Leda Agnes Simoes de Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5719284549348847
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Doutoranda no Programa de Pós Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP), início 2016. Mestre no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), em 2015. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense(UFF) em 2011. Ênfase na área de Brasil República. Maior enfoque no estudo dos semiáridos brasileiros e argentinos e a relação seca- meio ambiente- ser humano, por meio do aporte teórico da análise de discurso. Experiência com pesquisa histórica, organização de acervos arquivísticos e memória institucional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leda Agnes Simoes de Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, L. A. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Buenos Aires (Orientador: Patricia Alejandra Fogelman).
Título: O discurso em torno dos semiáridos do Nordeste brasileiro e do Noroeste argentino: um estudo sobre as secas do Ceará e de Santiago del Estero (1932-1937),
Orientador: Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: O trabalho em tempos de calamidade: a Inspetoria de Obras nos campos de concentração do Ceará(1915 e 1932).,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Susana Cesco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História Ambiental.
2006 - 2011
Graduação em HISTORIA.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: ?Ao menos o chão que é meu, meu corpo vai adubar?: Isolamento e Campos de Concentração cearenses nas secas de 1915 e 1932.
Orientador: Maria Verónica Secreto.




Atuação Profissional



Museu do Índio, FUNAI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor UNESCO, Carga horária: 30
Outras informações
Consultora UNESCO modalidade produto do PROJETO 914BRA4010 EDITAL Nº 004/2015 do Museu do Índio. Perfil: Organização de acervo arquivístico do Serviço de Proteção ao Índio(SPI) relativos a Inspetoria Regional 7 (IR7) que tinha sua sede em Curitiba, no Paraná, e abrangia Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul; e a Inspetoria Regional 5 (IR5) que abrangia São Paulo e sul de Mato Grosso. Atividades: análise documental para inserção em Séries; separação cronológica da documentação e planilhamento, compondo assim um inventário inicial do acervo SPI. No final elaboração de uma oficina para os indígenas explicando passa a passo o trabalho desenvolvido na consultoria.


Museu da Pessoa Ltda, MPESSOA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador Pleno do projeto: ?BNDES, 60 anos construindo um Brasil?. Principais atividades: Memória Institucional 60 anos do BNDES com pesquisa realizada em diversos acervos da cidade e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social; trabalho de memória oral com funcionários do BNDES; transcrição e revisão de depoimentos; produção de linha do tempo histórica (1950-2012); auxílio à elaboração da linha do tempo institucional do BNDES (1952-2014); organização, sistematização e documentação da pesquisa. Produtos: Livro ?BNDES: um banco de história e do futuro? - parceria entre o Museu da Pessoa e o BNDES. Exposição ?BNDES: 60 anos construindo um Brasil? - organizada pelo Museu da Pessoa e projeto expositivo de Maria Cristina Oliveira Bruno. Agenda 2012 ?BNDES: 60 anos construindo um Brasil?, organizada pelo Museu da Pessoa. Vídeo comemorativo "BNDES: 60 anos", realizado pelo Museu da Pessoa, com direção e roteiro de Eduardo Barros, Cartola Filmes.


Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, APERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Organização do acervo permanente., Carga horária: 40
Outras informações
Organização documental do Acervo Permanente do Projeto Memórias Reveladas no APERJ. Principais atividades: Levantamento da massa documental- análise, classificação e organização dos documentos - pertencentes aos fundos documentais do DOPS-RJ, e coleções particulares como: Angela Borba; Daniel Aarão Reis. Tratamento técnico, descrição e organização dos documentos para o setor de conservação e restauração visando sua digitalização e preservação.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto ?Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a Universidade e as comunidades populares (UFF)?. Principais atividades: Pesquisa bibliográfica sobre educação, entrevista com os Pré-Vestibulares Sociais do âmbito da UFF, relatório final com os resultados das entrevistas e dos debates sobre a educação no Brasil, e apresentação em seminários e congressos.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista FAPERJ do projeto ?Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural no Brasil (1944-2005)?, orientada por Sônia Regina de Mendonça. Principais atividades: Pesquisa histórica sobre o tema, principalmente pesquisa realizada no acervo da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, e pesquisas na documentação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ); Análise dos documentos encontrados nas pesquisas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de Teoria e Métodos Historiográficos, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Monitoria: ?Trabalhos de Conclusão no Curso de Graduação em História (1992-2006): potencialidades e limites?, orientada por Laura Maciel. Principais atividades: Monitoria em sala de aula, principalmente com o tema do uso das fontes jornalísticas pelo historiador. Pesquisa e levantamento dos trabalhos concluídos no curso de Graduação em História.



Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista Mundo Livre
2014 - 2016
Periódico: Revista IDEAS (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História Ambiental.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELO, L. A. S.. A história que perpassa a Inspetoria de Obras Contra as Secas em 1915 no Ceará. Dossiê: Uma história social das fronteiras. Revista Cantareira, p. 66 - 21, 30 set. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, L. A. S.. EL MUNDO E O CORREIO DA MANHÃ: O DISCURSO DA IMPRENSA NACIONAL ARGENTINA E BRASILEIRA SOBRE AS SECAS DE SANTIAGO DEL ESTERO E DO CEARÁ (1932-1937). In: Encontro Internacional e XVIII de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018, Niterói. Anais do Encontro Internacional e XVIII de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias, 2018.

2.
MELO, L. A. S.. Os semiáridos argentinos e brasileiros na narrativa da imprensa nacional: um estudo sobre as secas do Ceará e de Santiago del Estero (1932-1937). In: V Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2017, Rio de Janeiro. Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2017.

3.
MELO, L. A. S.. As secas e a identidade nacional na década de 1930: os casos do Ceará e de Santiago del Estero.. In: V Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social:, 2017.

4.
MELO, L. A. S.. O discurso em torno dos semiáridos do Nordeste brasileiro e do Noroeste argentino: um estudo sobre as secas do Ceará e de Santiago del Estero (1932-1937). In: 4° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016, Florianópolis. 4° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016.

5.
MELO, L. A. S.. O discurso em torno dos semiáridos do Nordeste brasileiro e do Noroeste argentino: um estudo sobre as secas dos sertões do Ceará e de Santiago del Estero (1932-1937). In: IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História, 2016, São Gonçalo. IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História, 2016.

6.
MELO, L. A. S.. Os campos de concentração das secas de 1915 e 1932 no Ceará.. In: 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014.

7.
MELO, L. A. S.. O ano de 1915 no Ceará: a seca e o campo de concentração do Alagadiço.. In: IX Semana de História Política. Política, Conflitos e Identidades na Modernidade, 2014, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política. Política, Conflitos e Identidades na Modernidade. VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: PPGH, 2014.

8.
MELO, L. A. S.. O trabalho em tempos de calamidade: a Inspetoria de Obras nos campos de concentração do Ceará (1915 e 1932).. In: XV Jornada do Programa de Pós Graduação de Sociologia e Antropologia, 2014, Rio de Janeiro. XV Jornada do Programa de Pós Graduação de Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), 2014.

9.
MELO, L. A. S.. A moral do trabalho nos campos de concentração da seca de 1932 no Ceará.. In: III Congresso Nacional do Cangaço. ?Sertões: memórias, deslocamentos e identidades?, 2013, Vitoria da Conquista, Bahia. III Congresso Nacional do Cangaço. ?Sertões: memórias, deslocamentos e identidades?, 2013.

10.
MELO, L. A. S.. Getúlio Vargas e o discurso do trabalho na seca de 1932 no Ceará.. In: VIII Semana de História Política da UERJ/V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade., 2013, Rio de Janeiro. VIII Semana de História Política da UERJ/V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade., 2013. v. 2.

