globo. 2013. Trilha Sonora.

35.
FALLEIROS, M. S.. Concerto - 'Das Augenlicht' - Anton Webern. 2012. Interpretação.

36.
FALLEIROS, M. S.. S.O.M. Self Organized Music - Livre Improvisação + PD. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
FALLEIROS, M. S.. Projeto Performance - S.O.M.. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
FALLEIROS, M. S.. Concerto 'Outra Versão Sinfônica', 'Os Sonhos' - Manuel Falleiros. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

39.
FALLEIROS, M. S.. Concerto - Projeto Prata da Casa. 2012. Interpretação.

40.
FALLEIROS, M. S.. Ibrasotop 33 - Luciano Azzigotti. 2011. Interpretação.

41.
FALLEIROS, M. S.. Net Concerto - Móbile. 2011. Interpretação.

42.
FALLEIROS, M. S.. Concerto - Heitor Villa Lobos - Bachianas. 2011. Interpretação.

43.
FALLEIROS, M. S.. FEIA 12 - Musica Eletrônica Improvisada. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

44.
FALLEIROS, M. S.. Quem sou eu; Quem somos nós (ver.2014). 2011. Composição (estréia).

45.
FALLEIROS, M. S.. Por trás das Coisas - MOBILE USP. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

46.
FALLEIROS, M. S.. Concerto de Improvisação com Luo Chao (Twaian) e Orquestra Errante. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

47.
FALLEIROS, M. S.. Concerto de Improvisação - Orquestra Errante USP. 2010. Interpretação.

48.
Mário Del Nunzio ; FALLEIROS, M. S. . Conexões Sonoras 2, Mostra de Música Experimental em Diálogo com Outras Artes. 2010. Interpretação.

49.
FALLEIROS, M. S.. Ibrasotop 32 - Orquestra Errante. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

50.
FALLEIROS, M. S.. Arte no Campus. 2010. Interpretação.

51.
FALLEIROS, M. S.. Concerto 'Variações Elementares' - Edino Krieger. 2010. Interpretação.

52.
Alexandre Fenerich ; FALLEIROS, M. S. . Espetáculo Sob Cão Móvel - Museu da Imagem e do Som. 2009. Interpretação.

53.
FALLEIROS, M. S.. Concerto de improvisação com Orquestra Errante e Chefa Alonso (Espanha). 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

54.
FALLEIROS, M. S.. ?Música? II - Concerto Performático USP. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

55.
FALLEIROS, M. S.. 1º Encontro dos Grupos de Improvisação. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

56.
FALLEIROS, M. S.. FEIA 2 - Dueto de Música Contemporânea - Bala na Agulha. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

57.
FALLEIROS, M. S.. FEIA 1 - Dueto de Música Contemporânea - Bala na Agulha. 2000. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
FALLEIROS, M. S.. Superimpositions. 2006 (Composição).

2.
FALLEIROS, M. S.. Suite Corvus. 2004 (Composição).

3.
FALLEIROS, M. S.. Alice e a Lagarta no Hotel Acapulco. 2003.

4.
FALLEIROS, M. S.. Miniaturas - Poemas Musicados. 2002.

5.
FALLEIROS, M. S.. Suave incansável Canção de Ninar. 1997.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FALLEIROS, M. S.; ANTUNES, G. H. G.; MANGUEIRA, B. R.. Participação em banca de Ronalde Monezzi Filho. A IMPROVISAÇÃO NA GAFIEIRA: UMA SÍNTESE BRASILEIRA NO SAXOFONE DE PAULO MOURA. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
NOVO JUNIOR, J. E. F.; FALLEIROS, M. S.; FARIA, R. R. A.. Participação em banca de Eduardo Aparecido Lopes Meneses. GuitarAMI: Desenvolvimento, Implementação e Performance de um Instrumento Musical que Explora Possibilidades de Modificação Intrínsecas do Violão. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FALLEIROS, M. S.. Participação em banca de Diogo Souza Vilas Monzo. A Improvisação musical e um improvisador: a música sem fronteiras de Luiz Eça. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

4.
FALLEIROS, M. S.; COSTA, R. M.; MARTINS, E. V. D.. Participação em banca de Miguel Eduardo Diaz Antar. O Clowprovisador livre: um estudo sobre interação e performance na livre improvisação. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

5.
COSTA, R. M.; MELLO FILHO, S. F.; FALLEIROS, M. S.. Participação em banca de Fábio Martinele Neto. Viewpoints como estratégia de criação para a Livre Improvisação. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

6.
MENDES, A. N. A.; GOLDEMBERG, R.; FALLEIROS, M. S.. Participação em banca de Tilsa Isadora Julia Sanchez. Aquisição de habilidades auditivas para o aprimoramento do estudo de flauta transversal. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
COSTA, R. M.; OBICI, G. L.; FALLEIROS, M. S.; BRITO, M. T. A.; CAMPESATO, L. C. C.. Participação em banca de Mario Augusto Ossent Del Nunzio. Práticas Colaborativas em música experimental no Brasil entre 2000 e 2016. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