11.
MELO, L. A. S.. Uma cidade perdida: São João Marcos e seu destombamento.. In: XIV Seminário Regional da ANPUH-RJ, Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Seminário Regional da ANPUH-RJ, Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: ANPUH, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, L. A. S.. Os semiáridos do nordeste brasileiro e do noroeste argentino: Ceará e Santiago del Estero e o discurso em torno da água (1932-1935).. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia., 2017, Brasília. XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia., 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, L. A. S.. EL MUNDO E O CORREIO DA MANHÃ: O DISCURSO DA IMPRENSA NACIONAL ARGENTINA E BRASILEIRA SOBRE AS SECAS DE SANTIAGO DEL ESTERO E DO CEARÁ (1932-1937). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MELO, L. A. S.. Os semiáridos argentinos e brasileiros na narrativa da imprensa nacional: um estudo sobre as secas do Ceará e Santiago del Estero (1932 - 1937). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MELO, L. A. S.. As secas e a identidade nacional na década de 1930: os casos do Ceará e de Santiago del Estero.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MELO, L. A. S.. História Ambiental: fontes e possibilidades de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MELO, L. A. S.. O discurso em torno dos semiáridos do Nordeste brasileiro e do Noroeste argentino: um estudo sobre as secas dos sertões do Ceará e de Santiago del Estero (1932-1937). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MELO, L. A. S.. O discurso em torno dos semiáridos do Nordeste brasileiro e do Noroeste argentino: um estudo sobre as secas do Ceará e de Santiago del Estero (1932-1937). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MELO, L. A. S.. O ano de 1915 no Ceará: a seca e o campo de concentração do Alagadiço. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MELO, L. A. S.. O trabalho em tempos de calamidade: a Inspetoria de Obras nos campos de concentração do Ceará (1915 e 1932).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MELO, L. A. S.. O trabalho em tempos de calamidade: a Inspetoria de Obras nos campos de concentração do Ceará (1915 e 1932).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MELO, L. A. S.. Getúlio Vargas e o discurso do trabalho na seca de 1932 no Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ABREU, B. M. S. ; LUCENA, A. ; MELO, L. A. S. ; MOREIRA, D. L. ; MORENO, M. R. ; SILVEIRA, L. M. . Pré-vestibular popular: papel social e implicações práticas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ABREU, B. M. S. ; LUCENA, A. ; MELO, L. A. S. ; MOREIRA, D. L. ; MORENO, M. R. ; SILVEIRA, L. M. . Uma grande discussão: Os pré-vestibulares comunitários e seus desafios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MELO, L. A. S.; COUTINHO, B. C. . A Ditadura Militar vista pela minissérie Anos Rebeldes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MELO, L. A. S.; BORDE, P. ; ANDRADE, Everardo Paiva . Um abismo à nossa frente?Concepções de História de professores e licenciandos, entre a formação acadêmica e o ensino escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MELO, L. A. S.. Uma cidade Perdida: São João Marcos e seu Destombamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MELO, L. A. S.. Dossiê ?História e Gênero? da Revista Cantareira. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELO, L. A. S.. Viagem pela memória de Campos de Concentração no Ceará. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Minicurso 04: História Intelectual Latino-Americana entre os séculos XIX e XX. Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. 2018. (Outra).

2.
Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico / 8º Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales. 2018. (Congresso).

3.
II Encontro do Grupo de Pesquisa História, Poder e Ideias Políticas. 2016. (Encontro).

4.
Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2011. (Outra).

5.
Seminário Internacional Tradições e Modernidades. 2009. (Seminário).

6.
Seminário Ensino de Historia. 2008. (Seminário).

7.
Seminário Internacional da Chegada da Corte no Brasil. 2008. (Seminário).

8.
Curso de Extensão Ditaduras, Democracias e Guerra Fria nas Américas. 2007. (Seminário).

9.
Grupo de Estudos Marxistas. 2007. (Oficina).

10.
Seminário de Estudos Clássicos. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, L. A. S.. V Seminário de Pós Graduandos em História. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


-Professora de História do Brasil ? Pré Comunitário Darcy Ribeiro( UFF) - 2011 e 2012

-Atuação em Projetos voluntários: 
Sempre Criança Voluntária em 2005 e 2006. 
Viva Idoso Voluntária em 2002. 
Projeto Crescendo na Arte, Voluntária Educadora de crianças e jovens menos favorecidos fazendo um acompanhamento escolar na Oficina do Conhecimento e oferecendo apoio nas aulas de Teatro, 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:25:26