2.
FERREIRA, L. L.; ADORNO, R. C. F.; João Gabriel Marques Fonseca; FALLEIROS, M. S.; PEREIRA, I. M. T. B.. Participação em banca de Flora Maria Gomide Vezza. Afinar o movimento: educação do corpo no ensino de instrumentos musicais. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
COSTA, R. M.; IAZZETTA, F. H. O.; FALLEIROS, M. S.. Participação em banca de Mario Augusto Ossent del Nunzio. Criação Musical Colaborativa e Redefinição dos Papéis de Compositor e Intérprete nas Práticas Contemporâneas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
FALLEIROS, M. S.; REILY, S. A.; NOVO JUNIOR, J. E. F.. Participação em banca de Cássio Antônio Moreira. Improvisação Livre: um estudo etnográfico sobre uma música que não se repete. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
NOVO JUNIOR, J. E. F.; FALLEIROS, M. S.; TAVARES, T. F.. Participação em banca de Nycholas Maia. Um Modelo Computacional de Mixagem Automática para Música Popular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
NASSIF, S. C.; FALLEIROS, M. S.; SCHROEDER, J. L.. Participação em banca de Fernando Viera da Cruz. A (re)Construção da Banda de Música: Repertório e Ensino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
ANTUNES, G. H. G.; BARTOLONI, F. F.; FALLEIROS, M. S.. Participação em banca de Ericson Bezerra Castro Sá Munoz. Construction with Guitar Player de Harrison Birtwistle: colaborações artísticas, questões interpretativas.... 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FALLEIROS, M. S.; BARTOLONI, F. F.; SCHAUB, S. O.. Participação em banca de Andrea Paz Munos Silva Castro. A improvisação na música de concerto: estratégias interpretativas para obras contemporâneas pare violão solo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FALLEIROS, M. S.; CARVALHO, José Alexandre; TINÉ, Paulo. Participação em banca de Pedro Corrêa Abrantes Pinheiro. "Improvisação para Contrabaixo: proposições a partir do método "Bass Solo: Segredos da Improvisação" de Nico Assumpção. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FALLEIROS, M. S.; Jank, H.; RONQUI, P. A.. Participação em banca de Rodrigo Alexandre Soares Santos. A invenção das válvulas e sua aplicação nos trombone. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
FALLEIROS, M. S.; SANTOS, A. R. C.; RONQUI, P. A.. Participação em banca de Walmir de Almeida Gil. A Improvisação Brasileira de Odésio Jericó: Paradigma Criativo no Trompete Popular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
FALLEIROS, M. S.; NOVO JUNIOR, J. E. F.; MANZOLLI, J.. Participação em banca de Eduardo Aparecido Lopes Meneses. GuitarAMI: o Mapeamento Gestual de uma Interface Humano-Máquina em Performances Violonísticas.. 2015.

10.
COSTA, R. M.; FALLEIROS, M. S.; CAMPESATO, L. C. C.. Participação em banca de Miguel Eduardo Diaz Antar. Juntos?:Um estudo sobre interação na improvisação musical contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FALLEIROS, M. S.; COSTA, R. M.; BRITO, M. T. A.. Participação em banca de Stênio Ramalho Biazon Gomes.Aproximações entre Improvisação Livre e Anarquismo no Contexto da Educação Musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FALLEIROS, M. S.. Concurso Público 14/2015 PAEPE (violino). 2015. Universidade Estadual de Campinas.

2.
FALLEIROS, M. S.. Concurso para Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
FALLEIROS, M. S.. Parecerista no processo de avaliação das comunicações ANPPOM 2018. 2018.

2.
FALLEIROS, M. S.. Comissão Científica IX Encontro de Educação Musical. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

3.
FALLEIROS, M. S.. Comissão Científica IX Encontro de Educação Musical. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

4.
FALLEIROS, M. S.. Comissão Científica do VII Encontro de Educação Musical - I.A.. 2014. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI SIMCAM - Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Endoconceitos como Promotores de Rede de Associação Cognitiva no Processo Criativo para a Livre Improvisação Musical. 2015. (Simpósio).

2.
XXIV Congresso da ANPPOM São Paulo/SP. Apresentação Musical - Orquestra Errante - USP. 2014. (Congresso).

3.
XXIII Congresso da ANPPOM - Natal/RN, 2013, Natal-RN. Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo "Proveta". 2013. (Congresso).

4.
XXIII Congresso da ANPPOM - Natal/RN, 2013, Natal-RN. A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma 'Hiperimprovisação'. 2013. (Congresso).

5.
XXI Congresso da ANPPOM - Uberlandia/MG. A palavra como estratégia potencializadora de ações criativas na Livre Improvisação. 2011. (Congresso).

6.
III Seminário Música Ciência Tecnologia: SONOLOGIA. 2008. (Seminário).

7.
Oficina de Improvisação Livre - UPTC.Oficina de Improvisação Livre. 2008. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mário Cesar Borges Marques. O Clarone Brasileiro na Música de Concerto: uma investigação sobre possíveis formas expressivas e técnicas interpretativas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Arthur Faraco. COMPROVISAÇÃO: ENTRE A COMPOSIÇÃO E A IMPROVISAÇÃO NA EMERGÊNCIA DE PRÁTICAS MUSICAIS CONTEMPORÂNEAS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Andrea Paz Munoz Silva. A improvisação no violão de concerto dos séculos XX e XXI. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Cassio Antonio Moreira. Livre Improvisação: um estudo etnográfico sobe a música que não se repete". Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

5.
Carlos Roberto Ferreira dos Santos. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS PROCESSOS COMPOSICIONAIS DO ÁLBUM ?O GIGANTE NEGÃO? DE ARRIGO BARNABÉ. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ronalde Monezzi Filho. A IMPROVISAÇÃO NA GAFIEIRA: UMA SÍNTESE BRASILEIRA NO SAXOFONE DE PAULO MOURA. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Manuel Silveira Falleiros.




Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FALLEIROS, M. S.. Fundamentos da Livre Improvisação (Curto-Circuito de Música Contemporânea Brasil-Canadá). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:57:38